ARMAZENAGEM VERTICAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARMAZENAGEM VERTICAL"

Transcrição

1 ARMAZENAGEM VERTICAL Valmir Mafra RESUMO A Logística pode ser definida por quatro atividades básicas: a da aquisição e produto, movimentação, armazenagem e entrega dos produtos. Para implantar melhoramentos na estrutura dentro de uma indústria é necessário que haja uma dinâmica no sistema logístico, Este, envolve fatores como o suprimento de materiais e componentes, a movimentação e o controle de produtos, apoio ao esforço de vendas de produtos finais até a colocação do produto acabado ao consumidor. Uma das atividades de importância na logística é a atividade de armazenagem vertical, que bem administrada reduz a ocupação da area dos armazéns. Este segmento logístico está sendo estudado como uma solução para os gargalos que as organizações encontram quando tem a necessidade de montar um centro de distribuição, como: os altos custos com a aquisição de terrenos, as leis ambientais vigentes e a mão-de-obra disponível. A armazenagem vertical tem como foco a redução nos custos com a movimentação, a guarda de materiais, a redução nos custos com edificações, o cumprimento das leis ambientais e também a redução significativa da mão-de-obra. Este modelo de armazenagem dos produtos visa atender com eficiência ás especificações químicas e físicas de cada produto, ou seja, este serão armazenados respeitando as indicações recomenda pelos fabricantes. Palavras chaves: logística, armazenagem, vertical 1. INTRODUÇÃO

2 2 A armazenagem é um dos tópicos fundamentais da logística. O departamento de armazenagem vem sendo tratado dentro das empresas como um segmento da cadeia logística extremamente importante, onde os armazéns começam a ser considerados como centros de distribuições e agregador de valor para os produtos movimentados. Um sistema de armazenagem quando bem gerenciado na empresa, pode solucionar e evitar diversos problemas que influenciam diretamente o processo produtivo e a distribuição de produtos, otimizando espaços e diminuindo sensivelmente o custo do produto para o consumidor final e consequentemente aumentando a competitividade no mercado. Atualmente as empresas estão muito niveladas em relação ao aspecto tecnológico, sendo a logística um dos principais diferenciais para a sobrevivência e o crescimento das empresas no mercado. Uma logística eficiente pode representar o diferencial de uma empresa. Com o avanço das novas tecnologias de movimentação, os armazéns estão sendo reestruturados e remodelados, objetivando atender de forma mais eficiente às novas necessidades do mercado, procurando a sua melhor adequação as exigências de uma economia globalizada. A necessidade de colocar os produtos ao alcance dos mercados consumidores faz da armazenagem, um elo importante na cadeia de distribuição e suprimentos, desde à compra da matéria prima até o consumidor final. Para BALLOU (2006, p. 375), a armazenagem é utilizada para dar valor ao produto. Ou seja, ao armazenar um produto perto dos clientes, o tempo de entrega é em geral reduzido e facilita a disponibilidade. Conforme MOURA (2005, p. 21), armazenar é uma função da logística que envolve o tratamento dos materiais entre o tempo de produção e a sua venda ao consumidor final. Este processo envolve várias funções de movimentação como; separar mercadorias, consolidar lotes e preparar a mercadoria para o despacho.

3 3 Dentro do conceito de armazenagem, a verticalização dos espaços disponíveis é um dos conceitos aplicados pelos gestores de armazéns visando maximizar o aproveitamento total da área de estoques. O presente artigo tem por objetivo, apresentar os principais elementos relacionados à armazenagem vertical e a sua importância para as empresas, o que será feito por meio de pesquisas bibliográficas. 2.1 HISTÓRICOS DA ARMAZENAGEM A história da armazenagem segundo RODRIGUES (2003, p.36), confunde-se com a história do comércio entre os povos. Historicamente, aqueles que dedicaram-se ao comércio tiveram obrigatoriamente que armazenar e, assim, obtiveram hegemonia sobre os demais povos contemporâneos. Cerca de 3000 a.c., os egípcios construíram o primeiro depósito que se tem notícia, para armazenar o trigo e os papiros excedentes, para trocá-los mais tarde por madeiras no Líbano. Também foram encontrados produtos armazenados nas camas mortuárias dos faraós, pois acreditavam ser necessário para o uso em outras vidas pelos mortos. Os romanos durante as suas expedições e colonização, construíram centros de armazenagem e distribuição para serem distribuídas ao longo de todo o seu império. Ao contrário dos Vikings, que durante todo o seu percurso de colonização, limitavam-se a saquear e a consumir, desconhecendo a arte da armazenagem. No final do século XV, a coroa Portuguesa descobriu o caminho marítimo das Índias, espalhando entrepostos comerciais em diversos pontos da rota, como forma de manter o controle sobre o comércio de especiarias do Oriente. No século XVI a colonização Holandesa implanta entreposto em Java, Sumatra e Bornéu substituindo Portugal no domínio do comércio de especiarias com o Oriente. O intenso comércio de chá, seda e porcelana da China foram fatores determinantes para o crescimento do poderio britânico.

4 4 Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o governo americano estimulou a reestruturação industrial na Europa, alavancando a produção e gerando excedentes exportáveis. Como consequência, o transporte marítimo cresceu rapidamente, impondo a racionalização e a modernização no uso das áreas restritas de armazenagem portuária. Todo este processo de modernização das armazenagens, vem sendo tratada com uma ciência complexa e independente. Desta feita, o item a seguir trará a baila alguns conceitos de armazenagem Armazenagem Muitas das oportunidades de obtenção de maiores espaços encontram-se atualmente na esfera da administração de materiais e a armazenagem é melhor forma de guarda, na qual se utiliza o espaço disponível do armazém nas três dimensões: comprimento, largura e altura. E dentro deste conceito, o setor de armazenagem é o que oferece economias significativas. A organização de um depósito ou qualquer outra área destinada à armazenagem, é um dos principais fatores para um melhor aproveitamento de espaço físico refletindo positivamente em todo o processo logístico da empresa. O uso do sistema de armazenagem, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas operados por empilhadeiras ou qualquer outro equipamento de movimentação, tornou-se item ideal para a organização e em muitos casos a otimização do espaço de um armazém. Novos conceitos tecnológicos têm sido aplicados para conferir maior agilidade ao fluxo operacional de para tornar este mercadoria segmento mais eficiente e competitivo. O uso de equipamentos de movimentação desde carrinhos manuais até os sistemas totalmente automatizados e computadorizados de empilhamento, facilitam o processo de armazenagem significativamente. Em algumas empresas, a armazenagem foi, e em muitas ainda é, uma função quase esquecida. Poucas pessoas sobem as escadas da empresa escolhendo a armazenagem como primeiro degrau, e são ainda consideradas

5 5 como pontes entre a produção e a comercialização. Alguns autores definem a armazenagem como fator importante no processo administrativo. Para MOURA (2005, p. 20), armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um local destinado á guarda temporária e á distribuição de materiais (depósito, almoxarifado, centro de distribuição, etc)". Segundo o mesmo autor (2004, p.181), a função principal da armazenagem, consiste no gerenciamento de tempo e espaço. Os gestores precisam utilizar com eficiência os pequenos espaços disponíveis e o tempo é a mão-de-obra, que é substancialmente mais difícil de gerenciar. De acordo com FARIAS (2002 apud CHING,2007,p.196), a armazenagem pode ser definida como sendo o conjunto de atividades para manter fisicamente estoques de forma adequada. Dias (2006, p.17), define armazenagem/depósito/almoxarifado é responsável pela guarda física dos materiais, com exceção dos produtos em processo. A localização dos armazéns é um dos pontos cruciais na redução dos custos com transportes e armazenagem, facilitando também na rapidez no atendimento à clientes, obrigando algumas empresas a montarem centros de distribuições em locais estratégicos. Conforme BALLOU (2006, p. 375), sempre que se torna muito caro coordenar com eficiência oferta e demanda, surge a necessidade de armazenagem. Por anos algumas empresas não se preocupavam com os seus estoques, com a guarda, a armazenagem e a estocagem dos seus materiais, estas eram de responsabilidade do almoxarifado, considerado como um setor de menor importância. Descreve MOURA (2005, p.131), sobre armazém fornece o material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo. Com o passar dos anos a armazenagem toma vulto e a sua importância será demonstrada a seguir.

6 A importância da Armazenagem A partir da década de 90 a armazenagem passa a ser tratada como uma área da logística de redução nos custos com fretes e eficiência no atendimento a clientes. De acordo com MOURA (2004, p.181), na função de distribuição, a armazenagem pode otimizar o atendimento ao cliente, desde que o centro de distribuição esteja mais próximo dele, proporcionando-lhe melhor atendimento. Salienta ainda (1989, p. 6), que o processo de armazenagem está se tornando verdadeiramente complexo; são necessários estudos neste campo para aumentar a produtividade da superfície e do espaço e melhorar o aproveitamento total do armazém. Os processos de administração da armazenagem estão exigindo cada vez mais conhecimento dos seus gestores. São estudos específicos quanto a sua localização dos armazéns, capacidade de armazenagem e custos com mão-deobra. Segundo RODRIGUES (2003, p. 38), a medida que os blocos econômicos vão se consolidando, o mundo se torna mais receptivo ao conceito de globalização da economia." Em decorrência da diversidade dos fluxos e dos vários tipos de mercadorias, existem inúmeros fatores para compor o custo final das operações, e estes devem ser racionalizados para tornar os produtos mais competitivos na disputa pelo mercado global. [...]Entre o armazém e a gerência deve haver um sistema de informação que permita colocar produtos em locais conhecidos em uma ordem conhecida, retirá-los rapidamente e na quantidade necessária e ainda ter uma rotação correta (por exemplo,fifo first in, first out, ou o primeiro a entrar, primeiro sair). As empresas devem ter instalações com docas que permitam a carga e a descarga rápidas de veículos, e espaços para separação de cargas que permitam o cross docking, isto é, a separação de cargas recebidas em lotes menores, para serem despachadas sem

7 7 armazenamento local, ou a mistura de cargas de produtos diferentes em lotes consolidados para clientes específicos. (MARTINS, 2006, p. 408) As operações de armazenagem vêm adquirindo grande importância para equilibrar a produção com a demanda, e também para garantir a continuidade da cadeia de suprimentos, onde agrega valor na oferta de serviço diferenciado ao cliente, como a eliminação de avarias, registros mais confiáveis, acesso on-line, roteirização e rastreamento viam satélite. BALLOU (2001 apud CHING, 2007, p.196) cita algumas razões para o uso dos espaços na armazenagem: reduzir custos de transporte e de produção; coordenar oferta e demanda; auxiliar no processo de produção; auxiliar no processo de marketing; consolidar e desconsolidar cargas. As mudanças no comportamento do varejo, o surgimento de novos canais de distribuição, tem levado a importantes inovações nas políticas de armazenagem, os pedidos passaram a ser mais frequentes e em quantidades menores, acarretando o aumento das atividades de recepção e expedição. Conforme BOWERSOX (2007, p. 326), para as empresas com múltiplos locais de produção, a armazenagem eficiente oferece a oportunidade de redução de estoques de materiais e redução no custo com manuseio e melhoria da produção. A flexibilidade no uso das tecnologias de informação possibilita aos operadores de depósitos, a capacidade de respostas rápidas aos clientes quanto a produtos e as características de entrega. Apesar dos modernos sistemas de distribuição como, entregas programadas diretas na linha de montagem ou ao cliente final, os armazéns continuam a existir por muito tempo, pois a armazenagem é um dos pilares da logística de distribuição, e seu alto custo decorre muitas vezes da má administração dos seus gestores. Muitas vezes o conceito de estoque e armazenagem se misturam, o próximo item irá dirimir tal erro

8 Funções do estoque e funções da armazenagem Estoque e armazenagem, duas palavras corriqueiramente confundidas e, muitas vezes, trocadas na prática, Estocagem define MOURA (1989, p. 3), é a atividade que, a princípio, diz respeito à guarda segura e ordenada de todos os materiais do armazém, em ordem de prioridade de uso nas operações de produção e também as peças que estão para ser despachadas para as operações de montagem. Já o processo de armazenagem, segundo o mesmo autor (2005, p. 20), é um conjunto de atividades que diz respeito à estocagem ordenada e distribuição de produtos acabados dentro da própria fábrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição. Conclui o autor (1989, p. 3), os termos estocagem e armazenagem são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas alguns preferem distinguir os dois referindo-se aos produtos acabados como armazenagem e aos suprimentos, matérias-primas e materiais em processo como estocagem. RODRIGUES (2003, p. 42), define as funções básicas de qualquer estoque como: Garantir disponibilidade imediata de insumos para a produção; Atuar como amortecedor durante o período de ressuprimento; Reduzir o custo de transporte pela aquisição de maiores lotes. Segundo ele (2003, p. 43), a atividade de armazenagem apresenta tipos de demanda totalmente diferentes entre si, exercendo funções vitais no ciclo de transferência entre os centros produtores e os centros consumidores, suprindo basicamente as seguintes necessidades: Servir de pulmão amortecedor entre as operações produtivas e as distribuições físicas; Compensar diferenças entre períodos de procura e oferta de mercadorias, como no caso de safras agrícolas;

9 9 Manter estoques reguladores, de forma a continuar atendendo o mercado consumidor, independente de acontecimentos econômicos e políticos; Permitir economia de escalas nas compras e transporte, através da aquisição de grandes lotes, obtendo descontos que compensem o custo adicional com armazenagem; Garantir o processo de fases essenciais aos processos de fabricação. Por exemplo, os vinhos que precisam de certo tempo para amadurecer; MOURA (2005, p. 21), define como funções básicas da armazenagem: criar utilidades de tempo: produtos agrícolas, moda, sazonais, etc.; criar utilidades de localização: material certo no local certo; criar utilidade de forma: maturação do produto, melhoria da qualidade (fumo, bebidas, etc.). Em resumo, sobre a armazenagem e estocagem há convergências, e são frequentemente confundidos dentro das organizações sem uma definição específica. Há falta de clareza sobre os resultados alcançados ou sobre o programa de trabalho a serem estabelecidos, pois a armazenagem vem suscitando vários problemas administrativos quando se trata de centro de distribuição, onde requer maior controle e uma mão-de-obra altamente qualificada. Conforme qualquer função logística, a armazenagem se norteia por alguns princípios básicos que a seguir serão elencados Princípios básicos da Armazenagem Alguns princípios básicos se relacionam à armazenagem, RODRIGUES que, segundo RODRIGUES (2003, p. 60), são os seguintes: Planejamento - Avaliação prévia da área de armazenage, verificando a existência de efetivas condições físicas e técnicas para receber materiais, observando a natureza de peso, dimensões, características de manuseio e segurança. Flexibilidade Operacional - Adaptabilidade das peças, corredores, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem, de forma

10 10 a receber com facilidade, simultaneamente vários produtos com características diferentes. Simplificação de Fluxo - Desenvolvimento, adaptação físico de uma área de armazenagem, levando em conta as características dos equipamentos disponíveis e a localização de portas e corredores, para facilitar o fluxo de mercadorias evitando gargalos. Integração - Planejar a integração do maior número de atividade possível simultaneamente, coordenando todas as operações. Otimização do Espaço Físico - Armazenamento técnico e seguro, possibilitando a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma área de armazenagem, observando a resistência estrutural do armazém. Otimização de Equipamentos e Mão-de-obra - Análise, desenvolvimento, padronização, sistematização e implantação de procedimentos direcionados a movimentação e equipes de trabalho. Verticalização - Aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança. Mecanização - Avaliação quanto à necessidade, possibilidade e relação de custo-benefício da mecanização. Automação - Avaliação quanto à real necessidade e relação custo x benefício de automatizar o gerenciamento da armazenagem. Controle - Planejamento, implantação e acompanhamento metódico do sistema de registro de recebimento, tempo de permanência da armazenagem. Segurança - Dotar a área de armazenagem de sistemas que garantam a integridade das mercadorias armazenadas, mão-de-obra, instalações e equipamentos, treinamento para equipes de trabalho. Preço - Compatibilidade dos preços calculados a partir da estrutura de custos resultantes do planejamento empresarial com o praticado pelas empresas congêneres do mercado. Conclui o autor que estes princípios

11 11 devem ser observados pelos gestores de estoque, como ferramenta a ser aperfeiçoada de acordo com a necessidade especifica de cada depósito. Dentre os tipos de armazenagem, um que se destaca é a armazenagem vertical, que será destaque na sequência Armazenagem vertical A armazenagem vertical é o aproveitamento dos espaços verticais da melhor maneira possível. No passado não havia preocupação com os espaços ocupados para a armazenagem, mas sim com o acondicionamento e o fácil acesso as mercadorias, que se espalhavam horizontalmente pelas áreas. Racionalizar a altura ocupada, foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. Com o advento das empilhadeiras elétricas, permitiu-se ampliar a idéia de utilização de espaços e a rapidez na movimentação das mercadorias dentro do armazém, bem como ampliou-se a capacidade de utilizar edifícios de andar único, permitindo o aproveitamento dos espaços aéreos disponíveis. O conceito de verticalização tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços aéreos, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e à redução nos custos unitários de estocagem. Hoje, razões de ordem econômica, induzem as empresas à redução de custos com áreas de armazenagem, pensando no aproveitamento dos espaços físicos nas três dimensões altura, largura e profundidade, orientando para o aproveitamento dos espaços verticais. Atualmente, o conceito de armazenagem horizontal está ultrapassado, pois este comportamento tornou-se antieconômico, levando em conta o volume de materiais a serem movimentados, o custo da área de armazenagem, o terreno e principalmente os problemas de layout e mão-de-obra, sendo assim partiu-se para a verticalização, notando-se com isto, uma crescente preocupação com a maximização do espaço aproveitável, trazendo como consequência direta, a redução da área ocupada e, portanto, do custo por metro quadrado.

12 12 Parafraseando MOURA (2005, p. 96), o aproveitamento dos espaços verticais, reduzem os gargalos nas áreas de armazenagem e também a redução dos custos unitários por estocagem. O aproveitamento dos espaços verticais torna-se mais fácil e pouco dispendioso, aplicando-se o princípio da armazenagem por paletes que permite a utilização de empilhadeiras para alcançar com facilidade grandes alturas. A armazenagem vertical tem como regra básica, a economia de espaço, que é avaliada em termos de ocupação por capacidade cúbica nas três dimensões largura, altura e profundidade. Esta regra visa também a utilização de equipamentos de movimentação tanto no transporte vertical e também no transporte horizontal. Dobrar a capacidade de estocagem equivale a reduzir o espaço do piso pela metade garantindo grandes economias através da ocupação dos espaços aéreos. Qualquer que seja o tamanho do depósito, o projeto deverá focar no uso do espaço cúbico disponível e utilizar ao máximo o espaço da altura possível. Os novos depósitos automatizados têm pé-direto de 30 metros de altura, e com o uso de equipamentos é possível armazenar até o teto da edificação. O limite de altura de um armazém é determinado pela segurança dos equipamentos de manuseio quanto a capacidade de elevação, como empilhadeiras e equipamentos contra incêndio. Com a evolução das prateleiras, foram criando as estruturas metálicas que, junto com os paletes, evoluíram para as estruturas porta-paletes, entrando em um processo de racionalizar a altura ocupada. Esta foi a solução para reduzir espaços e guardar maior quantidade de materiais. A armazenagem vertical requer o uso de equipamentos específicos para a sua operação, como as empilhadeiras de alta capacidade e os transelevadores. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

13 13 As considerações a respeito de armazenagem vertical se baseiam principalmente na pesquisas realizadas pelo acadêmico, onde após um processo de pesquisa e identificou que os diferentes autores, trabalham dentro da mesma linha de pensamento, tratando a armazenagem como parte da cadeia logística de abastecimento.e da importância da armazenagem no atendimento aos clientes e na redução significativa de custos seja a matéria prima ou de produtos acabados. Outro fator importante observado nesta pesquisa é que, com a globalização, as organizações estão reestruturando-se, montado centros de distribuição e qualificando mão-de-obra para atender com mais eficácia o seu público consumidor. O pensamento da verticalização vem ganhando espaço dentro das organizações, como uma técnica de redução de custos na construção de novos centros de distribuição, onde as empresas tendem a reduzir o tamanho da área a ser construída explorando a armazenagem vertical. Com as novas tecnologias em equipamentos de movimentação de materiais, permite-se que os gestores de armazenagem utilizem a verticalização como fator de redução de espaços, otimização de mão-de-obra e como resultado, a geração de lucro. A armazenagem vertical vem atender à uma necessidade do mercado, que está cada vez mais preocupado com a redução nos custos de movimentação e armazenagem. Fatores determinantes levam as empresas a pensar na verticalização dos seus armazéns, entre elas a falta de grandes áreas disponíveis para construção em regiões geograficamente bem localizadas e as leis ambientais preocupadas com a preservação do meio ambiente. A localização de um centro de distribuição também deverá pensar na mãode-obra disponível para a região escolhida. Em contra partida, estes pequenos centros de distribuição, requer uma mão-de-obra mais qualificada e também equipamento de movimentação mais sofisticado e caro. São fatores que deverão ser mensurados na elaboração de um projeto de montagem de um centro de distribuição vertical.

14 14 A relação custo benefício não deve ser vista somente no ganho quantitativo dos produtos armazenados, mas principalmente em termos de diminuição de tempo de localização de produtos, diminuição na quantidade de itens avariados pelo mau armazenamento, otimização de espaço e possibilidade de endereçamento dos produtos e lucratividade. 4. REFERÊNCIAS BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial.5.ed.porto Alegre:Bookman, BOWERSOX, Donald J. ; Gloss, David J. Logística empresarial:o processo de integração da cadeia de suprimento.1.ed.5.reimpr. São Paulo: Atlas, 2007 CHING, Hong Yuh Gestão de estoques: na cadeia de logística integrada. 3.ed.São Paulo: Atlas, 2007 DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5.ed.São Paulo: Atlas,2006 Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1993 MARTINS, Petrônio G. Administração de matérias e recursos patrimoniais. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006 MOURA, Reinaldo A. Sistema e técnicas de movimentação e armazenagem de materiais: Sistemas e técnicas. 5.ed.rev. São Paulo: Imam, 2005 Atualidades na logística.1.ed. São Paulo: Imam, 2004

15 15 RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio Gestão estratégica de armazenagem. São Paulo: Aduaneiras, 2003

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM ARMAZENAGEM

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM ARMAZENAGEM DISTRIBUIÇÃO E DEFINIÇÃO DE Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado à disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com

Leia mais

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - ESTOQUES T É C N I C O E M A D M I N I S T R A Ç Ã O P R O F. D I E G O B O L S I M A R T I N S 2015 ESTOQUES São acumulações de matérias-primas, suprimentos, componentes,

Leia mais

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993

Logistica e Distribuição. Manuseio de Materiais. Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Manuseio de Materiais / Gestão de Informações Primárias Apoio 1 2 Manuseio de Materiais Refere-se aos deslocamentos de materiais

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA EMPRESARIAL FORNECEDORES Erros de compras são dispendiosos Canais de distribuição * Compra direta - Vendedores em tempo integral - Representantes dos fabricantes Compras em distribuidores Localização

Leia mais

Sistemas de Armazenagem de Materiais

Sistemas de Armazenagem de Materiais Sistemas de Armazenagem de Materiais Características e conceitos para utilização de Sistemas de armazenagem de materiais Objetivos Destacar a importância dos equipamentos de armazenagem de materiais na

Leia mais

Logistica e Distribuição

Logistica e Distribuição Mas quais são as atividades da Logística? Ballou, 1993 Logística e Distribuição Armazenagem e Movimentação Primárias Apoio 1 2 A armazenagem corresponde a atividades de estocagem ordenada e a distribuição

Leia mais

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem

Introdução histórica a Administração de Materiais. Prof. Vianir André Behnem Introdução histórica a Administração de Materiais Prof. Vianir André Behnem Origem - A origem da logística surge cerca de 10.000 AC; - Cerca de 6.000 anos, as civilizações da Mesopotâmia e do Egito já

Leia mais

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht

Logística e Administração de Estoque. Definição - Logística. Definição. Profª. Patricia Brecht Administração Logística e Administração de. Profª. Patricia Brecht Definição - Logística O termo LOGÍSTICA conforme o dicionário Aurélio vem do francês Logistique e significa parte da arte da guerra que

Leia mais

Armazenagem e Movimentação de Materiais II

Armazenagem e Movimentação de Materiais II Tendências da armazenagem de materiais Embalagem: classificação, arranjos de embalagens em paletes, formação de carga paletizada, contêineres Controle e operação do armazém Equipamentos de movimentação

Leia mais

ANÁLISE DOS SISTEMAS LOGÍSTICO E DE TRANSPORTE DO CORREDOR CENTRO-OESTE

ANÁLISE DOS SISTEMAS LOGÍSTICO E DE TRANSPORTE DO CORREDOR CENTRO-OESTE ANÁLISE DOS SISTEMAS LOGÍSTICO E DE TRANSPORTE DO CORREDOR CENTRO-OESTE Aluno: Stephan Beyruth Schwartz Orientador: Nélio Domingues Pizzolato 1. INTRODUÇÃO A estabilização da economia e a eliminação do

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Prof. Jean Cavaleiro Unidade II MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Introdução Vamos abordar aqui meios de armazenagem para melhor aproveitar o Pé direito, equipamentos que facilite movimentação em armazenagem

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos

Capítulo 2. Logística e Cadeia de Suprimentos Capítulo 2 Logística e Cadeia de Suprimentos Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br 1 Capítulo 2 - Logística e Cadeia de Suprimentos Papel primordial da Logística na organização Gestão da Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 1. O Papel dos Sistemas Logísticos. Contextualização. O Mundo Atual Logística Empresarial Evolução da Disciplina Aula 1 Aula 1 O papel da Logística empresarial Aula 2 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

Armazenagem. Por que armazenar?

Armazenagem. Por que armazenar? Armazenagem Introdução Funções da armazenagem Atividades na armazenagem Objetivos do planejamento de operações de armazenagem Políticas da armazenagem Pilares da atividade de armazenamento Armazenagem

Leia mais

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA I AULA 05: LOGÍSTICA INTEGRADA E OUTRAS QUESTÕES TÓPICO 05: MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS O manuseio de materiais representa atividade de maior custo logístico, além de consumir

Leia mais

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo. É todo custo gerado por operações logística em uma empresa, visando atender as necessidades dos clientes de qualidade custo e principalmente prazo. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA

UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA UNIVERSIDADE GAMA FILHO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO NO SETOR PÚBLICO ELINE COÊLHO DA ROCHA ORGANIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

Leia mais

Vamos nos conhecer. Avaliações 23/08/2015. Módulo I Introdução à Logistica Empresarial Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc.

Vamos nos conhecer. Avaliações 23/08/2015. Módulo I Introdução à Logistica Empresarial Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. Módulo I Introdução à Logistica Empresarial Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. Vamos nos conhecer Danillo Tourinho Sancho da Silva, M.Sc Bacharel em Administração, UNEB Especialista em Gestão da Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot

Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM. Uma abordagem multidisciplinar. Prof. Fernando Dal Zot Aula 7 Sistemas de Armazenagem e Movimentação de Carga ARMAZENAGEM Uma abordagem multidisciplinar Prof. Fernando Dal Zot 1 Visão geral das atividades do Almoxarifado / Depósito / Armazém Início RECEBER

Leia mais

ARMAZENAGEM E T.I. Prof.: Disciplina Integrantes

ARMAZENAGEM E T.I. Prof.: Disciplina Integrantes ARMAZENAGEM E T.I. Pós-Graduação em Gestão Integrada da Logística Turma: GIL131M - 2013 Universidade São Judas Tadeu Prof.: Ms. Maurício Pimentel Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada a Logística

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

Noções de Administração de Materiais

Noções de Administração de Materiais Noções de Administração de Materiais ANTES DA DÉCADA DE 70 POUCA IMPORTÂNCIA MATERIAL EM ABUNDÂNCIA COM POUCAS OPÇÕES CUSTOS BAIXOS DE MANTER OS ESTOQUES INVESTIMENTOS PARA AQUISIÇÃO DOS ESTOQUES CONSUMO

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 21º Encontro - 07/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - LAYOUTS DE EMPRESAS INDIVIDUAIS 02 ABERTURA

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Paulino Botelho (Extensão Esterina Placco) Ensino Técnico Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Verticalização dos Estoques

Verticalização dos Estoques Verticalização dos Estoques Considerações Iniciais A principal prioridade dos operadores é reduzir o tempo de ciclo dos pedidos e não economizar espaço. As soluções que permitem economizar espaço não permitem

Leia mais

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Módulo I Conhecimentos Básicos do Setor de Transporte de Cargas O Transporte Rodoviário

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza Aula Anterior: Cadastramento de Materiais CADASTRAMENTO DE MATERIAIS O QUE É??? O CADASTRAMENTO DE MATERIAIS

Leia mais

LOGÍSTICA 1. Nubia Aparecida dos Reis Souza 2 RESUMO

LOGÍSTICA 1. Nubia Aparecida dos Reis Souza 2 RESUMO 1 LOGÍSTICA 1 Nubia Aparecida dos Reis Souza 2 RESUMO Versa o presente artigo sobre logística e suas aplicabilidades no mundo moderno. A logística foi criada para suprir necessidades durante a Segunda

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a Conhecer a evolução do Transporte no mundo, relacionando as características econômicas, sociais e culturais. Compreender a função social do transporte e o papel da circulação de bens e pessoas. Conhecer

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Sistemas de Armazenagem de

Sistemas de Armazenagem de Sistemas de Armazenagem de Materiais Características e conceitos para utilização de Sistemas de armazenagem de materiais Objetivos Destacar a importância do lay-out out, dos equipamentos de armazenagem

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Armazenamento e TI: sistema de controle e operação

Armazenamento e TI: sistema de controle e operação Armazenamento e TI: sistema de controle e operação Pós-Graduação Latu-Sensu em Gestão Integrada da Logística Disciplina: TI aplicado à Logística Professor: Mauricio Pimentel Alunos: RA Guilherme Fargnolli

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC DEFINIÇÕES GERENCIAR Ato ou efeito de manter a integridade física e funcional para algo proposta

Leia mais

MRP / MRP II / ERP (capítulos 11 e 12)

MRP / MRP II / ERP (capítulos 11 e 12) MRP / MRP II / ERP (capítulos 11 e 12) As siglas MRP, MRP II e ERP são bastante difundidas e significam: MRP Materials Requirements Planning Planejamento das Necessidades de Materiais; MRP II Resource

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos

Gestão do armazém: organização do espaço, artigos, documentos 1 1 2 A gestão do armazém está directamente relacionada com o processo de transferência de produtos para os clientes finais, e têm em conta aspectos como a mão-de-obra, o espaço, as condições do armazém

Leia mais

Automatizando a armazenagem. Armazenagem automatizada

Automatizando a armazenagem. Armazenagem automatizada Automatizando a armazenagem Armazenagem automatizada Com a verticalização da armazenagem a automatização tornou-se necessária também, pois os armazéns passaram a utilizar os espaços do piso ao teto. E

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e controle da produção O PCP é o setor responsável por: Definir quanto e quando comprar Como fabricar ou montar cada

Leia mais

Introdução à Adm Rec Materiais

Introdução à Adm Rec Materiais Introdução à Adm Rec Materiais Objetivo principal de uma empresa: maximizar o retorno do capital investido. Estoques: parte do capital investido que funciona como um lubrificante, de modo a permitir um

Leia mais

Varejistas de todos os portes tem dúvidas em relação ao processo de armazenamento de seus produtos no estoque.

Varejistas de todos os portes tem dúvidas em relação ao processo de armazenamento de seus produtos no estoque. Varejistas de todos os portes tem dúvidas em relação ao processo de armazenamento de seus produtos no estoque. Com o intuito de esclarecer algumas destas dúvidas, a KPL preparou este artigo contendo os

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem

Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem Logística: o endereçamento como ferramenta fundamental na armazenagem e estocagem Juliano Jacinto Luciano Heil Márcio Fernandes de Souza Sidnei Rodrigues RESUMO Este artigo apresenta a importância da logística

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo Objetivo Utilidade Lugar Utilidade Momento Satisfação do Cliente Utilidade Posse Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Curso de Logísticas Integrada

Curso de Logísticas Integrada 1 Introdução a Logística; Capítulo 1 - Conceitos de logística; Breve Histórico da Logística; Historia da logística; SCM; Logística Onde estávamos para onde vamos? Estratégia para o futuro; 2 Conceitos

Leia mais

Planejamento logístico,

Planejamento logístico, gestão empresarial - Gerenciamento de Ferramentas Planejamento logístico, ótimo caminho para a redução de custos AB Sandvik Coromant Fundamental para a redução dos custos de estoque e de produção, processo

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA REVISÃO

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

1) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE UMA FÁBRICA

1) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE UMA FÁBRICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL - Éolo

Leia mais

Slides com o Tema Escolhido. GRUPO AZUL: Ana Clara Araújo Côrte Luana Salgado Diego Pereira Bruno Reis

Slides com o Tema Escolhido. GRUPO AZUL: Ana Clara Araújo Côrte Luana Salgado Diego Pereira Bruno Reis Slides com o Tema Escolhido GRUPO AZUL: Ana Clara Araújo Côrte Luana Salgado Diego Pereira Bruno Reis Planejamento da Administração da Armazenagem Missão da Armazenagem Viabilizar a melhor gestão possível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.

Operações Terminais Armazéns. PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Operações Terminais Armazéns AULA 3 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. A Gestão de Estoques Definição» Os estoques são acúmulos de matériasprimas,

Leia mais

Contribuição do custo logístico na formação de preço de venda dos produtos. Prof. Paulo Medeiros

Contribuição do custo logístico na formação de preço de venda dos produtos. Prof. Paulo Medeiros Contribuição do custo logístico na formação de preço de venda dos produtos Prof. Paulo Medeiros Medindo os custos e desempenho da logística Uma vez que o gerenciamento logístico é um conceito orientado

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler

NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Aula 7 Prof. Rafael Roesler Sumário Introdução O Almoxarifado conceito Organização do Almoxarifado: Recebimento Armazenagem

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

estratégias operações

estratégias operações MERCADO FERRAMENTA NECESSIDADE O que é LOGÍSTICA? estratégias Fator de Diferenciação Competitiva Fator de Tomada de Decisão operações Busca pela Excelência na Gestão O que buscamos? EXCELÊNCIA LOGÍSTICA

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem e controle Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.seus custos podem absorver

Leia mais

WAMAS SOFTWARE DE LOGÍSTICA. Eficiente. Flexível. Confiável.

WAMAS SOFTWARE DE LOGÍSTICA. Eficiente. Flexível. Confiável. WAMAS SOFTWARE DE LOGÍSTICA Eficiente. Flexível. Confiável. Automação SSI Schaefer: Pensamento Global Ação Local Liderança de mercado A SSI SCHAEFER é uma empresa mundialmente conhecida quando se trata

Leia mais

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS CANOAS ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING RENAN ROLIM WALENCZUK Canoas, Agosto de 2014 SUMÁRIO 1 INTODUÇÃO...03 2 ERP (ENTERPRISE

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial UNOESTE. E mail: joselia@unoeste.br

Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial UNOESTE. E mail: joselia@unoeste.br Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 141 A LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Douglas Fernandes 1, Josélia Galiciano Pedro 1 Docente do Curso Superior

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem e controle Prof. Paulo Medeiros FATEC - Pompéia Armazenagem Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.seus custos podem absorver

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Esp. Lucas Cruz

Tecnologia da Informação. Prof. Esp. Lucas Cruz Tecnologia da Informação Prof. Esp. Lucas Cruz Composição da nota Serão 3 notas. Trabalho apresentado. Prova conteúdo Prova livro e trabalhos www.proflucas.com www.facebook.com/prof.lucascruz Livro Sistema

Leia mais

Unidade I MOVIMENTAÇÃO E. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade I MOVIMENTAÇÃO E. Prof. Jean Cavaleiro Unidade I MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM Prof. Jean Cavaleiro Armazenagem e a logística Qual é o papel da armazenagem na logística? Armazenagem e a logística Auxilia no atendimento à Missao da Logística. Qual

Leia mais

Controle de estoque Aula 03. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Controle de estoque Aula 03. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Controle de estoque Aula 03 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Estoque e sua finalidade Estoque representa uma armazenagem de mercadoria com previsão de uso futuro; Assegurar disponibilidade

Leia mais

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010 Artigo publicado na edição 17 Assine a revista através do nosso site julho e agosto de 2010 www.revistamundologistica.com.br :: artigo 2010 Práticas Logísticas Um olhar sobre as principais práticas logísticas

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Capítulo 1 -Ambiente em Mutação dos Negócios

Capítulo 1 -Ambiente em Mutação dos Negócios 1 CENÁRIO ATUAL DOS NEGócIOS Existem atualmente três revoluções concomitantes no mercado A) REVOLUÇÃO ECONÔMICA Surgimentos dos bloc08 8Con6micos Transfertncia de riqu8z8s Globalizaçlo (velocid8de das

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Logística Empresarial. Atividades Chave, Planejamento e Estratégia Logística Prof. José Correia

Logística Empresarial. Atividades Chave, Planejamento e Estratégia Logística Prof. José Correia Logística Empresarial Atividades Chave, Planejamento e Estratégia Logística Prof. José Correia Atividades chave da Logística Padrões de serviço ao cliente (c/ marketing): Determinar as necessidades/desejos

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA. Marinalva R. Barboza

Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA. Marinalva R. Barboza Unidade I LOGÍSTICA INTEGRADA Marinalva R. Barboza Definição do conceito de logística e evolução Logística tem origem no idioma francês Logistique se define de forma militar sendo uma parte estratégica

Leia mais