AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso"

Transcrição

1 AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso

2 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento de uma norma posta, assinale a opção correta. A A lei é uma fonte primária e deve ser considerada em seu sentido amplo para abranger inclusive os regulamentos administrativos. B O acordo é uma importante fonte do direito administrativo por ser forma de regulamentar a convivência mediante a harmonização de pensamentos. C Os costumes, pela falta de norma escrita, não podem ser considerados como fonte do direito administrativo. D A jurisprudência é compreendida como sendo aquela emanada por estudiosos ao publicarem suas pesquisas acerca de determinada questão jurídica. E Uma doutrina se consolida com reiteradas decisões judiciais sobre o mesmo tema.

3 2 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DEPOLÍCIA) O diretor-geral da polícia civil de determinado estado exarou um ato administrativo e, posteriormente, revogou-o, por entender ser inconveniente sua manutenção. Nessa situação hipotética, o princípio em que se fundamentou o ato de revogação foi o princípio da A segurança jurídica. B especialidade. C autotutela. D supremacia do interesse público. E publicidade.

4 3 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) QUESTÃO 32 O ato administrativo é uma espécie de ato jurídico de direito público, ou seja, suas características distinguem-no do ato jurídico de direito privado. Os atributos do ato administrativo ato jurídico de direito público incluem a A legalidade, a publicidade e a imperatividade. B presunção de legitimidade, a imperatividade e a autoexecutoriedade. C imperatividade, o motivo, a finalidade e a autoexecutoriedade. D eficiência, a presunção de legitimidade e a continuidade. E proporcionalidade, a motivação e a moralidade.

5 4 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Carlos, agente de polícia civil, conduzindo viatura policial, colidiu com o automóvel particular de João. Por esse motivo, João ajuizou ação contra o Estado, requerendo a reparação dos danos sofridos. Após o devido processo legal, comprovou-se a responsabilidade de Carlos, que, de forma culposa, provocou a referida colisão. Com base nessa comprovação, o Estado foi condenado a reparar os danos materiais advindos do acidente. Nessa situação hipotética, A o Estado deverá comprovar o dano causado a terceiro, não sendo necessário demonstrar a culpa ou dolo de Carlos. B o Estado não poderá celebrar acordo administrativo com Carlos, sendo indispensável o ajuizamento de ação judicial. C por ter a finalidade de ressarcir ao erário, a ação que for ajuizada pelo Estado contra Carlos será imprescritível. D o Estado terá o limite de cinco anos para ajuizar ação de regresso contra Carlos, sob pena de prescrição. E por se tratar de patrimônio público, o Estado estará autorizado a efetuar descontos nos vencimentos de Carlos, mesmo sem que este concorde.

6 5 (CESPE DE 2016/PC-PE/DELEGADO POLÍCIA) 55 Considerando os princípios e fundamentos teóricos do direito administrativo, assinale a opção correta. A As empresas públicas e as sociedades de economia mista, se constituídas como pessoa jurídica de direito privado, não integram a administração indireta. B Desconcentração é a distribuição de competências de uma pessoa física ou jurídica para outra, ao passo que descentralização é a distribuição de competências dentro de uma mesma pessoa jurídica, em razão da sua organização hierárquica. C Em decorrência do princípio da legalidade, é lícito que o poder público faça tudo o que não estiver expressamente proibido pela lei. D A administração pública, em sentido estrito e subjetivo, compreende as pessoas jurídicas, os órgãos e os agentes públicos que exerçam função administrativa. E No Brasil, por não existir o modelo da dualidade de jurisdição do sistema francês, o ingresso de ação judicial no Poder Judiciário para questionar ato do poder público é condicionado ao prévio exaurimento da instância administrativa.

7 6 (CESPE DE 2016/PC-PE/DELEGADO POLÍCIA) Acerca dos poderes e deveres da administração pública, assinale a opção correta. A A autoexecutoriedade é considerada exemplo de abuso de poder: o agente público poderá impor medidas coativas a terceiros somente se autorizado pelo Poder Judiciário. B À administração pública cabe o poder disciplinar para apurar infrações e aplicar penalidades a pessoas sujeitas à disciplina administrativa, mesmo que não sejam servidores públicos. C Poder vinculado é a prerrogativa do poder público para escolher aspectos do ato administrativo com base em critérios de conveniência e oportunidade; não é um poder autônomo, devendo estar associado ao exercício de outro poder. D Faz parte do poder regulamentar estabelecer uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos, incluindo o poder de delegar e avocar atribuições. E O dever de prestar contas aos tribunais de contas é específico dos servidores públicos; não é aplicável a dirigente de entidade privada que receba recursos públicos por convênio.

8 7 (CESPE 2016/PC-PE/ESCRIVÃO DEPOLÍCIA) 32 Assinale a opção correta a respeito dos atos administrativos. A A competência administrativa pode ser transferida e prorrogada pela vontade dos interessados. B A alteração da finalidade expressa na norma legal ou implícita no ordenamento da administração caracteriza desvio de poder que dá causa à invalidação do ato. C O princípio da presunção de legitimidade do ato administrativo impede que haja a transferência do ônus da prova de sua invalidade para quem a invoca. D O ato administrativo típico é uma manifestação volitiva do administrado frente ao poder público. E O motivo constitui requisito dispensável na formação do ato administrativo.

9 8 (CESPE 2016/PC-PE/ESCRIVÃO DEPOLÍCIA) 33 Ainda a respeito dos atos administrativos, assinale a opção correta. A A convalidação é o suprimento da invalidade de um ato com efeitos retroativos. B O controle judicial dos atos administrativos é de legalidade e mérito. C A revogação pressupõe um ato administrativo ilegal ou imperfeito. D Os atos administrativos normativos são leis em sentido formal. E O ato anulável e o ato nulo produzem efeitos, independentemente do trânsito em julgado de sentença constitutiva negativa.

10 9 (CESPE 2016/PC-PE/ESCRIVÃO DEPOLÍCIA) 34 Assinale a opção correta acerca da administração pública. A O mandado de segurança não constitui meio adequado para o controle judicial de ato administrativo eivado de ilegalidade. B O ato complexo é o que resulta da vontade única de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro para se tornar exequível. C A licença é exemplo de ato administrativo enunciativo. D A possibilidade que tem a administração pública de, nos termos da lei, constituir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais constitui aplicação do princípio da supremacia do interesse público. E O poder discricionário é aquele que é concedido à administração, de modo explícito ou implícito, para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade, conteúdo, forma e finalidade.

11 10 (CESPE 2016/PC-PE/ESCRIVÃO DEPOLÍCIA) Com referência à administração pública direta e indireta, assinale a opção correta. A Os serviços sociais autônomos, por possuírem personalidade jurídica de direito público, são mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições parafiscais. B A fundação pública não tem capacidade de autoadministração. C Como pessoa jurídica de direito público, a autarquia realiza atividades típicas da administração pública. D A sociedade de economia mista tem personalidade jurídica de direito público e destina-se à exploração de atividade econômica. E A empresa pública tem personalidade jurídica de direito privado e controle acionário majoritário da União ou outra entidade da administração indireta.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 PRINCÍPIOS GERAL... 1 PRINCÍPIO DA LEGALIDADE... 1 PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA MORALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE... 4 PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA...

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Revisão Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (CESPE PC-PE Delegado 2016) Considerando os princípios e fundamentos teóricos do direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO REVISÃO - AULA 02 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo REVISÃO AULA 02 PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes 2014 2014 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. AGENTE ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL - 2014 37 A instituição

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

DIREITO ADMINITRATIVO

DIREITO ADMINITRATIVO DIREITO ADMINITRATIVO 1. (Aplicada em: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A Prova: Analista Administrativo e Operacional - Ciências Contábeis) No sentido de que deveria a Administração Pública dispensar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO CIJ028 DISCIPLINA NOME DIREITO ADMINISTRATIVO I CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito 2010.1 060 060 OBJETIVOS Analisar e discutir todo o conteúdo programático

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 54/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 54/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 54/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CLÁUSULA SEGUNDA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I TEORIA

CLÁUSULA SEGUNDA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I TEORIA CLÁUSULA SEGUNDA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I TEORIA 2.1 Direito Administrativo Aplicado à Fiscalização Tributária: 2.1.1 Conceito e Fontes do Direito Administrativo: 2.1.1.1 Conceito de Direito Administrativo

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO 150 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Vítor Alves Coordenação e Organização:

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento - Curso Básico - Poderes Administrativos; - Administração Pública; - Atos Administrativos; - Lei nº 9.784/1999 - Regras Gerais dos Processos Administrativos; - Licitações; - Contratos Administrativos;

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CURSO

CURSO JURÍDICO FMB CURSO CURSO JURÍDICO FMB CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS 2 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO 3 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFA. CRISTINA APARECIDA FACEIRA MEDINA MOGIONI MÓDULO I O Direito Administrativo;

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 6/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Procurador Municipal) Devido ao fato de regular toda a atividade estatal, o direito administrativo aplica-se

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17 Nota à décima primeira edição... 17 Capítulo I O Direito Administrativo, a Administração Pública e o regime jurídico-administrativo... 19 1. O direito administrativo... 19 1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Manual de Direito Administrativo

Manual de Direito Administrativo NESTOR SAMPAIO PENTEADO FILHO Manual de Direito Administrativo CAMPINAS/SP Editora Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp P387m Penteado Filho, Nestor Sampaio.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 06/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

INSS Técnico Seguro Social

INSS Técnico Seguro Social EXERCÍCIOS - CESPE PODERES DA ADMINISTRAÇÃO 01) O servidor responsável pela segurança da portaria de um órgão público desentendeu-se com a autoridade superior desse órgão. Para se vingar do servidor, a

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57 SUMÁRIO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo... 15 1.2 Ramo do direito público... 17 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo... 19

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO.

AULA Nº 1 CARREIRAS FISCAIS DIREITO ADMINISTRATIVO. Conceito de Administração Pública. Professor FLÁVIO GERMANO. CARREIRAS FISCAIS AULA Nº 1 Conceito de Administração Pública Professor FLÁVIO GERMANO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br Estado: Elementos Estado: Conceito Sob o aspecto político: comunidade de

Leia mais

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

Vinícius Soares. Direito Administrativo

Vinícius Soares. Direito Administrativo Vinícius Soares Direito Administrativo Direito Administrativo Vinícius Soares Exercícios Organização Administrativa do Estado Julgue os itens a seguir. 1. (Cespe/STJ/2015) É defeso aos Poderes Judiciário

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2005 01 Tratando-se do regime jurídico-administrativo, assinale a afirmativa falsa. a) Por decorrência do regime jurídico-administrativo não se

Leia mais

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii Nota, xi Nota à 9a edição, xiii 1 Direito Administrativo, 1 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo, 1 1.2 Ramo do direito público, 3 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo,

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 4 CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSOS NÍVEL ENSINO MÉDIO 2016 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 DATA 30/08/16 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (MANHÃ) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS Lei n. 9.784/99 A Lei n. 9.784/99 é uma lei federal que estabelece regras para o processo administrativo na esfera federal. Sendo uma lei federal, ela é aplicada apenas no âmbito

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Administração direta e indireta... 5

Sumário. Capítulo 2 Administração direta e indireta... 5 Sumário Capítulo 1 Origem e conceito de direito administrativo... 1 1.1 Introdução... 1 1.2 Origem e evolução do direito administrativo... 1 1.3 Conteúdo do direito administrativo... 2 1.4 Conceito de

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - FCC - TRT 11ª Região (AM e RR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) A atuação da Administração é pautada por determinados princípios, alguns

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO ADMINISTRATIVO Ano/Turma: 2º Ano Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /17 TEXTO 02 ATOS ADMINISTRATIVOS Todos os acontecimentos da

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO CONTROLE DE CONTEÚDO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRITO FEDERAL - ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIALIDADE DIREITO E LEGISLAÇÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIREITO ADMINISTRATIVO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Instagram: @coronel_marcelino E-mail: Professormarcelino@hotmail.com Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Aula 1/4 Princípios Jurídicos Poderes Administrativos

Leia mais

TJ/AM Programa Específico da Prova Oral

TJ/AM Programa Específico da Prova Oral TJ/AM Programa Específico da Prova Oral DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição. Supremacia da Constituição. A Constituição de 1988. Princípios constitucionais do Estado brasileiro e da República Federativa

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Aula Inaugural -Princípios do Direito Administrativo Profº.. Francisco De Poli de Oliveira OBJETIVOS 1. Conhecer os princípios pios explícitos e implícitos do Direito Administrativo;

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017 GABARITO APOSTILA 01 CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & ATOS ADMINISTRATIVOS 1) (CESPE - 2015 TRE MT Analista Judiciário Área Administrativa) No que tange ao controle da administração pública, assinale

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

Futura Instituto Educacional Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer

Futura Instituto Educacional Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1) (Agente Universitário UEL/2015/COPS) A expressão Administração Pública abarca diversas concepções. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 36/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 1.1. Conceito... 1 1.2. Histórico do Direito Administrativo... 4 1.3. Objeto... 4 1.4. Fontes... 4 1.5. Sistemas Administrativos ou Mecanismos

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO..

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO.. SUMÁRIO Prefácio à primeira edição -LuIz FLAvIO GOMES 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Da contextualização da Administração Pública no Estado de Direito contemporâneo 21 2.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle das atividades estatais Poderes da Administração Públicas: Poder de Polícia Prof. José Madeira 13/03/2019 Professor: 1 13/03/2019 Professor: 3 Verificação da Aprendizagem

Leia mais

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atributos são prerrogativas que existem por conta dos interesses que a Administração representa, são as qualidades que permitem

Leia mais

CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013

CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013 P á g i n a 1 CRONOGRAMA SEMANAL DATA: 20/05/2013 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL 3. Pessoas naturais. 3.1 Existência. 3.2 Personalidade. 3.3 Capacidade. 3.4 Nome. 3.5 Estado. 3.6 Domicílio. 3.7 Direitos da

Leia mais

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE 1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 19 1. O Direito Administrativo... 19 1.1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5 Sumário Capítulo 1 O Direito Administrativo 1 1.1. Direito público e direito privado...1 1.2. Conceito... 2 1.3. Fontes do Direito Administrativo...3 Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública

Leia mais