Software de Faturação Como Começar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Software de Faturação Como Começar"

Transcrição

1 Software de Faturação Como Começar Introdução Objectivo Este breve manual conduz o utilizador numa primeira utilização do Gestix após instalação do software ou disponibilização do serviço. As funções do menu Admin apresentadas permitem ao utilizador configurar os aspectos principais da aplicação. A operação do menu de Clientes e de Facturação proporcionam a verificação de outras configurações úteis, bem como a produção de um documento para teste de impressão. Finalmente é focada a impressão de documentos no posto de trabalho. A Quem se Destina este Manual Este manual destina-se a quem vai utilizar o Gestix pela primeira vez. Explica os campos de configuração da empresa, como criar uma ficha de cliente, e como fazer uma Fatura. Na preparação de um novo posto de trabalho pode ser útil consultar a secção Imprimir, para ajustar a configuração das propriedades de impressão do navegador Web).

2 Entrar no Gestix (Para abrir o programa utilize o atalho no menu Iniciar/Programas/Aplicações do seu computador) Para aceder aos menus de operação do Gestix é necessário digitar o código de utilizador (Login) e a palavra-passe. A escolha do Idioma, disponível nas licenças Multi-Lingue, é independente para cada utilizador. Nota: após uma atualização do software pode ser necessário refrescar a página do navegador. No Safari, menu Visualização - Recarregar Página (Cmd+R); no Internet Explorer, menu Ver - Refrescar Página (F5).

3 Nota Importante: para operar o Gestix utilize apenas os menus e botões de comando da aplicação. Não utilize os botões de navegação do explorador. Seta Vermelha Cancelar operação Seta Azul- Voltar ao ecrã anterior Mais - Adicionar ficha Lápis - Editar ficha X Vermelho - Anular ficha Pen - Gravar ficha Impressora - Imprimir para papel PDF - Gerar documento PDF Menu Principal Segue-se uma descrição dos vários menus que poderá encontrar numa solução Gestix.

4 Dashboard: Motor de busca do seu programa aqui pode pesquisar ações desevolvidas com os seus clientes como também ter acesso de uma forma imediata a tabelas de vendas, compras e grafico de contatos efetuados a futuros clientes (leads). Moedas: Onde se podem definir unidades monetárias, taxas de câmbio e validade das mesmas. Visão Global: Gráfico anual das vendas e compras e informação estatística da semana, mês e trimestre corrente face ao homólogo do ano anterior. Auditoria (SAFT): Funcionalidade obrigatória em software de faturação a operar no mercado Português. Permite a extração do ficheiro SAF-T PT 1.01 e 1.02 quando tal for solicitado por uma entidade fiscalizadora. CRM Leads: Permite gerir contactos com possíveis futuros clientes. Clientes: Gestão de fichas e contas de clientes, bem como de classes e campos personalizados para gestão de clientes. CRM Follow Up: Seguimento de propostas de fornecimento a clientes. Gestor de Tarefas: Permite gerir tarefas para os varios utilizadores ficando estas disponiveis na agenda. Projectos: Gestão de fichas de projectos aos quais se podem associar receitas e despesas. Debitos Diretos: Sistema de Débitos Diretos. Gestão de autorizações, pagamentos e recebimentos efetuados através da SIBS. Força de Vendas: Gestão de campanhas de vendas, permite restringir o acesso de operadores apenas a parte do ficheiro de clientes e tabela de preços exclusiva. Contratos e Avenças: Registo, gestão e facturação automática de contratos de fornecimento de serviços regulares.

5 Encomendas: Registo, consulta e gestão de encomendas, Propostas ou Facturas Pró-Forma emitidas a clientes. Faturação: Registo, consulta e gestão de envio de mercadorias, faturação, vendas, recebimentos, devoluções, créditos e débitos a clientes. Serviço Clientes: Também conhecido por RMA, permite a gestão de serviços pós-venda, como por exemplo, reparações ou substituição de equipamentos. Ponto de Venda: O terminal de ponto de venda permite um registo mais fluído de vendas num posto de trabalho exclusivo para esse fim. Facturação Loja Online: Permite acompanhar as vendas realizadas num site de vendas online através do módulo opcional WebShop Invoice. Vendedores: Permite criar e gerir fichas e contas correntes de vendedores com comissões de vendas. Serviços: Gestão de fichas de serviços facturados regularmente. Outros Itens: Local onde é possível pesquisar todos os itens que tenham sido introduzidos em documentos sem que tenham ficha própria, de artigo ou de serviço, como por exemplo, uma descrição de serviço mais longa. Artigos: Local onde se criam e gerem fichas de artigos, listas de preços, movimentos de stock e inventários dos mesmos. Famílias: Aqui é possível criar famílias de artigos para agrupá-los mediante características comuns. Produção: Este módulo adicional permite gerir processos de transformação de matérias primas em produto acabado, manipulando automaticamente as existências de artigos associadas. Números de Série: Consulta de movimentos de artigos identificados por número de série. Números de Série/Batch numbers: Consulta de movimentos de artigos vendidos em lote. Armazenagem/Multi-Armazém: Permite a criação e gestão de um ou mais locais de armazenagem e fazer entradas e saídas de artigos para acerto de existências. Fornecedores: Local onde de criam e gerem fichas de fornecedores e respectivas contas correntes. Encomendas de Fornecedores: Registo, consulta e gestão de encomendas emitidas a fornecedores ou Propostas e Facturas Pró-Forma recebidas dos mesmos.

6 Compras: Registo, consulta e gestão de recepção de mercadorias, compras, pagamentos, devoluções, créditos e débitos referentes a fornecedores.

7 Clientes Na área de clientes pode criar novas fichas de cliente, aceder e pesquisar fichas de clientes existentes, gerar relatórios e listagens e criar classes e atributos para classificação e pesquisa de clientes. Atributos e Classes Os atributos e classes são ferramentas que permitem classificar os clientes, fornecendo informação adicional e facilitando as pesquisas. Cada cliente pode ter assinalados diversos atributos mas pode pertencer apenas a uma classe.

8 Configurar ou definir Atributos Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Clientes. Para editar atributos já definidos, clique no botão antes do nome do atributo a editar, proceda às alterações e grave. Para criar um novo atributo, clique no botão e escolha um nome para o atributo. Marcado por Defeito significa que sempre que criar uma nova ficha de cliente este atributo estará seleccionado. Disponível para Critério de Listagem significa que este atributo está disponível como condição para afinar as pesquisas e obter listagens. Configurar ou definir Classes Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Clientes. Para editar classes já definidas, clique no botão antes do nome da classe a editar, proceda às alterações e grave. Para criar uma nova classe, clique no botão, preencha os diversos campos e defina se esta classe deve aparecer marcada por defeito. Atributos e Classes podem ser apagados apenas quando não estão atribuídos em nenhuma ficha de cliente. Neste caso aparece uma cruz antes do nome que permite apagá-los. Criar uma Ficha de Cliente No ecrã Clientes escolha o botão. Vai aceder a uma nova ficha de cliente onde pode inserir informação sobre o cliente. A identificação e contactos da empresa. Os nomes, endereços de e telefones das dos contactos dentro da empresa. Comentários sobre o cliente (os comentários podem mais tarde ser inseridos nas facturas do cliente, caso deseje). Os Atributos e Classes são indicadores que classificam o cliente. Pode ainda definir condições acordadas com o cliente, como descontos ou dias de crédito. Após preencher a nova ficha de cliente, clique em Gravar.

9 Visualizar uma Ficha de Cliente Para aceder a uma ficha de cliente basta-lhe clicar no nome do cliente a partir do resultado de uma pesquisa ou na lista de clientes acedidos recentemente, no lado esquerdo do ecrã Clientes.

10 As fichas de cliente podem ser alteradas ou impressas. Podem também ser apagadas mas apenas caso não existam documentos registados para esse cliente. No topo da ficha encontra os menus a conta do cliente ou as vendas efectuadas que lhe permitem consultar Pesquisar Clientes No ecrã clientes escolha Listagem de Clientes. Pode depois definir diversos critérios de pesquisa: por código ou nome do cliente, por zona geográfica, escolhendo todos os clientes de uma determinada classe ou definindo as condições a que a pesquisa deve obedecer, entre outras opções. Clique em Prosseguir para aceder à listagem de clientes. Pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo. Gerar Relatórios e Listagens de Clientes Para gerar um mapa o procedimento é muito semelhante ao da pesquisa de clientes. Deverá escolher o tipo de mapa a gerar e definir os critérios de pesquisa. Tem algumas opções acrescidas, entre elas a definição do intervalo de datas entre as quais pretende seleccionar os documentos. Clique em Prosseguir para aceder ao mapa seleccionado. Pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo.

11 Facturação Na área de facturação pode emitir ou pesquisar documentos e gerar diversos tipos de mapas. Pode também definir comentários frequentes a inserir nos documentos.

12 Clique no menu disponível na parte superior do ecrã Facturação. Para editar comentários já definidos, clique no botão antes do nome do comentário a editar, proceda às alterações e grave. Para criar um novo comentário, clique no botão, escreva o comentário, indique se aparece impresso sempre que emite novo documento e, caso deseje restringir o seu uso apenas a determinado tipo de documentos, indique a série de documentos para a qual o comentário deve estar disponível. Emitir uma Fatura.

13 No ecrã de Faturação seleccione o documento Fatura e clique no botão Novo. O primeiro passo para emitir a factura é indicar o cliente a que se refere. Se o cliente está já registado na base de dados clique no botão Pesquisar para escolher o cliente, ou no caso de saber a sua ID, basta indicá-la e pressionar Enter para preencher os restantes dados. Se se trata de um novo cliente, marque a opção Novo, preencha os dados do cliente e clique no botão Gravar para validar os dados. Ao inserir um novo cliente directamente num documento está em simultâneo a criar a sua ficha (pode indicar dados complementares como o que não aparecem no documento mas ficam registados na nova ficha). Inserir linhas no documento Para registar uma linha referente a um artigo ou serviço cuja ficha tenha sido previamente criada basta indicar a sua referência no campo Refª Item e premir Enter para que a informação necessária seja extraída dos registos. Alternativamente, e caso não saiba as referências atribuídas de memória, pode utilizar os botões para pesquisar nos respectivos registos. O botão permite a introdução de texto complementar ou constitui uma forma alternativa para a introdução de um serviço (útil para longas descrições). Finalmente, o botão permite que seja adicionada uma linha que faça menção a um documento previamente registado, tal como uma Nota de Encomenda ou uma Guia de Remessa. Neste caso, o valor desse documento será o valor desta linha. Preencha ou altere os dados restantes como desejar e clique no botão para gravar a linha. Uma linha gravada pode ser apagada, ou editada para alterar a informação. Campos de transporte são opcionais podera configurar esta opção em 'Incluir Carga/Descarga' da serie do documento que desejar. Pode inserir Expedição/Viatura (matricula ou veiculo) e restante informação, o que inserir aqui será automaticamente preenchida ao criar a guia de transporte

14 associado no documento a ser comunicado á comunicar a AT, podendo esta ser alterada. Notas e Comentários Na parte inferior da factura pode escrever notas ou inserir comentários. Os comentários marcados por defeito aparecem já no campo de impressão. Pode clicar num dos comentários pré-definidos ou nos comentários específicos do cliente para os transportar para o campo de impressão. Após o preenchimento da factura clique em Gravar no topo do ecrã, podera caso clicar em verificar caso não esteja aparecer o botão gravar, desta forma obtera um notificação com a não conformidade dos dados inseridos. Pode depois imprimir a factura para a impressora, usando o botão, ou produzir um PDF, usando o botão, ou clicar nos botões Voltar ou Sair para prosseguir o seu trabalho. Registar um Pagamento (Recibo) No ecrã Faturação seleccione o documento Recibo e clique no botão Novo. Indique o cliente. Utilize o botão para escolher um ou mais documentos a registar. Pode atribuir um desconto a cada factura que consta no recibo, em termos de percentagem ou de valor a descontar, preenchendo as colunas de desconto. Pode também efectuar um desconto final preenchendo a percentagem ou valor nos campos de descontos abaixo das linhas do documento. Especifique o tipo de pagamento. Verifique e grave o recibo que poderá depois imprimir. Registar um pagamento parcial Utilize o botão Documento para escolher o documento a registar. Edite a linha e altere a quantia para o montante efectivamente pago. Desta forma regista um pagamento parcial e o documento de origem pode mais tarde ser utilizado para a criação de um ou mais novos recibos. Especifique o tipo de pagamento. Verifique e grave o recibo que poderá depois imprimir.

15 Pesquisa de Documentos No ecrã Facturação escolha o documento que pretende pesquisar. Tem depois diversos critérios de pesquisa que pode escolher, como a indicação do Número, caso pretenda encontrar um documento em particular, ou um intervalo de datas para encontrar diversos documentos, entre outras opções. Clique em Pesquisar para aceder à listagem de documentos que pode depois imprimir ou exportar para folha de cálculo. Extrair Mapas Para gerar um mapa deve escolher tipo de mapa que pretende gerar, escolher o intervalo de datas a contemplar e a série de documentos a incluir. Por exemplo: se escolher o mapa Listagem de Vendas e na série indicar Todos, todos os documentos de vendas serão incluídos no mapa, se pretender incluir apenas as vendas a dinheiro, deve escolher a série correspondente à venda a dinheiro. Clique em Continuar para aceder ao mapa seleccionado que pode depois imprimir, PDF ou exportar para folha de cálculo.

16 Anular Documentos É possível anular documentos no Gestix. A condição necessária para o fazer é que esses documentos não estejam fechados por outros documentos. Por exemplo, uma factura para a qual já tenha sido passado um recibo não pode ser anulada sem antes se anular o recibo correspondente. Anular Irreversivelmente um documento Deve abrir-se o documento que se pretende anular e clicar no botão no topo do ecrã. O documento anulado mantém-se presente na base de dados, o seu número está ocupado e pode ainda ser impresso mas os seus valores deixam de se reflectir ao nível do sistema e a indicação Anulado aparece nas listagens ou impressões. Impressão de Documentos Após a gravação de um documento, ou mais tarde ao consultá-lo, é possível pedir a sua impressão a partir dos botões Impressora ou PDF presentes no topo esquerdo do ecrã de edição do documento. Opções de Impressão de Documentos À direita dos botões que permitem gerar a impressão de um documento, encontram-se quatro listas de opções. Modalidade de Logotipo Logotipo-Imagem: a imagem que selecionou no menu Admin/Configuração. Logotipo-Texto: o texto que definiu no menu Admin/Configuração. Imagem+Texto: o logotipo é apresentado no cabeçalho, o texto no rodapé. Blank: o espaço do logotipo é preenchido em branco. Sem logotipo: o espaço do logotipo não é

17 preenchido. Modelo do Impresso Escolha desta lista um dos vários modelos de impressos disponibilizados juntamente com a aplicação. Abaixo são apresentados exemplos de cada um destes modelos. Se necessitar de um modelo personalizado, consulte a documentação relativa à personalização de documentos ou o nosso apoio comercial para requerer um serviço de personalização de modelos. Europe USA

18 Cristal Carta Azul Light

19 Idioma de Impressão Permite escolher o idioma em que se pretende imprimir o documento (versões Multi-Lingue). Nº de Linhas por Página Permite variar o tamanho da área reservada aos items (ou linhas) do documento.

20 Moeda O ecrã Moeda permite-lhe definir de que forma a moeda é indicada nos documentos e o número de casas decimais com que os valores são apresentados. Pode ainda especificar um número de casas decimais diferentes para os preços unitários (útil quando se trabalha com itens de valor muito baixo). Para alterar as especificações clique no nome da moeda e seguidamente no botão do lápis para editar. Faça as alterações necessárias e clique no ícone para gravar.

21 Imprimir no Gestix Existem duas opções para impressão de documentos ou listagens. A impressão directa que utiliza o browser como intermediário e a impressão através de um ficheiro PDF. Impressão Directa Esta impressão é acedida através do botão Imprimir no topo de documentos ou listagens. Para configurar a impressão directa é necessário no Browser indicar as preferências de impressão, tais como o tipo de página e a largura das margens. É recomendado configurar o browser para não incluir cabeçalho e rodapé (endereço web, número de página, etc). Configurar o Internet Explorer: No menu ficheiros, clique em configurar a pagina e remova o respectivo cabeçalho e rodapé

22 Outra configuração importante é a impressão de fundos, sombreados etc, que poderá estar desactivada. Para activar vá ao menu ferramentas, Opções da Internet e configure:

23 Configurar o Safari Clique em Arquivo, Imprimir e edite de forma semelhante à seguinte figura: Configurar o Firefox Menu ficheiro, configurar a página:

24 Margens e cabeçalho/rodapé :

25 Impressão a partir de PDF Ao clicar no botão PDF disponível no topo de listagens ou documentos gera um ficheiro PDF que pode imprimir ou guardar no seu computador para arquivo ou para enviar por . As configurações do funcionamento do gerador de PDF estão no menu Admin/Configuração do Gestix.Inicialização de Licença Vitalícia (Se não adquiriu uma licença vitalícia, o programa não apresentará esta página e deve saltar esta secção.) Na primeira vez que o sistema é acedido, será apresentada a página de Licenciamento do Gestix, onde deverá ser introduzida a identificação da empresa, da licença Gestix, e do utilizador inicial. Idioma Base: determina o idioma em que são denominados os documentos fiscais. Por exemplo, se escolher o idioma Português, a factura será denominada FACTURA, enquanto que se escolher Inglês, a factura será denominada INVOICE. A escolha deste campo é muito importante uma vez que já não poderá ser alterado posteriormente. Em versões certificadas AT/DGCI, quando o país escolhido é Portugal, o idioma é obrigatoriamente o Português. Empresa Licenciada: Insira a denominação da entidade contribuinte.

26 Número de Série da Licença: Introduza o Número de Série da sua licença, normalmente mencionado na embalagem ou na respectiva factura. País: Seleccione o País. Região: Seleccione a região administrativa. Número de Contribuinte: Insira o número de identificação fiscal. Não utilize espaços nem qualquer outro separador entre os dígitos. Telefone: Insira o número de telefone de contacto. introduza o endereço de da sua entidade. Nome: Nome do utilizador principal (Manager) Login: Código de acesso do utilizador principal (Manager) Palavra-Passe: Chave para acesso protegido. Confirme Palavra-Passe: Confirmação da chave. Li e aceito o Acordo de Licenciamento de Utilizador Final: Aceda ao documento 'Acordo de Licenciamento de Entidade Utilizadora' através desta ligação. Leia e imprima este documento para futura referência. Caso aceite os termos deste acordo, marque a caixa de verificação e prima Continuar.

27 Menu ADMIN No menu Admin são apresentadas um conjunto de opções onde poderá definir e configurar diversos parâmetros da aplicação. Na primeira vez que é efectuado o acesso, o utilizador é transportado para a página de Configuração da Entidade Utilizadora descrita mais abaixo. Voltar - Permite voltar ao menu principal de trabalho. Cópia de Segurança - Aqui realiza diversas operações que asseguram a integridade dos seus dados. A mais importante é a criação de uma cópia da base de dados que deve efectuar com regularidade e guardar no seu computador ou num dispositivo externo de armazenamento. É neste área também que é possível recuperar uma base de dados a partir de uma cópia de segurança. Atenção, a operação de recuperação substitui a informação da base de dados pela informação contida na cópia. No caso do ficheiro de cópia não ser válido ou estar corrompido pode comprometer o funcionamento da aplicação. Configuração Dá acesso à página de configuração geral do Gestix. Detalhes da Entidade Utilizadora: Preencha estes campos com as informações da sua empresa. Estes campos são meramente informativos, não têm efeito na impressão de listagens ou documentos. Configuração do Gestix: Defina em que formato são apresentadas as datas e números. Configuração de Impostos: Defina como quer tratar o IVA, IRS Ecotaxa, imposto de Selo e indique as respectivas taxas. Documentos de Vendas: Defina quantas colunas de descontos irá conter o seu documento de

28 vendas, bem como outras definições disponíveis. Segurança: Defina o comportamento da aplicação nas situações indicadas. Documentos de Compras: Defina quantas colunas de descontos irá conter o seu documento de compras, bem como outras definições disponíveis. Processamento de Itens de Stock: Defina o comportamento da aplicação nas situações indicadas. Impressão de Documentos de Faturação: Permite-lhe personalizar a impressão de documentos de faturação. Escolha a imagem que deseja inserir nos documentos. Especificações da imagem: Formato: jpg, gif, png ou bmp Dimensões: 600 x 320 pixeis (ou proporcional) Pode também configurar as informações que serão impressas nos documentos em alternativa ou cumulativamente à imagem. Este campo aceita etiquetas de HTML para permitir a formatação da informação. Impressão de Listagens e Relatórios: Permite-lhe personalizar a impressão de listagens. Escolha uma imagem para figurar no topo das listagens. Especificações da imagem: Formato - jpg, gif, png ou bmp Dimensões x 64 pixeis (ou proporcional) Gerador de PDF: O Gestix pode imprimir documentos e listagens no formato PDF. Aqui pode definir a largura das margens do ficheiro PDF. Margens de Página (PDF): O Gestix pode imprimir documentos e listagens no formato PDF. Aqui pode definir o tamanho da página e a largura das margens do ficheiro PDF. Licenciamento - Onde se introduz a chave de registo ou de upgrade da Licença e se pode consultar uma lista das funcionalidades presentas na licença atual. Resumo - Um resumo da configuração da sua edição. Utilizadores - Nesta área pode criar o perfil dos utilizadores que acedem à aplicação. Indique para cada um login e password e atribua-lhe um perfil de funções. Funções - Edite e crie perfis de funções. Para cada perfil indique quais as áreas na aplicação que pode aceder e quais as operações que pode realizar. Documentos - Nesta área acede a uma listagem dos documentos disponíveis que pode editar para fazer alterações. Para editar clique no ícone do lápis antes do nome do documento.

29 Disponível: se seleccionado o documento fica disponível para utilização no menu de facturação. Numerado: o Gestix numera automaticamente os documentos. Quando esta opção está seleccionada a numeração é mais rigorosa obrigando a que a sequência de números e datas seja mantida. Próx. Número: permite definir o próximo número da série. Nos documentos Fiscais permite definir apenas o primeiro número da série de cada ano civil. Uma vez guardado o primeiro documento, só no ano seguinte será possível alterar a numeração. Nº de Cópias: indica o número de cópias a imprimir. Incluir Carga/Descarga: indique se quer que esta informação esteja disponível nos documentos. Modalidade de Logotipo: escolha como quer que apareça a informação da sua empresa nos documentos. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Linhas/Pág.: defina o tamanho da página indicando uma dimensão prédefinida ou o número de linhas a incluir. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Cópias por Página: indique quantas cópias de cada página quer imprimir. Modelo de Impresso: permite indicar, entre os modelos disponíveis, qual o que pretende utilizar nas impressões. Se deixar Escolhe depois pode escolher na altura da impressão. Ficheiro Modelo do Impresso: utilizado apenas para personalizações avançadas dos impressos. Taxas de IVA - Permite indicar a taxa de defeito e indicar taxas alternativas. Meios de Pagamento - Permite indicar quais os meios de pagamento disponíveis em documentos como o recibo ou a venda a dinheiro. Idades de Saldo - Para definir o intervalo de dias nas listagens de Antiguidade do Saldo. Texto - Quando emite um pedido de pagamento, este tem no início e no fim um texto pré-definido. Aqui pode editá-lo e fazer os ajustes que considerar indicados. Posições - Permite definir as classificações disponíveis para os contactos dentro das fichas de cliente. CHRONOPOST/CTT/DHL - Configuração de contas de cliente destas transportadoras. Histórico de Operações - Aqui é possível consultar as últimas operações efectuadas na aplicação, como por exemplo, acessos, registo de novos documentos ou fichas, impressão de documentos, etc.

30 Verificação de Consistência - Permite lançar uma verificação à informação guardada na base de dados. Esta operação poderá ser necessária em situações tais como o fecho inadvertido da janela do browser ou falha de alimentação de corrente eléctrica durante a gravação de dados. Parâmetros - Neste ecrã são definidos alguns parâmetros avançados do funcionamento da aplicação que deverão ser apenas alterados se forem recebidas indicações específicas para o fazer. Idiomas - Selecione os idiomas que deverão estar disponíveis quer para o interface de utilizador quer para a impressão de documentos.

31 Conteúdo Introdução...1 Objectivo...1 A Quem se Destina este Manual...1 Entrar no Gestix...ii Menu Principal...3 Clientes...5 Atributos e Classes...5 Criar uma Ficha de Cliente...6 Visualizar uma Ficha de Cliente...7 Pesquisar Clientes...8 Gerar Relatórios e Listagens de Clientes...8 Facturação...9 Configurar ou definir Comentários...10 Emitir uma Fatura...12 Inserir linhas no documento...13 Notas e Comentários...13 Registar um Pagamento (Recibo)...14 Registar um pagamento parcial...14 Pesquisa de Documentos...14 Extrair Mapas...14 Anular Documentos...15 Impressão de Documentos...16 Opções de Impressão de Documentos...16 Modalidade de Logotipo...16 Modelo do Impresso...16 Europe...17 USA...17

32 Cristal...17 Carta...17 Azul...17 Light...17 Idioma de Impressão...18 Nº de Linhas por Página...18 Moeda...19 Imprimir no Gestix...20 Impressão Directa...20 Impressão a partir de PDF...23 Menu ADMIN...25 Gestix Get Started Manual - rev9 - Copyright Westix-TI - Gestix Software

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip

DHL IntraShip. Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip DHL IntraShip Bem-vindo ao programa de automatização de envios da DHL Express DHL IntraShip 3 4 O IntraShip permite elaborar cartas de porte para os seus envios, fazer pedidos de recolha, fazer o seguimento

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Faturação/ Vendas ao Balcão Emissão dos seguintes documentos de vendas: Faturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de

Leia mais

Portal Fornecedores 1

Portal Fornecedores 1 Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais:

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: GESTÃO DE STOCKS Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: 1. Garantir que têm os artigos todos criados no Sublime 2. Fazer a contagem de todos os artigos que estão a uso, em expositores

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus legítimos detentores.

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

Gestix Manual de Utilizador

Gestix Manual de Utilizador Gestix Manual de Utilizador Gestix.com Aceder ao menu Gestix Para abrir o programa utilize o atalho no menu Programas/Aplicativos do seu computador. Para aceder aos menus de operação do Gestix é necessário

Leia mais

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de projectos w w w. i m a d i p. c o m CABO VERDE: REALIZAÇÃO DE UMA ACÇÃO- PILOTO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NUM GABINETE TÉCNICO SELECCIONADO OFITEC

Leia mais

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte.

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. Comunicação documentos de transporte Gestix 5.0 Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. É Facil e rapido. Comunicação dos Documentos

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

VISITA GUIADA ESPACE PRO PORTUGAL

VISITA GUIADA ESPACE PRO PORTUGAL A France Air Portugal on-line A qualidade de sempre O mesmo profissionalismo Mais serviços criação de orçamentos on-line consulta dos orçamentos guardados validação dos orçamentos para encomenda via web

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos:

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: Assistências Técnicas (indicado para empresas que façam deslocações, intervenções ex: sector de jardinagem, informática, reparação de

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Novas funcionalidades: - Fatura Simplificada (Certificação AT Janeiro de 2013) - Ficheiro SAFT (Certificação AT Janeiro de 2013) - Séries de Faturação (Certificação

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: taxa.04@infarmed.pt 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda.

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda. 1 P á g i n a Procedimentos Inventário AT 2014 Software Olisoft-SIG.2014 Verificar Versão dos Módulos Instalados Em primeiro lugar deveremos verificar se o programa SIG está actualizado. Esta nova rotina

Leia mais

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software

Comunicação documentos de transporte AT via Webservice Singest Sistema Integrado de Gestão. 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software Comunicação documentos de transporte AT via Webservice 22-05-2013 Cambragest Serviços de Gestão e Software I. Índice I. Índice... 1 II. Introdução... 2 III. Configuração de documentos de transporte...

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com Manual Gestix Personalização de Documentos Gestix.com Objectivo Este manual tem por objectivo ajudar o profissional e o utilizador com conhecimentos técnicos a personalizar o layout das facturas e outros

Leia mais

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da abertura de ano e a forma como realizar esta operação. O manual está

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Ficha de Fornecedor Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Consulta de todas as entradas de material deste Fornecedor Poderá realizar Notas de Encomenda, Devoluções,

Leia mais

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Manual de utilização Inventários Inventários Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: geral@gmi.mail.pt Assistência:

Leia mais

Sistema GPB Gestão de Pombais

Sistema GPB Gestão de Pombais Sistema GPB Gestão de Pombais Manual Rápido (Versão 07.01) Janeiro de 2007 SITE : WWW.SISTEMAGP.COM EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda. Objectivo deste Manual Rápido Com

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

Alterações a vigorar a partir de 1 de outubro de 2013

Alterações a vigorar a partir de 1 de outubro de 2013 Alterações a vigorar a partir de 1 de outubro de 2013 Este documento deve ser impresso e lido com atenção, preferencialmente, na presença do contabilista da sua empresa. Caso subsistam dúvidas após a sua

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

Guia Rápido de Vodafone Conferencing

Guia Rápido de Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Guia Rápido de Vodafone Conferencing O seu pequeno manual para criar, participar e realizar reuniões de Vodafone Conferencing. Vodafone Conferencing Visão geral O que é uma

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED Esta parte do sistema como descrito anteriormente neste manual permite que seus agentes tenham acesso á uma área exclusiva para acessar informações pessoais como: Meu Extrato

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE INFORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA (Art.21.º do Decreto-Lei n.º22/2014, de 11 de fevereiro) 6 de julho de 2015 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Objetivo... 5 1.2 Contactos Úteis...

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Guia passo a passo para o preenchimento do formulário de candidatura. Junho 2008

Guia passo a passo para o preenchimento do formulário de candidatura. Junho 2008 Guia passo a passo para o preenchimento do formulário de candidatura Junho 2008 ÍNDICE 1. Instruções gerais... 2 2. Parceria... 4 3. Grupos de tarefas... 8 4. Indicadores... 13 5. Preenchimento das outras

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice Manual de Iniciação BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 a) BackOffice:... 4 b) Acesso BackOffice:... 4 4. Zonas... 6 c) Criar Zona:... 7 d) Modificar Zona:... 8 e) Remover

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento.

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. 1 ZSRest APP 2 Este manual serve para o ajudar na configuração e utilização da aplicação ZSRest APP. Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. Inicialização: Ao iniciar

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

Sistema Tratamento Informação Lavandarias

Sistema Tratamento Informação Lavandarias Sistema Tratamento Informação Lavandarias www.software-global.info 1 Programa de Lavandarias IMPORTANTE: Ter atenção que: 1-Nos talões não é permitido modificar a ficha e alterar ou adicionar talões no

Leia mais

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online A pedido da Coordenação Nacional, o grupo de Coordenação Distrital de Coimbra elaborou este pequeno tutorial que ensina como criar um formulário online

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE Biblioteca ANACOM - Manual do utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 3 Pesquisa simples... 3

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS.

DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. Online Shipping DHL PROVIEW MANUAL O DHL PROVIEW DÁ-LHE TOTAL CONTROLO SOBRE OS SEUS ENVIOS. O DHL ProView é uma ferramenta on-line de seguimento de envios lhe permite gerir todos os seus envios e notificações.

Leia mais

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida Ministério Público Ministério Público Guia de Consulta Rápida Versão 3 (Outubro de 2009) - 1 - ÍNDICE 1. ACEDER AO CITIUS MINISTÉRIO PÚBLICO... 4 2. BARRA DE TAREFAS:... 4 3. CONFIGURAR O PERFIL DO UTILIZADOR...

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006)

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Este documento tem como objectivo ajudar os nossos clientes a trabalhar com o nosso site. Se necessitar de alguma ajuda extra não hesite em contactar-nos. Apesar

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO À APLICAÇÃO

DOCUMENTO DE APOIO À APLICAÇÃO DOCUMENTO DE APOIO À APLICAÇÃO CHEQUE PRINT Versão 1.0 de 01-01-2010 Um produto da empresa World Solutions Unip. Lda. Telefone +351 22 9720375 E-Mail: INTRODUÇÃO Este documento tem como finalidade servir

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS

MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS MANUAL DE SUBMISSÃO DE PEDIDOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE UM MEDICAMENTO MODELO OMS E DECLARAÇÕES DE MEDICAMENTOS GLOSSÁRIO... 2 INTRODUÇÃO... 3 Objectivo... 3 DEFINIÇÕES... 3 Certificado de um medicamento

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar

www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar www.enviarsms.smsvianetportugal.com Descrição de Como Utilizar Este interface de utilizador, do serviço www.smsvianetportugal.com, permite a ceder à mesma conta de cliente, que através do interface simplesms.smsvianetportugal.

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas Índice Índice 1. Facturação...1 1.1. Gestão de Notas de Honorários...2 1.1.1. Emitir uma Nota de Honorários...3 1.1.2. Consultar Notas de Honorários Emitidas... 18

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta do millenniumbcp.pt. e da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento irá guiá-lo(a) através dos procedimentos necessários para obtenção correcta do seu Certificado Digital. Por favor consulte o índice de modo a encontrar, de uma forma mais

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais