DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Alexandre prado Direito Administrativo Como surgiu? Direito Administrativo como sistema jurídico de normas e princípios Movimento constitucionalistas Início data do final do século XVIII. Instituição do Estado de Direito

2 Direito Administrativo Como surgiu? A partir do século XIX O mundo jurídico acolheu este novo ramo do Direito desenvolvendo princípios e normas voltados à atuação do Estado Tornou-se um ramo autônomo dentre as matérias jurídicas. Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito Ramo do direito público Conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público Regem as relações jurídicas entre as pessoas e órgãos do Estado

3 Direito Administrativo Conceito JOSÉ DOS SANTOS CARVALHO FILHO: Conceituar o Direito Administrativo como sendo o conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público, regem as relações jurídicas entre as pessoas e órgãos do Estado e entre este e as coletividades a que devem servir. Marçal Justen Filho estabelece que O Direito Administrativo é o conjunto das normas jurídicas de direito público que disciplinam as atividades administrativas necessárias à realização dos direitos fundamentais e a organização e o funcionamento das estruturas estatais e não estatais encarregadas de seu desempenho MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO: Define o Direito Administrativo como: ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica, não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública. HELY LOPES MEIRELLES: Direito Administrativo é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. Direito Administrativo Conceito Para concursos públicos, o conceito de Direito administrativo mais adequado é: 1. A natureza de direito público, 2. Osistemadeprincípiosenormase 3. A função administrativa, que engloba os órgãos, agentes e pessoas da Administração Pública.

4 Taxinomia Direito Administrativo Classificação do Direito em Ramos Podem ser do Ramo do Direito Público ou do Direito Privado Na classificação do Direito Público, podemos incluir: Administrativo, Tributário, Constitucional, Eleitoral, Penal, Urbanístico, Ambiental, Econômico, Financeiro, Previdenciário, Internacional Público, Internacional Privado, Processo Civil, Processo Penal e Processo do Trabalho. Já na classificação do Direito Privado, podemos incluir: Direito Civil, o Empresarial/ Comercial, Consumidor e o do Trabalho. Taxinomia Direito Administrativo ADMINISTRATIVO DIREITO PÚBLICO CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO PENAL PROCESSUAL DIREITO PRIVADO CIVIL EMPRESARIAL CONSUMIDOR TRABALHO COMERCIAL

5 Direito Público X Direito Privado (As partes não estão niveladas) ( As partes estão niveladas) A relação de maior intimidade do Direito Administrativo é com o Direito Constitucional. É o Direito Constitucional que alinhava as bases e os parâmetros do Direito Administrativo; este é, na verdade, o lado dinâmico daquele. ÉnaConstituiçãoqueestãoosprincípiosdaAdministraçãoPública(art.37),as normas sobre servidores públicos(arts. 39 a 41) Fontes do Direito Administrativo NoDireito,asfontessãoosfatosjurídicosdeondeasregrasemanam. No Direito Administrativo, apenas a lei constitui fonte primária na medida em que as demais fontes(secundárias) estão subordinadas a ela. Para o Direito, o vocábulo fontes pode ser compreendido sob três sentidos: 1. o sentido material- atende-se às suas causas. 2. osentidosubjetivo- aosórgãosdeorigem. 3. osentidoformal-àsuaexterioridade. Para o Direito Administrativo é relevante apreciar o tema das fontes sob o critério formal.

6 Fontes do Direito Administrativo 1. FONTES IMEDIATAS (maiores, primárias ou diretas): são o nascedouro imediato e principal das normas. a) Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 a) Leis e a) Atos normativos com força de lei 2. FONTES MEDIATAS (secundárias, menores ou indiretas): são instrumentos acessórios para originar normas, derivados de fontes primárias. b) Doutrina c) Jurisprudência d) Costumes Fontes do Direito Administrativo As fontes do Direito Administrativo são: a) lei, b) doutrina, c) a jurisprudência e d) os costumes. a) Lei/ Norma Jurídica em sentido amplo, é a fonte principal do Direito Administrativo abrangendo desde a Constituição Federal até as mais simples ordens de serviço. Exemplos: emendas constitucionais, decretos regulamentares, medidas provisórias com força de lei e todos os demais atos administrativos normativos que possuem como característica um comando geral e abstrato.

7 Fontes do Direito Administrativo b) Doutrina é o conjunto de ideias e teses esposadas e defendidas pelo principais doutrinadores em suas obras, os ensinamentos dos grandes mestres, juristas. c) Jurisprudência - é o conjunto de decisões reiteradas num mesmo sentido, ou seja, seguidas decisões iguais de um tribunal para determinada questão. Essas decisões não vinculam, não obrigam nem o Poder Executivo nem os órgãos do próprio Poder Judiciário. Embora não possuam força cogente de norma criada pelo legislador influenciam, decisivamente, a maneira como as regras passam a ser entendidas e aplicadas. ATENÇÃO: É uma situação diferente se o entendimento jurisprudencial estiver previsto em Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal. A Súmula Vinculante é de cumprimento obrigatório pela Administração Pública, revestindo-se de força cogente para agentes, órgãos e entidades administrativas. Fontes do Direito Administrativo Art. 103-A da Constituição Federal, acrescentado pela Emenda nº. 45/2004: O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

8 Fontes do Direito Administrativo d) Costumes entendimentos impostos pela sociedade. São padrões obrigatórios de comportamento. Ao serem repetidos constantemente, os administrados o adotam como hábito e esperam aquele modo de agir, causando incerteza e instabilidade social uma repentina alteração. É em razão dessa prática administrativa que os costumes constituem fontes secundárias, bem como exercem forte influência no Direito Administrativo. Importante ressaltar que os costumes não têm força jurídica igual à da lei, razão pela qual só podem ser considerados vigentes e exigíveis quando não contrariarem nenhuma regra ou princípio estabelecido na legislação. ATENÇÃO: Costumes contra legem não se revestem de obrigatoriedade. Fontes do Direito Administrativo Diogo de Figueiredo entende como fonte inorganizada a Praxe administrativa e a difere dos costumes. A praxe administrativa, geralmente é adotada por conveniência procedimental de entes e órgãos da Administração Pública. É o uso de expedientes, por vezes imaginados, que visam solucionar um caso novo ou cobrir alguma decisão com garantias, de forma rotineira. ATENÇÃO: A praxe administrativa não tem valor de fonte do Direito Administrativo, porém pode ser utilizada como um meio hábil para solução de casos, desde que não viole alguma regra ou garantia legalmente constituída.

9 Fontes do Direito Administrativo Norma Legal Organizadas Jurisprudência Fontes Doutrina Inorganizadas Costumes Praxes Administrativas Questões de Concursos Ano:2016-Banca:CESPE-Órgão:PC-PE-Prova:AgentedePolícia Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento de uma norma posta, assinale a opção correta. a) A lei é uma fonte primária e deve ser considerada em seu sentido amplo para abranger inclusive os regulamentos administrativos. b) O acordo é uma importante fonte do direito administrativo por ser forma de regulamentar a convivência mediante a harmonização de pensamentos. c) Os costumes, pela falta de norma escrita, não podem ser considerados como fonte do direito administrativo. d) A jurisprudência é compreendida como sendo aquela emanada por estudiosos ao publicarem suas pesquisas acerca de determinada questão jurídica. e) Uma doutrina se consolida com reiteradas decisões judiciais sobre o mesmo tema.

10 Estado Federal Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I-asoberania; II-acidadania III-adignidadedapessoahumana; IV-osvaloressociaisdotrabalhoedalivreiniciativa; V- o pluralismo político. É aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de Direito Público, uma Nacional e outra Provincial. Écláusulapétrea,ouseja,nãopodeserabolidaporemendaconstitucional,videartigo64, 4º, I, da Constituição Federal de ÉUMADESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA. Organização do Estado no Brasil Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. - FORMA DE GOVERNO: República. - SISTEMA DE GOVERNO: Presidencialismo. - FORMA DE ESTADO: Federação.

11 Estado Federal Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. No Brasil,três são os círculos depoder, denominados: Legislativo,Executivo e Judiciário, dotados de autonomia, o que permite às entidades componentes a escolha de seus próprios dirigentes. A separação dos poderes do Estado é de grande importância para que se garanta a liberdade dos indivíduos. Os poderes, mesmo tendo repartições diferentes, são independentes (indivisíveis) e harmônicos(unicidade) entre si Estado Federal PODER LEGISLATIVO: Estabelece normas gerais e abstratas que regem a vida em sociedade, através de manifestação de vontade a ser feita valer toda vez que ocorre o fato descrito na norma. Função normativa ou legislativa. PODER EXECUTIVO: Traduz num ato de vontade individualizado a exteriorização abstrata da norma. Função administrativa, dentro dos limites da lei, afim de satisfazer os anseios da coletividade. PODER JUDICIÁRIO: Dirime as controvérsias que podem surgir na aplicação da lei. Função jurisdicional.

12 Estado Federal Embora possuam suas funções normais (funções típicas), os poderes também desempenham funções que, a princípio, deveriam pertencer ao Poder diverso(funções atípicas). O Poder Legislativo, por exemplo, além da função normativa, exerce a função jurisdicional sempre que o Senado processa e julga o Presidente da República nos crimes de responsabilidade(art. 52, I, CF/88) ou os Ministros do Supremo Tribunal Federal pelos mesmos crimes (art. 52, 11, CF/88). Exerce também a função administrativa quando organizaseusserviçosinternos(arts.51,iv,e52,xiii,cf/88) O Poder Executivo, que exerce tipicamente a função administrativa, cumpre também função atípica normativa, quando produz, por exemplo, normas gerais e abstratas através de seu poder regulamentar (art. 84, IV, CF/88), ou, ainda, quando edita medidas provisórias(art. 62, CF/88) ou leis delegadas(art. 68, CF/88). O Poder Judiciário, além da função típica(função jurisdicional), pratica atos no exercício de função normativa, como na elaboração dos regimentos internos dos Tribunais (art. 96, I, "a", CF/88), e de função administrativa, quando organizaosseusserviços(art.96,i,"a","b","c";art.96,11,"a","b"etc.). Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SENTIDO AMPLO(LATO SENSU): Abarca os órgãos governamentais que comandam e traçam diretrizes e metas (função política), bem como órgãos administrativos que executam os planos governamentais(função administrativa). ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SENTIDO ESTRITO(STRICTO SENSU): Alcança apenas os órgãos administrativos. Função administrativa. Função Legislativa Desempenhadas Administração Função Jurisdicional por qualquer dos Pública Função Administrativa Poderes. (sentido amplo) Função Política Função Administrativa Administração Pública (sentido estrito)

13 Administração Pública São dois os sentidos utilizados para se referir a Administração Pública: SENTIDO OBJETIVO, MATERIAL OU FUNCIONAL diz respeito a própria atividade administrativa exercida pelo Estado, por seus órgãos e agentes, caracterizando, a função administrativa. SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL OU ORGÂNICO - trata do conjunto de agentes públicos, órgãos e pessoas jurídicas, isto é, os sujeitos que executam as atividades administrativas. 25 Administração Pública SENTIDOOBJETIVO,MATERIALOUFUNCIONAL Trata-se da própria gestão dos interesses públicos executada pelo Estado, seja através da prestação de serviços públicos, seja por sua organização interna, ou ainda pela intervenção no campo privado(poder de polícia forma restritiva). 26

14 Administração Pública SENTIDOSUBJETIVO,FORMALOUORGÂNICO Todos os órgãos e agentes que, em qualquer desses Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), exerçam função administrativa, serão integrantes da Administração Pública. 27 Organização do Estado no Brasil Os conceitos de governo e administração são diferentes, embora guardem estreita relação. Podemos conceituar de forma resumida: Governoé o conjunto de poderes e órgãos constitucionais responsáveis pela função política do Estado. É o comando a ser seguido pelo Estado. As atribuições do governo decorrem da Constituição Federal. Para que o Estado seja independente, há a necessidade de governo soberano. Soberania é independenciana ordem internacional e supremacia na ordem interna.

15 Organização do Estado no Brasil A Administração podemos conceituá-la de várias formas, sendo resumidamente: a) SENTIDO AMPLO: Relaciona-se com o Governo (que traça as diretrizes) e a administração em sentido estrito(executando as diretrizes do governo); b) SENTIDO ESTRITO: Relaciona-se apenas com a execução. A administração é o instrumento que se vale o Estado para pôr em prática as escolhas políticas do Governo. c) SENTIDO FORMAL, SUBJETIVO OU ORGÂNICO: A Administração Pública é o conjunto de agentes, órgãos(centros de decisões) e pessoas jurídicas instituídos para consecução dos fins do Governo, que é o comando, a iniciativa. d) SENTIDO MATERIAL, OBJETIVO OU FUNCIONAL: é a própria atividade administrativa executada pelo Estado por meio de seus órgãos e entidades. Abrangem atividades como o fomento, a polícia administrativa, os serviços públicos, etc. ESTADO GERENCIAL 1 SETOR ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E ADMINISTRAÇÃO INDIRETA 2 SETOR: CONCESSIONÁRIAS; PERMISSIONÁRIA E AUTORIZATÁRIAS (Com fins lucrativos) 3 SETOR: SISTEMA S ; ASSOCIAÇÕES, ONG S(oscip), ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (Sem fins lucrativos)

16 ADMINISTRAÇÃO DIRETA 1º SETOR ENTES PÚBLICOS PODER EXECUTIVO UNIÃO ESTADOS DISTRITO FEDERAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA MUNICÍPIOS GOVERNADORIA PREFEITURA PODER LEGISLATIVO SENADO CÂMARA DEPUTADOS DOS ASSÉMBLEIA LEGISLATIVA CÂMARA LEGISLATIVA CÂMARA MUNICIPAL PODER JUDICIÁRIO S.T.F. S.T.J. T.R.T. TRIBUNAL DE JUSTIÇA X X Organização Administrativa A soma de todos os órgãos públicos integrantes da estrutura de cada entidade federativa (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) recebe o nome de Administração Pública Direta ou Centralizada. Assim, pertencem à Administração Direta, além das entidades federativas, também os Ministérios, Secretarias, Delegacias, Tribunais, Casas Legislativas, Prefeituras, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas etc. Há quem afirme que a tese de Montesquieu sobre a Tripartição dos Poderes está desatualizada visto que, hoje, existiriam cinco poderes (com acréscimo do Ministério Público e os Tribunais de Contas). Entretanto, para fins de provas e concursos devemos observar o que dispõe a Constituição Federal no artigo 2º, isto é, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, no âmbito federal o Tribunal de Contas pertence ao Poder Legislativo auxiliando o Congresso Nacional, sem qualquer subordinação e o Ministério Público da União pertence ao Poder Executivo, não senso subordinado à Presidência da República.

17 CONCEITOS Entidade: é uma pessoa jurídica de direito público ou privado, dotada de personalidade jurídica e com patrimônio próprio. PESSOA JURÍDICA PERSONALIDADE JURÍDICA PATRIMÔNIO Órgão: é um elemento sem personalidade jurídica, incumbido da realização das atividades da Entidade a que pertence, através de seus agentes. DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA E DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA A Descentralização política decorre do próprio texto constitucional. Estados e Municípios desempenham atividades do próprio texto constitucional, com capacidade de editar suas próprias Leis. A DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PODE OCORRER DE 3 FORMAS: Descentralização territorial ou geográfica. Descentralização técnica, funcional ou por serviços (outorga) Descentralização por colaboração ou Delegação. DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE PRADO 34

18 ADMINISTRAÇÃO INDIRETA 1º SETOR AUTARQUIAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS ENTIDADES EMPRESAS PÚBLICAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2º SETOR CONCESSIONÁRIAS Pessoas Jurídicas de Direito Privado PERMISSIONÁRIAS AUTORIZATÁRIAS

19 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3º SETOR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Pessoas Jurídicas de Direito Privado OSCIP S ONG S SISTEMA S ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1º SETOR ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

20 Administração Pública Administração Direta é aquela composta por órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual, Distrital ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios e secretarias. Administração Indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada 0ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA A diferença entre concentração e desconcentração é baseada na noção de órgão público, na quantidade de órgãos que exercem as competências administrativas. Vale lembrar, que na Administração Indireta também há órgãos e, portanto, subordinação hierárquica entre eles. Vale lembrar que ação judicial erroneamente dirigida contra órgão público deve ser extinta sem julgamento de mérito por ilegitimidade de parte. Cabe à pessoa jurídica a que o órgão pertence ser acionada judicialmente para reparação de danos. Ex. Min. da Educação dano ação União Órgãos públicos não podem figurar nos polos ativo ou passivo de ações ordinárias. Entretanto, atualmente certos órgãos públicos brasileiros possuem capacidade processual geral e irrestrita, atuando livremente em grande variedade de ações judiciais. Exemplo: Ministério Público e da Defensoria Pública.

21 ESPÉCIES DE ENTIDADES ENTIDADES São pessoas Jurídicas de direito público ou direito privado dotadas de personalidade jurídica, portanto, podem ter patrimônio próprio. Entidades Estatais/Políticas ou Centralizadas UNIÃO ESTADOS DISTRITO FEDERAL MUNICÍPIOS Entidades Administrativas/Descentralizadas AUTARQUIAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS EMPRESAS PÚBLICAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR ALEXANDRE PRADO 41 DESCENTRALIZAÇÃO VINCULAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO INDIRETA (CONTROLE FINALÍSTICO)

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO CONCEITO Direito Administrativo Ramo do direito público Conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público Regem as relações

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 Estado Federal Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta AULA 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO: CONCEITO, OBJETO E FONTES / ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONCEITO Introdução ao Direito Administrativo: Direito Público e Direito Privado Direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que, de acordo com o Código Civil, são considerados pessoas jurídicas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO.

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO. CARREIRAS FISCAIS AULA Nº 1 Conceito de Administração Pública Professor FLÁVIO GERMANO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br Estado: Elementos Estado: Conceito Sob o aspecto político: comunidade de

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO Estado: Pessoa Jurídica de Direito Público; Submetido às normas estipuladas pela Constituição Federal; Dirigido por um governo que possui soberania reconhecida

Leia mais

Regime Geral do Direito Administrativo

Regime Geral do Direito Administrativo Regime Geral do Direito Administrativo Conceito de Direito Administrativo Sistemas administrativos Noções de estado, governo e administração Direito Público e Direito Privado Direito Público: regular os

Leia mais

Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO

Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO REGULAR Prof. Valmir Rangel ESTADO GOVERNO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sociedade Politicamente Organizada ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO Povo Território

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO TCE DIREITO ADMINISTRATIVO Organização Da Administração Pública Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. CONCENTRAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Centralização, Descentralização, Concentração e Desconcentração Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CENTRALIZAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PROF. ELYESLEY SILVA. Módulo introdutório para concursos

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PROF. ELYESLEY SILVA. Módulo introdutório para concursos ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PROF. ELYESLEY SILVA Módulo introdutório para concursos www.econcursos.net 1. ENTIDADES POLÍTICAS Entidade = pessoa jurídica (capacidade de contrair direitos e obrigações na

Leia mais

Organização Administrativa

Organização Administrativa Organização Administrativa Formas de prestação da atividade administrativa Administração pública direta e indireta RAD 2601 Direito Administrativo Professora Doutora Emanuele Seicenti de Brito Organização

Leia mais

Organização Administrativa

Organização Administrativa Handout Aula 3 24/03/2017 RAD2601 Direito Administrativo Professora Emanuele Seicenti de Brito Organização Administrativa Organização administrativa é o capítulo do Direito Administrativo que estuda a

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

1 Direito Administrativo Aula 01

1 Direito Administrativo Aula 01 1 Direito Administrativo Aula 01 2 Direito Administrativo Aula 01 Direito Administrativo Estado, governo e administração pública Sumário Conceito de Estado... 4 Funções do Estado... 4 Funções do estado...

Leia mais

ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS ESTADOS DF MUNICÍPIOS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Quando se fala em Estado, Governo e Administração Pública, por vezes entende-se que os termos se equivalem ou remetem à mesma coisa, porém de maneira conceitual

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA Conjunto de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PMG0 PARTE 1

DIREITO ADMINISTRATIVO PMG0 PARTE 1 SUMÁRIO 1. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1 1.1. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 3 1.2. FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO 3 1.3. PODERES DO ESTADO 5 2. NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 6 2.1. CONCEITO

Leia mais

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO FORMAL

Leia mais

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para a nossa aula: Guilherme NUCCI - Código de Processo

Leia mais

A Administração Pública Direta e Indireta

A Administração Pública Direta e Indireta A Administração Pública Direta e Indireta Augusto Antônio Fontanive Leal e Poliana Borges Costa 1 Resumo: Definir Administração Pública e expor suas atribuições. Explanar sobre serviços públicos e suas

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e a administração pública e que

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello EDITAL DIREITO ADMINISTRATIVO Organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo Edital: Noções de organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 2 Fontes do Processo Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Processo Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. Conceito e Fontes do Direito Administrativo... 002 II. Administração Pública... 003 III. Entes Administrativos... 003 IV. Agentes Públicos... 013 V. Bens Públicos... 050 VI. Princípios

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5)

DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5) Turma de Direito V Nome: DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5) Analise as assertivas, marcando a opção correta de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

Organização da Administração Pública

Organização da Administração Pública Direito Administrativo Organização da Administração Pública Estado - Povo; - Território; - Governo soberano. Organização do Estado - Federação: União Estados Distrito Federal Municípios Governo e Administração

Leia mais

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia

Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia Fontes do Direitos: Constituição, lei, costumes, jurisprudência, doutrina e contrato. A Constituição Federal e os tópicos da Economia No Brasil, vigora o princípio da Supremacia da Constituição, segundo

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS CLASSIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS HELY LOPES MEIRELLES, em sua obra, DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, Editora Malheiros, apresenta a seguinte classificação dos órgãos públicos: 1. QUANTO À POSIÇÃO ESTATAL,

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Organização Administrativa BOM DIA!!!

Organização Administrativa BOM DIA!!! BOM DIA!!! 1. Introdução 2. Administração Pública 3. Órgão Público 4. Classificação dos Órgãos 5. Descentralização e Desconcentração 6. Função Pública 7. Cargo Público 8. Agente Público 1. Introdução Regime

Leia mais

I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS

I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS Olá futuros servidores! Estou estudando DA além daqueles montes de matéria de TI. Confesso que os Direitos são meu grande desafio acima de qualquer disciplina de

Leia mais

É formada por um conjunto de órgãos públicos, sem personalidade jurídica e ligados a um dos três poderes (em sua maioria).

É formada por um conjunto de órgãos públicos, sem personalidade jurídica e ligados a um dos três poderes (em sua maioria). 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Administração Publica Direta PONTO 2: Administração Publica Indireta PONTO 3: Autarquias PONTO 4: Fundações Públicas de Direito Público 1. Administração Publica Direta

Leia mais

Tripartição dos Poderes do Estado (Separação das funções Estatais)

Tripartição dos Poderes do Estado (Separação das funções Estatais) Tripartição dos Poderes do Estado (Separação das funções Estatais) Prof. Rodrigo Lagares Mestre em Políticas Públicas e Processo TRIPARTIÇÃO DO PODER PODER ESTATAL UNO INDIVISÍVEL A tripartição das funções

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Concentração

Leia mais

CONHECENDO O INIMIGO PROF. FELIPE DALENOGARE

CONHECENDO O INIMIGO PROF. FELIPE DALENOGARE CONHECENDO O INIMIGO DireitoAdministrativo PROF. FELIPE DALENOGARE Funções do Estado e organização da Administração Pública Funções: é quando alguém exerce uma atividade representando interesses de terceiros.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Irene Patrícia Nohara Direito Administrativo versão compacta 11ª Edição Revista, ampliada e atualizada 2017 1 DIREITO ADMINISTRATIVO 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo O Direito Administrativo

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

1. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ANALISE DO 1º SETOR

1. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ANALISE DO 1º SETOR 1. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ANALISE DO 1º SETOR AP DIRETA Aquela em que a função administrativa é exercida diretamente pelos entes federativos de forma centralizada. União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ÉTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ÉTICA Prof. Vitor Maciel ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONCEITO Todo aparelhamento do estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO

SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEITO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DISPÕE EXPRESSAMENTE QUE INCUMBE AO PODER PÚBLICO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. DESTARTE, NÃO É TAREFA FÁCIL DEFINIR O SERVIÇO PÚBLICO, POIS SUA NOÇÃO

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL

DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL e critérios Aspectos gerais Objeto da licitação Fases 9. Regime Diferenciado de Contratação 1. Introdução ao Direito Administrativo Objeto e Sistemas administrativos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO ESTRUTURA ADMINISTRATIVA O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de ESTADO, sobre o qual repousa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I

DIREITO ADMINISTRATIVO I 1 DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2016 / 1 2 2.1 Origem, evolução histórica e autonomia; Como ramo do direito autônomo o direito administrativo surgiu em fins do século XVIII e início do século

Leia mais

2.7. Resumo Elementos do Estado: povo, território e governo soberano.

2.7. Resumo Elementos do Estado: povo, território e governo soberano. 63 QUESTÃO COMENTADA AFRF 2003 Esaf Não há previsão legal para a celebração de contrato de gestão entre a pessoa jurídica de direito público política e a seguinte espécie: a) órgão público; b) organização

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO SUMÁRIO 1. CONCEITO DE DIREITO 1 2. RAMOS DO DIREITO 2 3.1. DIREITO PRIVADO 2 3.2. DIREITO PÚBLICO 3 3. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 4 4. OBJETOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

2ª edição Revista, ampliada e atualizada

2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Bortoleto -Lepore -Dir Adm e Const teoria p conc CESPE-2ed.indb 3 11/05/2017 12:01:11 Capítulo I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE 1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,

Leia mais

Organização Administrativa Direito Administrativo

Organização Administrativa Direito Administrativo RESUMO Organização Administrativa Direito Administrativo 1 Índice Organização Administrativa... 3 Fundamento... 3 Legislação... 3 Administração Pública... 3 Órgãos Públicos... 3 Concentração e Desconcentração...

Leia mais

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre.

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre. AULA Nº 1 Estado, Governo e Administração Público Professor Ricardo Alexandre PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo, julgue

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

CONCURSEIRO 10 Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO

CONCURSEIRO 10 Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSEIRO 10 Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO REGULAR Prof. Valmir Rangel ESTADO GOVERNO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sociedade Politicamente Organizada ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES

LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: OS PODERES Prof. Eduardo efpsouza@yahoo.com.br "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." Buda "Use filtro

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Vitor Maciel professorvitormaciel.com.br ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Todo aparelhamento do estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Administração Pública 1. (CESPE/PRF/Agente Administrativo/2012) São exemplos de prerrogativas estatais estendidas às autarquias a imunidade tributária recíproca e os privilégios processuais da Fazenda

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 2 Administração Pública Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização Câmara autoriza prefeito a criar empresa pública para gerir novo Pronto-Socorro

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Gladstone Felippo Evolução - Surgimento do estado democrático de direito como garantidor dos direitos fundamentais e a tripartição das funções

Leia mais

Direito Administrativo I: Ponto 4: Organização Administrativa

Direito Administrativo I: Ponto 4: Organização Administrativa Direito Administrativo I: Ponto 4: Organização Administrativa PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), abril de 2017. Sumário de aula

Leia mais

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (FCC 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também

Leia mais

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS

CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito Básico CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUIÇÃO E AS DEMAIS ESPÉCIES NORMATIVAS CONSTITUÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Eduardo Tanaka Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988. Constituição Federal CF Carta Magna Lei Maior 1 2 CONSTITUIÇÃO E AS A Constituição

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição MATHEUS CARVALHO ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA 11 edição revista, ampliada e atualizada 1ª e 2ª FASES OAB 1 e 2 fases -Carvalho -Dir Administrativo-11ed.indd 3 27/10/2017 08:15:00 CAPÍTULO 2 PODERES

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo Natureza Jurídica do Direito Administrativo O Direito é tradicionalmente dividido

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais