a) Há, na tira, duas palavras que devem receber acento gráfico. Transcreva-as e acentue-as corretamente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) Há, na tira, duas palavras que devem receber acento gráfico. Transcreva-as e acentue-as corretamente."

Transcrição

1 Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. Leia esta tira. a) Há, na tira, duas palavras que devem receber acento gráfico. Transcreva-as e acentue-as corretamente. b) Como essas palavras são classificadas quanto à posição da sílaba tônica? c) Assinale as sequências em que todas as palavras devem ser acentuadas. ( ) misterio, duvida, movel, japones ( ) virus, epoca, jilo, fe ( ) aquario, ja, anel, juiz ( ) dever, ultimo, altar, café 2. Leia este poema, de Carlos Drumond de Andrade.

2 a) Justifique o emprego do acento gráfico das seguintes palavras transcritas do poema. história: café: lá: b) Transcreva do poema duas palavras: oxítonas: paroxítonas: 3. Acentue corretamente as palavras a seguir. a) especie b) fabula c) inutil d) torax e) carater f) biceps 4. Circule a sílaba tônica das palavras a seguir e classifique-as em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. a) ventilador: b) grande: c) fantástico: d) sozinho: e) emprestar: 5. Leia estes versos de uma canção de Djavan. a) Observe que, nesses versos, o eu lírico atribui ao mar e ao amor um conjunto de ações que não lhes são próprias, como atravessar os olhos, encher a mão, cair no chão, saber de tudo, acasalar, etc. Essas ações são próprias a que tipo de seres? b) O eu lírico, ao atribuir essas ações ao mar e ao amor, trata a esses como se tivessem vida. Como classificamos essa figura de linguagem?

3 6. Leia este poema. a) Se tomarmos o primeiro verso desse poema no sentido denotativo, teremos: As mãos que dizem adeus acenam. Da maneira como está no poema, há o emprego de uma palavra em um sentido que não lhe é comum ou próprio, resultante de uma relação de semelhança entre os dois termos. Como classificamos essa figura de linguagem? b) Reescreva o primeiro verso do poema empregando a comparação. 7. Leia este trecho de um poema. Classifique a figura de linguagem destacada no trecho acima. 8. Leia. Transcreva a comparação que aparece no poema acima.

4 9. Relacione as colunas. (1) Comparação (2) Metáfora (3) Prosopopeia (4) Inversão (5) Assonância (6) Aliteração (7) Antítese ( ) Seu cabelo é macio como seda. ( ) A tempestade já conspirava no ar. ( ) O bem vence o mal. ( ) No cinema, eu estou agora. ( ) O menino é um túmulo, pois nunca conta os segredos que sabe. ( ) A vida é como uma montanha-russa. ( ) Pedro pedreiro penseiro esperando o trem. ( ) Os olhos são os espelhos da alma. ( ) Hoje o céu está triste, pois está chovendo. ( ) Ó Formas alvas, brancas, Formas claras. ( ) O menino abre e fecha a janela. ( ) Bonita é a menina. ( ) O pato pateta pintou o caneco. ( ) Minha foz do Iguaçu/ Polo sul, meu azul / Luz do sentimento nu. 10. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? b) Quais palavras caracterizam a raposa? c) E quais palavras caracterizam o peru? d) A qual classe gramatical essas palavras pertencem?

5 11. Leia esta fábula, de Esopo. a) Transcreva da fábula acima três locuções adjetivas. b) Transcreva o adjetivo que caracteriza o leão. c) Agora transcreva o adjetivo que caracteriza o rato. 12. Leia esta tira. a) Transcreva os adjetivos utilizados para caracterizar o paquera (o cara) no primeiro quadrinho. b) Agora, transcreva o adjetivo para caracterizar o paquera no último quadrinho. c) Os adjetivos empregados no primeiro quadrinho caracterizam o paquera física ou psicologicamente? d) E o adjetivo empregado no último quadrinho caracteriza o paquera física ou psicologicamente? 13. Classifique os adjetivos destacados a seguir em simples, compostos e pátrios. Um adjetivo pode receber mais de uma classificação. a) As negociações franco-italianas terminaram bem. b) As folhas do meu caderno estão amareladas. c) Você pode me emprestar seu casaco verde-escuro? d) A música argentina é comovente.

6 14. Classifique as palavras destacadas em adjetivos ou substantivos. a) A moça cega vendia flores na esquina. b) O cego vinha acompanhado de seu filho. c) O trabalhador brasileiro é esforçado. d) André é um rapaz trabalhador. 15. Leia e complete com o adjetivo adequado. Veja os exemplos. 16. Leia esta tira Informe em que gênero e número encontram-se os substantivos destacados. 17. Dê o feminino dos seguintes substantivos. a) patrão b) cantor c) príncipe d) herói e) boi f) cavalo g) cão h) zangão i) ator j) genro 18. Passe as frases a seguir para o feminino ou para o masculino. a) O médico foi cruel comigo. b) A poetisa lançou mais dois livros. c) Aquela senhora não quis entrar. d) O carneiro está no pasto. e) Não sei quem é aquele homem. f) O dentista está atrasado. g) Meu pai é muito educado. h) Ainda não vi a condessa. i) O jovem ganhou o prêmio. j) Aquela artista é ótima.

7 19. Observe: Paizão, comprei um presentinho lindo para você! a) Qual o grau dos substantivos destacados? b) O grau desses substantivos representa o tamanho real dos seres que eles exprimem? Explique. 20. Classifique os substantivos destacados nas frases abaixo quanto ao grau: a) Fizeram uma muralha para impedir que os soldados chegassem à cidade. b) Nas cidadezinhas, existem muitas igrejolas. c) O vapor é formado por gotículas de água. d) Formou uma pequena pele sobre o machucado. e) O trenzinho estava quase chegando. f) A casa tinha uma pequena porta de madeira. 21. Dê o diminutivo de: a) Nuvens b) Papéis c) Limões d) Túneis 22. Nas orações abaixo, circule e classifique os artigos. a) O velho adiantou-se rapidamente. b) Sacudi a garota para que ela levantasse. c) O garoto olhou-me por um instante. d) Ela era uma mulher solitária. 23. Você aprendeu que artigos são palavras que antecedem os substantivos, definindo-os ou indefinindoos, particularizando-os ou generalizando-os. Leia o anúncio a seguir. Dê um presente a Le Postiche para a sua mãe. Você pode ganhar muito mais do que elogios. a) O anunciante se refere a um presente qualquer da marca mencionada ou a um determinado presente? b) E quanto à pessoa que deverá ser presenteada, ele se refere a ela como uma mãe determinada ou como uma mãe qualquer? Justifique. 24. Leia. Para situações de emergência, eu sempre trago um osso comigo! a) O osso a que se refere é um osso específico, conhecido, ou é um osso qualquer? b) Se ele tivesse dito Eu sempre trago o osso comigo, o sentido da frase seria o mesmo? Justifique.

8 25. Às vezes, o artigo pode adquirir um sentido diferente do usual. Reescreva as frases a seguir, substituindo o artigo destacado por uma palavra de sentido equivalente. a) Encomendei flores de dez reais a dúzia. b) Aguardarei por ela uma meia hora. c) O professor falou de uma maneira que me surpreendeu. d) Faz uns quinze dias que não o vejo. 26. Leia a tira a seguir: Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 27. Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a corrida. a) Que palavras usadas por Meg indicam quantidade? b) Como você indicaria essas mesmas quantidades usando algarismos (símbolos da matemática)? 28. No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemora a vitória. a) O que expressa a palavra UHUU!!? b) Que palavra ele usou para indicar o vencedor da competição, pela ordem de chegada? c) Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta. 29. Escreva por extenso os numerais indicados pelos algarismos, fazendo a concordância com o substantivo a que se referem. a) Já foram contratados homens para iniciar as obras. (500) b) Em minutos estaremos aí. (60). c) Havia ou pessoas na fila. (17, 18) d) Abram o livro na página. (12 ) e) ou pessoas apenas estavam na torcida. (2,3) 30. Leia a piadinha abaixo. Observe os pronomes destacados e complete com o que é solicitado, conforme o exemplo: No parque, o garoto pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho. Sensibilizada, ela dá o dinheiro, mas lhe pergunta: - Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu querido? - Para aquele que está gritando Olha a pipoca quentinha!.

9 A. Escreva a quem ou a que os pronomes se referem. B. A que pessoa do discurso os pronomes se referem. C. Qual é a classificação dos pronomes. a) Sua - Mãe do garoto - 3ª pessoa singular pronome possessivo. b) ela c) lhe d) você e) meu f) aquele 31. Abaixo, temos algumas frases de para-choques de caminhão, escritas para serem lidas por passageiros e motoristas de outros veículos. Diga se os pronomes são pronomes substantivos ou pronomes adjetivos. a) Se a minha vitória te incomoda, faça como eu, trabalhe. minha te eu b) Muitos me seguem, mas só um me acompanha. c) Sua pressa pode apagar um sorriso. d) A vida tem a cor que você pinta. 32. Complete as anedotas e charadas com pronomes interrogativos. a) O professor pergunta ao Joãozinho: - Joãozinho, em partes se divide o crânio? - Depende da pancada, professora! b) é um pontinho amarelo na janela de um casarão? - Um milionário. c) é o cúmulo do egoísmo? - Não querer dividir nem os prejuízos. 33. Leia o poema:

10 a) O pronome pessoal ele, no penúltimo verso, substitui que palavras? b) Ele é, portanto, um pronome substantivo ou pronome adjetivo? c) Retire um pronome pessoal do caso oblíquo do poema. d) Retire dois pronomes adjetivos. e) Como ficaria a oração Cortaram a árvore e pisaram o ninho, se substituíssemos as palavras árvore e ninho por um pronome pessoal do caso oblíquo? 34. Reescreva as frases substituindo as palavras ou expressões destacadas pelos pronomes pessoais do caso oblíquo o, a, os, as, lembrando que eles podem assumir as formas lo, la, los e las ou no, na, nos e nas. a) Irei comprar muitas figurinhas para o álbum. b) Devolvam o livro ao colega. c) Cortei a revista para fazer a atividade da aula. 35. Leia este anúncio: SEU PAI NÃO TE ENTENDE. SUA MÃE NÃO TE ENTENDE. SUA PROFESSORA NÃO TE ENTENDE. MELHOR COMEÇAR A CAPRICHAR NA LETRA. a) Identifique os pronomes possessivos presentes no texto principal do anúncio. b) Esses pronomes estão em qual pessoa? c) Qual é a classificação do pronome te? Ele representa a 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do discurso? 36. A tirinha a seguir questiona o problema das crianças abandonadas. Leia-a com atenção: a) Qual é a palavra que informa o entendimento geral da criança com relação à fala do menino maluquinho? b) Como essa palavra é classificada? c) Embora não cite no texto, o pronome pessoal Eles, empregado no primeiro quadrinho, provavelmente, se refere a que pessoas? d) Há ainda, no primeiro quadrinho, dois pronomes, quais são eles e como são classificados? e) A palavra menor foi empregada inicialmente como substantivo e depois como adjetivo. O que essa palavra revela quando aos sentimentos do menino no terceiro quadrinho?

11 37. Marque a alternativa correta com relação ao sentido dos pronomes nas orações. A. O pronome indefinido nada significa nenhuma coisa. Contudo, em qual das frases a seguir o pronome ganha o sentido de alguma coisa? a) ( ) Não compreendi nada do que a professora falava. b) ( ) O senhor não quer comer nada antes de viajar? c) ( ) Nada do que aconteceu importa. B. Marque a oração em que o pronome demonstrativo foi empregado de maneira incorreta. a) ( ) Pegue esta carteira que está aqui na minha bolsa. b) ( ) Aquele homem que está perto de você não me é estranho. c) ( ) Esse seu relógio está é lindo. C. Uma pessoa diz: Vossa Alteza gostaria de comer um bife no jantar?. Ao utilizar essa forma de tratamento, a quem a pessoa estaria se referindo? a) ( ) A um rei. b) ( ) A um papa. c) ( ) A um príncipe. D. O emprego de todo(a) ou todo(a) o(a) está errado em qual alternativa. Responda prestando atenção ao sentido das orações: a) ( ) Toda casa ficou cheia de pulgas, depois que ganharam um gato. b) ( ) Toda casa do bairro será revistada pela polícia. c) ( ) Toda a minha casa foi revistada pela polícia. 6. a) Metáfora b) As mãos que dizem adeus são como pássaros 7. Metáfora 1. a)as palavras são já e árvore. b) já : monossílabo tônico. árvore : proparoxítona. c) vírus, época, jiló, fé. 2. a) história: paroxítona terminada em ditongo. café: oxítona terminada em e. lá: monossílabo tônico terminado em a. b) Oxítonas: Crusoé e café (entre outras). Paroxítonas: campo, cavalo (entre outras). 3. a) espécie b) fábula c) inútil d) tórax e) caráter f) bíceps 4. a) ventilador: oxítona. b) grande: paroxítona. c) fantástico: proparoxítona. d) sozinho: paroxítona. e) emprestar: oxítona. 5. a) Seres humanos b) Prosopopeia ou personificação 8. Silencioso e branco como a bruma 9. (1) (3) (7) (4) (2) (1) (5\6) (2) (3) (5) (7) (4) (5\6) (5) 10. a) Lindo. b) Louca e faminta. c) Gordo, coitado, medroso, pobre e apavorado. d) Pertencem à classe dos adjetivos. 11. a) de desespero, de caçadores, de raiva. b) Adormecido. c) Útil.

12 12. a) Lindo e forte. b) Mentiroso. c) Fisicamente. d) Psicologicamente. 13. a) Pátrio e composto. b) Simples. c) Composto. d) Simples e pátrio. 14. a) Adjetivo. b) Substantivo. c) Substantivo. d) Adjetivo. 15. Noturna; campestre; febril; popular; capilar; cardíacas; aquática. 16. Gênero: feminino; número: plural. 17. a) patroa b) cantora c) princesa d) heroína e) vaca f) égua g) cadela h) abelha i) atriz j) nora 18. a) A médica foi cruel comigo. b) O poeta lançou mais dois livros. c) Aquele senhor não quis entrar. d) A ovelha está no pasto. e) Não sei quem é aquela mulher. f) A dentista está atrasada. g) Minha mãe é muito educada. h) Ainda não vi o conde. i) A jovem ganhou o prêmio. j) Aquele artista é ótimo. 19. a) Grau aumentativo sintético e grau diminutivo sintético. b) Não, os dois graus querem transmitir o sentimento de afeto e carinho. 20. a) Grau aumentativo sintético. b) Grau diminutivo sintético. c) Grau diminutivo sintético. d) Grau diminutivo analítico. e) Grau diminutivo sintético. f) Grau diminutivo analítico 21. a) nuvenzinhas. b) papeizinhos c) limõezinhos d) tuneizinhos 22. a) Artigo definido. b) Artigo definido. c) Artigo definido. d) Artigo indefinido. 23. a) O anunciante se refere a um presente qualquer. b) O anunciante se refere a uma mãe determinada, pois usou o artigo definido a. Ele fala da mãe do leitor. 24. a) Um osso qualquer. b) Não, pois estaria se referindo a um osso específico, conhecido. 25. a) Encomendei flores de dez reais cada dúzia. b) Aguardarei por ela só meia hora. c) O professor falou de tal maneira que me surpreendeu. d) Faz quase quinze dias que não o vejo Obs: Existem outras possibilidades de respostas. 26. Apostar corrida até um determinado ponto: o ponto do ônibus escolar. 27. a) um, dois, três b) 1, 2, a) Alegria, entusiasmo. b) Primeiro c) Não, quem venceu a corrida foi Meg, que brincou com o garoto, aproveitando-se do fato de ele ter esquecido que era sábado, dia em que não havia aula. 29. a) quinhentos b) sessenta c) dezessete, dezoito d) décima segunda e) Duas ou três 30. b) ela Mãe do garoto 3ª pessoa singular pronome pessoal reto. c) lhe garoto 3º pessoa singular pronome pessoal oblíquo. d) Você garoto 3º pessoa singular pronome de tratamento. e) meu garoto 1º pessoa singular pronome possessivo. f) aquele velhinho 3º pessoal singular pronome demonstrativo. 31. a) minha adjetivo; te substantivo; eu substantivo. b) me substantivo; me - substantivo. c) sua adjetivo. d) você substantivo. 32. a) quantas. b) O que. c) Qual.

13 33. a) O passarinho. b) Pronome substantivo. c) Mim d) Minha, meu. e) Cortaram-na e pisaram-no. 34. a) Irei comprá-las para o álbum. b) Devolvam no ao colega. c) Cortei a para fazer a atividade da aula. 35. a) Seu, sua. b) 3ª pessoa. c) Pronome pessoal oblíquo. Ele representa a 2ª pessoa do discurso. 36. a) A palavra tudo. b) Pronome indefinido. c) Refere-se aos adultos ou às autoridades. d) Me pronome pessoal oblíquo; você pronome de tratamento. e) Revela que o menino se sente inferior, menosprezado, sem importância alguma. 37. A. b B. b C. c D. a ANOTAÇÕES

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo?

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? 1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? b) Quais palavras caracterizam a raposa? c) E quais palavras caracterizam

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Leia este poema: 1. Nos trechos a seguir, quais são as palavras que possuem encontros consonantais? a) Troca o certo pelo

Leia mais

Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 1. Leia a tira a seguir: Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2. Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 4D 2014 1/ 5 1. Observe a história em quadrinhos. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 3 Ef Você já

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Leia a tira a seguir: 1. Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2.

Leia mais

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana.

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa (gramática) 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. NUMERAL b) No dia do mês de setembro proclamou-se

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 3º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Pronome Prof. Pryslla Lima Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Eu sei! Eles brigam! A) A palavra ELES está no lugar do substantivo: ( ) FILHO ( ) PAI ( ) GALOS ( ) TERREIRO B) A palavra

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Nome: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Data: Observação: as fichas de recuperação contínua deverão ser coladas em seu caderno. Leia o texto seguinte com atenção. O dia de ver meu pai

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que?

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que? NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ANIMAIS E A PESTE Em certo ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um macaco

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Ações de cidadania Disciplina/Valor Português

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo Classes de palavras Profª. Lenise Colégio Objetivo Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser ana palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 2D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa 1. Separe as palavras nos balões corretos de acordo com as indicações:

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Veja atentamente a letra de uma canção infantil bem conhecida: DIREÇÃO: Ano: 2 Ef a) Marque a alternativa que

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 7 º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Conhecer e empregar adequadamente o grau dos substantivos e

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 1- Leia a tirinha abaixo. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 2- No trecho: Ele vivia cercado de animais, plantas, flores, enfim de

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 7º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Reflita sobre o texto e responda as perguntas a seguir: a) Qual é o assunto do texto? R.:

Reflita sobre o texto e responda as perguntas a seguir: a) Qual é o assunto do texto? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia: UM MUNDO DE REGRAS

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

TRABALHO ) Quais são as palavras mais fáceis de serem acentuadas. Por quê?

TRABALHO ) Quais são as palavras mais fáceis de serem acentuadas. Por quê? Disciplina: P - TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2017 Ano: 6 ano Ensino: F. II O trabalho será composto por duas partes: A primeira será composta por interpretação de texto (momentos da narrativa)

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GABARITO FINAL

CADERNO DE QUESTÕES 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GABARITO FINAL CADERNO DE QUESTÕES 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL GABARITO FINAL PRESENTE: ( ) AUSENTE: ( ) NOME: DISCIPLINAS ACERTOS NOTA Português Matemática Veja a frase a seguir : QUESTÃO EXEMPLO Maria ficou meia triste

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

LÂMPADA CAVALO JACARÉ

LÂMPADA CAVALO JACARÉ Português Tonicidade Aluno (a): Data: / / SÍLABA TÔNICA é aquela pronunciada com mais força. Quando falamos as palavras na nossa língua, percebemos que algumas sílabas são pronunciadas com mais força [intensidade

Leia mais

A CLASSE DOS DETERMINANTES. Nome:... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES. Ex: Uma criança sorriu.

A CLASSE DOS DETERMINANTES. Nome:... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES. Ex: Uma criança sorriu. LÍNGUA PORTUGUESA A CLASSE DOS DETERMINANTES Nome:....... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES São palavras que determinam o género e o número dos seres referidos pelos nomes que acompanham. Colocam-se

Leia mais

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil

Leia mais

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba:

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e Aluno (a): 7º ANO DIFERENÇA ENTRE ARTIGOS DEFINIDOS E PRONOMES OBLÍQUOS Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia

Leia mais

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA O TOCO DE LÁPIS Pedro Bandeira 1. Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.

Leia mais

INSTITUTO BUTANTAN RECEBE MAIOR EVENTO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA AMÉRICA LATINA

INSTITUTO BUTANTAN RECEBE MAIOR EVENTO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA AMÉRICA LATINA PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 INSTITUTO BUTANTAN RECEBE

Leia mais

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA.

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. Cuiabá, de de 2016. REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. 1- Observe os exemplos e continue o exercício: caderno caderninho anel anelzinho a) colcha b) pacote c) faca d) pescoço e) régua f) lago g) lâmpada h)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê 1 Releia os trechos a seguir, extraídos das páginas 206 a 208 de seu livro. a) Esta é boa! exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência

Leia mais

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas Exercício Extra 27 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 12/09/2016 Data de devolução: 19/09/2016 As três laranjas mágicas Achando que já estava mais que na hora de seu filho

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 5 / 6 / 2018 1) LEIA a entrevista ao jornal Diário do Nordeste. LEITURA PARA

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: 2 de abril de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS DATA DA REALIZAÇÃO: 04/04/ ) Explique o que é e como acontece o movimento de translação?

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E CIÊNCIAS DATA DA REALIZAÇÃO: 04/04/ ) Explique o que é e como acontece o movimento de translação? FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Saber o conceito de substantivo e adjetivo; Identificar e classificar

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros.

Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Conteúdos: O gênero dos substantivos. Substantivos comuns de dois gêneros. Habilidades: - Identificar os elementos para a construção da forma feminina dos substantivos. - Classificar e reconhecer as características

Leia mais

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos

Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos Matéria: Português Professor(a): Angélica Vasconcelos ACENTUAÇÃO GRÁFICA A acentuação gráfica trata da correta colocação de sinais gráficos nas palavras. Vamos lá então para as questões de classificação:

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 5 CLASSES DE PALAVRAS I POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso CLASSES GRAMATICAIS São reconhecidas normativamente dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos: substantivo;

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 6º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folhas de exercícios e nos exercícios

Leia mais

Componente Curricular. Data

Componente Curricular. Data Sobradinho - DF, 10 dezembro de 2016. Assunto: Cronograma de RECUPERAÇÃO FINAL/2016 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de Recuperação Final/2016. Solicitamos que ele seja devidamente

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais