Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil"

Transcrição

1 UFCG Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil Arthur Silva Freire Caio César Meira Paes Carlos Artur Nascimento Vieira Matheus de Araújo Maciel Tiago Brasileiro Araújo Engenharia de Software 1 Rohit Gheyi

2 Introdução Após coletar os requisitos funcionais do cliente, modelamos os diagramas de classes e de casos de uso para diminuir o nível de abstração sobre o escopo do projeto. Tentando segmentar as principais solicitações do cliente, dividimos o software em oito grandes assuntos para os casos de uso. A partir de cada assunto nós definimos os casos de uso associados e dividimos a implementação e testes dessas funcionalidades ao longo de quatro milestones no desenvolvimento. A s s i m c o m o p o d e s e r v i s t o n o a r q u i v o d o O p e n P r o j (EstoqueFacil_Planejamento_Total.pod), modelamos e vamos implementar as funcionalidades de acordo com a ordem de importância para o cliente.

3 Diagramas de Casos de Uso Os assuntos estão organizados por ordem de prioridade para o sistema: Gerenciamento do Estoque Venda de Produto Comunicação entre Lojas e Estoque Criação e envio de notificações Geração de Relatórios de Vendas Geração de Relatórios de Desempenho Recomendação de Produtos Programa de Pontos de Fidelidade

4 Diagramas Os diagramas de Casos de Uso estão organizados de acordo com os assuntos listados acima. Gerenciamento do Estoque Este diagrama explica como o sistema Estoque Fácil será utilizado de acordo com o modelo de negócio vigente na loja do cliente, para as ações de inserção, remoção, atualização e busca de produtos no estoque. Figura 1. Diagrama de casos de uso para o gerenciamento de produtos no estoque.

5 Venda de Produto Nesse diagrama, visamos explicar como funcionarão as ações relacionadas à venda de produtos. De acordo com explicações do cliente do projeto, percebemos que essas ações serão efetuadas por um funcionário da loja, que realiza a listagem e venda de produtos de acordo com os produtos escolhidos pelos clientes, presencialmente, no balcão da loja. Figura 2. Diagrama de casos de uso para a venda de produtos na loja.

6 Comunicação entre Lojas e Estoque Como o sistema deve ser implantado para o estoque do cliente e estar disponível para ser ativado e utilizado em mais de uma loja, consideramos necessário a modelagem de um diagrama de casos de uso que detalhe melhor como será a comunicação entre as lojas e o estoque. Essa comunicação acontece quando um funcionário decide encomendar que vários produtos, já vendidos para clientes, sejam trazidos do estoque para a loja, para repor os produtos da loja, ou para que sejam entregues aos clientes. Figura 3. Diagrama de casos de uso que representa as ações executadas pelos funcionários da loja e pelo sistema, para promover o transporte de mercadorias entre o estoque e a loja.

7 Criação e envio de notificações O diagrama a seguir visa explicar quais são os comportamentos relacionados ao uso de notificações para que o sistema responsável pelo estoque informe ao administrador da loja que um produto está perto de acabar, ou que uma determinada quantidade (escolhida pelo administrador) foi alcançada. Esse requisito visa prevenir o administrador de se deparar com a falta inesperada de produtos no estoque. Figura 4. Diagrama de casos de uso que representa os comportamentos relacionados ao assunto criação de notificações e o caso de lançamento de uma notificação.

8 Geração de Relatórios de Vendas O diagrama a seguir explana o assunto de geração de relatório, por parte do administrador, para obter dados sobre o balanço de caixa de uma ou mais lojas da empresa e escolhendo, para isso, um determinado período de coleta desses dados. Figura 5. O diagrama explica os casos de uso que o administrador e o sistema realizam promover a geração de relatórios sobre as vendas da empresa.

9 Geração de Relatórios de Desempenho Similar ao assunto tratado no item anterior, esse assunto se baseia na geração de relatórios, porém o foco dos dados contidos nesses relatórios são para uma avaliação do desempenho individual e/ou coletivo dos funcionários da empresa. Nesses relatórios podem ser incluídos dados sobre as quantidades de itens vendidos por cada funcionário, ou estatísticas sobre a relação entre o funcionário e o tipo de produto vendido. Com essas ações, visamos facilitar a avaliação que o administrador tem sobre os seus empregados. Figura 6. Diagrama de caso de uso que demonstra como o administrador da empresa obtém relatórios sobre o desempenho de seus funcionários.

10 Recomendação de Produtos O sistema de recomendações planejado para o Estoque Fácil inclui o cadastro de produtos com indicação de pontos para a proximidade entre produtos por setor. No momento da venda o sistema verificará quais produtos são recomendados à serem adicionados na venda, de acordo com a relação de proximidade entre os tipos de produto e ao valor do troco da operação. Figura 5. Diagrama de casos de uso para representar o funcionamento do sistema de recomendação de produtos, no momento da venda.

11 Programa de Pontos de Fidelidade O cliente solicitou a implementação de um programa de pontos de fidelidade para a troca de produtos, por cliente cadastrado. A troca de produtos pode ocorrer em duas situações. Quando o cliente comprar um produto com dinheiro vivo pontos são adicionados no cartão dele e o cliente pode pagar alguns produtos com seus pontos de fidelidade. O sistema tem um foco em promover a volta de clientes à loja. Figura 5. Diagrama de Casos de Uso para representar o assunto do sistema de Pontos de Fidelidade.

12 Fluxo de Eventos A seguir, estão apresentados os fluxos de eventos de todos os casos de uso apresentados nos diagramas acima. Nome: Iniciar Venda Identificador: UC 01 Pré-condições: Nenhuma. Pós-condições: Uma venda, com uma lista de produtos e quantidades respectivas deve estar pronta, aguardando a sua confirmação. 1. O funcionário indica que quer iniciar uma nova venda; 2. O funcionário deve adicionar novos produtos [include UC 02] à venda em execução e indicar as quantidades desejadas; 3. A lista de produtos está pronta aguardando confirmação e forma de pagamento; Fluxo Alternativo A - Desistência de produto: A.2 Durante a venda, o cliente decidiu que não quer mais comprar um determinado produto ou que o produto selecionado não é o seu desejado; A.3 O funcionário realiza a remoção do produto da venda [extend UC 03]; Fluxo Alternativo B - Desistência da venda: B.2 Durante a venda, o cliente decidiu que não quer comprar nada; B.3 O funcionário cancela a venda [exclude UC 06]; Nome: Adicionar Produtos à Venda Identificador: UC 02 Pré-condições: Uma venda deve ter sido iniciada ou estar ainda não confirmada. Pós-condições: O produto e quantidade selecionados estarão adicionados à venda escolhida.

13 1. O funcionário seleciona os produtos escolhidos pelo cliente e indica a quantidade desejada; 2. O sistema verificará se os produtos escolhidos estão disponíveis [include UC 04] na quantidades indicadas; 3. Os produtos serão adicionados à lista de compras da venda atual; 4. O sistema marca os produtos [include UC 05] como SENDO VENDIDO para evitar que duas compras concorrentes vendam o mesmo produto para dois clientes; Fluxo Alternativo A - Falta de Produto: A.2 O sistema verificou que não existe a quantidade indicada para o produto escolhido; A.3 O sistema indica ao funcionário que a adição do produto não pode ser realizada; momento; A.4 O sistema indica ao funcionário qual a quantidade máxima que está disponível no Nome: Remover Produto da Venda Identificador: UC 03 Pré-condições: Uma venda deve ter sido iniciado e ainda não confirmada. Pós-condições: O produto será removido da lista desta venda. 1. O funcionário seleciona o produto que deve ser removido da venda; 2. O produto é removido da lista da venda; Nome: Verificar Disponibilidade de Produto Identificador: UC 04 Pré-condições: Nenhuma. Pós-condições: Será indicado se o produto existe ou não na quantidade procurada. 1. O sistema recebe um produto e uma quantidade para realizar a verificação; 2. O sistema verifica se o produto existe no estoque, na quantidade indicada; 3. É indicado se o produto está disponível na quantidade indicada ou não;

14 Fluxo Alternativo A - Produto não cadastrado: A.2 O sistema não consegue achar o produto no estoque porque ele não possui cadastro ainda; A.3 O sistema indica ao usuário que o produto não está cadastrado e pergunta se o usuário deseja cadastrá-lo neste momento; Nome: Marcar Produto para Venda Identificador: UC 05 Pré-condições: O produto deve existir no estoque na quantidade indicada. Pós-condições: O tipo de produto indicada terá a quantidade indicada de itens marcados como SENDO VENDIDO. 1. O sistema recebe um tipo de produto e uma quantidade; 2. O sistema marca esta quantidade de produtos para a situação SENDO VENDIDO ; Nome: Cancelar Venda Identificador: UC 06 Pré-condições: Uma venda deve ter sido iniciada e ainda não confirmada. Pós-condições: A venda será completamente cancelada. 1. O funcionário escolhe uma venda e indica que deseja cancelá-la; 2. O sistema pergunta se o funcionário deseja realmente fazer a ação; 3. A venda é cancelada; Nome: Realizar Venda Identificador: UC 07 Pré-condições: Uma venda deve ter sido iniciada e ainda não confirmada. Pós-condições: A venda estará confirmada. 1. O funcionário escolhe qual venda deseja confirmar;

15 2. O funcionário escolhe a forma de pagamento; 3. O funcionário confirma a venda; 4. A nota fiscal é impressa [include UC 08]; 5. O sistema fará a baixa dos produtos da venda no estoque [include UC 09]; Nome: Imprimir Nota Fiscal Identificador: UC 08 Pré-condições: Uma venda deve ter sido confirmada. Pós-condições: A nota fiscal estará impressa. 1. O funcionário escolhe a venda confirmada que deseja imprimir a nota fiscal; 2. A nota fiscal é impressa; Nome: Decrementar Produto no Estoque Identificador: UC 09 Pré-condições: O produto deve existir na quantidade indicada e ter marcação SENDO VENDIDO. Pós-condições: O produto estará marcado como VENDIDO e estará decrementado da quantidade disponível no estoque. 1. O sistema recebe ordem para decrementa um tipo de produto para uma certa quantidade; 2. O sistema marca o produto como VENDIDO e decrementa a quantidade indicada da quantidade total disponível; Nome: Autenticar-se Identificador: UC 10 Pré-condições: Nenhuma. Pós-condições: O funcionário estará autenticado e não precisará refazer essa ação para qualquer outra atividade, até se deslogar.

16 1. O administrador indica que deseja se autenticar no sistema; 2. O administrador indica seu login e sua senha; Fluxo Alternativo A - Login incorreto: A.2 Foi verificado que o login digitado não é existente no sistema; novamente; A.3 O sistema mostra o problema encontrado para o usuário e solicita os dados Nome: Criar Notificação para o Produto Identificador: UC 11 Pré-condições: O administrador deve ter efetuado a autenticação [include UC 10] no sistema. Pós-condições: A notificação configurada pelo administrador deve estar criada e sendo verificada a partir deste momento. 1. O administrador indica que quer criar uma nova notificação; 2. O administrador seleciona sobre qual produto ele quer ser notificado; 3. O sistema verifica se o produto escolhido possui... Fluxo Alternativo A - A quantidade de produtos no estoque é menor que a quantidade escolhida para notificação: A.3 O sistema verifica que a quantidade de produtos mínimos para a notificação é maior que a quantidade atual do estoque. A.4 O sistema não permite a criação da notificação e solicita que o usuário escolha outra quantidade para o produto selecionado. Nome: Alterar Notificação para Produto Identificador: UC 12 Pré-condições: Uma notificação já deve existir e o administrador deve estar autenticado [include UC 10].

17 Pós-condições: A notificação terá sido alterada. 1. O administrador indica que deseja alterar uma notificação existente; 2. O administrador altera os dados desejados n notificação; 3. A notificação será alterada e salva; Nome: Remover Notificação de Produto Identificador: UC 13 Pré-condições: Uma notificação deve existir e o administrador deve estar autenticado [include UC 10]. Pós-condições: O produto não terá nenhuma notificação indicada para ele. 1. O administrador escolhe a notificação que deseja remover do produto; 2. A notificação é removida do produto; Nome: Listar Notificações Ativas Identificador: UC 14 Pré-condições: O administrador deve estar autenticado no sistema [include UC 10]. Pós-condições: Nenhuma. 1. O administrador indica que deseja visualizar todas as notificações ativas no sistema; 2. Todas as notificações ativas são mostradas para o administrador; Nome: Visualizar Notificações Recebidas Identificador: UC 15 Pré-condições: O administrador deve estar autenticado. Pós-condições: Nenhuma. 1. O administrador indica que deseja visualizar as notificações que foram lançadas;

18 2. O administrador visualiza o histórico de notificações lançadas; Nome: Notificar Administrador Identificador: UC 16 Pré-condições: O sistema deve ter realizado uma operação de venda ou despachado um pedido entre os repositórios e verificado que um determinado produto alcançou a quantidade indicada numa notificação existente. Pós-condições: O administrador da empresa terá recebido um aviso que sua notificação foi lançada. 1. O sistema verificou que houve mudança do número itens de um determinado produto; 2. O sistema percebeu que a quantidade existente de um determinado produto é inferior à quantidade especificada em uma notificação; 3. A notificação é lançada e um aviso é enviado para o administrador; Nome: Definir Tipo de Relatório de Vendas Identificador: UC 17 Pré-condições: O administrador deve ter efetuado a autenticação [include UC 01] no sistema. Pós-condições: Nenhuma. 1. O administrador indica que quer obter um relatório de vendas; 2. O administrador seleciona o modelo do relatório; Nome: Gerar Relatório de Vendas Identificador: UC 18 Pré-condições: O sistema precisa ter recebido um tipo de relatório desejado. Pós-condições: Será gerado um relatório de acordo com os dados existentes nas lojas e no estoque da empresa.

19 1. Foi solicitado que o sistema gerasse um relatório de vendas, de acordo com um tipo; 2. O sistema realiza a pesquisa de acordo com o tipo de relatório indicado [include UC 19]; 3. Com base nos dados pesquisados, o sistema gera o relatório solicitado; Nome: Pesquisas Dados Sobre Vendas Identificador: UC 19 Pré-condições: O sistema deve receber um escopo de dados e locais nos quais deve pesquisar tais dados. Pós-condições: O sistema terá pesquisado os dados solicitados. 1. É solicitado que o sistema pesquise alguns dados em determinadas bases de dados do sistema; 2. O sistema realiza a busca solicitada; Nome: Imprimir Relatório Identificador: UC 20 Pré-condições: O relatório deve existir. Pós-condições: O relatório estará impresso. 1. O funcionário indica que quer imprimir um relatório existente; 2. O relatório é impresso; Nome: Salvar Relatório Identificador: UC 21 Pré-condições: O relatório deve ter sido criado. Pós-condições: O relatório estará salvo no sistema. 1. O administrador escolhe um relatório recém criado e indica que quer salvá-lo;

20 2. O relatório é salvo; Nome: Visualizar Relatório Gerado Identificador: UC 22 Pré-condições: O administrador deve ter selecionado um relatório gerado. Pós-condições: Nenhuma. 1. O administrador escolhe um relatório para ser visualizado; 2. O relatório é aberto exibido na tela; Nome: Definir Tipo de Relatório de Desempenho Identificador: UC 23 Pré-condições: O administrador deve ter efetuado a autenticação [include UC 01] no sistema. Pós-condições: Nenhuma. 1. O administrador indica que quer obter um relatório de desempenho; 2. O administrador escolhe qual ou quais funcionários estarão listados no relatório; 3. O administrador seleciona o modelo do relatório, indicando a data de busca para o relatório e o tipo de dado que quer pesquisar; 4. O tipo de relatório a ser gerado é definido; Nome: Gerar Relatório de Desempenho Identificador: UC 24 Pré-condições: O sistema precisa ter recebido um tipo de relatório desejado. Pós-condições: Será gerado um relatório de acordo com os dados existentes nas lojas e no estoque da empresa, para o desempenho dos funcionários. 1. Foi solicitado que o sistema gerasse um relatório de desempenho, de acordo com um tipo e funcionários indicados;

21 2. O sistema realiza a pesquisa de acordo com o tipo de relatório indicado [include UC 19]; 3. Com base nos dados pesquisados, o sistema gera o relatório solicitado; Nome: Editar recomendação Identificador: UC 25 Pré-condições: O usuário deverá ter passado a recomendação para editá-la. Pós-condições: A recomendação deverá ter o atributo desejado alterado. 1. O usuário escolhe qual atributo da recomendação será alterado; 2. O novo valor para o atributo é passado; Fluxo Alternativo R - Atributo inválido: R.3 Foi verificado que o valor do atributo passado é inválido; R.4 O sistema mostra o problema encontrado para o usuário e solicita novos dados; Nome: Remover recomendação Identificador: UC 26 Pré-condições: O usuário deverá ter passado a recomendação para o sistema inutilizá-la. Pós-condições: A recomendação será inutilizada e não contará como recomendação até que seja reativada. 1. O usuário indica que a recomendação de um produto deverá ser removida; Nome: Listar recomendações para o produto Identificador: UC 27 Pré-condições: O sistema deverá ter um produto como base para a pesquisa. Pós-condições: O sistema retornará todas as recomendações para o produto. 1. O sistema pesquisa uma por uma as recomendações existentes; 2. O sistema organiza em uma coleção as recomendações para o produto passado;

22 Fluxo Alternativo R - Não existem recomendações para o produto. R.3 O sistema verifica que não existem recomendações para o produto; encerrada; R.4 Uma coleção vazia é retornada e a execução deste e de próximos UC na fila é Nome: Listar principais recomendações para um produto Identificador: UC 28 Pré-condições: O sistema possuir dados retornados pela 'UC 03R' Pós-condições: O sistema retornará as cinco recomendações,com maior pontuação, para o produto. 1. O sistema pesquisa uma por uma as recomendações para o produto; 2. Organiza os dados de acordo com a ordem maior pontuação > menor pontuação; Nome: Adicionar Pontos á recomendação Identificador: UC 29 Pré-condições: O sistema ter encontrado uma recomendação correspondente a uma venda ou adição de produto ao estoque e um tipo. Pós-condições: A recomendação terá sua pontuação por tipo acrescida de um valor. 1. O sistema pega uma quantidade de pontos base; 2. A quantidade de pontos é adicionada utilizando o UC 01R; Nome: Recomendar produto por tipo. Identificador: UC 30 Pré-condições: O sistema possuir dados retornados pelo UC 03R e um tipo de recomendação (Compra Conjunta, Mesmo setor, Troco) Pós-condições: O sistema deverá retornar a recomendação com maior pontuação do tipo passado

23 1. Então organiza os dados por maior pontuação > menor pontuação do tipo passado. Nome: Criar recomendação para o produto. Identificador: UC 31 Pré-condições: O sistema deverá ter realizado uma operação de venda ou adição de produto ao estoque; Pós-condições: É criada uma recomendação para o produto. 1. O sistema cria uma recomendação com dados sobre os produtos passados; 2. Utiliza o UC 05R para adicionar pontos à recomendação; Fluxo Alternativo R - A recomendação criada já existe. R.1 O sistema verifica que a recomendação criada já existe; R.2 Trata o erro e encerra a execução do use case; Nome: Calcular pontuação para recomendação. Identificador: UC 32 Pré-condições: O sistema deverá ter encontrado a recomendação correspondente. Pós-condições: Um valor em pontuação deverá ser retornado. 1. De acordo com os pontos de cada tipo da recomendação passado, multiplica cada um por uma porcentagem base diferente; 2. Soma os resultados; Nome: Cadastrar Produto Identificador: UC 33 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: O novo produto deve estar adicionado a lista de produtos existentes na loja.

24 1. O funcionário fornece todas as informações sobre o novo produto e realiza o cadastro do mesmo; Nome: Remover Produto Identificador: UC 34 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: O produto referido não deve existir na lista de produtos existentes na loja. 1. O funcionário fornece o nome ou código de identificação do produto a ser removido; 2. O sistema pesquisa pelo produto e efetua a remoção; Nome: Repor Estoque Identificador: UC 35 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: A quantidade do(s) produto(s), do estoque, selecionados tem que estar acrescidas da quantidade definida pelo funcionário. 1. O funcionário seleciona o(s) produto(s) de uma lista gerada pelo sistema, e as respectivas quantidades a serem repostas; 2. O sistema pesquisa pelo(s) produto(s); 3. O sistema altera as respectivas quantidades; 4. O sistema finaliza a atualização de estoque; Nome: Atualizar Estoque após Venda Identificador: UC 36 Pré-condições: O ator deve estar autenticado e deve ter realizado uma venda [include UC 07]. Pós-condições: A quantidade do(s) produto(s), do estoque, selecionados tem que estar decrescidas da quantidade que consta na venda. 1. O sistema resgata a lista de produtos que fizeram parte da venda acontecida; 2. O sistema pesquisa por cada um do(s) produto(s) da lista;

25 3. O sistema decrementa a quantidade do(s) produtos(s) com base na quantidade existente na venda [include UC 37]; 4. O sistema finaliza a atualização de estoque; Nome: Alterar Informações do Produtos Identificador: UC 37 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: As informações do produto devem estar atualizadas. 1. O funcionário informa as novas características do produto; 2. O sistema realiza a alteração dos dados do produto; Nome: Alterar Quantidade do Produto Identificador: UC 38 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: A quantidade atual do(s) produto(s) devem estar de acordo como o desejado pelo funcionário(por meio de acréscimo ou decréscimo do estoque) 1. O sistema recebe, do funcionário, o produto e a quantidade a ser acrescida ou decrescida; 2. O sistema altera a quantidade do produto referido; Nome: Pesquisar Produto Identificador: UC 39 Pré-condições: Remover Produto ou Repor Estoque ou Alterar Estoque após Venda. Pós-condições: Listagem do(s) produto(s) requerido(s) pelo funcionário. 1. Recebe a seleção dos produto(s) desejado(s) pelo funcionário; 2. Lista o(s) respectivo(s) produto(s); Nome: Finalizar Atualização de Estoque Identificador: UC 40 Pré-condições: Alterar Informação do Produto ou Alterar Quantidade do Produto.

26 Pós-condições: O estoque estará atualizado e sem inconsistências. 1. O sistema verifica se existe alguma conexão com o banco de dados; 2. O sistema fecha qualquer conexão existente; Nome: Cadastrar Cliente Identificador: UC 41 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: O cliente deve estar na lista de clientes do programa de fidelidade. 1. O funcionário fornece as informações do cliente a ser inserido; 2. O cliente é inserido; Nome: Remover Cliente Identificador: UC 42 Pré-condições: O ator deve estar autenticado. Pós-condições: O cliente não deve estar mais na lista de clientes do programa de fidelidade. 1. O funcionário fornece o nome do cliente a ser removido; 2. O sistema pesquisa o referido cliente; 3. O cliente é removido do programa de fidelidade; Nome: Alterar Informações do Cliente Identificador: UC 43 Pré-condições: O ator deve estar autenticado.. Pós-condições: As informações do cliente devem estar alteradas. 1. O funcionário informa o nome do cliente e as informações a serem alteradas; 2. O sistema pesquisa pelo referido cliente; 3. O sistema realiza a alteração dos dados do cliente;

27 Nome: Escolher Forma de Pagamento Identificador: UC 44 Pré-condições: Iniciar uma Venda. Pós-condições: A pontuação deve ter sido contabilizada e a venda terminada. 1. O funcionário informa a escolha do cliente em relação a forma de pagamento; 2. Se o cliente escolheu pagar em dinheiro, o sistema irá creditar pontos no cartão de fidelidade; Fluxo Alternativo A : A.2 Se o cliente escolheu pagar com pontos do cartão de fidelidade, o sistema irá debitar pontos do cartão de fidelidade; Nome: Creditar Pontos Identificador: UC 45 Pré-condições: O cliente deve ter pago em dinheiro. Pós-condições: Os pontos devem ter sido creditados no cartão de fidelidade. 1. O sistema vai verificar a validade dos dados do cliente; 2. O sistema vai calcular quantos pontos vão ser creditados; 3. O sistema vai creditar os pontos; Nome: Debitar Pontos Identificador: UC 46 Pré-condições: O cliente deve ter pago utilizando os pontos de fidelidade. Pós-condições: Os pontos devem ter sido debitados do cartão de fidelidade. 1. O sistema vai verificar a validade dos dados do cliente; 2. O sistema vai calcular quantos pontos vão ser debitados; 3. O sistema vai debitar os pontos do cartão de fidelidade; Nome: Verificar Dados do Cliente Identificador: UC 47

28 Pré-condições: O cliente possuir um cadastro no programa de fidelidade e apresentar o cartão do mesmo. Pós-condições: Nenhuma. 1. O sistema vai pesquisar o cliente; 2. O sistema vai compara os dados fornecidos pelo cliente com os dados existentes no cadastro do mesmo; 3. O sistema vai verificar a validade do cartão; 4. O sistema vai liberar a transferência de pontos; Nome: Verificar Validade do Cartão Identificador: UC 48 Pré-condições: O cliente ter apresentado o cartão do programa de fidelidade. Pós-condições: Nenhuma. 1. O sistema vai verificar se o saldo do cartão é valido; 2. O sistema vai liberar a transferência de pontos; Nome: Verificar Saldo do Cartão Identificador: UC 49 Pré-condições: O cliente ter apresentado o cartão do programa de fidelidade. Pós-condições: Nenhuma. 1. O sistema vai verificar o saldo do cartão e calcular se ele é suficiente; 2. Se o saldo for suficiente o sistema vai liberar a transferência de pontos; Fluxo Alternativo: A.1 Caso o saldo seja insuficiente, o sistema vai cancelar a venda; Nome: Pesquisar Cliente Identificador: UC 50 Pré-condições: O cliente deve ter escolhido a forma de pagamento ou o funcionário vai remover um cliente.

29 Pós-condições: Nenhuma. 1. O funcionário informa o nome ou código do cliente a ser pesquisado; 2. O sistema pesquisa o cliente; Nome: Calcular Valor do Produto em Pontos de Fidelidade Identificador: UC 51 Pré-condições: Escolha de forma de pagamento. Pós-condições: Nenhuma. 1. O sistema vai verificar os produtos que foram contemplados pela compra; 2. Baseado em definições do administrador, o sistema vai calcular quantos pontos vale a transação referida;

30 Diagramas de Classes A seguir estão os nossos diagramas de classes. V i s a n d o f a c i l i t a r a visualização das principais classes e relações no s i s t e m a, m o n t a m o s inicialmente um diagrama com todas as classes do sistema e posteriormente nós realizamos a divisão de pacotes principais para uma visualização mais focada. Venda O diagrama ao lado representa o pacote venda. Nesse pacote estão as p r i n c i p a i s c l a s s e s envolvidas na realização de uma venda. A classe abstrata Repositório é a superclasse para os estoques e lojas da empresa. As vendas são armazenadas na lojas, mas possuem uma referência que indica qual funcionário realizou a venda.

31 Empresa O diagrama abaixo explica como planejamos as principais entidades e relações diretas com a classe empresa. No diagrama, observa-se que a Empresa é a classe responsável pelo gerenciamento dos relatórios de vendas e por manter o cadastro dos seus Clientes. Já a parte de gerenciamento dos funcionários é delegada à classe Repositórios. Para a geração de relatórios de vendas obtém-se as vendas a partir dos repositórios do tipo Loja. Para cada loja poderemos pesquisar as vendas realizadas e quem foi o funcionário que à realizou. Assim, também são precisos poucos passos para a geração de um relatório de desempenho.

32 Recomendação O próximo diagrama ilustra as classes envolvidas no sistema que promove a recomendação de produtos durante uma venda. A ideia da recomendação parte a partir da hora de cadastro dos produtos. Quando um novo tipo de produto for cadastrado no sistema, o funcionário pode indicar quais produtos existentes no sistema são similares ao produto sendo cadastrado. Quando um produto estiver incluído numa venda, ele vai ser utilizado pelo algoritmo de cálculo de semelhança entre produtos e o valor do produto é comparado ao valor do troco da venda. Além dos dois fatores indicados acima, também será avaliado se uma série de produtos são sempre comprados em conjunto.

33

34 Estoque Fácil O diagrama apresentado a seguir contém todas as classes do software. A sua visualização facilita a compreensão das relações entre os diferentes pacotes e subsistemas.

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Requisitos - M.O.P.I.

Requisitos - M.O.P.I. Casos de Uso 1. Cadastrar Requisitos - M.O.P.I. 1.1. Paciente O usuário fornece ao sistema Nome, CPF, Endereço, Celular, Login e Senha obrigatoriamente, além de campos opcionais como Alergias, RG, Plano

Leia mais

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens Modelagem Estática UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Especialização Engenharia de Software - INF318/2011 Equipe Aline Gomes André Rodrigues Fonseca Diego

Leia mais

Engenharia Requisitos Estudo de caso

Engenharia Requisitos Estudo de caso Engenharia Requisitos Estudo de caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2000 Slide 1 Sistema de Matricula Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição

Leia mais

IF-718 Análise e Projeto de Sistemas

IF-718 Análise e Projeto de Sistemas Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco Especificação de Requisitos do Software Sistema de Gerenciamento de Restaurantes IF-718 Análise e Projeto de Sistemas Equipe: Jacinto Filipe -

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Trabalho 1 Modelagem Estática do Sistema ViajarFácil.com.br Disciplina: INF318 - Modelagem Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural Profa. Dra. Cecília M. F. Rubira Equipe 5 Jeniffer

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Trabalho 2 Modelagem Dinâmica do Sistema ViajarFácil.com.br Disciplina: INF318 - Modelagem Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural Profa. Dra. Cecília M. F. Rubira Equipe 5 Jeniffer

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto Locadora de Vídeo Passatempo Especificação de Requisitos 1. Introdução Este documento contém a especificação de requisitos e a modelagem de análise para o projeto de informatização da vídeo-locadora

Leia mais

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Histórico Diversas metodologias e métodos surgiram para apoiar OO. Evolução a partir de linguagens C++ e SmallTalk. Anos 80 Anos 80-90: diversidade de autores.

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto/Versão: Versão 11.80 Melhoria Requisito/Módulo: 000552 / Conector Sub-Requisito/Função: Multas Tarefa/Chamado: 01.08.01 País: Brasil Data Especificação: 13/05/13 Rotinas Envolvidas Rotina Tipo

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1)

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Roteiro Introdução Descrição: Sistema de Ponto de Vendas Casos de Usos Atores Fluxo de Eventos Cenários Formato de Documentação de Casos de Uso Diagramas de Casos de

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Modelagem de Software Prof. Flávio de Oliveira Silva, Ph.D.

Modelagem de Software Prof. Flávio de Oliveira Silva, Ph.D. UML Diagramas Um diagrama é a apresentação gráfica de um conjunto de elementos, onde os vértices são ITENS e os arcos RELACIONAMENTOS UML 2.0 possui os seguintes diagramas: Diagrama de Classes (Class Diagram)

Leia mais

O Processo Unificado: Captura de requisitos

O Processo Unificado: Captura de requisitos O Processo Unificado: Captura de requisitos Itana Gimenes Graduação em Informática 2008 Captura de Requisitos Modelagem do negócio: Visão de negócios Modelo de objetos de negócio de negócio Especificação

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Manual do Painel Administrativo E-commerce

Manual do Painel Administrativo E-commerce Manual do Painel Administrativo E-commerce versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice E-commerce... 3 Categorias... 4 Produto... 5 Marca... 7 Cor... 8 Tamanho... 8 Configurar Loja...

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Versão do documento: 1.4 Data de atualização: 04 de Fevereiro de 2012 Histórico

Leia mais

UML & Padrões Aula 3. UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva

UML & Padrões Aula 3. UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva UML & Padrões Aula 3 UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva 1 UML & Padrões Aula 3 Diagrama de Casos de Uso Profª Kelly Christine C. Silva O que vamos tratar: Modelos de Caso de Uso Diagrama de

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Casos de Uso - definições

Casos de Uso - definições Casos de Uso - definições Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema para realizar uma tarefa [Jacobson 92] Um caso de

Leia mais

Modelagem Estática. Modelagem Estática. INF318 - Análise Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural

Modelagem Estática. Modelagem Estática. INF318 - Análise Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural Modelagem Estática Grupo 3: Caio Gomes Geovane Godoi Leonardo Tamura Roberto Honda Rosana Fagundes Talita Malaquias Página 1 1. Índice 1. Índice... 2 2. Caso de Uso #04 Reservar pacote... 3 3. Caso de

Leia mais

O sistema possui 5 módulos para registros:

O sistema possui 5 módulos para registros: ÍNDICE 1 DESCRIÇÃO...4 2 ACESSO...6 3 DADOS CADASTRAIS...7 3.1 ATUALIZAR CADASTRO...7 3.2 TROCAR SENHA...8 4 GRUPO DE USUÁRIO...9 4.1 INCLUIR...9 4.2 ATUALIZAR...9 5 FUNCIONÁRIOS...10 5.1 INCLUIR...10

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Regime Especial Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGIME ESPECIAL... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES... 3 2.3 PREENCHIMENTO...

Leia mais

Sistema de Compras TV Globo

Sistema de Compras TV Globo Sistema de Compras TV Globo Guia de Uso R Guia de Uso do Portal do Fornecedor da TV Globo R PÁGINA Índice Índice O que é o Sistema de Compras TV Globo 4 Criar a sua cotação (Cota) Anexar documento 4 Cadastro

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Manual do Anunciante

Manual do Anunciante Manual do Anunciante 1 - Compra de Pacotes Bit Turs Abaixo será listado passo a passo o processo de como será executada a compra de moedas Bit Turs para que você possa anunciar seus produtos em nosso portal.

Leia mais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Bônus impresso para premiação do cliente

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Bônus impresso para premiação do cliente Pendências 19342 Versão 2006 Release 53 Autor Jaciara Processo: Vendas Nome do Processo: Bônus impresso para premiação do cliente Acesso VENDAS Força de Vendas Bônus Motivação Administrar a distribuição

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE CASOS DE USO

ESPECIFICAÇÕES DE CASOS DE USO ESPECIFICAÇÕES DE CASOS DE USO CASO DE USO: INCLUIR CLIENTE Sumário: este caso de uso se inicia quando o usuário precisa incluir um cliente no sistema. Atores: Atendente Pré-condições: Documentação do

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Curso de Licenciatura em Informática

Curso de Licenciatura em Informática Curso de Licenciatura em Informática Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Professor: Rafael Vargas Mesquita EXERCÍCIOS SOBRE MODELAGEM DE CASOS DE USO Exercício 1: construa um Diagrama de Casos de

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Casos de Uso. Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software

Casos de Uso. Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software Um caso de uso descreve o que seu sistema faz para atingir determinado objetivo

Leia mais

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa.

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. ORG 13.8 KOMUNIK O QUE É Manual Estoque - Versão 4.55.001-2ª Edição - 2012 O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. PRA

Leia mais

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00

Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO. Versão 1.00 1 Armazém Sistema de Recebimento SDR 006 LIBERTAÇÃO DO ESTOQUE USUÁRIO MANUAL DE TREINAMENTO Versão 1.00 2 Tabela de Conteúdos Visão geral 3 Venda de stock diagrama do processo 3 Como ver quais productos

Leia mais

Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários

Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários Sistema Gerenciador de Locadora Documento de Caso de Uso UC04 Versão 1.1 Responsável: Gustavo Teles UC04 Cadastro de Funcionários Página 1 de

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS Volume 1/ Edição 1 ACESSO RÁPIDO E DIRETO AO SUPORTE TOTEM Acessando o link: www.totem.net.br/ suporte, pelo navegador de seu computador, tablet, ou smartphone, você

Leia mais

Especificação do Caso de Uso Manter Cliente

Especificação do Caso de Uso Manter Cliente Especificação do Caso de Uso Manter Cliente Grupo 01 - Projeto Systrack Versão 2.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 24/05/2011 1.0 Início do documento João Ricardo 31/06/2011 2.0 Alteração

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 Sumário Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 2 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos) Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos

Leia mais

Viva Transporte Coletivo Ltda.

Viva Transporte Coletivo Ltda. Manual de utilização da Loja Virtual - VTWeb Client 1. Acesse: http:// lojavirtual.vivapinda.com.br 2. Insira na Tela de Login o CNPJ ou CPF conforme o tipo de pessoa cadastrada, mais a senha fornecida

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO. Manual do Usuário

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO. Manual do Usuário PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO Manual do Usuário SCGB Sistema de Controle de Guias Bancárias Responsável: Henrique de Barros Saraiva Leão Conteúdo

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes)

FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes) FAQ SIDEC (perguntas mais freqüentes) 1 - Como proceder para lançar um Aviso de Licitação? 2 - Como proceder quando um Aviso de Licitação está na situação de Pendente? 3 - Como proceder para incluir ou

Leia mais

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários FERRAMENTARIA TELA INICIAL Ao autenticar no sistema com usuário e senha cadastrados é apresentada a seguinte tela ao lado esquerdo, sendo essa tela a página inicial do sistema de Ferramentaria. MENUS TELA

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

Manual do e-dimed 4.0

Manual do e-dimed 4.0 Manual do e-dimed 4.0 Instalação e Configuração - Módulo Cliente Após a instalação do e-dimed ser efetuada, clique no atalho criado no desktop do computador. Será exibida a janela abaixo: A instalação

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaespecificacaocasouso.odt Número de páginas: 10 Versão Data Mudanças Autor 1.0 09/10/2007

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III

Treinamento Sistema Folha Union Módulo III FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO III - MOVIMENTOS Folha Union> Vale transporte> Geração de movimento de Vale transporte Para que o sistema calcule o valor do vale transporte para o mês de referência é necessário

Leia mais

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Histórico de Revisão Versão 0.1 Data 01/06/09 Revisor Descrição Versão inicial Sumário 1. Introdução...4 1.1 Visão geral deste documento...4 1.2 Módulos

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Documento de Diagrama de Classes. MC436 Introdução à Engenharia de Software Profª Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho

Documento de Diagrama de Classes. MC436 Introdução à Engenharia de Software Profª Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho Documento de Diagrama de Classes MC436 Introdução à Engenharia de Software Profª Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho 1. Índice 2. Introdução 3 3. Diagrama de casos de uso simplificado 3 4. Dicionário

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal Sumário CONFIGURAR ORGANIZAÇÃO MILITAR 1. USUÁRIOS... 6 1.1. Administrador de Parâmetros Cadastrais OM... 6 2. PRÉ-CONDIÇÕES...

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais