CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E"

Transcrição

1 CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E PRÉ-OPERATÓRIO Objetivos Elevar ao máximo as condições físicas e emocionais do paciente para enfrentar o ato cirúrgico; Prevenir desconfortos e complicações pós-operatórias. Classificação Pré-operatório mediato: período que vai do momento da internação até 24 horas antes da cirurgia; Pré-operatório imediato: período que inicia 24 horas antes da cirurgia e termina quando o paciente é encaminhado ao CC. 1. Pré-operatório mediato Atender psicologicamente o paciente, chamando-o pelo nome, ouvindo-o, colaborando para sua adaptação hospitalar e esclarecendo dúvidas; Verificar os sinais vitais de 6/6 horas; Pesara o paciente, dado importante para o cálculo das doses medicamentosas, detectar retenção hídrica e controlar o peso; Colher material para exames (urina e fezes), para se detectar infecções urinárias e parasitoses, que deverão ser tratadas no pré-operatório para se prevenir complicações cirúrgicas; Observar e anotar a aceitação da dieta: a má nutrição interfere na cicatrização da ferida operatória, possibilita a ocorrência de infecção, aumenta o repouso no leito e o tempo de hospitalização; Melhora a capacidade respiratória através de exercícios respiratórios, de nebulização, de drenagem postural e tapotagem, da técnica da tosse, de ingestão hídrica e da exclusão do fumo; Orientar quanto ao uso da comadre e papagaio, para prevenir desconfortos pós-operatórios; Promover recreação, pois ela ocupa o tempo, distrai e permite socialização emocional; Promover a assistência espiritual: a fé traz esperança e segurança e, assim, diminui a ansiedade.

2 2. Pré-operatório imediato Higiene corporal na manhã que antecede o ato cirúrgico e, também, 1 hora antes dele, para reduzir a flora bacteriana cutânea; Lavar os cabelos na manhã que antecede o ato cirúrgico (aproximadamente 8 horas antes); Fazer higiene oral após as refeições e 1 hora antes da cirurgia; Cortar as unhas, limpá-las e retirar esmaltes: tais procedimentos previnem infecções e permitem a avaliação dos leitos ungueais; Oferecer alimentos até 8 horas antes da cirurgia, sendo que a última refeição deverá ser mínima em resíduos, para evitar distensão gástrica, vômitos e aspiração; Orientar quanto aos procedimentos pré-operatórios (higiene, jejum, venóclise, etc.); Verificar is sinais vitais de 6/6 horas e 30 minutos antes da cirurgia; Realizar lavagem intestinal conforme prescrição médica na noite da véspera da cirurgia, para favorecer o esvaziamento intestinal e prevenir sua lesão no trans-operatório e as eliminações fecais durante o ato operatório; Fazer tricotomia 1 hora antes de encaminhar o paciente ao CC, para evitar o acúmulo de microorganismos nas lesões microscópicas. Atentar para que não ocorram lesões durante o procedimento de tricotomia, pois estas servem de porta de entrada de infecções; Orientar o paciente para urinar 30 minutos antes da cirurgia, para se prevenir lesão ou hiperextensão da bexiga e retenção urinária pós-operatória; Retirar próteses dentárias (com o relaxamento muscular produzido pelos anestésicos, elas poderão obstruir as vias aéreas), óculos, jóias, roupas íntimas, lentes de contato e maquiagem 30 minutos antes do paciente ser encaminhado ao CC; Encaminhar o paciente ao CC com a folha de pré-operatório preenchida, prontuário checado e exames pertinentes ao procedimento a ser realizado (RX, ECG, TOMO, RESSONÂNCIA, LABORATORIAIS); Organizar a maca de transporte, posicionar o paciente cobrindo-o com lençol e travesseiro, levantar as grades da maca e encaminhá-lo ao CC.

3 CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E -Histerectomia: é a remoção cirúrgica do útero. PRINCIPAIS CIRURGIAS a)indicações- nos casos de tumores benignos ou malignos do útero. 1. Pré-operatório Manter paciente em jejum; Efetuar tricotomia local; Realizar tipagem sangüínea; Aplicar pré anestésico prescrito; Providenciar preparo psicológico; Estimular ingestão de líquidos; Observar aceitação da dieta; Orientar sobre coleta de exames; Manter jejum de 8 horas Verificar sinais vitais; Auxiliar a enfermeira na SVD; Realizar punção venosa com cateter de grosso calibre; Realizar degermação abdominal. 2. Pós-operatório Sonda vesical: deverá ser retirada 24 à 48 horas após cirurgia, observar drenagem e aspectos da urina; Monitorar e observar curativos, drenos e sangramentos vaginais; Alimentação progressiva iniciar 24 ou 48 horas após cirurgia (critério médico); Estimular deambulação precoce; Retirar gazes de tamponamento 24 horas após determinadas cirurgias;

4 Observar sinais vitais; Observar sangramento na FO e vaginal; Controlar gotejo da STP; Administrar ATB e analgésicos; Controle de diurese Realizar curativo FO; Estimular mudança de decúbito e exercícios com os MsIs; Oferecer dieta após retorno do peristaltismo; Nas pacientes com sonda vesical, fazer clampeamento nas 24 horas que antecedem a sua retirada, para prevenir alterações nas eliminações urinárias (desmame). b)complicações cirúrgicas- hemorragias, flebites, trombose. -Salpingectomia: é a remoção cirúrgica das trompas. a)indicações- em casos de gravidez ectópica, processos inflamatórios. -Ooforectomia: é a remoção cirúrgica dos ovários. a) Indicações- em casos de cistos ovarianos ou neoplasias e de carcinomas mamários. 1. Pré-operatório O profissional de enfermagem deve preparar a paciente para a realização de exames físicos e laboratoriais; Ficar atento aos sinais vitais e dar apoio psicológico; Verificar sinais vitais; Manter jejum de 8 horas; Verificar roupa cirúrgica (de acordo com a instituição); Anti-sepsia da pele, tricotomia, jejum e preparo intestinal.

5 2. Pós-operatória Transportar o paciente e mantê-lo em decúbito dorsal; Verificar os sinais vitais; Oferecer dieta após retorno do peristaltismo; Monitorizar o paciente; Estimular mudança de decúbito Observação constante; Atenção a hemorragias; Apoio emocional ao paciente; Observar nível de consciência; Aquecer o paciente, de acordo com suas necessidades; Controlar diurese; Administrar STP, ATB e analgésicos; Incentivar deambulação precoce; b)complicações cirúrgicas- hemorragias e infecções. -Colpoperineoplastia: é o reparo da parede vaginal anterior (colporrafia anterior) e da parede posterior (colporrafia posterior ou perineorrafia). a)indicações- cistocele (deslocamento da bexiga através do oríficio vaginal) e retocele (protusão do reto na parede posterior vaginal). 1. Pré-operatório Orientar quanto às rotinas e esclarecer dúvidas; Orientar jejum de 8 horas; Realizar punção venosa com cateter venoso de grosso calibre; Instalar STP e ATB; Verificar sinais vitais; Fazer degermação perineal.

6 2. Pós-operatório Observar e anotar sangramentos na região perineal, comunicando ao enfermeiro se estiver abundante ou aumentado de volume; Instalar oxigenioterapia se necessário; Monitorizar o paciente; Verificar sinais vitais; Estar atento a sinais de choque; Controlar diurese; Realizar higiene perineal com SF0,9% ou iodofor aquoso morno 4 vezes/dia e após evacuações; Clampear a sonda vesical de demora de 3/3 horas a abrir por 15 minutos nos intervalos para realizar o desmame; Estimular e acompanhar as deambulações; Oferecer a dieta após o retorno do peristaltismo; Administrar analgésicos para dor; Estimular exercícios respiratórios e musculares. b)complicações cirúrgicas- infecções. -Mastectomia: é a remoção parcial ou total da mama e dos músculos peitorais, do tecido adiposo e dos linfonodos axilares. a)indicações- carcinoma da mama. 1. Pré-operatório Assistir psicologicamente e espiritualmente a retirada da mama reflete-se na feminilidade e na sexualidade da paciente, deixando-a ansiosa e deprimida; Fazer jejum de 8 horas; Realizar tricotomia uma hora antes do procedimento cirúrgico; Verificar sinais vitais; Puncionar acesso venoso calibroso; Instalar STP e ATB profilático.

7 2. Pós-operatório Verificar sinais vitais; Controlar condições ventilatórias, instalando O² conforme prescrição médica; Observar nível de consciência; Revisar prescrição médica; Posicionar o paciente adequadamente proporcionando conforto e segurança; Manter a posição de Fowler; Realizar curativo FO; Auxiliar mudança de decúbito de 2/2 horas; Controlar a drenagem dos drenos de porto-vac, refazendo o vácuo de 6/6 horas e/ou se necessário, anotando seu aspecto; Administrar medicações prescritas; Realizar registros de enfermagem; Estimular micção espontânea; Realizar controle de diurese. b)complicações cirúrgicas- linfedema (acúmulo de líquido nos espaços intersticiais), infecções e sangramentos. -Artrodese de coluna: artrodese da coluna vertebral é um procedimento cirúrgico que fixa as vértebras da coluna, reduz a dor e devolve a capacidade de movimentação. -Artroplastia: é a plástica de uma articulação para o restabelecimento da sua função. -Osteotomia: é a abertura de um osso. a)indicações: distúrbios do sistema músculo-esquelético que não podem ser corrigidos clinicamente. 1. Pré-operatório Assistir psicologicamente: como locomoção ou a apreensão de objetos (fixadores); Fazer jejum de 8 horas; Realizar tricotomia uma hora antes do procedimento cirúrgico; Verificar sinais vitais; Puncionar acesso venoso calibroso;

8 Instalar STP e ATB profilático; Ter cuidados com gesso e/ou tração, se houver; Auxiliar na higienização; Orientar exercícios respiratórios; Auxiliar a enfermeira na colocação de SVD. 2. Pós-operatório Verificar sinais vitais; Observar nível de consciência; Monitorizar o paciente; Promover aquecimento do paciente; Em paciente que realizaram cirurgia de coluna observar manchas nas roupas pois pode indicar extravasamento de líquor pela incisão cirúrgica; Em artrodese cervical manter o colar cervical conforme orientação médica; Administrar oxigenioterapia se necessário; Em artroplastia de quadril manter o coxim de abdução; Colocar colchão piramidal; Realizar mudança de decúbito conforme prescrição médica (em bloco); Estimular movimentação ativa e realizar movimentação passiva; Controlar diurese e BH; Administrar medicações analgésicas e atender a toda prescrição médica e de enfermagem; Manter peso do lado do pé operado evitando sua rotação; Observar sangramentos na FO; Realizar mudança de decúbito em bloco; Realizar curativos 3 x ao dia e Q/N; Elevar membro operado para reduzir edemas e aliviar a dor; Observar perfusão periférica do membro operado (pulsação, temperatura, cor e edema); Manter correto alinhamento do corpo; Observar fixação de fios, pinos, pesos, cordas, goteira e roldanas; Auxiliar higiene corporal não molhando trações e gessos; Em cirurgias de membros superiores mantê-los em tipóias e elevados;

9 Atentar para globo vesical; Em pacientes com fratura de fêmur e tração evitar que os pesos fiquem encostando no chão, estes devem ficar suspensos; Colocar gelo na FO evitando edema; Observar sinais flogísticos; Avaliar sinais de compressão exagerada de talas e gessos; Realizar curativos e observar dreno de porto-vac, anotar drenagem; Avaliar a parte sensitiva e motora da região operada; Realizar a inspeção da pele (observar presença de lesões que possam ocasionar úlceras de pressão); Estimular exercícios respiratórios; Oferecer dieta; Observar e anotar eliminações fisiológicas; Realiza evolução e registros de enfermagem; Manter repouso no leito. b)complicações cirúrgica- edema, complicações circulatórias, escaras, atrofia muscular, complicações respiratórias, retardamento do calo ósseo, infecções (osteomielite), dor,rigidez articular, hemorragias, trombose venosa profunda, comprometimento neurovascular e choque. -Implante de silicone: colocação de uma prótese de silicone para aumentar o volume do seio. a)indicações- em paciente com o seio pequeno para sua estrutura física e em paciente que realizaram mastectomia. -Blefaroplastia: cirurgia plástica ou estética das pálpebras que tem por finalidade remover o excesso de pele e/ou bolsas de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores. a)indicações- em paciente com ptose palpebral, excesso de pele que compromete a visão e ou traumas. -Otoplastia: é a cirurgia que permite a correção das orelhas proeminentes. a)indicações- na melhora da estética e em traumas.

10 -Lipoaspiração: para a remoção da gordura em várias áreas do corpo. A lipoaspiração avançou no número de áreas e volumes cada vez maiores de retirada de gordura na busca do contorno corporal ideal. a)indicações- na melhora estética, na remoção de lipomas e de gorduras localizadas. 1. Pré-operatório Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, como gripe, indisposição, febre, período menstrual, etc; Internar-se no hospital/clínica, obedecendo ao horário indicado na guia e em jejum de pelo menos 8 horas (não tomar nem água); Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos); Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia; Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximado de 2 semanas; Verificar sinais vitais; Trazer exames laboratoriais e ECG; Puncionar acesso venoso calibroso; Instalar STP e ATB profilático; 2. Pós-operatório Verificar sinais vitais; Orientar o paciente que já se encontra na SRPA; Orienta-lo a ficar com os olhos fechados; Administrar compressa de gaze gelada em SF 0,9% na região ocular; Observar sinais de sangramento; Manter a cabeceira elevada em 45º ; Oferecer líquidos após paciente estar bem acordado; Administrar analgésicos para alívio da dor; Realizar STP, ATB conforme prescrição médica; Manter paciente aquecido;

11 Instalar O² se necessário; Monitorizar a paciente; Manter decúbito dorsal; Realizar curativo se necessário; Realizar prescrição médica; Uso de cinta tipo calça para fazer compressão em lipoaspiração; Realizar evolução de enfermagem; Estimular exercícios respiratórios; Realizar exercícios MsIs passivos e estimular os exercícios ativos; Colocar sutiã de compressão determinado pelo médico; Evitar esforço físico nos 30 primeiros dias; Manter os braços junto ao corpo pelo período de 10 dias, somente voltar a dirigir após liberada pelo médico - usualmente após 10 dias e obedecer às instruções que serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens; Evitar molhar o curativo até que receba autorização para tanto; Não se expor ao sol ou friagem, até segunda ordem; Obedecer rigorosamente à prescrição médica; Voltar ao consultório para a troca de curativos e controle pós-operatório nos dias e horários marcados; Alimentação normal (salvo em casos especiais, que receberão orientação específica); Devido ao fato de estar sentindo-se muito bem, a paciente às vezes pode esquecer-se de que foi operada recentemente, permitindo-se esforços prematuros que poderão lhe trazer prejuízos; b)complicações cirúrgicas- edemas, hematomas, hemorragias, deslocamento da prótese, deiscências.

12 CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS Complicações Cirúrgicas 1. Complicações Circulatórias Hemorragias: é a perda de sangue mais ou menos copiosa subseqüente ao rompimento de um vaso sangüíneo, podendo ser origem arterial ou venosa. Classificação 1. Hemorragia interna: o sangramento se faz para o interior de uma cavidade. Pode haver exteriorização do sangue através dos orifícios naturais, como boca, ouvido, reto, etc. 2. Hemorragia externa: a localização do sangramento é visível e o sangue se exterioriza através da pele que foi rompida. Sinais e sintomas aumento da freqüência do pulso, agitação ou prostração, respiração rápida; pele úmida e fria, transpiração abundante;, borramento da visão, desmaio, sensação de sede. deitar o paciente, afrouxar as vestes, manter a área afetada mais elevada que o resto do corpo; manter o paciente aquecido, estancar a hemorragia, controlar os sinais vitais. 3. Hemorragias especificas hemorragia nasal: colocar o paciente sentado, inclinar a cabeça para trás, colocar bolsa contendo gelo sobre o nariz, pressionar o nariz na face lateral que estiver sangrando. 4. Hemorragia do estômago: colocar o paciente em decúbito dorsal. deixar o paciente em jejum absoluto, colocar bolsa contendo gelo sobre o estômago; elevar os membros inferiores.

13 5. Hemorragia genital: repousar a paciente com os membros inferiores mais elevados; colocar bolsa contendo gelo na região suprapúbica, fazer tamponamento vaginal. 6. Choque: é a diminuição do fluxo sangüíneo adequado à manutenção da perfusão tecidual. Classificação 1. Choque hipovolêmico Causas: hemorragias, desidratação, queimaduras. Quadro Clínico: queda da pressão venosa, aumento da resistência periférica, taquicardia. 2. Choque cardiogênico Causas: infarto, tamponamento cardíaco, embolia pulmonar. Quadro Clínico: oligúria, pressão venosa alta. 3. Choque séptico Causas: infecção generalizada. Quadro Clínico: hipotensão, taquicardia, prostração, calafrios. 4. Choque neurogênico Causas: traumatismos, intoxicações. Quadro Clínico: anestesia medular alta, distúrbios emocionais. posicionar o paciente em decúbito dorsal e horizontal; oxigenioterapia;

14 monitorização dos sinais vitais; medir a diurese; providenciar acesso central. Vigilância rigorosa quanto aos sinais coloração da pele, sudorese, respiração rápida, nível de consciência, edema, manter o paciente aquecido. 5. Parada cardíaca: é a interrupção abrupta das funções do coração seguida do colapso do sistema cardiorrespiratoriocerebral. Causas: obstrução das vias aéreas superiores, intoxicação, choque elétrico, hipoventilação, super dosagem de anestésicos, hipotermia, infarto do miocárdio, afogamento, intoxicação por monóxido de carbono, arritmias cardíacas. Quadro Clínico: respiração agônica, irregularidade do ritmo do pulso, queda rápida da pressão arterial, cianose, palidez da face, sudorese, estado de inconsciência, midríase. auxiliar o enfermeiro e o médico nos seus procedimentos; posicionar o paciente em decúbito dorsal e horizontal, afrouxar as roupas do paciente; colocar a tábua de parada embaixo do paciente, aproximar do paciente o desfibrilador e o aspirador, providenciar o material para o uso de intubação orotraqueal e ventilação mecânica; isolar a cama do paciente com biombo, se o quarto não for individual; encaminhar o paciente para a UTI, colocar em ordem o quarto do paciente. 6. Tromboflebite: é a inflamação de uma veia em associação com uma trombose. Componentes etiológicos: lesão endotelial, alteração do equilíbrio dos fatores de coagulação, estase circulatória. Sintomas e sinais desconforto ou queimação na porção posterior da perna, possível ocorrência de câimbras; possível prurido na região das veias, dores;

15 sensação de formigamento e de peso na perna, edema, calor; possível vermelhidão no trajeto da veia. elevar os membros inferiores, orientar o paciente para se mover no leito; promover a hidratação adequada, principalmente nos pacientes idosos, não os deixar em má postura, nem com os membros inferiores pendentes; fazer enfaixamento dos membros inferiores, verificar os sinais vitais na fase aguda, a cada 4 horas, observar a presença dos sinais clínicos associados à embolia pulmonar, como: dispnéia, cianose, pulso rápido. 2. Complicações Respiratórias 1. Pneumonia: é a inflamação dos pulmões associada à presença de exsudato nas luzes dos alvéolos, é comumente causada por germes infecciosos e químicos. Sinais e sintomas calafrios, febre (38, 5º a 40,5º), dor em pontada no tórax, tosses com expectoração; taqucardia, sudorese. auxiliar o enfermeiro em suas condutas, executar a prescrição médica; estimular a deamulação precoce, promover exercícios respiratórios e percussão torácica. 2. Embolia pulmonar: é a presença de um corpo estranho na corrente sangüínea (coágulo), que é transportado pára o interior da artéria pulmonar, onde obstrui a artéria principal ou um de seus ramos. Sinais e sintomas Aumento da frequência respiratória, taquicardia, dor pleural, hemoptise. Proporcionar a deambulação precoce, supervisionar movimentos ativos e realizar movimentos passivos dos membros no leito.

16 3. Complicações da ferida 1. infecção: é o processo infeccioso na incisão cirúrgica, geralmente causado por estreptococos ou estafilococos nas incisões cirúrgicas. Sinais e sintomas Febre 48 horas após o ato cirúrgico, dor, rubor e supuração na ferida, aumento da freqüência cardíaca. Quando a infecção é profunda (atinge os planos músculo-faciais), ela se manifesta entre o 4º e 7º pósoperatório. verificar a temperatura de 4/4 horas, manter secas as roupas pessoais e as de cama; trocar os curativos, quando necessários e anotar o aspecto; não mobilizar drenos de penrose ou tubulares; anotar o débito das secreções, estimular a aceitação da dieta e da ingestão hídrica (se o paciente não estiver de jejum). 1. Hematoma: é o acúmulo de sangue entre os tecidos da ferida operatória. Sinais e sintomas Mancha azulada na pele, abaulamento e dor persistente. Observar e anotar o aspecto ao redor da incisão cirúrgica e a ocorrência de sangramento (comunicar à enfermeira), verificar os sinais vitais e sinais de hipovolemia. 3. Deiscência: é a abertura da incisão cirúrgica, geralmente após distensão abdominal acentuada, tosse ou grande esforço físico. Sinais e sintomas liberação de secreção serossanguinolenta, ruptura dos pontos. avaliar o aspecto dos pontos e a liberação de secreções, estimular e auxiliar no uso correto da técnica da tosse, manter curativos compressivos.

17 4. Evisceração: é a saída das vísceras pela incisão cirúrgica, após uma deiscência. Sinais e sintomas Exposição externa das vísceras. cobrir as vísceras com compressas estéril e avisar imediatamente o cirurgião; acalmar o paciente, transmitir segurança, medicar para dor conforme prescrição médica. 4. Complicações urinárias 1. Retenção urinária: é freqüente em cirurgia da parte inferior do abdômen, em pacientes acamados, em idosos e naqueles em que a administração de líquidos no pré e trans-operatório foi excessiva, levando-os à perda do tônus vesical, assim como do reflexo na micção. Sinais e sintomas ausência de micção por mais de 12 horas ou eliminação de pequena quantidade de urina em intervalos freqüentes; abaulamento no abdômen inferior (distenção vesical) e maior sensibilidade à palpação; vontade intensa de urinar sem conseguir; deambulação precoce, levar o paciente ao sanitário e deixar correr água na pia; irrigar o períneo com água morna; dialogar, detectando temores e minimizando-os, em último caso realizar cateterismo vesical. 2. Infecção urinária: pode ocorrer nas primeiras 48 horas pós-operatórias por exacerbação de infecção prévia. Sinais e sintomas febre, disúria, retenção urinária ou piúria. fazer o controle de diurese, oferecer líquidos por via oral ou controlar a hidratar venosa; oferecer líquidos por via oral ou controlar a hidratar venosa; verificar a temperatura de 4/4 horas, ter cuidados com a antibioticoterapia.

18

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS Complicações Cirúrgicas CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS 1. Complicações Circulatórias Hemorragias: é a perda de sangue

Leia mais

ENFERMAGEM CIRÚRGICA

ENFERMAGEM CIRÚRGICA ENFERMAGEM CIRÚRGICA PERÍODO PRÉ OPERATÓRIO Conceito: É um período que se inicia na admissão e vai até o momento da cirurgia. Objetivos: Preparar o paciente adequadamente para a cirurgia; Diminuir riscos

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes Assistência de enfermagem no período pré-operatório Aline Carrilho Menezes Técnico e auxiliar de enfermagem A sua participação é importante e vital no transcorrer do ato anestésico-cirúrgico para a promoção

Leia mais

Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar

Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar Forma mais comum de doença pulmonar aguda na população hospitalar adulta (3 a causa de óbito nos EUA), mais comum em idosos e em homens: 85% dos casos são provenientes

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica.

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Abdominoplastia Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Não tomar na semana anterior a cirurgia qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS, Bufferin, Aspirina), Ginseng,

Leia mais

HEMORRAGIAS. Prof. Raquel Peverari de Campos

HEMORRAGIAS. Prof. Raquel Peverari de Campos HEMORRAGIAS É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez

Leia mais

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia;

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; 2. Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas

Leia mais

HEMORRAGIAS. É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue.

HEMORRAGIAS. É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. HEMORRAGIAS É um termo aplicado para descrever sangramento intenso. Hemorragia é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez

Leia mais

04/04/2018. Prof. Raquel Peverari de Campos. Cirurgias Urológicas. Nefrectomia. Retirada parcial ou total do rim. Prof. Raquel Peverari de Campos

04/04/2018. Prof. Raquel Peverari de Campos. Cirurgias Urológicas. Nefrectomia. Retirada parcial ou total do rim. Prof. Raquel Peverari de Campos Cirurgias Urológicas Nefrectomia Retirada parcial ou total do rim. 1 Cirurgias Urológicas Nefrectomia Indicações: hidronefrose, tumores renais, cálculos renais, anomalias congênitas e traumatismos graves.

Leia mais

ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI

ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI ACESSOS VASCULARES PREVENÇÃO E CUIDADOS DE ENFERMAGEM RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE ENFª FRANCIELE TONIOLO ENFª LUIZA CASABURI A inserção de CVP é atualmente uma prática indispensável

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

SRPA- Sala de Recuperação Pós-Anestésica

SRPA- Sala de Recuperação Pós-Anestésica CAPÍTULO 7» Local destinado a receber o paciente em pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis;» A assistência prestada ao paciente na SRPA requer cuidados

Leia mais

Fraturas e Luxações Prof Fabio Azevedo Definição Fratura é a ruptura total ou parcial da estrutura óssea 1 Fraturas Raramente representam causa de morte, quando isoladas. Porém quando combinadas a outras

Leia mais

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Amamentar é um ato de amor e carinho Protege o bebê contra infecções, tanto por ser rico em fatores de defesa, como por não necessitar de bicos artificiais que

Leia mais

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Disfunções do Sistema Cardíaco. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Disfunções do Sistema Cardíaco Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho ARRITIMIAS CARDÍACAS Arritimias mais Frequentes Taquicardia > 100 bpm Bradicardia > 60 bpm Fibrilação Flutter Atrial > 300 bpm Assistolia

Leia mais

PRINCIPAIS CIRURGIAS 3. a)indicações- nos casos de tumores benignos ou malignos do útero.

PRINCIPAIS CIRURGIAS 3. a)indicações- nos casos de tumores benignos ou malignos do útero. CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E -Histerectomia: é a remoção cirúrgica do útero. PRINCIPAIS CIRURGIAS 3 a)indicações- nos casos de tumores benignos

Leia mais

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca

Prof. Sabrina Cunha da Fonseca Prof. Sabrina Cunha da Fonseca E-mail: sabrina.cfonseca@hotmail.com Corpo humano: Hemorragia: É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como: nariz, boca, ouvido; ela pode ser

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 29/12/2008 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 008 EP Higiene oral 009 EP Higiene

Leia mais

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DA ENFERMAGEM CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS ACESSO VENOSO PERIFÉRICO Definido como acesso ao sistema venoso sistêmico por punção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II. Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE ESCOLA DE ENFERMAGEM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA II Administração de Medicamentos via endovenosa Parte II Profª Bárbara Tarouco da Silva Rio Grande 2012/1 semestre Complicações

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NO PERÍODO PRÉ - OPERATÓRIO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NO PERÍODO PRÉ - OPERATÓRIO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NO PERÍODO PRÉ - OPERATÓRIO P R DEFINIÇÃO DE PRÉ-OPERATÓRIO Avaliação global do estado de saúde do paciente para identificar anormalidades significativas que poderiam

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 Assunto: Lavagem Intestinal 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a competência dos membros da equipe de enfermagem para realização da lavagem intestinal e

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

Higiene Corporal. Professora : Vanda Meneses Graduação em Enfermagem Especialista em Enfermagem do Trabalho

Higiene Corporal. Professora : Vanda Meneses Graduação em Enfermagem Especialista em Enfermagem do Trabalho Higiene Corporal Professora : Vanda Meneses Graduação em Enfermagem Especialista em Enfermagem do Trabalho Objetivos das aulas teórico-práticas para o aluno Identificar a importância da higiene corporal

Leia mais

ANEURISMA CEREBRAL M A R I A D A C O N C E I Ç Ã O M. R I B E I R O

ANEURISMA CEREBRAL M A R I A D A C O N C E I Ç Ã O M. R I B E I R O ANEURISMA CEREBRAL M A R I A D A C O N C E I Ç Ã O M. R I B E I R O O aneurisma intracraniano (cerebral) representa a dilatação das paredes de uma artéria cerebral, que se desenvolve como resultado da

Leia mais

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca

Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: Prof.: Sabrina Cunha da Fonseca Fraturas: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas. CLASSIFICAÇÃO: Fratura fechada ou interna: Na fratura fechada não há rompimento

Leia mais

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro O primeiro relato sobre a existência de uma sala de recuperação pós-anestésica foi em 8 na Inglaterra. Florence Nightingale,

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 10 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 10.0 Introdução O estado de choque se caracteriza pela falta de circulação

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia.

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. SISTEMA ESQUELÉTICO O sistema esquelético ou sistema ósseo é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. 1 Ossos do corpo humano se juntam por meio das articulações. E são responsáveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Orientar o paciente / familiar o acompanhamento acerca das medidas para prevenção ou minimização dos efeitos tóxicos da quimioterapia antineoplásica. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA ADBOMINAL Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE ABDOME Anatomia interna Cavidade do corpo que contém estruturas, órgãos e vasos calibrosos: Órgãos sólidos fígado, baço, pâncreas, rins. Órgãos ocos esôfago,

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação

Leia mais

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!)

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) Processo Seletivo Técnico de Enfermagem Nome: Nota: 1. A prova é individual sem consulta. INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) 2. O candidato deverá preencher o gabarito com caneta azul

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 168 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

09/09/2017. Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. Prof. Raquel Peverari de

09/09/2017. Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. Prof. Raquel Peverari de Doenças Vasculares Flebite ou Tromboflebite Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. 1 Conceito: Flebite ou Tromboflebite Tromboflebiteé uma afecção na qual se forma um coágulo numa veia,

Leia mais

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CAUSAS TIPOS DE CHOQUE SINAIS & SINTOMAS GERAIS DO CHOQUE ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CONCEITO FALÊNCIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO INCAPACIDADE

Leia mais

Embolia Pulmonar. Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência

Embolia Pulmonar. Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência Embolia Pulmonar Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência Embolia Pulmonar - Conceito Entre os agravos respiratórios que apresentam elevados índices de morbidade destaca-se

Leia mais

ETIOLOGIA: DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU GR. "ÉMBOLO" = TAMPÃO, ROLHA; E "EMBOLEÉ" = IRRUPÇÃO

ETIOLOGIA: DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU GR. ÉMBOLO = TAMPÃO, ROLHA; E EMBOLEÉ = IRRUPÇÃO EMBOLIA ETIOLOGIA: GR. "ÉMBOLO" = TAMPÃO, ROLHA; E "EMBOLEÉ" = IRRUPÇÃO DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM VASO SANGUÍNEO POR UM CORPO SÓLIDO (ÊMBOLO) OU POR UMA SUBSTÂNCIA

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO 1.Definição - Coleta de sangue para realização de hemocultura. 2. Objetivos Padronizar coleta de sangue para hemocultura para melhor aproveitamento do exame, com atenção a fatores tais como: indicação

Leia mais

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial: Abdominoplastia A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-o(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA ERG 0343 Cuidado Integral em Saúde III ERG 0234 Integralidade do Cuidado em Saúde III

Leia mais

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M DEFINIÇÃO É a inflamação de uma veia, na qual as células endoteliais da parede venosa ficam bem irritadas.

Leia mais

Prof. Diogo Mayer Fernandes Clínica Cirúrgica Medicina Veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados

Prof. Diogo Mayer Fernandes Clínica Cirúrgica Medicina Veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados Prof. Diogo Mayer Fernandes Clínica Cirúrgica Medicina Veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados CONCEITOS E DEFINIÇÕES HÉRNIAS ABDOMINAIS INTERNAS Passagem de conteúdo abdominal por um orifício interno

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO. OBJETIVO Seu objetivo é direcionar a assistência de enfermagem, oferecendo ao enfermeiro

Leia mais

TRAUMA MÚSCULO ESQUELÉTICO. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA MÚSCULO ESQUELÉTICO. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Prof.ª Leticia Pedroso Lesões do Sistema Músculo Esquelético Ocorrem em 85% dos doentes que sofrem trauma fechado. Devem ser avaliadas e tratadas corretamente de tal maneira

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO. CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO 1 CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele

Leia mais

O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia.

O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia. CLÍNICA CIRÚRGICA 1 CLÍNICA CIRÚRGICA Preparo pré-operatório O preparo pré-operatório tem inicio com a internação estendendo-se até o momento da cirurgia. Objetivo Levar o paciente as melhores condições

Leia mais

Principais Doenças do Sistema Hematológico

Principais Doenças do Sistema Hematológico Principais Doenças do Sistema Hematológico Medula Óssea Sangue é um tecido conjuntivo liquido, responsável por carrear nutrientes e oxigênio por todo corpo. Em um adulto o volume total de sangue é 5,5

Leia mais

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos:

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: *Os valores serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ATIVIDADES VALOR ADMINISTRATIVAS 01.

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem em Hemorragia CUIDADOS DE ENFERMAGEM A hemorragia é uma complicação, grave, que pode resultar em choque hipovolêmico

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM Candidato(a): Processo Seletivo Simplificado Hospital Alberto Rassi - HGG Edital nº. 005/2016 2ª ETAPA: PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO - 21/11/2016 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Leia atentamente as instruções

Leia mais

Desmaio e Convulsão. Prof. Raquel Peverari de Campos

Desmaio e Convulsão. Prof. Raquel Peverari de Campos Desmaio e Convulsão Convulsão Convulsões são contrações musculares involuntárias de parte ou de todo o corpo, decorrentes do funcionamento anormal do cérebro. Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. Convulsão

Leia mais

TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014

TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014 TREINAMENTO AUXILIARES DE TRANSPORTE CEPEP-ISGH 2014 INTRODUÇÃO A transferência e a mobilização de pacientes deve ser realizada cuidadosamente por um profissional que tenha o conhecimento das áreas corporais

Leia mais

Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos.

Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. e Convulsões são contrações musculares involuntárias de parte ou de todo o corpo, decorrentes do funcionamento anormal do cérebro. Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. 1 Fase Tônica Manifesta-se pela

Leia mais

É um conjunto de documentos que:

É um conjunto de documentos que: Prontuário É um conjunto de documentos que: identificam o paciente, registram a evolução da doença, o tratamento prescrito e executado as observações e ações dos profissionais envolvidos os exames realizados,

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM HEMORRAGIA

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM HEMORRAGIA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE FAC CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM HEMORRAGIA Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Prof. Esp. Davydson Gouveia Santos

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 4 Profª. Lívia Bahia Assistência de enfermagem durante o Parto Cesáreo A cesariana é uma operação pela qual o feto é liberado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Cateterismo Vesical de Demora em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 81 Área de Aplicação: Obstetrícia

Leia mais

Manejo da Coinfecção TB-HIV

Manejo da Coinfecção TB-HIV Transcrição da Videoaula Curso: Manejo da coinfecção TB-HIV Unidade: 2 - Manejo Clínico da Coinfecção TB-HIV Atividade: 2.3 - Diagnóstico da tuberculose extrapulmonar em PVHA Docente: Denise Arakaki-Sanchez

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS A vítima que deverá receber os primeiros socorros é a que estiver: 1 com muitas fraturas. 2 gritando, com muita dor. 3 sangrando muito. 4 respirando com muita dificuldade. O melhor local no corpo para

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não

Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não CHOQUE Processo de colapso circulatório ocorrendo uma perfusão tecidual inadequada. Complicação de uma doença que desencadeou, sempre grave, se não revertida, resultará em lesão tecidual irreversível e

Leia mais

Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório. Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados

Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório. Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados Cuidados Pré, Trans e Pós-Operatório Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina veterinária Faculdade Anhanguera de Dourados RISCO CIRÚRGICO = INFECÇÃO 1. ÁREAS CIRÚRGICAS 2. PRINCÍPIOS DE

Leia mais

BANHO. Profª. Ms Camila Lima

BANHO. Profª. Ms Camila Lima BANHO Profª. Ms Camila Lima camilaxlima@gmail.com OBJETIVOS DA AULA INSTRUMENTALIZAR O ALUNO COM OS CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRATICOS A RESPEITO DOS PROCEDIMENTOS DE BANHO NO LEITO. TORNAR O ALUNO CAPAZ DE

Leia mais

A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI

A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI ENFERMAGEM NA UTI A EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI O sucesso ou fracasso da UTI é totalmente dependente da qualidade e da motivação de seu corpo médico e da equipe de enfermagem. A equipe de enfermagem da

Leia mais

Punções: abdominal, vesical e torácica

Punções: abdominal, vesical e torácica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental Punções: abdominal, vesical e torácica eja2536@gmail.com http://labtoce.ufsc.br

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem. Procedimentos Básicos

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem. Procedimentos Básicos Prontuário É um conjunto de documentos que: identificam o paciente, registram a evolução da doença, o tratamento prescrito e executado as observações e ações dos profissionais envolvidos os exames realizados,

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente Dr. Paulo Vicente Caro, paciente! Este manual foi desenvolvido para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o procedimento cirúrgico que irá ser submetido. O manual está dividido em 6 partes: - COMO PROCEDER

Leia mais

É O PERÍODO QUE COMPREENDE AS 24 HORAS QUE ANTECEDEM A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

É O PERÍODO QUE COMPREENDE AS 24 HORAS QUE ANTECEDEM A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA I - Pré operatório Imediato É O PERÍODO QUE COMPREENDE AS 24 HORAS QUE ANTECEDEM A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA Avaliação Fisiológica Diagnóstico Médico Local cirúrgico e procedimento Resultados de exames Alterações

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM Candidato(a): Processo Seletivo Simplificado Hospital Alberto Rassi - HGG Edital nº. 005/2016 2ª ETAPA: PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO - 21/11/2016 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Leia atentamente as instruções

Leia mais

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP

TT-EEFEUSP TT-EEFEUSP emergências ambientais Exposição a condições extremas de temperatura Calor EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Frio Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência queimadura solar Eritema e dor na pele que se inicia

Leia mais

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação OUTUBRO ROSA 2018 FISIOTERAPIA para uma melhor recuperação A prevenção é o melhor caminho! utu ro osa A FISIOTERAPIA TEM IMPORTANTE PAPEL numa fase mais imediata do pós-operatório, atua na prevenção de

Leia mais

Objetivos da Respiração. Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono

Objetivos da Respiração. Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono Anatomia e Fisiologia pulmonar Objetivos da Respiração Prover oxigênio aos tecidos Remover o dióxido de carbono PatologiasRespiratórias Mais Comuns Patologias Respiratórias Mais Comuns Insuficiência Respiratória

Leia mais

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Responsáveis por 1 em cada quatro mortes de trauma. Ferimentos penetrantes de 15 a 30% requerem cirurgia. A maioria necessitam apenas de procedimentos

Leia mais

Drenos. Prof. Claudia Witzel

Drenos. Prof. Claudia Witzel Drenos 1 Conceito É um material que quando necessário ;e colocado em uma cavidade, ou ferida, para saída de líquidos, secreções, e ou ar, pois estes não deveriam estar presentes no local. 2 Objetivos dos

Leia mais

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA

Dr. Fábio Luiz Frade CIRURGIA PLÁSTICA RITIDOPLASTIA OU LIFTING FACIAL (CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL) Esta cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 168 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS

DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS DISFUNÇOES RESPIRATÓRIAS A DPOC se caracteriza por alterações progressivas da função pulmonar, resultando em obstrução ao fluxo aéreo. É constituída pelo enfisema, bronquite e asma. ENFISEMA É uma doença

Leia mais

Capítulo 9. Dor Torácica. Capítulo 9. Dor Torácica 1. OBJETIVOS

Capítulo 9. Dor Torácica. Capítulo 9. Dor Torácica 1. OBJETIVOS Capítulo 9 Dor Torácica 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular, os formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever os sinais e sintomas de dor torácica. Listar e descrever os principais tipos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Lição 03 AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE

Lição 03 AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE Lição 03 AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Citar as 5 fases da avaliação geral de um paciente; 2. Diferenciar a avaliação dirigida para trauma

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial DE-CPATF-006 1 de 5 1 Situação de Revisão Situação Data Alteração 0.0 27/01/2011 2 - Referência 01 CCIH Higienização das mãos; DE - CPATF- 002 Técnica de Realização de Curativos em feridas abertas; DE

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 13 CONTUSÃO TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 13.01 CONTUSÃO A contusão é uma lesão sem o rompimento da pele, tratando-se de uma forte compressão

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Disciplina ERG 0234 Integralidade do Cuidado em Saúde III 1- Enema ou lavagem intestinal

Leia mais

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto.

HEMORRAGIAS. Não deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; Não deve aplicar substâncias como pó de café ou qualquer outro produto. HEMORRAGIAS O controle de uma hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e não controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos. A hemorragia externa é a perda de sangue pelo rompimento

Leia mais

Assistência de Enfermagem rio

Assistência de Enfermagem rio Assistência de Enfermagem Pós-operatóriorio Pós-operatório rio O período pós-operatp operatóriorio tem início logo após o término t da operação e vai até a alta do paciente, podendo ainda se estender a

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 Aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012. ETEC Sylvio de Mattos Carvalho. Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes:

As profissões regulamentadas por lei de que trata o parágrafo único, do art. 3º do Regulamento do PROASA são as seguintes: Cartilha O PROASA consiste em disponibilizar aos beneficiários dos planos médico-hospitalares, serviços de Nutricionista e Terapia Ocupacional para atendimento em consultório, bem como, profissionais da

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira Procedimentos de Emergência Obstrução das Vias Aéreas MANOBRA DE HEIMLICH Obstrução das Vias Aéreas Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo

Leia mais