Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta"

Transcrição

1 AULA 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO: CONCEITO, OBJETO E FONTES / ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONCEITO Introdução ao Direito Administrativo: Direito Público e Direito Privado Direito Público Desigualdade jurídica regula os interesses estatais e sociais Direito Privado Igualdade Jurídica regula os interesses individuais Direito Administrativo - Ramo do direito público Três elementos do Estado: POVO ESTADO TERRITÓRIO GOVERNO SOBERANO O Estado tem 03 funções: I Função Legislativa => elaboração das leis. Exercida tipicamente pelo Poder Legislativo. II Função Jurisdicional => aplicação da lei aos casos concretos. Exercida tipicamente pelo Poder Judiciário. III Função Administrativa => administração da máquina pública. Exercida tipicamente pelo Poder Executivo. OBS: Atipicamente os Poderes Legislativo e Judiciário também exercem uma função administrativa.

2 Sistemas administrativos Jurisdição Una - sistema inglês art. 5º, XXXV, CF (adotado no Brasil) Dualidade de jurisdição - Sistema do contencioso administrativo sistema francês CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, agentes e atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. 1 Ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública. 2 FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO Lei (sentido amplo) fonte primária do Direito Administrativo, abrangendo esta expressão desde a Constituição até os regulamentos executivos. Doutrina Sistema teórico de princípios aplicáveis ao Direito Positivo. Jurisprudência Reiteração dos julgamentos num mesmo sentido. OBS: EC 45/2004 art. 103-A, CF súmulas vinculantes Costumes prática administrativa 1 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 39ª ed. São Paulo: Malheiros, 2013, p DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 48.

3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA => sentido subjetivo, orgânico ou formal: é o conjunto de órgãos, agentes e entidades que exercem a função administrativa estatal.. Órgãos unidade despersonalizadas (não possuem personalidade jurídica.. Entidades estruturas dotadas de personalidade jurídica.. Agentes públicos Pessoas físicas que desempenham alguma função pública, de forma remunerada ou não, com ou sem vínculo profissional. =>sentido objetivo, funcional ou material: atividade concreta e imediata desempenhada pelo Estado, visando satisfazer as necessidades que a coletividade possui.. Atividade de Polícia administrativa (Ex: choque de ordem). Serviços públicos (art. 21, CF). Fomento (incentivo) EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO (OUTORGA POR REMOÇÃO / TJ-SE / 2014 / CESPE) Julgue os itens a seguir. 01 O fomento, a polícia administrativa e o serviço público são abrangidos pela administração pública em sentido objetivo. (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO / ÁREA ADMINISTRAÇÃO / TCE-PA / 2016 / CESPE) No que concerne à administração pública, julgue os itens a seguir. 02 Do ponto de vista subjetivo, a administração pública integra o Poder Executivo, que exerce com exclusividade as funções administrativas, em decorrência do princípio da separação dos poderes. (NÍVEL SUPERIOR - DIREITO / MC / 2013 / CESPE) Julgue os itens subsecutivos. 03 É característica marcante do direito público a desigualdade nas relações jurídicas por ele regidas, devido à prevalência do interesse público sobre o privado. (ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / MI / 2013 / CESPE) Com relação a Estado, governo e administração pública, julgue os itens seguintes. 04 Consoante as regras do direito brasileiro, as funções administrativas, legislativas e judiciais distribuem-se entre os poderes estatais Executivo, Legislativo e Judiciário, respectivamente, que as exercem de forma exclusiva, segundo o princípio da separação dos poderes.

4 (ANALISTA ADMINISTRATIVO / TJ-CE / 2014 / CESPE) No que se refere ao Estado, governo e à administração pública, julgue os itens a seguir. 05 A administração pública, em sentido subjetivo, diz respeito à atividade administrativa exercida pelas pessoas jurídicas, pelos órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa. (PROCURADOR / TCE-PB / 2014 / CESPE) No que se refere ao direito administrativo e seus princípios, julgue os itens a seguir. 06 A lei é fonte primária do direito, sendo que o costume, fonte secundária, não é considerado fonte do direito administrativo. (ANALISTA DE PLANEJAMENTO / DIREITO / INPI / 2013 / CESPE) Em relação ao objeto e às fontes do direito administrativo, julgue os itens seguintes. 07 Considerada fonte secundária do direito administrativo, a jurisprudência não tem força cogente de uma norma criada pelo legislador, salvo no caso de súmula vinculante, cujo cumprimento é obrigatório pela administração pública. (ANALISTA JUDICIÁRIO / ÁREA JUDICIÁRIA / TRE-MS / 2013 / CESPE) 08 Dizer que o direito administrativo é um ramo do direito público significa o mesmo que dizer que seu objeto está restrito a relações jurídicas regidas pelo direito público. (ANALISTA JUDICIÁRIO / ÁREA JUDICIÁRIA / TRE-MS / 2013 / CESPE) Em relação ao objeto e às fontes do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 09 O Poder Executivo exerce, além da função administrativa, a denominada função política de governo como, por exemplo, a elaboração de políticas públicas, que também constituem objeto de estudo do direito administrativo. (ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / CADE / 2014 / CESPE) Julgue os itens que se seguem. 10 Embora a função administrativa seja atípica para os Poderes Judiciário e Legislativo, no exercício da função administrativa, esses poderes praticam atos administrativos. 11) (AUDITOR / AL-BA / FGV / 2014) No que tange ao conceito e à abrangência do Direito Administrativo, assinale a afirmativa correta. (A) Disciplina, predominantemente, relações jurídicas horizontais. (B) Tem como objeto de estudo o aparato estatal de execução de políticas públicas. (C) Tem como um de seus objetos principais o estudo do exercício da função política. (D) Volta-se exclusivamente para o estudo do Poder Executivo, uma vez que é esse poder que exerce, com exclusividade, função administrativa. (E) Estuda apenas as pessoas jurídicas de direito público. 12) (ADVOGADO / FUNASG / FUNCAB / 2015) Com relação ao conceito de Direito Administrativo, assinale a opção que congrega de forma correta os elementos que o compõem.

5 A) Direito Administrativo é o ramo do Direito Público que estuda princípios e normas reguladores do exercício da função administrativa. B) Direito Administrativo é um conjunto de princípios e normas que não alberga a noção de bem de domínio privado do Estado. C) Direito Administrativo sintetiza-se no conjunto harmônico de normas e princípios que regulam exclusivamente as relações jurídicas administrativas entre o Estado e o particular. D) O conceito de Direito Administrativo compreende apenas a regência de atividades contenciosas entre órgãos públicos, seus servidores e administrados. E) Direito Administrativo pode ser traduzido pelo conjunto de normas e princípios que organizam a relação jurídica exclusivamente entre os próprios componentes da Administração Pública. 13) (PROMOTOR / MP-PE / 2014 / FCC) Em sua formação, o Direito Administrativo brasileiro recebeu a influência da experiência doutrinária, legislativa e jurisprudencial de vários países, destacando-se especialmente a França, considerada como berço da disciplina. No rol de contribuições do Direito Administrativo francês à prática atual do Direito Administrativo no Brasil, NÃO é correto incluir (A) a adoção de teorias publicísticas em matéria de responsabilidade extracontratual das entidades estatais. (B) a adoção do interesse público como eixo da atividade administrativa. (C) a ideia de exorbitância em relação ao direito comum, aplicável aos particulares. (D) a teoria do desvio de poder. (E) o sistema de contencioso administrativo. 14) (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO / FBN / 2013 / FGV) Administração Pública é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. Assinale a afirmativa que indica os dois sentidos em que se divide o conceito de Administração Pública. (A) Objetivo e funcional. (B) Material e funcional. (C) Objetivo e subjetivo. (D) Subjetivo e orgânico. 15) [FGV TJ-AM - Analista Judiciário - Direito] Com relação ao sentido da expressão Administração Pública, analise as afirmativas a seguir. I. Administração Pública, em sentido formal, relaciona-se à pessoa que executa atividades da administração. II. Administração Pública, em sentido material, relaciona-se à atividade administrativa desempenhada pelo Estado. III. Administração Pública, em sentido subjetivo, relaciona-se às pessoas jurídicas que executam a Administração Pública em sentido objetivo, às atividades de execução desempenhadas pelo Estado. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta.

6 b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e a III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e a III estiverem corretas e) se todas as afirmativas estiverem corretas (ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO / ÁREA ADMINISTRAÇÃO / TCE-PA / 2016 / CESPE) No que concerne à administração pública, julgue os itens a seguir. 16 Do ponto de vista subjetivo, a administração pública integra o Poder Executivo, que exerce com exclusividade as funções administrativas, em decorrência do princípio da separação dos poderes. 17) (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL / SEFAZ-MA / 2016 / FCC) São fontes do Direito Administrativo: I. lei. II. razoabilidade. III. moralidade. IV. jurisprudência. V. proporcionalidade. Está correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) II e IV. (C) I e IV. (D) III e V. (E) IV e V. 18) (ANALISTA DE GESTÃO - ADMINISTRADOR / COMPESA-PE / 2014 / FGV) Direito Administrativo é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas que tendem a realizar os fins desejados pelo Estado. Assinale a opção que indica as quatro fontes do Direito Administrativo. (A) Doutrinas, lei, regras e normas. (B) Lei, normas, regras e jurisprudência. (C) Regras, normas, jurisprudência e costumes. (D) Lei, doutrina, jurisprudência e os costumes. (E) Normas, doutrinas, jurisprudência e lei. 19) (AGENTE PENITENCIÁRIO / SEJAP-MA / 2013 / FGV) A doutrina administrativista aponta a existência de uma diferença entre a função de governo e a função administrativa. Diante dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir. I. As funções de governo estão mais próximas ao objeto do direito constitucional, enquanto a função administrativa é objeto do direito administrativo. II. A função de governo tem como um de seus objetivos estabelecer diretrizes políticas, enquanto a função administrativa se volta para a tarefa de executar essas diretrizes. III. A expressão administração pública, quando tomada em sentido amplo, engloba as funções administrativas e as funções de governo. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas.

7 (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretos. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretos. (D) se somente a afirmativa II estiver correta. (E) se somente a afirmativa III estiver correta. (PROCURADOR MUNICIPAL / PREFEITURA DE FORTALEZA / 2017 / CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue o item que se segue. 20 A regulação das relações jurídicas entre agentes públicos, entidades e órgãos estatais cabe ao direito administrativo, ao passo que a regulação das relações entre Estado e sociedade compete aos ramos do direito privado, que regulam, por exemplo, as ações judiciais de responsabilização civil do Estado. 21 Conforme a doutrina, diferentemente do que ocorre no âmbito do direito privado, os costumes não constituem fonte do direito administrativo, visto que a administração pública deve obediência estrita ao princípio da legalidade. 22) (ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / TRE-PE / 2017 / CESPE) O direito administrativo é A um ramo estanque do direito, formado e consolidado cientificamente. B um ramo do direito proximamente relacionado ao direito constitucional e possui interfaces com os direitos processual, penal, tributário, do trabalho, civil e empresarial. C um sub-ramo do direito público, ao qual está subordinado. D um conjunto esparso de normas que, por possuir características próprias, deve ser considerado de maneira dissociada das demais regras e princípios. E um sistema de regras e princípios restritos à regulação interna das relações jurídicas entre agentes públicos e órgãos do Estado. 23) (AGENTE DE POLÍCIA / PC-PE / 2016 / CESPE) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento de uma norma posta, assinale a opção correta. a) A lei é uma fonte primária e deve ser considerada em seu sentido amplo para abranger inclusive os regulamentos administrativos. b) O acordo é uma importante fonte do direito administrativo por ser forma de regulamentar a convivência mediante a harmonização de pensamentos. c) Os costumes, pela falta de norma escrita, não podem ser considerados como fonte do direito administrativo. d) A jurisprudência é compreendida como sendo aquela emanada por estudiosos ao publicarem suas pesquisas acerca de determinada questão jurídica. e) Uma doutrina se consolida com reiteradas decisões judiciais sobre o mesmo tema. 24) (ESCRIVÃO DE POLÍCIA / PC-PE / 2016 / CESPE) Acerca de conceitos inerentes ao direito administrativo e à administração pública, assinale a opção correta. A O objeto do direito administrativo são as relações de natureza eminentemente privada. B A divisão de poderes no Estado, segundo a clássica teoria de Montesquieu, é adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, com divisão absoluta de funções.

8 C Segundo o delineamento constitucional, os poderes do Estado são independentes e harmônicos entre si e suas funções são reciprocamente indelegáveis. D A jurisprudência e os costumes não são fontes do direito administrativo. E Pelo critério legalista, o direito administrativo compreende os direitos respectivos e as obrigações mútuas da administração e dos administrados. 25) (ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / TRT-8ª REGIÃO / 2016 / CESPE) A respeito dos elementos do Estado, assinale a opção correta. A Povo, território e governo soberano são elementos indissociáveis do Estado. B O Estado é um ente despersonalizado. C São elementos do Estado o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Poder Executivo. D Os elementos do Estado podem se dividir em presidencialista ou parlamentarista. E A União, o estado, os municípios e o Distrito Federal são elementos do Estado brasileiro. GABARITO: 01 ( C ) 02 ( E ) 03 ( C ) 04 ( E ) 05 ( E ) 06 ( E ) 07 ( C ) 08 ( E ) 09 ( E ) 10 ( C ) 11 ( B ) 12 ( A ) 13 ( E ) 14 ( C ) 15 ( E ) 16 ( E ) 17 ( C ) 18 ( D ) 19 ( A ) 20 ( E ) 21 ( E ) 22 ( B ) 23 ( A ) 24 ( C ) 25 ( A )

9 "A vida não estende tapete vermelho..." (Desembargador Jessé Torres)

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO.

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO. CARREIRAS FISCAIS AULA Nº 1 Conceito de Administração Pública Professor FLÁVIO GERMANO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br Estado: Elementos Estado: Conceito Sob o aspecto político: comunidade de

Leia mais

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre.

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre. AULA Nº 1 Estado, Governo e Administração Público Professor Ricardo Alexandre PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo, julgue

Leia mais

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE 1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO Estado: Pessoa Jurídica de Direito Público; Submetido às normas estipuladas pela Constituição Federal; Dirigido por um governo que possui soberania reconhecida

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Regime Geral do Direito Administrativo

Regime Geral do Direito Administrativo Regime Geral do Direito Administrativo Conceito de Direito Administrativo Sistemas administrativos Noções de estado, governo e administração Direito Público e Direito Privado Direito Público: regular os

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO CONCEITO Direito Administrativo Ramo do direito público Conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público Regem as relações

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

Introdução ao Direito Administrativo

Introdução ao Direito Administrativo 1 Introdução ao Direito Administrativo 1. (Cespe Analista Judiciário Administrativa TRE MT/2015) Com relação ao direito administrativo e à administração pública, assinale a opção correta. a) A administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Alexandre prado Direito Administrativo Como surgiu? Direito Administrativo como sistema jurídico de normas e princípios Movimento constitucionalistas Início data do final do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5)

DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5) Turma de Direito V Nome: DIREITO ADMINISTRATIVO I - Profª Patrícia Ferreira Soares Mendes ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ESTUDO DAS UNIDADES I E II (2.1 a 2.5) Analise as assertivas, marcando a opção correta de

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 2 Fontes do Processo Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Processo Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

ERRATA. Manuais para Concursos Manual de Direito Administrativo 5ª edição Autor: Matheus Carvalho

ERRATA. Manuais para Concursos Manual de Direito Administrativo 5ª edição Autor: Matheus Carvalho ERRATA Manuais para Concursos Manual de Direito Administrativo 5ª edição Autor: Matheus Carvalho Capítulo 1, Introdução ao Direito Administrativo Erro na numeração das Questões de Concursos (páginas 56,

Leia mais

1 Direito Administrativo Aula 01

1 Direito Administrativo Aula 01 1 Direito Administrativo Aula 01 2 Direito Administrativo Aula 01 Direito Administrativo Estado, governo e administração pública Sumário Conceito de Estado... 4 Funções do Estado... 4 Funções do estado...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Irene Patrícia Nohara Direito Administrativo versão compacta 11ª Edição Revista, ampliada e atualizada 2017 1 DIREITO ADMINISTRATIVO 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo O Direito Administrativo

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e a administração pública e que

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Princípios Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 1. (2018 CESPE TCM-BA Auditor Estadual de Infraestrutura) A administração possui posição

Leia mais

Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MGProva: Procurador Municipal Em sentido objetivo, a administração pública se identifica

Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MGProva: Procurador Municipal Em sentido objetivo, a administração pública se identifica Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: Prefeitura de Belo Horizonte - MGProva: Procurador Municipal Em sentido objetivo, a administração pública se identifica com as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes públicos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I

DIREITO ADMINISTRATIVO I 1 DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2016 / 1 2 2.1 Origem, evolução histórica e autonomia; Como ramo do direito autônomo o direito administrativo surgiu em fins do século XVIII e início do século

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Aposentadoria Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA I - ESTADO 1. CONCEITO PONTO I ASPECTOS INICIAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO É uma Pessoa Jurídica de Direito Público Interno (mas que também atua

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Poderes Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PODERES 1. (2019 IADES CRF-TO Assistente Administrativo) O poder administrativo que permite certa

Leia mais

Rodada #1 Direito Constitucional

Rodada #1 Direito Constitucional Rodada #1 Direito Constitucional Professor Frederico Dias Assuntos da Rodada Noções de Direito Constitucional: Constituição: princípios fundamentais. Aplicabilidade das normas constitucionais: normas de

Leia mais

2ª edição Revista, ampliada e atualizada

2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Bortoleto -Lepore -Dir Adm e Const teoria p conc CESPE-2ed.indb 3 11/05/2017 12:01:11 Capítulo I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Introdução ao Direito Administrativo

Introdução ao Direito Administrativo Introdução ao Direito Administrativo O Direito Administrativo faz parte do direito público. É clássica a distinção de Ulpianus que, desde o Direito Romano, separava da árvore jurídica (metáfora do Direito,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS

I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS I Direito Administrativo NOÇÕES BÁSICAS Olá futuros servidores! Estou estudando DA além daqueles montes de matéria de TI. Confesso que os Direitos são meu grande desafio acima de qualquer disciplina de

Leia mais

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 - Prof. Renato Fenili I. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA I. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Administração (Pública) é o aparelhamento do Estado

Leia mais

Rodada #1 Direito Constitucional

Rodada #1 Direito Constitucional Rodada #1 Direito Constitucional Professor Frederico Dias Assuntos da Rodada NOÇÕES DE DIREITO PÚBLICO: Princípios fundamentais. (Art. 1º ao 4º da CRFB). Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo Natureza Jurídica do Direito Administrativo O Direito é tradicionalmente dividido

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO FACILITADO

DIREITO ADMINISTRATIVO FACILITADO Prezado concurseiro, Sou o professor Evandro Zillmer, atualmente sou Analista Judiciário do Superior Tribunal de Justiça e, antes disso, fui militar de carreira da Força Aérea Brasileira por mais de 20

Leia mais

Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública

Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública DIREITO ADMINISTRATIVO Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello NOVO EDITAL TJRS ANALISTA DIREITO ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Brasileiro:

Leia mais

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO PROFESSORA AMANDA ALVES ALMOZARA PÓS-GRADUADA E MESTRA PELA PUC/SP ADVOGADA www.amandaalmozara.com.br 1 1 1º) Conteúdo programático: Noções de direito e ordenamento

Leia mais

QUESTÕES DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS

QUESTÕES DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS QUESTÕES DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 01 Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Professor da Educação Básica A respeito dos princípios da administração pública e da organização administrativa,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL

DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL DIREITO ADMINISTRATIVO - VISÃO GERAL e critérios Aspectos gerais Objeto da licitação Fases 9. Regime Diferenciado de Contratação 1. Introdução ao Direito Administrativo Objeto e Sistemas administrativos

Leia mais

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo Natureza Jurídica do Direito Administrativo O Direito é tradicionalmente dividido

Leia mais

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO

SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO SUZELE VELOSO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (FCC 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Quanto à estrutura, os órgãos públicos podem ser classificados em simples, também

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

Direito Administrativo Brasileiro. Raquel Rivera Soldera

Direito Administrativo Brasileiro. Raquel Rivera Soldera Direito Administrativo Brasileiro Raquel Rivera Soldera raquel.soldera@gmail.com Direito Administrativo Brasileiro! Conceito! Princípios! Legislação aplicável Conceito É o conjunto harmônico de princípios

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 Estado Federal Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. MES. BRUNO VARGENS NUNES 1PROFESSOR BRUNO VARGENS CONCEITO Existem vários conceitos para definir o Direito Administrativo. O critério que predomina hoje é o que diz que ele

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01. A Administração Pública, como tal prevista na Constituição

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que, de acordo com o Código Civil, são considerados pessoas jurídicas

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

Matheus Carvalho Raphael Santana. Questões Comentadas. Direito. Administrativo. 2ª edição revista, atualizada e ampliada

Matheus Carvalho Raphael Santana. Questões Comentadas. Direito. Administrativo. 2ª edição revista, atualizada e ampliada Matheus Carvalho Raphael Santana Questões Comentadas Direito Administrativo 2ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (CESPE Procurador do Município Prefeitura

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) Devido ao fato de regular toda a atividade estatal, o direito administrativo aplica-se

Leia mais

Aula 00. Prof. Erick Alves. Direito Administrativo para ISS Campinas Auditor Fiscal Tributário. 1 de 46

Aula 00. Prof. Erick Alves. Direito Administrativo para ISS Campinas Auditor Fiscal Tributário. 1 de 46 1 de 46 www.direcaoconcursos.com.br Direito Administrativo para ISS Campinas Auditor Fiscal Tributário Sumário SUMÁRIO...2 APRESENTAÇÃO... 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 4 DIREITO ADMINISTRATIVO... 14 DIREITO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. Conceito e Fontes do Direito Administrativo... 002 II. Administração Pública... 003 III. Entes Administrativos... 003 IV. Agentes Públicos... 013 V. Bens Públicos... 050 VI. Princípios

Leia mais

REVISÃO FINAL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO SERGIPE

REVISÃO FINAL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO SERGIPE REVISÃO FINAL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO SERGIPE Edital n º 1 SEPLAG-SE/PGE-SE, de 27 de julho de 2017 Revisão ponto a ponto PROCURADOR DO ESTADO DE SERGIPE COORDENAÇÃO Henrique Correia AUTORES Adriana

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Constitucional Questões Aula 1 Prof. André Vieira Questões Cespe 1. (112270) 2016 CESPE DPU Conhecimentos Básicos Cargos 3 e 8 Acerca dos princípios fundamentais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 7 ADMINISTRATIVO 1 DEVO SABER 1 ADMINISTRATIVO 1.1 Introdução Antes de qualquer consideração que venhamos a explanar, é preciso, inicialmente, mesmo que de forma resumida, entender o que é o Direito e

Leia mais

1ª PARTE. Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 01

1ª PARTE. Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 01 1ª PARTE Questão 1 (FGV Auditor AL - BA/2014) No que concerne ao princípio da autotutela, analise as afirmativas a seguir. I. A autotutela poderá envolver o reexame de mérito de atos administrativos. II.

Leia mais

ATIVIDADE JUDICIÁRIA COMO SERVIÇO PÚBLICO E A (IR)RESPONSABILIDADE CIVIL

ATIVIDADE JUDICIÁRIA COMO SERVIÇO PÚBLICO E A (IR)RESPONSABILIDADE CIVIL ATIVIDADE JUDICIÁRIA COMO SERVIÇO PÚBLICO E A (IR)RESPONSABILIDADE CIVIL Acadêmico: Jean Wagner Camargo Di Pietro (2003) assevera que não é fácil obter-se uma noção de serviço público, pois este sofreu

Leia mais

IUS RESUMOS. Noções introdutórias de Direito Administrativo e Regime Jurídico da Administração. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes

IUS RESUMOS. Noções introdutórias de Direito Administrativo e Regime Jurídico da Administração. Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes Noções introdutórias de Direito Administrativo e Regime Jurídico da Administração Organizado por: Elaine Cristina Ferreira Gomes SUMÁRIO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO E REGIME JURÍDICO

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Administrativo - Questões de Certo / Errado

Livro Eletrônico Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Administrativo - Questões de Certo / Errado Livro Eletrônico Aula 00 Simulados Inéditos de Direito Administrativo - Questões de Certo / Errado Professor: Claudenir Brito AULA 00: Sistemas Administrativos Simulados inéditos de Direito Administrativo

Leia mais

Rodada #1 Direito Constitucional

Rodada #1 Direito Constitucional Rodada #1 Direito Constitucional Professor Frederico Dias Assuntos da Rodada NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais: Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Quando se fala em Estado, Governo e Administração Pública, por vezes entende-se que os termos se equivalem ou remetem à mesma coisa, porém de maneira conceitual

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Coleção TRIBUNAIS e MPU LEANDRO BORTOLETO Coordenador HENRIQUE CORREIA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Leis 8.112/90 e 11.416/06 PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E DO MPU 2.ª edição revista

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA CAPÍTULO I NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA I - ESTADO 1. CONCEITO PONTO I ASPECTOS INICIAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO É uma Pessoa Jurídica de Direito Público Interno (mas que também atua

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

Rodada #1 Direito Constitucional

Rodada #1 Direito Constitucional Rodada #1 Direito Constitucional Professor Frederico Dias Assuntos da Rodada DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. Supremacia da Constituição.

Leia mais

Aula 00 Curso: Direito Administrativo TRF 2ª Região Noções Gerais Todos os Cargos Professor: Alexandre Baldacin

Aula 00 Curso: Direito Administrativo TRF 2ª Região Noções Gerais Todos os Cargos Professor: Alexandre Baldacin Aula 00 Curso: Direito Administrativo TRF 2ª Região Noções Gerais Todos os Cargos Professor: Alexandre Baldacin Prof. Alexandre Baldacin 1 de 98 APRESENTAÇÃO Curso: Direito Administrativo p/ TRF 2ª Noções

Leia mais

01 Q Direito Constitucional Organização dos Poderes. 02 Q Direito Constitucional Organização dos Poderes.

01 Q Direito Constitucional Organização dos Poderes. 02 Q Direito Constitucional Organização dos Poderes. 01 Q264747 Direito Constitucional Organização dos Poderes. BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TSTProva: Analista Judiciário Taquigrafia De acordo com a Constituição Federal, são Poderes da União a) independentes

Leia mais

INSS - QUESTÕES POR TÓPICOS - CESPE -

INSS - QUESTÕES POR TÓPICOS - CESPE - 1 ESQUEMAS E QUESTÕES INSS - QUESTÕES POR TÓPICOS - CESPE - Direito Administrativo INSS NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (QUESTÕES POR TÓPICOS CESPE) - PARTE 1 DE 3 1- (CAIXA-2014) Sendo o capital social

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Organização Administrativa BOM DIA!!!

Organização Administrativa BOM DIA!!! BOM DIA!!! 1. Introdução 2. Administração Pública 3. Órgão Público 4. Classificação dos Órgãos 5. Descentralização e Desconcentração 6. Função Pública 7. Cargo Público 8. Agente Público 1. Introdução Regime

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária CURSO INSS 2015 Aula 02 Legislação Previdenciária (Conteúdo, fontes, autonomia, aplicação das normas previdenciárias, vigência, hierarquia, interpretação e integração) LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONCEITO

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

Capítulo I Direito Administrativo e Administração Pública

Capítulo I Direito Administrativo e Administração Pública Capítulo I Direito Administrativo e Administração Pública 15 Capítulo I Direito Administrativo e Administração Pública QUESTÕES I.1. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 01. (FCC Procurador do Estado

Leia mais

Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO

Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO Policia Rodoviária Federal - PRF DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO REGULAR Prof. Valmir Rangel ESTADO GOVERNO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sociedade Politicamente Organizada ESTADO ELEMENTOS DO ESTADO Povo Território

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. (CESPE MPE-PI Técnico Ministerial Área Administrativa 2018) A defesa da paz e a solução pacífica

Leia mais

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para a nossa aula: Guilherme NUCCI - Código de Processo

Leia mais

Rodada #1 Direito Administrativo

Rodada #1 Direito Administrativo x Rodada #1 Direito Administrativo Professor Carlos Antônio Bandeira Assuntos da Rodada DIREITO ADMINISTRATIVO 1 : 1 Direito administrativo: conceito, fontes e princípios. 2 Estado, governo e administração

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO ESTRUTURA ADMINISTRATIVA O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de ESTADO, sobre o qual repousa

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE (ADI 514/PI)*** Normas Constitucionais Originárias Normas Constitucionais Derivadas (E.C.) Tratados

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Vitor Maciel professorvitormaciel.com.br ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Todo aparelhamento do estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades

Leia mais

INTRODUÇÃO 1.1. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

INTRODUÇÃO 1.1. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO 1.1. CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO: é o conjunto de normas de conduta coativa impostas pelo Estado, se traduz em princípios de conduta social tendentes a realizar Justiça, assegurando

Leia mais

Direito Administrativo para Magistratura Estadual Teoria e exercícios comentados Prof. Erick Alves Aula 00

Direito Administrativo para Magistratura Estadual Teoria e exercícios comentados Prof. Erick Alves Aula 00 Olá pessoal! É com grande satisfação que recebi o convite do Estratégia Concursos para ministrar este curso de Direito Administrativo, especialmente formatado para concursos da Magistratura Estadual. Antes

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DEMONSTRATIVA Professor Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br Olá, bem-vindo ao nosso curso para o concurso de Auditor-Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais