REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano"

Transcrição

1 Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar as flexões do substantivo, trabalhando a formação do plural dos substantivos compostos; - Apresentar as duas regras básicas de concordância do adjetivo com o substantivo; Diferenciar o artigo definido do artigo indefinido; - Entender o uso funcional do numeral; - Entender o papel fundamental que os pronomes desempenham no estabelecimento das relações de sentido e de coesão textual; - Conceituar pronome; - Entender o papel dos pronomes pessoais nos processos de interlocução; - Ressaltar a possibilidade de ambiguidade que os pronomes possessivos podem gerar; - Identificar os pronomes de tratamento; - Demonstrar a importância dos pronomes demonstrativos e relativos no estabelecimento dos vínculos de coesão e progressão textuais; - Utilizar adequadamente os pronomes interrogativos; - Conhecer os pronomes indefinidos; - Distinguir os tempos verbais; - Reconhecer as vozes verbais; - Entender a regularização dos verbos irregulares; - Compreender o esquema de formação e o emprego do imperativo; - Compreender a correlação dos tempos verbais; - Conjugar os principais verbos irregulares;

2 Redação - Reconhecer a tese defendida em textos dissertativos; - Identificar e praticar diferentes modos de exposição de ideias; - Identificar a linguagem dissertativa e praticar sua utilização adequada; Praticar a tomada de posição diante do tema. Redação - Reconhecer a tese defendida em textos dissertativos; - Identificar e praticar diferentes modos de exposição de ideias; - Identificar a linguagem dissertativa e praticar sua utilização adequada; Praticar a tomada de posição diante do tema.

3 Literatura - Relacionar movimento Romântico à época histórica. - Identificar características do Realismo/naturalismo em textos diversos. - Analisar textos naturalistas. - Confrontar poemas parnasianos a simbolistas. Literatura - Relacionar movimento Romântico à época histórica. - Identificar características do Realismo/naturalismo em textos diversos. - Analisar textos naturalistas. - Confrontar poemas parnasianos a simbolistas.

4 Matemática - Reconhecer e utilizar os conceitos e processos algébricos da Trigonometria. - Estabelecer relações, identificando regularidades, invariantes e transformações. - Identificar as relações envolvidas e elaborar possíveis estratégias para resolver um problema. - Aplicar as regras operacionais de maneira adequada. - Assimilar a nova linguagem simbólica, explorando sua conveniência em cada situação. - Trabalhar com métodos e restrições não comuns ao seu raciocínio, observando a relatividade das condições iniciais de um problema. - Identificar, pelos termos constantes no enunciado do problema, o tipo de contagem a ser aplicado. - Perceber padrões de enunciados mesmo tratando de situações distintas. - Perceber a diferença entre os quais e quantas são as maneiras de ocorrer algo. Matemática - Reconhecer e utilizar os conceitos e processos algébricos da Trigonometria. - Estabelecer relações, identificando regularidades, invariantes e transformações. - Identificar as relações envolvidas e elaborar possíveis estratégias para resolver um problema. - Aplicar as regras operacionais de maneira adequada. - Assimilar a nova linguagem simbólica, explorando sua conveniência em cada situação. - Trabalhar com métodos e restrições não comuns ao seu raciocínio, observando a relatividade das condições iniciais de um problema. - Identificar, pelos termos constantes no enunciado do problema, o tipo de contagem a ser aplicado. - Perceber padrões de enunciados mesmo tratando de situações distintas. - Perceber a diferença entre os quais e quantas são as maneiras de ocorrer algo.

5 Biologia - Ecossistema, elementos bióticos e abióticos. - Cadeia e teia alimentar. - Ciclos biogeoquímicos. - Relações ecológicas. - Poluição. Biologia - Ecossistema, elementos bióticos e abióticos. - Cadeia e teia alimentar. - Ciclos biogeoquímicos. - Relações ecológicas. - Poluição.

6 Química - Cálculo estequiométrico (pureza e rendimento) (conteúdo no caderno). - Solubilidade (solução saturada, insaturada, saturada com corpo de fundo e supersaturada) (livro páginas: 18 a 20). - Concentração comum (g/l) (livro páginas: 27 e 28). - Concentração em quantidade de matéria (mol/l) (livro páginas: 39 e 40). - Parte por milhão (ppm) (livro página: 34). - Diagrama de fases (livro páginas: 80 e 81). - Propriedades coligativas (livro páginas: 96 e 97 / 101 e 102 / 103 e 104 / 111 e 112) - Cálculo de H (livro páginas: 156 e 157 / 161 a 164). - Interpretação de gráficos de entalpia (processo endotérmico, processo exotérmico, energia de ativação e complexo ativado) (livro páginas: 302 e 303). - Fatores que influem na rapidez das reações (livro páginas: 305 a 311). - Lei da velocidade e ordem da reação (livro páginas: 323 a 327). - Cálculo de constante de equilíbrio químico ( livro páginas: 339, 340, 344 e 345). - Princípio de Le Chatelier (deslocamento de equilíbrio químico) (livro páginas: 356 a 362). Química - Cálculo estequiométrico (pureza e rendimento) (conteúdo no caderno). - Solubilidade (solução saturada, insaturada, saturada com corpo de fundo e supersaturada) (livro páginas: 18 a 20). - Concentração comum (g/l) (livro páginas: 27 e 28). - Concentração em quantidade de matéria (mol/l) (livro páginas: 39 e 40). - Parte por milhão (ppm) (livro página: 34). - Diagrama de fases (livro páginas: 80 e 81). - Propriedades coligativas (livro páginas: 96 e 97 / 101 e 102 / 103 e 104 / 111 e 112) - Cálculo de H (livro páginas: 156 e 157 / 161 a 164). - Interpretação de gráficos de entalpia (processo endotérmico, processo exotérmico, energia de ativação e complexo ativado) (livro páginas: 302 e 303). - Fatores que influem na rapidez das reações (livro páginas: 305 a 311). - Lei da velocidade e ordem da reação (livro páginas: 323 a 327). - Cálculo de constante de equilíbrio químico ( livro páginas: 339, 340, 344 e 345). - Princípio de Le Chatelier (deslocamento de equilíbrio químico) (livro páginas: 356 a 362).

7 Física Dilatação dos sólidos - Explicar a causa da dilatação dos corpos. - Identificar os diferentes tipos de dilatação dos sólidos. - Calcular a dilatação esperada nos sólidos em função do aquecimento. Calorimetria - Estabelecer o conceito de calor. - Diferenciar calor sensível e latente. - Medir a troca de calor em sistemas termicamente isolados. Termodinâmica e gases perfeitos - Apresentar o modelo de gás perfeito. - Utilizar a equação de estado de um gás ideal. - Analisar diferentes transformações gasosas. - Calcular o trabalho relacionado as transformações gasosas. - Empregar a I lei da Termodinâmica. - Obter o rendimento de uma máquina térmica. Óptica Geométrica - Dimensionar a imagem obtida através de uma câmara escura. - Reconhecer eclipses solar e lunar. - Calcular o número de imagens numa associação de espelhos planos. - Identificar a cor de um objeto por reflexão. - Construir e classificar imagens obtidas por espelhos planos. - Utilizar a equação de Gauss e a definição do aumento linear transversal

8 Geografia - População: distribuição; crescimento; grandes desafios demográficos. - População brasileira: dinâmica e desenvolvimento humano; migrações; desigualdades e preconceitos. - Urbanização: características; diferenças entre nações desenvolvidas e subdesenvolvidas; megalópoles; megacidades; cidades globais; tecnopolos. - Globalização: multinacionais; mercados regionais; blocos econômicos. - Brasil: comércio externo; política externa. Geografia - População: distribuição; crescimento; grandes desafios demográficos. - População brasileira: dinâmica e desenvolvimento humano; migrações; desigualdades e preconceitos. - Urbanização: características; diferenças entre nações desenvolvidas e subdesenvolvidas; megalópoles; megacidades; cidades globais; tecnopolos. - Globalização: multinacionais; mercados regionais; blocos econômicos. - Brasil: comércio externo; política externa.

9 História - Definir as consequências da Crise de 1929 e sua relação com o Brasil e o Mundo. - Discutir os avanços e retrocessos da Era Vargas e sua relação com o Nazi-Fascismo e com a II Guerra Mundial. - Determinar o conceito de Guerra Fria e seus principais casos (descolonização, conflitos,...). - Analisar os governos liberais populistas no Brasil. História - Definir as consequências da Crise de 1929 e sua relação com o Brasil e o Mundo. - Discutir os avanços e retrocessos da Era Vargas e sua relação com o Nazi-Fascismo e com a II Guerra Mundial. - Determinar o conceito de Guerra Fria e seus principais casos (descolonização, conflitos,...). - Analisar os governos liberais populistas no Brasil.

10 Inglês - Reconhecer a estrutura dos tempos verbais. - Analisar o uso correto dos tempos verbais. (past continuous e simple past) - Identificar e diferenciar o uso dos pronomes relativos. - Reconhecer o grau dos adjetivos. - Aplicar o grau dos adjetivos. ( comparatives and superlatives) - Identificar e utilizar corretamente linking words para unir frases. - Empregar o tempo verbal Present Perfect nas formas afirmativas, negativas e interrogativas Inglês - Reconhecer a estrutura dos tempos verbais. - Analisar o uso correto dos tempos verbais. (past continuous e simple past) - Identificar e diferenciar o uso dos pronomes relativos. - Reconhecer o grau dos adjetivos. - Aplicar o grau dos adjetivos. ( comparatives and superlatives) - Identificar e utilizar corretamente linking words para unir frases. - Empregar o tempo verbal Present Perfect nas formas afirmativas, negativas e interrogativas

11 Espanhol - Utilizar corretamente a perífrase ir a + infinitivo. - Saber identificar as características físicas e de personalidade. - Conjugar corretamente os verbos no pretérito indefinido. - Expressar ações ocorridas no passado utilizando o pretérito imperfeito do indicativo. - Identificar as partes do corpo humano. - Saber utilizar e conjugar os verbos no pretérito perfeito. - Expressar ações que ocorrerão no futuro. - Saber utilizar corretamente os pronomes objeto direto e indireto. - Conhecer o vocabulário dos meios de transporte e locomoção. - Saber conjugar os verbos no pretérito pluscuamperfeito e aplicá-los nas frases corretamente. - Utilizar corretamente o condicional. - Ler e interpretar textos através das habilidades de compreensão de leitura e expressões escrita e oral. Espanhol - Utilizar corretamente a perífrase ir a + infinitivo. - Saber identificar as características físicas e de personalidade. - Conjugar corretamente os verbos no pretérito indefinido. - Expressar ações ocorridas no passado utilizando o pretérito imperfeito do indicativo. - Identificar as partes do corpo humano. - Saber utilizar e conjugar os verbos no pretérito perfeito. - Expressar ações que ocorrerão no futuro. - Saber utilizar corretamente os pronomes objeto direto e indireto. - Conhecer o vocabulário dos meios de transporte e locomoção. - Saber conjugar os verbos no pretérito pluscuamperfeito e aplicá-los nas frases corretamente. - Utilizar corretamente o condicional. - Ler e interpretar textos através das habilidades de compreensão de leitura e expressões escrita e oral.

12 Filosofia/Sociologia - Compreender a história da filosofia como um processo que se estende da filosofia Grega Clássica à filosofia atual, deixando frutos em todas as formas racionais de saber. - Pensar a natureza como o primeiro princípio pelo qual o todo pode ser investigado, de forma a buscar na própria natureza o seu princípio: a natureza surge de si mesma. - Compreender a atitude sofística de pensamento que dá lugar ao humano nas discussões. - Entender a crítica de Sócrates aos Sofistas, assim como sua vida e morte. - Desenvolver a compreensão dos diversos pensadores clássicos como Tales de Mileto, Anaximandro, Pitágoras, Parmênides, Heráclito, etc... Filosofia/Sociologia - Compreender a história da filosofia como um processo que se estende da filosofia Grega Clássica à filosofia atual, deixando frutos em todas as formas racionais de saber. - Pensar a natureza como o primeiro princípio pelo qual o todo pode ser investigado, de forma a buscar na própria natureza o seu princípio: a natureza surge de si mesma. - Compreender a atitude sofística de pensamento que dá lugar ao humano nas discussões. - Entender a crítica de Sócrates aos Sofistas, assim como sua vida e morte. - Desenvolver a compreensão dos diversos pensadores clássicos como Tales de Mileto, Anaximandro, Pitágoras, Parmênides, Heráclito, etc...

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 3º Ano Língua Portuguesa - Definir adequadamente a função sintática que cada termo exerce dentro de uma oração; - Distinguir as orações adjetivas; - Reconhecer o período composto por coordenação; - Diferenciar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II O programa das matérias do 2º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo II O programa das matérias do 2º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

Conteúdos de recuperação Ensino Médio

Conteúdos de recuperação Ensino Médio ONGREGAÇÃO DAS IRMÃS AUXILIARES DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE Instituto São José Conteúdos de recuperação Ensino Médio Disciplina Ano Conteúdo Capítulo 1 Localização e orientação. Capítulo 2 Os mapas. Capítulo

Leia mais

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min

Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min Data Avaliação Hora Início / Hora Término 15/9 Gramática / Filosofia-Sociologia 07h00min / 10h10min 16/9 Arte / Espanhol 09h30min / 12h45min 21/9 21/9 Inglês / Biologia Inglês / Biologia 07h00min / 10h10min

Leia mais

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio

Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Conteúdos das Avaliações de Recuperação e Final Ensino Médio Química: André 1ª Série (M1, M2, M3 e M4) 1 Distribuição eletrônica e tabela periódica. 2 Números quânticos. 3 Ligações químicas. 4 Nox e balanceamento.

Leia mais

CONTEÚDOS PARA PROVA P2 1º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDOS PARA PROVA P2 1º TRIMESTRE ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA Fonema e letra; Vogais e semivogais; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafos; A acentuação das palavras; A reforma ortográfica de 2009; Figuras de linguagem; Período simples

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3º TRIMESTRE 2011 2º ano do Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3º TRIMESTRE 2011 2º ano do Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3º TRIMESTRE 2011 2º ano do Ensino Médio GRAMÁTICA Fascículo 12 - Sintaxe dos períodos: o Período simples; o Período composto por coordenação; o Orações subordinadas substantivas;

Leia mais

PROFESSOR MAURÍCIO DE SOUZA MACHADO PROFESSOR MANUEL MARIA LOURENÇO. Determinante de matrizes. Logaritmos. Matrizes Inversas. Fatorial de um número.

PROFESSOR MAURÍCIO DE SOUZA MACHADO PROFESSOR MANUEL MARIA LOURENÇO. Determinante de matrizes. Logaritmos. Matrizes Inversas. Fatorial de um número. MATEMÁTICA (FRENTE I) MATEMÁTICA (FRENTE II) Determinante de matrizes. Matrizes Inversas. Fatorial de um número. Classificar as possibilidades. Sistemas de equações lineares. Princípio Fundamental da contagem.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6.

Capítulo 1: Capítulo 3: Capítulo4: Capítulo 6: Capítulo 7: Capítulo 9: Capítulo 10: . 13, 4, 9 e 6. Conteúdos 9º ano para as provas finais dissertativa Português Interpretação textual Acentuação Orações coordenadas Orações subordinadas: substantivas, adverbiais e adjetivas Regência verbal e Nominal Figuras

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO

ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ASSUNTOS PARA RECUPERAÇÃO 6º ANO ARTES - Ponto e linha...tipos de ponto e linha; - Cores quentes e frias; - Desenho...memória...cego...observação; - Abstracionismo. CIÊNCIAS - O ciclo da água; - Tectônica

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

Conteúdos para Exames Finais. 2º ano

Conteúdos para Exames Finais. 2º ano Conteúdos para Exames Finais 2º ano Matemática: Geometria Plana e Espacial Ciclo Trigonométrico Modelos Matriciais e Determinantes Artes: Cenas e composições relevantes na História da Arte A evolução da

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. 1º Ano Língua Portuguesa - Perceber as modificações realizadas nas antigas regras de acentuação, fixando as que permanecem inalteradas pelo novo acordo ortográfico; - Conhecer as classes gramaticais; - Apresentar

Leia mais

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS

INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2016 3º ANO DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS Unidade I- O Modernismo e o Moderno Frase, oração e período; Período simples e período composto.

Leia mais

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS

CONTEÚDO DAS PROVAS/ MENSAIS E BIMESTRAIS CALENDÁRIO DAS PROVAS DO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE 22/02 3ªF HISTÓRIA 22/03 3ªF HISTÓRIA 23/02 4ªF PORTUGUÊS 23/03 4ªF PORTUGUÊS 28/02 2ªF INGLÊS 01/03 3ªF FILOSOFIA 28/03 2ªF INGLÊS 29/03

Leia mais

COLÉGIO ANCHIETA COLÉGIO ANCHIETA

COLÉGIO ANCHIETA COLÉGIO ANCHIETA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A1 A II BIMESTRE 6º ANO CAPÍTULO 1 Eu nunca vou crescer? (Interpretação textual) Os adjetivos e as locuções adjetivas Classificação e flexão dos substantivos e dos adjetivos, concordância

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL para o 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Abordagem linguístico-gramatical: Leitura e interpretação dos diferentes gêneros textuais. Reconhecimento e identificação das características

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS 2ª ETAPA 6º ANO

ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS 2ª ETAPA 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDO VERIFICAÇÕES GLOBAIS VG1 REDAÇÃO 2ª ETAPA 6º ANO ARTIGO DE OPINIÃO VG1 INGLÊS NUMBERS NATINALITIES PARTS OF A HOUSE FAMILY VERB TO BE VG2 LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO MANHÃ PRONOMES: PESSOAIS

Leia mais

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 1º BIMESTRE CONTEÚDO 6º ANO CONTEÚDO 6º ANO Fonema e letra Número de sílaba Sílaba tônica Hiato, ditongo e tritongo Dígrafo Substantivo Artigo Capítulos 4, 5, 6 e 7 Unidade 1 lições 1 a 4 Capítulos 1, 2 e 3 Saudações e Despedidas.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA Leitura oral de palavras e frases simples Compreensão de texto (registrar como souber) Formação de palavras (com recursos pedagógicos) Treino ortográfico (auto-ditado). MATEMÁTICA Relação

Leia mais

Recuperação 1º semestre 2015 3 os Anos. Ética e Cidadania. Língua e Produção LP 7

Recuperação 1º semestre 2015 3 os Anos. Ética e Cidadania. Língua e Produção LP 7 Recuperação 1º semestre 2015 3 os Anos Estudos Literários EL 1 EL 2 EL 3 EL 4 EL 5 EL 6 EL 7 EL 8 Os quadros seguintes apresentam a distribuição de conteúdos que serão abordados em cada um dos plantões

Leia mais

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro Língua portuguesa Redação Matemática Verbo: modos tempos e locuções verbais Pronomes Preposições e contrações de preposição com artigo e pronome Advérbios e locuções adverbiais Interjeições Interpretação

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano

CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano CONTEÚDOS AVALIAÇÕES III UNIDADE - 6º ano ARTES Arte Popular CIÊNCIAS Água (Unidade 6 - temas 1 ao 6) GEOGRAFIA Biosfera (cap. 11) HISTÓRIA China (capítulo 10) A cultura grega (capítulo 12) INGLÊS Possessive

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO Português: Interpretação de texto; Encontros vocálicos e tonicidade; Adjetivo; Locução adjetiva; Graus do adjetivo; Tipologia narrativa e descritiva; Pronomes do caso reto e do

Leia mais

Números reais - potências e radicais. Números reais - potências e radicais

Números reais - potências e radicais. Números reais - potências e radicais MATEMÁTICA MATEMÁTICA Números reais - potências e radicais Potenciação. Propriedades da potenciação. Radiciação. Propriedades dos radicais. Equações e Sistemas de equações do 2º grau Equações e sistemas

Leia mais

Programa de Provas Módulo I

Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º Ensino Médio

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º Ensino Médio RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 2º Ensino Médio Matéria: História Professor: Rodrigo Pacto Colonial Revolução Industrial e Liberalismo Matéria: Geografia Professor: Thaine Paisagens Climatobotânicas (todos os itens

Leia mais

Prefeitura Municipal de Serrana

Prefeitura Municipal de Serrana PROGRAMA DAS PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA Nível Superior: Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2014 Cursar 3º Ano E.F. em 2015 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

MATRIZ AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO HORIZONTAL Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

MATRIZ AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO HORIZONTAL Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MATRIZ AVALIAÇÃO PARA PROGRESSÃO HORIZONTAL Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS TÓPICO 1 Legislação e Normas referentes à educação e ao ensino

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO

COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO de Recuperação 3º Bimestre 2013 5ª série do Ensino Fundamental Capítulo 14 Capítulo 15 Capítulo 16 Capítulo 18 Capítulo 09 - O relevo e suas formas. Capítulo 10 - A formação e a transformação do relevo.

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO Caro Aluno, Segue o roteiro de estudo para as provas desta etapa. Estas, serão aplicadas a partir da terceira aula, havendo normalmente as primeiras aulas, tanto para o

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 6º anos PROFESSOR(A):

Leia mais

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Roteiro de estudo recuperação final 1º Médio - Noturno

Roteiro de estudo recuperação final 1º Médio - Noturno Roteiro de estudo recuperação final 1º Médio - Noturno Biologia Interação Gênica pag. 03 a 05 Questões: 4 (página 15) Linkage e crossing-over pag. 17 a 21 Questões: 20 a 22 (páginas 26) Reino Monera e

Leia mais

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana;

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; Turmas: 6º ao 9º ARTES - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; 7º ano - Arte Bizantina; - Arte Ameríndia; - Arte Chinesa; - Arte Coreana; - Arte Japonesa; 8ºano - Arte Expressionista; - Arte Impressionista;

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Conteúdos para recuperação 1 Bimestre. 6 ano A e 6 ano B

Conteúdos para recuperação 1 Bimestre. 6 ano A e 6 ano B Professora: Vanessa (Álgebra) Conteúdos para recuperação 1 Bimestre 6 ano A e 6 ano B Conteúdo: Módulo 2: O conjunto dos números naturais Módulo 5: Potenciação Módulo 8: Medidas de tempo Conteúdo: Interpretação

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO 2016.1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO 2016.1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REDAÇÃO Irá avaliar a capacidade de redigir de forma clara, coesa e coerente; será manuscrita, legível e em prosa com, no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30

Leia mais

Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz

Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz Disciplina : Língua Portuguesa 8º ano Prof. Ana Beatriz Recuperação do 2º semestre 1. orações coordenadas e conjunções coordenativas Grupo 7, p. 17 a 19 Atividades 108 e 109 2. orações subordinadas substantivas

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Programa da Prova: 1.1.1. Português (Nível Superior): Ortografia. Relações entre

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 6º ano Preposition from Verb to be / short answers Demonstrative pronouns There is / there are Potenciação e Radiciação Divisores e Múltiplos Frações e Porcentagem 7º ano Present Continuous/

Leia mais

COLÉGIO ELITE. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/2014 6º Ano do Ensino Fundamental

COLÉGIO ELITE. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL/2014 6º Ano do Ensino Fundamental 6º Ano do Ensino Fundamental Terça -feira: 29/07/2014 ********** ARTES Quarta -feira: 30/07/2014 ******* HISTÓRIA Quinta -feira: 31/07/2014 ********** GEOGRAFIA Sexta -feira: 01/08/2014 ********* REDAÇÃO

Leia mais

Roteiro de Avaliações - I Unidade

Roteiro de Avaliações - I Unidade Unidade: 1ª Professor(a): Data: Nível : Ensino Fundamental Série : 6º Ano Turma: Roteiro de Avaliações - I Unidade 02.04.2013 TERÇA-FEIRA LÍNGUA INGLESA 04.04.2013 QUINTA-FEIRA LÍNGUA PORTUGUESA 05.04.2013

Leia mais

Professor: Gustavo Lambert. Módulo de Português

Professor: Gustavo Lambert. Módulo de Português Professor: Gustavo Lambert Módulo de Português Classes de s Como as gramáticas e os livros didáticos apresentam o estudo das classes de palavras? Subtantivo Adjetivo Advérbio Verbo É o nome de todos os

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

Concurso da AFA. Anexo E Programa de Matérias

Concurso da AFA. Anexo E Programa de Matérias Concurso da AFA Anexo E Programa de Matérias A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. 1 FÍSICA

Leia mais

Abaixo, estamos detalhando a composição da nota do 1º trimestre que compõe nosso sistema avaliativo.

Abaixo, estamos detalhando a composição da nota do 1º trimestre que compõe nosso sistema avaliativo. ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

Brasília-DF, junho de 2012.

Brasília-DF, junho de 2012. COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 3248 4768 SITE: www.cmidf.com.br Brasília-DF, junho de 2012. Os exemplos de vida falam com mais clareza que as

Leia mais

REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015

REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015 REDE SAGRADO - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA UBÁ - ANO 2015 Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Curso Técnico em Meio Ambiente Praça São Januário, 276 CEP:36500-000

Leia mais

Conteúdo para Exames Finais

Conteúdo para Exames Finais Conteúdo para Exames Finais 1º ano Português Elementos da comunicação; Linguagem verbal e não verbal; Linguagem formal e informal; Variações linguísticas; História e origem da Língua Portuguesa; Estrutura

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

Conteúdos - AP1/2015-2º ano

Conteúdos - AP1/2015-2º ano Língua Portuguesa: Conteúdos - AP1/2015 Conteúdos - AP1/2015-2º ano Gramática Unidade 1: O alfabeto Unidade 2: Ordem alfabética Unidade 3: Sílaba Unidade 4: Vogais Encontro vocálicos Unidade 5: Consoantes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROGRAMA DAS PROVAS 1- REDAÇÃO Construção de textos dissertativos objetivos e/ou subjetivos abordando temas da atualidade. 2- LINGUA PORTUGUESA 2.1- Literatura Brasileira Literatura: conceito e funções,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Produção textual COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Tipologia textual Narração Estruturação de um texto narrativo: margens e parágrafos; Estruturação de parágrafos: início,

Leia mais

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10

1º dia 30/07 2º dia 31/07. Disciplina Número de questões Disciplina Número de questões. Português 10 Matemática 10. Geografia 10 História 10 11/06/2014 6º ano Nos dias 30 e 31/07 faremos o primeiro Teste Intermediário da Etapa TIE. A prova valerá 4 pontos. As Número de questões Número de questões 10 10 10 10 10 10 Interpretação de textos (trechos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROGRAMA DE ACESSO SERIADO (PAS) Programa de Provas Módulo I O programa das matérias do 1º módulo do PAS relaciona-se aos conteúdos curriculares indicados pelos

Leia mais

COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP.

COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP. COLÉGIO PROFESSOR CLÓVIS TAVARES / PRÓ-UNI NOME: TURMA: DISCIPLINA: HISTÓRIA TURMA: 901 E 902 PROFª:JARILIA MAIA RODRIGUES CONTEÚDO ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 GRUPO 6 = CAP. 12 = CHINA GRUPO 6 = CAP. 12 =

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AVALIAÇÕES 3º ANO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA Identificação, compreensão e interpretação Relacionar o conteúdo e a forma do texto, considerando diferentes suportes.

Leia mais

Conteúdo para o Teste de Sondagem 2º ano

Conteúdo para o Teste de Sondagem 2º ano Conteúdo para o Teste de Sondagem 2º ano 1. LINGUAGEM ORAL Expor opiniões e narrar fatos com clareza de ideias. 2. PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA 2.1. Realizar leitura oral com fluência e compreensão; 2.2.

Leia mais

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar texto Analisar imagens Identificar os elementos do Teatro de Vaudeville e do Musical Burlesque Relacionar o Teatro de Vaudeville com o Musical Burlesque Identificar

Leia mais

Prefeitura do Município de Pindorama Paço Municipal ANTONIO CORSATTO

Prefeitura do Município de Pindorama Paço Municipal ANTONIO CORSATTO LÍNGUA PORTUGUESA Nível Superior: Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal e verbal. Sintaxe:

Leia mais

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si.

Mitologia e o mundo em si. Caderno e Textos: A visão mitológica do mundo; Mitologia e Filosofia; Atitude Filosófica. Mitologia e o mundo em si. 2013 Fundamental II ------ Conteúdos e Datas ------- 2 Parcial Disciplina Data Conteúdo 6º A - 23/04 6 B - 22/04 6 C - 19/04 Mitologia e o mundo em si O papel do questionamento A atitude filosófica Caderno

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a

Colégio Graciosa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Ensina a criança no caminho em que deve andar... Pv 22:6a ARTE Professora: Eliziana Ladwig Vieira Conteúdos previstos: Expressionismo, Surrealismo, Op art, Pop art Todos os trabalhos serão realizados em sala de aula e avaliados pela sua apresentação (margem e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALGARVE Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 3ºANO METAS Domínios/ Conteúdos

Leia mais

Conteúdos Básicos do Exame de Qualificação

Conteúdos Básicos do Exame de Qualificação UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO SR-1 DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO ACADÊMICA DSEA VESTIBULAR ESTADUAL 2010POVESTIBULAR ESTADUAL 2010 Vestibular Estadual 2014 Conteúdos

Leia mais

GRAMÁTICA(01/10): Prof a.

GRAMÁTICA(01/10): Prof a. ROTEIRO DE ESTUDO - AVALIAÇÕES GLOBAIS 6º ANO - MANHÃ - 3ª ETAPA OS: 1757_12CN Fortaleza, 27 setembro de 2012 6º ANO - MANHÃ Ciências Segue anexo o roteiro de estudos que deverá ser complementado com partir

Leia mais

Educação sem fronteiras

Educação sem fronteiras Educação sem fronteiras Candidato à 3ª Série do Ensino Médio 2014 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. LÍNGUA PORTUGUESA Língua e Linguagem; Linguagem e variação linguística; Variação e Norma; Signo

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Alvide

Escola Básica e Secundária de Alvide Informação-Exame de equivalência à frequência de Inglês (prova escrita) Prova 06 2016 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Conteúdo para avaliações do 4º Bimestre1º ano E.M

Conteúdo para avaliações do 4º Bimestre1º ano E.M Conteúdo para avaliações do 4º Bimestre1º ano E.M Produção/gramática Matemática Química Biologia História Geografia Gramática- Módulo 6 Formação de palavras Capítulo 1 Derivação Capítulo 2 Composição e

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) DATA DISCIPLINA CONTEÚDOS CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 3º BIM / 6º ano (601) Unidades 5,6 e7; Caderno; Texto; El cuerpo humano. LITERATURA CIÊNCIAS 30/09 PORTUGUÊS/REDAÇÃO GEOGRAFIA Leitura e interpretação do livro Meu avô

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 346 779 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de21 de outubro de 2014 ) No caso específico da disciplina de Português, do 6.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA 01 Comunicação e Expressão CÓDIGO: 990101 Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não-verbal. Linguagem literária.

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA. 9 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h.

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA. 9 o ANO Horário: das 7:20 h às 12:15 h. C A M 03 04 C A M RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 a PROVA MATEMÁTICA 1 DATA: 07/12/2015 Potências e Radicais Cálculo Algébrico (Fatoração e Produtos Notáveis) Equações do 2

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física

PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física Área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias Componentes Curricular: Educação Física Profª responsável: Joviano Panciera Série: 3º ano Ensino

Leia mais

Curriculum de Mecânica dos Fluidos

Curriculum de Mecânica dos Fluidos Curriculum de Mecânica dos Fluidos A Nível I Introdução à Mecânica dos Fluidos (30 horas) A.1 - Princípios e grandezas físicas em Mecânica dos Fluidos A1.1 Conceitos físico-matemáticos elementares A.1.1.1

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE/2016 6º ANO Português: Interpretação de textos; Sinônimos; Tipos de frases; Discurso direto e indireto; Sentido conotativo e sentido denotativo; Variedades linguísticas,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE TURMA: 2º ano - 221 PERÍODO: 24/02 a 24/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Biologia Cláucia Brentano Estabelecer o entendimento das relações evolutivas entre cada filo

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016

Planificação anual Ano letivo: 2015/2016 Período: 1.º Ano Número total de aulas previstas: 39 Competências Compreensão oral: compreender textos orais, de natureza diversificada e de acessibilidade adequada ao Compreensão escrita: compreender

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO

CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Colégio ÁGUIA CALENDÁRIO E CONTEÚDO PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO 1º ANO 11.11.14 EMITIDO Acentuação gráfica Crase Ortografia Pronome Conjunção Funções da linguagem Gênero narrativo Texto argumentativo Texto

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2015 L. PORTUGUESA Comunicação e Linguagem; Língua Falada e Língua Escrita; Percepção artística; Elementos da Comunicação; Funções da Linguagem; Denotação

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015

ESTUDO DIRIGIDO DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Nome: 2ª série: n o Professor: Luiz Mário Data: / / 2015. ESTUDO DIRIGIDO DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Orientações: - Este estudo dirigido poderá ser usado para revisar a matéria que será cobrada

Leia mais

PLANO DE AULA SEMANAL

PLANO DE AULA SEMANAL DISCIPLINA: Língua Inglesa SÉRIE: 1ª Série do Ensino Fundamental Turmas: L, M e K TEMPO: 4 aulas de 45 minutos. Para cada turma DATAS: 04/05/2009 / 05/05/2009-11/05/2009 / 12/05/2009-18/05/2009 / 19/05/2009-25/05/2009

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais