Como elaborar um Pl P a l n a o o d e d e Ne N g e ó g c ó i c o i s

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como elaborar um Pl P a l n a o o d e d e Ne N g e ó g c ó i c o i s"

Transcrição

1 Como elaborar um Plano de Negócios

2 Módulo 1 - Empreendedorismo Aula 1 As dimensões do Empreendedorismo Aula 2 Empreendedor x Administrador Aula 3 - Empreenda para que a empresa se fortaleça Aula 4 - : Oportunidades Módulo 2 - Estrutura Aula 1: Elaboração Módulo 3 Planejamento Aula 1. Mercado Aula 2. Plano de Marketing e Comercialização Módulo 4 Plano Financeiro Aula 1. Elaboração do Plano Financeiro

3 Plano de Negócios: a transformação de boas idéias em grandes negócios? Emreender não é sinônimo de abertura de empresa tão somente. Significa ter a capacidade de identificar oportunidades e delas tirar o maior ganho possível, com a menor aplicação de recursos financeiros. A atividade empreendedora é realizada de forma sistêmica, ou seja, através de atividades coordenadas que têm início, meio e fim, e que fazem parte de um ciclo que visa alocar recursos humanos, materiais e financeiros em prol da concretização de uma ideia, com orientação para a melhor adequação dos custos e da prevenção de perdas. Assim, o PLANO DE NEGÓCIOS será o guia para conduzir a empresa à tão almejada sustentabilidade financeira. O propósito deste curso é demonstrar passo a passo a construção de um plano de negócios, ressaltando sua importância e oferecendo dicas para tornar sua aplicação prática e viável. Acrescentamos textos extras, atividades, links, fórum e chat para que você possa garantir o melhor aprendizado sobre o assunto. Com o Plano de negócios em mãos você terá mais chances de sucesso. Então, vamos em frente! E pra começar convidamos você a nos acompanhar na estória da águia, refletir sobre a pergunta por que será que a emoção de voar precisa começar com o medo de cair?. Podemos conversar a respeito num chat ou num fórum do curso. Vamos voar!!

4 Fábula da Águia A águia empurrou gentilmente os filhotes para a beira do ninho. Seu coração trepidava com emoções conflitantes enquanto sentia a resistência deles. Por que será que a emoção de voar precisa começar com o medo de cair? pensou. Esta pergunta eterna estava sem resposta para ela. Como na tradição da espécie, seu ninho localizava-se no alto de uma saliência, num rochedo escarpado. Abaixo, havia somente o ar para suportar as asas de cada um de seus filhotes. A despeito de seus medos, a águia sabia que era tempo. Sua missão materna estava praticamente terminada. Restava uma última: o empurrão. A águia reuniu coragem através de uma sabedoria inata. Enquanto os filhotes não descobrissem o voar, não compreenderiam o privilégio de terem nascido águias. O empurrão era o maior presente que a águia-mãe tinha para dar-lhes, era seu supremo amor. E por isso, um a um, ela empurrou, e todos voaram.

5 Tocar um negócio sem um plano é como percorrer um caminho na escuridão em meio a tantas dúvidas Em que negócio a empresa se encontra? Conheço os produtos que vendemos? Que estratégias utilizarei? Terei retorno do investimento? Quem são meus clientes? Quais meus custos? O que pode impedir o crescimento da empresa? Como conquistarei o mercado? Onde pretendo chegar?

6 Módulo 1: Empreendedorismo

7 Plano de Negócios: Raio X da Empresa Um Plano de Negócios é a forma mais adequada de mostrar os negócios de sua empresa, pois resume de forma simples todas as informações diretamente ligadas a empresa. Uma das exigências principais para pleitear um empréstimo ou uma parceria com outra empresa é a apresentação de um plano de negócios. Afinal, ele demonstra a visão que o empresário tem de sua empresa e também o quanto sabe sobre a mesma. Em países como Estados Unidos, Alemanha, França, entre outros altamente desenvolvidos, a cultura empreendedora envolta do plano de negócios é pré-requisito para a abertura e gerenciamento dos negócios. Vamos, mais uma vez, falar sobre quem pode se interessar pelo seu plano de negócios e para que ele serve. Incubadoras de empresas: visando incluir-se como empresa incubada. Sócios ou futuros sócios: para tratar rumos de direção e firmar acordos comercias e operacionais. Bancos: na tentativa de obtenção de empréstimos. Colaboradores (funcionários): nas mais diversas funções apoiando nas decisões gerenciais e no planejamento de atividades administrativas; além de contribuir para a integração setorial. Área Comercial: oferecer subsídios para a prospecção de novas áreas e o fortalecimento daquelas em que já atua. Área de desenvolvimento e pesquisa: informações de mercado e impressões dos consumidores acerca das necessidades de consumo. Área financeira e orçamentária: apoio na aprovação e alocação de recursos financeiros para o orçamento dos setores.

8 Aula 1: As dimensões do empreendedorismo Empreender, segundo Schumpeter (1983), é um processo contínuo: conforme novas oportunidades apareçam na economia, os indivíduos com visão empreendedora as percebem e as exploram. Tal postura requer que a pessoa desenvolva características divididas em três momentos: querer (ligado a vontade de abrir um negócio ou estruturá-lo, e até mesmo a intenção de colocar uma ideia em prática), o planejar (orientado para a necessidade de se colocar tudo no papel após ampla busca de informações) e o realizar (momento de concretizar e colocar em prática). QUERER Independência e autoconfiança Persuasão e Rede de contatos PLANEJAR Planejamento e monitoramento sistemático Busca de informações Estabelecimento de metas REALIZAR Riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Comprometimento Persistência Busca de oportunidades e iniciativas

9 Independência e Autoconfiança Buscar manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário. Ter confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Persuasão e Rede de Contatos Utilizar-se de estratégias para influenciar ou convencer os outros para conseguir melhorias no seu negócio; manter boas relações comerciais com clientes e fornecedores. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Planejar, dividindo tarefas de grande porte em tarefas menores com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões. Busca de Informação Interessar-se pessoalmente por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Estabelecimento de Metas Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal; definir, com clareza e objetividade, o que se quer atingir e em que prazo.

10 Riscos Calculados Analisar as alternativas e dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados, além de responder pessoalmente por eles. Exigência de Qualidade e Eficiência Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam. Comprometimento Fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer força para manter os clientes satisfeitos. Persistência Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratégicas, de acordo com as situações. Busca de Oportunidades e Iniciativa Ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor e implementar soluções inovadoras.

11 O que se espera de um empreendedor? O perfil de um empreendedor deve ser o de alguém capaz de sonhar e transformar sonhos em realidade. Alguém que tenha habilidade de identificar oportunidades e saiba buscar recursos para torná-las em negócios, além de estar sempre atentos às mudanças.

12 Aula 2: Empreendedor x Administrador Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo mais, algumas características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional. As diferenças entre os domínios empreendedor e administrador podem ser comparados em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégica, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial. A seguir temos um resumo desses domínios.

13 Domínio Empreendedor Domínio Administrativo Pressões nesta direção Dimensões- Chave do Negócio Pressões nesta direção Mudanças Rápidas: - Tecnológicas - Valores sociais - Regras políticas Dirigido pela percepção de oportunidades Orientação Estratégica Dirigido pelos recursos atuais sob controle Critérios de medição de desempenho; sistemas e ciclos de planejamento Orientação para ação; decisões rápidas; gerenciamento de risco Revolucionário com curta duração Análise das Oportunidades Revolucionário de longa duração Reconhecimento de várias alternativas; negociação da estratégia; redução do risco Falta de previsibilidade das Em estágios Comprometime Decisão tomada Redução dos riscos pessoais; necessidades; falta de controle periódicos, com nto dos passo a passo, utilização de sistemas de exato; necessidade de mínima Recursos com base em um alocação de capital e de aproveitar mais utilização em orçamento planejamento formal oportunidades; pressão por cada estágio mais eficiência Risco da obsolescência; necessidade de flexibilidade Uso mínimo dos recursos existentes ou aluguel dos recursos extras necessários Controle dos Recursos Habilidade emprego recursos no dos Poder, status e recompensa financeira; medição da eficiência; inércia e alto custo das mudanças; estrutura da empresa Coordenação das áreas-chave de difícil controle; desafio de legitimar o controle da propriedade; desejo dos funcionários de serem independentes Informal, com muito relacionamento pessoal Estrutura Gerencial Formal, respeito hierarquia com à Necessidade de definição clara de autoridade e responsabilidade; cultura organizacional; sistemas de recompensa; inércia dos conceitos administrativos

14 Aula 3: Empreenda para que a empresa se fortaleça Segundo estudos do SEBRAE-SP (2008), 27% das empresas paulistas fecham logo no primeiro ano de atividades. E, em cada grupo de dez novas empresas, seis fecham antes de completar 3 anos de idade. Busca de apoio, maior capacitação pessoal e planejamento aliados a um plano de negócios ajudam a reduzir esta taxa e oferecer à empresa o fôlego necessário para manter-se competitiva no mercado. Acompanhe algumas recomendações na tentativa de apoiar todos aqueles que desejam abrir e fortalecer seu próprio negócio.

15 Recomendações para fortalecimento das empresas Estimular o comportamento empreendedor Buscar inovações continuamente Realizar planejamento sobre novas e futuras ações Depositar atenção sistemática ao aprimoramento de produtos e serviços Valorizar o atendimento de acordo com o perfil e gosto dos clientes (personalizar o atendimento) Aprimorar estratégias de comunicação com o público-alvo Fortalecer monitoramento sistemático do fluxo de receitas e despesas Administrar adequadamente o saldo de caixa de forma a obter sempre o controle detalhado dos produtos e serviços oferecidos.

16 Aula 4: Oportunidades O que é uma oportunidade? Uma oportunidade não é, necessariamente, uma inovação. Um formato novo de trabalho ou uma possibilidade de reestruturar equipe podem representar oportunidades de mercado. Como detectar oportunidades? Há necessidade de estar atento ao ambiente interno e externo e perceber o que poderia ser feito como forma de melhor se adequar às necessidades dos consumidores internos e externos. Como saber se a oportunidade é boa? Para se qualificar como uma boa oportunidade de investimento, o produto ou serviço deve atender a uma necessidade real com relação à funcionalidade, qualidade, durabilidade e preço. A oportunidade, em última instância, depende da habilidade para convencer os clientes (o mercado) dos benefícios do produto ou serviço. É o mercado que determina se uma ideia tem potencial para tornar-se uma oportunidade de investimento, ou seja, apenas o estudo de mercado dirá se a ideia gera valor para o usuário final do produto ou serviço. Oportunidades à vista!

17 Idéias e Oportunidades As pessoas que não sabem distinguir uma idéia de uma oportunidade de negócios, estão no caminho do insucesso. Esta confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Identificar e agarrar uma oportunidade de negócios é uma das grandes virtudes do empreendedor de sucesso. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas nem toda idéia é uma oportunidade. É necessário realizar um estudo de viabilidade através de um Plano de Negócios para indicar o potencial de uma idéia transformar-se em um bom negócio. Lembre-se de que não existe uma receita de bolo para descobrir ou agarrar uma oportunidade. Oportunidades à vista!

18 Oportunidades à vista! Aumento do consumo das cidades do interior. Crescimento da importância das regiões norte e nordeste. Diminuição da participação dos jovens e aumento da terceira idade. Estilo mais jovial da população mais idosa. Crescimento do número de domicílios com uma só pessoa. Melhora no padrão educacional da população. Aumento do número de mulheres no mercado de trabalho. Maior atenção dos consumidores em relação à saúde, alimentação e condicionamento físico. Migração das classes A, B e C para os centros de consumo planejados (shopping centers).

19 Fontes de Idéias a) Franquias visite o site da Associação Brasileira de Franchising e conheça mais sobre este assunto (link para site) b) Empregos anteriores sempre há alguma idéia retirada de um emprego anterior, tarefas que podem ser otimizadas, produtos que podem ser feitos de maneira diferente etc. c) Feiras e exposições elas sempre trazem novos conceitos e idéias. d) Observação observar o que se passa com as pessoas nas ruas, em suas casas pode ser uma fonte promissora de idéias. e) Experiências adquiridas como consumidor elas podem ser boas ou ruins, mas sempre trarão idéias para o seu próprio negócio. f) Imitação muitos produtos ou serviços que utilizamos hoje são uma imitação ou atualização de outros que já existiam anteriormente. Só passaram por reformulações para se atualizarem. E então, já pensou em alguma idéia diferente? Pegue um papel e anote!

20 Módulo 2: Estrutura

21 Aula 1. Elaboração O roteiro para elaboração do plano de negócios segue tendência praticada pelo mercado que prioriza estudo de cenário externo, estrutura interna, plano de marketing e financeiro. Conheça cada parte que integra um Plano de Negócios (PN): 1. CAPA 2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 3. SUMÁRIO EXECUTIVO 4. PRODUTOS E SERVIÇOS 5. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 6. PLANO DE MARKETING 7. PLANO OPERACIONAL 8. ESTRUTURA E CAPITALIZAÇÃO

22 Tipos e Tamanhos de PN PN COMPLETO: utilizado quando se pleiteia uma grande participação financeira em empréstimo, fomento ou parceria de novo sócio ou investidor. Varia entre 15 a 40 páginas. PN RESUMIDO: é uma forma de apresentar resumidamente as linhas gerais do plano, com o objetivo de chamar a atenção do investidor. Apresenta objetivos gerais, investimentos, mercado e retorno sobre o investimento. Varia entre 10 e 15 páginas. PN OPERACIONAL: utilizado internamente pela empresa e tem como foco oferecer suporte para diretores, gerentes e colaboradores. Ideal para alinhamento dos esforços para melhor proveito da estrutura organizacional. Varia entre 10 a 30 páginas.

23 CAPA - Primeira visualização do plano de negócios. Deve conter as informações básicas da empresa, entre elas, nome da empresa, logotipo, título do plano de negócios, mês e ano de elaboração. DESCRIÇÃO DA EMPRESA - Descritivo da empresa contendo a razão social, endereçamento, unidades, site, , informações sobre os proprietários, história, estrutura organizacional, principais parcerias entre outros. SUMÁRIO EXECUTIVO - Principal parte do PN. Contém, de forma resumida, as principais informações do negócio. Direcionado para quem se destina sua elaboração. Tem clareza no objetivo de sua elaboração: pretensão de empréstimo, capital de risco, procura por parceiros ou potenciais clientes. A partir dele o leitor poderá optar se dará mais atenção ao que se propõe a seguir. É a última parte a ser escrita, pois traz síntese do todo.

24 PRODUTOS E SERVIÇOS- Apresentação dos produtos e serviços, sistema produtivo, posicionamento no ciclo de vida, descritivo tecnológico, principais pontos de pesquisa e desenvolvimento, clientes potenciais, participação da marca e/ou patente. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL -Traz informações quanto à estrutura legal do negócio. Detalha plano de carreira, treinamento e desenvolvimento. PLANO DE MARKETING - Descritivo do setor de marketing, com citação de limitações e entraves, mercado alvo, segmentação, tendências e mudanças previstas, necessidades dos consumidores. Concorrência: direta e indireta. Estratégia de marketing, marca e comercialização. PLANO OPERACIONAL - Planejamento da capacidade de produção, de fornecedores e estoque. ESTRUTURA E CAPITALIZAÇÃO - Necessidade de capital de terceiros para 5 anos, principais indicadores financeiros, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, balanço patrimonial.

25 Sumário executivo A principal característica do sumário executivo é trazer atratividade na clareza das informações e nos objetivos que esclarecem as vantagens de se investir no PN. Deve demonstrar que para o negócio vale a pena receber apoio, investimento e atenção especial. A objetividade e concisão são características que devem ser levadas em conta nesta parte. Construído em três páginas, em média, contém: Principal objetivo do PN Principal oportunidade identificada Caracterização da empresa ou da unidade de negócio que será criada para aproveitar a oportunidade vislumbrada

26 Itens do sumário executivo Para elaboração do sumário executivo, tente responder às seguintes perguntas: 1. Qual a visão do empreendedor da área de negócios de sua empresa e como posicioná-la no mercado? 2. Qual sua relação com a oportunidade vislumbrada? 3. Qual é o mercado identificado para os produtos da empresa? 4. Qual é a missão da empresa? 5. Quais os produtos/serviços que serão fabricados, vendidos, prestados, fornecidos pela empresa? 6. Qual é o mercado para os produtos da empresa e como será feita sua abordagem? 7. Qual é a imagem da empresa que se quer projetar no mercado? 8. Como serão vendidos os produtos? 9. Como os produtos da empresa serão mantidos atualizados e como a empresa vai se manter com a tecnologia atual?

27 Itens do sumário executivo 10. Como a empresa vai ser organizada para cumprir seus objetivos? 11. Quais as características (perfil) do pessoal da empresa, suas funções e estrutura de remuneração? 12. Quais os investimentos a serem feitos para a empresa se posicionar no mercado e se desenvolver? 13. Quanto será necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar (burning-rate)? 14. Qual é o fluxo de caixa previsto para a empresa? Como evoluirão suas receitas e despesas? 15. Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobrirem suas despesas? 16. Quando os investidores recuperam os investimentos feitos? 17. Quais os fatores-chave de sucesso da empresa?

28 Produtos Descrição Direitos legais de propriedade do produto, direitos de autor, propriedade industrial, patentes, segredos industriais. Quais as principais características dos produtos e serviços da empresa? Um produto pode ser patenteado no INPI, por exemplo, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se não houver como proteger a inovação, é importante que a oportunidade seja aproveitada com agilidade, para aumentar a vantagem frente aos concorrentes que podem copiar o produto, criando barreiras de entrada. Ciclo de vida Evolução do produto, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos É preciso definir os mecanismos que serão utilizados para estar atendo às novas demandas do mercado, aproveitando oportunidades de modificar e melhorar o produto, adicionando novas características e funcionalidades.

29 Estrutura organizacional Tudo o que foi falado até agora só pode acontecer com uma equipe de profissionais que tenham as competências necessárias para implementar o que foi planejado. Por isso, é preciso criar uma estrutura ideal em termos de eficiência, de maneira que seja o menos custosa possível e, em termos de eficácia, que atinja os resultados desejados pelos investidores. Uma equipe de trabalho competente tem um organograma claro e bem estruturado, pessoas que estão motivadas, alinhadas com os objetivos da organização e, o mais importante, comprometidas com os resultados. Também são pessoas pró-ativas, que trabalham com criatividade e que têm autonomia dentro de sua área de atuação. FORMAS DE AVALIAÇÃO Estabelecimento de critérios de avaliação bastante claros MOTIVAÇÃO DE PESSOAL Política de remuneração

30 Plano de implementação Como será iniciada a empresa e como será sua operação nos primeiros 6 meses? Quais serão os recursos necessários para a operação inicial da empresa? Quais são os objetivos que se pretende atingir nos primeiros 6 meses? Principais atividades e ordem lógica de realização. Duração, recursos e custos de cada atividade. Saiba mais Os primeiros 6 meses de uma organização são críticos, porque é o momento de se estruturar, de conseguir os primeiros clientes. Muitas empresas podem simplesmente não ter faturamento nenhum nos primeiros 6 meses. Por ser um período crítico para um negócio, é preciso planejar como a empresa sobreviverá nesse período.

31 Resumo da empresa Explicar o que a empresa ou unidade de negócio irá fazer. Qual produto ou serviço será comercializado? O que a empresa vende e como o faz? Forma legal de existência e Proprietários: empresa individual sociedade limitada sociedade em nome coletivo sociedade em comandita simples sociedade anônima sociedade em comandita por ações Sócios características, currículos, aporte para a empresa. - Empresa Individual é o tipo de empresa em que uma pessoa natural, individualmente e habitualmente, perante a legislação comercial, exerce atos de comércio em seu próprio nome. A responsabilidade do titular é ilimitada. - Sociedade Limitada - É o tipo de sociedade mais comum adotada pelas pequenas empresas. Conta com responsabilidade limitada dos sócios, restrita ao valor de suas quotas, e é de constituição mais simples. - Sociedade em Nome Coletivo - deve ser constituída somente por pessoas físicas, sendo que todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. - Sociedade em Comandita Simples - possui dois tipos de sócios comanditados: pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota. - Sociedade Anônima - tem o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. - Sociedade em Comandita por Ações - tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas às sociedades anônimas. Para iniciar um novo negócio, você deve se preparar para cumprir as exigências da legislação brasileira. Portanto, é importante conhecer os procedimentos necessários que estão descritos a seguir.

32 Módulo 3: Planejamento

33 Aula 1. Mercado Identificação do mercado Uma vez identificado o mercado onde se quer atuar, é preciso conhecê-lo a fundo. Quem são meus clientes, onde estão, quais são seus desejos e necessidades, quanto querem pagar, quem toma a decisão de compra, e tantos outros detalhes. Quanto mais conhecer meus clientes, melhor poderei atendê-los. Clientes mais satisfeitos se tornam fiéis, e relações de fidelidade garantem maiores margens de lucro. Estude a descrição da área de negócios da empresa e a situação atual do negócio no mercado, bem como a evolução da tecnologia nesta área O tamanho do mercado é obtido através de pesquisa de mercado.

34 Segmentação do mercado A competição por agradar melhor aos clientes tem levado muitas empresas a segmentar seus mercados, ou seja, identificar particularidades de grupos de clientes e dirigir produtos específicos. Exemplo: Hoje temos marcas de automóveis que veiculam anúncios com mulheres comprando carros. A mensagem parece ser: mulher executiva, que compra o próprio carro, nós pensamos especialmente em você. Outros automóveis são especiais para trilhas e caminhos difíceis, para aqueles que gostam de aventuras. Ao dividir os clientes em segmentos, é possível desenvolver produtos e serviços mais específicos para suas necessidades, com isso atendê-los melhor. Pontos importantes na segmentação: Caracterização do mercado Área geográfica Tipos de empresas clientes Tamanho do segmento

35 Análise do mercado Algumas informações precisam ser analisadas antes de afirmar se um determinado produto será rentável e se a empresa terá condições para assumir um novo produto. Veja alguns itens: Análise SWOT pontos fortes e fracos da organização. Neste quesito é feito um Raio X interno na empresa. Anotamos fatores bons e ruins de todos os setores. Ameaças e oportunidades Anota-se neste item fatores que possam impulsionar ou não os negócios. Um ameaça é qualquer ação que pode prejudicar a busca de resultados. Como exemplo citamos a abertura de uma loja da concorrência próxima a sua unidade. Como oportunidade, por sua vez, será qualquer fato que poderá oferecer condições de crescimento da empresa. Exemplo: liberação de mais crédito para o público alvo.

36 Análise do mercado Aspectos legais - restrições e oportunidades As questões jurídicas que podem interferir nos negócios. Exemplo: A proibição da produção de produtos com a matéria prima amianto. Muito utilizada na fabricação de telhas e caixas d água. Oportunidade para uma empresa que possui matéria prima alternativa (polipropileno, por exemplo). Ameaça para a empresa que fora pega de surpresa na proibição. Localização e instalações Onde a empresa está localizada, qual seu porte e faturamento anual? Análise da localização Analise os diversos pontos potenciais existentes para tomar uma decisão sobre o local. Concorrentes Quais os competidores existentes no mercado e quais os serviços e produtos que oferecem? Como o produto da empresa se situa na comparação com os competidores? Fornecedores Alguns fatores podem ser levantados para avaliar a melhor opção para suas necessidades de fornecimento.

37 Aula 2. Plano de Marketing e Comercialização Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos/serviços? Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, carro de som, rádio poste, faixas, jornal, telemarketing etc) que sua empresa irá utilizar, sua frequência e custo. DESCREVA QUAIS OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO QUE VOCÊ PRETENDE UTILIZAR A forma com que você vai levar o produto/serviço ao mercado irá influir no alcance do seu cliente potencial, na sua capacidade de atingir novos mercados e no seu dimensionamento. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet, etc.

38 Aula 2. Plano de Marketing e Comercialização DEFINA UMA MARCA PARA SUA EMPRESA E/OU PRODUTOS/SERVIÇOS Uma marca bem trabalhada pode contribuir de forma efetiva para o sucesso de seu negócio. Ela está associada a qualidade de seu produto/serviço, a credibilidade da empresa junto aos clientes, enfim, consolida uma imagem no mercado. Você deve estar atento para sua facilidade de pronúncia e de memorização, para fácil lembrança e associação com o produto/serviço. DEFINA UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO/IMAGEM EM RELAÇÃO AO MERCADO A ação DEFINA UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO/IMAGEM EM RELAÇÃO AO MERCADO A ação visa buscar uma afinidade com o seu cliente potencial. Pretende direcionar todo esforço de marketing no sentido de associar o seu negócio às diversas características que são atribuídas ao mercado. Exemplo: empresa tradicional, empresa jovem, empresa de vanguarda, etc.

39 Estratégia de Marketing Para a estratégia de marketing de sua empresa, tente responder as questões: Como os produtos da empresa serão apresentados ao mercado? Quais os fatores que serão os diferenciais dos produtos da empresa em relação aos da concorrência? Como será atribuído um preço aos produtos? Qual técnica se pretende usar em relação a preços, levando em conta os competidores? Como se pretende divulgar a empresa e seus produtos? Qual a imagem que se quer dar à empresa? Quais os parceiros possíveis para a empresa? Quais as alianças estratégicas que podem ser feitas?

40 Módulo 4: Plano Financeiro

41 Plano financeiro No plano financeiro teremos, em números, todas as ações planejadas para a empresa. Nesta etapa identifique: Os pressupostos adotados para fazer o planejamento financeiro. Os cenários do plano. Como a economia do país ou do mundo ou da cidade irá contribuir ou prejudicar seu negócio. A mobilidade dos cenários no tempo. O Plano Financeiro possui a seguinte estrutura: 1) Investimento Inicial 2) Estimativa de Faturamento 3) Custos e Despesas 4) Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista 5) Ponto de Equilíbrio 6) Balanço Patrimonial 7) Fluxo de caixa

42 Investimento Total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado por: Investimento fixo: O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada. Capital de Giro: O capital de giro é o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. Ao estimar o capital de giro para o começo das atividades da empresa, você deverá apurar o estoque inicial e o caixa mínimo necessário. Investimentos pré-operacionais: Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. São exemplos de investimentos pré-operacionais: despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa. Faturamento: Para esta avaliação considere o preço praticado pelos concorrentes diretos e o quanto seus clientes poderão pagar pelo produto/serviço.

43 Custos Nesta etapa relacione os custos envolvidos no produto, divididos em: Custos fixos: custos que se mantêm inalterados, independentemente do nível das vendas. Exemplos: folha de pagamento de salários, aluguéis, seguro, etc. Depreciação: Os custos fixos também envolvem a depreciação devido ao desgaste dos ativos imobilizados (máquinas, veículos, móveis, imóveis e instalações), seguindo os prazos estabelecidos pela Receita Federal. Para conhecer os prazos acesse: Receita Federal - Instrução Normativa SRF nº 162/98. (link para Custos variáveis: custos que variam de acordo com o nível das vendas ou da produção. Custo das mercadorias vendidas (CMV): custo operacional da transformação dos componentes (matéria-prima, mão-de-obra, depreciação, energia, royalties, manutenção etc) de um produto próprio ou de revenda de um produto de terceiros. Impostos e serviços prestados: Incide diretamente sobre as vendas. Para calcular aplique o percentual de impostos e comissões sobre o total de vendas previstas. Saiba Mais: IMPOSTOS As empresas optantes pelo SIMPLES devem desconsiderar o recolhimento dos seguintes impostos: IRPJ, COFINS, PIS, Contribuição Social e IPI. O ICMS tem abrangência estadual e seu recolhimento é obrigatório para as empresas que trabalham com a venda de produtos ou com serviços de transporte intermunicipal e interestadual. O Imposto Sobre Serviços (ISS) é devido à prefeitura pelas empresas prestadoras de serviço.

44 Demonstrativo de Resultados Após a estimativa da receita, custos e despesas, utilize o demonstrativo para prever o resultado da empresa e verificar o lucro ou prejuízo da operação. Margem de contribuição: É o valor que sobra da venda deduzindo os custos variáveis totais. Cálculo: Margem de contribuição = faturamento custos variáveis totais. Resultado operacional: É o valor como Lucro (positivo) ou Prejuízo (negativo) obtido após a dedução dos custos fixos e variáveis do Faturamento. Cálculo: Resultado operacional = Margem de contribuição - custos fixos totais.

45 Indicadores de viabilidade Índice de Margem de contribuição: Valor percentual sobre a Margem de Contribuição. Cálculo: (Margem de Contribuição / Receita Total) x 100 Ponto de equilíbrio (BREAK EVEN POINT) representa o nível de vendas no qual a receita iguala a soma dos custos fixos mais os custos variáveis, ou seja, no qual o lucro é zero. O ponto de equilíbrio também pode ser calculado em unidades vendidas. É importante ultrapassar o ponto de equilíbrio pois, somente assim, você irá obter lucro. Cálculo: PE = Custo Fixo Total / Índice de Margem de Contribuição Lucratividade: Mede o lucro líquido em relação às vendas. Quanto maior a lucratividade, maior a capacidade de competir. Cálculo: Lucratividade = (Lucro Líquido/Receita Total) x 100 Rentabilidade (ROI - Taxa de Retorno do Investimento): Mede o retorno do capital investido aos sócios. Cálculo: ROI = (Lucro Líquido / Investimento Total) x 100

46 Fluxo de caixa Representam a evolução das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa ao longo do tempo, de forma a visualizar, a cada momento, a disponibilidade líquida do caixa e verificar se os desembolsos futuros poderão ser efetuados nas datas previstas. A projeção do fluxo de caixa de um plano de negócios traz as projeções de receitas e despesas (link), as necessidades de reinvestimento em ativos fixos e capital de giro. Esse valor interessa numa análise de um negócio, porque, para um investidor, um negócio nada mais é que uma aplicação onde terá que imobilizar dinheiro e onde, no futuro, terá retiradas que remunerarão esse capital imobilizado. Balanços O BALANÇO PATRIMONIAL é a representação contábil da situação econômico-financeira de uma empresa, sendo sua elaboração obrigatória pela legislação, com uma periodicidade mínima anual.

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

17/10/2011. Construindo Planos de Negócios. Capítulo 1: Aspectos gerais do plano de negócios

17/10/2011. Construindo Planos de Negócios. Capítulo 1: Aspectos gerais do plano de negócios do plano Construindo Planos de Negócios 2011.2 Tipos Empresa de prestação de serviços Empresa de venda a varejo Empresa de vendas por atacado Distribuidora Empresa Industrial Empresa Mista do plano do

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Olhar ver entender aprender agir

Olhar ver entender aprender agir Empreendedorismo "Olhar é uma coisa, ver o que se olha é outra, entender o que se vê é uma outra, aprender o que você entende é uma coisa a mais, mas agir sobre o que você aprende, é tudo que realmente

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos

5 Plano Financeiro. Investimento total. investimentos fixos; capital de giro; investimentos pré-operacionais. 5.1 Estimativa dos investimentos fixos 5 Plano Financeiro Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado pelos: investimentos fixos;

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

DESAFIOS. (Autor desconhecido)

DESAFIOS. (Autor desconhecido) QUEM É O EMPREENDEDOR? POR QUE SER EMPRESÁRIO? DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO O empreendedor é motivado pela autorealização, desejo de assumir responsabilidades e independência. Considera irresistível

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Estrutura do Plano de Negócio Profa. Fernanda Pereira Caetano Trabalho pesado é geralmente a acumulação de tarefas pequenas que não foram feitas a tempo. (Henry Cooke) Não existe uma estrutura rígida e

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 6 Plano de Negócios Empreendedorismo de Negócios com Informática - Plano de Negócios 1 Conteúdo Sumário Executivo Apresentação da Empresa Plano de Marketing

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade I PLANO DE NEGÓCIOS O que vamos ver hoje Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de oportunidades

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901 SIDNEY SOARES DE LIMA 05010004401 TURMA: 01030 TURNO: NOITE PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve 6 PLANO DE NEGÓCIOS (PN): UMA VISÃO GERAL. O QUE É E PARA QUE SERVE Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA?

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? São os passos que fazem os caminhos. MÁRIO QUINTANA Para chegar a um destino, é preciso dar o primeiro passo. Muitas vezes, preocupados com o dia a dia,

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

Estrutura do sistema de franchising

Estrutura do sistema de franchising Estrutura do sistema de franchising Negócio Estruturado Empreendedor Estratégias de Ampliação de Mercado Comercializa o conceito do negócio Marca Tecnologia Know-how Compra o conceito de negócio já implantado

Leia mais

ETAPA 1 INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

ETAPA 1 INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO ETAPA 1 INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO Nome da Empresa: Sapatos e Bolsas BACANAS. Razão Social: Sócios: Endereço: Fone/Fax: Pessoa para Contato: CEP: ETAPA 2 DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO O que a empresa

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES Neste módulo, estudaremos como ocorre a reestruturação financeira nas empresas, apresentando um modelo de planejamento de revitalização, com suas características

Leia mais

Como pode ser dividido

Como pode ser dividido Planejamento Como pode ser dividido O planejamento estratégico prever o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto para as questões de 31 a 35 conta saldo despesa de salários 10 COFINS a recolher 20 despesas de manutenção e conservação 20 despesa de depreciação 20 PIS a recolher 30 despesas

Leia mais

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado FACÇÃO TECIDO PLANO 1 - Introdução Nesta apresentação o empreendedor encontra indicações dos conhecimentos que aumentam e melhoram suas chances de sucesso, desde a identificação da oportunidade, riscos

Leia mais

MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw

MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw MAC 5856 - Desenvolvimento de Software Livre Começando uma Startup de Sw Vladimir Moreira Infomobile Roteiro Motivação de começar uma Startup Startup O que é um Startup Peças fundamentais Empreendedor

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS

planodenegocioapostilaempreendedorismo_exerc.doc Empreendedorismo EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS EXERCÍCIO DE NIVELAMENTO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) Qual o conceito de empreendedor?...empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas idéias e criando

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre o responsável pela proposta. Nome : Identidade: Órgão Emissor: CPF: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone: FAX: E-mail Formação Profissional: Atribuições

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE

ESTUDO DE VIABILIDADE ESTUDO DE VIABILIDADE REDE LOCAL / ARRANJO PRODUTIVO LOCAL / CADEIA PRODUTIVA NOME: SIGLA: ESTADO: 1º Parte - Viabilidade Econômica e Ambiental Esta é a dimensão mais importante do estudo de viabilidade

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Roteiro do Plano de Negócio

Roteiro do Plano de Negócio Roteiro do Plano de Negócio 1. Componentes do Plano de Negócios a) Resumo Executivo b) A organização Visão estratégica/modelo de negócio c) Análise de mercado d) Planejamento de marketing - produto ou

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso Empreenda (Quase) Sem Dinheiro! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes

Leia mais

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa!

Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! Fluxo de Caixa O dia-a-dia das finanças em sua empresa! É muito frequente, no ambiente do SEBRAE-SP, o empresário chegar com muitas dúvidas sobre as finanças da sua empresa. E finanças, como sabemos, é

Leia mais

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

6 rede de contato. Uma sugestão é a da utilização de sua participação nos cursos e palestras promovidos pelo SEBRAE-SP. Aproveite os intervalos nestes eventos para se apresentar aos demais participantes.

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MANUAL DO AVALIADOR Avaliar é fazer análise e ter a oportunidade de rever, aperfeiçoar, fazer de forma diferente, sempre em busca de eficácia e resultados. Gartner & Sánchez As

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO ebook LICENCIAMENTO: ALTO RETORNO COM BAIXO RISCO PARA QUEM QUER ABRIR UM NOVO NEGÓCIO IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO E QUALIDADE COM RAPIDEZ E BAIXO CUSTO. TAMBÉM PARA A PEQUENA EMPRESA. PROCESSO

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Plano de Negócio (Projeto de Viabilidade Econômica) Loja de Roupas Femininas na cidade de Marialva

Plano de Negócio (Projeto de Viabilidade Econômica) Loja de Roupas Femininas na cidade de Marialva Plano de Negócio (Projeto de Viabilidade Econômica) Loja de Roupas Femininas na cidade de Marialva Caracterização do Empreendimento Trata o presente de análise de viabilidade de mercado e de viabilidade

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Introdução à Administração Financeira

Introdução à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Conceitos Introdutórios e Revisão de alguns elementos e conceitos essenciais à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Administração: é a ciência

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Titulo: Fluxo de Caixa. 2016 Fernando Nunes. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos. Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição

Titulo: Fluxo de Caixa. 2016 Fernando Nunes. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos. Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição Titulo: Fluxo de Caixa 2016. Todos os direitos reservados Ilustração: Jackson Santos Edição: Glaciele Kaufmann 1 Edição Introdução Pedro era um pequeno empresário que trabalhava muito em seu negócio.

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015

Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo. Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Campus da UNESP de São José do Rio Preto, 30/09/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA

CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA CPF DO CANDIDATO (A): DATA: 17/11/2014. NOME DO CANDIDATO (A): PROVA ESCRITA Processo Seletivo para Curso de Especialização em Controladoria e Finanças Edital nº 04/2014 INSTRUÇÕES: A prova é individual,

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais