Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretrizes Pedagógicas. 7º Ano do Ensino Fundamental 2"

Transcrição

1 Diretrizes Pedagógicas 7º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2015

2 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para você, para sua família e para a escola as diretrizes pedagógicas que são esperadas e valorizadas nesse período. É um prazer estarmos juntos em 2015 cuidando de sua formação! A escola só existe porque você está aqui. Realizamos nosso trabalho para ajudá-lo a se tornar um ser humano autônomo, produtivo, criativo e empreendedor, um cidadão que seja feliz e faça os outros felizes. Perseguiremos esse objetivo através dos conteúdos escolares, dos saberes construídos em todas as disciplinas, da sua dedicação aos estudos e dos compromissos que esta escola e sua família têm com sua educação. Seus pais/responsáveis, em parceria com a escola, também são peças fundamentais para esse processo. Desejamos um ano escolar de muito sucesso! Equipe de Coordenação, Orientação e os Professores.

3 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Texto, Reflexão e Uso Autor: William Cereja Conteúdos: Capítulos:25, 26, 28 e 29 O predicado Verbal Transitividade verbal Verbos transitivos diretos e verbos transitivos indiretos Complementos verbais: - Objeto direto / - Objeto indireto Os pronomes como complementos verbais O adjunto adnominal O adjunto adverbial Vocativo Aposto Habilidades / Metas de Realização Diferenciar verbo de ação de verbo de ligação. Reconhecer o núcleo do predicado verbal: o verbo de ação, já visto no trimestre anterior. Conceituar o verbo transitivo, diferenciá-lo do intransitivo. Reconhecer um verbo transitivo direto e seu complemento: OD Reconhecer um verbo transitivo indireto e seu complemento: OI Reconhecer os adjuntos adnominais que cercam os núcleos sintáticos e diferenciá-los dos adjuntos adverbiais que expressam circunstâncias. Diferenciar aposto de vocativo em exercícios frasais. Leitura extraclasse 3º tri/2015 LIVRO: POLLYANNA Autora: Eleonor H. Porter Editora Brasil

4 REDAÇÃO 1. Partes principais e partes secundárias de um texto Identificar a ideia central de cada parágrafo de uma reportagem; Reconhecer o parágrafo da reportagem que trata predominantemente do tema; Reconhecer a importância das partes secundárias de uma reportagem sobre SAÚDE. 2. Intencionalidade discursiva Identificar o público alvo de uma crônica; Reconhecer os elementos e as ações da narrativa; Identificar a intencionalidade linguística de uma crônica jornalística sobre CONSUMISMO. 3. Informação implícita em um texto Analisar a importância de uma fotografia para uma reportagem; Identificar os elementos visuais que colaboram para a visualização do tema abordado; Reconhecer a importância da imagem para a identificação da informação implícita de um texto; Analisar fotografias sobre o TRABALHO INFANTIL. Livro do trimestre: Viagem ao centro da Terra Julio Verne Editora Melhoramentos EDUCAÇÃO FÍSICA Identificar e analisar os motivos para a realização dos gestos desportivos de acordo com uma determinada técnica. Identificar as atitudes de desrespeitos ou individualidade apresentadas no jogo e criar soluções no sentido de resgatar os valores que privilegiam o coletivo e o respeito. Identificar as diversas situações apresentadas nos jogos populares no sentido de resgatar os valores da cultura popular. Analisar e apresentar as noções básicas do S.B.V (Suporte Básico de Vida / 1º socorros) Analisar e apresentar as noções básicas do esporte.

5 INGLÊS NÍVEL B Analisar e criar regras para facilitar a resolução dos problemas surgidos pela prática de esportes emergentes. Executar um ou mais eventos esportivo e/ou cultural que envolva toda a comunidade escolar. Desenvolver e aprimorar habilidades motoras e esportivas. Participar de evento esportivo (Mini Olimpíada), com caráter de sociabilização. GRAMÁTICA Have To / Don t Have To Countable and Uncountable Nous A/AN, Some and Any, Much and Many Comparatives and Superlatives VOCABULÁRIO METAS Jobs Work and Money Food and Drink Language Learning Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Empregar Have To / Don t Have To corretamente. Descrever Requisitos de Emprego. Identificar Countable and Uncountable Nous. Empregar A/AN, Some and Any, Much and Many corretamente. Falar sobre Comida x Estar em Forma / Lugares para Comer. Identificar e Empregar Comparatives and Superlatives.

6 NÍVEL C GRAMÁTICA First Conditional When x IF Should x Shouldn t Present Perfect nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Ever x Never VOCABULÁRIO METAS ESPANHOL Adjectives of Feeling Personality Adjectives Verb and Noun Pairs Ler e interpretar textos. Trabalhar a compreensão auditiva através de textos, entrevistas e músicas e filmes. Produção de texto. Empregar First Conditional corretamente. Aplicar o uso do When x IF. Identificar Feelings and Actions. Empregar o Should x Shouldn t corretamente. Falar sobre Giving advice and Recommendations. Empregar o Present Perfect nas frases afirmativas, negativas e interrogativas. Reconhecer e Empregar Ever x Never. Falar sobre Life Experiences. LIVRO (LIÇÕES 7 E 8) Identificar atitudes relacionadas a sustentabilidade, reconhecendo sua importância e vantagens. Páginas - 71, 72 e 91. Recordar o nome de alguns meios de transportes associando seu uso a questões de sustentabilidade. Páginas - 76 e 90. Caderno de Atividades 110 e Glossário 117. Pedir e dar informações de modo geral durante uma viagem. Páginas - 77, 78 e 79. Caderno de Atividades 110.

7 Comunicar-se fazendo referência a ações pontuais que ocorreram em tempo passado (pretérito indefinito ou perfeito simples) * Comunicar-se fazendo referência a ações passadas, porém dentro de um período de tempo ainda não acabado. (pretérito perfeito composto). Páginas - 73, 74 e 90. Caderno de Atividades 109 e 110. Diferenciar marcadores temporais associando-os ao pretérito indefinido* e ao pretérito perfeito composto. Página 73. Fazer uso adequado do particípio. Página 75. Identificar os atuais meios de comunicação, debatendo e analisando sua importância e a influência nos dias atuais e reconhecendo o tipo de linguagem apropriada para cada um deles. Páginas -81, 82, 87, 88, 89 e 91. Caderno de Atividades e 112. Expressar fato passado que ocorria com frequência (pretérito imperfeito). Páginas - 83, 84, 85, 86 e 90. Caderno de Atividades 111 e 112. ARTE Experimentação de diferentes metodologias que constituem a prática teatral; Apreciação e análise crítica das manifestações teatrais; História do teatro brasileiro: principais autores e peças; Elaborar e construir pequenas cenas, a partir de textos teatrais de dramaturgos brasileiros, utilizando diferentes possibilidades: fragmentos, cenas ou capítulos, resignificando seus conteúdos textuais; Utilizar o jogo teatral e seus elementos constitutivos, propondo atividades de percepção e relação entre ator e plateia MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA ÁLGEBRA Razão Razão entre dois números racionais; Razão entre duas grandezas de mesma espécie. Razões especiais Razão na forma percentual; Taxa percentual e a porcentagem; Juro simples.

8 Proporção Propriedade fundamental e outras propriedades das proporções; Grandezas diretamente proporcionais; Grandezas inversamente proporcionais. Divisão proporcional Regra de três simples. Regra de três composta GEOMETRIA ÁREAS Área de retângulo e quadrado. Área de paralelogramo Área de triângulo Área de losango Área de trapézio CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS CÊNCIAS Capítulo 22 Aves: O aluno deverá ser capaz de reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia deste grupo. Assim como as características para vôo. Capítulo 23 Mamíferos: Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia deste grupo. Capítulo 24 Algas verdes, pardas e vermelhas: Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia deste grupo, como funciona seu processo reprodutivo e a classificação dos representantes. Capítulo 25 Brófitas e Pteridófitas: Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia deste grupo, como funciona seu processo reprodutivo e a classificação dos representantes. Capítulo 26 Gimnospermas: Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia deste grupo, como funciona seu processo reprodutivo e a classificação dos representantes. Capítulo 27 Angiospermas (raiz, caule e folhas): Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e fisiologia destas partes, assim com a importância destas partes para o vegetal. Capítulo 28 Angiospermas (flores, frutos e sementes): Saber reconhecer e explicar as características gerais sobre a anatomia e

9 fisiologia destas partes, assim com a importância destas partes para o vegetal. Capítulo 29 O ambiente terrestre: Saber reconhecer as características e os tipos de ambientes terrestres existentes no planeta, assim como a influencia do clima sobre este ambiente. Capítulo 30 O ambiente aquático: Saber reconhecer a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos e reconhecer as características e os tipos de ambientes aquáticos existentes no planeta. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1- Povos Nativos das Américas Diferenciar as múltiplas culturas americanas Caracterizar as culturas e seus hábitos, religião, forma de governo e modo de produção 2- Colonização Brasileira Analisar criticamente o "descobrimento" do Brasil Caracterizar o processo de colonização do Brasil Analisar a sociedade colonial brasileira Identificar a diversidade cultural colonial brasileira Caracterizar a dinâmica do mercado interno/externo na colônia 3- Colonização da América Espanhola Analisar as hipóteses da conquista da América Espanhola Relacionar a colonização espanhola e mercantilismo Identificar os principais órgãos administrativos da sociedade colonial espanhola 4- Colonização da América do Norte Diferenciar as diferentes colonizações da América do Norte Analisar os motivos para tais colonizações GEOGRAFIA Prezados alunos: Estamos nos aproximamos da etapa final de nossa jornada pelo conhecimento geográfico brasileiro, mais uma vez, gostaria de pedir que você continue se empenhando. Nesse trimestre, aprofundaremos nossos estudos sobre as regiões Sul,

10 Centro-Oeste e Norte Vale lembrar que as páginas indicadas nas metas devem ser estudadas juntamente com a matéria de seu caderno e também sua participação nos trabalhos desenvolvidos na escola e em casa. Conteúdo da P1 (Capítulos 13 e 14) Região Sul: 1- Identificar as principais singularidades da região: As marcas da imigração, economia, as recentes emigrações, e a qualidade de vida. (Páginas: 124, 125, 126, 127 e 128). 2- Caracterizar a agropecuária, a região em relação ao MERCOSUL e as atividades industriais da região e o sistema de integração. (Páginas: 131, 132 e 133). 3- Conhecer os principais problemas da região como: desertificação e os brasiguaios (Páginas: 127 e 134). Conteúdo da P2 (Capítulos 15 e 16) Região Norte: 1- Diferenciar floresta Amazônica e seus níveis (mata de Igapó, mata de Várzea, terra firme e floresta semiúmida) de região Norte, Amazônia legal e Amazônia Internacional. (Página: 141). 2- Reconhecer a enorme biodiversidade da região bem como a importância da atividade extrativa, dos solos e da rede hidrográfica para os moradores. (Páginas: 142, 144 e 145). 3- Identificar os principais problemas e desafios da região como: População, biopirataria, latifúndios (e seus personagens ), garimpo a Zona Franca de Manaus e os conflitos envolvendo a população indígena. (Páginas: 154, 155, 156, 157, 158 e 161). Região Centro-Oeste (Capítulos 17 e 18) 4- Caracterizar o povoamento da região: Cândido Rondon, ouro, agropecuária e a construção de Brasília com seus contrastes. (Páginas: 164, 165). 5- Identificar os principais problemas da região: a intensa urbanização, poluição e a apropriação do espaço indígena. (páginas: 168, 169, 170, 177 e 178).

11

12 Avenida Miguel Antônio Fernandes, nº 751 Recreio dos Bandeirantes Tel: (21) Fax: (21)

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 3º Trimestre 2014 7º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Elizabeth Matos Prezados alunos, Neste trimestre, utilizaremos ferramentas gramaticais que vão ajudá-lo a lidar com a palavra e os textos, orais e escritos,

Leia mais

Capítulo 7 Capítulo 8 Caderno + Slide + Livro Capítulo 7 (Horas) Capítulo 8 OBS: Não cairá advérvio INGLÊS NA ÚLTIMA PÁGINA

Capítulo 7 Capítulo 8 Caderno + Slide + Livro Capítulo 7 (Horas) Capítulo 8 OBS: Não cairá advérvio INGLÊS NA ÚLTIMA PÁGINA Advérbio : lugar, modo, afirmação, intensidade, dúvida, negação e tempo. VEJA OS ADVÉRBIOS PRESENTES NO CADERNO locuções adverbiais de repente, à tarde, às vezes, em breve, etc (de tempo) à direita, em

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro Língua portuguesa Redação Matemática Verbo: modos tempos e locuções verbais Pronomes Preposições e contrações de preposição com artigo e pronome Advérbios e locuções adverbiais Interjeições Interpretação

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO Caro Aluno, Segue o roteiro de estudo para as provas desta etapa. Estas, serão aplicadas a partir da terceira aula, havendo normalmente as primeiras aulas, tanto para o

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 7º ANO Brasília, 08 de outubro de 2014. Caro aluno, Segue a agenda do 4º bimestre. Nela, você encontra informações importantes

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 6º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 6º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 6º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL para o 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Abordagem linguístico-gramatical: Leitura e interpretação dos diferentes gêneros textuais. Reconhecimento e identificação das características

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 7º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 7º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 7º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA MATEMÁTICA Cap. 1 Frase, oração e período Cap. 2 Sujeito e predicado. Sujeito simples e sujeito composto

Leia mais

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si.

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si. 2013 Fundamental II ------ Conteúdos e Datas ------- 2 Parcial Disciplina Data Conteúdo 6º A - 23/04 6 B - 22/04 6 C - 19/04 Mitologia e o mundo em si O papel do questionamento A atitude filosófica Caderno

Leia mais

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano Listagem de Conteúdo Artes - - De onde vem a arte? Arte Rupestre - Arte Egípcia - Arte Grega - O texto teatral - A música - A dança - A riqueza das cores - A técnica pontilhista - A técnica mista 1 Listagem

Leia mais

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO CONTEÚDO 6º ANO Fonema e letra Número de sílaba Sílaba tônica Hiato, ditongo e tritongo Dígrafo Substantivo Artigo Capítulos 4, 5, 6 e 7 Unidade 1 lições 1 a 4 Capítulos 1, 2 e 3 Saudações e Despedidas.

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Conteúdo de Recuperação 4º Bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II Educação Física Willian Judô, Atletismo e Distúrbios Alimentares Trabalho Solicitado: Questionário realizado em sala de aula no 1º dia de recuperação

Leia mais

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã.

Horário da aplicação da prova: às 08H da manhã. 6º ANO/EF VESPERTINO Prof. RAFAEL - Língua, Código, Língua padrão, não padrão e interlocutores; - Substantivo; - Classificação dos substantivos: primitivos e derivados; simples e compostos; comuns e próprios;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

Matemática Matemática Ciências Inglês História Geografia LPG LPG

Matemática Matemática Ciências Inglês História Geografia LPG LPG Joinville, 29 de novembro de 2013. Senhores Pais: Informamos que dia 06/12/2013, sexta feira, a partir das 14h, o boletim on-line estará disponível com notas referentes ao terceiro trimestre (após recuperação

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Lista dos conteúdos: Raciocínio lógico O conhecimento e a Lógica. De onde vem o conhecimento. Conhecimento lógico ou intelectual.

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Português Período Aulas Previstas Oralidade - Interpretar discursos orais breves. - Utilizar procedimentos

Leia mais

Quinta-Feira 11/12 Português/Desenho História/Redação Geografia/Matemática

Quinta-Feira 11/12 Português/Desenho História/Redação Geografia/Matemática 6º Ano Calendário de Aulas Horário Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira 01/12 02/12 03/12 04/12 05/12 7h20 às 8h10 Matemática *** *** Redação Inglês 8h10 às 9h Matemática ***

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL II MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 3º TRIMESTRE REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS AVALIATIVOS 7º ANO A/B Brasília, 08 de outubro de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 4º bimestre. Nela, você encontra

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná grpcristorei@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Progressão Parcial 2015/1 (7º ano)

Progressão Parcial 2015/1 (7º ano) 8º ano 7º ano Matemática 2015/1 (7º ano) 1ª Avaliação Operações com nº inteiros e Equação do 1º Grau; 2ª Avaliação Problemas com equações. 1ª Avaliação Operações com frações e Operações com decimais; 2ª

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 8º Data / / Professor: Nota: A INTRODUÇÃO Agora, você terá a oportunidade de recuperar os conteúdos do ano por meio de um roteiro de estudo. Leia

Leia mais

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

NAP NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO II Conteúdos para Avaliações Trimestrais 6º ANO

NAP NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO II Conteúdos para Avaliações Trimestrais 6º ANO para Avaliações Trimestrais 6º ANO / professor(a) Josenildo Geralda Português Silvana Melo Inglês/História Carol /Janaina 11/11 (terça-feira) (segundafeira) 25/11 O campo e a cidade: O espaço rural e suas

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série:2ºB,C

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA Leitura oral de palavras e frases simples Compreensão de texto (registrar como souber) Formação de palavras (com recursos pedagógicos) Treino ortográfico (auto-ditado). MATEMÁTICA Relação

Leia mais

MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO

MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO PORTUGUÊS PROFª. NATALIA Pronome Verbo parte I (livro páginas 253 a 263) Verbo parte II (livro páginas 274 a 279) Caderno, livro e gramática MATÉRIA DAS PROVAS 4 BIMESTRE 6º ANO Livro ''O chute que a bola

Leia mais

Brasília-DF, junho de 2012.

Brasília-DF, junho de 2012. COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 3248 4768 SITE: www.cmidf.com.br Brasília-DF, junho de 2012. Os exemplos de vida falam com mais clareza que as

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTES 7º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista Temática da Etapa: Conceito sobre arte e fotografia; Conceito sobre cores; Leitura de imagens; Desenho no caderno Valores da 3ª

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2016 CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO DISCIPLINA CONTEÚDO

CONCURSO DE BOLSAS 2016 CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO DISCIPLINA CONTEÚDO CONTEÚDOS PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO INGLÊS Leitura e interpretação textual; Tipologia Textual; Artigo; Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbos; Advérbio; Preposição; Fonema e letra.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Departamento de Línguas Estrangeiras - Inglês - 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2010 / 2011 1º Período - Aulas

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. HISTÓRIA: Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. HISTÓRIA: Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão 6º ANOS Capítulo 10 - Os Persas Capítulo 11- China, Índia e Japão ARTES: -Arte Popular - Arte e Espiritualidade. Percursos: 13- As formas do relevo continental e os agentes do modelado 14- Os Dobramentos

Leia mais

Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz

Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz Recuperação do 2º semestre 1. orações coordenadas e conjunções coordenativas Grupo 7, p. 17 a 19 Atividades 108 e 109 2. orações subordinadas substantivas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 01/2010 ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRÁFICOS CARGO: 1.1 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 03 VAGAS LÍNGUA PORTUGUÊSA - 10 QUESTÕES De acordo com o novo acordo ortográfico

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Carga Horária: 2540 h/a Turno: Noturno Tempo de Duração: 6 semestres ( 3 anos) Regime: Seriado semestral Estágio: Opcional

Leia mais

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0/2,0) 3º e 4º Bimestres A - Introdução Neste semestre, fizemos um estudo sobre os invertebrados e sua ampla

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre - 2014. Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 7º Componente Curricular: Filosofia Turma: 17 A : Raciocínio lógico O conhecimento e a Lógica. De onde vem o conhecimento. Conhecimento lógico ou intelectual.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec. Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia

Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia Fotografia: Arte,Ciência e Tecnologia E.E. Frontino Guimarães Sala 5 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Meire Pereira de França Roseli Fernandes Euquério Lima Realização: Foco Desenvolvimento da

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG CUIABÁ / MT 2013 EQUIPE GESTORA: INES WALKER EHRENBRIENK - DIRETORA NELY PEREIRA DA SILVA CARNEIRO - COORDENADORA JULIANA MOURA ALVES DAS NEVES

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015

RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015 02 C A M RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1 a PROVA GEOGRAFIA DATA: 09/12/2015 Capítulo 3: O território brasileiro e suas regiões Capítulo 5: A distribuição da população brasileira Capítulo 6: O espaço rural brasileiro

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Professor responsável Ingobert Ramos Bernicker Série: 6ª série do Ensino Fundamental Componente Curricular: Artes PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Temas de estudos do trimestre: 01.Desenho: 1.1 As diferentes

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

Objetivos essenciais:

Objetivos essenciais: OBJETIVOS 3 o TRIMESTRE 2014 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de21 de outubro de 2014 ) No caso específico da disciplina de Português, do 6.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Programa da Prova: 1.1.1. Português (Nível Superior): Ortografia. Relações entre

Leia mais

Prefeitura Municipal de Serrana

Prefeitura Municipal de Serrana PROGRAMA DAS PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA Nível Superior: Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS 2ª ETAPA 6º ANO

ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS 2ª ETAPA 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS VG1 REDAÇÃO 2ª ETAPA 6º ANO ARTIGO DE OPINIÃO VG1 INGLÊS NUMBERS NATINALITIES PARTS OF A HOUSE FAMILY VERB TO BE VG2 LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO MANHÃ PRONOMES: PESSOAIS

Leia mais

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br

Colégio Ágape. Educando com amor desde 2001. www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br www.colegioagape.com.br. ROTEIRO DE ESTUDO AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS 2ª ETAPA 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2ª ETAPA De 06/04 a 29/06 AVALIAÇÃO PARCIAL 2 (AP2) DATAS 6º ano

Leia mais

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes!

Colégio ABC de Educação Infantil Ensino Fundamental. Série: 6º Ano do Ensino Fundamental - Turma ( AB ) ATENÇÃO: Vocês são capazes! ABC de Educação Infantil Série: 6º Ano do - Turma ( AB ) L. Portuguesa 28.01.2013 ( Segunda- Feira) Ciências 30.01.2013 ( Quarta-Feira) Classes Gramaticais - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral -

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) Unidades 5,6 e7; Caderno; Texto; El cuerpo humano. LITERATURA CIÊNCIAS 30/09 PORTUGUÊS/REDAÇÃO GEOGRAFIA Leitura e interpretação do livro Meu avô

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 3º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 3º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015 , CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES Nº 1 4º BIMESTRE/2015 Senhores pais, segue enviando o Horário das Avaliações Nº 01 do 4º Bimestre/2015. 5º Ano A Dia Disciplina Conteúdo Geografia = Capítulo 1 - Mundo,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: LÍNGUA ESTRANGEIRA

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 28/05/2011 Nota: Professora: Paula Valor da Prova: 30 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Conhecendo O. História. Aprender com emoção, aprender para sempre. Nesta Edição:

Conhecendo O. História. Aprender com emoção, aprender para sempre. Nesta Edição: Página 1 Conhecendo O Nesta Edição: História 1 Corpo Docente Visita à Sabesp 2 Visita à Prefeitura Feira de Ciências 3 Festa Junina Festa do dia das mães 4 Visita ao Lar Irmã Julia Visita ao Viveiro Projeto

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS BÁSICOS ENSINO MÉDIO - Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de palavra, frase ou texto, estrutura textual, coesão e coerência, recursos coesivos, ponto

Leia mais

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre.

Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. COLÉGIO NOVO ATENEU 19/10/2012 Srs. Pais ou Responsáveis Seguem orientações quanto às atividades a serem executadas no 4º bimestre. 1. Atividades diferenciadas 1 a 28/10 Período de atividades avaliativas

Leia mais

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius

Orientações Preliminares. Professor Fábio Vinícius Orientações Preliminares Professor Fábio Vinícius O ENEM O ENEM foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), sob a supervisão do Ministério da Educação (MEC), em 1998,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS 7 ANO Brasília, 12 de fevereiro de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 1º bimestre. Nela, você encontra informações

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Metas de Realização - 2º Trimestre 2014 8º Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Nei Xavier No segundo trimestre, iniciaremos o estudo dos complementos nominais e dos adjuntos adnominais reconhecendo os elementos que compõem esses termos

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO. Projeto Ensinando Educação Física com Jogos

FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO. Projeto Ensinando Educação Física com Jogos FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO Projeto Ensinando Educação Física com Jogos Escola Estadual Marechal Rondon Nova Andradina MS Outubro de 2009 FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO Projeto Ensinando Educação Física com Jogos Projeto

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Desenvolver estratégias leitoras: extrapolar as informações do texto após relacionar dados presentes nele, antecipar o desenvolvimento de uma história

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES ARTÍSTICOS EM TEATRO PARA O PROJETO ADEMAR GUERRA Edição 2013 PROJETO ADEMAR GUERRA Conceito e Eixo Curatorial I-Apresentação O Governo do Estado de São

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 1º Ano Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2014 Cursar 3º Ano E.F. em 2015 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA - Cuba 2007-2008

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA - Cuba 2007-2008 ESCOLA BÁSICA INTEGRADA FIALHO DE ALMEIDA - Cuba 2007-2008 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Disciplina: INGLÊS Docente: LÍGIA MEDEIROS Turmas: 8º A, B, C Manual: STEP AHEAD (PEARSON-LONGMAN) COMPETÊNCIAS LÉXICO

Leia mais

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano)

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano) Arte Ensino Fundamental Fase Final (6º a 9º ano) 2012 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o silêncio ( intimamente sábio

Leia mais

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro

Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Da sala de aula à sala de ensaio: uma proposta para a formação do professor de teatro Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais Professor Assistente Doutorando em Artes EBA/UFMG

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015 Dispõe orientações sobre a realização da Avaliação Anual Interna da Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES

EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA EB1/JI DO FEIJÓ N.º 1 EB1/JI DE VALE FLORES EDUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR Ano Letivo: 2012-2013 Plano Curricular Simplificado Áreas de Conteúdo FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Domínio

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana;

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; Turmas: 6º ao 9º ARTES - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; 7º ano - Arte Bizantina; - Arte Ameríndia; - Arte Chinesa; - Arte Coreana; - Arte Japonesa; 8ºano - Arte Expressionista; - Arte Impressionista;

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais