CAPÍTULO 12 ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. José Lamartine Távora Júnior e Heitor Mansur Caulliraux

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 12 ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. José Lamartine Távora Júnior e Heitor Mansur Caulliraux"

Transcrição

1 CAPÍTULO 12 ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS José Lamartine Távora Júnior e Heitor Mansur Caulliraux INTRODUÇÃO Um problema econômico fundamental e comum aos indivíduos, empresas e nações é o de alocação de recursos. Um desses recursos é o capital, aqui definido, de forma genérica, como fundos disponíveis. Os fundos disponíveis, para uma unidade econômica, abrange aqueles correntes em mãos, mais os fundos adicionais, que de uma forma ou de outra, possam ser levantados. O indivíduo, a empresa e a nação se confrontam com uma ampla variedade de oportunidades de consumo e de investimentos para seus fundos disponíveis. Para que possa selecionar, de forma racional, as aplicações de fundos que irá empreender, a unidade econômica deve ter um objetivo. Este, é o alvo que ela se esforça para alcançar ao levar a cabo suas atividades econômicas. Portanto o indivíduo, a empresa e a nação devem definir seus alvos para dar propósito à sua alocação de fundos. É necessário, também, um método de medição e comparação dos possíveis usos dos fundos. Finalmente, é necessário um critério de escolha entre as aplicações alternativas de fundos que seja consistente com o método de medição dessas aplicações em perspectiva e que, quando utilizado, seja dirigida a unidade econômica a seus objetivos. O custo de capital é um conceito que tem recebido atenção freqüente e crescente na literatura econômica e financeira dos últimos anos. Sua aplicação básica tem sido como critério para escolha dos usos e das formas potenciais de fundos. Se for utilizado para realizar essas escolhas de forma ótima, o custo de capital para a unidade econômica deve ser definido e estimado com precisão. O objetivo deste capítulo é abordar questões relativas ao uso de robótica, e de automação em geral, considerar como uma empresa deveria tomar suas decisões de investimento quanto a esses equipamentos, e tecer comentários sobre os impactos nos recursos humanos Uso de Automação e Robôs na Indústria: Situação Mundial A COMPLETAR

2 Situação no Brasil: Algumas pesquisas têm sido realizadas no Brasil sobre o uso da automação industrial e robótica 1. CAULLIRAUX, PROENÇA & NEVES (1996), em artigo no qual analisaram os resultados de pesquisa sobre Integração da Produção no Brasil, forneceram qual a porcentagem de informatização em cada função do sistema de produção de empresas de processos contínuos e descontínuos (de manufatura), para o total de empresas da amostra. % Informatizações 17% 7% 59% 30% 21% 18% 39% 15% 55% 66% 78% 77% 81% 81% 70% 62% Discreto Contínuo CAE CAD CAPP CN CEquip PP CP CQ Funções do Modelo Y Figura Incidência de Automação por Função por Tipo de Processo Produtivo. O gráfico indica que a maior parte dos esforços empresariais em informatização estão ligadas à área de PCP e qualidade. Um dos pontos de destaque é a grande incidência da tecnologia CAD nas empresas de processo discreto. Por suas características, o projeto auxiliado por computador se reflete em ganhos de competitividade, na medida em que pode proporcionar aumento de flexibilidade para desenhos de novos produtos ou customizações, além de, se integrado com um sistema de CAM, facilitar a elaboração de programas para as máquinas CNC. Já as empresas de processo contínuo apresentam elevado índice de automação no controle de equipamentos, como por exemplo, uso de CLPs, SDCDs, SMCs, entre outros. Segundo os mesmos autores, ao relacionarmos os padrões de informatização com a tamanho das empresas, em relação ao número total de empregados, teríamos os seguintes resultados: 1 Ver, por exemplo: CAULLIRAUX, PROENÇA & NEVES (1996); TÁVORA, NEVES & ALBUQUERQUE (1997); e NEVES (1998).

3 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% Mais de % 0% Info CAE Info CAD Info CAPP Info CN Info CEquip Info PP Info CP Info Qualidade Figura Incidência de Automação por Função por Tamanho da Empresa. Os mesmos autores consideram que, mais uma vez, apesar de aparecerem pequenas diferenças nos percentuais, o perfil da automação com foco no núcleo não se altera. 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% Não Exporta 1 a 5% Mais de 5% 0% Info CAE Info CAD Info CAPP Info CAM Info CEquip Info PP Info CP Info Qualidade Figura Incidência de Automação por Função por Quantidade de Exportação. Os autores da pesquisa sobre integração da produção, testaram ainda outra hipótese: desta vez, se as empresas exportadoras, submetidas a um maior nível de exigência por parte de seus clientes, investem e automatizam mais, em seus processos produtivos, com vistas à um aumento de competitividade. O gráfico acima divide as empresas em três tipos: aquelas que não exportam; as que exportam de 1 a 5% da sua linha de produtos; as que exportam mais de 5% de sua linha. Apesar de existir maior informatização nas empresas exportadoras, segundo o resultado anterior, isso independe da quantidade exportada e, por vezes, constitui-se numa diferença reduzida. Além disso, temos a função de pré-projetos (CAE) mais informatizada nas empresas não exportadoras do que naquelas que exportam de 1 a 5%. Assim, os autores concluem que a nossa hipótese não é conclusivamente verdadeira.

4 Uma outra verificação relevante diz respeito às regiões do Brasil. Existe um sentimento de que, em função do Estado de São Paulo, a Região Sudeste possui maior incidência de automação do que o restante do Brasil. O gráfico a seguir aborda esta questão. 80% 70% 60% 50% 40% Nordeste Sul 30% 20% 10% Sudeste 0% Info CAE Info CAD Info CAPP Info CN Info CEquip Info PP Info CP Info Qualidade Figura Incidência de Automação por Função por Região. As diferenças encontradas entre as regiões, principalmente entre Sul e Sudeste não são grandes na maior parte das funções do sistema de produção, no Controle de Equipamentos, a região Nordeste aparece com um índice de automação maior do que as demais regiões (o que pode ser explicado por uma maior existência de empresas de processos contínuos no parque industrial da Bahia). Portanto, uma grande discrepância regional não se verifica na pesquisa, e mais uma vez forma-se o núcleo notadamente mais informatizado, em todas as partes do Brasil. Os autores fazem um último cruzamento: automação quanto a gêneros industriais. Foram apenas três gêneros - mecânico, alimentos e têxtil - que estão entre os mais representativos na nossa amostra nacional e têm grandes diferenças nos seus processos de produção. 90% 80% 70% Metal-Mecânico 60% 50% 40% Produtos Alimentares 30% 20% 10% Têxtil 0% Info CAE Info CAD Info CAPP Info CN Info CEquip Info PP Info CP Info Qualidade Figura Incidência de Automação por Função por Gênero Industrial.

5 De acordo com o gráfico correspondente, os níveis de informatização, de automação e de integração, estão relacionados com os setores industriais. Por exemplo: indústrias de produtos alimentares estão mais automatizadas no que se refere às funções de planejamento e controle da produção; a indústria têxtil, adicionalmente às funções citadas acima, também informatizam o CAD; e as indústrias metal-mecânicas, têm um nível ainda maior de informatização de CAD, além de utilizar o CAE. Utilizando informações coletadas na pesquisa sobre Integração da Produção, podemos fazer uma análise adicional. Ao compararmos o nível de utilização da capacidade instalada, com a propensão à sua expansão, verificamos que as empresas que estão operando a plena capacidade, logicamente, planejam a expansão das suas plantas. Entretanto, o percentual das empresas que estão utilizando 70%, ou menos, de suas capacidades, e que planejam ampliações, são crescentes com o grau de ociosidade. % de Utilização da Capacidade Instalada <70 % das Empresas com Prpensão à Expansão da Capacidade Figura Propensão à Expansão x Capacidade Instalada. Assim, estariam, então, sem saber como agir, com segurança, em termos de investimentos, para fazer frente aos novos paradigmas da automação e da robótica. Ou seja, as empresas realizam os investimentos sem considerações concernentes ao incremento dos seus níveis de competitividade, nem os retornos esperados com esses investimentos: pode acontecer de o investimento em questão não ser o mais indicado do ponto de vista do retorno do investimento, ou mesmo, não ser viável. Em virtude destas dificuldades, apresentaremos, no item a seguir, procedimentos metodológicos que permitam às empresas decidirem com segurança, com relação a seus investimentos em automação e robótica.

6 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Para que possamos analisar os investimentos em automação e robótica, será necessário efetuarmos algumas considerações. A primeira delas diz respeito ao conceito de competitividade: neste caso específico consideraremos que competitividade, quando do ponto de vista da empresa, seria definida como a capacidade de a empresa manter e expandir os seus mercados e manter e expandir a riqueza de seus proprietários. Ao realizarmos investimentos em novas tecnologias como as citadas acima, teremos que avaliar esta manutenção, ou expansão da riqueza, em termos de: estratégia empresarial; reengenharia de processos; e de análise de investimentos. Uma metodologia adequada de análise de investimentos nessas tecnologias deve ser composta de três etapas: análise estratégica; reengenharia de processos; e análise de investimentos em competitividade Análise Estratégica Esta etapa da metodologia visa analisar: a empresa, o que ela pode produzir, como produzir, os seus índices de competitividade, como ela está frente às demandas do mercado (com relação as dimensões competitivas), como ela está frente aos principais competidores; o mercado, o que os competidores aspiram em relação as dimensões competitivas, qual é a situação dos principais concorrentes. Para essa análise podemos recorrer a metodologias tais como a proposta pelo "The Department for Enterprise do Department of Trade and Industry" do Governo do Reino Unido, ou a ferramentas informáticas, tais como o Aris Tool Set Dimensões Competitivas O conhecimento do seus posicionamentos no mercado permite às empresas definir em quais dimensões competitivas deve investir para obter maiores incrementos de competitividade. E o que seriam Dimensões Competitivas? Vejamos, então: Para qualquer empresa que deseja ser bem sucedida a longo prazo, é necessário a definição de vários objetivos de desempenho, ou dimensões competitivas, que se deseja priorizar. A literatura atual cita uma série de dimensões competitivas, sendo as seguintes as mais importantes: confiabilidade; custos; flexibilidade; produtividade; e qualidade Confiabilidade Essa dimensão é muito importante porque afeta diretamente o mercado consumidor, na medida em que define um padrão que vai caracterizar a empresa. Está diretamente ligada à produção, distribuição, e venda do produto, e é responsável pela manutenção da fidelidade do consumidor. A busca mais intensa atualmente é para atender-se aos clientes com o menor tempo de entrega possível e com a maior confiabilidade Custos Até pouco tempo atrás, essa era a única dimensão considerada pelos empresários. Hoje ela continua muito importante, visto que nenhuma empresa ao escolher em quais dimensões competitivas investir, pode deixar de levar em consideração a dimensão custos. Deve haver uma preocupação constante em manter a empresa saneada. Todas as empresas estão interessadas

7 em reduzir custos de operação pois, custos menores permitem a redução de preços ou aumento de lucro, ou combinação de ambos Flexibilidade É a capacidade que a empresa tem de adequar a sua produção às necessidades de mercado e, mais ainda, às necessidades de um único cliente. Esta dimensão está cada vez mais ganhando espaço no mercado, já que os consumidores estão também, cada vez mais exigentes. Dentro dessa dimensão pode-se ainda fazer subdivisões: flexibilidade de produto/serviço; flexibilidade de composto (mix); Flexibilidade de volume; e flexibilidade de entrega Produtividade Essa dimensão diz como a empresa está usando os recursos disponíveis. Se ela consegue produzir o mesmo volume de antes, com menos recursos, ou se ela consegue produzir maiores volumes com a mesma quantidade de recursos utilizada anteriormente, diz-se que ela aumentou a sua produtividade. Atualmente há uma busca frenética por maior produtividade, em todas as partes do mundo Qualidade Esta dimensão é sinônimo da satisfação dos clientes e garante a manutenção do público alvo. Produtos de qualidade têm espaço certo no mercado. Para a empresa, essa dimensão tem um amplo espectro de análise, abrangendo a qualidade do produto que chega aos clientes, a qualidade interna da empresa (qualidade nas várias etapas da produção e os diversos estágios do produto dentro da empresa) e ainda a qualidade de projeto, que visa atingir todas as metas de desempenho. Mas, como podemos incrementar as dimensões competitivas? Isto pode ser feito através de investimentos em Ferramentas de Competitividade Ferramentas de Competitividade As Ferramentas de Competitividade são instrumentos que afetam a estrutura da produção de uma firma, desde sistemas de computador a técnicas de gestão. Essas ferramentas são o principal modo disponível para uma empresa aumentar sua eficiência e se manter atualizada com as exigências do mercado. Mas, parta definir que ferramentas devem ser adquiridas é necessário examinar os critérios dessa escolha. Depois de consideradas as dimensões competitivas as empresas tem que determinar quais os fatores de competitividade a serem adotados pelas mesmas. Serão citados alguns modelos de tecnologias de robótica/automação, de integração da produção e de gestão. Estão citados os fatores de competitividade mais considerados pelas empresas e instituições. Em geral são equipamentos de automação, robótica, ou modelos de gerenciamento cujas utilizações são implementados através de bases informáticas. CAE (Engenharia Auxiliada por Computador) É uma ferramenta para reduzir o tempo entre o projeto e o lançamento de um novo produto, pela redução do número de correções na fase de implementação e elaboração de modelos virtuais e simulação. CAD (Projeto Auxiliado por Computador) É um aplicativo de informática que objetiva facilitar a construção de desenhos. Neste sistema, quando o desenho está elaborado ele servirá de suporte para a transformação da matéria préusinada.

8 CAPP (Planejamento e processo Auxiliado por Computador) Trata-se de um processo de direcionamento do fluxo de peças, através dos departamentos de produção. CNC (Controle Numérico por Computador) É um modelo que utiliza Máquinas-ferramentas interligadas a computadores que ajudam a elaboração de programas com instruções definidas pela empresa. Controlam o movimento e a velocidade de suas ferramentas ao longo do processamento de uma peça. FMS (Sistemas Flexíveis de Manufatura) É uma configuração controlada por computador de estações de trabalho semi-independentes, conectadas por manuseio de materiais e carregamento de máquinas automatizado. O FMS alcança toda a produção permitido uma agilidade nas mudanças nos produtos e quantidades, diminui o tempo de ajuste fino na produção. MRP I (Material Requeriments Planning) É uma Ferramenta que permite que as empresas calculem quanto de determinado material é necessário e em que momento. MPR II (Manufacturing Resourse Planning) Permite que as empresas avaliem as implicações da futura demanda da empresa nas áreas financeiras e de engenharia, assim como analisem as implicações quanto à necessidade de materiais. TQC (Controle da Qualidade Total) É um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão, a partir de idéias americanas introduzidas após a segunda guerra mundial. É Baseado na participação de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e condução do controle de qualidade. ISO 9000 É um conjunto de normas determinadas pela International Standardzation Organization (ISO), para o estabelecimento de certificados que garantissem a qualidade dos produtos que fossem fabricados por determinada empresa. ISO Normas determinadas pela ISO, referentes à preservação ambiental. JIT (Just-In-Time) Um sistema de gestão da produção que tem como filosofia a produção de um bem onde os insumos só chegam à linha de produção na hora e quantidade exata. Quando bem implementado, alcança uma redução enorme de custos pela redução dos estoques, tanto de matérias-primas quanto do produto final. CEP (Controle Estatístico do Processo) É utilizado para checar um produto ou serviço, durante sua elaboração, além de monitorar os resultados em um determinado período de tempo. Apóia-se no uso de gráficos avaliando se o processo está ou não dentro dos limites estabelecidos, derivados da estatística da variação normal do processo. CIM (Manufatura Integrada por Computador) Trata-se de uma proposta de transparência do processo produtivo de uma empresa onde todas as funções da empresa estão interligadas por computador. Torna mais fácil a previsão, intervenção, qualquer outro tipo de mudança no funcionamento de uma empresa.

9 Para decidir em qual (is) dimensão (ões) competitivas investir, a empresa deve comparar sua situação frente ao demandado no mercado, no que se refere a essas dimensões. A técnica de para desenvolvimento de estratégia de manufatura do Departamento de Comércio e Indústria do Reino Unido (DTI) pode ser adotada neste caso. Ela consiste em: 1º - verificar o nível de cada dimensão que o mercado está demandando; 2º - verificar o nível em que a empresa se encontra; 3º - sobrepor os dois resultados para decidir em quais dimensões deverão ser destinados os investimentos. Esse processo pode ser visualizado com a aplicação do seguinte esquema: Esquema 12.1: NÍVEL DEMANDADO PELO MERCADO DIMENSÕES NÍVEL EM QUE A EMPRESA ESTÁ COMPETITIVAS O Confiabilidade x O Custos x O Flexibilidade x O Produtividade x O Qualidade x DIMENSÕES COMPETITIVAS Confiabilidade COMPARAÇÃO EMPRESA x MERCADO x Custos x O Flexibilidade x

10 Produtividade O x Qualidade x O Esquema 12.2: Conforme ilustrado no esquema 12.2 acima, a empresa precisa melhorar (investir mais em) sua Competitividade no que se refere a Custos e Qualidade. Enquanto isso, está acima do que o mercado pede em termos de Produtividade, podendo reduzir os investimentos nesta ANÁLISE FINANCEIRA Na análise financeira, são mais usadas as técnicas do Valor Atual Líquido (VAL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). L1 L2 Ln n Figura Custo do investimento, e variação no lucro como retorno do investimento. VAL = I + n L t ( i ) t = 1 1+ (1.2) onde: I = investimento Lt = lucro na data t I = taxa mínima de atratividade N = vida útil do projeto A análise financeira compreende não apenas alternativas entre dois ou mais investimentos para escolha do melhor, mas também a análise de um único investimento com a finalidade de verificar se é atrativo ou não.

11 Na análise financeira só serão levados em conta os fatores quantificáveis, isto é, que puderem ser expressos em unidades de capital. Se fatores não quantificáveis vão fluir na tomada de decisão, essa análise não poderá ser feita com estudo matemático. Quando apenas um investimento é analisado para que se estude a sua rentabilidade, faz-se uma comparação entre sua taxa de retorno e uma taxa ideal, isto é, aquela que o investidor estabelece como sendo a taxa mínima de atratividade de renda para que o investimento seja considerado atraente do ponto de vista financeiro. Essa taxa ideal chama-se taxa mínima de atratividade. É comum adotar como taxa de atratividade a taxa de mercado, isto é, a taxa à qual qualquer capital pode ser aplicado sem dificuldade. Convém observar que, em se comparando várias alternativas, o que interessa nesta avaliação é a diferença entre elas. Muitas vezes, esse princípio facilita a tomada de decisão, pois ele retira a obrigatoriedade de uma elaboração detalhada de fluxo de caixa, considerando-se somente as diferenças de custos entre as alternativas. Tomemos um exemplo de uma empresa que quer ampliar suas Dimensões Competitivas, e essas dimensões a um modelo de gestão determinado: TABELA Modelo de gestão. DIMENSÕES COMPETITIVAS FATORES DE COMPETITIVIDADE Confiabilidade CIM Custos Just-in-Time Flexibilidade SFM Produtividade Automação; Treinamento de funcionários Qualidade ISO-9.000; TQC Faz-se então uma avaliação da variação no lucro (L = R CT), a partir de uma dada situação inicial, pelo método do Valor Atual Líquido, tendo o custo de implantação como o gasto inicial, e o aumento no lucro total como o retorno. Aplicando o VAL e o TIR para alternativas citadas acima, assumindo uma taxa de atratividade mínima de 20%, temos: TABELA Modelo de gestão. Dimensão Fator Investimento Lucro adicional VAL Confiabilidade CIM R$ ,51 Custos Just-In-Time R$ ,38 Flexibilidade SFM R$ ,19 Produtividade Automação (R$ ,95) Qualidade TQC R$ ,22

12 Exemplo da variação no lucro (R CT) $ R E CT P E CV CF 0 Q E Q Figura Ponto de equilíbrio. Agora com um investimento em flexibilidade (CIM) Obs. L = L2 L1; L1 = lucro inicial; L2 = lucro final $ R2 R1 CT E! E2 CV CF Q Q2 Q1 Figura Investimentos em Incremento da Flexibilidade. O resultado do exemplo mostra que as ferramentas que oferecem maior retorno (no exemplo em questão) são o sistema JIT e Sistema Flexível de Manufatura, estas então devem ter a preferência na aquisição. O Modelo CIM, apesar de apresentar uma alta demanda não oferece um retorno alto, como o sistema TQC, que apenas devem ser adquiridos caso haja uma alta disponibilidade de recursos, como na maioria dos casos essa não é a realidade não devem ser, então, adquiridos. O investimento em automação gera um retorno menor do que a taxa mínima de atratividade e não deve ser considerado na ocasião.

13 IMPACTOS SOBRE OS RECURSOS HUMANOS: Quando o assunto passa pela implantação de robôs na indústria o tema impacto nos recursos humanos aponta inevitavelmente para o desemprego. Dados, no entanto, os números de difusão (ver Capítulo 1) percebe-se que esta não é uma grave questão (mesmo quando se assume que um robô pode substituir de 2 a 3 trabalhadores diretos). Desta forma, optamos por tratar o tema deste tópico de outra perspectiva: como as empresas que se modernizam (inclusive robotizando) tratam o macro-tema recursos humanos em particular suas estratégias de qualificação. Para tal, continuaremos usando os dados da pesquisa supracitada. Um primeiro gráfico de resultado mostra o grau de formalização nas empresas pesquisadas de documentos relacionados com a Estratégia Competitiva das mesmas e a Estratégia para RH. Como forma de estratificação, adotamos a divisão da amostra entre empresas que possuem mais de 20% do market-share nacional no seu principal produto, e empresas com menos de 20%. Essa divisão foi fruto de experiências de pesquisas passadas (Souza, 1996), onde formulou-se a hipótese de que empresas líderes possuíam maior presença da documentação citada. Não estamos querendo concluir ostensivamente que se uma organização tem sua documentação formal de estratégias (competitiva, de produção, PDI, etc.), ela realmente implanta o processo de Planejamento Estratégico no seu padrão de tomada de decisões. De qualquer forma, este é um primeiro indicativo de que por trás das políticas setoriais da empresa (Hayes e Wheelright, 1984) existe uma visão de futuro das lideranças. Estratégia competitiva 60% 40% 20% 0% Não Sabe Mais que 20% do Mercado Nacional Menos que 20% do Mercado Nacional Estratégia para RH Market-Share no Brasil Figura Formalização de Documentos Estratégicos em Função do Market-Share. Um primeiro aspecto relevante deste quadro é a baixa percentagem presente, de maneira geral, em termos de formalização das estratégias competitivas e de RH. Em termos comparativos, fica claro que as empresas com maior mercado aparecem sempre com maior grau de formalização de suas estratégias. Algumas considerações complementares são as hipóteses de que, nas empresas que nem sequer sabem qual é seu Market-Share, os dados de mercado não são suficientemente claros para apontar uma posição competitiva, embora não inibam a elaboração de políticas pontuais de RH, em aproximadamente 12% dos casos (diferença entre aqueles que, embora não possuam Estratégia Competitiva formalizada, fazem os documentos das Estratégias de RH). Nos demais grupos (aqueles que conhecem seu Market-Share), é sempre maior a formalização da primeira, o que poderia indicar que nem sempre são realizados os desdobramentos entre as metas e missões da organização, e a política de RH.

14 Ainda dentro da questão relacionada com a suposta existência de estratégias, elaboramos uma segunda estratificação, agora dividindo a amostra em empresas nacionais (estatais e privadas) e empresas multinacionais. 60% 40% Estratégia competitiva 20% 0% Nacional Multinacional Estratégia para RH Constituição Jurídica Figura Formalização de Documentos Estratégicos x Constituição Jurídica. O resultado encontrado, compatível com o anterior em termos da relação entre as duas Estratégias citadas, aponta para uma maior prática de formalização nas empresas com origem estrangeira, uma vez que a prática de Planejar, é característica culturalmente mais disseminada em outros países (principalmente, nos EUA e Japão). Um outro leque de resultados da pesquisa, agora mais relacionado com a questão tecnológica da modernização, foi o mapeamento do padrão dos treinamentos que estão sendo ministrados pelas indústrias pesquisadas, quando ocorre a introdução de alguma inovação relacionada ao tema (automação, integração, etc.). O próximo passo é, dentro da mesma metodologia para denominação das áreas listadas, mostrar qual o perfil dos temas abordados nos treinamentos indicados pelas empresas. % do Tipo de Curso em relação ao Total de cursos citados 25% 20% 15% 10% 5% 0% CAE CAD CAPP CN CEquip PP CP Tipo de Curso - Classificação nas Funções do Modelo Y Figura Tipo de Curso Ministrado em Cada Função do Modelo Y. Qualidade

15 Na figura 12.12, como a relação foi construída sobre o total de treinamentos citados, o somatório das barras é igual a 100%, ou seja, cada treinamento aborda individualmente alguma das áreas tratadas. Portanto, o que é válido para comparação e análises entre os gráficos acima e o de percentual de difusão (Figura 12.1), é o perfil do quadro apresentado, isto é, a relação de tamanho entre as barras de uma mesma figura deveriam ser, no mínimo, parecidas Repare que, dentro desta abordagem, existem diferenças entre o quadro de treinamento nas áreas de CAD e Controle de Equipamentos, em relação a automação desta função nas empresas, principalmente quando comparado com o maior grau de automação do Núcleo Informatizado. Isto poderia ser explicado pela má qualidade das informatizações, principalmente na área de PCP, onde muita coisa é elaborada em planilhas simples e que não necessitariam de treinamentos formais para os usuários (quando este não é o mesmo quem elaborou). Já em termos de soluções de CAD e equipamentos automatizados, as empresas que definem por automação nestas funções, devido à maior complexidade dos mesmos (e aqui os pacotes são comerciais), apresentam a necessidade da capacitação formal de seus funcionários. Os últimos 3 gráficos que selecionamos servem para melhor qualificar os esforços de capacitação de pessoal, em relação ao escopo dos cursos ministrados, aos fornecedores dos mesmos, e à qualificação de mão-de-obra que está sendo formada para operar no novo ambiente advindo da automação/integração. Geral 23% Específico 77% Figura Escopo dos Treinamentos Ministrados em Automação/Integração da Produção. Neste primeiro gráfico da figura 12.13, chamamos de treinamentos específicos àqueles que visam ensinar conceitos pontuais, ligados à operação de uma determinada máquina ou sistema informático, ou seja, sempre relacionado com uma ferramenta. Treinamentos gerais são aqueles onde os conceitos não se prendem a uma determinada ferramenta, mas sim a teoria que existe por detrás da mesma. Como exemplo, podemos citar os cursos de AutoCAD (específico) e o de Projeto de Produto (geral). A conclusão de que apenas 23% das empresas da amostra ministraram cursos de escopo Geral é preocupante, na medida em que verificamos, uma vez mais, que a maioria das empresas ainda mantém a premissa de aplicar apenas treinamentos pontuais, para a operação específica de uma determinada máquina, sem, contudo, pensar na compreensão necessária ao operador, de entender o funcionamento geral da mesma. Isso também é descrito em outro trabalho de pesquisa realizado em empresas líderes (Souza, op. cit.), onde verificou-se que os treinamentos são quase sempre conseqüência da implantação de uma nova tecnologia.

16 O próximo gráfico mostra, dentre os cursos ministrados, quem foram os fornecedores dos mesmos. Vale sempre lembrar que não estamos aqui falando de todos os cursos realizados pelas empresas, mas apenas daqueles ligados à automação/integração da produção. 50% 40% 30% 20% 10% 0% Fornecedor Outras Empresas Interno Não Informou Ministrantes dos Treinamentos Figura Ministrantes dos Treinamentos. Neste gráfico da figura sobressaiu a participação de Outras Empresas, que são aquelas pessoas jurídicas que estão apenas realizando treinamentos, sem nenhuma espécie de intervenção no sistema produtivo. Por exemplo, se uma empresa de consultoria é contratada apenas para realizar um curso e nada mais, ela é classificada neste campo. Outros grupos de destaque são os Fornecedores e o de Treinamentos Internos. Uma boa hipótese para justificar o fato é a constatação de que muitos fabricantes estão utilizando uma política de vendas que atrela o treinamento ao custo do pacote de software ou ao hardware (e isso também explicaria a maior incidência de treinamentos específicos). Quanto aos internos, a tradicional economia obtida com o uso de multiplicadores parece ser uma prática bastante empregada. O último resultado que será apresentado é relativo ao perfil da mão-de-obra que está sendo qualificada para operar no novo ambiente advindo da automação, ou seja, pretendemos mostrar qual é a qualificação daqueles que realizaram treinamento visando a criação de novas capacitações relacionadas com as novas tecnologias presentes nos projetos de modernização industrial. O gráfico da figura mostra a existência de uma tendência em se investir mais nos trabalhadores melhor qualificados, o que caracterizaria a polarização. Esse fato vem de acordo com o quadro teórico sobre a educação do trabalhador, no que tange a atual conjuntura caracterizada pelo avanço da tecnologia e da automação industrial. Este novo ambiente impulsiona as empresas a necessários investimentos na qualificação do trabalhador, como meio de competir no mercado globalizado, e essa amostra indica a prática de considerar-se como profissional do novo ambiente, àqueles dotados de um maior nível educacional e com um maior potencial para adaptação a mudança na estrutura do trabalho. De um modo geral, os resultados desta pesquisa apontam para uma potencialidade de um movimento dos empresários em direção ao desenvolvimento de políticas de recursos humanos, como sustentação à sobrevivência ante o avanço tecnológico.

17 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Engenheiro Técnico Técnico de Manutenção Supervisor Público Alvo dos Treinamentos Figura Público Alvo dos Treinamentos. Operador No entanto, apesar do número significativo de empresas na amostra, não podemos concluir que haja uma tendência geral de se investir pesadamente em RH. Os motivos podem variar desde a incerteza quanto ao retorno imediato de determinado investimento, a falta de indicadores precisos, ou até mesmo a falta de clareza de alguns quanto a importância do comprometimento humano nos processos produtivos. Vale a pena ressaltar que a ausência de uma visão estratégica em RH pode ter conseqüências em diversos níveis para a organização. Mesmo sabendo que o nosso foco é a modernização industrial do ponto de vista tecnológico, qualquer outro projeto de melhoria de performance (Reengenharia, TQC, etc.) tem no pessoal uma das chaves para o seu sucesso. Sendo assim - se for verdadeira a hipótese de que muitas organizações não têm um Planejamento Estratégico de longo prazo e, quando têm, nem sempre possuem uma política de RH alinhada com o mesmo - os dados apresentados neste artigo mostrariam um claro problema para o desempenho e performance das nossas empresas CONCLUSÃO Com estes resultados, percebemos que esta metodologia abrange dois pontos importantes, os resultados que devem ser alcançados no longo prazo e uma análise financeira onde podemos maximizar os ganhos financeiros de curto (e longo) prazo. Mas existem pontos importantes a se observar quando estiver sendo aplicada. Esta metodologia de análise, evidentemente, precisa de uma boa estimativa dos resultados de investimento para ser adequada ao passo que não incorpora uma margem de risco para o caso do investimento não dar certo. Esta é uma boa estimativa, porém, por se tratar de uma análise estática, deve ser revista caso haja alguma alteração nos planos da empresa, no mercado etc. Recomenda-se aplicação deste trabalho para outros setores, porém é preciso estar atento às especificidades de cada setor, principalmente no que se refere à ordem de prioridade dos fatores de competitividade, pois uma análise equivocada pode piorar a situação da empresa no mercado.

18 Deve-se proceder também uma revisão freqüente das prioridades, já que o mercado, tem alterados seus padrões freqüentemente. Estes entretanto são problemas comuns a qualquer proposta de recomendações à empresas. esta abordagem, em particular, permite uma análise mais adequada que outras propostas, já que as demais destinam-se a casos mais gerais em termos de investimentos, não dirigindo uma atenção especial para o caso específico dos investimentos em novas tecnologias. Esta proposta ao contrário, se atém detalhadamente nesse aspecto, permitindo às empresas, um mecanismo de escolha da tecnologia mais adequado às suas necessidade, de implementação relativamente fácil, porém com resultados consistentes REFERÊNCIAS Caulliraux, H Estratégias de Empresas e Modernização Industrial in Castro, AB, Possas, ML e Proença, A (orgs.) Estratégias Empresariais na Indústria Brasileira: Discutindo Mudanças, Forense Universitária, Rio de Janeiro, Caulliraux, H e Proença, A Indo além da Defensiva, GPI/EE-COPPE/UFRJ, mimeo, Caulliraux, H.M. e L. S. Salles Costa (organizadores), et al. - Manufatura Integrada por Computador - Sistemas Integrados de Produção: Estratégia, Organização, Tecnologia e Recursos Humanos, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1995 DAVEMPORT, THOMAS H., Reengenharia de Processos, Editora Campus, Rio de Janeiro, Drücker, P. Management: tasks, responsabilities, practices, Harper & Row, New York, Ghemawat, P. Commitment: the Dynamic of Strategy, Free Press, New York, Gould, S. J. Vida Maravilhosa - o acaso na evolução e a natureza da história, Ed Círculo do Livro, São Paulo, s/data. Edição original em inglês: Hayes, R. e Pisano, G. Manufacturing Strategy: at the intersection of two paradigm shifts, Harvard Business School, mimeo, Junho, Hayes, R. H. e S.C. WHeelwright - Restoring our Competitive Edge: Competing Through Manufacturing, John Wiley & Sons, Nova York, 1984 HAWKINS, R.; MANSELL, R & SKEA, J. (organizadores), Standards, Inovation and Competitiveness, Edward Ejgar, Adershot, England, Kim, J. e Arnold, P. Manufacturing Competence and Business Performance: a Framework and Empirical Analysis, Working Paper 91-64, OM Dept, School of Management, Boston University, November Miller, J. e Kim, J Manufacturing Futures Fact Book, Research Paper Series, Manufacturing Roundtable, Boston University, Neves, M.; Proença, A. & Cauliraux, H. Sistemas Integrados de Produção no Brasil: Situação Atual, Causas e Perspectivas, in Produção, vol. 6 n o 6, Porter, M. Competitive Strategy, The Free Press, New York, Scheer, A. -W. CIM, Evoluindo para a Fábrica do Futuro, Qualitymark, Rio de Janeiro, SHTUB, A.; BARD, J. & GLOBERSON, S., Project Management - Engineering, Technology, and Implementation, Prentice Hall International Edotions, Englewood Clifffs, New Jersey, USA, PORTER,MICHAEL, Estratégia Competitiva, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1986., Vantagem Competitiva, Editora Campus, Rio de Janeiro, SHINGO, SHIGEO, O Sistema Toyota de Produção, Bookman Cia. Editora Ltda., Porto Alegre, 1996.

19 , Sistemas de Produção com Estoque Zero, Bookman Cia. Editora Ltda., Porto Alegre, SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A. & JOHNSTON, R., Administração da Produção, Editora Atlas, São Paulo, SUDENE, Definição de Requisitos ou Parâmetros para a Aplicação dos Critérios Básicos à Análise dos Projetos FINOR, manual, Recife, março de TÁVORA JR., JOSÉ L.; ALBUQUERQUE, P. & NEVES, M., Automação Industrial - O Estágio de Pernambuco, in Ensaios de Economia, (Galvão, O. org.), Recife Gráfica e Editora, Recife, TÁVORA JR., JOSÉ L.; BARBOSA, C. Z. & GUIMARÃES, A. L., Análise de Investimentos em Dimensões Competitivas, anais do XVIII Enegepe, Rio de Janeiro, TÁVORA JR., JOSÉ L.; SIVINI, S. M. & COSENTINO, A. C. C., Ecritérios de Competitividade na Análise de Projetos, anais do XVIII Enegepe, Rio de Janeiro, Sites Consultados:

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE Os custos das instituições Dra Janice Donelles de Castro - Professora do Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de

Leia mais

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor.

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Michel Brites dos Santos MAPData A parametrização quando possível já é uma forma de otimizar o processo de criação na engenharia.

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

RESENHA. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

RESENHA. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. FOCO: Revista de Administração da Faculdade Novo Milênio. RESENHA COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Valéria Santiago

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Adoção e Aplicação da IFRS

Adoção e Aplicação da IFRS IFRS Normas internacionais de contabilidade PARTE I Adoção e Aplicação da IFRS AULA 2 Prof. MSc. Márcio de Souza e Silva Objetivos: Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Estrutura do Plano de Negócio Profa. Fernanda Pereira Caetano Trabalho pesado é geralmente a acumulação de tarefas pequenas que não foram feitas a tempo. (Henry Cooke) Não existe uma estrutura rígida e

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método 14 1 Introdução Este estudo visa identificar os atributos e seus respectivos níveis mais importantes na definição da contratação de serviços de consultoria estratégica pelas operadoras de telecomunicações.

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Liderança Organizacional

Liderança Organizacional Liderança Organizacional Mauricio Lima Competência 07 Desenvolvimento de Recursos, Finanças e Legislação Corporativa Fundamentação Teórica Entre as atividades mais importantes do líder está a responsabilidade

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

FMEA (Failure Model and Effect Analysis)

FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

4 Avaliação Econômica de Redes Legada e NGN

4 Avaliação Econômica de Redes Legada e NGN 4 Avaliação Econômica de Redes Legada e NGN A Cadeia de Valores é uma representação de uma cadeia industrial que auxilia as empresas a identificarem e a avaliarem suas fontes de vantagens competitivas

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Revista Contabilidade & Amazônia. Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas

Revista Contabilidade & Amazônia. Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas Revista Contabilidade & Amazônia Disponível em http://www.contabilidadeamazonia.com.br/ Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 1, n. 1, art. 1, pp. 1-7, Jan./Dez. 2008 Fluxo de Caixa como Ferramenta

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I:

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I: Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo Unidade I: 0 Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo 1. Introdução à Disciplina Aspectos Gerais 1. 1. Orçamento de Capital As empresas efetuam investimentos

Leia mais

Unidade III FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

Unidade III FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade III 8 GESTÃO DE RISCOS Neste módulo, trabalharemos a importância do gerenciamento dos riscos econômicos e financeiros, focando alguns exemplos de fatores de riscos. Estudaremos também o cálculo

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS

SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE RIO GRANDE DO SUL. Sondagem Especial Produtividade Unidade de Estudos Econômicos Sistema FIERGS SONDAGEM ESPECIAL PRODUTIVIDADE 32,1% das empresas da indústria de transformação não aumentaram sua produtividade nos últimos 5 anos. Na indústria da construção este percentual sobe para 46,9%. 25% das

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA , UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar II PIM II RECURSOS HUMANOS 2º semestre, turmas ingressantes em Agosto. São Paulo 2011 1 PIM

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

da Qualidade ISO 9001: 2000

da Qualidade ISO 9001: 2000 4 Requisitos Gerais e de Documentação do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000 A implementação, manutenção e melhoria de um sistema da qualidade requer um sistema documental que auxilie no estabelecimento

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA Peter Wanke, D.Sc. Introdução A Teoria das Restrições, também denominada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento relativamente

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

O processo envolve quatro questões básicas:

O processo envolve quatro questões básicas: Planejamento de RH O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos que devem ser feitos com atividades de RH O processo envolve quatro questões

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1

O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 O QUE FAZER PARA MELHORAR O PROCESSO DE COMPRAS 1 Matheus Alberto Cônsoli* Lucas Sciência do Prado* Marcos Fava Neves* As revendas agropecuárias devem considerar não apenas preços, mas também as oportunidades

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS

TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS TÍTULO: ANÁLISE DE RISCO E RETORNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TÍTULOS PÚBLICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Carlos Alberto Pereira Soares (UFF) carlos.uff@globo.com Wainer da Silveira e Silva, (UFF) wainer.uff@yahoo.com.br Christine Kowal Chinelli

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos estratégica e conectada ao canteiro na construção civil.

Leia mais

5 CONCLUSÃO. 5.1. Resumo

5 CONCLUSÃO. 5.1. Resumo 70 5 CONCLUSÃO 5.1. Resumo Conforme visto no capítulo anterior, por meio das análises dos resultados da pesquisa de campo, realizadas no software SPSS 17.0 versão Windows, foram obtidas as funções de utilidade;

Leia mais

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal

Informatização das administrações tributária e aduaneira Objetivos dos projetos de informatização da receita fiscal Informatização das administrações tributária e aduaneira A informatização é uma parte importante dos projetos do Banco Mundial relacionados a impostos e alfândega. Baseando-se em projetos concluídos e

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

1 Introdução aos procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL - ProPEE Apresentação dos princípios norteadores às propostas de

1 Introdução aos procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL - ProPEE Apresentação dos princípios norteadores às propostas de 1 Introdução aos procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL - ProPEE Apresentação dos princípios norteadores às propostas de projetos de eficiência energética 2 Motivações Os contratos

Leia mais

2 Investimentos em Tecnologia da Informação

2 Investimentos em Tecnologia da Informação Investimentos em Tecnologia da Informação 19 2 Investimentos em Tecnologia da Informação Este capítulo visa apresentar os conceitos básicos e definições que farão parte do desenvolvimento desta dissertação.

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil?

6.1 A Simulação Empresarial tem utilização em larga escala nos cursos de Administração, em seus diversos níveis de ensino no Brasil? 195 6 Discussão Neste capítulo, são discutidos os resultados apresentados nas suas unidades de pesquisa e a relação existente entre cada uma dessas unidades. Assim, este capítulo traz subsídios para a

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares

Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares Documento elaborado nas reuniões do grupo de trabalho de graduação em Engenharia de

Leia mais

ANALISANDO O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

ANALISANDO O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA ANALISANDO O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA Mariano Yoshitake Francisco Santos Ventura Ricardo Krayuska Araujo Fabrício Antão de Sousa Thais Vieira Damasceno RESUMO Este artigo foi realizado como parte das

Leia mais