Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca"

Transcrição

1 Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

2 Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis diretas pela criação, elaboração e aperfeiçoamento de toda ciência administrativista, produzindo, aprimorando e até justificando, suas Leis, normas internas e decisões judiciais. Para tanto, serão abordados os seguintes tópicos: 1. A Constituição 2. As Leis 3. A Jurisprudência 4. A doutrina 5. Os costumes

3 Considerações Iniciais Em se tratando do Direto Administrativo é importante ressaltar, dentre outras, quatro principais espécies de fontes jurídicas: a lei, como fonte primária e doutrina, jurisprudência e costumes, como fontes secundárias.

4 A Constituição Constituição como fonte primária: respalda-se no princípio do devido processo legal, que abarca um conjunto de princípios constitucionais pelo qual o processo administrativo deve obedecer. O art. 5º da CF e seus incisos, bem como o art. 37 da CF constituem o núcleo duro principiológico do direito administrativo.

5 As Leis A importância das fontes do direito administrativo decorre do princípio da legalidade, o qual o Legislador brasileiro consagrou expressamente na Constituição Federal (art. 37, caput). Neste sentido, a Constituição Federal é a principal fonte do Direito Administrativo, na qual se encontram todos os fundamentos e princípios jurídicos que irão servir de base para a criação das outras normas jurídicas. Todavia não somente a Constituição Federal constitui uma fonte jurídica para o Direito Administrativo. As Leis, os regulamentos, as instruções normativas, as resoluções e até mesmos as portarias expedidas pela Administração Pública, também, figuram como fontes jurídicas para o Direito Administrativo. Exemplos: Lei nº 8.112/90 que dispõe acerca do regime jurídico dos servidores civis da União e a Lei nº 8.666/93 que dispõe acerca das licitações e contratos públicos.

6 Lei Nacional x Lei Federal Na repartição de competências na Constituição Brasileira há competências legislativas e administrativas privativas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e competências comuns aos entes federativos. Dessa forma entende-se por: Lei Nacional: normas centrais, gerais, aplicáveis a todo o território nacional, ou seja, a todos os entes da federação - União, Estados, Distrito Federal e Municípios. É, portanto, a atribuição legislativa da União como ente que congrega todas as pessoas políticas, estabelecendo normas a eles comuns. Ex: Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000). Lei Federal: normas parciais, válidas apenas para a pessoa jurídica de direito público que a instituiu. Referemse à regulamentação de situações que envolvem exclusivamente a União, como pessoa pública equiparada às demais. Ex: Lei dos Servidores Públicos da União (Lei nº 8112/90). Existem, ainda, leis federal e nacional concomitantemente. Ex: Lei de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 8.666/93) e a Lei das PPPs (Lei nº /04).

7 A Jurisprudência Quando uma decisão judicial é proferida de forma reiterada, pode-se considerar que foi formada uma jurisprudência naquele sentido, ou seja, jurisprudência, nada mais é que uma reunião de várias decisões judiciais, acerca determinada matéria. Uma jurisprudência se cristaliza, ou seja, se pacifica, quando determinada matéria é julgada sempre no mesmo sentido. A jurisprudência é uma importante fonte do Direito, em se tratando de Direito Administrativo. As decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça em questões relacionadas ao Direito Administrativo é um bom exemplo de jurisprudência do Direito Administrativo.

8 Súmula Vinculante Com o advento da súmula vinculante, o direito administrativo também passou a ser vinculado às decisões do Supremo Tribunal Federal. Um clássico exemplo da força vinculatória do STF na Administração Pública é a Súmula Vinculante nº 13, editada em 21/08/2008, que veda a prática do Nepotismo na Administração Pública direta e indireta, in verbis: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

9 Jurisprudência Administrativa A jurisprudência administrativa são as decisões reiteradas e pacificadas no âmbito administrativo. Cada órgão julgador que compõe a Administração Pública cria a sua própria jurisprudência que orienta os julgados administrativos. Citem-se, por exemplo, a jurisprudência do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda e do Tribunal de Contas da União. A jurisprudência administrativa tem um papel relevante na pacificação de matérias reiteradas e repetitivas, o que enseja maior celeridade nos processos administrativos.

10 Orientações Normativas e Jurisprudenciais da Advocacia Geral da União A Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, que institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União, estabelece os pareceres e as súmulas são diretrizes fundamentais que orientam as matérias de interesse da AGU, dos seus servidores e de outras pessoas que possam ser afetadas pelas diversas instâncias administrativas, conforme dispõem os artigos 39 a 44 da referida lei. Dessa forma, as orientações normativas e as jurisprudências da Advocacia Geral da União são mecanismos que possibilitam uma sistematização do entendimento da AGU para os diversos órgãos que compõe a Administração Pública.

11 A Doutrina Doutrina é a interpretação dada pelos operadores do Direito acerca de determinada questão jurídica. Desta forma, não se engane, a doutrina, não se presta somente a interpretar a Lei, mas também a todas as outras questões relacionadas ao Direito, tais como sua origem, seus princípios, objetivos e sua evolução. Existe certa divergência jurídica, quanto ao fato da doutrina representar uma fonte do Direito. Para alguns autores, entender que doutrina representa uma fonte do Direito significa em afronta direta ao princípio da Legalidade. Todavia, para a maior parte dos autores, a doutrina constitui uma fonte do Direito, não havendo qualquer empecilho neste sentido. Inclusive, não se pode olvidar que a doutrina é constantemente utilizada quando da realização dos julgamentos pelos Tribunais.

12 Os costumes Os costumes, também, representam importante fonte do direito. Surgem através de comportamentos, atos ou condutas praticados reiteradamente que com o passar do tempo começam a integrar o cotidiano das pessoas. Em se tratando do direito Administrativo especificamente, é importante ressaltar a prática administrativa como importante fonte do Direito Administrativo ante a ausência de norma legal específica. Desta forma, como o passar do tempo, a solução dada pelo administrador público e sua aplicação reiterada, poderá se tornar praxe em toda Administração Pública, sendo assim, aplicada na resolução de todas as questões semelhantes.

13 Conclusões Conclui-se, portanto, que o Direito Administrativo possui 4 (quatro) fontes principais: as leis, a doutrina, a jurisprudência e os costumes. É importante ressaltar que as leis são a fonte primária e as demais configuram fontes secundárias as quais são utilizadas diante da omissão legal. Além da Constituição Federal, constituem fontes legais do Direito Administrativo as leis, os regulamentos, instruções normativas, resoluções e portarias, Há divergência entre os próprios doutrinadoras quanto a utilização da doutrina como fonte do Direito Administrativo, prevalecendo a posição pela sua constituição como fonte. O Administrador Público, diante da omissão da legislação e da jurisprudência poderá implementar, em acordo com os princípios administrativos, práticas que, tomadas de forma reiterada, poderão se tornar praxe para toda a Administração.

14 Referências Para explorar o tema de forma mais profunda, apresentamos abaixo a bibliografia utilizada na elaboração da aula, bem como demais links para acesso a outros conteúdos relativos ao tema: DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 27 ed. São Paulo: Atlas, p. 84 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 40 ed. São Paulo: Malheiros, p WALINE, Jean. Droit administratif. 22ª ed. Paris: Dalloz, p MARRARA, Thiago. As fontes do direito administrativo e o princípio da legalidade. Revista Digital de Direito Administrativo, v.1, n.1, p

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 2 Fontes do Processo Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Processo Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC

DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC Prof. Jean Pitter MARATONA FCC Aulas semanais AO VIVO (1 hora e 40 minutos + 20 minutos de chat) Foco total na Banca FCC Resolução de questões + Teorias Pontuais.

Leia mais

ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE

ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, TENDO EM VISTA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: Fábio Ramos 2015 FGV TJ/PI Analista Judiciário Escrivão Judicial 1. A Constituição de 1988, ao enunciar os seus princípios fundamentais, fez menção, em seu art. 1º, à

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO nº 01/2016 O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA VINCULADA DE ARNEIROZ, no exercício de suas atribuições legais e constitucionais, conferidas pelo artigo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Princípios da Administração Pública Profª. Fabiana Coutinho - Princípios da Administração Pública no caput do art.37, CRFB/88 Legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 02: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes ACHADO NÃO É ROUBADO? 1. CONCEITO Conceito de Princípio Princípios da Administração Pública Constitucionais Art. 37, caput, CF A administração

Leia mais

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO Ministério Público apontava situações de Nepotismo com base na Resolução 07/2005 do CNJ (restrita ao Poder Judiciário). Em verdade é a própria CF, ao elencar os princípios

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14/CMA/2009 (Com alteração no Anexo I) A presente Instrução Normativa disciplina o disposto na Constituição Federal e na Súmula Vinculante Nº 13, do Supremo Tribunal Federal, no

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Decreto nº 7.203/2010 Prof.ª Tatiana Marcello Decreto nº 7.203/2010 Edital Decreto nº 7.203/2010

Leia mais

Parecer AJ nº 383/ Trata-se de consulta formulada pela I. Chefia de Gabinete por solicitação do Excelentíssimo Defensor Público-Geral.

Parecer AJ nº 383/ Trata-se de consulta formulada pela I. Chefia de Gabinete por solicitação do Excelentíssimo Defensor Público-Geral. Processo Nº 4276/2014 Interessado: Defensoria Pública Assunto: Consulta da Chefia de Gabinete sobre a possibilidade de atribuição de gratificação mensal a título de representação (GR), art. 135, III, da

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

GEPATRIA Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa Região de Londrina

GEPATRIA Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa Região de Londrina NOTÍCIA DE FATO Nº MPPR-0078.18.002292-9 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 02/2018 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, por seu Promotor de Justiça que ao final subscreve, coordenador do Grupo Especializado

Leia mais

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal:

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal: ABONO DE PERMANÊNCIA SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA - NECESSIDADE DE DECISÃO JUDICIAL PARA APLICAÇÃO ANALÓGICA DA LC 142/2013 REGULAMENTANDO O ART 40, 4,I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Diego Wellington Leonel

Leia mais

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. EXPLÍCITOS: 2. IMPLÍCITOS: Art. 37, Caput, CF (EXPLÍCITOS): 1. EXPLÍCITOS: a) Princípio da legalidade ( arts. 5º, II; 37 caput e 84, IV): Ressalvas: Medidas provisórias

Leia mais

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010.

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito da administração pública federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso

Leia mais

Princípios 1- CONCEITO. 2 - Regime Jurí dico e Teoria da Ponderaça o 3 - PRINCI PIOS

Princípios 1- CONCEITO. 2 - Regime Jurí dico e Teoria da Ponderaça o 3 - PRINCI PIOS 1- CONCEITO Na lição de José dos Santos Carvalho Filho, Princípios Administrativos são os postulados fundamentais que inspiram todo o modo de agir da Administração Pública. Representam os pilares pré-normativos,

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018

CONFLITO DE INTERESSES. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018 CONFLITO DE INTERESSES Leandro de Matos Coutinho Presidente do ICRio Fernando Fleider Sócio Diretor da ICTS Protiviti Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018 CONFLITO DE INTERESSES Uma visão legal e sociológica

Leia mais

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 Resolução de Questões

Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 Resolução de Questões Programa de Consolidação da Aprendizagem - Encontro 05 Resolução de Questões Prof. Renato Fenili Agosto de 2016 I. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. (CESPE / MS / 2010) Conceitua-se administração pública,

Leia mais

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta AULA 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO: CONCEITO, OBJETO E FONTES / ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONCEITO Introdução ao Direito Administrativo: Direito Público e Direito Privado Direito

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Respostas a perguntas de Direito Constitucional da primeira fase do concurso de 2007 para Defensor da União Acerca do Poder Judiciário, julgue

Leia mais

O PRINCÍPIO DA MORALIDADE E A VEDAÇÃO AO NEPOTISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: SÚMULA VINCULANTE N 13 DO STF RESUMO

O PRINCÍPIO DA MORALIDADE E A VEDAÇÃO AO NEPOTISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: SÚMULA VINCULANTE N 13 DO STF RESUMO VIII SEPE- Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES-UFRN Período-15 a 17/05/2017 Local- Caicó/UFRN/CERES Inscrições e informações sepeceres2017@gmail.com O PRINCÍPIO DA MORALIDADE E A VEDAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO FONTES DO : As fontes do Direito Administrativo podem ser consideradas quatro: A Lei, os costumes a Doutrina e a Jurisprudência. São divididas em fontes Primárias e Secundárias, sendo a fonte primária

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Direito Administrativo Princípios da Administração. Professor: Leonardo Torres.

Direito Administrativo Princípios da Administração. Professor: Leonardo Torres. Professor: Leonardo Torres. Professor Leonardo Torres. www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 12 Advogado, especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo dos principais cursos preparatórios

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula 1. Fontes materiais e formais. 2. Normas Jurídicas de Direito do Trabalho. Constituição, Leis, Atos do Poder Executivo, Sentença normativa, Convenções e Acordos Coletivos, Regulamentos de empresa, Disposições

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL 002/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 471/2018. PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 01 Protocolo 482/2018

PREGÃO PRESENCIAL 002/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 471/2018. PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 01 Protocolo 482/2018 PREGÃO PRESENCIAL 002/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 471/2018 PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Nº 01 Protocolo 482/2018 O, através do seu PREGOEIRO, auxiliado pela EQUIPE DE APOIO, nomeados pela Portaria nº.

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 15 Ato Administrativo - Parte IV Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Extinção dos Atos Administrativos Extinção Natural Decorre do cumprimento normal dos efeitos do ato. Extinção

Leia mais

Classificação Dicotômica Jean Domat PLÚBLICO X PRIVADO

Classificação Dicotômica Jean Domat PLÚBLICO X PRIVADO STF SABER DIREITO CONSTITUCIONALISMO Alocação do Direito Constitucional Aula 5: Soberania popular, a criação de municípios e a perspectiva de um novo ativismo judicial RAMOS do DIREITO PÚBLICO PRIVADO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SGP Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SGP n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Gestão de Pessoal Unidades

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

Nepotismo Indireto e sua Vedação Constitucional

Nepotismo Indireto e sua Vedação Constitucional A palavra nepotismo possui sua origem no latim nepos, que significa neto ou descendente. Assim, conceitua-se como o favorecimento de parentes nas relações de trabalho ou emprego. Na área pública, sua prática

Leia mais

NEPOTISMO. É extensa a abrangência do julgado:

NEPOTISMO. É extensa a abrangência do julgado: NEPOTISMO Autoria: Sidnei Di Bacco Advogado É antiga a discussão a respeito do nepotismo na administração pública. Sempre houve apelos pedindo a sua proibição. O ordenamento jurídico nunca o vedou expressamente.

Leia mais

Arts. 92 ao 126 da CF

Arts. 92 ao 126 da CF Para adquirir a apostila de 300 Questões Fundamentadas do Poder Judiciário - acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br ESSA APOSTILA SERÁ ATUALIZADA ATÉ A DATA DO ENVIO S U M Á R I O Apresentação......3

Leia mais

Delegado Federal. Revisão de Jurisprudência Dizer o Direito CESPE/CEBRASPE. Márcio André Lopes Cavalcante. Ponto a ponto do Edital

Delegado Federal. Revisão de Jurisprudência Dizer o Direito CESPE/CEBRASPE. Márcio André Lopes Cavalcante. Ponto a ponto do Edital Márcio André Lopes Cavalcante Delegado Federal Revisão de Jurisprudência Dizer o Direito CESPE/CEBRASPE Ponto a ponto do Edital 2018 www.dizerodireito.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO TABELA DE INCIDÊNCIA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado

DIREITO ADMINISTRATIVO. Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO Alexandre Prado DIREITO ADMINISTRATIVO CONCEITO Direito Administrativo Ramo do direito público Conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público Regem as relações

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de...

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... São Paulo, 20 de dezembro de 2011. Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... A Câmara do Município de..., por intermédio de seu Ilustre Assessor, Dr...., consulta-nos sobre o requerimento apresentado

Leia mais

Câmara Municipal de Tijucas do Sul

Câmara Municipal de Tijucas do Sul Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/2012 Inclui os incisos X, XI, XII, XIII, XIV e parágrafo único, no art. 87 à Lei Orgânica do Município de Tijucas do Sul, Paraná, que disciplina o exercício de cargos,

Leia mais

2ª edição Revista, ampliada e atualizada

2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Bortoleto -Lepore -Dir Adm e Const teoria p conc CESPE-2ed.indb 3 11/05/2017 12:01:11 Capítulo I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2: DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS AGENTES PÚBLICOS. TÓPICO 02: REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS Antes de adentrarmos a questão dos Regimes Jurídicos Funcionais, faz-se necessário

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 20 Controle da Administração Pública Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução A presente aula tem por objetivo apresentar o controle exercido pela Administração Pública. Serão

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta DIREITO ADMINISTRATIVO Professor: Felipe Dalenogare Autarquias Empresas Públicas Administração Pública Indireta Sociedades de Economia Mista Fundações Públicas Administração Pública Entidades dotadas de

Leia mais

Em relação aos cargos em comissão e funções de confiança, o inciso V, do art. 37 da Carta Constitucional traz a seguinte redação:

Em relação aos cargos em comissão e funções de confiança, o inciso V, do art. 37 da Carta Constitucional traz a seguinte redação: Efetividade é a situação jurídica que qualifica a titularização do cargo efetivo, que só é ocupado por servidor aprovado em concurso público, distinguindo, assim, dos ocupantes de cargos comissionados.

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Administração Pública 1. (CESPE/TCE-AC/2008) O princípio da legalidade tem por escopo possibilitar ao administrador público fazer o que a lei permitir. No entanto, esse princípio não tem caráter absoluto,

Leia mais

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo)

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública. Princípios são proposições básicas, fundamentais, típicas, que condicionam todas as estruturas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que, de acordo com o Código Civil, são considerados pessoas jurídicas

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA RECURSO Nº 107, DE 2015

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA RECURSO Nº 107, DE 2015 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA RECURSO Nº 107, DE 2015 (Apensos: Recurso nº 108/2015; Recurso nº 114/2016 e Recurso nº 144/2016) Recorre da decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO FUNÇÃO DO ESTADO Estado: Pessoa Jurídica de Direito Público; Submetido às normas estipuladas pela Constituição Federal; Dirigido por um governo que possui soberania reconhecida

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS

CRONOGRAMA DAS AULAS CRONOGRAMA DAS AULAS Curso: DIREITO Departamento: VDI Disciplina: Direito Administrativo I- VDI00033 Carga horária: 60hs Pré-requisitos: Semestre de referência: 2016 1 Dias e horários: terças e quartas,

Leia mais

SEGUNDO TRABALHO ACADÊMICO INDIVIDUAL DA DISCIPLINA DIR 135

SEGUNDO TRABALHO ACADÊMICO INDIVIDUAL DA DISCIPLINA DIR 135 SEGUNDO TRABALHO ACADÊMICO INDIVIDUAL DA DISCIPLINA DIR 135 Nome completo: Número da matrícula na UFV: Data final para a entrega do trabalho: dia 23 de maio de 2017, terça-feira, no início da aula. Valor

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO 2008 Julgue os itens a seguir, relacionados à organização e à atuação da Advocacia-Geral da União. 01 Na concepção da AGU pela CF, observa-se nítida influência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar a conduta de

Leia mais

200 Questões Fundamentadas do Ministério Público

200 Questões Fundamentadas do Ministério Público Questões Fundamentadas do Ministério Público 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila digital de Questões Fundamentadas acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3

Leia mais

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais,

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais, Diário n. 1134 de 10 de Fevereiro de 2014 CADERNO 1 - ADMINISTRATIVO > PRESIDÊNCIA > GABINETE DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2014. Determina a apresentação de declaração, pelos estagiários

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. Administração Pública: princípios básicos.... 002 II. Poderes Administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder....

Leia mais

Apostila de apoio Direito Administrativo - Site Nota 11

Apostila de apoio Direito Administrativo - Site Nota 11 Apostila de apoio Direito Administrativo - Site Nota 11 Capítulo 01: Conceito, Noções Introdutórias e Princípios do Direito Administrativo O que são as apostilas de apoio do Site Nota 11? Trata-se de um

Leia mais

A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da união.

A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da união. Estimado(a) aluno(a), Visando ajudá-lo nesta árdua empreitada pela busca por uma vaga no mundo dos concursos públicos, selecionei criteriosamente para você algumas súmulas do Supremo Tribunal Federal,

Leia mais

pessoas jurídicas da administração pública

pessoas jurídicas da administração pública FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA direito público Autarquias Agências Reguladoras Fundações Públicas Associações Públicas pessoas jurídicas da administração pública Empresas Públicas Fundações

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO I. Princípios de Direito Administrativo... 002 II. Administração Direta e Indireta. Órgãos públicos... 007 III. Ato Administrativo... 015 IV. Poderes e Deveres dos Administradores

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Coleção TRIBUNAIS e MPU LEANDRO BORTOLETO Coordenador HENRIQUE CORREIA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Leis 8.112/90 e 11.416/06 PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E DO MPU 2.ª edição revista

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios => são proposições básicas de uma ciência. Regime Jurídico-Administrativo => conjunto de regras que disciplinam o desempenho de atividades pela administração.

Leia mais

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO PROFESSORA AMANDA ALVES ALMOZARA PÓS-GRADUADA E MESTRA PELA PUC/SP ADVOGADA www.amandaalmozara.com.br 1 1 1º) Conteúdo programático: Noções de direito e ordenamento

Leia mais

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro.

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. ASSUNTO: Contratação de Servidores Temporários para Atender as Necessidades da Administração Municipal.

Leia mais

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos.

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos. CONSULTA 0007482-72.2013.2.00.0000 Requerente: Daniel Felipe Mendonça Ewerton Requerido: Conselho Nacional de Justica CONSULTA. NEPOTISMO. RESOLUÇÃO CNJ N. 7, DE 2005. OCUPANTE DE CARGO COMISSIONADO. NOMEAÇÃO

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA

UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA PROCESSO Nº : 27047-4/2013 ASSUNTO : REPRESENTAÇÃO INTERNA UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4 DECRETO Nº 54.376,

Leia mais

Documentos a serem apresentados na Secretaria de Administração e Modernização

Documentos a serem apresentados na Secretaria de Administração e Modernização GABINETE DO Matricula: Nome: Data de Nascimento: Naturalidade: UF Nascimento: Nacionalidade: Estado Civil: Data do Estado Civil: Raça: Sexo: ( ) F ( ) M Tipo Sanguíneo: Possui Deficiência: ( ) SIM ( )

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Autore: Guilherme Dias de Freitas In: Diritto brasiliano Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

IMPROPRIEDADES MAIS COMUNS DETECTADAS NAS INSPEÇÕES DAS CONTAS MUNICIPAIS:

IMPROPRIEDADES MAIS COMUNS DETECTADAS NAS INSPEÇÕES DAS CONTAS MUNICIPAIS: IMPROPRIEDADES MAIS COMUNS DETECTADAS NAS INSPEÇÕES DAS CONTAS MUNICIPAIS: 1. Atraso no encaminhamento dos registros analíticos contábeis via e-contas (balancetes mensais), referente a alguns meses do

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo

300 Questões Comentadas do Processo Legislativo 1 Para adquirir a apostila de 300 Questões Comentadas ( art. 59 ao 69 da CF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4 Respostas...74 Bibliografia...139

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU 1. A Advocacia Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar n. 73/93, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014.

MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014. MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014. DO: CONSELHO DELIBERATIVO - Biênio 2013/2015 PARA: PAULO HENRIQUE CARVALHO / ex Presidente da Diretoria Executiva Biênio 2007/2009. ASSUNTO: Solicita

Leia mais

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização

Organização da Disciplina. Direito Administrativo Aula n. 1. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização Organização da Disciplina Direito Administrativo Aula n. 1 Professor: Silvano Alves Alcântara Princípios administrativos Administração pública Atividades administrativas Licitações públicas Contratos administrativos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. Conceito e Fontes do Direito Administrativo... 002 II. Administração Pública... 003 III. Entes Administrativos... 003 IV. Agentes Públicos... 013 V. Bens Públicos... 050 VI. Princípios

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, com fundamento no art. 102, inciso I, alínea l, da Constituição da República

Leia mais

o PRINCÍPIO DA MORALIDADE E

o PRINCÍPIO DA MORALIDADE E o PRINCÍPIO DA MORALIDADE E SEU ÂMBITO DE APLICAÇÃO DANIEL ROCHA DE FARIAS Advogado da União em Brasília Secretaria Geral do Contencioso - SGCT/GAB Sumário: 1. Introdução - 2. Surgimento do Princípio da

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno INFORMAÇÃO UCCI Nº 007/2009 ENTIDADE SOLICITANTE: Procuradoria Jurídica

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O 47 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ÓRGÃO ESPECIAL COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO PROPONENTE REQUERIDO INTERESSADO

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO.

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO. CARREIRAS FISCAIS AULA Nº 1 Conceito de Administração Pública Professor FLÁVIO GERMANO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br Estado: Elementos Estado: Conceito Sob o aspecto político: comunidade de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana. Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana. Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno PARECER Nº 024/05 ENTIDADE SOLICITANTE: Procuradoria Jurídica FINALIDADE:

Leia mais

GTR de Carreira do Sisejufe

GTR de Carreira do Sisejufe GTR de Carreira do Sisejufe Consolidação das propostas aprovadas nas reuniões dos dias 20/10/2016 (19h30 21h30) e 10/11/2016 (20h 22h30), que serão encaminhas ao GTN de Carreira da Fenajufe. Sumário 1Temas

Leia mais

ANÁLISE DAS SÚMULAS VINCULANTES 13, 15, 16, 20 e 21 DO STF PROF. CLÁUDIO JOSÉ SÚMULA VINCULANTE Nº 13 O artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988, consagrou a moralidade administrativa como princípio

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL

O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL GUSTAVO GUSMÃO O SISTEMA FEDERATIVO E A INTERVENÇÃO FEDERAL INTRODUÇÃO: O Brasil é uma República Federativa, isto é, uma Federação composta de Estados- membros

Leia mais