Áreas de Integração para o Governo Eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Áreas de Integração para o Governo Eletrônico"

Transcrição

1 Sciedade, Cmpetência, Respnsabilidade, Recnheciment, Integraçã, Sinergia e Ganhs em Escala sã algumas das palavras-chave d I Fórum de Gvernança Crprativa, que tem pr bjetiv debater a Gvernança Crprativa na Administraçã Pública, gerand insums para s trabalhs a serem desenvlvids pel SGT Gvernança Crprativa, n âmbit d segment Áreas de Integraçã para Gvern Eletrônic, da Arquitetura eping Padrões de Interperabilidade Brasil. Para a e-ping interperabilidade envlve elements técnics, semântics e rganizacinais, cnsiderand cm direcinadres dessas dimensões: recnheciment e a clabraçã entre rganizações que desejam trcar infrmações, mantend diferentes estruturas e prcesss de negócis variads, n que cncerne a Dimensã Organizacinal; garantir que s dads trcads tenham seu significad crretamente interpretad dentr d cntext de uma determinada transaçã u busca de infrmaçã, n que se relacina a Dimensã Semântica; e utilizaçã de padrões para apresentaçã, cleta, trca, prcessament e transprte de dads, na Dimensã Técnica. Prestar serviçs eletrônics de qualidade à sciedade requer a harmnizaçã precisa entre destas dimensões, que é bjetiv final da Arquitetura e-ping. Gvernança Crprativa também inclui as relações entre s envlvids e s bjetivs para s quais a rganizaçã é gvernada e é, prtant, um tema multifacetad, principalmente pela natureza e pela extensã da respnsabilidade de indivídus específics na rganizaçã. Em sua essência, a Gvernança Crprativa tem cm principal bjetiv garantir a cnfiabilidade das rganizações, criand um cnjunt eficiente de mecanisms, tant de incentivs cm de mnitrament, a fim de assegurar uma gestã alinhada e eficiente. O I Fórum de Gvernança Crprativa acntece n dia 28 de agst de 2014, das 9h às 18h, n auditóri d edifíci-sede d Serpr, na SGAN 601, módul V, Asa Nrte e tem cm públic-alv membrs da Cmunidade Áreas de Integraçã, gestres e administradres públics, especialistas em gvernança em tds s segments, especialistas envlvids na implementaçã de ações de integraçã e interperabilidade, representantes de entidades disciplinadras de padrões relacinads a segment áreas de integraçã e cidadãs interessads em participar de debates envlvids a melhria ds serviçs eletrônics prestads à sciedade. As inscrições deverã ser realizadas pels telefnes (061) u (061) u pel plancad.unise@serpr.gv.br, infrmand nme, RG, CPF, e telefne d interessad. O event segue a prgramaçã abaix e estã prevists debates a partir ds temas debatids em cada uma das cinc mesas.

2 09h 09h40 Bas Vindas e Abertura: A Integraçã pela Gvernança Gilbert Pagantt é Diretr-Superintendente d Serpr. Cursu Administraçã de Empresas na PUC-RS. Atuu cm Diretr Técnic e Assessr de Tecnlgia na Celepar. Fi Crdenadr da Assessria de Infrmações da Secretaria de Fazenda d Estad d Ri Grande d Sul, Supervisr de Sistemas e Diretr Substitut n Serviç Municipal de Água e Esgts de Caxias d Sul, Assessr de Tecnlgia d Diretr Geral d departament Municipal de Água e Esgts de Prt Alegre. Na PROCEMPA, em Prt Alegre, atuu Cm Analista de Sistemas, Representante Técnic, Supervisr de Análise e Diretr Técnic. N Banrisul iniciu a carreira na área pública em Fi prgramadr de cmputadr e analista de sistemas. Fernand A. Braga de Siqueira Júnir pssui graduações em Ciências Cntábeis pel Centr de Ensin da Alta Paulista (1987) e em Tecnlgia em Prcessament de Dads pela Fatec/Unesp (1991). Tem especializações em Auditria pela USP e em Auditria de Sistemas pela UnB e é Mestre em Administraçã pela UnB. Desde 1981 é funcinári d Banc d Brasil (em TI desde 1993), nde atuu cm Gestr de TI de 2002 a Tem certificad de participaçã em curss nas áreas de TI, Gestã e Mercad Financeir. Na UnB, fi prfessr de Sistemas de Cmputaçã Aplicads à Administraçã na Faculdade de Administraçã e pesquisadr d Prgrama de Pós-graduaçã em Administraçã. Fi Diretr de TI d Ministéri d Planejament, Orçament e Gestã (DTI/SE-MPOG) e desde abril/2014 é Secretári-Adjunt - Secretaria de Lgística e Tecnlgia da Infrmaçã n Ministéri d Planejament (SLTI/MPOG). 09h40 10h Debate Mderadr: Marcus Vincius da Csta é Crdenadr d Segment Áreas para Integraçã d Gvern Eletrônic, na d Gvern Brasileir, fazend parte também da Crdenaçã-Geral e é Crdenadr de Integraçã e Interperabilidade da Crdenaçã Estratégica de Tecnlgia n SERPRO. Cm artigs publicads a partir de sua experiência em Integraçã de Dads e Prcesss e Interperabilidade, é Pós-graduad em Análise e Prjet de Sistemas e em Organizaçã, Métds e Sistemas, pssui MBA nas áreas de Estratégia Empresarial pela Fundaçã Getúli Vargas, e de Cmunicaçã cm Mercad pela Escla Superir de Prpaganda e Marketing.

3 10h 10h20 A Experiência da ASEGE na gestã de prjets estratégics d Gvern Federal Quais s Prjets cnsiderads estratégics e s impacts que causarã para a sciedade (cidadãs, gvern e rganizações/empresas); O papel de facilitadr exercid pr mei d mnitrament das iniciativas; e Cm sã avaliads s resultads, cmpartilhadas as infrmações de desempenh e exercitad prcess de decisã sbre alavancagem e crreçã ds prblemas identificads. Epaminndas Dimitris Karagiannis é Gerente de Prjets na Assessria Especial para Mdernizaçã da Gestã ASEGE, d Ministéri d Planejament, Orçament e Gestã. EPPGG, frmad em Direit (UniCEUB/DF) e em Relações Internacinais pela Universidade de. N Ministéri d Planejament, fi Assessr n Departament de Cperaçã Internacinal da antiga SEGES e Diretr d Prgrama de Mdernizaçã d Pder Executiv Federal (PMPEF). Na ASEGE, exerce carg de Gerente de Prjet e participu na cnduçã ds trabalhs de cntrataçã de serviç de cnsultria para a mdelagem de prcesss rganizacinais. 10h20 10h30 Debate Mderadr: Daniel de Mel Vier é Analista de Infrmática d Senad Federal e Crdenadr d SubGrup de Trabalh Padrã BPM (Business Prcess Management) n segment Áreas de Integraçã para Gvern Eletrônic e-ping. Tem Graduaçã e Mestrad em Ciência da Cmputaçã e MBA em Gestã Empresarial. Atua em prjets nas áreas de Arquitetura de Sftware, Gestã de Cnteúd e Gestã de Prcesss. Atuu ainda cm prfessr ns curss de Especializaçã em Gvern Eletrônic da ESAF e n MBA em Administraçã de TI da Unisins/RS.

4 10h30 11h30 As Arquiteturas e a Gvernança Crprativa, de TI e de Dads Cnceits e premissas; Pnts cmuns e especificidades; Resultads para a sciedade (cidadãs, gvern e rganizações/empresas); e Papel das Instituições n prcess de implementaçã. Rssan Tavares é PMP, MBA, MPhil, Sóci-diretr da Data Prject Cnsulting e Presidente d Capítul Brasil da DAMA (Data Management Assciatin). Pssui mais de 25 ans de experiência em prjets ligads a tecnlgia da infrmaçã; marketing de relacinament e rerganizaçã de prcesss. Sóci-diretr da DataPrject Cnsulting. É dutrand em Business Administratin cm fc em Gestã e Gvernança de Dads na University f Management & Technlgy (Virginia-USA), pssui MBA e Mestrad, ambs pela PUC-SP, e diverss utrs curss de especializaçã. Um ds respnsáveis pela criaçã e rganizaçã d curs de pós-graduaçã em gestã e gvernança de dads na Universidade Cruzeir d Sul, lcal n qual também é prfessr n curs de pósgraduaçã em gestã de prjets. Organizadr da traduçã e também um ds tradutres d DMBOK (Guia para Crp de Cnheciment em Gerenciament de Dads). É idealizadr da abertura d Capítul Brasil da DAMA (Data Management Assciatin) d qual é atual presidente. Daniel Jezini é Secretári de Fiscalizaçã de TI n Tribunal de Cntas da Uniã (TCU). Graduad em Ciência da Cmputaçã pela UFRJ, cm MBA. É instrutr d Institut Serzedell Crrea (ISC) d TCU desde 2008, e palestrante em events diverss nas áreas de gvernança, cntratações, cntrle e auditria de TI. Pssui certificações CISA e Auditr Líder ISO Fi c-autr d Referencial Básic de Gvernança d TCU, destinad a rganizações públicas, e tem estad à frente ds levantaments de gvernança de TI realizads pel TCU, desde 2010.

5 Jsé Gerald Lureir Rdrigues é mestre em Gestã d Cnheciment e da Tecnlgia da Infrmaçã pela Universidade Católica de e especialista em Auditria pela Universidade de Sã Paul. Tem certificaçã internacinal CRISC-Certified in Risk and Infrmatin Systems Cntrl pela ISACA, entidade na qual cupa carg de Presidente d Capítul. Cm funcinári d Banc d Brasil S.A. gerenciu equipes de Desenvlviment de Sistemas e de Auditria Interna, bem cm exerceu a funçã de Diretr da BB Tecnlgia e Serviçs. Cm passagem pel Gvern Federal, cm Diretr de Sistemas e Infrmaçã na CGU, fundu a cmunidade TICntrle, que cngrega s principais órgãs d Gvern Federal que têm relaçã direta u indireta cm cntrle ds recurss públics, também recebeu 7 prêmis nacinais e internacinais cm Prtal da Transparência d Gvern Federal. Atualmente é Diretr-Executiv d Institut Brasileir de Gvernança Pública (IBGP) que tem pr bjetiv melhrar s prcesss de gvernança d setr públic brasileir. 11h30 12h Debate Mderadra: Ana Paula Mell é Secretária Executiva da e-ping, atua na Crdenaçã d SubGrup de Trabalh Gvernança Crprativa, n segment Áreas de Integraçã para Gvern Eletrônic e participa também d segment Organizaçã e Intercâmbi de Infrmações. È analista na SLTI/Ministéri d Planejament, bacharel em Infrmática e pós-graduada em Administraçã e Sistemas de Infrmaçã pela Universidade Federal Fluminense, atuand há mais de 20 ans atuand n mercad privad, principalmente nas áreas de varej e em telecmunicações n desenvlviment de sistemas. 12h 14h Almç

6 14h 15h40 Experiências em Gvernança Cm crreu a implementaçã da Gvernança; Resultads para a sciedade (cidadãs, gvern; e rganizações/empresas/mercad); Cm é realizada a mediçã; e Próximas etapas/desafis. na Academia n Gvern Federal: cas d Ministéri da Fazenda Prf. Dr. Jã Suza Net é Prfessr d Mestrad em Gestã d Cnheciment e Tecnlgia da Infrmaçã da Universidade Católica de. Dutr em Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pel Philips Internatinal Institute da Hlanda. Pssui as certificações internacinais CGEIT, CRISC, Certified COBIT Assessr (Avaliadr Certificad de Ambientes de TI cm base n COBIT 4.1 e COBIT 5), COBIT 5 Implementatin, COBIT 5 Assessr e COBIT 5 Fundatin da ISACA. Fernand Nasciment Barbsa é alun d Curs d Mestrad Prfissinal em Administraçã Pública da EBAPE/FGV, pós-graduad em Gestã de Sistema de Infrmaçã pela Universidade Católica de - UCB, Analista de Finanças e Cntrle - AFC cm especializaçã em TI ltad da Secretaria d Tesur Nacinal - STN, cedid à Secretaria Executiva - SE d MF desde 2011, n exercíci da Funçã de Crdenadr- Geral de Desenvlviment Institucinal e Prgramas de Gestã CODIP, Cnselheir Fiscal d Banc d Estad da Amazônia, representante titular d Ministéri da Fazenda n Cmitê Gestr de Segurança da Infrmaçã e n ICP-Brasil Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

7 n Gvern Estadual n Mercad Andresa Linhares de Oliveira Nunes é Diretra da Central de Suprte à Gvernança Crprativa na Secretaria de Estad de Fazenda de Minas Gerais. Pós-graduada em Cntrle Intern pela Escla de Gvern Prfessr Paul Neves de Carvalh. Membr da carreira de Especialista em Plíticas Públicas e Gestã Gvernamental-EPPGG. Debrah Arôxa é Superintendente de Mdernizaçã da Gestã e d Atendiment a Cidadã, na Secretaria de Planejament, Orçament de Gestã d Estad d Sergipe. Autra ds livrs BPM Transfrmand Organizações Públicas: Um nv lhar para atendiment a cidadã e BSC em BPM: Desmistificand Cnceits para Cncretizar Snhs, Bkess. É CBPP, membr d Cmitê Estadual de Implantaçã da LAI Lei de Acess à Infrmaçã, Gestra Reginal Sergipe da ABPMP, Crdenadra Estadual d PNAGE da UCE Sergipe, Gestra Geral d e-doc Sergipe, Prfessra da Pós-Graduaçã de Gestã de Prcesss de Negóci da FANESE SE, da Pós- Graduaçã de Gestã da Qualidade em Serviçs da FANESE SE e da Pós-Graduaçã de Gestã de Prcesss de Negóci da Faculdade Santa Helena PE. Maria Helena Barrs é Mestre em Administraçã, PMP, CBPP, Cach Executiv e Empresarial em Gvernança e Gerenciament de Prjets, ministru curss pela POSEAD, UNIP, H3, UNICEUB, UNICTS, ICESP, FAMATEC, FINATEC e mestrad pela UNB, é ainda especialista em ensin a distância e implementaçã de prjets de gerenciament de prcesss, envlvend mapeament de situaçã existente, análise, desenh e redesenh de prcesss de negóci, sensibilizaçã, capacitaçã e dcumentaçã de prcesss, desenvlviment de plan de implantaçã, implantaçã e transfrmaçã de prcesss e dcumentaçã de negóci (dcument de api para desenvlviment de sistemas de TI). Bel Hriznte

8 15h40 16h10 Debate Mderadr: Quédima Maria Sares Sales é Crdenadra d SubGrup de Trabalh Padrã MGD (Mdel Glbal de Dads) n segment Áreas de Integraçã para Gvern Eletrônic e-ping. Bacharel em Sistemas de Infrmaçã, pós-graduada em Gvernança de TI pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), empregada pública, Analista de Sistemas, atualmente exerce a funçã de Gerente de Gvernança de TI na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aerprtuária - Infraer. 16h10 16h20 Netwrking 16h20 17h O Desenvlviment de Cmpetências para a Gvernança Crprativa Adrian César Ferreira Amrim é Diretr-Geral d Institut Sezerdell Crrêa, pssui graduaçã em Agrnmia pela Universidade Federal de Viçsa e Especializaçã em Gestã Orçamentária e Financeira n Setr Públic. Atualmente é Auditr Federal de Cntrle Extern n Tribunal de Cntas da Uniã. Emíli Carazzai é sóci diretr-presidente da HabitaSec Securitizadra S.A.; cnselheir d Banc Mdal, da MDL Realty, da D.Center S.A.e da Vix Lgística S.A.; membr d LA Advisry Bard da Rland Berger, e d NAT/SECOVI. Fi CEO da Medial Saúde, Banc Pine e Caixa Ecnômica Federal; CFO d Grup Abril; Diretr da BmpreçPar; Cnsultr da Bz Allen & Hamiltn; Secretári-Executiv d Ministéri da Fazenda; e diretr d Banc Banrte S.A. Fi cnselheir d Banc d Brasil, Caixa, Febraban, Cibrasec, Mastercard (LA), CHESF, Bmpreç (Ahld), Klabin Segall, dentre utras rganizações públicas e privadas. É mestre (M. Phil. BA) pela Manchester Business Schl (Inglaterra) e Cnselheir Certificad pel IBGC.

9 17h 17h20 Debate Mderadr: Amanda Nasciment Rique é Crdenadra d SubGrup de Trabalh Padrã XBRL (extensible Business Reprting Language), n segment Áreas de Integraçã para Gvern Eletrônic. Frmada em Ciências Cntábeis pela Faculdade Jrge Amad - Salvadr/Ba e especialista em Gestã Pública pela Faculdade Prjeçã - /DF. Atua na cntabilidade a 13 ans. Ingressu n SERPRO em 2005, nde atua na Superintendência de Gestã Financeira na área cntábil. 17h20 18h Encerrament Andrea Thalhfer Ricciardi é Diretra de Gvern Eletrônic n Ministéri d Planejament d Gvern Federal Brasileir a partir de Crdenadra-Geral de Sistemas de Planejament na Secretaria de Planejament e Investiments Estratégics n mesm órgã de 2009 a 2012 atuand cm a gestã e a elabraçã d Plan Plurianual de gvern e sistema de infrmaçã d Prgrama de Aceleraçã d Cresciment PAC. Cientista da Cmputaçã frmada na Universidade de. 15 ans de experiência em atividades de desenvlviment de sistemas, incluind áreas de requisits, mdelagem, prgramaçã, arquitetura e gerenciament de prjets em empresas cm Hspital Sarah Kubitschek, Cnselh Nacinal de Desenvlviment Científic e Tecnlógic, Banc Cperativ d Brasil e Receita Federal d Brasil. Marcus Vincius da Csta é Crdenadr d Segment Áreas para Integraçã d Gvern Eletrônic, na d Gvern Brasileir, fazend parte também da Crdenaçã-Geral e é Crdenadr de Integraçã e Interperabilidade da Crdenaçã Estratégica de Tecnlgia n SERPRO. Cm artigs publicads a partir de sua experiência em Integraçã de Dads e Prcesss e Interperabilidade, é Pós-graduad em Análise e Prjet de Sistemas e em Organizaçã, Métds e Sistemas, pssui MBA nas áreas de Estratégia Empresarial pela Fundaçã Getúli Vargas, e de Cmunicaçã cm Mercad pela Escla Superir de Prpaganda e Marketing.

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das rganizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses ds Funcináris; Organizações atuais - DP trabalhand em paralel cm RH; Eficácia:

Leia mais

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis.

Objetivo: Desenvolver as condições ideais para a boa formulação de objetivos, transformando-os em metas realizáveis. 1 Transfrmand Snhs em Metas Objetiv: Desenvlver as cndições ideais para a ba frmulaçã de bjetivs, transfrmand-s em metas realizáveis. Públic-Alv: Pessas interessadas em atingir sucess prfissinal e realizaçã

Leia mais

Curso Técnico Nível Médio em Qualidade

Curso Técnico Nível Médio em Qualidade CFP - Centr de Frmaçã Prfissinal Prfª Maria Efigênia S. Antunes. INFORMATIVO MATRÍCULAS ANO 2015 Curs Técnic Nível Médi em Qualidade Técnic em Qualidade ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Curs de Educaçã Prfissinal

Leia mais

Informação da Prova de Exame de Equivalência à Frequência de

Informação da Prova de Exame de Equivalência à Frequência de Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Bases de Prgramaçã Códig:104 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/10º, 11º e 12º ans Prva: P Nº de ans: 3 Duraçã: 120 minuts Decret-Lei n.º 139/2012,

Leia mais

Acção Tutorial Um desafio à Gestão da Diversidade

Acção Tutorial Um desafio à Gestão da Diversidade Direcçã de Serviçs de Api Pedagógic e Organizaçã Esclar JOÃO BALDAIA Acçã Tutrial Um desafi à Gestã da Diversidade ( O Papel d Tutr na Orientaçã Educativa e Gestã da Diversidade ) Enquadrament legal: Despach

Leia mais

Disciplina de Gestão E-learning na Gestão

Disciplina de Gestão E-learning na Gestão Disciplina de Gestã E-learning na Gestã Autres Prfessra Cnceiçã Lira Prfessra Lenr Pires Prfessr Rdrig Lurenç Prfessr Rui Mansidã 1. Objectiv Geral Esta Acçã tem cm principal bjectiv apiar e cmplementar

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

MP/ENAP 2015 Analista de Tecnologia da Informaça o

MP/ENAP 2015 Analista de Tecnologia da Informaça o Edital cmpilad MP/ENAP 2015 MP/ENAP 2015 Analista de Tecnlgia da Infrmaça Primeira etapa d cncurs Data da prva: 30 de agst. Duraçã: 4 hras e 30 minuts. Ds critéris de avaliaçã das prvas bjetivas A nta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I RESUMO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Resum d trabalh

Leia mais

FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul SEDAC/RS Secretaria de Estado da Cultura

FAMURS Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul SEDAC/RS Secretaria de Estado da Cultura Data de elabraçã da ficha: Fev 2008 FAMURS Federaçã das Assciações de Municípis d Ri Grande d Sul SEDAC/RS Secretaria de Estad da Cultura Dads das rganizações: Nme: FAMURS Federaçã das Assciações de Municípis

Leia mais

O que eu faço Novas áreas de interesse e de atuação do Sistema Brasileiro de Acreditação Parte II

O que eu faço Novas áreas de interesse e de atuação do Sistema Brasileiro de Acreditação Parte II O que eu faç Nvas áreas de interesse e de atuaçã d Sistema Brasileir de Acreditaçã Parte II Denis Murahvschi Gerência de Avaliaçã em Serviçs de Saúde Agência Nacinal de Vigilância Sanitária Sã Paul, 11

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP

SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP IX Cngress Brasileir de Regulaçã - 3ª ExpABAR 17 e 20 de agst de 2015, Brasília - DF SOLUÇÃO SISTÊMICA PARA APOIAR OS PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO DA ARSESP Edisn da Silva (1 ) é frmad em Administraçã de

Leia mais

Análise Estatística da Avaliação (2014/2015-1º Período)

Análise Estatística da Avaliação (2014/2015-1º Período) Análise Estatística da Avaliaçã (2014/2015-1º Períd) Janeir/ 2015 Análise Estatística da Avaliaçã 1º Períd INTRODUÇÃO Esta análise estatística incide sbre as avaliações d 1º períd de tdas as turmas da

Leia mais

Programa IBP de Bolsas de Mestrado

Programa IBP de Bolsas de Mestrado 1. Infrmações Gerais Prgrama IBP de Blsas de Mestrad Term de Referência 8 Cicl - 2014 O Institut Brasileir de Petróle, Gás e Bicmbustíveis, ciente da imprtância da frmaçã de prfissinais cm capacitaçã adequada

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

Este documento é parte integrante da Proposta Comercial apresentada pela Leme Consultoria. Atualizado: em 08 de maio de 2017.

Este documento é parte integrante da Proposta Comercial apresentada pela Leme Consultoria. Atualizado: em 08 de maio de 2017. Apresentaçã da Leme Cnsultria Leme Cnsultria - empresa d Grup AncraRh. Sms especializads em Desenvlviment Human e Tecnlgia em Gestã de Pessas. Acumulams experiência de mais de 20 ans de mercad, cm atuaçã

Leia mais

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO A EVENTOS DE ESPORTE, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA DE REALIZAÇÃO E APOIO

Leia mais

Do Resultado Contabilístico Resultado Fiscal

Do Resultado Contabilístico Resultado Fiscal D Resultad Cntabilístic a Resultad Fiscal Frmaçã a D Resultad Cntabilístic a Resultad Fiscal É d cnheciment geral que, após cada períd ecnómic, as empresas têm que Módul I: IRC Apurament d resultad fiscal

Leia mais

ELABORE O TR DE ACORDO COM AS NOVÍSSIMAS IN 01/2019 E IN 02/2019 DA SGD/ME E A JURISPRUDÊNCIA ATUALIZADA DO TCU

ELABORE O TR DE ACORDO COM AS NOVÍSSIMAS IN 01/2019 E IN 02/2019 DA SGD/ME E A JURISPRUDÊNCIA ATUALIZADA DO TCU CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ATUALIZADO COM AS NOVÍSSIMAS IN 01/2019 E IN 02/2019 SGD/ME E A JURISPRUDÊNCIA DO TCU ELABORE O TR DE ACORDO COM AS NOVÍSSIMAS IN 01/2019 E IN

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

1. Instruções para preenchido pelos Participantes

1. Instruções para preenchido pelos Participantes 1. Instruções para preenchid pels Participantes O Participante Cetip que deseja ser certificad a realizar a guarda física de ativs cartulares, deve preencher questinári a seguir e enviá-l à Cetip: CETIP

Leia mais

MAGIZ, A PLATAFORMA EDUCACIONAL

MAGIZ, A PLATAFORMA EDUCACIONAL MAGIZ, A PLATAFORMA EDUCACIONAL PADRÃO INTERNACIONAL PARA O ESTUDANTE BRASILEIRO A platafrma magiz fi criada pela Sciere cm a nçã de que, cm a aplicaçã intensa da tecnlgia, a educaçã a distância passa

Leia mais

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV

Impasses e Perspectivas da Avaliação RITA BARRADAS BARATA DAV Impasses e Perspectivas da Avaliaçã RITA BARRADAS BARATA DAV IMPASSES ATUAIS 1. MAGNITUDE 2. DIVERSIDADE 3. CONTEXTOS VARIADOS 4. FINALIDADES 5. TRADIÇOES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA VARIADAS 6. PERSPECTIVAS:

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Empreendedorismo Qualificado) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Empreendedrism Qualificad) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

HOMOLOGADO EM 28/11/2003

HOMOLOGADO EM 28/11/2003 HOMOLOGDO EM 28/11/2003 MINISTÉRIO D EDUCÇÃO CONSELHO NCIONL DE EDUCÇÃO INTERESSDO: Serviç Nacinal de prendizagem - SENI UF: SC SSUNTO: Cnsulta se s Centrs de Educaçã Tecnlógica, credenciads cnfrme 1.647/99,

Leia mais

Sinopse do PDI (Quiquênio 2013/2017)

Sinopse do PDI (Quiquênio 2013/2017) Sinpse d PDI (Quiquêni 2013/2017) Breve históric A Assciaçã de Ensin e Cultura Pi Décim existe n estad de Sergipe desde an de 1954 atuand n ensin básic. Pel Decret nº 77.232, de 25 de fevereir de 1976,

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubro em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubro 2014 em Maputo

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubro em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubro 2014 em Maputo SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 27 e 28 de Outubr em Chinhambudzi / Manica 30 e 31 de Outubr 2014 em Maput Intrduçã Esta prpsta prevê a realizaçã de um seminári avaliaçã

Leia mais

A CMGB* Consultoria & Treinamento traz para Fortaleza

A CMGB* Consultoria & Treinamento traz para Fortaleza A CMGB* Cnsultria & Treinament traz para Frtaleza PROGRAMA FORMAÇÃO MENTORES 2018 PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MENTORES 16 hras de duraçã I Frmat seminári diálg GERAÇÕES AUTOCONHECIMENTO MATURIDADE MENTORIA

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL CARTA DE SERVIÇOS

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL CARTA DE SERVIÇOS FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL CARTA DE SERVIÇOS GOVERNO DE BRASÍLIA Rdrig Rllemberg Gvernadr d Distrit Federal Sérgi Sampai Secretári de Estad da Casa Civil, Relações Institucinais e

Leia mais

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG.

Institui o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos em Educação da UFMG. RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR N 03/2008, DE 07 DE AGOSTO DE 2008 Institui Prgrama de Avaliaçã de Desempenh ds Servidres Técnic- Administrativs em Educaçã da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital Banc Industrial d Brasil S.A. Gerenciament de Capital 2014 1 Sumári 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 5 5. RESPONSABILIDADES... 6

Leia mais

ATA DO 1º ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES, LOGÍSTICA E MOBILIDADE.

ATA DO 1º ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES, LOGÍSTICA E MOBILIDADE. ATA DO 1º ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES, LOGÍSTICA E MOBILIDADE. As 17 e 18 dias d mês de agst de 2016, entre 08:00 e 18:00 hras, na sala 318 d prédi esclar d Centr

Leia mais

Gestão do Conhecimento através do Mapeamento de Processos em Empresas Intensivas em Conhecimento

Gestão do Conhecimento através do Mapeamento de Processos em Empresas Intensivas em Conhecimento Gestã d Cnheciment através d Mapeament de Prcesss em Empresas Intensivas em Cnheciment Eduard Giugliani giugliani@pucrs.br Prgrama de Pós-Graduaçã em Engenharia e Gestã d Cnheciment, UFSC Faculdade de

Leia mais

MARCELLO VIEIRA LASNEAUX

MARCELLO VIEIRA LASNEAUX MARCELLO VIEIRA LASNEAUX RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES Cnheciment de diversas áreas de bilgia, grande experiência cm prfessr de ensin básic, ratória, capacidade de trabalhs interdisciplinares, gestã, crdenaçã,

Leia mais

Termo de Referência nº

Termo de Referência nº Term de Referência nº 2016.0606.00006-1 Ref: Cntrataçã de cnsultria pessa física para elabraçã de avaliaçã sciambiental para identificaçã de pssíveis impacts sciais e ambientais da implementaçã d prjet

Leia mais

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor Gestã para a Excelência O caminh para um brasil melhr Fórum Internacinal de Bas Práticas (IBPF) - ut/16 RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL 2016-2017 Brasil (81 de 138) Ambiente macrecnômic instável Baixa

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2006

PLANO DE ACTIVIDADES 2006 PLANO DE ACTIVIDADES 2006 Objectivs Gerais Cntinuar a lutar pela criaçã de Empreg Científic; Exigência d cumpriment ds cmprmisss assumids n Prgrama de Gvern e n Plan Tecnlógic, relativs à criaçã de 1000

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional PO Prcediment Operacinal TREINAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PO. 03 11 1 / 8 1. OBJETIVOS Estabelecer uma sistemática para as atividades de treinament de pessal, bem cm determinar as cmpetências necessárias

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital nº26/2015 PROPP/UEMS, 28 de agst de 2015. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM SAÚDE, MESTRADO PROFISSIONAL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 Este frmulári deve ser preenchid pr tds s aluns matriculads n Mestrad em Atençã à Saúde n an de 2013. Os dads servirã para atualizar, n Cleta Capes, as atividades

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

Tecnologia & Inovação em Santa Catarina

Tecnologia & Inovação em Santa Catarina Tecnlgia & Invaçã em Santa Catarina Evertn Gubert Vice-Presidente Assciaçã Catarinense de Empresas de Tecnlgia Flrianóplis, 19 de nvembr de 2012. Pls Reginais de Tecnlgia e Invaçã Jinville (Sftville) Jaraguá

Leia mais

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Objetiv desta plítica Garantir que a prduçã científica d Hspital Minhs de Vent (HMV) siga s melhres padrões internacinais, assegurand que as

Leia mais

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA

S3 - Explicação sobre endereço e/ou número de telefone dos EUA S3 - Explicaçã sbre endereç e/u númer de telefne ds EUA Nme Númer da Cnta (se huver) A preencher seu Frmulári W-8 d IRS, vcê afirma nã ser cidadã u residente ds EUA u utra cntraparte ds EUA para efeit

Leia mais

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução Mdel de Cmunicaçã Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d SI que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral (PNPSO). Os utilizadres

Leia mais

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCIAMENTO: REINO DE ESPANHA RESPONSAVEL DE PROGRAMA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS Departament: Infraestrutura Direçã: Unidade de PPDU Categria: P4 Salári anual: USD 44,328

Leia mais

O Evento: Por que participar?

O Evento: Por que participar? O Event: A Brasscm, Assciaçã Brasileira das Empresas de Tecnlgia da Infrmaçã e Cmunicaçã, reúne algumas das empresas mais relevantes e influentes da indústria brasileira de Tecnlgia da Infrmaçã e Cmunicaçã

Leia mais

Gestão e Fiscalização de Contratos Atuação Eficaz do Gestor e Fiscal de Contratos

Gestão e Fiscalização de Contratos Atuação Eficaz do Gestor e Fiscal de Contratos Gestã e Fiscalizaçã de Cntrats Atuaçã Eficaz d Gestr e Fiscal de Cntrats Aplicaçã Prática de Prcediments n Prcess Cntrataçã e Fiscalizaçã Apresentaçã O event fi especialmente desenvlvid cm bjetiv de melhr

Leia mais

Atuação das Organizações da Sociedade Civil na formação docente

Atuação das Organizações da Sociedade Civil na formação docente ANEXO III Frmulári pesquisa quantitativa (segunda etapa d estud) Atuaçã das Organizações da Sciedade Civil na frmaçã dcente Obrigad pr acessar questinári da pesquisa de mapeament d trabalh das rganizações

Leia mais

Análise Estatística da Avaliação (2013/2014-1º Período)

Análise Estatística da Avaliação (2013/2014-1º Período) Análise Estatística da Avaliaçã (2013/2014-1º Períd) Janeir/ 2014 Análise Estatística da Avaliaçã 1º Períd INTRODUÇÃO Esta análise estatística incide sbre as avaliações d 1º períd de tdas as turmas da

Leia mais

Apresentação Sauter Ibérica. Creating Sustainable Environments.

Apresentação Sauter Ibérica. Creating Sustainable Environments. Apresentaçã Sauter Ibérica Creating Sustainable Envirnments. Através das nssas sluções aumentams a eficiência energética tend sempre cm precupaçã a prteçã ambiental. Assumims a respnsabilidade pr cntribuir

Leia mais

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis Plan de Trabalh Cmitê de Prnunciaments Cntábeis 1 Prgrama de api à implementaçã ds CPCs e IFRS O CPC dispõe de um plan permanente para incentivar a frmaçã de Grups de Trabalh (GT) e a participaçã em fóruns

Leia mais

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir:

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir: Objetivs O Plan de Açã Cnjunta Inva Energia é uma iniciativa destinada à crdenaçã das ações de fment à invaçã e a aprimrament da integraçã ds instruments de api dispnibilizads pel BNDES, pela Agência Nacinal

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Biologia Comissão de Pós Graduação

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Biologia Comissão de Pós Graduação Institut de Bilgia Cmissã de Pós Graduaçã EDITAL CPPG GBM 03/2016 DO ESCOPO: Prcess seletiv para ingress em 2017 ns curss de Mestrad e Dutrad d Prgrama de Pós Graduaçã em Genética e Bilgia Mlecular d Institut

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejament Estratégic 2011 2013 1 15 Gestã 2010 Gestã 2011 Jsé Vitr R. Alvarenga Presidente Executiv Fernand Barbsa Thiers Presidente Executiv Jzias Caetan S. Brav Presidente d Cnselh Gabriel Marques

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO www.passencncurs.cm.br Infrmações sbre Cncurs Inscrições: 24/07/2014 a 21/08/2014 Carg: Cntadr Taxa de Inscriçã: R$ 85,00 Salári/Remuneraçã: R$ 3.138,70 Nº Vagas: 03 Data da Prva: 19/10/2014 Nível: Superir

Leia mais

Desenvolvimento Sistêmico TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES

Desenvolvimento Sistêmico TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES Desenvlviment Sistêmic TRANSFORMANDO EMPRESAS EM: RICAS, ÉTICAS, INSPIRADORAS E PERENES Eras pr quais passams... Era Artesanal Era Agrícla Era Industrial Era da Infrmaçã? A nva era chegu... Era Artesanal

Leia mais

PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA

PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO ETAPA BRASILEIRA (STOCKHOLM JUNIOR WATER PRIZE BRASIL) O Prêmi Jvem da Água de Estclm (Stckhlm Junir Water Prize - SJWP) reúne jvens invadres entre 15 e 20 ans de td mund,

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral (SISO) que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

1º CICLO DE Período de matrícula: 21 a 25/11/2016 Início das aulas: a partir do dia 13/02/2017

1º CICLO DE Período de matrícula: 21 a 25/11/2016 Início das aulas: a partir do dia 13/02/2017 1º CICLO DE 2017 Períd de matrícula: 21 a 25/11/2016 Iníci das aulas: a partir d dia 13/02/2017 GESTÃO E ENGENHARIA DA QUALIDADE - MBA-USP GESTÃO E ENGENHARIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS MBA-USP GESTÃO E TECNLOGIAS

Leia mais

TREINAMENTO. Instrumentos Financeiros, Derivativos e Contabilidade de Hedge para Bancos

TREINAMENTO. Instrumentos Financeiros, Derivativos e Contabilidade de Hedge para Bancos C ésar Rams & Cia Auditria e Cnsultria César Rams & Cia Ltda Edifíci Mnument Avenida Brigadeir Faria Lima nº 1478 CEP 01451-001, Sã Paul, Brasi Telefne: +5511 35897580 TREINAMENTO Instruments Financeirs,

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

OBJETIVOS DA AULA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Anhanguera Itapecerica da Serra Curs: Gestã da Tecnlgia da Infrmaçã Disciplina: Mdelagem de Sistemas Prf. Luiz Antni d Nasciment OBJETIVOS DA AULA Cnhecer as características

Leia mais

Diretrizes para os Institutos Federais

Diretrizes para os Institutos Federais Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretrizes 2014-2018 para s Instituts Federais Diretria de Plíticas de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Diretria de Desenvlviment da Rede

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Internacionalização PME) Página 1 de 9. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Internacinalizaçã PME) Página 1 de 9 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Eric Arthur Bastos Routledge rotledge@agricultura.gov.br (61) 218-2866 Cláudia Ramos Zagaglia zagaglia@agricultura.gov.

Eric Arthur Bastos Routledge rotledge@agricultura.gov.br (61) 218-2866 Cláudia Ramos Zagaglia zagaglia@agricultura.gov. Relatóri da 1ª Reuniã Cmitê Temátic Permanente 7. Treinament, capacitaçã, pesquisa e transferência de tecnlgia, realizada ns dias 10 e 11 de març de 2005, n Ministéri da Fazenda, Setr de Autarquia Sul,

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 13 dezembro 2013 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 13 dezembr 2013 As treze dias d mês de dezembr de 2013 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E 1 - IDENTIFICAÇÃO Nme: Lisandra Maria André Rua B.I.: 10858627 Naturalidade: Castr Marim Data de Nasciment: 14 de Julh de 1976 Estad Civil: Slteira Mrada: R. Antóni Aleix

Leia mais

www.visaoambientalconsultoria.com.br

www.visaoambientalconsultoria.com.br www.visaambientalcnsultria.cm.br APRESENTAÇÃO A Visã Ambiental é uma empresa de Cnsultria, cnstituída em 2004, atuand nas áreas de Educaçã, Mei Ambiente e Desenvlviment Sciambiental e Ecnômic. Sediada

Leia mais

Seção II AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS

Seção II AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Seçã II AÇÕES DE ASSESSORAMENTO, DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS 1. A seçã II deverá ser preenchida após realizaçã de visita técnica; 2. Este Instrumental de Visita Técnica cntém

Leia mais

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços:

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços: Term de Referência para cntrataçã de Auditres Externs A Rede Nrte-Sul http://www.nrd-sued-netz.de é um departament da DGB Bildungswerk BUND, instituiçã educacinal pertencente à Cnfederaçã ds Sindicats

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (Qualificação PME) Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (Qualificaçã PME) Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

3.3 - Superintendente / Gestor de Departamento / Coordenador / Assessor Especializado/ Líder de Área.

3.3 - Superintendente / Gestor de Departamento / Coordenador / Assessor Especializado/ Líder de Área. Cnselh Reginal de Engenharia e Agrnmia de Giás PO Prcediment Operacinal Prcess IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº GESTÃO DE RISCO PO. 15 00 1 / 2 1. OBJETIVO Assegurar que s bjetivs e das estratégias d Crea-GO

Leia mais

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO Qual bjetiv ds frmuláris e cm serã utilizadas as infrmações cletadas? A Pró-Reitria de Planejament e Orçament Prplan elabru e publica Frmulári para

Leia mais

Reedita, com alterações, a Resolução

Reedita, com alterações, a Resolução RESOLUÇÃO N 11/2011, DE 22 DE MARÇO DE 2011 Reedita, cm alterações, a Resluçã n 11/2005, de 13/12/2005, que estabelece critéris e rtina peracinal para atribuiçã de vagas de Prfessr Titular na UFMG. O CONSELHO

Leia mais

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017

Planejamento Estratégico Fundação Educacional João XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 Planejament Estratégic Fundaçã Educacinal Jã XXIII RELATÓRIO FINAL MAIO 2017 APRESENTAÇÃO ü Apresentams s primeirs dads d Planejament Estratégic da Fundaçã Educacinal Jã XXIII, realizad n períd de setembr

Leia mais

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Campanha Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando! Campanha Cnstruind Cidades Resilientes: minha cidade está se preparand! Platafrma temática sbre risc urban nas Américas Frtaleciment da cperaçã e clabraçã entre gverns lcais Cnvite à apresentaçã de prpstas

Leia mais

HACKSUS. Maratona Tecnoeducacional para Saúde. Natal, Rio Grande do Norte 12 a 14/07

HACKSUS. Maratona Tecnoeducacional para Saúde. Natal, Rio Grande do Norte 12 a 14/07 HACKSUS Maratna Tecneducacinal para Saúde Este dcument cmpreende guia de trabalh d participante. Ele descreve a metdlgia d event e traz infrmações sbre bjetiv, s prduts finais esperads e a rganizaçã. Leia

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Elaboração de sínteses de evidência

Elaboração de sínteses de evidência Capacitaçã d Núcle de Evidências em Saúde / Estaçã BVS da ESP / SES - MG em Elabraçã de sínteses de evidência Mdels, instruments de avaliaçã e estratégias de disseminaçã Bel Hriznte, nvembr de 2013 Objetivs

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A plítica de treinament e desenvlviment tem cm bjetiv estabelecer cndições exigíveis para identificar as necessidades cletivas e individuais de treinament, prprcinand as prfissinais, qualificaçã

Leia mais

Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML

Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML 1 www.jmlevents.cm.br 2 Assista a nss VIDEO INSTITUCIONAL Cnfira HISTÓRICO JML 1º NÚCLEO NACIONAL DE ASSESSORES JURÍDICOS: CONTROLE DA LEGALIDADE NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES. DATAS: 13 e 14 MAIO 2019 LOCAL:

Leia mais

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011

Ata 1ª Reunião Conselho Eco-Escola 14 dezembro 2011 Ata 1ª Reuniã Cnselh Ec-Escla 14 dezembr 2011 As catrze dias d mês de dezembr de 2011 realizu-se, n auditóri, a primeira reuniã d cnselh Ec-Esclas d Clégi Valsassina d presente an lectiv. A reuniã cntu

Leia mais

1º CICLO DE Período de matrícula: 20 a 24/11/2017 Início das aulas: a partir do dia 19/02/2018

1º CICLO DE Período de matrícula: 20 a 24/11/2017 Início das aulas: a partir do dia 19/02/2018 1º CICLO DE 2018 Períd de matrícula: 20 a 24/11/2017 Iníci das aulas: a partir d dia 19/02/2018 GESTÃO E ENGENHARIA DA QUALIDADE - MBA-USP GESTÃO E ENGENHARIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS MBA-USP GESTÃO E TECNLOGIAS

Leia mais

Apresentações artísticas. Formação de professores

Apresentações artísticas. Formação de professores Apresentações artísticas Frmaçã de prfessres Quem sms nós? Em atividade desde 2004 TdT arte & events LTDA, atua nas áreas de cultura, entreteniment, arte-educaçã e inclusã em diverss segments, cm fc em

Leia mais

ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ESTUDOS SOBRE ONTOLOGIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Mnick Trajan Sants (UFPE) mnick_trajan@yah.cm.br Renat Fernandes Crrêa(UFPE) renat.crrea@ufpe.br 1 INTRODUÇÃO EIXO TEMÁTICO: Prduçã e Prdutividade Científica

Leia mais

Política Gestão de Riscos Corporativos

Política Gestão de Riscos Corporativos Plítica Gestã de Riscs Crprativs POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS DA TIM PARTICIPAÇÕES S.A. PREMISSA... 2 1. DESTINATÁRIOS... 2 2. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIAS... 3 4. DESCRIÇÃO

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestã Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípis, Sistema e Técnicas de Api Sã Paul, 10 de Març de 2004 Índice 0 INTRODUÇÃO...4 0.1 ASPECTOS GERAIS...4 0.2 BENEFÍCIOS DE SE TER

Leia mais

Maria Valeria Maron Gutierrez Telefone:

Maria Valeria Maron Gutierrez Telefone: Sumári Prfissinal: Vinte ans de experiência na área de Tecnlgia de Infrmaçã. Habilidades técnicas em estratégia, gestã e implantaçã de Prjets e Serviçs de TI. Experiência em cnsultria, liderança, análise

Leia mais

PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO

PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO PROGRAMA CLIENTE REFERÊNCIA FH REGULAMENTO Última Revisã: 02/06/2014 1. RESUMO CADASTRO Cliente preenche Frmulári de Cadastr CONFIRMAÇÃO DE CADASTRO A FH envia um e-mail de cnfirmaçã de cadastr para cliente

Leia mais

Áreas de Atuação. Administrativa / Financeira / Controladoria / Auditoria / Logística e Suprimento

Áreas de Atuação. Administrativa / Financeira / Controladoria / Auditoria / Logística e Suprimento SIBELIUS DE DAVID BENEVIDES JUNIOR Idade: 41ans, Casad, 3 filhs. Rua Andrade Furtad, 799 Apt 702 Ccó CEP 60176-090 sibeliusjr@yah.cm.br Fne: 85 99196.6992 85 99818.4479 Áreas de Atuaçã Administrativa /

Leia mais

Relatório de Atividades 2009

Relatório de Atividades 2009 Relatóri de Atividades 2009 Missã Educar surds, prestar atendiment e tratament a pessas cm alterações de audiçã, vz e linguagem, frmar prfissinais e realizar pesquisas para que tds s envlvids nas atividades

Leia mais

PROPOSTA DA ASSESSORIA EDUCACIONAL, COORDENAÇOES PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PROPOSTA DA ASSESSORIA EDUCACIONAL, COORDENAÇOES PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Prpsta de Assessria Educacinal a Clégi Cr Jesu de Brasília, referente a an de 2014 a partir de discussã e cnsens cm a Equipe Pedagógica d Clégi. PRPSTA DA ASSESSRIA EDUCACINAL, CRDENAÇES PEDAGÓGICAS E

Leia mais

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto:

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto: Nva Carreira para Gestres Esclares para Gvern d Estad de Sã Paul Ana Maria Diniz, Claudia Cstin e Nelsn Marcni Prjet desenvlvid para a criaçã da nva carreira de diretr de esclas em Sã Paul. Outubr 2008.

Leia mais