Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011"

Transcrição

1 Professor: Milene e Vivi Ano: 7º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Português nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como pré-requisitos para os conteúdos a serem desenvolvidos nos próximos bimestres. Matéria a ser estudada (conteúdo): Verbos: tempos, modos e formas nominais; Diferenciação de sujeito e predicado; tipos de sujeito Classes de palavras Como estudar (estratégia): Os alunos deverão refazer todos os exercícios dados em sala durante do 1º semestre e fazer a lista de exercícios abaixo. Deverão, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática. Avaliação: O conteúdo descrito acima será avaliado através de uma: PROVA com dez questões dissertativas (peso 8); LISTA DE EXERCÍCIOS (peso 2). Faça uma capa com matéria, nome, número e série. Façam os exercícios do suplemento, apostila, gramática e caderno com dedicação, responsabilidade e carinho. Um beijo, Vivi e Milene LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Observe as seguintes afirmações feitas pela professora: A - [...] Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. B - [...] Cachorro faz muita falta. A palavra muito, nas passagens acima, é um pronome indefinido ou um advérbio? Justifique.

2 2. Observe as palavras em negrito e classifique-as em advérbio ou adjetivo. Carina agiu certo, porque tomou a atitude certa na hora certa. Há muitas coisas pouco úteis que custam muito caro Reescreva as frases abaixo nos tempos que se pedem, fazendo as adaptações necessárias: a) Se ele pusesse água nas plantas, elas ficariam bonitas. - Futuro do subjuntivo b) Eu ponho esperança na seleção brasileira. - Pretérito Imperfeito - Pretérito perfeito c) O locutor põe emoção em sua voz. - Pretérito imperfeito do subjuntivo - Futuro do presente 4. Substitua o objeto direto destacado pelos pronomes oblíquos: o-a-os-as e sua variações: lo-lalos-las; no-na-nos-nas: d) Nós compramos os casacos nesta loja. e) Vamos receber a encomenda ainda hoje. f) Quebraram as garrafas durante a festa. g) Encontrei os meninos perdidos na praça. h) Venha conhecer as alunas novas. 5. Faça a correspondência de acordo com o que se pede: a) Pronome substantivo ( ) Todos os alunos estão aqui? b) Pronome adjetivo ( ) Tudo acabou bem depois do seqüestro. ( ) Meus pais são muito amigos. ( ) Elas chegaram logo de manhã.. ( ) Alguns clientes chegaram cedo.

3 6. Observe as frases abaixo: A. Comi muitos doces na festa. B. Este bolo está muito doce. Nas frases acima a palavra muito pertence à mesma classe gramatical ou não? Explique. 7. Observe que a colocação de um artigo pode causar transformações nas palavras. Sendo assim, indique a classe gramatical da palavra em negrito: Ele não seguiu pelo caminho certo. Muitas pessoas não trocam o certo pelo duvidoso. Creio que essa proposta não será aprovada. Com certeza ele ouvirá um não. A comida está muito bem temperada. 8. Utilize somente preposições para completar o período abaixo: A partida era disputada garra em um campo de futebol. Driblando os adversários, o atacante time verde aproxima-se área e, receber um lançamento diante do goleiro, lança a bola a cabeça dentro do gol. 9. Utilize corretamente: Há a à às a) algum tempo ele não vai Portugal. Mas, no ano passado ele foi China. b) O progresso chegou inesperadamente àquele subúrbio. Daqui poucos anos, nenhum dos seus moradores se lembrará mais das casinhas que, tão pouco tempo, marcavam a paisagem familiar. 10. Complete com o pronome pessoal oblíquo adequado: Eu esqueci da prova. Tu esqueceste da prova. Nós esquecemos da prova. Ele esqueceu da prova. Eles esqueceram da prova. 11. Agora complete corretamente utilizando o pronome possessivo: Você estava radiante e não tinha ninguém para dividir a alegria. Eu estava radiante e não tinha ninguém para dividir a alegria. Tu estavas radiante e não tinha ninguém para dividir a alegria. Nós estávamos radiantes e não tinha ninguém para dividir a alegria. Ela estava radiante e não tinha ninguém para dividir a alegria (ou) a alegria. 12. Empregue mais ou mas nas frases abaixo: Queria ir ao cinema, meu dinheiro acabou. A minha tartaruga anda depressa do que a sua.

4 Quando tomo sorvete sempre quero. Ela estava triste, riu da minha piada. Fomos à praia, mas começou a chover. 13. Complete as frases abaixo de modo que elas façam sentido. Utilize suas próprias ideias: Meus brinquedos são mais Estou cansado, mas Gosto de livros mais Gosto de livros, mas 14. Observe a frase abaixo e explique a intenção do falante ao utilizar numerais para se expressar: Ele sempre arranja mil e uma desculpas para não trabalhar às segundas-feiras. 15. Complete as frases com o pronome eu ou com o pronome mim: Ela não deu o presente para. O presente foi dado para o meu irmão. Vim embora, pois lá não havia nada para fazer. 16.Nessa frase ocorre um erro em relação ao padrão culto da língua portuguesa. frase, corrigindo-a: Reescreva a Achei melhor dizer que já conhecia ele de nome. 17. Substitua as expressões destacadas pelo pronome adequado: a) Eu feri a mim mesmo com uma faca. Eu feri com uma faca. b) Nós reservamos a nós mesmos o direito de criticar. Nós reservamos o direito de criticar. c) A menina, diante do espelho, penteava a si mesma. A menina, diante do espelho, penteava-. d) Tu deves prevenir a ti mesmo contra toda calúnia. Tu deves prevenir- contra toda calúnia. 18. Utilize adequadamente os pronomes de tratamento para completar as frases abaixo: a), senhor ministro, está errado. b) Senhor rei, não acha desumano que seu povo sofra tanto? c), esteve no Brasil? ( dirigindo-se ao papa) d) Senhor príncipe, deveria beneficiá-lo.

5 19. Complete com um dos pronomes indicados entre parênteses: (0.8) a) Tu deves ir ao encontro de destino. (seu - teu) b) Você não deveria ter criticado amigos. (seus - teus) c) Nós não pedimos que désseis vossa opinião. ( lhes - vos) d) Vossa Senhoria conta somente com sorte? ( sua tua) 20. Substitua os pronomes possessivos pelos oblíquos equivalentes: a) Eles pretendem roubar as tuas invenções. Eles pretendem roubar- as invenções. b) Uma angústia terrível tirava o seu sono. Uma angústia terrível tirava- o sono. c) Um temporal tirou as nossas últimas esperanças de encontrá-lo vivo. Um temporal tirou- as últimas esperanças de encontrá-lo vivo. d) De repente, brilhou no meu cérebro um plano. De repente, brilhou- no cérebro um plano. 21. Na frase abaixo, mude o tratamento tu para o tratamento você: Paulo, se tu voltares hoje, irei conversar contigo Complete com o pronome pessoal oblíquo adequado: Eu canso com facilidade. Tu cansas com facilidade. Nós cansamos com facilidade. Ele cansa com facilidade. Eles cansam com facilidade. 23. Complete as orações com o verbo pedido nos parênteses, na forma exigida pelo contexto. (0,1 cada) a) Se você Mariana, dê-lhe meu recado. (vir) b) Se ele ficarei feliz. (vir) c) Se você a encontrar, não nada (dizer) d) Eu o livro sobre a mesa. (puder) e) Talvez o agasalho não nesta mala. (caber) f) O vestido não no corpo daquele jovem ontem. (caber) g) Eu apenas quando me convém. (ouvir) h) Duvido que você de Belém ainda hoje. (vir) i) Quando ele sua namorada, mataremos a curiosidade. (trazer)

6 Eu para você não acreditar naquela história. (dizer) Plano de Recuperação 24. Os substantivos abstratos são substantivos que indicam: (1) sentimentos (2) qualidades (3) sensações (4) ações (5) estados Desta forma, observe a numeração acima e faça a correspondência com os substantivos citados abaixo: ( ) choro ( ) falsidade ( ) ódio ( ) dor ( ) vida 25. Diferencie o uso dos pares citados abaixo escrevendo corretamente uma frase para cada palavra citada: Há a Mas mais Traz trás 26. As frases abaixo apresentam problemas, elas não estão de acordo com a norma culta. Indique o que está errado na frase e reescreva-as corretamente. Quero ler o livro Marley & Eu que tu me indicou, mas só poderei comprar ele amanhã. Quero começar a ler ele logo, para mim poder comentar a história com todos que já conhecem ela. 27. Complete o quadro, de acordo com o que se pede: (1,0) Forma verbal Porei Disseram Coubeste Passearia Der Infinitivo tempo modo Pessoa Número 28. Sabemos que as palavras viver e morrer pertencem à classe gramatical dos verbos. Na frase acima essas palavras continuam classificadas como verbo? Justifique sua resposta. 29.Na oração: Não existiam índios naquela região, qual é o sujeito? Classifique-o:

7 30. Se o verbo existir for substituído pelo verbo haver, como ficará a oração? Reescreva-a e classifique-a: 31. Separe o sujeito e o predicado, identifique o verbo e indique o tipo do sujeito: Falei com você ontem à tarde. Acredita-se em duendes. Havia pelo menos cinco pessoas na sala. Vendem-se bois, vacas e bezerros. Faz dois anos que ele viajou. 32. Grife o sujeito, circule o núcleo e classifique o sujeito em: simples, composto, oculto e indeterminado: (1.0) a) A descoberta do fogo trouxe outras invenções. b) Deixaram um bilhete para você. c) Pedrinho ficou pensativo e depois respondeu. d) Narizinho e Emília eram inseparáveis. 33. Classifique os sujeitos: (1) simples (2) oculto (3) composto (4) inexistente (5) indeterminado A rápida e crescente aceleração dos preços provocou mal-estar na população. ( ) Ventou muito à tarde. ( ) Assistimos ao lançamento do foguete ontem à noite. ( ) Já são duas horas da tarde. ( ) Ficaram esquecidos os livros e os blocos de papel. ( ) Os astronautas partiram animados. ( ) Vendem-se casas, chácaras e sítios. ( ) Viajamos ontem para Manaus. ( ) Vive-se bem nas montanhas. ( ) Venderam todos os discos do famoso cantor. ( ) Havia muitos torcedores uniformizados. ( )

8 34. Indique o sujeito dos verbos destacados e classifique-o: Plano de Recuperação Uma coisa é certa: não fazem mais mulheres como antigamente. No dia seguinte, publicaram-se as fotos do acidente. Éramos três velhos amigos na praia quase deserta. Amanhã fará três séculos que a cidade foi fundada. 35. Leia a tirinha abaixo: Identifique os artigos indefinidos e reescreva a fala do personagem substituindo-os por artigo definido. 36. Explique a diferença de sentido existente entre as frases abaixo que ocorre devido a mudança de lugar do adjetivo: Aquele homem tinha um amigo velho. Visitou-me ontem um velho amigo. 37..Classifique as palavras em destaque nos versos abaixo: A espera na fila imensa Um sabor de vidro e corte Acordei de um sonho estranho A cidade e suas luzes 38. Leia, observe os verbos desacados e faça a correspondência. a. Fervi a água. ( ) presente b. Fervo a água. ( ) pretérito c. Ferverei a água ( ) futuro

9 39. Continue a conjugar o verbo. Eu fervo a água. Tu Ele Nós Vós Eles O verbo sofreu modificação? 40. Faça a correspondência. Pronome pessoal Pessoal verbal (a) tu ( ) 1ª pessoa do singular (b) eles ( ) 2ª pessoa do singular (c) eu ( ) 3ª pessoa do singular (d) vós ( ) 1ª pessoa do plural (e) ele ( ) 2ª pessoa do plural (f) nós ( ) 3ª pessoa do plural

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA PRONOME PESSOAL Este pronome tem como característica a representação das pessoas gramaticais ou do discurso. Ao conversarmos com alguém, há sempre a pessoa: que fala = eu, nós (1a. pessoa) com quem se

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Lista de exercícios de LP 2-7º ano Sujeito simples: É aquele que possui apenas um núcleo. Sujeito composto: É aquele que

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P7 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO

TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase, oração, período TERMOS BÁSICOS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO Frase é uma palavra ou um conjunto organizado de palavras que estabelecem comunicação entre duas ou mais pessoas. A frase é marcada,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Pronomes pessoais Uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos Eu e tu pronomes pessoais retos (= sujeito): Ela trouxe o livro para eu ler ; Ela

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2)

Questão 1 Leia a tira e julgue os itens abaixo, marcando (C) para certo e (E) para errado. (Valor: 0,2) REC. 1 SEM HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado ESTUDO DO ADVÉRBIO Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 3 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra invariável

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Sujeito simples: Sujeito composto: Sujeito desinencial/ oculto / elíptico: Sujeito indeterminado: É aquele que, embora

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 Pronome: (Substitui ou acompanha o substantivo) Ex.: Prendi teu cachorro, mas não o maltratei. Quando um pronome acompanha um substantivo é chamado de pronome adjetivo. Já,

Leia mais

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente Tipos de sujeito Na aula anterior Frase, oração e período Sujeito e predicado Sujeito inexistente Localização do sujeito Pergunta ao verbo Nem sempre o sujeito inicia a oração (inversão ou posposição)

Leia mais

01. No texto de Maurício de Sousa, o narrador-personagem revela uma lembrança da época em que suas filhas eram pequenas.

01. No texto de Maurício de Sousa, o narrador-personagem revela uma lembrança da época em que suas filhas eram pequenas. GABARITO Questões 01. No texto de Maurício de Sousa, o narrador-personagem revela uma lembrança da época em que suas filhas eram pequenas. a. (valor: 0,25) O narrador-personagem conta um fato marcante

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais