CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 15/07/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 15/07/2015"

Transcrição

1 Prof. Paulo Zanotto de Paschoal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 15/07/2015 Sumário BRANDING: O SEGREDO DAS MARCAS VENCEDORAS... 1 MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM MICROSOFT EXCEL... 2 GESTÃO DE EVENTOS EMPRESARIAIS... 3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL... 4 MARKETING ESTRATÉGIA EMPRESARIAL... 7 AMBIENTE DE NEGÓCIOS E ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS... 9 ENCONTRO TEMÁTICO: TECNOLOGIA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA PRÁTICA CONSUMIDOR GESTÃO DE RISCOS DE PROJETOS LIVE MARKETING: MARCAS SE RELACIONANDO AO VIVO COM OS CONSUMIDORES GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TV EAD 0 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

2 Palestra s BRANDING: O SEGREDO DAS MARCAS VENCEDORAS Em meio a um mercado voraz, com concorrentes diretos e indiretos, uma marca forte é primordial para a sobrevivência e sucesso dos negócios. Em todas as esferas. Em todos os mercados. Uma marca é o principal ativo de qualquer iniciativa. Uma marca é uma promessa diferenciada no coração e mente do seu público de interesse. Uma marca vencedora é um atalho na mente do consumidor. Porém, com tantas ferramentas, teorias e conceitos, muitos acreditam que branding é custoso e difícil. Ele não é! O papel deste programa é desmistificar a disciplina e ensinar os participantes com os caminhos e técnicas necessárias para um mergulho teórico mas também prático. Serão discutidas, de forma dinâmica, as principais e relevantes diretrizes para estruturação e criação de estratégias de marca. Profissionais da área de design, marketing, publicidade, operações e atendimento ao cliente. Introdução ao branding: Conceitos e alicerces. Os componentes do mercado: Entendendo sua área de atuação. Conhecendo, conquistando e fidelizando clientes. Construindo e gerenciando marcas: Estratégia e diretrizes Como usar a internet Estudo de casos A palestra ao vivo será realizada das 8:00h às 10:00h, conforme programa. Prof. Gabriel Rossi Palestrante em marketing, branding e cibercultura, é estrategista especializado na construção e gerenciamento de marcas e reputação, além de diretor da Gabriel Rossi Consultoria. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é considerado autoridade e um dos principais formadores de opinião da América Latina sobre marketing, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. É colunista de portais de destaque como Observador Político e Mundo do Marketing, possuindo mais de duzentos artigos e estudos publicados em veículos como Estadão, o Globo, Brasil Econômico, Correio Braziliense, JT, UOL, HSM, além de colaborar com veículos como Bandnews TV, Folha de São Paulo, Revista Nova, Veja, Portal G1, entre inúmeros outros. Leciona na ESPM nos cursos do CIC e EaD. Foi especialista convidado para lecionar no curso de extensão da Fundação Escola de Sociologia e Política e na pós-graduação de marketing da USP. Rossi também ministra palestras, atuando como keynote em conferências de prestígio como a Feira do Empreendedor, Exposystems, Fenalaw entre outras. TV EAD 1 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

3 MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM MICROSOFT EXCEL. Proporcionar conhecimentos de modelagem financeira para análise de investimentos através do Microsoft Excel. Gerentes não financeiros em geral, interessados em aprofundar seus conhecimentos de modelagem financeira em geral e análise de investimentos em particular. Modelagem básica de problemas em Excel Cálculo de VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno) Otimização de resultados, Utilização do Solver Modelagem com incerteza, Introdução a análise de risco Simulação de Monte Carlo Aplicações em finanças, marketing, operações e gestão de recursos. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Prof. Gustavo Mirapalheta Gustavo Mirapalheta é professor da disciplina de Modelagem Quantitativa de Negócios na ESPM/SP e sócio da Inventive Solutions, consultoria de modelagem e otimização de resultados. Engenheiro Eletricista (UFRGS), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESP/FGV), foi diretor de software na Sun Microsystems, tendo trabalhado anteriormente na IBM Brasil. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de Big Data e Finanças Computacionais. TV EAD 2 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

4 GESTÃO DE EVENTOS EMPRESARIAIS Apresentar os principais fundamentos de gestão de eventos empresariais / corporativos, para seus públicos interno e externo, com discussão de exemplos de diversos tipos de eventos corporativos já realizados por empresas brasileiras. Profissionais de Marketing e Comunicação de empresas (especialmente das áreas de eventos, comunicação corporativa e financeira / compras), de agências de comunicação, estudantes e professores dessas áreas. Dados de mercado, principais fases do evento; Ferramentas imprescindíveis: briefings, planilhas, cronogramas, tempos e movimentos, relatórios; Gestão de clientes: Clientes internos, externos, convidados, autoridades, cerimonial / protocolo, etc.; Gestão de fornecedores: seleção, negociação, orçamentos, contratos, relacionamento e avaliação; Gestão de profissionais: equipes, perfil, atribuições, necessidades, etc.; Gestão da experiência; local, cenografia/decoração, estruturas, técnica, alimentos e bebidas, roteiro, conteúdos, atrações artísticas, logística, materiais, serviços básicos e especializados, segurança, entre outros; Gestão jurídico-financeira: legislação básica, planilhas, fluxo de caixa, propostas, contratos, seguros, prestação de contas, rentabilidade, compliance, autorizações/alvarás, etc. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Prof. Alexandre Mutran Advogado, é formado pela PUC-SP, com pós-graduação em E-business pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. É mestre em Comunicação, consultor em marketing e comunicação e professor de pós-graduação na ESPM. Liderou o atendimento de agências de comunicação (Tudo, África, Dentsu, MPM e Eugenio), trabalhando com clientes de diversos segmentos. Possui amplo conhecimento do mercado de entretenimento e eventos, trabalhando em importantes projetos como Parada Disney, Miss Universo, Rock in Rio, eventos corporativos e proprietários, nacionais e internacionais. TV EAD 3 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

5 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. Facilitar a aquisição, organização e aprofundamento dos principais conceitos, metodologia e instrumentos de planejamento estratégico, compreendendo a definição do negócio, a análise estratégica e a formulação estratégica. O curso se destina a profissionais que necessitam estruturar os conhecimentos de estratégia ou que pretendem iniciar um processo de planejamento, estudantes da área de negócios, profissionais liberais. Conceitos básicos Metodologia de Planejamento Estratégico Caracterização do Negócio Fatores-chave de Sucesso Variáveis Ambientais Críticas Análise Ambiental: Porter, Ansoff, SWOT, BCG Análise da Concorrência Estratégias do Negócio Movimentos Estratégicos Posicionamento do Negócio; s e Diretrizes Estratégicas; Plano de Ação Implementação e Controle de Programas de Ação. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 8 horas. Prof. Sydney Manzione Formado em Administração de Empresas pela FGV, pós-graduado em Marketing e Planejamento pela PUC, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA USP Professor de Marketing Estratégico, Marcas e Produtos e Pesquisa de Marketing dos cursos de Pós Graduação e MBA da ESPM, FIPE e UNOESTE, entre outras. Como executivo trabalhou nas empresas ACNielsen, como responsável por marketing e atendimento; IMS, como diretor de marketing para América Latina; Copernicus, como diretor de atendimento; Resolve, como diretor de consultoria; Televisão Cidade, como diretor de marketing, além de empresas como Abril e Grupo Fenícia. TV EAD 4 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

6 Autor do livro Marketing para o Terceiro Setor (Novatec), co-autor do livro CRM Conceitos e Estratégias (Atlas), do livro Um Sensível Olhar Sobre o Terceiro Setor (Summus) e do livro Ensino e Pesquisa em Administração II: Novas Propostas para a Capacitação Docente e Tutorial de Ensino (Ottoni), além de diversos artigos em variadas publicações. Assinou coluna de marketing no caderno de negócios da Folha de São Paulo. TV EAD 5 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

7 MARKETING 3.0 Possibilitar ao aluno compreender os fundamentos de Marketing em uma nova era de relacionamento entre as empresas e seus mercados. Quais são os novos caminhos da competitividade e da lucratividade? O curso é recomendado a profissionais já familiarizados com os fundamentos de Marketing, mesmo num nível básico, que desejam se atualizar e aprimorar seus conhecimentos técnicos. Indicado para gestores, diretores, empresários, consultores de mercado e estudantes de áreas afins. Os fatores que estão levando Marketing a perder sua efetividade; Marketing 1.0 vs Marketing 2.0 vs Marketing 3.0; As 3 forças que moldam o Marketing 3.0; A missão de Marketing junto a Consumidores, Colaboradores, Canais e Acionistas; Como uma Empresa-modelo Marketing 3.0 deve atuar. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Prof. Renato Leone Borgheresi Consultor com experiência de 33 anos em gestão de marketing. É consultor especializado em educação executiva e consultoria na área de gestão estratégica de marketing. Como consultor prestou serviços a empresas como Pfizer, Merck Sharp e Dohme, Suzano Papel e Celulose, Accor Hotels, Castrol, Wyeth, Anglo American, entre outros. Em sua carreira empresarial ocupou posições executivas tais como Diretor Executivo do IBOPE Educação, Superintendente da Pianos Essenfelder, Supervisor Regional de Marketing da Panasonic, Gerente de Marketing da Unimed-Curitiba e Gerente Geral de Marketing da Interclínicas. Tem o título de Mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP É professor de programas de pós-graduação da ESPM e da FAAP. Co-autor do livro Transformações no Trabalho, ed. Olho d Água, São Paulo, TV EAD 6 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

8 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Facilitar a aquisição, organização e aprofundamento dos principais conceitos, metodologia e instrumentos de planejamento estratégico, compreendendo a definição do negócio, a análise estratégica e a formulação estratégica. Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. Conceitos básicos Metodologia de Planejamento Estratégico Caracterização do Negócio Fatores-chave de Sucesso Variáveis Ambientais Críticas Análise Ambiental: Porter, Ansoff, SWOT, BCG Análise da Concorrência Estratégias do Negócio Movimentos Estratégicos Posicionamento do Negócio; s e Diretrizes Estratégicas; Plano de Ação Implementação e Controle de Programas de Ação As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 8 horas. Prof. Sydney Manzione Formado em Administração de Empresas pela FGV, pós-graduado em Marketing e Planejamento pela PUC, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Professor de Marketing Estratégico, Marcas e Produtos e Pesquisa de Marketing dos cursos de Pós Graduação e MBA da ESPM, FIPE e UNOESTE, entre outras. Como executivo trabalhou nas empresas ACNielsen, como responsável por marketing e atendimento; IMS, como diretor de marketing para América Latina; Copernicus, como diretor de atendimento; Resolve, como diretor de consultoria; Televisão Cidade, como diretor de marketing, além de empresas como Abril e Grupo Fenícia. TV EAD 7 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

9 Autor do livro Marketing para o Terceiro Setor (Novatec), co-autor do livro CRM Conceitos e Estratégias (Atlas), do livro Um Sensível Olhar Sobre o Terceiro Setor (Summus) e do livro Ensino e Pesquisa em Administração II: Novas Propostas para a Capacitação Docente e Tutorial de Ensino (Ottoni), além de diversos artigos em variadas publicações. Assinou coluna de marketing no caderno de negócios da Folha de São Paulo. TV EAD 8 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

10 AMBIENTE DE NEGÓCIOS E ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS Ampliar o conhecimento quanto aos principais conceitos e modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento de negócios e empresas, a partir de uma análise ambiental adequada; Desenvolver as habilidades de selecionar estratégias empresariais e definir o posicionamento estratégico de um negócio, considerando seu contexto competitivo. Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. Análise de cenários macroambiental e setorial. Estratégias de competição de Porter e a estratégia do Oceano Azul. Estratégias de crescimento e a Matriz de Ansoff: crescimento intenso, integrado e diversificado. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 6 horas. Prof. Rafael Mônaco Graduado em Economia, sua formação acadêmica inclui pós-graduação em Mercadologia pela FGVSP (CEAG) e o título de Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2003). É sócio diretor da RTM Consultoria de Gestão, atuando desde 1993 como consultor nas áreas de planejamento estratégico, estruturação organizacional e estruturação de processos empresariais. TV EAD 9 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

11 Atua como professor das disciplinas de Planejamento Estratégico, Marketing, Análise Ambiental de Negócios, Estratégias Empresariais, Inteligência Competitiva, Business Game e Gestão de Canais de Marketing em vários cursos de pós-graduação e MBAs. Sua bagagem profissional inclui passagem bem sucedida de 20 anos pela Sadia, onde atuou como executivo nas áreas corporativas de sistemas e métodos, organização e planejamento estratégico e de cinco anos como consultor da FIRB, consultoria pioneira no Brasil na área de relações com investidores e Governança Corporativa. TV EAD 10 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

12 ENCONTRO TEMÁTICO: TECNOLOGIA Capacitar e tornar claro o uso da tecnologia como forma de construção de novos negócios. Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. 1º dia: O impacto da tecnologia na vida do ser humano. Discussão dos reflexos e ações da interferência da tecnologia na vida do consumidor. Temas: - Maquinodependencia (dependência da máquina) - As gerações e seus reflexos no uso da tecnologia. - O conceito de Re(Ação) em comunicação com o Mercado. - Estratégias para envolver e mobilizar comunidades que usam a tecnologia em prol das ações da sua marca. Convidado: Especialista em comunicação de marcas e pesquisador do comportamento digital 2º dia: Vendas por internet (E-Commerce) O foco será o estudo da tecnologia de E-commerce. Temas: - Como usar a tecnologia para vender mais produtos no mundo do e-commerce. - Quanto a tecnologia representa no processo de influência de compra de produtos. - Como as pessoas se comportam quando usam tecnologia para comprar produtos. - Quais são as melhores e mais conhecidas estratégias para venda de produtos com a ajuda da tecnologia. Convidado: Especialista no segmento de E-Commerce. 3º dia: Tecnologias usáveis e as tecnologias envolvidas no dia a dia das pessoas Temas: - Interferência da tecnologia no mundo dos negócios digitais de portais. - Como o Google está pensando as novas tecnologias usáveis com o seu mundo. - O que representa para o Google as tecnologias usáveis no futuro deste mercado. Convidado 1: Representante do Google. TV EAD 11 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

13 4º dia: Big Data nas organizações Temas: - O que é e quanto representa a big data no Mercado digital. - Como ele se comporta e qual o poder de influência que este Mercado pode ter perante os consumidores de marcas. - Quanto e como as marcas estão lidando com este novo cenário influenciado pela tecnologia do Big Data. Convidado: Especialista em Big Data. 5º dia: O uso do CRM na mudança do comportamento das pessoas durante o processo de compra Temas: - O que hoje representa o CRM para as grandes instituições. - Como o CRM e os programas de coalisão fazem parte do nosso dia a dia no mundo dos negócios. - Para que a tecnologia de CRM serve e como influencia o processo de compra digital. - Quais operações e como funciona o CRM no processo de compra. Convidado: Especialista em CRM. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Professor sponsor da semana (résumé) Prof. Alexandre Marquesi Profissional com mais de vinte e quatro anos de experiência em internet nas agências Ogilvy entre outras, com ênfase em comunicação nos meios digitais/redes sociais, com ações para marcas como IBM, Renault, Accor, Santander, Amex, Alfa Romeu, Terra, Globo, Kimberly Clark, Dove, Unilever, Astra Zenica, Scania e muitas outras. Doutor em comunicação em redes sociais pela Metodista, é mestre em comunicação e semiótica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica, pós-graduado em estratégia de internet e CRM pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduado em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é empresário e professor da pós-graduação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. TV EAD 12 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

14 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA PRÁTICA Aprender a usar algumas ferramentas e técnicas para gerar novas opções e soluções para resolver problemas e desafios. Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. Da onde vem as boas ideias? Criatividade para o dia-a-dia. Inovação para implementar soluções. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 6 horas. Profª. Martha Terenzzo Profissional multifacetada com experiência de mais de 25 anos na área de Marketing e Inovação. Atuou como diretora em empresas de grande porte (Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, Ajinomoto por exemplo). Atualmente sócia-diretora da Inova 360º, empresa de Inovação e Negócios que tem como clientes Natura, Cielo, Libbs, Amanco, Dentsu Propaganda, AMBEV, Boticário, Euro RSCG, IBM,Cia Cacique de Alimentos, entre outros. Professora de Inovação,Contexto Criativo, Storytelling e Design Estratégico na Pós e MBA- ESPM, palestras no SEBRAE, INSPER e congressos brasileiros e internacionais. TV EAD 13 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

15 CONSUMIDOR 3.0 Apresentar as características mais importantes do novo consumidor brasileiro que cada vez mais assume o controle sobre as marcas, faz valer o seu poder coletivo e utiliza as redes sociais não apenas como meio de relacionamento, mas como instrumento de influência desafiando os gestores de marketing. Quem são e como lidar com eles? Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. O que o Marketing 3.0 tem de diferente? Moda ou tendência? Qual é o mundo em que vive o consumidor 3.0? Quem é, o que pensa e como vive esse novo consumidor? Como ele se relaciona com as marcas? Como uma marca pode conquistar e manter esse consumidor? As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 6 horas. Prof. Renato Leone Borgheresi Consultor com experiência de 33 anos em gestão de marketing. É consultor especializado em educação executiva e consultoria na área de gestão estratégica de marketing. Como consultor prestou serviços a empresas como Pfizer, Merck Sharp e Dohme, Suzano Papel e Celulose, Accor Hotels, Castrol, Wyeth, Anglo American, entre outros. Em sua carreira empresarial ocupou posições executivas tais como Diretor Executivo do IBOPE Educação, Superintendente da Pianos Essenfelder, Supervisor Regional de Marketing da Panasonic, Gerente de Marketing da Unimed-Curitiba e Gerente Geral de Marketing da Interclínicas. Tem o título de Mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP É professor de programas de pós-graduação da ESPM e da FAAP. Co-autor do livro Transformações no Trabalho, ed. Olho d Água, São Paulo, TV EAD 14 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

16 GESTÃO DE RISCOS DE PROJETOS Gerentes, Coordenadores, Líderes, Analistas, Profissionais e Estudantes que estejam envolvidos direto ou indiretamente com projetos. Introdução ao Risco; Estratégia para gerenciamento de Riscos; Níveis de Maturidade em Riscos; A visão do PMBOK; Os processos de Gestão de Riscos; A integração da Gestão de Riscos com as demais áreas de conhecimento; Planejamento do Gerenciamento de Riscos; Gerenciamento de riscos como fator crítico de sucesso em projetos. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Prof Rubens Jesus Profissional com 37 anos de carreira em organizações como: IBM, American Express, Saint- Gobain, Unibanco, Ericsson, Voith, Chrysler, DaimlerChrysler, SadeFem, ADN Tecnologia, Agência ClickIsobar; Experiência como Diretor, Gerente de TI e de Projetos; Mestrado em Gestão de Projetos; Palestrante, Consultor e Professor de Gestão de Projetos, Gestão da Mudança Organizacional, Inteligência Competitiva e TI e as Plataformas Digitais, nas Instituições ESPM, FIA e FIPE há 16 anos; Experiência como Consultor Sênior de Projetos nos USA (Detroit/Auburn Hills) e LATAM (Brasil, Chile, Venezuela e Argentina); Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento gerencial para diversas empresas brasileiras e multinacionais. TV EAD 15 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

17 LIVE MARKETING: MARCAS SE RELACIONANDO AO VIVO COM OS CONSUMIDORES Apresentar os principais conceitos e modelos de negócios em live marketing e debater estratégias e ações ao vivo que podem ser utilizadas por empresas para estabelecer uma relação direta e relevante com seus consumidores. Profissionais de marketing e comunicação de empresas (especialmente das áreas de eventos, patrocínios e comunicação corporativa), profissionais de agências de comunicação (principalmente de atendimento, planejamento e negócios), bem como estudantes e professores de Marketing e Comunicação. Conceitos básicos de live marketing e principais tipos de atividades utilizadas (música, espetáculos ao vivo, eventos culturais, festas regionais, feiras, eventos corporativos, viagens de incentivo e experiências de marca). Ativações de marca e produtos. Aspectos legais e de produção do live marketing. Avaliação de patrocínios, projetos, ações e resultados. As aulas ao vivo serão realizadas das 14:00h às 16:00h, conforme programa, totalizando 10h. Prof. Alexandre Mutran Advogado, é formado pela PUC-SP, com pós-graduação em E-business pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. É mestre em Comunicação, consultor em marketing e comunicação e professor de pós-graduação na ESPM. Liderou o atendimento de agências de comunicação (Tudo, África, Dentsu, MPM e Eugenio), trabalhando com clientes de diversos segmentos. Possui amplo conhecimento do mercado de entretenimento e eventos, trabalhando em importantes projetos como Parada Disney, Miss Universo, Rock in Rio, eventos corporativos e proprietários, nacionais e internacionais. TV EAD 16 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

18 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE Capacitar o aluno a compreender a ligação vital entre o gerenciamento da qualidade e o sucesso do projeto. Identificar as necessidades do projeto e construir um modelo básico e bem-sucedido para o seu gerenciamento da qualidade. Executivos, departamentos de marketing, comunicação, operações e vendas. O movimento da qualidade; Fundamentos do gerenciamento da qualidade; O que é: qualidade de produto, qualidade de processo e qualidade do projeto; Planejamento da qualidade; Ferramentas de gerenciamento e controle da qualidade; Garantia da qualidade; Controle da qualidade do projeto; Processo de auditoria e inspeções. As aulas ao vivo serão realizadas das 8:00h às 10:00h, conforme programa, totalizando 10 horas. Prof Rubens Jesus Profissional com 37 anos de carreira em organizações como: IBM, American Express, Saint- Gobain, Unibanco, Ericsson, Voith, Chrysler, DaimlerChrysler, SadeFem, ADN Tecnologia, Agência ClickIsobar; Experiência como Diretor, Gerente de TI e de Projetos; Mestrado em Gestão de Projetos; Palestrante, Consultor e Professor de Gestão de Projetos, Gestão da Mudança Organizacional, Inteligência Competitiva e TI e as Plataformas Digitais, nas Instituições ESPM, FIA e FIPE há 16 anos; Experiência como Consultor Sênior de Projetos nos USA (Detroit/Auburn Hills) e LATAM (Brasil, Chile, Venezuela e Argentina); Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento gerencial para diversas empresas brasileiras e multinacionais. TV EAD 17 ESPM, 2014 Todos os direitos reservados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015 Prof. Paulo Zanotto de Paschoal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TV EAD PERÍODO: 27/04 a 12/06/2015 Sumário BRANDING: O SEGREDO DAS MARCAS VENCEDORAS... 1 MODELAGEM E PRECIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM MICROSOFT EXCEL...

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante. Gabriel Rossi. Especialista em Marketing e Branding

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. Palestrante. Gabriel Rossi. Especialista em Marketing e Branding APRESENTAÇÃO COMERCIAL Palestrante Gabriel Rossi Especialista em Marketing e Branding Quem é Gabriel Rossi Gabriel Rossi é experiente palestrante profissional em marketing, branding e cibercultura, estrategista

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais

Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais Programa de Extensão Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs)

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) MBA ASSER RIO CLARO 2010 MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) Objetivos do curso: Capacitar os profissionais de gestão administrativa e de pessoas a refletir e agir na sua vida prática

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

Gestão Estratégica de Cadastros

Gestão Estratégica de Cadastros Treinamento Presencial: Gestão Estratégica de Cadastros Data: 25 de Junho de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Gestão de Empresas Familiares Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão de Empresas Familiares Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Treinamento Presencial: Gestão de Fornecedores Data: 20 de Maio de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO Com o crescimento da internet, novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócio surgiram. A sociedade está cada vez mais conectada, acelerando

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso

Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso W o r k s h o p Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso Gerando mais Receita e Lucratividade A Arte de combinar Marketing com Vendas e Estruturar

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 24/08/2015 Término das aulas: 14/08/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Inscrições Abertas: Início das aulas: 28/03/2016 Término das aulas: 10/12/2016 Dias e horários das aulas:

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo F.Market Business & Consulting Escola do Varejo Programa de Educação Continuada cujo objetivo é oportunizar conhecimentos e experiências aos participantes nas principais demandas do comércio varejista

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

PROGRAMA. Módulo 1: Princípios de Marketing de Relacionamento

PROGRAMA. Módulo 1: Princípios de Marketing de Relacionamento O CURSO Muitas empresas vêm investindo na estruturação de uma área de relacionamento ou marketing de relacionamento com o objetivo de melhorar suas atividades de pós-venda e relacionamento com seus clientes,

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBAIE*08/00 Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING

Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Pós-Graduação Lato Sensu em ENGENHARIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 28/03/2016 Término das aulas: 10/12/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30 às 22h30 Semanal Quarta-Feira

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

LoremIpsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

LoremIpsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. CURSO MÍDIAS SOCIAIS APRESENTAÇÃO: As redes sociais não são mais novidade entre os usuários da internet e menos ainda no mercado corporativo. Elas já assumem um papel de influência no mundo todo, tanto

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Interaction Experiência que transforma

Interaction Experiência que transforma Interaction Experiência que transforma Cadu Nascimento Cassio Azevedo Nossa Filosofia e Proposta de Trabalho Quem somos Carlos Nascimento Engenheiro de Produção Poli/USP Pós-graduação em liderança e gestão

Leia mais

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca,

FGV. Já atuou em treinamentos e cursos em diversas empresas, entre elas Unimed, Nextel, AT e T, Osram, Arvim Meritor, Astrazeneca, Wagner de Pádua apresentação É palestrante, empresário e apontado como um dos melhores professores de gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas FGV. Destaque internacional pela sua experiência e conhecimento

Leia mais

Marcas com essência. são marcas com alma.

Marcas com essência. são marcas com alma. Marcas com essência são marcas com alma. Pra quê Estratégias de marca servem para: criar diferenciais para o negócio. criar personalidade e identidade única. apropriar-se de um discurso. otimizar os investimentos

Leia mais

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. 12 horas por. Estratégia no Varejo de Moda André Robic. Consumidor de Moda Roberto Meireles

[ VAREJO 360 GRAUS] Duração: 5 meses. 12 horas por. Estratégia no Varejo de Moda André Robic. Consumidor de Moda Roberto Meireles O Programa Varejo Graus contribui para que se estabeleça uma referência completa sobre o varejo de Moda, integrando teoria, estudos de caso e aplicações práticas. Ao longo de quatro meses, os participantes

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL. Módulo I Sociedade da informação 30 h. Módulo II Teoria das organizações 30 h

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL. Módulo I Sociedade da informação 30 h. Módulo II Teoria das organizações 30 h CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL Módulos Disciplinas Carga Horária Módulo I Sociedade da informação 30 h Módulo II Teoria das organizações 30 h Módulo III Redes sociais

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Workshop Presencial: de Compras. Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Workshop Presencial: de Compras. Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Workshop Presencial: Gestão de Conflitos nos processos Data: 8 de Maio de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações.

APRESENTAÇÃO O curso se apresenta como um novo centro inovador de conceitos, metodologias e pesquisas de gestão de pessoas nas organizações. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013/1 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS 2. MASTER EM GESTÃO EMPRESARIAL 3. MASTER EM MARKETING 4. MASTER EM HOSPITALIDADE 1. MASTER EM GESTÃO DE PESSOAS APRESENTAÇÃO O

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso março 2011. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Marketing Digital MANUAL DO CANDIDATO Ingresso março 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Regulação para Operadores de Saneamento

Regulação para Operadores de Saneamento 2014 Regulação para Operadores de Saneamento Coordenador Acadêmico: Alceu de Castro Galvão Junior Organização: Pezco Microanalysis Dias 16, 17 e 18 de julho de 2014 Objetivo e Justificativa Passados sete

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 89-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento, modalidade de educação a distância, aprovado

Leia mais