CONSIST GRP. O canal certo para simplificar e organizar a atividade governamental.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSIST GRP. O canal certo para simplificar e organizar a atividade governamental."

Transcrição

1 CONSIST GRP. O canal certo para simplificar e organizar a atividade governamental. Organização Simplificação Informação

2 CONSIST GRP Bem-vindo à Era da Excelência em Gestão Governamental.

3 Acesso em tempo real a todas as áreas fundamentais da gestão pública, com a simplicidade do toque em um botão. A evolução da sociedade não é mais medida por séculos, e sim por segundos. Inovação tecnológica, acesso à informação, novos hábitos e costumes. O ritmo vertiginoso da tecnologia digital derruba paradigmas da gestão pública e faz surgir uma nova concepção do Estado: eficiente, orientado para o cidadão e focado em resultados. Este cenário coloca o poder público em um processo de mudanças, que visa o monitoramento e ajustes nas contas públicas, formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, controle social e avaliação de desempenho das ações governamentais. Conheça o CONSIST GRP. Uma solução integrada para os mais diversos níveis da Administração Pública, dentro de uma nova dimensão do e-government. É tecnologia aumentando a produtividade, a agilidade e transparência na Gestão Pública. Informações em tempo real para a tomada de decisão, refletindo na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.

4 O CONSIST GRP é composto por um conjunto de Módulos que tem como objetivo simplificar e uniformizar a Gestão Governamental, propiciando agilidade no atendimento aos fornecedores e contibuintes e na prestação de contas com os Tribunais de Contas. Módulos que compõem o CONSIST GRP: Elaboração Orçamentária; Execução Orçamentária, Financeira e Contábil; Tributação e Arrecadação; Compras, Leilão Reverso, Pregão Eletrônico, Pregão Presencial, Licitações e Contratos; Almoxarifado e Patrimônio; Frotas e Máquinas; Protocolo; Declaração de ISS e emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

5 Módulo Elaboração Orçamentária Possibilita a Elaboração das peças orçamentárias (PPA - LDO - LOA), com total gerenciamento e avaliação de desempenho dos programas. Integrado com a Execução Orçamentária e Financeira, permitindo reavaliações do PPA e disponibilizando as informações em Tempo Real para o planejamento. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastros de Produtos, Indicadores, Público Alvo e Metas de Governo por PPA; Cadastro de Leis PPA, LDO e LOA; Cadastro de Regiões ou Localidades que serão beneficiadas pelo Planejamento Orçamentário; Metas físicas estimadas; Prioridades a serem atendidas; Diversas simulações ou projeções de metas físicas, receitas e despesas para um mesmo PPA; Histórico com imagem antes e depois da atualização para manutenções efetuadas nas metas físicas, de receitas e despesas de PPA, LOA e LDO. Parametrizar Diversos cadastros de PPA s, com diversos cadastros de simulação ou projeção para auxílio no planejamento orçamentário; Vincular entidades participantes de um PPA; Um programa para vários órgãos; Cálculos para criar cadastro de simulações ou projeções orçamentárias; Máscaras de validação e edição por natureza de conta; Planejamento de metas físicas por regiões e seu detalhamento por sub-regiões; Unidade de medida padrão por Produto e Indicador; Conjunto de Indicadores permitidos a um programa; Conjunto de Parcerias vinculados a um programa; Público-Alvo de um programa. Carregar Metas físicas, de receitas e despesas a partir de arquivos texto para cadastro de simulações ou projeções do planejamento orçamentário. Emitir Relatórios das simulações ou projeções em andamento: por órgão, programa ou região; Relatórios de metas físicas e suas prioridades no PPA; Relatórios de metas de receitas: por órgão e fonte de recurso; Relatórios de metas de despesas: por órgão, programa e fonte de recurso. Gerar Arquivos texto com dados de metas físicas, receitas e despesas de simulações em andamento; Arquivos texto com dados do PPA (metas físicas e prioridades); Arquivos texto com metas de receitas e despesas da LOA; Gerar dados do PPA a partir de uma simulação ou projeção planejada; Gerar dados de receitas e despesas do LOA a partir de uma simulação ou projeção planejada. Atualizar Execução Orçamentária com informações de receitas e despesas previstas pelo LOA; Descartar simulações e projeções realizadas e não mais desejadas no sistema; Migrar tabelas básicas para planejamento orçamentário (produtos, indicadores, programas, projetos, etc.,) de um PPA produzido para um novo PPA sendo planejado; Valores de simulação e projeção a partir de um PPA, LDO, LOA ou dos valores realizados na Execução Orçamentária, para serem usados como base para planejamento orçamentário e definição de metas.

6 Módulo Execução Orçamentária É composto de todos os dispositivos para atender aos Tribunais de Contas, bem como emissão de todos os relatórios da Lei 4320/64, LC-101/00 e LC 131/2009. Suporta qualquer modelo de Plano de Contas conforme a determinação dos TCE s e permite a contabilização por eventos padronizados definidos e configurados pelos usuários. Suas Funcionalidades Possibilitam: Parametrizar Eventos para gerar lançamentos contábeis. Armazenar Movimentações das Dotações Orçamentárias da Receita e da Despesa; Programações Mensais da Receita e da Despesa; Histórico das alterações efetivadas nos principais documentos com data, hora e usuário; Movimentações dos Empenhos; Movimentações de Restos a Pagar Processados e não Processados; Movimentações de Convênios. Emitir Principais documentos: - Reserva, Empenho, Liquidação; Balancete sintético e analítico das Despesas e Receitas por Órgão e UO; Relatório da Despesa Orçamentária; Relatório da Receita Orçamentária; Anexos da Lei Federal 4.320/64; Demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101/00 e LC 131/2009. Anexo de Riscos Fiscais; Relatório de Gestão Fiscal; Anexo de Metas Fiscais; Relatório Resumido da Execução Orçamentária RREO. Gerar Arquivos em vários formatos, inclusive XML, para atender os Tribunais de Contas. Controlar Emissão de Reservas / Empenhos Manuais ou Automáticos; Anulações e Reforços das Reservas / Empenhos Manuais ou Automáticos; Cronograma de desembolso mensal nas Reservas / Empenhos; Liquidações Manuais ou Automáticas; Movimentações de Créditos Adicionais, obedecendo o limite parametrizado; Encerramento de exercício com a geração automática de Restos a Pagar.

7 Módulo Financeiro Suas Funcionalidades Possibilitam: Parametrizar Tipos de contabilizações (na extração ou na baixa de pagamento); Contas bancárias e caixas vinculados ou não; Impostos / Retenções a serem utilizados nas liquidações / OP s; Condições de pagamentos para geração automática das datas de vencimentos; Utilização da Conta Única; Adiantamentos de Despesas a Servidores. Armazenar Saldos das contas bancárias e dos caixas; Histórico das transações Orçamentárias e Extraorçamentárias; Histórico dos cheques emitidos. Controlar Emissão das OP s através das liquidações; Informações sobre impostos / retenções e alterações de vencimentos nas OP s; Geração das OP s extra-orçamentárias; Parcelamentos das OP s; Tipos de pagamentos (Dinheiro, Cheques, Borderôs, Débitos automáticos, Pagamentos eletrônicos); Extração de Pagamento contendo várias OP s; Baixa / Estorno Parcial ou Total dos pagamentos; Arrecadação da Receita Orçamentária e Extraorçamentária; Reclassificação das Receitas; Transferências de Recursos; Talonários de cheques; Conciliação bancária automática e manual; Fluxo de Caixa; Adiantamentos e Prestações de Contas das despesas a Servidores. Emitir Demonstrativos das Receitas; Demonstrativos dos Pagamentos; Relação das OP s, Demonstrativo das Despesas pagas e a pagar, Pagamentos por Ordem Cronológica, Empenhos pagos no período, Resumo de Pagamentos por UO; Demonstrativos da Tesouraria; Saldos dos bancos e caixas, Boletim Diário, Livro da Tesouraria, Balancete Financeiro, Conciliação bancária, Fluxo de Caixa; Relatórios de Adiantamentos / Comprovações de Despesas utilizadas. Gerar Arquivo para carga da arrecadação da Receita; Carga de extratos enviados pelos bancos; Envio e Retorno de pagamentos eletrônicos; Arquivos em vários formatos, inclusive XML, para atender os Tribunais de Contas.

8 Módulo Contábil Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Saldos de contas sem limites de exercícios; Saldos de contas por entidade; Saldos de contas por órgão e unidade; Saldos de contas com detalhamento por conta corrente; Saldos antes e após apuração de resultado; Planos de contas de forma estruturada, com subordinação de contas independente da codificação adotada; Diversas configurações de uma mesma conta corrente em caso de alterações na composição das variáveis que a compõe; Saldos sintéticos de contas por entidade e por órgão / unidade orçamentária; Históricos padronizados para lançamentos contábeis. Parametrizar Máscaras de validação e edição por natureza de conta; Natureza de contas por intervalos de contas; Permissão de inversão de saldos por conta do plano; Contas correntes por conta do plano; Para cada exercício, diferentes planos de contas; Detalhamento dos saldos de uma entidade por até 4 estruturas de centros contábeis; Contas que terão os saldos detalhados por centros contábeis; Validade de centros contábeis (centros de custos, etc.) por intervalo de datas, permitindo bloqueio de atualização de lançamentos fora dos intervalos; Inativar contas do plano, não permitindo atualização de lançamentos contábeis; Inativar centros de custos e outras estruturas, não permitindo atualização de lançamentos contábeis; Eventos contábeis para integração com demais módulos do CONSIST GRP, possibilitando uso de critérios para criar lançamentos contábeis; Eventos contábeis específicos para lançamentos diretamente na contabilidade, possibilitando uso de critérios; Contas correntes com diferentes tipos e quantidades de variáveis, com aplicação de edição nas consultas ou relatórios onde sejam necessárias visualizações da conta corrente; Atualização automática ou não dos saldos sintéticos de contas por entidade ou por órgão / unidade orçamentária durante atualização de lançamentos contábeis; Regras de Rateio, com percentuais informados ou calculados, a partir de índices para rateio ou saldos de contas; Regras de apuração de Resultado; Regras de apuração de Restos a Pagar; Cópia de lançamentos contábeis, com alteração de data contábil, com ou sem inversão de operações de crédito e débito. Controlar Permissão de lançamentos por períodos retroativos ou futuros; Permissão de lançamentos para exercícios retroativos ou futuros; Limites de datas ou períodos para realização de lançamentos retroativos ou mesmo futuros por usuário; Histórico de inativações e ativações de contas, centros de custo e demais estruturas contábeis, com data, hora, usuário e motivo; Validações adicionais sobre os lançamentos contábeis, conforme necessidade da contabilidade; Realização da manutenção, validação e aprovação de lançamentos contábeis por diferentes usuários. Emitir Relatórios de inconsistência de saldos e lançamentos contábeis; Processos de recomposição de saldos contábeis; Razão por período ou data; Balancetes analíticos, por órgão e unidade orçamentária; Livro Diário; Relação de lançamentos contábeis. Gerar Processos de cargas, validações e aprovações de lançamentos contábeis em alto-volume; Carga de lançamentos através de eventos contábeis; Arquivos XML ao TCE-SP.

9 Módulo Compras e Licitações Tem por finalidade atender à área mais crítica da Administração Pública. Acompanha os processos de todas as modalidades licitatórias, a partir das solicitações de materiais ou serviços, até o recebimento e controle dos mesmos. Consultas em Tempo Real de todas as fases do processo. Conta ainda com o Pregão Eletrônico, Pregão Presencial e Compras Diretas pela Web, que estão em conformidade com a Lei 10520/02. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastro dos ramos de atividades; Cadastro dos tipos de pessoas; Cadastro dos documentos, permitindo informar a obrigatoriedade ou não no cadastro de Fornecedores; Cadastro dos Fornecedores, permitindo informar: código, razão social, nome fantasia, endereço, bairro, cidade, estado, CEP, CNPJ/CPF, inscrição municipal e estadual, telefone, fax, banco, agência, conta corrente, documentos, grupos de materiais, sócios e seus contatos; Cadastro dos Locais de entregas, permitindo informar: endereço, almoxarifado, entre outras informações; Cadastro dos compradores; Cadastro do pregoeiro e dos membros da equipe; Cadastro da comissão de Licitação; Cadastro das modalidades de licitação permitindo informar: a faixa de valores para compra de materiais de consumo e obras e serviços de engenharia, documentos obrigatórios, entre outras informações. Parametrizar O envio de de confirmação de aprovação ou rejeição das Solicitações de Compras; O envio de de confirmação de aprovação das Ordens de Compras; O comprador único, possibilitando que todas as Solicitações de Compras sejam direcionadas a ele.

10 Controlar O sistema permite controlar o registro cadastral (CRC) indicando os grupos que o fornecedor estará apto a fornecer, juntamente com os documentos e seus períodos de validade; O cadastramento das Solicitações de Compras pelos Departamentos, possibilitando informar: órgão, unidade orçamentária, centro de custo, solicitante, data da solicitação, itens. O Sistema permite a classificação orçamentária pelo setor; As aprovações das Solicitações de Compras, possibilitando o envio de automático de confirmação ou rejeição para os solicitantes; Todo o processo da Pesquisa de Mercado realizado para as Solicitações de Compras aprovadas pelos Departamentos. O Sistema permite controlar o envio e a recepção das propostas dos Pedidos de Orçamentos; A geração automática das Reservas Orçamentárias nas aprovações das Solicitações de Compras, bloqueando a aprovação, caso não exista saldo suficiente; A montagem e definição das modalidades de licitações conforme a Lei 8.666/93, a partir dos itens das Solicitações de Compras aprovadas; Todas as funções do processo de Compras Diretas; Todos as fases dos processos Licitatórios das modalidades de Carta Convite, Tomada de Preços, Concorrência, Pregão, Inexigibilidade, Leilão e Dispensa de Licitação; O cadastramento dos recursos, contra-recursos e análises dos recursos; As funções de adjudicação e homologação dos processos licitatórios; A geração automática das Ordens de Compras, a partir da homologação dos processo licitatórios; A geração automática das solicitações de Pré- Empenhos; As funções de Reforço e Anulação de valor e quantidade nos itens das Ordens de Compras; Todas as funções do gerenciamento das Compras Diretas Eletrônicas (Web), possibilitando o acompanhamento e gerenciamento da área de Compras dos processos pendentes e o controle dos lances dos Fornecedores nos itens dos processos; Todas as funções do gerenciamento do Pregão Presencial, desde o controle do recebimento e cadastramento das propostas e sua classificação, bem como o gerenciamento da condução da sessão do Pregão Presencial pelo pregoeiro e sua equipe. O Sistema permite controlar todas as etapas e fases de uma sessão de Pregão, incluindo o acompanhamento e apontamento dos lances em ordem decrescentes e os declínios de cada Fornecedor, possibilitando no final da sessão gerar e imprimir a ata da sessão de forma automática; Todas as funções do gerenciamento do Pregão Eletrônico, desde o cadastramento das propostas dos Fornecedores (Web), até a classificação pelo pregoeiro ou comissão de licitação. O Sistema permite o controle da sessão via Web das entradas dos lances pelos Fornecedores e o acompanhamento pelo pregoeiro e sua equipe, possibilitando a troca de chats tanto pelo pregoeiro como pelos Fornecedores, possibilitando no final da sessão gerar e imprimir a ata da sessão de forma automática. O Sistema permite que a comunidade possa acompanhar todas as sessões dos Pregões Eletrônicos. Emitir Relatórios das tabelas cadastrais; Termos de abertura, Adjudicação e Homologação; Mapas Comparativos; Solicitações de Compras pendentes; Ordens de Compras por Centro de Custos; Relatórios de acompanhamentos das Ordens de Compras vencidas (não atendidas); Processos de Compras por modalidades. Gerar Consultas das Solicitações de Compras por diversos critérios como: órgão, unidade orçamentária, solicitante, data da solicitação, grupo de materiais, código do produto, entre outras informações; Consultas dos Processos de Compras por diversos critérios como: órgão, unidade orçamentária, objeto, modalidade, número do processo, Fornecedor, entre outras informações; Consultas das Ordens de Compras por diversos critérios como: órgão, unidade orçamentária, modalidade, número do processo, número da Ordem de Compras, Fornecedor, razão social, grupo de materiais, código do produto, entre outras informações.

11 Módulo de Contratos Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastro do Tipo de Contrato, possibilitando informar os mais diversos tipos como: aquisição de equipamentos, aquisição de móveis, aquisição de veículos, concessão de uso, convênio, fornecimento, informática, locação de mão-de-obra, obras, prestação de serviços em geral, reformas, etc.; Cadastro de motivos de cancelamentos; Cadastro de motivos de aditamentos; Cadastro das condições de pagamentos. Parametrizar O envio de de confirmação de aprovação ou rejeição dos contratos gerados automaticamente; A geração automática dos contratos a partir dos processos licitatórios homologados: na solicitação ou na aprovação do empenho; Campos de usuários. Controlar O cadastramento de Contratos manualmente, possibilitando informar: órgão beneficiado, órgão responsável, tipo de contrato, objeto do contrato, fornecedor, condição de pagamento, data de início e término de vigência do contrato, número do edital, modalidade da licitação, número do processo, dotação orçamentária, entre outras informações; As aprovações dos Contratos cadastrados manualmente, possibilitando o envio de automático de confirmação ou rejeição para os solicitantes; Os contratos gerados automaticamente pelos processos licitatórios de compras; O Sistema permite controlar modelos de minutas e contratos permitindo a impressão do contrato e o armazenamento; O Sistema permite o controle das assinaturas do contrato; O Sistema permite o controle dos aditamentos dos contratos; O Sistema permite o cancelamento dos contratos por motivos parametrizados; O Sistema permite o controle automático do atendimento das informações físicas e financeiras no recebimento e no pagamento das Notas Fiscais. Emitir Relatórios das tabelas cadastrais; Relação dos contratos a vencer; Relação dos contratos por órgão e unidade orçamentária beneficiada, responsável, fornecedor, data de vigência, entre outras informações. Gerar Consultas dos Contratos por diversos critérios: órgão e unidade orçamentária beneficiada, órgão e unidade orçamentária responsável, tipo do contrato, fornecedor, data de início e término, modalidade, número do processo, entre outras informações; Consultas dos Contratos possibilitando visualizar as informações físicas e financeiras.

12 Módulo Almoxarifado Apuração de estoques mínimos, máximos e prazo de resuprimento, com controle de múltiplos locais de almoxarifados, apuração dos preços médios e de reposição. Inventários periódicos que podem ser realizados por local, grupo de materiais, etc. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastro das unidades de medidas utilizados no catálogo de produtos; Cadastro de produtos com possibilidade de um seqüenciador automático; Cadastro dos almoxarifados físicos e virtuais; Cadastro das localizações físicas para cada almoxarifado; Cadastro de todas as operações utilizadas nas movimentações dos almoxarifados. Parametrizar O envio de de confirmação de aprovação ou rejeição das Requisições de Materiais; A obrigatoriedade das informações da localização física por almoxarifado; As operações de entrada e saída, possibilitando informar as integrações entre os módulos e as definições das contabilizações. Controlar O Recebimento físico e financeiro dos produtos e serviços empenhados, gerando a partir das informações da Nota Fiscal as seguintes integrações: baixa automática do Pedido de Fornecimento, entrada automática no almoxarifado, baixa automática do saldo dos empenhos recebidos, geração da Nota de Liquidação e as contabilizações de acordo com o tipo do produto (almoxarifado, consumo imediato, serviços e patrimônio); O cadastramento das Requisições de Materiais pelos Departamentos, possibilitando informar: órgão, unidade orçamentária, centro de custo, produtos, destino do material, entre outras informações; As aprovações da Requisições de Materiais pelos Departamentos, possibilitando o envio de com a confirmação da aprovação ou rejeição; Os atendimentos parciais ou totais dos itens das Requisições de Materiais aprovadas, possibilitando a geração do Comprovante de Recebimento; Entradas e saídas manuais dos almoxarifados com integração contábil. O Sistema possibilita o cálculo automático do custo médio dos produtos por almoxarifados e empresa; Transferências entre os almoxarifados; Estornos das movimentações de entradas e saídas dos almoxarifados; Todo o processo de Inventário dos almoxarifados. O Sistema permite controlar e gerenciar as seguintes funções: abertura do inventário, emissão da ficha de contagem, apontamentos das quantidades dos produtos, tomada das ações quanto as divergências encontradas e fechamento manual; Indicadores como o ponto de ressuprimento, gerando alertas e Solicitações de Compras automáticas; Data de validade e lotes para os produtos parametrizados nas movimentações de entrada e saídas dos almoxarifados. Emitir Relatórios das tabelas cadastrais; Relação dos produtos a vencer por data de validade e lote; Relação do catálogo de produtos; Relação dos saldos dos produtos por almoxarifados; Relação das movimentações de entrada e saída dos produtos por almoxarifados; Consumo médio dos produtos por centro de custo. Gerar Consultas dos saldos físicos dos produtos por almoxarifados; Consultas do custo médio dos produtos por almoxarifados e empresa; Consulta das movimentações de entrada e saídas dos produtos por almoxarifados.

13 Módulo Patrimônio Controle físico e financeiro dos itens patrimoniais, por localização, responsável, detentor e atividades, totalmente integrado com os demais módulos. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastro dos detentores dos bens patrimoniais; Cadastro das localizações físicas; Cadastro das contas patrimoniais; Cadastro das operações utilizadas nas movimentações dos bens patrimoniais; Cadastro do estado de conservação dos bens patrimoniais. Parametrizar As operações das movimentações dos bens patrimoniais, possibilitando informar as integrações entre os módulos e as definições das contabilizações. Controlar O Sistema permite controlar todos os bens recebidos ou cedidos em comodato a outros órgãos da administração pública, mantendo o controle do detentor e da localização física; O Sistema permite registrar e emitir o Termo de Responsabilidade Fiscal, individual ou coletivo dos bens; O Sistema permite a vinculação entre bens patrimoniais (incorporação), de forma que possam ser tratados como um único bem, possibilitando sua desvinculação a qualquer momento; O Sistema permite manter o registro histórico de todas as movimentações dos bens patrimoniais e permite que em qualquer ponto do sistema, um bem possa ser acessado tanto pelo seu código interno como pela placa de identificação; O Sistema permite o controle da destinação dos bens patrimoniais em desuso (alienação, sessão e baixa), emitindo etiquetas de controle patrimonial, inclusive com código de barras para leitura ótica; O Sistema permite a transferência individual, parcial ou global dos bens; O Sistema permite a integração ao sistema contábil, permitindo a contabilização automática da liquidação de despesas, da destinação, da depreciação e da reavaliação dos bens; O Sistema permite manter o controle sobre vencimento dos prazos de garantia do fabricante, emitindo relatórios das manutenções preventivas e corretivas dos bens; O Sistema permite a reavaliação e depreciação de bens de forma individual ou por conta patrimonial; O Sistema permite o registro da abertura e do fechamento do inventário, bloqueando a movimentação ou destinação de bens durante a sua realização, permitindo o registro pelo responsável, da conformidade do inventário; O Sistema permite a transferência pela comissão de inventário de bens localizados, mas pertencentes a outro setor, durante o inventário. Emitir Relatórios das tabelas cadastrais; Relação dos bens patrimoniais por conta; Relação dos bens patrimoniais por Centro de Custo; Relação dos bens patrimoniais com garantias a vencer; Relação das entradas de bens patrimoniais por período; Relação das baixas de bens patrimoniais por período; Termo de Responsabilidade Fiscal dos bens por detentor ou localização física. Gerar Consultas dos bens patrimoniais por diversos critérios como: órgão, unidade orçamentária, centro de custo, localização física, detentor, conta patrimonial, número do patrimônio, número do item, Fornecedor, razão social, entre outras informações.

14 Operação em Ambiente Web Tecnologia aumentando a produtividade, agilidade e transparência na Gestão Pública. 14

15 Módulo Frotas e Máquinas Histórico de utilização, plano de manutenção e o controle da validade dos documentos dos veículos e dos condutores. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar Cadastro das marcas dos veículos/máquinas; Cadastro dos modelos dos veículos/máquinas; Cadastro das cores dos veículos/máquinas; Cadastro dos tipos de veículos, podendo ser: passeio, motocicleta, utilitários, caminhonete, etc.; Cadastro dos tipos de combustíveis; Cadastro dos mecânicos da oficina própria; Cadastro dos postos de abastecimentos conveniados; Cadastro dos pneus utilizados nos veículos/ máquinas; Cadastro dos tipos de serviços que permitem agrupar os diversos serviços executados nas manutenções preventivas e corretivas. Exemplo: combustível, peças, óleos, mão-de-obra, etc.; Cadastro dos serviços executados nas oficinas próprias e de terceiros, utilizados nas manutenções preventivas e corretivas; Cadastro dos tanques de combustíveis próprios; Cadastro do Almoxarifado dos produtos utilizados nas manutenções corretivas e preventivas nos veículos/máquinas; Cadastro de todos os motoristas que podem utilizar os veículos da Frota, bem como a sua área de Lotação tendo como informações principais: registro do CNH, data de validade da carteira, data de expedição, área de lotação, etc.; Cadastro de todos os veículos/máquinas da Frota tendo como informações principais: placa, marca, modelo, tipo de veículo, tipo de combustível, número de patrimônio, área de lotação, etc.; Informações das multas, IPVA e DPVAT dos veículos. Parametrizar Posto de abastecimento de combustível conveniado que será utilizado como referência nas Requisições de Abastecimento de Combustível; Informações de compras como: comprador, local de entrega, órgão, unidade orçamentária e centro de custo, que serão utilizados na geração automática das Solicitações de Compras a partir dos itens das Ordens de Serviços marcados para compra pelos mecânicos. Controlar As entradas de combustíveis nos tanques próprios; Registros de abertura e fechamento nos tanques, bloqueando a divergência da quantidade de abertura com o fechamento do registro anterior; O saldo dos produtos do Almoxarifado da oficina própria; Registros das Entradas e Saídas dos veículos, permitindo as seguintes informações: data da viagem, horário, quilometragem inicial e final, assim como o seu roteiro; O cadastramento das Requisições de Abastecimento de Combustíveis pelos Departamentos, possibilitando informar: área, veículo, quilometragem, responsável entre outras informações. O Sistema permite controlar as Requisições de Abastecimento tanto em postos de abastecimento conveniados como nos tanques próprios; As aprovações das Requisições de Abastecimento de Combustíveis pelos Departamentos, possibilitando a impressão da Requisição; O registro dos abastecimentos dos veículos realizados nos postos de abastecimento com as atualizações da quantidade e valor nas Requisições de abastecimento;

16 O cadastramento das Ordens de Serviços, possibilitando informar: área, veículo, quilometragem, data de entrada, mecânico responsável ou oficina, serviços executados e os produtos utilizados, entre outras informações; As aprovações das Ordens de Serviços, permitindo a atualização do saldo do almoxarifado ou a geração automática da Solicitação de Compras; Encerramento das Ordens de Serviços, possibilitando informar a data de encerramento. Emitir Relatórios de todas as tabelas cadastrais; Relatórios de alerta das datas de validades das carteiras de motoristas; Relatórios dos veículos por tipo: próprios ou alugados; Relatórios dos motoristas por situação: ativos ou inativos; Relatórios da apuração dos custos dos veículos por período. Gerar Consultas dos veículos por diversos critérios como: placa, marca, modelo, número do patrimônio, descrição, entre outras informações; Consultas das Ordens de Serviços por veículos; Consultas da apuração dos custos por veículos e por centro de custos.

17 Módulo Tributação e Arrecadação O módulo GRP-Tributos é parte da solução CONSIST GRP para informatização de municípios e é um instrumento de modernização para a administração pública. O GRP-Tributos permite gerenciar a Tributação e a Arrecadação nos municípios, visando principalmente o bom atendimento ao contribuinte. O módulo possui várias funcionalidades que permitem ao servidor municipal obter informações de forma simples e rápida e atender ao contribuinte com eficiência, demonstrando respeito e seriedade no relacionamento prefeitura/cidadão. As informações do município sobre os munícipes, imóveis e empresas são valiosas e devem ser mantidas com organização e segurança e recuperadas com muita facilidade. Com sua base de informações o GRP-Tributos é uma ferramenta de apoio para planejamento de projetos a serem desenvolvidos no município, sendo um recurso a ser utilizado por qualquer departamento da prefeitura. A CONSIST deseja oferecer uma solução moderna, segura e eficiente para beneficiar a administração pública e os cidadãos que utilizam seus serviços, e identifica em cada cliente um parceiro com potencial para contribuir neste objetivo. O GRP-Tributos é uma poderosa solução que pode produzir: Redução da inadimplência; Agilidade no atendimento; Distribuição da informação; Cobrança eficiente; Projetos de fiscalização; Pleno gerenciamento das receitas; Planejamento estratégico. Benefícios Estratégicos: Agilidade no atendimento ao cidadão; Valorização do tempo do servidor público; Redução de custos no gerenciamento da arrecadação; Distribuição da informação para todas as secretarias do município; Altamente parametrizável, o sistema evolui de acordo com as necessidades do usuário; A automatização de processos de forma integrada resulta em uma administração eficiente, com resultados confiáveis; Possui ferramentas que possibilitam o acompanhamento gerencial no momento em que os fatos acontecem, por serem totalmente integradas aos processos operacionais; Desenvolvido com tecnologia de última geração, opera em múltiplas camadas e suporta os mais conhecidos bancos de dados do mercado; Suporta o processamento de grandes volumes, podendo ser utilizado de modo descentralizado ou centralizado. Suas Funcionalidades Possibilitam: Armazenar: Informações cadastrais dos Objetos sujeitos a tributação.(pessoas físicas, imóveis e empresas); Eventos ocorridos com os Objetos, automaticamente pelo sistema ou manualmente pelo usuário; Alterações cadastrais; Informações sobre transferência de imóveis, aprovação de projetos de construção, Habite-se, etc.; Tributos em índice e gerenciamento conforme sua origem, situação de pagamento e estado jurídico; Movimentos econômicos declarados e impostos recolhidos por contribuintes de ISS e apurados por Fiscais, possibilitando o registro de vários recolhimentos para um único mês; Procedimentos da arrecadação: simulação, Processamento e Estorno, identificando usuários, datas, horários e valores; Documentos de arrecadação emitidos e seus respectivos pagamentos; Pagamentos efetuados nos tributos, inclusive os pagos em duplicidade.

18 Parametrizar: Informações cadastrais; Cálculos de IPTU, Taxas de imóveis ou empresas, ISS e armazenamento por exercício, permitindo gerar tributos conforme legislação da época; Cálculos de acréscimos por tipo de tributo; Calendário de Vencimentos; Classificação contábil por tipo de tributo e situação jurídica. Gerar: Tributos de forma automática através de cálculos parametrizáveis, global ou individualmente; Parcelamentos, vinculando aos mesmos seus débitos originais, possibilitando seu cancelamento; compensando automaticamente os valores pagos nos débitos originais; Inscrição de débitos em Dívida Ativa, global ou Individualmente, possibilitando a inscrição parcial para débitos plurianuais; Projetos de cobrança, selecionando os objetos com tributos não pagos por diversos critérios de seleção; Ajuizamento de débitos dos contribuintes por projeto considerando a situação da notificação; Débitos complementares com valores referentes a pagamentos a menor; Estorno de processamento de arrecadação; Relatórios em meio magnético permitindo o acesso ao Usuário Final. Emitir: Documento de Arrecadação único com código de barras para qualquer tributo ou taxa municipal; Extrato de débitos detalhado por imóvel, empresa ou pessoa física; Extrato de débitos por pessoa física ou jurídica, informando todos os seus bens (imóveis ou empresas) e seus respectivos débitos e acréscimos; Livros de Dívida Ativa; Relatórios estatísticos e demonstrativos contemplando vários critérios de seleção; Mapas comparativos com os movimentos econômicos declarados e apurados, informando as divergências e seus acréscimos; Cartas de cobrança, notificações, etiquetas para postagem, petições judiciais, etc.; Demonstrativos de Arrecadação por período: Receita ou Grupo de Receita; Bancos; Tipo de Tributo; Tipo de Tributo e Receitas; Pagamentos registrados por arquivo processado; Movimento diário; Relatório com as receitas vinculadas, ou seja, valores destinados a saúde, educação, etc. Gerenciar: Resultados obtidos com os projetos de cobrança realizados; Débito em Conta; Todas as receitas do município; Saldo dos tributos do exercício e em dívida ativa; Contencioso; Saldo diário de Tributos do Exercício e em Dívida Ativa. Simular: Processamento da Arrecadação, emitindo relatórios de inconsistências, divergências de pagamentos e a classificação contábil detalhada por documento pago; Geração de Parcelamentos; Cálculo de IPTU; Cálculo de ISS. Atendimento ao Contribuinte: A partir de uma única função o servidor municipal pode: Obter todas as informações necessárias ao atendimento; Emitir documento de arrecadação individual ou global; Efetuar parcelamentos.

19 Módulo Protocolo O Módulo CONSIST GRP Protocolo é a solução ideal para o controle e para o gerenciamento do tráfego de processos. Suas funcionalidades permitem o acompanhamento de cada processo através do registro detalhado de cada trâmite efetuado, além de oferecer aos administradores condições ideais de gerenciamento, pois possibilita a análise completa da entrada e tramitação dos processos, identificando fatores que causam problemas. Com as funcionalidades oferecidas os processos podem tramitar com maior rapidez, pois torna-se possível identificar e intervir nos locais onde haja acúmulo ou atraso no fluxo da tramitação. O Parecer Eletrônico é um poderoso recurso que permite a rápida consulta dos pareceres dos processos sem a necessidade do manuseio de papel. Com o CONSIST GRP Protocolo é possível definir as normas de funcionamento conforme a necessidade do cliente, possibilitando parametrizar: Usuários responsáveis pela inclusão de processos; Usuários responsáveis pela tramitação dos processos por local; Usuários responsáveis pelo Parecer Eletrônico por local; Locais de Tramitação; Assuntos dos processos; Roteiros de tramitação por assunto, informando os locais pelos quais os processos deverão tramitar; Documentos exigidos para a inclusão do processo conforme o assunto; Documentos exigidos ou Parecer Eletrônico para cada trâmite do processo; Tempo de permanência dos processos nos locais por assunto. Características Funcionais: Cadastros: Processos; Requerentes de processos e seus respectivos endereços; Assuntos que possam originar a entrada de um processo; Locais cujos processos poderão tramitar; Usuários responsáveis pelo trâmite de processos por local; Documentos a serem anexados ao processo; Roteiro de tramitação por Assunto. Suas funcionalidades possibilitam: A Inclusão e atualização de processos; A Emissão da Capa do Processo; Exibir os documentos a serem anexados por assunto no momento da inclusão do processo; Gerar automaticamente o histórico de tramitação dos processos informando usuário, local, data e hora do envio e recebimento; A inclusão dos pareceres eletrônicos para cada local cujo processo tramitou; Na função de envio a seleção automática dos processos que serão enviados do local sob responsabilidade do usuário logado; Na função de recebimento a seleção automática dos processos que serão recebidos no local sob responsabilidade do usuário logado; A Anexação e Desanexação de um Processo a outro a qualquer momento. O número de processos a serem anexados é ilimitado; Cadastrar ocorrências para agregar informações a um processo; Envio de ao requerente, informando se seu protocolo foi Deferido ou Indeferido; A emissão de relatórios; Relação de Processos ordenados por número, requerente, data, assunto e situação; Relatórios estatísticos. A consulta de processos por: Número; Data; Requerente; Local; Assunto; Ocorrências. Suas funcionalidades possibilitam as Prefeituras: Utilizar o cadastro único de cidadãos do módulo GRP-Tributação como cadastro de requerentes; Vincular o imóvel ou empresa que estiverem associados ao processo.

20 Módulo Administração Interface: 100% Web; Otimização do Controle de Segurança: através de grupos de permissões denominados Perfis de Acesso, o administrador cria e gerencia a política de segurança da entidade. Esses perfis são atribuídos a um ou vários usuários, o que diminui o custo operacional de gerenciar a segurança da aplicação. Os principais perfis são de: - Atividades; - Órgãos e Unidades Orçamentárias; - Estruturas Contábeis; - Entidades; - Textos. Submissões: Horários definidos pelo administrador limitam a execução das submissões; Backup: Rotinas automatizam todo o processo de backup e higienização de dados e aplicação; Menu dinâmico: O usuário só enxerga o que realmente tem acesso; Trilha de Auditoria: Todas as interações do usuário são logadas e as principais atividades tem inclusive, a trilha com os campos alterados; Monitoração: Logins, Logouts, Sessões, Atividades, Submissões... O administrador tem total visão do sistema; Política de Usuários: O administrador cria sua própria política quanto a expiração de senha, quantidade de caracteres totais, numéricos e/ou alfabéticos exigidos, horário em que o usuário pode acessar o sistema, ativação/inativação programada para as férias do usuário; Funcionalidades; Página de Favoritos: Cada usuário pode personalizar sua página de entrada com as atividades mais pertinentes; AUDESP: Utiliza todos os Schemas XML do Tribunal de Contas de São Paulo para a total integração com a AUDESP; Correio Eletrônico Integrado: os principais processos disparam mensagens aos s relacionados, o que facilita seu acompanhamento. Além disso, o sistema também emite mensagens instantâneas e a possibilidade de envio de mensagens via SMS, proporcionando aos usuários o acompanhamento de suas transações onde quer que estejam; Submissões: relatórios, cargas e gerações de arquivos geram submissões batch que têm como características comuns: Ficarem armazenados no sistema, podendo ser consultados a qualquer momento; Agendamentos para serem processados nos horários mais adequados, assim como a criação de periodicidade de execução das submissões com ou sem limite de execuções; Permitir o envio, automático, de arquivos/relatórios gerados para o do usuário; Enviar um , SMS ou mensagem instantânea assim que uma submissão é finalizada; Monitorar as submissões realizadas e/ou agendadas checando todas as parametrizações e status de processamento; Armazenar a parametrização de uma submissão, o que permite, através de um monitorador, que se possa visualizar, controlar e submeter novamente as submissões desejadas sem a necessidade de parametrizá-las novamente. Relatórios no formato PDF: Formato universal para ser transportado e, posteriormente, visualizado em qualquer computador, mesmo que sem acesso ao sistema; Editor de Textos: Integrado ao sistema, é possível criar textos formatados com valores variáveis para, por exemplo, geração de documentos como editais.

21 Módulo Declaração de ISS e emissão de Nota Fiscal Eletrônica CONSIST eiss. A solução da CONSIST para modernizar o atendimento ao contribuinte através de um sistema de escrituração via Web e da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Com o CONSIST eiss a Secretaria Municipal da Fazenda e os contribuintes passam a se comunicar em tempo real, aumentando a eficiência da administração e também inibindo a sonegação fiscal, criando-se assim, a base material para análise e planejamento, visando a diminuição da carga tributária. Agregado a uma poderosa ferramenta de BI (TM1), possibilita uma ampla análise gerencial para diagnóstico e planejamento de toda a arrecadação de ISS no município, com o objetivo de oferecer informações para realizar uma fiscalização atuante e eficiente. O CONSIST eiss disponibiliza ao contribuinte um meio de comunicação eletrônica com a Secretaria Municipal da Fazenda para a declaração das Notas Fiscais emitidas e recebidas e oferece funcionalidades que substituem a escrituração manual dos Livros de ISS, além de muitas outras facilidades. Funcionalidades disponíveis via Web a Prefeitura Consultar on-line todas as declarações efetuadas; Obter a previsão da receita real-time referente as guias emitidas; Analisar o comportamento da arrecadação por período, atividade e alíquota; Fechamento automático de período de declaração. Em data definida pela prefeitura fica impossibilitada a declaração de meses de competência em atraso; Agregado a uma poderosa ferramenta de BI possibilita uma ampla análise gerencial para diagnóstico e planejamento de toda a arrecadação de ISS no município, visando oferecer informações para realizar uma fiscalização atuante e eficiente. Relatórios que indicam os contribuintes que: Não declararam Notas Fiscais emitidas ou recebidas; Declararam Notas Fiscais com valores divergentes entre as empresas prestadoras e tomadoras de serviços; Declararam Notas Fiscais e não emitiram Guia de Recolhimento ou não efetuaram o pagamento; Efetuaram o recolhimento com divergências. Relatórios Gerencias para análise: Valores declarados por período, atividade e alíquota; Valor do imposto a ser recolhido; Valor dos serviços prestados por empresas de fora do município; Valor dos serviços recebidos por empresas de fora do município; Informações divergentes entre retransmissões na versão off-line.

22 Funcionalidades disponíveis via Web aos Contadores: Cadastrar os usuários (funcionários do escritório) que utilizarão o sistema, tornando possível autorizar e registrar suas atividades gerando um log de segurança; Relatórios gerenciais identificando as empresas pelas quais é o responsável pela escrituração, informando por mês de competência, quais empresas foram escrituradas, emitiram guias de recolhimento e seus respectivos pagamentos. Integração com o Sistema Tributário: Para evitar a duplicidade de informações e retrabalho os cadastros utilizados pelo CONSIST eiss podem ser fornecidos pelo Sistema Tributário do Município, sendo utilizada a arrecadação do mesmo para registrar os pagamentos das guias de recolhimento que poderão ser consultados via Web pelos contribuintes (Contadores e os proprietários das empresas). Informações fornecidas ao CONSIST eiss pelo Sistema Tributário: Cadastro de empresas do município com suas respectivas atividades; Tabela de alíquotas por atividade; Calendário de dias úteis; Pagamentos efetuados. Informações transmitidas pelo CONSIST eiss ao Sistema Tributário: Guias de recolhimento emitidas; Declaração de empresas sem movimento; Cadastro de empresas de fora do município. Funcionalidades disponíveis via Web aos Contribuintes Atribuir ou substituir o contador responsável pela declaração; Emitir Notas Fiscais Eletrônicas manualmente ou em volume através de transmissão de arquivos utilizando o conceito de (RPS) Recibo Provisório de Serviço. Declarar as Notas Fiscais de serviços emitidas pelo contribuinte e seus respectivos tomadores de serviços com todos os atributos definidos pelo município; Declarar as Notas Fiscais de serviços recebidas pelo contribuinte e seus respectivos prestadores de serviços com todos os atributos definidos pelo município; Declarar sem movimento no período; Emitir a(s) guia(s) de recolhimento do ISS por competência conforme suas respectivas alíquotas, ou seja, para o contribuinte que está sujeito a duas ou mais alíquotas serão emitidas duas ou mais guias automaticamente; Uma vez gerada a guia de recolhimento por mês de competência, será registrado nas Notas Fiscais o número da respectiva guia, não sendo possível utilizar a mesma Nota Fiscal para emissão de outra Guia; Consultar todas as guias de recolhimento emitidas e seus respectivos pagamentos; Somente serão exibidas na função de geração de guias de recolhimento por mês de competência as Notas Fiscais que ainda não foram utilizadas como base de cálculo, tornando impossível um pagamento de imposto em duplicidade; Emitir os livros de registro de Notas Fiscais emitidas e recebidas com observações para o caso de reemissão; Emitir um relatório gerencial referente as Notas Fiscais cadastradas; Cadastrar as informações adequadas as particularidades do município que possibilitem o cálculo de imposto para empresas com características especiais como Bancos, Empresas de Construção Civil, Condomínios, etc.; Inclusão ou geração de informações em lote. As empresas poderão gerar um arquivo conforme layout previamente definido e incluir informações em lote. As informações que apresentarem inconsistências serão exibidas para as devidas correções ou complementações que se fizerem necessárias. O lote somente será processado após todas as informações serem consistidas. É possível também gerar um arquivo a partir das informações cadastradas no sistema.

23 CONSIST no Brasil São Paulo - São Paulo Av. das Nações Unidas, São Paulo - São Paulo Fone: (11) Fax: (11) consist@consist.com.br São Paulo - Ribeirão Preto consist.rao@consist.com.br Minas Gerais - Uberaba consist.uba@consist.com.br Minas Gerais - Belo Horizonte consist.bhz@consist.com.br Bahia - Salvador consist.ssa@consist.com.br Ceará - Fortaleza consist.for@consist.com.br Distrito Federal - Brasília consist.bsb@consist.com.br Espírito Santo - Vitória consist.vix@consist.com.br Goiás - Goiânia consist.gyn@consist.com.br Mato Grosso do Sul - Campo Grande consist.cgr@consist.com.br Paraná - Curitiba consist.cwb@consist.com.br Pernambuco - Recife consist.rec@consist.com.br Rio de Janeiro - Rio de Janeiro consist.rio@consist.com.br Rio Grande do Sul - Porto Alegre consist.poa@consist.com.br Santa Catarina - Florianópolis consist.fln@consist.com.br Grupo CONSIST no mundo consist@consist.com - Alemanha office@consist.de Chile info@consist.cl Israel info@consist.co.il Argentina argentina@consist.com.ar México consist@consist.com.mx Uruguai consist@consist.com.uy Espanha / Portugal dpto.comercial@e-consist.com Estados Unidos consist@consist.com Paraguai consist@consist.com.py

24 ConsistGRP - Todos os direitos reservados. Produto da ConsistBIS LP. DB2 é marca comercial ou marca registrada da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Se estes ou outros termos registrados da IBM estiverem marcados em sua primeira ocorrência nesta informação com um símbolo de marca registrada ( ou ), esses símbolos indicam marcas registradas ou de direito consuetudinário nos EUA de propriedade da IBM no momento da publicação destas informações. Essas marcas comerciais também podem ser marcas registradas ou de direito consuetudinário em outros países. Uma lista atualizada de marcas da IBM encontra-se na Web em Copyright and trademark information no site ibm.com/legal/copytrade.shtml. IBM - Todos os direitos reservados. Av. das Nações Unidas, São Paulo - SP MV/WPGRP CP Red u ce Reu s e Recycle Compromisso com o meio ambiente

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - CONTABILIDADE

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - CONTABILIDADE 1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA - CONTABILIDADE ABERTURA DE EXERCÍCIO DE 2014 e NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CASP E SICOM/2014. O ano de 2014 será de grandes mudanças que afetarão muito a estabilidade

Leia mais

ANEXO VI - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO/CONTABILIDADE PÚBLICA E TESOURARIA PÚBLICA

ANEXO VI - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO/CONTABILIDADE PÚBLICA E TESOURARIA PÚBLICA ANEXO VI - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO/CONTABILIDADE PÚBLICA E TESOURARIA PÚBLICA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SISTEMA DE ORÇAMENTO PÚBLICO O Sistema de Orçamento Público apresentará

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque 11.8x março de 2015 Versão: 5.0 1 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 3 3 Movimentações de Estoque... 3 4 Parâmetros... 5 5 Cadastros...

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Sistema representação G3.ss. Tabela de Clientes. Tabela de Representantes. Tabela de Fornecedores

Sistema representação G3.ss. Tabela de Clientes. Tabela de Representantes. Tabela de Fornecedores Tabela de Clientes Além de registrar os dados principais do cliente, pode-se registrar vários contatos, o endereço de cobrança e de entrega (se forem diferentes do principal). Cada cliente tem um registro

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ÓRGÃO: CÂMARA MUNICICIPAL DE INDIAPORÃ/SP PROCESSO: 01/2015 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2015 TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO POR LOTE LOCAL: PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL, NA RUA JOSÉ SCAPIM, QUADRA

Leia mais

EDITAL N 211/2011 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 203/11.

EDITAL N 211/2011 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 203/11. EDITAL N 211/2011 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 203/11. ANDERSON JOSÉ TOMIELLO HOFFMEISTER, Prefeito de Tramandaí, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS Abril / 2008 1 INDICE Objetivo do Sistema de Registro de Contribuinte na Junta Comercial...3

Leia mais

Notas de versão. Versão 3.16.1.0

Notas de versão. Versão 3.16.1.0 Notas de versão Sistema Gescor Versão 3.16.1.0 Lançamento Abril/2016 Interface - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3 1. Nova interface e usabilidade do sistema.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

Internet Banking. Outubro - 2012

Internet Banking. Outubro - 2012 Internet Banking Outubro - 2012 1 Índice 1. Início... Pg. 4 2. Menu Home... Pg. 5 3. Menu Conta Corrente... Pg. 7 3.1 Extratos Conta Corrente... Pg. 8 3.2 Extratos de Tarifas...Pg. 9 3.3 Informações Complementares...

Leia mais

Estado de Sergipe TRIBUNAL DE CONTAS. LAYOUT DE ARQUIVOS TXT PARA IMPORTAÇÃO (Para a versão do SISAP Versão 610)

Estado de Sergipe TRIBUNAL DE CONTAS. LAYOUT DE ARQUIVOS TXT PARA IMPORTAÇÃO (Para a versão do SISAP Versão 610) LAYOUT DE ARQUIVOS TXT PARA IMPORTAÇÃO (Para a versão do SISAP Versão 610) 01 de agosto de 2012 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DOS ARQUIVOS... 5 1.1 ESTRUTURA... 5 1.2 CONVENÇÃO... 6 2 ARQUIVOS TXT POSSÍVEIS DE SEREM

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA Versão.0 Sistema de Controle de Concessão de Adiantamentos Sumário O Sistema CCA ----------------------------------------------------- 3 Iniciando a operacionalização do

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2015 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES

MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES 1. OBJETIVO MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES O objetivo deste manual é servir de referência para demonstrar o funcionamento operacional dos serviços da Orla DTVM, relativo à sua mesa de

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL 1 Índice Passo 1: Visão Geral... 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online?... 3 Passo 3: Recursos Disponíveis... 5 Guias Consulta / SADT (Solicitação, Execução

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

SISTEMA WEB PARA COMÉRCIO EXTERIOR

SISTEMA WEB PARA COMÉRCIO EXTERIOR Sistema para empresas prestadoras de serviços em comércio exterior. O sistema é um ERP, desenvolvido em tecnologia web, com vários módulos todos integrados para atender aos diversos serviços de comércio

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

SIGA Manual -1ª - Edição

SIGA Manual -1ª - Edição SIGA Manual -1ª - Edição ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 4 2. MÓDULO DE PROCESSOS 4 3. ACESSO AO SISTEMA 4 3.1 Acessando o Sistema 4 3.2 Primeiro Acesso 5 3.3 Login do Fornecedor 5 o Teclado Virtual 5 o Máquina Virtual

Leia mais

Art. 1º - Fica aprovado o Regimento Interno da Central do Sistema de Controle Interno, anexo ao presente Decreto.

Art. 1º - Fica aprovado o Regimento Interno da Central do Sistema de Controle Interno, anexo ao presente Decreto. DECRETO N.º 961/08 De 01 de julho de 2008. APROVA O REGIMENTO INTERNO DA CENTRAL DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE VALE DO SOL, no uso de suas atribuições

Leia mais

Nota Fiscal Eletronica:

Nota Fiscal Eletronica: Nota Fiscal Eletronica: Sistema de gestão do imposto sobre serviço de qualquer natureza, ISSQN, onde é controlada toda a escrituração dos contribuintes, e acompanhando a arrecadação do tributo através

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1 SOFTWARE PARA CONTABILIDADE PÚBLICA E AUDESP

TERMO DE REFERÊNCIA 1 SOFTWARE PARA CONTABILIDADE PÚBLICA E AUDESP TERMO DE REFERÊNCIA 1 SOFTWARE PARA CONTABILIDADE PÚBLICA E AUDESP Neste sub módulo o sistema segue todas as normas estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado de São

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

Manual de Conciliação Bancária

Manual de Conciliação Bancária Manual de Conciliação Bancária Índice Conciliação Bancária... 2 O módulo de Conciliação Bancária no SIGEF... 3 Conciliação Bancária Extrato Bancário... 5 Fazendo a Conciliação Bancária Extrato Bancário...

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br.

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. C C P SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h30min às 18h, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. Suporte On-Line

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual de Uso do Módulo. MerchFinanças

Manual de Uso do Módulo. MerchFinanças Manual de Uso do Módulo MerchFinanças Bento Gonçalves Julho de 2010 Conteúdo 1. Introdução... 4 2. Menu Cadastros... 5 2.1. Bancos/Contas... 5 2.1.1. Agências... 5 2.1.2. Bancos... 6 2.1.3. Contas... 7

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA PAG:1 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA MÓDULO : LICITAÇÕES E CONTRATOS Manual de Treinamento 2008 PAG:2 MÓDULO DE LICITAÇÃO E COMPRAS OBJETIVO: Controlar a documentação dos processos licitatórios dentro

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS Sumário 1. Introdução... 2 2. Início Portal Coordenador... 2 2.1. Novos Pedidos... 2 2.2. Pendências... 3 2.3. Menu... 4 2.4. Sair... 4 3. Saldo de Projetos... 5 4. Extrato

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.

MANUAL SICCL SQL SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com. MANUAL SICCL SQL ÍNDICE ACESSANDO O SISTEMA SG - COMPRAS E CONTRATOS... 3 ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE ITENS E SERVIÇOS... 5 VERIFICANDO A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS... 7 ATENDER SOLICITAÇÕES COM PROCESSO

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Business One, em apenas uma etapa usando um assistente guiado.

Leia mais

Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line

Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line Fev/2011 2 Funcionalidades... 3 1. Acesso ao Sistema... 5 2. Cadastro Municipal... 6 a. Alteração da Declaração:... 6 b. Comparação da Declaração:...

Leia mais

03/06/2013. Tendo em vista a necessidade de diminuir o custo do controle e evitar a duplicidade de remessa de dados, o SICOM substituirá outros

03/06/2013. Tendo em vista a necessidade de diminuir o custo do controle e evitar a duplicidade de remessa de dados, o SICOM substituirá outros O SICOM é um instrumento de suporte ao controle concomitante e de obtenção de dados sobre os jurisdicionados que permite conhecer as especificidades e a realidade dos órgãos e entidades, além de subsidiar

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Nota Técnica Atuarial de Carteira

Nota Técnica Atuarial de Carteira Nota Técnica Atuarial de Carteira Circular SUSEP 362/2008 Resolução CNSP 163/2007 Quadros Estatísticos 270, 271 e 272 Carlos Augusto Pinto César da Rocha Neves Eduardo Fraga Lima de Melo São Paulo 29 de

Leia mais

SUMÁRIO 1) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS GENÉRICOS... 3 2) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS DETALHADOS... 6

SUMÁRIO 1) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS GENÉRICOS... 3 2) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS DETALHADOS... 6 Comparativo de funcionalidades entre versões do Sistema - 2 - SUMÁRIO 1) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS GENÉRICOS... 3 2) COMPARATIVO ENTRE VERSÕES ITENS DETALHADOS... 6 2.1) Comparativo entre versões

Leia mais

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial O MERCADO NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO GRANDES VENDORS CONTRATOS CORPORATIVOS ALTO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO E CONSULTORIA POUCA CUSTOMIZAÇÃO

Leia mais

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas;

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas; PROGRAMA DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS PROIFAL 1. OBJETIVO Apoiar o Instituto Federal de Alagoas IFAL nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web.

Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web. Características Gerais: Sistema Web; Permite acessas todas as funcionalidades via tablete; Não precisa instalar nenhum aplicativo para acessar o sistema Web. Modulo Geral Secretaria Possui cadastros das

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

COMUNICADO SIAD 019 /2007 ASSUNTO: Frota Abastecimento no Posto Orgânico Coletivo de Combustível - POC

COMUNICADO SIAD 019 /2007 ASSUNTO: Frota Abastecimento no Posto Orgânico Coletivo de Combustível - POC Órgão/Setor SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Rua Bernardo Guimarães, 2731. Tel.: (31) 3290-4600 CEP: 30.180-140 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil CGC: 18.715.607 / 0001-13 Inscrição Estadual:

Leia mais

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Livro Super Simples Manual do Usuário Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Secretarias de Fazenda Estaduais, do Distrito Federal e Comitê Gestor do Simples

Leia mais

Acesso ao Credenciamento

Acesso ao Credenciamento 2 1 Credenciamento Para todas as pessoas jurídicas que acessarem o sistema da NFS-e, será necessário inicialmente efetuar o credenciamento. O credenciamento é obrigatório para todas as empresas estabelecidas

Leia mais

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO BANRISUL OFFICE BANKING ARQUIVOS Os Clientes Banrisul, que utilizam serviços que dependam de troca de informações através de arquivos (Cobrança de Títulos, Vendor Eletrônico, Desconto

Leia mais

Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e.

Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico OBJETIVO Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

1. Introdução Pregão Eletrônico

1. Introdução Pregão Eletrônico Índice 1. Introdução...3 2. Obtendo Senha de acesso...4 3. Identificando pregões de seu interesse...5 4. Encaminhando uma Proposta... 10 4.1. Incorporando o arquivo anexo à proposta... 11 4.2. Informando

Leia mais

Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos. Regras de Validação Contas Anuais

Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos. Regras de Validação Contas Anuais Regras de Validação Contas Anuais Sumário Sumário 1. Relação de Contratos de Concessão... 4 1.1. Descrição do Documento... 4 1.2. Estrutura... 4 1.3. Regras de Validação... 4 1.3.1. Contratos duplicados...

Leia mais

ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO CHECKLIST

ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO CHECKLIST ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO CHECKLIST Para auxiliar nas providências que devem ser tomadas para o encerramento de exercício, foi elaborada uma série de verificações, em formato de checklist, que devem ser

Leia mais

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos

MUNICÍPIO DE PORTO FERREIRA Estado de São Paulo DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Seção de Licitações e Contratos INSTRUÇÕES GERAIS PARA OBTENÇÃO DO C.R.C. (CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL), CONFORME DISPOSTO NA LEI Nº 8.666/93 1. CADASTRAMENTO 1.1 PROCEDIMENTO 1.1.1 A empresa interessada em obter o Certificado

Leia mais

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS

SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Versão 6.04.00 Abril/2015 SPED Contribuições Pis, Cofins e INSS Passo a Passo: Cadastros, Configurações e Operações SPED Contribuições O SPED Contribuições é um arquivo digital instituído no Sistema Publico

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISSQN

SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISSQN SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO ISSQN MIGRAÇÃO DAS INFORMACOES DO ATUAL SISTEMA PARA O SIGISSWEB 1ª FASE: Em 1º de Maio de 2015, o sistema SIGISSWEB deverá estar carregado com todos os cadastros

Leia mais

GESCOMP Sistema de Gestão de Compras, Orçamento, Material e Patrimônio

GESCOMP Sistema de Gestão de Compras, Orçamento, Material e Patrimônio UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO TDE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

So,fit 4 Transport Release Notes Versão 1.7

So,fit 4 Transport Release Notes Versão 1.7 NOVAS FUNCIONALIDADES Cadastros gerais Criado cadastro de Eixo, na categoria Veículo, onde são cadastradas as informações que servirão de base para o cadastro de layouts dos veículos. São cadastrados os

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS ASSESSORIA DE IMPRENSA: Função GERENTE. Assessorar a Diretoria da Ceasa; Promover e divulgar notícias relacionadas a Ceasa; Estreitar o relacionamento da mídia com

Leia mais

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo Versão 6.04.00 Setembro/2013 Manual de Processos Módulo Protocolo 1 1 2 2 Sumário Sumário... 3 Introdução ao Manual de Processos... 4 Conceituado os Processos de Negócio... 5 Estrutura do Manual de Processos...

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA UNIDADE GESTORA ARRECADADORA - UGA VERSÃO 1.01

INSTRUÇÕES PARA UNIDADE GESTORA ARRECADADORA - UGA VERSÃO 1.01 Subsecretaria de Finanças - SUBFIN Coordenacão de Controle e Análise das Receitas Estaduais Diretamente Arrecadadas - CONARD W: www.fazenda.rj.gov.br E: sisgre@fazenda.rj.gov.br T: +55 21 2334-4404 INSTRUÇÕES

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES CADERNO DE COMPRAS E LICITAÇÕES 1. OBJETIVO Este manual tem por objetivo esclarecer as questões

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE

MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE MUNICÍPIO DE ESTEIO SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E MANUAL DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO ON-LINE Versão 1.0.5 Março/2014 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 6 2.

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 30/09/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.125a REA SSPlus 8.0

Leia mais

Sumário PANORAMA... 6 APRESENTAÇÃO... 6 PORTAL GISSONLINE... 7 ACESSO PARA CONTRIBUINTES COM IDENTIFICAÇÃO E SENHA... 8

Sumário PANORAMA... 6 APRESENTAÇÃO... 6 PORTAL GISSONLINE... 7 ACESSO PARA CONTRIBUINTES COM IDENTIFICAÇÃO E SENHA... 8 Sumário PANORAMA... 6 APRESENTAÇÃO... 6 O QUE É GISSONLINE?... 6 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 6 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 6 PORTAL GISSONLINE... 7 ACESSO PARA CONTRIBUINTES COM IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0 Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados Versão 1.0 Sumário Central de Materiais Esterilizados 3 1 Manual... de Processos - Central de Materiais Esterilizados 4 Fluxos do... Processo

Leia mais

outros, cópias de documentos cujos originais são destinados à guarda permanente, cópias de documentos que de acordo com os prazos de guarda

outros, cópias de documentos cujos originais são destinados à guarda permanente, cópias de documentos que de acordo com os prazos de guarda 10 INTRODUÇÃO A Secretaria de Estado da Fazenda, instituição responsável pelo provimento e controle dos recursos financeiros do estado, desenvolveu-se consideravelmente tanto no que tange a sua estrutura

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Anexo IV Planilha I Item Descrição Possui Valor Módulo de Sistema a serem Utilizados:

Anexo IV Planilha I Item Descrição Possui Valor Módulo de Sistema a serem Utilizados: Anexo IV Planilha I Item 3. Módulo de Sistema a serem Utilizados: a) Módulo de Crédito... b) Módulo de Controle e Gestão... c) Módulos Legais... 4. Serviço a serem disponibilizados pelos Sistemas - Caract.

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO

MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação do Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba. Tem linguagem simples e é ilustrado para que

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6.

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6. Índice 1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA...3 2. PRIMEIRO LOGIN...8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA...12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA...14 5. EXCLUIR DADOS...15 6. APRESENTAÇÃO DO EXTRANET...17 6.1 Sistema DESCONECTADO...18

Leia mais

DOS PROCEDIMENTOS QUANTO À OCORRÊNCIA DE SINISTROS COM VEÍCULOS... 7. DO RECEBIMENTO DE BENS DOADOS PELA Receita Federal do Brasil (RFB)...

DOS PROCEDIMENTOS QUANTO À OCORRÊNCIA DE SINISTROS COM VEÍCULOS... 7. DO RECEBIMENTO DE BENS DOADOS PELA Receita Federal do Brasil (RFB)... Manual de Frota 2 SUMÁRIO DO CONTRATO DE MOTORISTAS TERCEIRIZADOS... 3 DAS SOLICITAÇÕES DE VEÍCULOS OFICIAIS... 3 DO ABASTECIMENTO... 4 Do Abastecimento de veículos de outros órgãos... 5 DA MANUTENÇÃO

Leia mais

Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais - APLs

Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais - APLs Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais - APLs Realização de Convênios Convênios São acordos firmados por entidades públicas, ou entre estas e organizações particulares para

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS COMPRASNET Informações Gerais Brasília 2005 MINISTRO DO PLANEJAMENTO,

Leia mais

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Atribuições do órgão conforme a Lei nº 3.063, de 29 de maio de 2013: TÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES End: Rua Siqueira Campos, S-64 Centro Fone: (14) 3283-9570 ramal 9576 Email: compras@pederneiras.sp.gov.br Responsável: Dr. Luis Carlos Rinaldi Atribuições

Leia mais

MANUAL CALCULADORA DE IR SANTANDER CORRETORA

MANUAL CALCULADORA DE IR SANTANDER CORRETORA MANUAL SANTANDER CORRETORA 1 A Calculadora de IR possibilita realizar o cálculo do imposto devido das operações em Bolsa e facilita na hora de você prestar contas à Receita Federal. VANTAGENS Importa automaticamente

Leia mais

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Foram criados os seguintes relatórios para listagem de comissões de consultores e produtivos: o "Relatório 2058 - Comissão de Serviços por Consultor": Efetua

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Lei Orgânica do Município, e DECRETO Nº 063/2013-GP. Regulamenta e implementa a Lei Complementar Federal n 123 de 14 de Dezembro de 2006 e a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte n 216, de 18 de dezembro

Leia mais

Abaixo, questionamentos referentes ao certame supracitado e respostas conforme área técnica da CESAMA.

Abaixo, questionamentos referentes ao certame supracitado e respostas conforme área técnica da CESAMA. Juiz de Fora, 17 de maio de 2013. Referência: Concorrência 009/12 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de licenças de uso perpétuo, implantação, customização, treinamento e manutenção

Leia mais