Sistemas de Numeração, Codificação e Organização de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Numeração, Codificação e Organização de Dados"

Transcrição

1 Sistemas de controle - Robotizado Sistemas de Numeração, Codificação e Organização de Dados 1. Sistemas de Numeração: Desde tempos remotos o homem utiliza a escrita para registrar e transmitir informação. A escrita vai do antigo hieróglifo egípcio até o alfabeto latino atual. O alfabeto, como conjunto de símbolos, se desenvolve originalmente na Grécia e posteriormente em Roma e constitui a origem de nosso alfabeto atual. Uma das primeiras tentativas de registro de quantidades sob a forma escrita foi o sistema de numeração indo-arábico, do qual são derivados os atuais sistemas de numeração decimal. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para representação de quantidades e as regras que definem a forma de representação. Um sistema de numeração é determinado fundamentalmente pela base (número de símbolos utilizados). A base é o coeficiente que determina qual o valor de cada símbolo de acordo com a sua posição. Muitos sistemas modernos de computação não representam valores numéricos usando o sistema decimal. Em vez disso, eles simplesmente usam o binário ou o sistema de numeração de complemento de dois. Para entender as limitações da aritmética do computador, você deve entender como os computadores representam os números. 1.1 Uma Revisão do Sistema Decimal: Você já deve ter utilizado o sistema decimal (base 10) por tanto tempo que provavelmente o acha muito natural. Quando você vê um número como "123", você não pensa sobre o valor 123; ao contrário, você gera uma imagem mental de quantos itens este valor representa. Na realidade, contudo, o número 123 representa: 1 Centena + 2 Dezenas + 3 Unidades Ou seja: Cada dígito aparecendo à esquerda do ponto decimal (ou da virgular, conforme a preferência) representa um valor entre 0 e 9 que multiplica uma potência positiva de base dez. De modo semelhante, dígitos aparecendo à direita do ponto decimal representam um valor entre 0 e 9 que multiplica uma potência negativa de base dez. Por exemplo, o valor 123,456 significa:

2 Ou seja: 123, = 123, O Sistema de Numeração Binário Muitos dos modernos sistemas de computação (incluindo o IBM PC e seus descendentes) operam utilizando a lógica binária. O computador representa valores utilizando dois níveis de tensão elétrica (geralmente 0v e +5v). Com esses dois níveis nós podemos representar exatamente dois valores. Esses podem ser quaisquer dois valores, mas por convenção utilizamos os valores zero e um, ou seja, o sistema de numeração binário possui apenas dois algarismos: 0 e 1. Por isso a sua base é dois (base 2 dois dígitos). Assim, o sistema de numeração binário funciona exatamente como o sistema decimal, com duas exceções: O sistema binário permite apenas os dígitos 0 e 1 (e não 0-9); O sistema binário utiliza potências de dois, o que é diferente das potências de dez. Cada algarismo ou digito binário é chamado de. Este termo tem origem na contração de duas palavras inglesas binary digit, ou seja digito binário. Então, é muito fácil converter um número em binário para decimal, pois vale as mesmas regras: Cada aparecendo à esquerda do ponto decimal representa um valor entre 0 e 1 que multiplica uma potência positiva de base dois. De modo semelhante, dígitos aparecendo à direita do ponto decimal representam um valor entre 0 e 1 que multiplica uma potência negativa de base dois.. Por exemplo, o valor binário ,1 representa: , , ,5 Ou seja: ,1 2 = 50, Conversão de números em decimal para números em binário Para converter números em decimal para binário é um pouco mais difícil. Para números em base 10 inteiros podemos seguir a seguinte técnica:

3 Toma-se o número decimal a ser convertido para binário e procede-se sucessivas divisões por 2, com quocientes inteiros, e restos que poderão ser 0 ou 1. Divide-se sucessivamente por 2, até obtermos um quociente igual a zero. O valor convertido corresponde aos restos das divisões sucessivas, sendo que o último resto obtido é o algarismo mais significativo do numero binário. Exemplo: Converte para binário: MENOS SIGNIFICATIVO MAIS SIGNIFICATIVO Ou seja: = Muitas calculadoras cientificas fazem essas operações de conversão entre bases numéricas, usando a função (modo) Bin Dec ou Dec Bin, mas a maioria delas só aceita trabalhar com números binários e decimais inteiros para tais conversões. A fim de conferir se o resultado da conversão exemplificada anteriormente está realmente correto, podemos tirar uma prova de seu resultado, fazendo a reconversão: = Uma outra técnica pode ser utilizada, e que é de fato a técnica mais usada pelos profissionais mais experimentados na manipulação de números binários. Com a prática, está técnica se torna mais rápida que a técnica de divisão sucessiva por dois. È necessário apenas estar bem familiarizado com a potencia de base dois. Exemplo: Suponhamos que desejamos converter o número para binário. Vamos escrever então uma série de potência de base dois, que termine na maior potências de dois (2 n ) que pode ser subtraída do número decimal o qual deseja-se converter, desde que o resultado da diferença seja igual ou maior que zero.

4 maior potências de dois que ao ser subtraída de 1257 resultando em uma diferença maior ou igual a zero A diferença é positiva Então, fazemos a operação de subtração: = Uma vez realizada esta operação, assinalar o valor 1 na posição 2 10, como sendo o algarismo mais significativo do número convertido; Caso a diferença tivesse sido igual a zero, nós deveríamos agora assinalar o valor 0 para cada uma das potências de base dois imediatamente inferior (2 9 ; 2 8 ; 2 7, e assim sucessivamente até atingir 2 0 ); Mas caso resto um saldo de diferença, ou seja, uma diferença maior que zero, e que neste caso é de , assim, devemos ir buscar na nossa série a próxima potência de base dois imediatamente inferior, que no caso é 2 9, e tentar subtraí-la do saldo com a condição de que o resultado da diferença seja igual ou maior que zero. Assinalar o valor 1 para o caso dessa operação de subtração poder ser realizada, caso contrário assinalar 0 ; Bem, como a potência de base dois imediatamente inferior é 2 9, ou seja, ,, assim não é possível subtraí-la de , sem que o resultado fique negativo. Então não vamos realizar esta subtração: vamos assinalar 0 e vamos prosseguir para a próxima potência de base dois imediatamente inferior Então damos uma olhada na nossa série e constatamos que a potência de base dois imediatamente inferior é no caso 2 8, ou seja 256 e devemos tentar subtraí-la do saldo, desde que o resultado da diferença seja igual ou maior que zero. Assinalar o valor 1 para o caso dessa operação de subtração poder ser realizada, caso contrário assinalar 0 ; Como é superior a , não fazemos a subtração, assinalamos 0 e prosseguimos para a próxima potência imediatamente inferior.

5 A próxima potência de dois é 2 7 ou Então, fazemos a operação de subtração: = Uma vez realizada esta operação, assinalar o valor 1 na posição 2 7, e prosseguir para a próxima potencia de dois Assim sucessivamente, prosseguimos testando a possibilidade de subtrair ou não o valor da potência de dois do saldo restante e assinalando 1 se for possível subtrair e 0 se não for possível subtrair, até alcançarmos a última posição, que no caso é 2 0., ou seja 1. Assim, para o número decimal 1257, temos por fim o seguinte resultado: Para tirarmos a prova, basta somar todos os valores em decimal de cada uma das potências de dois que foram assinalados por 1 na série: Assim: = 1257 Números binários, embora tenham pequena importância em linguagens de alto nível, aparecem por toda parte em programas em linguagem assembly Formatos Binários Na verdade, todo número binário é formado por um número infinito de dígitos (ou s). Por exemplo, podemos representar em binário o número decimal 5 por: Qualquer número de s de valor zero pode preceder o número binário sem alterar o seu valor total. 101 ou ou Adotamos a convenção de ignorar quaisquer zeros à esquerda. Por exemplo, o valor representa em binário o número decimal cinco. Uma vez que os ou microprocessadores e microcontroladores funcionam com grupos de s, também chamados barramentos de dados, com tamanhos que variam: 8 s, 16 s, 32 s, etc, é muito conveniente completar com zeros para estender todos os números binários para

6 algum de quatro ou oito s. Então, seguindo esta convenção, representaremos o número cinco como ou As pessoas, principalmente aquelas que estão trabalhando com números contábeis, acostumaram-se a separar cada três dígitos com um ponto (ou uma virgula) para tornar números grandes mais fáceis de ler. Por exemplo, é muito mais fácil de ler e compreender do que Adotaremos uma convenção similar nesta apostila para números binários. Separaremos cada grupo de quatro s binários com um espaço. Por exemplo, o número binário será escrito O mais à direita em um número binário é o da posição zero (X 0 ), e a cada à esquerda tem o valor de índice incrementado de 1 sucessivamente. Um valor binário de oito s usa os s de zero a sete: X 7 X 6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1 X 0 Um valor binário de 16 s usa as posições de zero até quinze: X 15 X 14 X 13 X 12 X 11 X 10 X 9 X 8 X 7 X 6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1 X 0 O Bit mais à direita, X 0, geralmente é referido como o menos significativo (LSB Less Significant Bit). O mais à esquerda é tipicamente chamado de alta ordem (MSB Most Significant Bit). Iremos nos referir aos s intermediários pelos seus respectivos números de índice. 1.3 O Sistema de Numeração Hexadecimal Um grande problema com o sistema binário é a verbosidade. Para representar o valor em binário requer oito algarismos ou s. A forma decimal requer apenas três dígitos decimais e, assim, representa números muito mais compactamente do que o sistema binário de numeração o faz. Este fato não foi esquecido pelos engenheiros que desenvolveram os sistemas de computadores binários. Quando tratam de valores grandes, números binários rapidamente tornam-se pesados. Infelizmente, os computadores pensam em binário, então na maior parte do tempo é conveniente utilizar o sistema binário de numeração. O sistema de numeração hexadecimal (base 16) é bastante conveniente para resolver esse problema, pois este sistema oferece duas características que procuramos: São muito compactos; É fácil convertê-los para binário e vice-versa. Por causa disso, muitos dos sistemas de computação binários passaram a usar o sistema hexadecimal de numeração. Uma vez que a base de um número hexadecimal é 16, cada dígito à esquerda do ponto hexadecimal representa algum valor vezes uma potência sucessiva de 16.

7 Por exemplo, o número (hexadecimal) é igual à: = Cada dígito hexadecimal pode representar um dos dezesseis valores entre 0 e 15. Assim precisamos de 16 símbolos para representar os algarismo hexadecimal. Usaremos para isso os mesmos símbolos usados no sistema decimal (0, 1, 2,..., 9) e, já que há apenas dez símbolos de dígitos decimais, precisamos inventar seis dígitos adicionais para representar os valores no intervalo de 10 até 15. Ao invés de criar novos símbolos para esses dígitos, usaremos as letras A até F, sendo A=10; B=11; C=12; D=13; E=14 e F=15, respectivamente. Exemplo de número hexadecimal válido: 2F5C 16 = F 5 C = Na maioria dos computadores não podemos entrar um subscrito para denotar o valor da base de um número associado. Uma vez que freqüentemente precisaremos entrar com números hexadecimais em um computador, vamos precisar de uma convenção diferente para representar os números em hexadecimal. Em programação assembly é bastante comum a seguinte convenção: Todo valor numérico começa com um símbolo decimal; Todo valor hexadecimal termina com a letra "h" Ex: 2F5Ch ; Todo valor binário termina com a letra "b" Ex: b; Números decimais podem ter um sufixo "t" ou "d" Conversão de Números Binários Hexadecimal Como você pode ver, números em hexadecimal são compactos e fáceis de ler. Além disso, você pode facilmente converter entre hexadecimal e binário e vice versa. Considere o seguinte exemplo de número binário: Para convertermos de binário para hexadecimal procedemos a seguinte técnica:

8 Dividimos o número binário em grupamentos de 4 s a partir do menos significativo: e tratamos cada grupamento como se fosse um número isoladamente: F B 4 16 Assim: = 2FB4 16 Já para convertermos de hexadecimal para binário procedemos a seguinte técnica: Cada dígito hexadecimal deve gerar um grupo de 4 s. Considere o seguinte exemplo de número hexadecimal: 7D D Portanto, 7D8 16 = Considere também tabela a seguir, tabela, para facilitar a tarefa de conversão Binário / Hexadecimal: Esta tabela fornece toda a informação que você precisa para converter qualquer número hexadecimal em um número binário e vice-versa. Compare isto com a dificuldade da conversão entre decimal e binário ou decimal e hexadecimal! Já que a conversão entre hexadecimal e binário é uma operação que você precisará efetuar repetidamente, você deveria gastar alguns minutos e memorizar a tabela ao lado. Mesmo se você tiver uma calculadora que fará a conversão para você, descobrirá que a conversão manual será muito mais fácil e conveniente quando tiver que converter entre binário e hexadecimal Conversão de Números Decimais para Hexadecimais Binário Hexadecimal A 1011 B 1100 C 1101 D 1110 E 1111 F Para converter em decimal para hexadecimal é um pouco mais difícil. Para números em base 10 inteiros podemos seguir a seguinte técnica:

9 Toma-se o número decimal a ser convertido para hexadecimal e procede-se sucessivas divisões por 16, com quocientes inteiros, e restos que poderão variar entre 0 e 15. Divide-se sucessivamente por 16, até obtermos um quociente igual a zero. O valor convertido corresponde aos restos das divisões sucessivas, sendo que o último resto obtido é o algarismo mais significativo do numero hexadecimal. Exemplo: Converte para hexadecimal: MENOS SIGNIFICATIVO MAIS SIGNIFICATIVO Ou seja: = Para convertermos números em hexadecimal para decimal, podemos simplesmente decompor o número em hexadecimal numa série de potências de base dezesseis. O algarismo menos significativo do número hexadecimal é associado a base dezesseis de expoente zero (16 0 ) e para cada algarismo a esquerda, incrementa-se em 1 o expoente da base. Exemplo: Converter 3FC 16 para a base decimal: F C Portanto: 3FC 16 = O Sistema de Codificação BCD A conversão de um número decimal no seu equivalente binário é chamada codificação. Um número decimal expresso como um código binário ou número binário. como foi apresentado até aqui, é conhecido como código binário puro. Usamos este nome para diferenciá-lo de outros tipos de códigos binários usados em computadores. Destes outros código, o mais aplicado é o código BCD O Código BCD 8421: O código BCD é uma forma de representação decimal, ou seja, é um sistema de representação dos algarismos decimais de 0 até 9 com um código binário de 4 s. A

10 diferença entre representar um número decimal em código binário puro e em BCD é que, ao usarmos o código binário puro convertemos o valor do número decimal e, por sua vez, quando usamos o código BDC convertemos, na verdade, cada algarismo do número decimal em binário. O código BCD mais tradicional é o BCD 8421, que usa o sistema de pesos posicionais 8421 do código binário puro. Como exemplo, velamos como fica o número decimal 97, quando convertido para os dois casos: Conversão Decimal BCD 8421 Conversão Decimal Binário Puro Se compararmos os dois resultados de conversão, constatamos grande diferença, pois: Para reconverter (decodificar), diferente do que fazemos na conversão de código binário puro para decimal, e semelhante ao que fazemos na conversão de código binário puro para hexadecimal, precisamos primeiro, dividir o binário BCD em grupos de quatro s, a partir da direita e só então, podemos converter os código BCD em seus equivalentes decimais, gerando algarismo por algarismo decimal, simplesmente somando os pesos das posições de s onde aparece 1 (veja abaixo a tabela de peso binário). O usual código 8421 BCD e os equivalentes decimais são mostrados na outra tabela. Tabela de Peso Binário Decimal 2 3 (8) 2 2 (4) 2 1 (2) 2 0 (1) Observe que cada dígito decimal é representado pelo seu código BCD 8421 equivalente de quatro s. Convém deixar sempre um espaço entre cada grupo de 4 s para evitar confusão do formato BCD com o código binário puro. Este método de DECIMAL BCD 8421 BINÁRIO

11 representação também se aplica às frações decimais. Como exemplo, convertemos o número BCD no seu equivalente decimal: , = 628,954 O código BCD simplifica a interface o ser humano e a máquina, mas é menos eficiente que o código binário puro. Usam-se mais s para representar um dado número decimal em BCD que em notação binária pura Outros Códigos de 4 s: Existem diversos códigos de 4 s além do código BCD natural (8421), alguns são códigos BCD diferente do BCD natural, com diferentes correspondências de valores binários para cada algarismo decimal, como por exemplo o BCD Excesso-3, BCD 2421 (ou BCD Aiken), e BCD O importante código Gray, que não é um código do tipo BCD, também é um código de 4 s muito importante. Decimal BCD (Natural) Excesso-3 ou Código de Stiz BCD Código Aiken BCD Código Gray O código BCD Aiken é um código semelhante ao código BCD natural, no entanto com "pesos" ou "valores" diferentemente distribuídos. No BCD natural, os pesos são: , Aiken distribuição de código é: A razão para essa codificação é conseguir uma adequada simetria complementar no conjunto dos valores binários que codificam os algarismos decimais, de modo que um binário somado ao seu complemento resulte sempre em 9. Analise a tabela a seguir O código Aiken é muito útil para subtração e divisão e ainda é utilizado em relógios digitais, calculadoras e outros dispositivos semelhantes

12 O código Excesso-3 (XS-3) é também um código binário para codificação de decimal, conhecido ainda como código de Excesso-N, que segue o mesmo princípio de conversão de BCD natural, considerando o número decimal algarismo por algarismo, e convertendo estes para binário, deferindo deste por incrementar 3 unidades ao resultado binário de cada algarismo decimal. Para codificarmos, por exemplo, o número decimal 127, nós codificamos simplesmente cada um dos dígitos decimais resultando em: A principal vantagem da codificação XS-3 sobre codificação BCD é que um número decimal pode ser complementado de 9 (por subtração) tão facilmente como um número binário pode ser complementado de 1, bastando inverter todos os s. A adição em XS-3 trabalha em um algoritmo diferente da adição de codificação BCD ou da adição da codificação binária pura. Quando adicionamos dois números XS-3, o resultado não é um número XS-3. Por exemplo, quando você adiciona 1 e 0 em XS-3, a resposta parece ser de 4 em vez de um. Para corrigir esse problema, quando você terminar de adicionar cada dígito, você tem que subtrair 3 (binário 0011) se o dígito decimal for inferior a 10 e adicionar 3 se o número decimal for igual ou superior a 10 (acondicionando o número). Já o código Gray é um sistema de código binário onde de um número para outro apenas um varia. Para que ele seja cíclico e mantenha a característica mencionada é necessário se usar todas as 16 variações de 4 s. Daí o fato dele não ser tratado como uma codificação do tipo BCD. Este sistema de codificação surgiu quando os circuitos lógicos digitais se realizavam com válvulas termiônicas, para evitar problemas de ruídos e retardos de comutação e, atualmente, ele tem uma aplicação toda especial com dispositivos eletromecânicos e ópticos, como os transdutores de posição encoders. O disco de leitura óptica de um encoder absoluto, produz erro de leitura quando vários s modificavam-se simultaneamente na variação de uma posição angular para outra posição vizinha. Tal erro resulta do fato de alguns s variarem antes de outros. O uso do código Gray garantiu que qualquer mudança variaria apenas um, além do que, encoders rotativos se beneficiam da natureza cíclica dos códigos Gray, porque os valores da primeira e última posição da seqüência da seqüência também diferem apenas por um. O código Gray tem muitas aplicações interessantes como por exemplo em algoritmos genéticos, algoritmo de torre de Hanói, elaboração de mapas de Karnaugh, correção de erros em comunicação digital, Robótica, formação de ciclo Hamiltoniano em um hipercubo, etc. Propriedades Palavras adjacentes variam apenas 1 Cíclico Refletido Bit mais significativo é igual ao código binário natural Método tabular de conversão

13 A maneira mais fácil de construir a tabela de conversão base 10 para gray é usar um espelho. Começando no de índice 0, escrevemos o 0 e 1. Em seguida, aplicamos um espelho ao conjunto {01}, ficando o 0 com a seguinte ordenação {0110}. Agora, a primeira metade dos 's do índice 1 tomam o valor 0, e a outra metade o valor 1. O seguinte obtém-se aplicando o 'espelho' a todos os s anteriores. Algumas vantagens de se usar codificação BCD são: Muitos valores não-inteiros, como o decimal de 0,2, por exemplo, têm uma representação de valor de posições infinita em binário (0, ) mas tem um valor de posições finito em decimal codificado binário (0,0010). Conseqüentemente, um sistema de frações decimais baseadas em BCD, evita erros de representação e de cálculo de tais valores;

14 Escala por um fator de 10 (ou uma potência de 10) é simples, isto é útil quando um fator de escala decimal é necessário para representar uma quantidade não-inteira em calculadoras científicas e financeiras. O arredondamento em um limite de dígitos decimais é mais simples. Adição e subtração em decimal não necessita de arredondamento. O alinhamento de dois números decimais (por exemplo 1,3 + 27,08) é feito de uma maneira simples, com deslocamentos exatos. A conversão para uma forma caractere ou para exibição (por exemplo, para um formato baseado em texto, como XML, ou acionar os sinais para um display de sete segmentos) é um mapeamento simples, por dígitos e pode ser feito em tempo linear. Conversão de binário puro envolve uma lógica relativamente complexa que abrange dígitos, e para um número grande nenhum algoritmo de conversão de tempo linear é conhecido. Desvantagens: O padrão BCD requer quatro s por dígito decimal, o que significa a necessidade de cerca de 20% a mais de espaço de armazenamento do que uma codificação binária pura. Quando acondicionados de modo que três dígitos decimais são codificados em dez s, a sobre-necessidade de armazenamento é reduzida para cerca de 0,34%, à custa de uma codificação que se encontra em desarranjo com os limites padronizados de bytes de 8-s comuns nos hardwares existente, resultando em implementações mais lentas nesses sistemas. Algumas operações são mais complexas de se implementar. Circuitos somadores lógicos, por exemplo, exigem lógica extra, algo em torno de 20% a mais de circuito, se comparado ao emprego do binário puro, para levá-los a envolver e a gerar o de carry em tempo. A multiplicação, por sua vez, requer o uso de algoritmos que são um pouco mais complexos do que a desloca, carrega e soma (é necessária uma multiplicação binária que exige deslocamentos binários e adições, que são feitas por dígitos ou por grupo de dígitos) Implementações práticas existentes de operações de BCD são tipicamente mais lentas do que as operações em representações binárias, especialmente em sistemas embarcados, devido ao suporte limitado dos processadores para as operações nativas em BCD. 1.5 Organização de Dados: Na matemática pura um número binário qualquer pode assumir um número arrário de s. Computadores, por outro lado, geralmente trabalham com alguns grupamentos de tamanho de números específicos de s. Coleções comuns são s simples, grupos de quatro s (chamados Nibbles), grupos de oito s (chamados Bytes), grupos de 16 s (chamados Words) e outros. Os tamanhos dos grupamentos não são arrários. Há uma boa razão para esses valores particulares de tamanho de grupamento. Esta seção descreverá os grupos de s mais comumente utilizados nos chips dos microcontroladores e microprocessadores.

15 1.5.1 Bits A menor "unidade" de dado em um computador binário é um sozinho. Uma vez que um único é capaz de representar apenas dois diferentes valores (geralmente zero ou um) você pode ter a impressão de que há um número bem pequeno de itens que você possa representar com um único. Não é verdade! Há um infinito número de itens que você pode representar com um simples. Com um único, você pode representar quaisquer dois itens distintos. Exemplos incluem "zero ou um", "verdadeiro ou falso", "ligado ou desligado", "macho ou fêmea", "certo ou errado", "sim ou não", etc. Contudo, você não está limitado a representar tipos de dados binários (isto é, aqueles objetos que tem apenas dois valores distintos). Você poderia utilizar um único para representar os números 723 e Ou talvez 6254 e 5. Você poderia também utilizar um único para representar as cores vermelha e azul. Poderia até mesmo representar dois objetos não relacionados com um único. Por exemplo, você poderia representar a cor vermelha e o número 3256 com um único. Você pode representar quaisquer dois diferentes valores com um simples. Contudo, pode representar apenas dois valores diferentes com um. Para confundir ainda mais, diferentes s podem representar diferentes coisas. Por exemplo, um poderia ser utilizado para representar os valores zero e um, enquanto um adjacente poderia ser utilizado para representar os valores verdadeiro e falso. Como você pode dizer apenas olhando estes s? A resposta, é claro, é que você não pode. Mas isto ilustra toda a idéia por trás das estruturas de dados em computadores: dados são o que você define que eles sejam. Se você usa um para representar uma variável booleana (verdadeiro / falso) então aquele (pela sua definição) representa verdadeiro ou falso. Para o ter qualquer significado verdadeiro, você deve ser consistente. Isto é, se você está utilizando um para representar verdadeiro ou falso em um determinado ponto de um programa, você não poderá (ou melhor, não deverá) utilizar o valor verdadeiro / falso armazenado naquele para depois representar vermelho ou azul, em outro ponto do programa. Uma vez que muitos itens que você tentará modelar necessitarão de mais de dois valores diferentes, valores de simples s não serão o mais popular tipo de dado que você utilizará. Contudo, já que todo o resto consiste de grupos de s, os s desempenharão uma importante função em seus programas. É claro, há muitos tipos de dados que requerem dois valores distintos, então parecerá que s sejam muito importantes nestes casos. Contudo, em breve veremos que s individuais são difíceis de manipular, então freqüentemente utilizaremos outros tipos de dados para representar valores booleanos Nibbles Um Nibble é uma coleção de quatro s. Ele não seria uma estrutura de dados de especial interesse exceto por dois itens: os números representados em código BCD (Binary Code Decimal) e números em hexadecimais. Tomam-se grupos de quatro s para representar um único dígito em código BCD ou um algarismo em hexadecimal. Com um Nibble, podemos representar até 16 valores distintos. No caso de números decimais, os

16 valores 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F são representados com quatro s. BCD utiliza dez dígitos diferentes (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e requer quatro s. De fato, quaisquer 16 valores distintos podem ser representados com um Nibble, no entanto os dígitos em hexadecimal e em código BCD são os itens primários que nós podemos representar com um único Nibble Byte Sem dúvida, a mais importante estrutura de dados utilizada pelos microcontroladores e microprocessadores é o Byte. Um Byte consiste de oito s e é o menor item de dado endereçável na maioria dos microcontroladores e microprocessadores. As locações da memória principal e os endereços de E/S são todos dados em Bytes. Isto significa que o menor item que pode ser individualmente acessado por um programa de um sistema com microprocessador / microcontrolador é um valor de 8 s. Para acessar algo menor requer que você leia o Byte que contém o dado e remova os s indesejados. Os s em um Byte são normalmente numerados de zero a sete utilizando a convenção mostrada abaixo: X 7 X 6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1 X 0 Bit 0 é o de mais baixa ordem ou menos significativo, e o 7 é o de mais alta ordem ou mais significativo do Byte. Referiremos a todos os outros pelos seus números. Note que um Byte também contém exatamente dois Nibbles: X 3 X 2 X 1 X 0 Y 3 Y 2 Y 1 Y 0 Os s Y 0 até Y 3 compreendem o Nibble de baixa ordem (menos significativo), os s X 0 até X 3 formam o Nibble de alta ordem (mais significativo). Como um Byte contém exatamente dois Nibbles, valores de Byte requerem dois dígitos em hexadecimal. Uma vez que um Byte contém oito s, ele pode representar 2 8, ou 256 valores diferentes. Geralmente, utilizaremos um Byte para representar valores numéricos no intervalo de 0 a 255, ou então números num sistema sinalizado no intervalo -128 a 127, códigos de caracteres ASCII / IBM e outros tipos de dados especiais que não requerem mais do que 256 valores diferentes. Muitos tipos de dados têm bem menos do que 256 itens então oito s geralmente são suficientes. Já que a maioria dos microcontroladores e microprocessadores são máquinas endereçáveis por Bytes, é mais eficiente manipular todo um Byte do que um individual ou um Nibble. Por esta razão, muitos programadores utilizam um Byte inteiro para representar tipos de dados que não requerem mais do que 256 itens, mesmo que menos de 8 s fossem suficientes. Por exemplo, freqüentemente representamos valores booleanos verdadeiro e falso por e (respectivamente).

17 Provavelmente o mais importante uso para um Byte é guardar o código de um caractere. Caracteres digitados no teclado, exibidos na tela e impressos na impressora são na verdade referidos dentro dos sistemas de processamento digital por valores numéricos. Para permitir a comunicação com o resto do mundo o IBM PC usa uma variante do conjunto de caracteres ASCII. Há 128 códigos definidos no conjunto de caracteres padrão ASCII / IBM. Este código utiliza ainda os outros 128 valores restantes para códigos de caracteres estendidos incluindo caracteres Europeus, símbolos gráficos, letras Gregas e alguns símbolos matemáticos, etc Word Uma Word (palavra) é um grupo de 16 s. Numeraremos os s em uma Word começando do zero e indo até o quinze. A numeração dos s aparece abaixo: X 15 X 14 X 13 X 12 X 11 X 10 X 9 X 8 X 7 X 6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1 X 0 Semelhante ao que acontece como Byte, o 0 é o de baixa ordem (menos significativo) e o 15 é o de alta ordem (mais significativo). Quando referenciamos os outros s em uma Word usamos o número de suas respectivas posições X 7 X 6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1 X 0 Y 7 Y 6 Y 5 Y 4 Y 3 Y 2 Y 1 Y 0 Note que uma Word contém exatamente dois Bytes. Os s X 0 a X 7 formam o Byte de baixa ordem, os s Y 0 a Y 7 formam o Byte de alta ordem: Naturalmente, uma Word pode ser quebrada em quatro Nibbles como mostrado abaixo: P 3 P 2 P 1 P 0 Q 3 Q 2 Q 1 Q 0 R 3 R 2 R 1 R 0 S 3 S 2 S 1 S 0 O Nibble zero (S0 até S 3 ) é o Nibble de baixa ordem (menos significativo) na Word e o Nibble três (P 0 até P 3 ) é o de alta ordem (mais significativo). Os outros dois Nibbles são o Nibble um (R 0 até R 3 ) e Nibble dois (Q 0 até Q 3 ). Com 16 s, você pode representar 2 16 (65536) valores ou itens diferentes. Esses podem ser valores no intervalo 0 a 65535, ou de até , para um sistema sinalizado ou qualquer outro tipo de dado com não mais do que valores ou itens. Os três maiores usos para Words são valores inteiros, deslocamentos e valores de segmentos.

18 Words podem representar valores inteiros no intervalo de 0 a ou de a em um sistema sinalizado. Valores numéricos sem sinal são representados por valores binários correspondendo aos s na Word. Valores numéricos com sinal usam a forma de complemento de dois para valores numéricos. Valores de segmentos, os quais são sempre de 16 s de comprimento, constituem o endereço do parágrafo de um segmento de código, dado, extra ou pilha na memória. NOTA: O termo Word (palavra) é utilizado também, de uma forma geral, para designar a um grupamento de n s qualquer (depende do processador ou do sistema de código usado). Por exemplo, os primeiros microprocessadores eram de quatro s e a esse grupamento de quatro s também chamamos de palavra binária, O Código ASCII, como vimos, representa símbolos alfanuméricos, podendo representá-los em grupamentos de sete s ou, se estendido, de oito s a ambos esses grupamentos podemos também, de forma genérica, chamarmos de palavra binária Double Word Uma Double Word é exatamente o que seu nome indica, um par de Words. Então, uma quantidade de Double Word é de 32 s de comprimento como mostrado abaixo: Naturalmente, esta Double Word pode ser dividida em duas Words, sendo uma de alta e outra de baixa ordem. Pode também ser dividida em quatro Bytes ou oito Nibbles: Double Words podem representar todo tipo de diferentes coisas. Primeiro e principalmente é usada para guardar endereços segmentados. Um outro item comum representado com um Double Word é um valor inteiro de 32 s (o qual permite números sem sinal em um intervalo de 0 até ou números com sinal em um intervalo de até ). Valores de ponto flutuante de 32 s também cabem dentro de uma Double Word. Muitas das vezes, usaremos Double Words para guardar endereços segmentados. OBS: Dado Informação Elementos distintos de uma informação; Coleção de dados representada de forma compreensível ao ser humano.

Fabio Bento fbento@ifes.edu.br

Fabio Bento fbento@ifes.edu.br Fabio Bento fbento@ifes.edu.br Eletrônica Digital Sistemas de Numeração e Códigos 1. Conversões de Binário para Decimal 2. Conversões de Decimal para Binário 3. Sistema de Numeração Hexadecimal 4. Código

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Um numeral é um símbolo ou grupo de símbolos que representa um número em um determinado instante da evolução do homem. Tem-se que, numa determinada escrita ou época, os numerais diferenciaram-se

Leia mais

Circuitos Digitais. Conteúdo. Sistema de Numeração e Códigos :: Conversões de Binário para Decimal SISTEMA DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS

Circuitos Digitais. Conteúdo. Sistema de Numeração e Códigos :: Conversões de Binário para Decimal SISTEMA DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS Ciência da Computação Sistemas de Numeração e Conversões Prof. Sergio Ribeiro Material adaptado das aulas do Prof. José Maria da UFPI Conteúdo Conversões de binário para decimal. Conversões de decimal

Leia mais

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária 1- Apresentação Binária Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilização de chaves eletrônicas que são LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores só entendem e utilizam dados existentes neste

Leia mais

2. Sistemas de Numeração, Operações e Códigos. 2. Sistemas de Numeração, Operações e Códigos 1. Números Decimais. Objetivos.

2. Sistemas de Numeração, Operações e Códigos. 2. Sistemas de Numeração, Operações e Códigos 1. Números Decimais. Objetivos. Objetivos 2. Sistemas de Numeração, Operações e Códigos Revisar o sistema de numeração decimal Contar no sistema de numeração binário Converter de decimal para binário e vice-versa Aplicar operações aritméticas

Leia mais

3 Sistemas de Numeração:

3 Sistemas de Numeração: 3 Sistemas de Numeração: Os computadores eletrônicos têm como base para seu funcionamento a utilização de eletricidade. Diferente de outras máquinas que a presença ou ausência de eletricidade apenas significam

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Representação da Informação para seres humanos Números (1,2,3,4...) Letras (a,a,b,b,c,c...) Sinais de pontuação (:,;...) Operadores aritméticos (+,-,x,/) Representação da Informação

Leia mais

Escola Secundária c/3º CEB José Macedo Fragateiro. Curso Profissional de Nível Secundário. Componente Técnica. Disciplina de

Escola Secundária c/3º CEB José Macedo Fragateiro. Curso Profissional de Nível Secundário. Componente Técnica. Disciplina de Escola Secundária c/3º CEB José Macedo Fragateiro Curso Profissional de Nível Secundário Componente Técnica Disciplina de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores 29/21 Módulo 1: Sistemas de Numeração

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Representação de Dados

Representação de Dados Representação de Dados Introdução Todos sabemos que existem diferentes tipos de números: fraccionários, inteiros positivos e negativos, etc. Torna-se necessária a representação destes dados em sistema

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Sistema Binário Hardware de Computadores O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades são representadas, utilizando-se como base as cifras: zero e um (0 e 1). Os computadores

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Disciplina de Lógica Computacional Aplicada. Prof. Dr.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Disciplina de Lógica Computacional Aplicada. Prof. Dr. Índice 1. SISTEMAS NUMÉRICOS 1.1 Caracterização dos Sistemas Numéricos 1.2 Sistemas Numéricos em uma Base B Qualquer 1.2.1 Sistema de Numeração Decimal 1.2.2. Sistema de Numeração Binário 1.2.3 Sistema

Leia mais

Trabalho compilado da Internet Prof. Claudio Passos. Sistemas Numéricos

Trabalho compilado da Internet Prof. Claudio Passos. Sistemas Numéricos Trabalho compilado da Internet Prof. Claudio Passos Sistemas Numéricos A Informação e sua Representação O computador, sendo um equipamento eletrônico, armazena e movimenta as informações internamente sob

Leia mais

Capítulo 2. Numéricos e Códigos. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Capítulo 2. Numéricos e Códigos. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Capítulo 2 Sistemas Numéricos e Códigos slide 1 Os temas apresentados nesse capítulo são: Conversão entre sistemas numéricos. Decimal, binário, hexadecimal. Contagem hexadecimal. Representação de números

Leia mais

Introdução à Engenharia de

Introdução à Engenharia de Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Sistemas de Numeração José Gonçalves - LPRM/DI/UFES Introdução à Engenharia de Computação Introdução O número é um conceito abstrato que representa a idéia

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dos dispositivos

Leia mais

Aula 3 - Sistemas de Numeração

Aula 3 - Sistemas de Numeração UEM Universidade Estadual de Maringá DIN - Departamento de Informática Disciplina: Fundamentos da Computação Profª Thelma Elita Colanzi Lopes thelma@din.uem.br Aula 3 - Sistemas de Numeração O ser humano,

Leia mais

Sistemas de Numerações.

Sistemas de Numerações. Matemática Profº: Carlos Roberto da Silva; Lourival Pereira Martins. Sistema de numeração: Binário, Octal, Decimal, Hexadecimal; Sistema de numeração: Conversões; Sistemas de Numerações. Nosso sistema

Leia mais

Sistemas de numeração

Sistemas de numeração E Sistemas de numeração Aqui estão apenas números ratificados. William Shakespeare A natureza tem algum tipo de sistema de coordenadas geométrico-aritmético, porque a natureza tem todos os tipos de modelos.

Leia mais

Introdução. A Informação e sua Representação (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação

Introdução. A Informação e sua Representação (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação A Informação e sua Representação (Parte III) Prof.a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

SISTEMAS DIGITAIS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 1 - SISTEMA DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL Todos os computadores são formados por circuitos digitais, onde as informações e os dados são codificados com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sistemas de Numeração 1 Sistemas de Numeração e Conversão de Base Sistema Decimal É o nosso sistema natural. Dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Números superiores a 9; convencionamos

Leia mais

Sistemas de Numeração. Professor: Rogério R. de Vargas INFORMÁTICA 2014/2

Sistemas de Numeração. Professor: Rogério R. de Vargas INFORMÁTICA 2014/2 INFORMÁTICA Sistemas de Numeração Professor: Rogério R. de Vargas 2014/2 Sistemas de Numeração São sistemas de notação usados para representar quantidades abstratas denominadas números. Um sistema numérico

Leia mais

Em um sistema de numeração de base b qualquer, um número positivo é representado pelo polinômio:

Em um sistema de numeração de base b qualquer, um número positivo é representado pelo polinômio: ELETRÔNICA DIGITAl I 1 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO INTRODUÇÃO A base dos sistemas digitais são os circuitos de chaveamento (switching) nos quais o componente principal é o transistor que, sob o ponto de vista

Leia mais

Exemplo de Subtração Binária

Exemplo de Subtração Binária Exemplo de Subtração Binária Exercícios Converta para binário e efetue as seguintes operações: a) 37 10 30 10 b) 83 10 82 10 c) 63 8 34 8 d) 77 8 11 8 e) BB 16 AA 16 f) C43 16 195 16 3.5.3 Divisão binária:

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Atualizado em Prof. Rui Mano E mail: rmano@tpd.puc rio.br SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Sistemas de Numer ação Posicionais Desde quando se começou a registrar informações sobre quantidades, foram criados diversos

Leia mais

1. Sistemas de numeração

1. Sistemas de numeração 1. Sistemas de numeração Quando mencionamos sistemas de numeração estamos nos referindo à utilização de um sistema para representar uma numeração, ou seja, uma quantidade. Sistematizar algo seria organizar,

Leia mais

Sistemas de Numeração. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

Sistemas de Numeração. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Sistemas de Numeração Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Introdução Em sistemas digitais o sistema de numeração binário é o mais importante, já fora do mundo digital o sistema decimal é o mais

Leia mais

Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h

Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara Carga Horária: 60h Representação de grandeza com sinal O bit mais significativo representa o sinal: 0 (indica um número

Leia mais

Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h

Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h Sistema de Numeração e Conversão entre Sistemas. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara Carga Horária: 60h Representação da Informação Um dispositivo eletrônico, armazena e movimenta as informações internamente

Leia mais

Sistema de Numeração e Códigos. CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos

Sistema de Numeração e Códigos. CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos Sistema de Numeração e Códigos CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos 2.4 Código BCD (Binary-coded decimal) Quando um número decimal é representado pelo seu número binário equivalente, dizemos que é uma

Leia mais

Sistema de Numeração e Códigos. Sistemas de Informação CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos

Sistema de Numeração e Códigos. Sistemas de Informação CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos Sistema de Numeração e Códigos Sistemas de Informação CPCX UFMS Prof. Renato F. dos Santos Objetivos Converter um número de um sistema de numeração (decimal, binário ou hexadecimal) no seu equivalente

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO AULA 03 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização

Leia mais

Fundamentos em Informática (Sistemas de Numeração e Representação de Dados)

Fundamentos em Informática (Sistemas de Numeração e Representação de Dados) 1 UNIVERSIDADE DO CONTESTADO / UnC CAMPUS CONCÓRDIA/SC CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos em Informática (Sistemas de Numeração e Representação de Dados) (Apostila da disciplina elaborada pelo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 13

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 13 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 13 Índice 1. Circuitos Digitais - Continuação...3 1.1. Por que Binário?... 3 1.2. Conversão entre Bases... 3 2 1. CIRCUITOS DIGITAIS - CONTINUAÇÃO 1.1. POR QUE BINÁRIO?

Leia mais

Sistemas Numéricos e a Representação Interna dos Dados no Computador

Sistemas Numéricos e a Representação Interna dos Dados no Computador Capítulo 2 Sistemas Numéricos e a Representação Interna dos Dados no Computador 2.0 Índice 2.0 Índice... 1 2.1 Sistemas Numéricos... 2 2.1.1 Sistema Binário... 2 2.1.2 Sistema Octal... 3 2.1.3 Sistema

Leia mais

Sistemas numéricos. Prof. Leandro Tonietto Introdução a computação e suas aplicações Curso de Segurança da Informação UNISINOS ago-09

Sistemas numéricos. Prof. Leandro Tonietto Introdução a computação e suas aplicações Curso de Segurança da Informação UNISINOS ago-09 Sistemas numéricos Prof. Leandro Tonietto Introdução a computação e suas aplicações Curso de Segurança da Informação UNISINOS ago-09 Introdução Tempos remotos... A necessidade de contar!! Animais, alimentos

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação Sistemas Numéricos As informações inseridas em um computador são traduzidos em dados, ou seja, em sinais que podem ser manipulados pelo computador. O computador trabalha

Leia mais

Principais códigos utilizados. Codificação. Código binário puro. Codificação binária. Codificação Binária. Código Binário puro e suas variantes

Principais códigos utilizados. Codificação. Código binário puro. Codificação binária. Codificação Binária. Código Binário puro e suas variantes Codificação Principais códigos utilizados Computadores e Equipamentos de Comunicações Digitais trabalham com representação e códigos. A codificação binária de sinais é largamente utilizada em Sistemas

Leia mais

centena dezena unidade 10 2 10 1 10 0 275 2 7 5 200 + 70 + 5 275

centena dezena unidade 10 2 10 1 10 0 275 2 7 5 200 + 70 + 5 275 A. Sistemas de Numeração. Para se entender a linguagem do computador (o Código de Máquina), é necessário conhecer um pouco da teoria dos números. Não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer. Sabendo-se

Leia mais

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos UNIPAC Sistemas Digitais Sistemas de Numeração Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos 1 Agenda Objetivos Introdução Sistema Binário Sistema Octal Sistema Hexadecimal Aritméticas no Sistema

Leia mais

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves Aritmética Binária e Complemento a Base Bernardo Nunes Gonçalves Sumário Soma e multiplicação binária Subtração e divisão binária Representação com sinal Sinal e magnitude Complemento a base. Adição binária

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE DADOS E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

REPRESENTAÇÃO DE DADOS E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO REPRESENTAÇÃO DE DADOS E SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Profs. M.Sc. Lucio M. Duarte e Ph.D. Avelino Zorzo 1 Faculdade de Informática - PUCRS 1 REPRESENTAÇÃO DE DADOS Acredita-se que a criação de números veio com

Leia mais

Laboratório - Uso da calculadora do Windows com endereços de rede

Laboratório - Uso da calculadora do Windows com endereços de rede Laboratório - Uso da calculadora do Windows com endereços de rede Objetivos Parte 1: Acesso à Calculadora do Windows Parte 2: Converter entre os sistemas numéricos Parte 3: Converter endereços IPv4 de

Leia mais

Organização de Computadores. Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária

Organização de Computadores. Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária Organização de Computadores Capítulo 4 Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

ELETRÔNICA. Changed with the DEMO VERSION of CAD-KAS PDF-Editor (http://www.cadkas.com). INTRODUÇÃO

ELETRÔNICA. Changed with the DEMO VERSION of CAD-KAS PDF-Editor (http://www.cadkas.com). INTRODUÇÃO 0010100111010101001010010101 CURSO DE 0101010100111010100101011101 1010011001111010100111010010 ELETRÔNICA 1010000111101010011101010010 DIGITAL INTRODUÇÃO Os circuitos equipados com processadores, cada

Leia mais

Vamos exemplificar o conceito de sistema posicional. Seja o número 1303, representado na base 10, escrito da seguinte forma:

Vamos exemplificar o conceito de sistema posicional. Seja o número 1303, representado na base 10, escrito da seguinte forma: Nova bibliografia: Título: Organização e projeto de computadores a interface Hardware/Software. Autor: David A. Patterson & John L. Hennessy. Tradução: Nery Machado Filho. Editora: Morgan Kaufmmann Editora

Leia mais

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador

Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Aula 2 Modelo Simplificado de Computador Um computador pode ser esquematizado de maneira bastante simplificada da seguinte forma: Modelo Simplificado de Computador: Memória Dispositivo de Entrada Processador

Leia mais

Notas de aula #1 SISTEMAS NUMÉRICOS

Notas de aula #1 SISTEMAS NUMÉRICOS UTFPR Disciplina: EL66J Prof. Gustavo B. Borba Notas de aula #1 SISTEMAS NUMÉRICOS - Notação posicional Definição: A posição de cada algarismo no número indica a sua magnitude. A magnitude também é chamada

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM. Conceitos Básicos ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM. Conceitos Básicos ORGANIZAÇÃO BÁSICA DE COMPUTADORES E LINGUAGEM DE MONTAGEM Conceitos Básicos 1-1 BITs e BYTEs Bit = BInary digit = vale sempre 0 ou elemento básico de informação Byte = 8 bits processados em paralelo (ao mesmo tempo) Word = n bytes (depende do processador em questão)

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Professor Menezes SISTEMA DE NUMERAÇÃO 1-1 Sistemas de Numeração Observe que alguns números decimais a possuem uma representação muito curiosa no sistema binário: 1 decimal = 1 binário; 2 decimal = 10

Leia mais

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Cálculo Numérico Aula : Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Computação Numérica - O que é Cálculo Numérico? Cálculo numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos

Leia mais

CURSO: Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. DISCIPLINA: Circuitos Lógicos I Z520234

CURSO: Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. DISCIPLINA: Circuitos Lógicos I Z520234 FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO CURSO: Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. DISCIPLINA: Circuitos Lógicos I Z520234 2 a Série de Exercícios - Resolução Sistemas de Numeração

Leia mais

Aula 04. Código BCD, Códigos Alfa-numéricos e Sistemas de Detecção de Erros

Aula 04. Código BCD, Códigos Alfa-numéricos e Sistemas de Detecção de Erros Aula 04 Código BCD, Códigos Alfa-numéricos e Sistemas de Detecção de Erros Prof. Otávio Gomes otavio.gomes@ifmg.edu.br sites.google.com/a/ifmg.edu.br/otavio-gomes/ 1 Bytes A maioria dos microcomputadores

Leia mais

Unidade 5: Sistemas de Representação

Unidade 5: Sistemas de Representação Arquitetura e Organização de Computadores Atualização: 9/8/ Unidade 5: Sistemas de Representação Números de Ponto Flutuante IEEE 754/8 e Caracteres ASCII Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender a representação

Leia mais

Sistemas de Numeração. Bases Numéricas e Conversão entre bases

Sistemas de Numeração. Bases Numéricas e Conversão entre bases Sistemas de Numeração Bases Numéricas e Conversão entre bases Objetivos Contar em binário, octal, hexadecimal Conversões: DECIMAL BINÁRIO OCTAL HEXADECIMAL Histórico A origem dos conceitos sobre números

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Aula 6 Aritmética Computacional

Aula 6 Aritmética Computacional Aula 6 Aritmética Computacional Introdução à Computação ADS - IFBA Representação de Números Inteiros Vírgula fixa (Fixed Point) Ponto Flutuante Para todos, a quantidade de valores possíveis depende do

Leia mais

CAPÍTULO 6 ARITMÉTICA DIGITAL

CAPÍTULO 6 ARITMÉTICA DIGITAL CAPÍTULO 6 ARITMÉTICA DIGITAL Introdução Números decimais Números binários positivos Adição Binária Números negativos Extensão do bit de sinal Adição e Subtração Overflow Aritmético Circuitos Aritméticos

Leia mais

Informática Aplicada à Química. Sistemas de Numeração Representação de Dados

Informática Aplicada à Química. Sistemas de Numeração Representação de Dados Informática Aplicada à Química Sistemas de Numeração Representação de Dados Representando Dados Bit Byte Palavra Bit (b) Abreviação de binary digit (dígito binário). Dois valores possíveis: e 1. Nunca

Leia mais

Figura 1 - O computador

Figura 1 - O computador Organização e arquitectura dum computador Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 2. Representação da informação no computador... 4 3. Funcionamento básico dum computador... 5 4. Estrutura do processador...

Leia mais

Codificação 1. Introdução. C 2 R r {! + codificação

Codificação 1. Introdução. C 2 R r {! + codificação Codificação 1. Introdução A unidade básica de memória é o digito binário (bit). Para representar diferentes em memória é necessário que o bit armazene pelo menos 2 valores. A informação pode ser armazenada

Leia mais

Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão)

Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão) Aula 2 Sistemas de Numeração (Revisão) Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm 1 O que fazer com essa apresentação 2 Agenda Breve revisão da aula anterior

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Universidade Tecnológica Federal do Paraná Bacharelado em Ciência da Computação IC3A Introdução à Ciência da Computação Sistemas de Numeração Marcos Silvano O. Almeida Baseado no material do prof. Rogério

Leia mais

Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos

Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos Variáveis Adriano Cruz e Jonas Knopman Índice Objetivos Introdução Modelo de Memória Armazenamento de Dados Numéricos Dados Inteiros Dados Reais Armazenamento de

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sistema de Numeração Prof Daves Martins Msc Computação de Alto Desempenho Email: daves.martins@ifsudestemg.edu.br Sistemas Numéricos Principais sistemas numéricos: Decimal 0,

Leia mais

Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial. Sistemas Digitais. Exercícios de Apoio - I. Sistemas de Numeração

Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial. Sistemas Digitais. Exercícios de Apoio - I. Sistemas de Numeração Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial Sistemas Digitais Exercícios de Apoio - I Sistemas de Numeração CONVERSÃO ENTRE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Conversão Decimal - Binário Números Inteiros

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Aula 10 Ponto Flutuante Parte I. 2002 Juliana F. Camapum Wanderley

Organização e Arquitetura de Computadores. Aula 10 Ponto Flutuante Parte I. 2002 Juliana F. Camapum Wanderley Organização e Arquitetura de Computadores Aula 10 Ponto Flutuante Parte I 2002 Juliana F. Camapum Wanderley http://www.cic.unb.br/docentes/juliana/cursos/oac OAC Ponto Flutuante Parte I - 1 Panorama Números

Leia mais

Sistemas de Numeração e Conversão de Base

Sistemas de Numeração e Conversão de Base 1 No estudo de sistemas digitais recorre-se a diferentes sistemas de numeração. Sistema Decimal É o nosso sistema natural. Dígitos 0,1,2,...,9. Números superiores a 9; convencionamos o significado da posição

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DISCIPLINA: Fundamentos em Informática SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS

Leia mais

Circuitos Digitais 144L

Circuitos Digitais 144L Circuitos Digitais Notas de Aula - 02 INSTITUTO: CURSO: DISCIPLINA: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Ciência da Computação e Sistemas de Informação Circuitos Digitais 144L 1.0 Circuitos Combinacionais.

Leia mais

Deste modo, por razões tecnológicas e conceituais, os números binários e a álgebra boole-ana formam a base de operação dos computadores atuais.

Deste modo, por razões tecnológicas e conceituais, os números binários e a álgebra boole-ana formam a base de operação dos computadores atuais. 25BCapítulo 2: Números e Aritmética Binária Os computadores armazenam e manipulam a informação na forma de números. Instruções de programas, dados numéricos, caracteres alfanuméricos, são todos representados

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Toda vez que você se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, você realizou uma medição. O que você expressa é,

Leia mais

20 Caracteres - Tipo char

20 Caracteres - Tipo char 0 Caracteres - Tipo char Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Até agora vimos como o computador pode ser utilizado para processar informação que pode ser quantificada de forma numérica. No entanto,

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

ULA Sinais de Controle enviados pela UC

ULA Sinais de Controle enviados pela UC Solução - Exercícios Processadores 1- Qual as funções da Unidade Aritmética e Lógica (ULA)? A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como: Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento

Leia mais

1 - Processamento de dados

1 - Processamento de dados Conceitos básicos sobre organização de computadores 2 1 - Processamento de dados O que é processamento? O que é dado? Dado é informação? Processamento é a manipulação das informações coletadas (dados).

Leia mais

Bases Numéricas e Conversão. DCC 122 - Circuitos Digitais

Bases Numéricas e Conversão. DCC 122 - Circuitos Digitais Bases Numéricas e Conversão DCC 122 - Circuitos Digitais Objetivos Bases numéricas utilizadas em sistemas computacionais. Conversões: DECIMAL BINÁRIO HEXADECIMAL Sistemas de Numeração Não posicional Ex.

Leia mais

13 Números Reais - Tipo float

13 Números Reais - Tipo float 13 Números Reais - Tipo float Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Até omomentonoslimitamosaouso do tipo inteiro para variáveis e expressões aritméticas. Vamos introduzir agora o tipo real. Ao final

Leia mais

Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano

Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano Arquitetura e Organização de Computadores 1 Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar métodos genéricos

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Álgebra de Boole. Sistema de Numeração e Códigos. Prof. Ubiratan Ramos

Álgebra de Boole. Sistema de Numeração e Códigos. Prof. Ubiratan Ramos Álgebra de Boole Sistema de Numeração e Códigos Prof. Ubiratan Ramos Sistemas Numéricos Regras para formação: símbolos e posição Por que base 10? Potência de 10 (raiz ou base 10) Representação na Forma

Leia mais

Representação de Dados

Representação de Dados Representação de Dados Propriedades Domínio - Valores que um tipo de dado pode assumir; Gama de variação - N.º de valores que um dado pode assumir; Precisão Distância entre dois valores consecutivos Operações

Leia mais

Representação de Dados e Sistemas de Numeração

Representação de Dados e Sistemas de Numeração 1 Representação de Dados e Sistemas de Numeração Sistema de numeração decimal e números decimais (base 10) Sistema de numeração binário e números binários (base 2) Conversão entre binário e decimal Sistema

Leia mais

Circuitos Digitais. Conteúdo. Introdução. Códigos. Outros Códigos BCD de 4 Bits. Código BCD 8421. Circuitos Combinacionais.

Circuitos Digitais. Conteúdo. Introdução. Códigos. Outros Códigos BCD de 4 Bits. Código BCD 8421. Circuitos Combinacionais. iência da omputação ircuitos ombinacionais Parte II Prof. Sergio Ribeiro onteúdo Introdução ódigos inários ódigo Outros ódigos ódigo Excesso de ódigo Gray ódigos de bits ódigo odificadores e ecodificadores

Leia mais

ULA- Unidade Lógica Aritmética. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h

ULA- Unidade Lógica Aritmética. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h ULA- Unidade Lógica Aritmética. Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara Carga Horária: 60h Sumário Unidade Lógica Aritmetrica Registradores Unidade Lógica Operações da ULA Unidade de Ponto Flutuante Representação

Leia mais

Capítulo SETE Números em Ponto Fixo e Ponto Flutuante

Capítulo SETE Números em Ponto Fixo e Ponto Flutuante Capítulo SETE Números em Ponto Fixo e Ponto Flutuante 7.1 Números em ponto fixo Observação inicial: os termos ponto fixo e ponto flutuante são traduções diretas dos termos ingleses fixed point e floating

Leia mais

1. Introdução ao uso da calculadora

1. Introdução ao uso da calculadora 1. Introdução ao uso da calculadora O uso da calculadora científica no curso de Estatística é fundamental pois será necessário o cálculo de diversas fórmulas com operações que uma calculadora com apenas

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Lição 1 Introdução à programação de computadores

Lição 1 Introdução à programação de computadores Lição Introdução à programação de computadores Introdução à Programação I Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar os diferentes componentes de um computador Conhecer linguagens

Leia mais

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br Introdução INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br introdução Tópicos conceitos básicos o que é um programa um programa na memória decifrando um código referência Capítulo

Leia mais

Circuitos Digitais Cap. 5

Circuitos Digitais Cap. 5 Circuitos Digitais Cap. 5 Prof. José Maria P. de Menezes Jr. Objetivos Aritmética Digital Adição Binária Subtração Binária Representação de números com sinal Complemento de 2 Negação Subtração como soma

Leia mais