Software de Faturação Como Começar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Software de Faturação Como Começar"

Transcrição

1 Software de Faturação Como Começar Introdução Objectivo Este breve manual conduz o utilizador numa primeira utilização do Gestix após instalação do software ou disponibilização do serviço. As funções do menu Admin apresentadas permitem ao utilizador configurar os aspectos principais da aplicação. A operação do menu de Clientes e de Facturação proporcionam a verificação de outras configurações úteis, bem como a produção de um documento para teste de impressão. Finalmente é focada a impressão de documentos no posto de trabalho. A Quem se Destina este Manual Este manual destina-se a quem vai utilizar o Gestix pela primeira vez. Explica os campos de configuração da empresa, como criar uma ficha de cliente, e como fazer uma Fatura. Na preparação de um novo posto de trabalho pode ser útil consultar a secção Imprimir, para ajustar a configuração das propriedades de impressão do navegador Web).

2 Entrar no Gestix (Para abrir o programa utilize o atalho no menu Iniciar/Programas/Aplicações do seu computador) Para aceder aos menus de operação do Gestix é necessário digitar o código de utilizador (Login) e a palavra-passe. A escolha do Idioma, disponível nas licenças Multi-Lingue, é independente para cada utilizador. Nota: após uma atualização do software pode ser necessário refrescar a página do navegador. No Safari, menu Visualização - Recarregar Página (Cmd+R); no Internet Explorer, menu Ver - Refrescar Página (F5).

3 Nota Importante: para operar o Gestix utilize apenas os menus e botões de comando da aplicação. Não utilize os botões de navegação do explorador. Seta Vermelha Cancelar operação Seta Azul- Voltar ao ecrã anterior Mais - Adicionar ficha Lápis - Editar ficha X Vermelho - Anular ficha Pen - Gravar ficha Impressora - Imprimir para papel PDF - Gerar documento PDF Menu Principal Segue-se uma descrição dos vários menus que poderá encontrar numa solução Gestix.

4 Dashboard: Motor de busca do seu programa aqui pode pesquisar ações desevolvidas com os seus clientes como também ter acesso de uma forma imediata a tabelas de vendas, compras e grafico de contatos efetuados a futuros clientes (leads). Moedas: Onde se podem definir unidades monetárias, taxas de câmbio e validade das mesmas. Visão Global: Gráfico anual das vendas e compras e informação estatística da semana, mês e trimestre corrente face ao homólogo do ano anterior. Auditoria (SAFT): Funcionalidade obrigatória em software de faturação a operar no mercado Português. Permite a extração do ficheiro SAF-T PT 1.01 e 1.02 quando tal for solicitado por uma entidade fiscalizadora. CRM Leads: Permite gerir contactos com possíveis futuros clientes. Clientes: Gestão de fichas e contas de clientes, bem como de classes e campos personalizados para gestão de clientes. CRM Follow Up: Seguimento de propostas de fornecimento a clientes. Gestor de Tarefas: Permite gerir tarefas para os varios utilizadores ficando estas disponiveis na agenda. Projectos: Gestão de fichas de projectos aos quais se podem associar receitas e despesas. Debitos Diretos: Sistema de Débitos Diretos. Gestão de autorizações, pagamentos e recebimentos efetuados através da SIBS. Força de Vendas: Gestão de campanhas de vendas, permite restringir o acesso de operadores apenas a parte do ficheiro de clientes e tabela de preços exclusiva. Contratos e Avenças: Registo, gestão e facturação automática de contratos de fornecimento de serviços regulares.

5 Encomendas: Registo, consulta e gestão de encomendas, Propostas ou Facturas Pró-Forma emitidas a clientes. Faturação: Registo, consulta e gestão de envio de mercadorias, faturação, vendas, recebimentos, devoluções, créditos e débitos a clientes. Serviço Clientes: Também conhecido por RMA, permite a gestão de serviços pós-venda, como por exemplo, reparações ou substituição de equipamentos. Ponto de Venda: O terminal de ponto de venda permite um registo mais fluído de vendas num posto de trabalho exclusivo para esse fim. Facturação Loja Online: Permite acompanhar as vendas realizadas num site de vendas online através do módulo opcional WebShop Invoice. Vendedores: Permite criar e gerir fichas e contas correntes de vendedores com comissões de vendas. Serviços: Gestão de fichas de serviços facturados regularmente. Outros Itens: Local onde é possível pesquisar todos os itens que tenham sido introduzidos em documentos sem que tenham ficha própria, de artigo ou de serviço, como por exemplo, uma descrição de serviço mais longa. Artigos: Local onde se criam e gerem fichas de artigos, listas de preços, movimentos de stock e inventários dos mesmos. Famílias: Aqui é possível criar famílias de artigos para agrupá-los mediante características comuns. Produção: Este módulo adicional permite gerir processos de transformação de matérias primas em produto acabado, manipulando automaticamente as existências de artigos associadas. Números de Série: Consulta de movimentos de artigos identificados por número de série. Números de Série/Batch numbers: Consulta de movimentos de artigos vendidos em lote. Armazenagem/Multi-Armazém: Permite a criação e gestão de um ou mais locais de armazenagem e fazer entradas e saídas de artigos para acerto de existências. Fornecedores: Local onde de criam e gerem fichas de fornecedores e respectivas contas correntes. Encomendas de Fornecedores: Registo, consulta e gestão de encomendas emitidas a fornecedores ou Propostas e Facturas Pró-Forma recebidas dos mesmos.

6 Compras: Registo, consulta e gestão de recepção de mercadorias, compras, pagamentos, devoluções, créditos e débitos referentes a fornecedores.

7 Clientes Na área de clientes pode criar novas fichas de cliente, aceder e pesquisar fichas de clientes existentes, gerar relatórios e listagens e criar classes e atributos para classificação e pesquisa de clientes. Atributos e Classes Os atributos e classes são ferramentas que permitem classificar os clientes, fornecendo informação adicional e facilitando as pesquisas. Cada cliente pode ter assinalados diversos atributos mas pode pertencer apenas a uma classe.

8 Configurar ou definir Atributos Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Clientes. Para editar atributos já definidos, clique no botão antes do nome do atributo a editar, proceda às alterações e grave. Para criar um novo atributo, clique no botão e escolha um nome para o atributo. Marcado por Defeito significa que sempre que criar uma nova ficha de cliente este atributo estará seleccionado. Disponível para Critério de Listagem significa que este atributo está disponível como condição para afinar as pesquisas e obter listagens. Configurar ou definir Classes Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Clientes. Para editar classes já definidas, clique no botão antes do nome da classe a editar, proceda às alterações e grave. Para criar uma nova classe, clique no botão, preencha os diversos campos e defina se esta classe deve aparecer marcada por defeito. Atributos e Classes podem ser apagados apenas quando não estão atribuídos em nenhuma ficha de cliente. Neste caso aparece uma cruz antes do nome que permite apagá-los. Criar uma Ficha de Cliente No ecrã Clientes escolha o botão. Vai aceder a uma nova ficha de cliente onde pode inserir informação sobre o cliente. A identificação e contactos da empresa. Os nomes, endereços de e telefones das dos contactos dentro da empresa. Comentários sobre o cliente (os comentários podem mais tarde ser inseridos nas facturas do cliente, caso deseje). Os Atributos e Classes são indicadores que classificam o cliente. Pode ainda definir condições acordadas com o cliente, como descontos ou dias de crédito. Após preencher a nova ficha de cliente, clique em Gravar.

9 Visualizar uma Ficha de Cliente Para aceder a uma ficha de cliente basta-lhe clicar no nome do cliente a partir do resultado de uma pesquisa ou na lista de clientes acedidos recentemente, no lado esquerdo do ecrã Clientes.

10 As fichas de cliente podem ser alteradas ou impressas. Podem também ser apagadas mas apenas caso não existam documentos registados para esse cliente. No topo da ficha encontra os menus a conta do cliente ou as vendas efectuadas que lhe permitem consultar Pesquisar Clientes No ecrã clientes escolha Listagem de Clientes. Pode depois definir diversos critérios de pesquisa: por código ou nome do cliente, por zona geográfica, escolhendo todos os clientes de uma determinada classe ou definindo as condições a que a pesquisa deve obedecer, entre outras opções. Clique em Prosseguir para aceder à listagem de clientes. Pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo. Gerar Relatórios e Listagens de Clientes Para gerar um mapa o procedimento é muito semelhante ao da pesquisa de clientes. Deverá escolher o tipo de mapa a gerar e definir os critérios de pesquisa. Tem algumas opções acrescidas, entre elas a definição do intervalo de datas entre as quais pretende seleccionar os documentos. Clique em Prosseguir para aceder ao mapa seleccionado. Pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo.

11 Facturação Na área de facturação pode emitir ou pesquisar documentos e gerar diversos tipos de mapas. Pode também definir comentários frequentes a inserir nos documentos.

12 Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Facturação. Para editar comentários já definidos, clique no botão antes do nome do comentário a editar, proceda às alterações e grave. Para criar um novo comentário, clique no botão, escreva o comentário, indique se aparece impresso sempre que emite novo documento e, caso deseje restringir o seu uso apenas a determinado tipo de documentos, indique a série de documentos para a qual o comentário deve estar disponível. Emitir uma Fatura.

13 No ecrã de Faturação seleccione o documento Fatura e clique no botão Novo. O primeiro passo para emitir a factura é indicar o cliente a que se refere. Se o cliente está já registado na base de dados clique no botão Pesquisar para escolher o cliente, ou no caso de saber a sua ID, basta indicá-la e pressionar Enter para preencher os restantes dados. Se se trata de um novo cliente, marque a opção Novo, preencha os dados do cliente e clique no botão Gravar para validar os dados. Ao inserir um novo cliente directamente num documento está em simultâneo a criar a sua ficha (pode indicar dados complementares como o que não aparecem no documento mas ficam registados na nova ficha). Inserir linhas no documento Para registar uma linha referente a um artigo ou serviço cuja ficha tenha sido previamente criada basta indicar a sua referência no campo Refª Item e premir Enter para que a informação necessária seja extraída dos registos. Alternativamente, e caso não saiba as referências atribuídas de memória, pode utilizar os botões para pesquisar nos respectivos registos. O botão permite a introdução de texto complementar ou constitui uma forma alternativa para a introdução de um serviço (útil para longas descrições). Finalmente, o botão permite que seja adicionada uma linha que faça menção a um documento previamente registado, tal como uma Nota de Encomenda ou uma Guia de Remessa. Neste caso, o valor desse documento será o valor desta linha. Preencha ou altere os dados restantes como desejar e clique no botão para gravar a linha. Uma linha gravada pode ser apagada, ou editada para alterar a informação. Campos de transporte são opcionais podera configurar esta opção em 'Incluir Carga/Descarga' da serie do documento que desejar. Pode inserir Expedição/Viatura (matricula ou veiculo) e restante informação, o que inserir aqui será automaticamente preenchida ao criar a guia de transporte

14 associado no documento a ser comunicado á comunicar a AT, podendo esta ser alterada. Notas e Comentários Na parte inferior da factura pode escrever notas ou inserir comentários. Os comentários marcados por defeito aparecem já no campo de impressão. Pode clicar num dos comentários pré-definidos ou nos comentários específicos do cliente para os transportar para o campo de impressão. Após o preenchimento da factura clique em Gravar no topo do ecrã, podera caso clicar em verificar caso não esteja aparecer o botão gravar, desta forma obtera um notificação com a não conformidade dos dados inseridos. Pode depois imprimir a factura para a impressora, usando o botão, ou produzir um PDF, usando o botão, ou clicar nos botões Voltar ou Sair para prosseguir o seu trabalho. Registar um Pagamento (Recibo) No ecrã Faturação seleccione o documento Recibo e clique no botão Novo. Indique o cliente. Utilize o botão para escolher um ou mais documentos a registar. Pode atribuir um desconto a cada factura que consta no recibo, em termos de percentagem ou de valor a descontar, preenchendo as colunas de desconto. Pode também efectuar um desconto final preenchendo a percentagem ou valor nos campos de descontos abaixo das linhas do documento. Especifique o tipo de pagamento. Verifique e grave o recibo que poderá depois imprimir. Registar um pagamento parcial Utilize o botão Documento para escolher o documento a registar. Edite a linha e altere a quantia para o montante efectivamente pago. Desta forma regista um pagamento parcial e o documento de origem pode mais tarde ser utilizado para a criação de um ou mais novos recibos. Especifique o tipo de pagamento. Verifique e grave o recibo que poderá depois imprimir.

15 Pesquisa de Documentos No ecrã Facturação escolha o documento que pretende pesquisar. Tem depois diversos critérios de pesquisa que pode escolher, como a indicação do Número, caso pretenda encontrar um documento em particular, ou um intervalo de datas para encontrar diversos documentos, entre outras opções. Clique em Pesquisar para aceder à listagem de documentos que pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo. Extrair Mapas Para gerar um mapa deve escolher tipo de mapa que pretende gerar, escolher o intervalo de datas a contemplar e a série de documentos a incluir. Por exemplo: se escolher o mapa Listagem de Vendas e na série indicar Todos, todos os documentos de vendas serão incluídos no mapa, se pretender incluir apenas as vendas a dinheiro, deve escolher a série correspondente à venda a dinheiro. Clique em Continuar para aceder ao mapa seleccionado que pode depois imprimir, PDF ou exportar para folha de cálculo.

16 Anular Documentos É possível anular documentos no Gestix. A condição necessária para o fazer é que esses documentos não estejam fechados por outros documentos. Por exemplo, uma factura para a qual já tenha sido passado um recibo não pode ser anulada sem antes se anular o recibo correspondente. Anular Irreversivelmente um documento Deve abrir-se o documento que se pretende anular e clicar no botão no topo do ecrã. O documento anulado mantém-se presente na base de dados, o seu número está ocupado e pode ainda ser impresso mas os seus valores deixam de se reflectir ao nível do sistema e a indicação Anulado aparece nas listagens ou impressões. Impressão de Documentos Após a gravação de um documento, ou mais tarde ao consultá-lo, é possível pedir a sua impressão a partir dos botões Impressora ou PDF presentes no topo esquerdo do ecrã de edição do documento. Opções de Impressão de Documentos À direita dos botões que permitem gerar a impressão de um documento, encontram-se quatro listas de opções. Modalidade de Logotipo Logotipo-Imagem: a imagem que selecionou no menu Admin/Configuração. Logotipo-Texto: o texto que definiu no menu Admin/Configuração. Imagem+Texto: o logotipo é apresentado no cabeçalho, o texto no rodapé. Blank: o espaço do logotipo é preenchido em branco. Sem logotipo: o espaço do logotipo não é

17 preenchido. Modelo do Impresso Escolha desta lista um dos vários modelos de impressos disponibilizados juntamente com a aplicação. Abaixo são apresentados exemplos de cada um destes modelos. Se necessitar de um modelo personalizado, consulte a documentação relativa à personalização de documentos ou o nosso apoio comercial para requerer um serviço de personalização de modelos. Europe USA

18 Cristal Carta Azul Light

19 Idioma de Impressão Permite escolher o idioma em que se pretende imprimir o documento (versões Multi-Lingue). Nº de Linhas por Página Permite variar o tamanho da área reservada aos items (ou linhas) do documento.

20 Moeda O ecrã Moeda permite-lhe definir de que forma a moeda é indicada nos documentos e o número de casas decimais com que os valores são apresentados. Pode ainda especificar um número de casas decimais diferentes para os preços unitários (útil quando se trabalha com itens de valor muito baixo). Para alterar as especificações clique no nome da moeda e seguidamente no botão do lápis para editar. Faça as alterações necessárias e clique no ícone para gravar.

21 Imprimir no Gestix Existem duas opções para impressão de documentos ou listagens. A impressão directa que utiliza o browser como intermediário e a impressão através de um ficheiro PDF. Impressão Directa Esta impressão é acedida através do botão Imprimir no topo de documentos ou listagens. Para configurar a impressão directa é necessário no Browser indicar as preferências de impressão, tais como o tipo de página e a largura das margens. É recomendado configurar o browser para não incluir cabeçalho e rodapé (endereço web, número de página, etc). Configurar o Internet Explorer: No menu ficheiros, clique em configurar a pagina e remova o respectivo cabeçalho e rodapé

22 Outra configuração importante é a impressão de fundos, sombreados etc, que poderá estar desactivada. Para activar vá ao menu ferramentas, Opções da Internet e configure:

23 Configurar o Safari Clique em Arquivo, Imprimir e edite de forma semelhante à seguinte figura: Configurar o Firefox Menu ficheiro, configurar a página:

24 Margens e cabeçalho/rodapé :

25 Impressão a partir de PDF Ao clicar no botão PDF disponível no topo de listagens ou documentos gera um ficheiro PDF que pode imprimir ou guardar no seu computador para arquivo ou para enviar por . As configurações do funcionamento do gerador de PDF estão no menu Admin/Configuração do Gestix.Inicialização de Licença Vitalícia (Se não adquiriu uma licença vitalícia, o programa não apresentará esta página e deve saltar esta secção.) Na primeira vez que o sistema é acedido, será apresentada a página de Licenciamento do Gestix, onde deverá ser introduzida a identificação da empresa, da licença Gestix, e do utilizador inicial. Idioma Base: determina o idioma em que são denominados os documentos fiscais. Por exemplo, se escolher o idioma Português, a factura será denominada FACTURA, enquanto que se escolher Inglês, a factura será denominada INVOICE. A escolha deste campo é muito importante uma vez que já não poderá ser alterado posteriormente. Em versões certificadas AT/DGCI, quando o país escolhido é Portugal, o idioma é obrigatoriamente o Português. Empresa Licenciada: Insira a denominação da entidade contribuinte.

26 Número de Série da Licença: Introduza o Número de Série da sua licença, normalmente mencionado na embalagem ou na respectiva factura. País: Seleccione o País. Região: Seleccione a região administrativa. Número de Contribuinte: Insira o número de identificação fiscal. Não utilize espaços nem qualquer outro separador entre os dígitos. Telefone: Insira o número de telefone de contacto. introduza o endereço de da sua entidade. Nome: Nome do utilizador principal (Manager) Login: Código de acesso do utilizador principal (Manager) Palavra-Passe: Chave para acesso protegido. Confirme Palavra-Passe: Confirmação da chave. Li e aceito o Acordo de Licenciamento de Utilizador Final: Aceda ao documento 'Acordo de Licenciamento de Entidade Utilizadora' através desta ligação. Leia e imprima este documento para futura referência. Caso aceite os termos deste acordo, marque a caixa de verificação e prima Continuar.

27 Menu ADMIN No menu Admin são apresentadas um conjunto de opções onde poderá definir e configurar diversos parâmetros da aplicação. Na primeira vez que é efectuado o acesso, o utilizador é transportado para a página de Configuração da Entidade Utilizadora descrita mais abaixo. Voltar - Permite voltar ao menu principal de trabalho. Cópia de Segurança - Aqui realiza diversas operações que asseguram a integridade dos seus dados. A mais importante é a criação de uma cópia da base de dados que deve efectuar com regularidade e guardar no seu computador ou num dispositivo externo de armazenamento. É neste área também que é possível recuperar uma base de dados a partir de uma cópia de segurança. Atenção, a operação de recuperação substitui a informação da base de dados pela informação contida na cópia. No caso do ficheiro de cópia não ser válido ou estar corrompido pode comprometer o funcionamento da aplicação. Configuração Dá acesso à página de configuração geral do Gestix. Detalhes da Entidade Utilizadora: Preencha estes campos com as informações da sua empresa. Estes campos são meramente informativos, não têm efeito na impressão de listagens ou documentos. Configuração do Gestix: Defina em que formato são apresentadas as datas e números. Configuração de Impostos: Defina como quer tratar o IVA, IRS Ecotaxa, imposto de Selo e indique as respectivas taxas. Documentos de Vendas: Defina quantas colunas de descontos irá conter o seu documento de

28 vendas, bem como outras definições disponíveis. Segurança: Defina o comportamento da aplicação nas situações indicadas. Documentos de Compras: Defina quantas colunas de descontos irá conter o seu documento de compras, bem como outras definições disponíveis. Processamento de Itens de Stock: Defina o comportamento da aplicação nas situações indicadas. Impressão de Documentos de Faturação: Permite-lhe personalizar a impressão de documentos de faturação. Escolha a imagem que deseja inserir nos documentos. Especificações da imagem: Formato: jpg, gif, png ou bmp Dimensões: 600 x 320 pixeis (ou proporcional) Pode também configurar as informações que serão impressas nos documentos em alternativa ou cumulativamente à imagem. Este campo aceita etiquetas de HTML para permitir a formatação da informação. Impressão de Listagens e Relatórios: Permite-lhe personalizar a impressão de listagens. Escolha uma imagem para figurar no topo das listagens. Especificações da imagem: Formato - jpg, gif, png ou bmp Dimensões x 64 pixeis (ou proporcional) Gerador de PDF: O Gestix pode imprimir documentos e listagens no formato PDF. Aqui pode definir a largura das margens do ficheiro PDF. Margens de Página (PDF): O Gestix pode imprimir documentos e listagens no formato PDF. Aqui pode definir o tamanho da página e a largura das margens do ficheiro PDF. Licenciamento - Onde se introduz a chave de registo ou de upgrade da Licença e se pode consultar uma lista das funcionalidades presentas na licença atual. Resumo - Um resumo da configuração da sua edição. Utilizadores - Nesta área pode criar o perfil dos utilizadores que acedem à aplicação. Indique para cada um login e password e atribua-lhe um perfil de funções. Funções - Edite e crie perfis de funções. Para cada perfil indique quais as áreas na aplicação que pode aceder e quais as operações que pode realizar. Documentos - Nesta área acede a uma listagem dos documentos disponíveis que pode editar para fazer alterações. Para editar clique no ícone do lápis antes do nome do documento.

29 Disponível: se seleccionado o documento fica disponível para utilização no menu de facturação. Numerado: o Gestix numera automaticamente os documentos. Quando esta opção está seleccionada a numeração é mais rigorosa obrigando a que a sequência de números e datas seja mantida. Próx. Número: permite definir o próximo número da série. Nos documentos Fiscais permite definir apenas o primeiro número da série de cada ano civil. Uma vez guardado o primeiro documento, só no ano seguinte será possível alterar a numeração. Nº de Cópias: indica o número de cópias a imprimir. Incluir Carga/Descarga: indique se quer que esta informação esteja disponível nos documentos. Modalidade de Logotipo: escolha como quer que apareça a informação da sua empresa nos documentos. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Linhas/Pág.: defina o tamanho da página indicando uma dimensão prédefinida ou o número de linhas a incluir. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Cópias por Página: indique quantas cópias de cada página quer imprimir. Modelo de Impresso: permite indicar, entre os modelos disponíveis, qual o que pretende utilizar nas impressões. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Ficheiro Modelo do Impresso: utilizado apenas para personalizações avançadas dos impressos. Taxas de IVA - Permite indicar a taxa de defeito e indicar taxas alternativas. Meios de Pagamento - Permite indicar quais os meios de pagamento disponíveis em documentos como o recibo ou a venda a dinheiro. Idades de Saldo - Para definir o intervalo de dias nas listagens de Antiguidade do Saldo. Texto - Quando emite um pedido de pagamento, este tem no início e no fim um texto pré-definido. Aqui pode editá-lo e fazer os ajustes que considerar indicados. Posições - Permite definir as classificações disponíveis para os contactos dentro das fichas de cliente. CHRONOPOST/CTT/DHL - Configuração de contas de cliente destas transportadoras. Histórico de Operações - Aqui é possível consultar as últimas operações efectuadas na aplicação, como por exemplo, acessos, registo de novos documentos ou fichas, impressão de documentos, etc.

30 Verificação de Consistência - Permite lançar uma verificação à informação guardada na base de dados. Esta operação poderá ser necessária em situações tais como o fecho inadvertido da janela do browser ou falha de alimentação de corrente eléctrica durante a gravação de dados. Parâmetros - Neste ecrã são definidos alguns parâmetros avançados do funcionamento da aplicação que deverão ser apenas alterados se forem recebidas indicações específicas para o fazer. Idiomas - Selecione os idiomas que deverão estar disponíveis quer para o interface de utilizador quer para a impressão de documentos.

31 Conteúdo Introdução...1 Objectivo...1 A Quem se Destina este Manual...1 Entrar no Gestix...ii Menu Principal...3 Clientes...5 Atributos e Classes...5 Criar uma Ficha de Cliente...6 Visualizar uma Ficha de Cliente...7 Pesquisar Clientes...8 Gerar Relatórios e Listagens de Clientes...8 Facturação...9 Configurar ou definir Comentários...10 Emitir uma Fatura...12 Inserir linhas no documento...13 Notas e Comentários...13 Registar um Pagamento (Recibo)...14 Registar um pagamento parcial...14 Pesquisa de Documentos...14 Extrair Mapas...14 Anular Documentos...15 Impressão de Documentos...16 Opções de Impressão de Documentos...16 Modalidade de Logotipo...16 Modelo do Impresso...16 Europe...17 USA...17

32 Cristal...17 Carta...17 Azul...17 Light...17 Idioma de Impressão...18 Nº de Linhas por Página...18 Moeda...19 Imprimir no Gestix...20 Impressão Directa...20 Impressão a partir de PDF...23 Menu ADMIN...25 Gestix Get Started Manual - rev9 - Copyright Westix-TI - Gestix Software

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Gestix Manual de Utilizador

Gestix Manual de Utilizador Gestix Manual de Utilizador Gestix.com Aceder ao menu Gestix Para abrir o programa utilize o atalho no menu Programas/Aplicativos do seu computador. Para aceder aos menus de operação do Gestix é necessário

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus legítimos detentores.

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice Manual de Iniciação BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 a) BackOffice:... 4 b) Acesso BackOffice:... 4 4. Zonas... 6 c) Criar Zona:... 7 d) Modificar Zona:... 8 e) Remover

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Manual básico do Utilizador Software de Facturação e Gestão Comercial On-line Level 7 Basic, Light & Premium Este Software é fornecido com um número de

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

Guia Utilizador do Serviço WebEDI da

Guia Utilizador do Serviço WebEDI da Guia Utilizador do Serviço WebEDI da Índice Activar conta WebEDI... 1 Aceder ao serviço WebEDI... 2 Recuperar dados de acesso... 3 WebEDI... 4 Editar dados do utilizador... 5 Consultar dados da Empresa...

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Acesso ao Comercial. Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa

Acesso ao Comercial. Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa Acesso ao Comercial Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa Neste Manual são apresentados écrans preenchidos com dados para melhor exemplificar as funcionalidades do programa. O uso do

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

ZSRestWEB. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSRestWeb

ZSRestWEB. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSRestWeb ZSRestWEB Manual de Iniciação BackOffice 2 Introdução 4 Iniciar ZSRestWeb 4 Adicionar Atalho 4 Entrar no ZSRestWEB 5 Apresentação do ZSRestWEB 6 Widgets 7 Exemplo de Widget em Tabela: 8 Exemplo de Widget

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

ZSBMS. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSBMS

ZSBMS. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSBMS 1 ZSBMS Manual de Iniciação BackOffice 2 Table of Contents Introdução... 4 Iniciar ZSBMS... 4 Adicionar Atalho... 4 Entrar no ZSBMS... 5 Apresentação do ZSBMS... 6 Widgets... 7 Exemplo de Widget em Tabela:...

Leia mais

IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR

IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR importexpressonline.dhl.com PREPARE E FAÇA A GESTÃO DOS SEUS ENVIOS DE UMA FORMA RÁPIDA E PRECISA COM DETALHES DE CONTA SEGUROS E VISIBILIDADE DO ENVIO COM O

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.15

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.15 ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.15 COPYRIGHT Esta adenda foi elaborada pela ItBase soluções informáticas S.A.. ( ItBase ), tendo sido redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico. Esta adenda é entregue aos

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte.

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. Comunicação documentos de transporte Gestix 5.0 Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. É Facil e rapido. Comunicação dos Documentos

Leia mais

Excel - Ficha de Trabalho

Excel - Ficha de Trabalho Excel - Ficha de Trabalho Facturação Avançada O trabalho que se segue consistirá numa folha de cálculo com alguma complexidade, em que existirão diferentes folhas no mesmo livro. Neste serão criadas Bases

Leia mais

Porque as suas regras de negócio são específicas, precisa de uma sua solução de gestão que permite gerir essa diferença.

Porque as suas regras de negócio são específicas, precisa de uma sua solução de gestão que permite gerir essa diferença. Porquê NEXT Vision Porque as suas regras de negócio são específicas, precisa de uma sua solução de gestão que permite gerir essa diferença.... Poder de adaptação Porque cabe a si decidir como pretende

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Actualização. Versão 5.1.36

Actualização. Versão 5.1.36 Actualização Versão 5.1.36 Julho 2009 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL Introdução Este documento descreve as características principais adicionadas ao JURINFOR JuriGest.

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais:

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: GESTÃO DE STOCKS Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: 1. Garantir que têm os artigos todos criados no Sublime 2. Fazer a contagem de todos os artigos que estão a uso, em expositores

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Ficha de Fornecedor Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Consulta de todas as entradas de material deste Fornecedor Poderá realizar Notas de Encomenda, Devoluções,

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

VISITA GUIADA ESPACE PRO PORTUGAL

VISITA GUIADA ESPACE PRO PORTUGAL A France Air Portugal on-line A qualidade de sempre O mesmo profissionalismo Mais serviços criação de orçamentos on-line consulta dos orçamentos guardados validação dos orçamentos para encomenda via web

Leia mais

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR

SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Leaseplan Portugal Bertrand Gossieaux SIM - SUPPLIERS INVOICING MANAGER - MANUAL DE UTILIZADOR Page2 INDICE 1. LOGIN, ESTRUTURA E SAÍDA DO SIM... 3 a) Login... 3 b) Estrutura principal... 4 c) Saída da

Leia mais

Funcionalidades Standard Premier Prestige Produto

Funcionalidades Standard Premier Prestige Produto FactuPlus Evolução Funcionalidades Standard Premier Prestige Produto base* Funcionalidades gerais dos produtos Nº de postos 1 3 5 1 Nº de empresas 2 25 50 2 Muti-Utilizador Base de Dados MDB MDB MDB MDB

Leia mais

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária)

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) /curriculum Julho de 2008 Versão 1.1 1 Introdução O objectivo deste guia é auxiliar o utilizador da Plataforma

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

Módulo de CRM. Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES]

Módulo de CRM. Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES] Módulo de CRM Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES] Um software com cada vez mais funcionalidades a pensar no seu negócio! A quem se destina As empresas que pretendem

Leia mais

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Novas funcionalidades: - Fatura Simplificada (Certificação AT Janeiro de 2013) - Ficheiro SAFT (Certificação AT Janeiro de 2013) - Séries de Faturação (Certificação

Leia mais

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida

WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida WorkinProject 8 Manual de Referência Rápida Flagsoft, Lda 2015 Índice 1. Introdução...3 2. Integrador - Interface com o utilizador...4 3. Registo de actividade - Folha de horas...5 4. Agenda e colaboração...7

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

Manual de utilização versão 4

Manual de utilização versão 4 Manual de utilização versão 4 Manual de Referência GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: geral@gmi.mail.pt Assistência:

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE A EQUIPA DO PTE 2009/2010 Índice 1. Entrar na plataforma Moodle 3 2. Editar o Perfil 3 3. Configurar disciplina 4 3.1. Alterar definições 4 3.2. Inscrever alunos

Leia mais

Manual de Access 2007

Manual de Access 2007 Manual de Access 2007 Índice Introdução... 4 Melhor que um conjunto de listas... 5 Amizades com relações... 6 A Estrutura de uma Base de Dados... 8 Ambiente do Microsoft Access 2007... 9 Separadores do

Leia mais

XD SPA. www.xdsoftware.pt

XD SPA. www.xdsoftware.pt 1. Introdução XD SPA é uma aplicação direcionada à gestão de Institutos de Beleza, Cabeleireiros e SPA s. É desenvolvido na mesma base da aplicação XD POS tirando todo o partido das mesmas funcionalidades

Leia mais

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com Manual Gestix Personalização de Documentos Gestix.com Objectivo Este manual tem por objectivo ajudar o profissional e o utilizador com conhecimentos técnicos a personalizar o layout das facturas e outros

Leia mais

Conteúdo deste Manual

Conteúdo deste Manual GestCom 64 intelli 1 Conteúdo deste Manual Parte I:>> Introdução...4 Parte II:>> Instalação do Programa...5 1. Configuração mínima exigida...5 2. Como instalar...5 3. Licenciamento e Registo...6 3.1. Instalar

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2013 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

GICnet 1 Última atualização: 2016/01/11 inventore : oficina de software

GICnet 1 Última atualização: 2016/01/11 inventore : oficina de software GICnet 1 Última atualização: 2016/01/11 inventore : oficina de software Índice Acerca deste manual... 2 Observações importantes... 3 Conheça o GICnet... 4 Começar a utilizar... 5 Abrir o GICnet... 6 Autenticação...

Leia mais

GUIA DE PROCEDIMENTOS E CONFIGURAÇÕES. Inclui informações sobre Cópias de Segurança e Comunicação do Inventário de Existências

GUIA DE PROCEDIMENTOS E CONFIGURAÇÕES. Inclui informações sobre Cópias de Segurança e Comunicação do Inventário de Existências GUIA DE PROCEDIMENTOS E CONFIGURAÇÕES Inclui informações sobre Cópias de Segurança e Comunicação do Inventário de Existências Alidata Versão 1.0 Data de Criação: 15.12.2014 INTRODUÇÃO Este documento inclui

Leia mais

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip DHL IntraShip Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip 3 4 O IntraShip permite elaborar cartas de porte para os seus envios, fazer pedidos de recolha, fazer o seguimento

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

Sistema Tratamento Informação Lavandarias

Sistema Tratamento Informação Lavandarias Sistema Tratamento Informação Lavandarias www.software-global.info 1 Programa de Lavandarias IMPORTANTE: Ter atenção que: 1-Nos talões não é permitido modificar a ficha e alterar ou adicionar talões no

Leia mais

Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00

Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00 Manual de Utilizador Aplicação Cliente Web Versão 1.0.00 Edição 1 Agosto 2011 Elaborado por: GSI Revisto e Aprovado por: COM/ MKT Este manual é propriedade exclusiva da empresa pelo que é proibida a sua

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Menu Geral! 5. Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5. Como configurar o POWERFACT e os Dados da Empresa?! 7

Menu Geral! 5. Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5. Como configurar o POWERFACT e os Dados da Empresa?! 7 Índice Menu Geral! 5 Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5 Como configurar o POWERFACT e os Dados da Empresa?! 7 Envio de documentos via Email! 10 Ligação com Loja online "oscommerce"! 10 Configurações

Leia mais

Índice. Menu Gestão 49 Como posso fazer um Plano de Orçamento Anual? 49 Como posso analisar todos os Documentos não liquidados? 51. Menu Relatórios 52

Índice. Menu Gestão 49 Como posso fazer um Plano de Orçamento Anual? 49 Como posso analisar todos os Documentos não liquidados? 51. Menu Relatórios 52 Índice Menu Geral 5 Como obter uma análise rápida do meu negócio? 5 Como configurar o KeyInvoice e os Dados da minha Empresa? 5 Como criar e gerir os Utilizadores? 9 Como posso alterar a minha Senha de

Leia mais

www.tacas-software.com Guia de Instalação e Manual do Utilizador TACAS-SOFTWARE - Guia de Instalação e Manual do Utilizador

www.tacas-software.com Guia de Instalação e Manual do Utilizador TACAS-SOFTWARE - Guia de Instalação e Manual do Utilizador www.tacas-software.com Guia de Instalação e Manual do Página 1 de 37 Software de Gestão Comercial Portátil NOTA IMPORTANTE: O SEU SOFTWARE DE GESTÃO É FORNECIDO COM UM NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO QUE SE ENCONTRA

Leia mais

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda.

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda. 1 P á g i n a Procedimentos Inventário AT 2014 Software Olisoft-SIG.2014 Verificar Versão dos Módulos Instalados Em primeiro lugar deveremos verificar se o programa SIG está actualizado. Esta nova rotina

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Menu Geral! 5. Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5. Como configurar o FactWeb e os Dados da Empresa?! 6

Menu Geral! 5. Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5. Como configurar o FactWeb e os Dados da Empresa?! 6 Índice Menu Geral! 5 Como obter uma análise rápida do meu negócio?! 5 Como configurar o FactWeb e os Dados da Empresa?! 6 Envio de documentos via Email! 10 Ligação com Loja online "oscommerce"! 10 Configurações

Leia mais

4200-314 PORTO 1250-102 LISBOA Telef. 22 5512000 Telef. 21 3976961/2 Fax 22 5512099 Fax 21 3962187

4200-314 PORTO 1250-102 LISBOA Telef. 22 5512000 Telef. 21 3976961/2 Fax 22 5512099 Fax 21 3962187 Gestão Definição A Gestão determina as características da actividade da empresa no mercado, controlando as relações entre a tesouraria, o potencial e a rotação de produtos, os vendedores, os clientes,

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda)

ZS Rest. Manual de Iniciação. FrontOffice (ponto de venda) Manual de Iniciação FrontOffice (ponto de venda) 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Início de Operador... 5 b) Fazer login de Empregado:... 5 c) Botões de Acção:...

Leia mais

Instalação do Gnet em Linux e Unix

Instalação do Gnet em Linux e Unix Instalação do Gnet em Linux e Unix Visão Geral Instalar o Gnet Configurar o Gnet Inserir o Logotipo nas Facturas A Primeira Factura Manutenção conteúdo Visão Geral A configuração do Gnet compreende as

Leia mais

SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas

SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas 01-01-2006 SRCT Sistema de Gestão de Receitas e Cobrança de Taxas Rev 1.0 1 INDICE 1 Indice... 2 2 Introdução... 3 2.1 Acesso ao sistema... 3 3 Login... 4 3.1 Primeiro Login... 4 4 Gestão de Declarações...

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

ZSRest. Manual de Configuração. Serviço de Entregas. V2011-Certificado

ZSRest. Manual de Configuração. Serviço de Entregas. V2011-Certificado Manual de Configuração Serviço de Entregas V2011-Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Configuração... 3 4. Funcionamento Frontoffice... 4 a) Pedido normal... 4 b) Pedido baseado noutras encomendas...

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor 20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor Manual do Utilizador Professor... 1 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 2. Autenticação... 6 2.1. Criar um registo na LeYa Educação... 6 2.2. Aceder ao

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

POSTOUCH. Manual Software

POSTOUCH. Manual Software POSTOUCH Manual Software Introdução Introdução POS TOUCH é uma solução direcionada a pequenos postos de venda, que tem necessidade de criação de muitos talões de uma forma linear e rápida. A solução implementa

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser

Leia mais

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA

GIGrecibos. Sistema de Emissão de Recibos de Donativos. Para Igrejas. Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA wgig GIGrecibos Sistema de Emissão de Recibos de Donativos Para Igrejas Produzido e distribuído por: VIBISinfor Rua Nova, 10 7490-250 MORA tel: 266403273 www.vibis.com 1 Conteúdo wgig... 1 Avisos legais...

Leia mais

Plataforma de Comunicação Colaborativa. Programa Espaço Atlântico. Guia do utilizador da área Projectos

Plataforma de Comunicação Colaborativa. Programa Espaço Atlântico. Guia do utilizador da área Projectos Plataforma de Comunicação Colaborativa Programa Espaço Atlântico Guia do utilizador da área Projectos Versão Junho 2010 Investindo no nosso futuro comum Guia do utilizador da área Projectos Versão Junho

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Faturação/ Vendas ao Balcão Emissão dos seguintes documentos de vendas: Faturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Portal Web de Apoio às Filiadas

Portal Web de Apoio às Filiadas Portal Web de Apoio às Filiadas Manual de Utilizador Externo Titularidade: FCMP Data: 2014-02-03 Versão: 1 1 1. Introdução 3 2. Descrição das Funcionalidades 4 2.1. Entrada no sistema e credenciação de

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Manual de Produto (última atualização em 28.11.2014)

Manual de Produto (última atualização em 28.11.2014) Manual de Produto (última atualização em 28.11.2014) PRIMAVERA Business Software Solutions Índice Introdução 4 Subscrição do Serviço 4 Como subscrevo o serviço? 4 Acesso ao ELEVATION Space 4 Portal ELEVATION

Leia mais

Manual de Referência. Manual de utilização

Manual de Referência. Manual de utilização Manual de utilização Manual de Referência GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: geral@gmi.mail.pt Assistência: suporte@gmi.mail.pt

Leia mais

Guia de Depósito Teses

Guia de Depósito Teses Guia de Depósito Teses Descreva o documento que está a depositar Página 1 Se seleccionar todas as opções nesta página, visualizará um formulário diferente, modificado com o intuito de capturar informações

Leia mais

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Pré-Analisador SAFT-PT EnterpriseSnap

Pré-Analisador SAFT-PT EnterpriseSnap Pré-Analisador SAFT-PT EnterpriseSnap Tendo em conta que a grande maioria das aplicações Enterprisesnap contém dados com anos de histórico e existindo hoje regras de obrigatoriedade que não se aplicavam

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

GICnet Manual 1 Última atualização: 2015/09/28 inventore : oficina de software

GICnet Manual 1 Última atualização: 2015/09/28 inventore : oficina de software GICnet Manual 1 Última atualização: 2015/09/28 inventore : oficina de software Índice Acerca deste manual... 1 Observações importantes... 2 Conheça o GICnet... 3 Começar a utilizar... 4 Abrir o GICnet...

Leia mais

Passagem de Ano Primavera Software

Passagem de Ano Primavera Software Passagem de Ano Primavera Software Linha Profissional v 7 Manual Dezembro 2009 Procedimentos Fim de Ano A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da

Leia mais

Comunicação de Documentos de Transporte à AT (portaria 161/2013)

Comunicação de Documentos de Transporte à AT (portaria 161/2013) Comunicação de Documentos de Transporte à AT (portaria 161/2013) Este documento pretende explicar de forma sucinta como fazer a parametrização do software Primavera para o envio dos Documentos de Transporte.

Leia mais

Gescom Enterprise 8.9. Questões legais

Gescom Enterprise 8.9. Questões legais Gescom Enterprise 8.9 A versão GESCOM Enterprise 8.9 sofreu várias alterações com o intuito de permitir uma maior usabilidade, cumprir com as obrigações legais (despacho n.º 8632/2014) e garantir uma maior

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais