Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?"

Transcrição

1 1. Leia a tira a seguir: Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2. Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a corrida. a) Que palavras usadas por Meg indicam quantidade? b) Como você indicaria essas mesmas quantidades usando algarismos (símbolos da matemática)? 3. No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemora a vitória. a) O que expressa a palavra UHUU!!? b) Que palavra ele usou para indicar o vencedor da competição, pela ordem de chegada? c) Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta. 4. Escreva por extenso os numerais indicados pelos algarismos, fazendo a concordância com o substantivo a que se referem. a) Já foram contratados homens para iniciar as obras. (500) b) Em minutos estaremos aí. (60). c) Havia ou pessoas na fila. (17, 18) d) Abram o livro na página. (12 ) e) ou pessoas apenas estavam na torcida. (2,3) 5. Leia a piadinha abaixo. Observe os pronomes destacados e complete com o que é solicitado, conforme o exemplo: No parque, o garoto pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho. Sensibilizada, ela dá o dinheiro, mas lhe pergunta: - Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu querido? - Para aquele que está gritando Olha a pipoca quentinha!.

2 A. Escreva a quem ou a que os pronomes se referem. B. A que pessoa do discurso os pronomes se referem. C. Qual é a classificação dos pronomes. a) Sua - Mãe do garoto - 3ª pessoa singular pronome possessivo. b) ela c) lhe d) você e) meu f) aquele 6. Abaixo, temos algumas frases de para-choques de caminhão, escritas para serem lidas por passageiros e motoristas de outros veículos. Diga se os pronomes são pronomes substantivos ou pronomes adjetivos. a) Se a minha vitória te incomoda, faça como eu, trabalhe. minha te eu b) Muitos me seguem, mas só um me acompanha. c) Sua pressa pode apagar um sorriso. d) A vida tem a cor que você pinta. 7. Complete as anedotas e charadas com pronomes interrogativos. a) O professor pergunta ao Joãozinho: - Joãozinho, em partes se divide o crânio? - Depende da pancada, professora! b) é um pontinho amarelo na janela de um casarão? - Um milionário. c) é o cúmulo do egoísmo? - Não querer dividir nem os prejuízos. 8. Leia o poema:

3 a) O pronome pessoal ele, no penúltimo verso, substitui que palavras? b) Ele é, portanto, um pronome substantivo ou pronome adjetivo? c) Retire um pronome pessoal do caso oblíquo do poema. d) Retire dois pronomes adjetivos. e) Como ficaria a oração Cortaram a árvore e pisaram o ninho, se substituíssemos as palavras árvore e ninho por um pronome pessoal do caso oblíquo? 9. Reescreva as frases substituindo as palavras ou expressões destacadas pelos pronomes pessoais do caso oblíquo o, a, os, as, lembrando que eles podem assumir as formas lo, la, los e las ou no, na, nos e nas. a) Irei comprar muitas figurinhas para o álbum. b) Devolvam o livro ao colega. c) Cortei a revista para fazer a atividade da aula. 10. Leia este anúncio: SEU PAI NÃO TE ENTENDE. SUA MÃE NÃO TE ENTENDE. SUA PROFESSORA NÃO TE ENTENDE. MELHOR COMEÇAR A CAPRICHAR NA LETRA. a) Identifique os pronomes possessivos presentes no texto principal do anúncio. b) Esses pronomes estão em qual pessoa? c) Qual é a classificação do pronome te? Ele representa a 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do discurso? 11. A tirinha a seguir questiona o problema das crianças abandonadas. Leia-a com atenção: a) Qual é a palavra que informa o entendimento geral da criança com relação à fala do menino maluquinho? b) Como essa palavra é classificada? c) Embora não cite no texto, o pronome pessoal Eles, empregado no primeiro quadrinho, provavelmente, se refere a que pessoas? d) Há ainda, no primeiro quadrinho, dois pronomes, quais são eles e como são classificados? e) A palavra menor foi empregada inicialmente como substantivo e depois como adjetivo. O que essa palavra revela quando aos sentimentos do menino no terceiro quadrinho?

4 12. Marque a alternativa correta com relação ao sentido dos pronomes nas orações. A. O pronome indefinido nada significa nenhuma coisa. Contudo, em qual das frases a seguir o pronome ganha o sentido de alguma coisa? a) ( ) Não compreendi nada do que a professora falava. b) ( ) O senhor não quer comer nada antes de viajar? c) ( ) Nada do que aconteceu importa. B. Marque a oração em que o pronome demonstrativo foi empregado de maneira incorreta. a) ( ) Pegue esta carteira que está aqui na minha bolsa. b) ( ) Aquele homem que está perto de você não me é estranho. c) ( ) Esse seu relógio está é lindo. C. Uma pessoa diz: Vossa Alteza gostaria de comer um bife no jantar?. Ao utilizar essa forma de tratamento, a quem a pessoa estaria se referindo? a) ( ) A um rei. b) ( ) A um papa. c) ( ) A um príncipe. D. O emprego de todo(a) ou todo(a) o(a) está errado em qual alternativa. Responda prestando atenção ao sentido das orações: a) ( ) Toda casa ficou cheia de pulgas, depois que ganharam um gato. b) ( ) Toda casa do bairro será revistada pela polícia. c) ( ) Toda a minha casa foi revistada pela polícia. 13. Leia a tira: a) Lembre-se de que o dia 1º de abril é considerado o dia da mentira e explique, então, o pensamento de Hagar no último quadrinho. b) Indique e classifique os numerais da tira: c) Indique a locução verbal presente na tira e substitua-a por uma forma verbal simples, sem alterar o sentido da oração. d) Indique o tempo, o modo, a pessoa e o número do verbo do segundo quadrinho da tira. 14. Observe o texto abaixo:

5 a) Qual o modo verbal dos verbos do texto? b) Em sua opinião, por que é importante a utilização desse modo para o contexto do texto? c) O pronome essa, empregado na segunda linha, é um pronome substantivo ou um pronome adjetivo? 15. Leia o texto, o qual fala sobre o trabalho do Projeto Tamar: a) Indique o tempo e o modo das formas verbais protege e abrange. b) Indique a pessoa e número desses verbos. c) Retire do texto um verbo que está no pretérito imperfeito do indicativo. d) Em que modo verbal está a forma verbal Contribua, empregada na última linha? e) Retire do texto um verbo que indica estado. f) Observe a frase: Você pode ajudar o Projeto Tamar adotando e dando nome a uma tartaruguinha. Se retirarmos a locução verbal pode ajudar e empregarmos no lugar a forma verbal ajudará, mudaríamos o sentido da oração. Explique a diferença percebida. 16. Complete as frases, empregando no futuro do presente os verbos indicados: a) Quando eles chegarem, nós imediatamente seu convite. (entregar) b) Quando ela vir você tão bem, não. (acreditar) c) Enquanto eu não obtiver todos os dados, não a pesquisa. (terminar) d) Quando vocês lhes derem essa boa notícia, eles se melhores. (sentir) 17. Complete com o pronome pessoal oblíquo adequado. Veja o exemplo. Eu me chamo Gabriela. Tu te chamas Rafael. Ele se chama Carlos. Nós nos chamamos Gabriela, Rafael e Carlos. Eu canso com facilidade. Tu cansas com facilidade. Ele cansa com facilidade. Nós cansamos com facilidade. Eu esqueci da prova. Tu esqueceste da prova. Ele esqueceu da prova. Nós esquecemos da prova.

6 18. Leia os quadrinhos e complete com os pronomes demonstrativos adequados. a) primeiro quadrinho b) segundo quadrinho c) terceiro quadrinho 19. Leia. O adolescente cultiva alfaces e cuida da horta. A. Continue completando. Eu cultivo alfaces e cuido da minha horta. Tu cultivas alfaces e cuidas da tua horta. Ele (ela) alfaces e da horta. Nós alfaces e da horta. Vós alfaces e da horta. Eles (elas) alfaces e das hortas. B. Os verbos cultivar e cuidar estão conjugados no tempo: ( ) presente. ( ) passado (pretérito) ( ) futuro 20. Reescreva a frase O adolescente cultiva alfaces e cuida da horta. Passando os verbos para os tempos pedidos. a) pretérito perfeito b) futuro do presente 21. Complete as frases com os verbos dos parênteses nos tempos solicitados. A. pretérito imperfeito do indicativo a) Ele o barulho da sirene no momento em que soube do acidente. (escutar) b) Nós a carta a Paulo quando ele bateu à porta. (escrever) c) Saulo para a namorada quando a campainha tocou. (telefonar) d) No momento em que chutou a bola, o jogador já se com o gol. (emocionar)

7 B. pretérito perfeito do indicativo a) O técnico não o computador por falta de peças. (consertar) b) O ônibus longe do ponto por causa da manifestação dos estudantes. (parar) c) Eu o meu carro ontem para conseguir dinheiro, já que entrar na faculdade. (vender resolver) d) Na corrida de São Silvestre, Carlos e Marcos só percorrer a metade do trajeto. (conseguir) C. pretérito mais-que-perfeito do indicativo a) Ele mentiu novamente ao dizer que tudo à sua mãe. (falar) b) Nós já o trabalho antes de você nos chamar. (acabar) c) O dia não ainda e eu já o ônibus para ir à escola. (amanhecer pegar) 8. a) O passarinho. b) Pronome substantivo. c) Mim d) Minha, meu. e) Cortaram-na e pisaram-no. 1. Apostar corrida até um determinado ponto: o ponto do ônibus escolar. 2.a) um, dois, três b) 1, 2, 3 3.a) Alegria, entusiasmo. b) Primeiro c) Não, quem venceu a corrida foi Meg, que brincou com o garoto, aproveitando-se do fato de ele ter esquecido que era sábado, dia em que não havia aula. 4. a) quinhentos b) sessenta c) dezessete, dezoito d) décima segunda e) Duas ou três 5. b) ela Mãe do garoto 3ª pessoa singular pronome pessoal reto. c) lhe - garoto 3º pessoa singular pronome pessoal oblíquo. d) Você garoto 3º pessoa singular pronome de tratamento. e) meu garoto 1º pessoa singular pronome possessivo. f) aquele velhinho 3º pessoal singular pronome demonstrativo. 6. a) minha adjetivo; te substantivo; eu substantivo. b) me substantivo; me - substantivo. c) sua adjetivo. d) você substantivo. 7. a) quantas. b) O que. c) Qual. 9. a) Irei comprá-las para o álbum. b) Devolvam no ao colega. c) Cortei a para fazer a atividade da aula. 10. a) Seu, sua. b) 3ª pessoa. c) Pronome pessoal oblíquo. Ele representa a 2ª pessoa do discurso. 11. a) A palavra tudo. b) Pronome indefinido. c) Refere-se aos adultos ou às autoridades. d) Me pronome pessoal oblíquo; você pronome de tratamento. e) Revela que o menino se sente inferior, menosprezado, sem importância alguma. 12. A. b B. b C. c D. a 13. a) Hagar tinha a intenção de mentir para as demais personagens. b) 50% - cardinal; 1º - ordinal. c) A locução verbal é Vou dar e ela pode ser substituída por Darei. d) Primeira pessoa do singular do presente do indicativo. 14. a) Imperativo. b) Para poder ensinar como fazer o exercício físico. É como se fosse um pedido. c) Pronome adjetivo. 15. a) Presente do indicativo. b) 3ª pessoa do singular. c) Destruíam. d) Imperativo. e) É, são.

8 f) O sentido seria alterado, pois, na frase original, temos uma possibilidade de ajuda, já na outra frase, a ajuda com certeza será fornecida. 16. a) entregaremos b) acreditará c) terminarei d) sentirão 17. Eu me canso com facilidade. Tu te cansas com facilidade. Ele se cansa com facilidade. Nós nos cansamos com facilidade. Eu me esqueci da prova. Tu te esqueceste da prova. Ele se esqueceu da prova. Nós nos esquecemos da prova. 18. a) Esta b) Essa c) Aquela 19. a) Ele (ela) cultiva alfaces e cuida da sua horta. Nós cultivamos alfaces e cuidamos da nossa horta. Vós cultivais alfaces e cuidais da vossa horta. Eles (elas) cultivam alfaces e cuidam das suas hortas. b) presente 20. a) O adolescente cultivou alfaces e cuidou da horta. b) O adolescente cultivará alfaces e cuidará da horta. 21. A. a) escutava b) escrevíamos c) telefonava d) emocionava B. a) consertou b) parou c) vendi resolvi d) conseguiram C. a) falara b) acabáramos c) amanhecera - pegara Anotações

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES LÍNGUA PORTUGUESA 6º ano 3º Trimestre / 2015 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Leia a tira a seguir: 1. Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ 1) Leia: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ A respeito da relação entre os fonemas e as letras, assinale os itens que expressam essas conclusões: (a) Um fonema

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO Colégio 7 de Setembro Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso. PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais substituem

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 4º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 1- Leia a tirinha abaixo. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 2- No trecho: Ele vivia cercado de animais, plantas, flores, enfim de

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Fabiana Gomes Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / /

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / 4ª PROVINHA DRUMMOND 2011 ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / PROVA DE MATEMÁTICA 01. Uma pessoa acorda diariamente quinze minutos antes das sete horas da manhã. Que horas essa pessoa acorda? a) 6 horas

Leia mais

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0)

As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor (5,0) Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Barueri, / 08 / 2010 Nome: 2ª postagem n.º 3º ano As postagens deverão ser entregues na primeira semana de aulas. Atividades de Língua Portuguesa 3ºs Anos - Valor

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 1. Leia esta tira e divirta-se. a) Na tira, aparece uma máquina de escrever. Atualmente, que outra

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011 Professor: Milene e Vivi Ano: 7º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Português nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral. 1

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral.  1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 2 Numeral Numeral é a palavra que dá ideia de número: cinco, dez, quinto, décimo, quíntuplo, terço, ambos. (Luiz Antonio Sacconi.

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 3º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 9º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Fátima Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba:

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e Aluno (a): 7º ANO DIFERENÇA ENTRE ARTIGOS DEFINIDOS E PRONOMES OBLÍQUOS Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2013 1/ 6 1. Leia esta tira de Mauricio de Souza. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef A)

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: SAIU, ESTAVA E CORREU. SAIU E CORREU: PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO ESTAVA: PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: SAIU, ESTAVA E CORREU. SAIU E CORREU: PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO ESTAVA: PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: VERBO III EXERCÍCIOS (Revisão) 1.. Leia as frases seguintes observando os verbos: Ele se saiu da cidade. Mariana estava aborrecida com os amigos. João correu até a escola.

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015 Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino Pronome relativo Prof.ª Caliana Medeiros Caicó/RN 05/10/2015 Tente Outra Vez Raul Seixas Veja! Não diga que a canção Está perdida Tenha fé em Deus

Leia mais

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU RICARDO DO AMARAL ERSE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA 6.ª edição revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 2 Morfologia 2 PRONOMES O pronome

Leia mais

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO D VERBO DIVINO SVD ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA Leia a notícia publicada em 29 de janeiro de 2014 no portal G1: Justiça autoriza estudante

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Estudo dirigido. d) Débora tem acompanhado os noticiários sobre a possível guerra entre França e Estado Islâmico.

Estudo dirigido. d) Débora tem acompanhado os noticiários sobre a possível guerra entre França e Estado Islâmico. Estudante: Educador: Kédma C. Toledo 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa - Gramática Parte I Fonética e fonologia Estudo dirigido Questão 01 Das palavras a seguir, qual apresenta 11 letras e

Leia mais

ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O 7º ANO Língua Portuguesa Professores Aline Bithencourt e Renato Fogaça

ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O 7º ANO Língua Portuguesa Professores Aline Bithencourt e Renato Fogaça ATIVIDADE DE REVISÃO PARA O 7º ANO Língua Portuguesa Professores Aline Bithencourt e Renato Fogaça CONTEÚDOS: Substantivos e seus determinantes e modificadores. Pronomes: pessoais, de tratamento, retos,

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

REVISÃO GRAMÁTICA. Classes de palavras

REVISÃO GRAMÁTICA. Classes de palavras NOME Nº TURMA EM LOCAL E DATA São Paulo, VALOR Gracimeire PROFESSOR(A) NOTA Classes de palavras REVISÃO GRAMÁTICA Substantivos Verbos Adjetivos Advérbios Interjeições Artigos Numerais Pronomes Preposições

Leia mais

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê

nosocômio alcaide cancela califom bilboquê 1 Releia os trechos a seguir, extraídos das páginas 206 a 208 de seu livro. a) Esta é boa! exclamou um viajante ao avistá-los. O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência

Leia mais

1. Reescreva, em seu caderno, as frases abaixo, completando-as com o verbo e o tempo entre

1. Reescreva, em seu caderno, as frases abaixo, completando-as com o verbo e o tempo entre 1. Reescreva, em seu caderno, as frases abaixo, completando-as com o verbo e o tempo entre parênteses: a) Ele disse que dois pontos para você ser aprovado. (bastar, presente do b) A reunião está desanimada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-1º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e classificar os adjuntos adnominais e adverbiais

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES GRAMATICAIS EMPREGO DO ARTIGO I emprega-se o artigo definido em: a) nomes próprios geográficos. A Argentina O Rio de Janeiro as Canárias Observação: Alguns nomes próprios geográficos

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a seguir. 1) No

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2015 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 7 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas...

1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas... 1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas... 4 I. NÍVEIS DE ANÁLISE DA LÍNGUA Vamos começar o nosso estudo

Leia mais

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Ensino Fundamental 9º ano Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer e saber classificar os numerais. Reconhecer e saber

Leia mais

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

A LOIRA DO CEMITÉRIO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA A DO CEMITÉRIO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA TODOS OS DIREITOS RESERVADOS RUA: ALAMEDA PEDRO II N 718 VENDA DA CRUZ SÃO GONÇALO E-MAIL: jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.PRAÇA.DIA Praça

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia CLASSES GRAMATICAIS Parte 2 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 PRONOME São estruturas que

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM REVISÃO 1) Observe a imagem: a) Todo anúncio publicitário pretende estimular o receptor a consumir

Leia mais

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA Cuiabá, de de 2015. Nome: 7º Ano. REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA 1 Leia e responda as questões a seguir - A- B- C- D- E 2-3- Assinalar a alternativa na qual o pronome pessoal está empregado de forma

Leia mais

Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo. Idiomas

Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo. Idiomas Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Idiomas Ficha Técnica Categoría Idiomas Referencia 6185-1501 Precio 31.16 Euros Sinopsis El portugués, con más de 240 millones de hablantes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

Pronomes II GRAMÁTICA. Professor Samuel Ribeiro

Pronomes II GRAMÁTICA. Professor Samuel Ribeiro Pronomes II GRAMÁTICA Professor Samuel Ribeiro Pronomes Possessivos Pronome possessivo São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída. Concorda

Leia mais

TER Língua Portuguesa 6º ANO

TER Língua Portuguesa 6º ANO TER Língua Portuguesa 6º ANO Nome nº Professoras: Elisabete e Ana Paula Verbo I Leia: A gansa que punha ovos de ouro Um homem possuía uma gansa que, toda manhã, punha um ovo de ouro. Vendendo esses ovos

Leia mais

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO Nome: nº Data de Entrega: 24/10/2014 Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho DESCRIÇÃO: REVISÃO: CLASSES GRAMATICAIS LISTA Nº 44 6º ANO Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Formato dos Dicionários Unitex-PB

Formato dos Dicionários Unitex-PB APÊNDICE A E ste apêndice tem por objetivo apresentar os campos e códigos utilizados nos dicionários que compõem o Unitex-PB. A.1 Estrutura das entradas: Palavra,canônica.Classe+traços:flexão Cada verbete

Leia mais

- Outra vez com essa história? Quando você tiver a sua casa. Eu é que não vou ficar limpando coco de cachorro.

- Outra vez com essa história? Quando você tiver a sua casa. Eu é que não vou ficar limpando coco de cachorro. Exercícios de Fixação e revisão - 6º ano PROFESSORA FERNANDA Texto: Ah, as mães... Escrito por Rosângela Dantas 30-ABR-2008 - Mãe! - Uhm... - Quando é que eu vou poder ter um cachorro? - Outra vez com

Leia mais

Pronomes: As pessoas do Discurso

Pronomes: As pessoas do Discurso Pronomes: As pessoas do Discurso Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 3 o ano 2 o bimestre Nome: data: A lebre e a tartaruga Era uma vez uma lebre muito veloz e convencida. Vivia rodeada de fãs, sempre se gabando. Sou a melhor corredora

Leia mais