EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2018"

Transcrição

1 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2018 Aluno: Ano: 5º ano Professora: Disciplina: Ciências No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante o percurso das aulas, nos momentos em que o professor proporciona diferentes estratégias para garantir a aprendizagem do aluno. Durante o processo do bimestre, realiza reuniões com as famílias, juntamente com a coordenação pedagógica, com o objetivo de construir projetos de parceria e encaminhamento, se necessário, ao setor de apoio pedagógico. A Recuperação Paralela ocorre quando o aluno não atinge a média bimestral (6,0) ou não totalizou 30 pontos no semestre. O aluno que ficar para Recuperação Paralela no 1º e 3º bimestres e recuperar a aprendizagem no 2º e 4º bimestres, atingindo a pontuação necessária, poderá ser dispensado da prova de Recuperação Paralela, uma vez que as atividades de recuperação propostas e as intervenções da professora, garantiram a aprendizagem do aluno. A Recuperação Paralela é semestral, ocorre durante os semestres e, é realizada por meio do Plano de Recuperação Semestral (valor: 2,0 pontos) e por uma prova contendo o conteúdo do semestre (valor: 8,0 pontos). Os alunos que ficarem para Recuperação no 2º e 4º bimestres realizarão atividades e prova juntamente com os alunos que ficaram para Recuperação no 1º e 3º bimestres. Com o objetivo de melhor organizar o estudo do aluno em Recuperação Paralela, construímos um Roteiro/Plano de Recuperação contendo os conteúdos, materiais, objetivos de aprendizagem e os procedimentos de estudo. No Ensino Fundamental I o processo de Recuperação Paralela Semestral acontece com a professora regente da disciplina e com a professora do apoio pedagógico, a fim de que as dificuldades dos conteúdos essenciais do bimestre sejam resolvidas. O aluno realiza as atividades propostas pela professora de classe, em casa e/ou no apoio pedagógico, tira suas dúvidas na devolutiva dos exercícios e pode recuperar a aprendizagem. A parceria entre família e escola é fundamental para que o processo pedagógico alcance os objetivos propostos. Atenciosamente, Equipe Pedagógica

2 EDITAL PARA A PROVA RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS - 5ªANO - 1ºSEMESTRE MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROCEDIMENTOS DE ESTUDOS - livro - caderno - atividades avaliadas, prova bimestral - apostila do laboratório UNIDADE 1- Conhecendo o Brasil Biomas brasileiros I; Mata Atlântica, Manguezal, Floresta Amazônica; Biomas brasileiros II; Caatinga, Cerrado, Pantanal, Campos e Preservando os ambientes. UNIDADE 2 - Energia -Reconhecer os Biomas brasileiros através das suas características; - Ler imagens e identificar o bioma; - Conhecer fauna e flora específicas dos biomas; - Identificar atitudes de respeito com o meio ambiente; - Identificar modalidades de unidades de conservação e sua funcionalidade; - Reler os textos do livro e caderno. - Refazer os exercícios. - Rever os registros dos experimentos. - Elaborar resumos com suas próprias palavras. - Elaborar mapas conceituais e esquemas. - Representar através de desenhos. - Realizar as atividades de recuperação. - Tirar dúvidas com a professora. Energia; Tipos de energia e transformações; Luz e visão; Luz e sombra; Calor. - Ler e compreender textos; - Elaborar hipóteses; - Identificar e diferenciar tipos de energia e transformações; - Compreender o funcionamento dos olhos diante de diferentes situações de luminosidade; - Compreender a formação da sombra; - Identificar efeitos do calor sobre os materiais e relacionar a situações do cotidiano; - Identificar materiais bons e maus condutores de calor e seus usos.

3 REFACÇÃO DA PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS - 1º BIMESTRE Nome: Nº 5º ano Data: / / Professor(a): Nota: para a aprendizagem dos diferentes conceitos. Caro aluno, Iniciamos nossos estudos com um assunto fascinante e de fundamental importância, os Biomas Brasileiros. Concluímos o quanto é importante a conservação deles para o futuro do nosso país. Após os estudos feitos em sala e no laboratório, tivemos a oportunidade de ampliar a aprendizagem assistindo a vídeos e utilizando diversas estratégias didáticas Algumas orientações: Leia os enunciados com atenção. Lembre-se de dar respostas completas, baseadas em seus estudos. As questões com alternativas devem ser respondidas com caneta esferográfica preta ou azul. Antes de entregar, verifique se respondeu a todas as questões. Lembre-se: erros ortográficos serão descontados: 0,10 por erro ortográfico.

4 1. Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Mata Atlântica: uma amostra de floresta A Mata Atlântica é a cobertura vegetal brasileira com maior índice de degradação, pois foi ao longo de sua área de ocorrência que se instalaram as principais cidades do país. Estudos recentes indicam que resta apenas pouco mais da décima parte da vegetação original, que recobria a costa brasileira desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Nessa época, a floresta se estendia por cerca de 1,1 milhão de quilômetros quadrados. O que restou pode ser encontrado, em melhor estado de conservação, sobre as serras entre os estados do Rio de Janeiro e Paraná. Imagine quantas espécies animais e vegetais desapareceram com essa devastação. As árvores foram, sobretudo, usadas como lenha ou derrubadas para abrir espaço para diferentes lavouras que se implantaram ao longo da Mata Atlântica. Os bichos foram vítimas da caça e do desaparecimento de seus hábitats naturais. O mico-leão dourado, animal que se tornou símbolo da Mata Atlântica, é a mais famosa das muitas espécies que correm risco de extinção. Nos últimos anos, a velocidade da degradação da Mata Atlântica vem diminuindo. Em parte, porque já não há muito mais o que derrubar. E também porque as pessoas estão se conscientizando de que há muitas maneiras de aproveitar a floresta sem destruí-la. Quem sabe um dia não poderemos tomar um banho de mar à sombra da floresta avistada por Cabral? Adaptado para fins didáticos de: a) Após a leitura do texto, escreva por que é importante a preservação da Mata Atlântica.

5 b) Imagine que você faz parte da ONG S.O.S Mata Atlântica e que faz pesquisas sobre este bioma. Elabore um cartaz, com legendas, incentivando a preservação e revelando a importância da Mata Atlântica. LEGENDA:

6 2. Neste bimestre estudamos os principais biomas brasileiros. Utilize algumas palavras do quadro abaixo e complete a frase com a definição correta de bioma. ecossistemas clima características vegetação planeta composto orgânico bioma Um pode ser definido como um conjunto de, que apresentam semelhantes em relação à e ao. 3. Relacione o nome do bioma brasileiro à sua ilustração correta: (A) Caatinga (B) Pantanal (C) Mata Atlântica (D) Manguezal

7 4. O manguezal pode se apresentar como um bioma brasileiro associado à Mata Atlântica. Caso você fizesse uma viagem a este bioma descreva três características que você conseguiria perceber. 5. Relacione as seguintes colunas que nos trazem informações sobre três dos principais biomas brasileiros: ( 1 ) Caatinga ( 2 ) Cerrado ( 3 ) Pantanal ( ) está localizado entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e se torna alagado na época da cheia dos rios. ( ) A vegetação típica deste bioma é formada por árvores baixas de troncos retorcidos, muitas vezes afastadas uma das outras, e por arbustos e plantas rasteiras. ( ) Na língua indígena tupi, significa mata branca, característica das plantas na época seca, quando ficam esbranquiçadas e quase sem folhas.

8 6. Leia as afirmações abaixo. Escreva F para falsa ou V para verdadeira. ( ) O Pantanal apresenta fauna rica composta, por exemplo, por jacarés e diferentes espécies de aves e peixes. ( ) A Floresta Amazônica possui uma biodiversidade baixa. ( ) Os Campos Sulinos, ou Pampas, apresentam vegetação rasteira e áreas planas. ( ) Atualmente, a Floresta de Araucária é a única que se encontra preservada em relação à mata original. a) Agora, corrija abaixo as alternativas falsas tornando-as verdadeiras. 7. Para garantir a preservação dos biomas, foram criadas as Unidades de Conservação. a) De que modo as Unidades de Conservação conseguem preservar determinados biomas?

9 b) Escreva dois tipos de Unidades de Conservação. 8. Leia as informações a seguir, analise os mapas abaixo e responda às questões. O processo de degradação do Cerrado coloca em risco não só a flora e a fauna desse domínio, mas também os recursos hídricos e naturais do espaço geográfico brasileiro.

10 Analisando os dois mapas a que conclusão podemos chegar? Que motivo pode ter provocado a diferença principal entre os mapas? 9. Leia a seguinte lenda brasileira e, após, responda às questões. Boto-cor-de-rosa Os botos-cor-de-rosa são comumente encontrados na região norte do país, e como eles têm uma fama de serem muito inteligentes, não é de se espantar que existam lendas sobre ele. Uma das lendas diz que nos dia de lua cheia e festas juninas, o boto se transforma em um atraente rapaz, bem apresentado com um terno e chapéu branco, para encobrir seu rosto e disfarçar seu nariz pontudo. Vestido como um rapaz bem apresentado, ele encanta as mulheres desacompanhadas e elas ficam grávidas de um boto-cor-de-rosa.

11 a) Analisando o texto e utilizando seus conhecimentos, esta lenda é típica de qual bioma brasileiro? b) Represente abaixo a lenda descrita. Faça uma ilustração. c) Depois de retomar os estudos elabore em seu Caderno um Resumo e construa um diagrama referente aos Biomas Brasileiros.

12 REFACÇÃO DA PROVA BIMESTRAL DE CIÊNCIAS - 2º BIMESTRE Nome: Nº 5º ano Data: / / Professor(a): Nota: Caro aluno, nesse bimestre discutimos e aprendemos muito sobre a energia. Refletimos sobre como as fontes de energia, ao longo da história, foram se modificando com o modo de vida das pessoas. Percebemos como tudo isso pode afetar o ambiente. Lemos imagens e pensamos sobre a distribuição da luz elétrica e sua relação com o desenvolvimento humano e o processo tecnológico. Após os estudos feitos em sala e no laboratório, tivemos a oportunidade de ampliar a aprendizagem assistindo a vídeos e criando um teatro de sombras. Algumas orientações: Leia os enunciados com atenção. Lembre-se de dar respostas completas, baseadas em seus estudos. As questões com alternativas devem ser respondidas com caneta esferográfica preta ou azul. Antes de entregar, verifique se respondeu a todas as questões. Lembre-se: erros ortográficos serão descontados: 0,10 por erro ortográfico.

13 1. Leia o texto abaixo, publicado no site da revista Ciência Hoje para Crianças, em setembro de Hidrelétrica em casa Que tal usar a água que entra na sua caixa d água para gerar eletricidade? Você já deve ter ouvido falar de maneiras alternativas de gerar energia sem poluir o meio ambiente. São muitas as fontes de geração de energia. Um exemplo são as hidrelétricas, que produzem energia a partir da força dos rios. Entretanto, mesmo sem causar sujeira, as usinas hidrelétricas também provocam um impacto ambiental, pois sua instalação alaga áreas enormes e destrói diversos ecossistemas ali existentes. Pensando nisso, criativos engenheiros da empresa Agua-Terra-Ar (ATA) criaram um tipo de usina hidrelétrica que pode ser instalada sem causar alagamento e, acredite, dentro da sua própria casa. É a Usina Geradora de Energia Sustentável (UGES), que não usa a força dos rios, mas sim da água encanada que chega a reservatórios caseiros, como as caixas d água. O projeto é uma alternativa limpa para gerar eletricidade e produz mais da metade da energia consumida por uma casa. Além disso, por ser móvel e prática, pode ser instalada em qualquer lugar onde tenha abastecimento de água. É uma solução barata para comunidades isoladas, residências, indústrias e centros comerciais, avalia a engenheira da ATA e uma das responsáveis pelo invento Jorgea Correa. Ela pode ajudar a contornar problemas como apagões, por se tratar de uma energia independente, que é gerada na sua própria casa.

14 Produzir e armazenar A UGES, assim como uma hidrelétrica comum, conta com uma turbina, mas ao invés de ser o rio a girá-la, é a água que entra na caixa d água que provoca esse movimento. A água encanada chega com uma força que, ao passar pelo equipamento, faz a turbina girar e produz energia elétrica, explica o engenheiro e coautor do projeto Mauro Serra, também da ATA. Essa energia é levada até a segunda parte da UGES através de fiação elétrica e é transformada e armazenada, abastecendo o local e gerando energia. A energia não consumida fica armazenada em baterias até que alguém precise utilizá-la. Vale destacar que, embora possa ser instalada em qualquer lugar, essa pequena e portátil usina hidrelétrica tem restrições, pois não gera energia suficiente para suportar aparelhos de alto consumo como micro-ondas e chuveiros elétricos. Ela é ideal para geladeiras, televisões, liquidificadores, notebooks e outros aparelhos que tenham baixo ou médio consumo de eletricidade, além de lâmpadas comuns, esclarece Jorgea. A UGES começará a ser vendida dentro de alguns meses e poderá ser usada por qualquer pessoa. Para isso, basta conectá-la no reservatório de água local e no quadro de energia da residência ou diretamente em algum aparelho específico. Já pensou como seria legal contar para os seus amigos que você tem uma usina hidrelétrica bem na sua casa? Isabelle Carvalho, estagiária do Instituto Ciência Hoje (Acesso em 10/05/2018) a) O texto cita diversos aparelhos comuns em nossas casas. Preencha a tabela abaixo, completando com as transformações de energia que ocorrem em cada caso.

15 INSTRUMENTO RECEBE ENERGIA TRANSFORMA EM ENERGIA Lâmpada comum Liquidificador b) Em nossas aulas e nos vídeos assistidos, descobrimos que as hidrelétricas utilizam a força das águas dos rios para gerar energia. Ao ler o texto, de onde a hidrelétrica caseira obtém energia cinética (do movimento) para transformar em elétrica? c) Na tabela abaixo, pinte de azul o espaço à frente das afirmações que mostram vantagens do equipamento Usina Geradora de Energia Sustentável e de amarelo onde aparecem as suas restrições (desvantagens): Produz mais da metade da energia consumida por uma casa. Solução barata para comunidades isoladas, residências, indústrias e centros comerciais. Não gera energia suficiente para suportar aparelhos de alto consumo. Instalada sem causar alagamento em grandes áreas. Pode ser instalada em qualquer lugar onde tenha abastecimento de água. d) Todos os equipamentos obtêm (recebem) algum tipo de energia para funcionar adequadamente. De onde (fonte) nosso corpo consegue a energia para se manter em movimento, realizando todas as atividades do nosso dia a dia? Em que situação precisamos de mais energia: em repouso ou em intensa atividade física?

16 2. Luz e sombra são importantes elementos em uma obra de arte. Analisamos isto em um quadro de Monet. Pensando em nossas leituras e descobertas feitas acerca da luz, marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas. A fonte de luz pode ser artificial, como uma lanterna, ou natural, como o Sol. Uma fonte de luz e um objeto são os únicos elementos necessários para que uma sombra exista. A luz é capaz de atravessar todos os materiais. Ao iluminar determinado objeto, a sombra surge sempre do lado oposto ao da fonte de luz. Para uma vitrine, o ideal é a utilização de um vidro fosco, que é translúcido e deixa a luz passar. Assim podemos enxergar seu interior com muita nitidez. Escolha uma frase que você tenha assinalado como falsa e reescreva-a para torná-la verdadeira.

17 3. Nas aulas no laboratório, realizamos diversos experimentos científicos. Entre eles, construímos um termômetro caseiro.

18 4. Veja a seguinte tirinha do personagem Armandinho: Pôxa! Armandinho é um pouco exagerado, mas nesse dia ele devia estar com muito frio mesmo, não é mesmo?! Afinal, ele estava vestindo gorro, cachecol, malha e luvas. É correto afirmar, cientificamente, que todas essas roupas estão esquentando o corpo do Armandinho? Justifique sua resposta. 5. Assinale com um X a alternativa correta em cada um dos testes a seguir: 5.1 Quando tocamos um cubo de gelo, a mão esfria e o gelo derrete. Isso acontece porque: a) o frio do gelo passa para a sua mão. b) o frio é mais forte do que o calor. c) a mão é mais quente e transfere calor para o gelo. d) a pele é muito sensível. 5.2 Para mexer um alimento que está cozinhando na panela e não se queimar, o ideal é utilizar: a) colher de madeira, pois a madeira é bom condutor de calor. b) colher de metal, pois os metais são bons condutores de calor. c) colher de madeira, pois a madeira é mau condutor de calor. d) colher de metal, pois os metais são maus condutores de calor.

19 6. Antônio pretende abrir uma fábrica de panelas, entretanto deve decidir se os cabos serão feitos de metal ou algum tipo de plástico. a) O que você sugere para auxiliar Antônio a resolver essa questão? Explique. b) Caso ele resolva também fabricar embalagens para sorvete, qual material deve utilizar: metal ou isopor? Por quê? c) Depois de retomar os estudos elabore em seu Caderno um Resumo ou Mapa Conceitual além do Esquema referente luz elétrica e sua relação com o desenvolvimento humano e o processo tecnológico.

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL CIÊNCIAS 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: GEOGRAFIA 5º ANO No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros 5ºAno 1.5 GEOGRAFIA 1º período 12 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de bioma. Reconhecer fatores bióticos

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências Atividades de Recuperação Paralela de Ciências 6º ano Ensino Fundamental II Conteúdos para estudos: Livro: 1) Unidade 3 O AR *Capítulo. 6 Dos Componentes do ar (SOMENTE pág. 110) Os seres vivos e o ar.

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 3º BIMESTRE/2018 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO Professora: Mariangela Morais Miguel Celeste: Produção do Universo 1.3. Sol Terra: Movimentos da Terra: - Rotação: dias e noites diferenças na duração dos

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição)

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Esta lista de exercícios aborda os seguintes ecossistemas: Pantanal, Mata de Araucárias Mata Atlântica, Cerrado,

Leia mais

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos Glória Maria Sarnaglia Inês Mauad Marcella Nossodeli

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Espaço histórico e meio ambiente Disciplina/Valor

Leia mais

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Nome: nº Série/Ano Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Mapa Mundo Vegetação Classificação dos Vegetais Existem várias formas de classificação: 1º Porte: - Herbácea (correspondem áreas campestres). - Arbóreas (áreas de florestas).

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Objetivos: identificar os estados da Região Norte. (1,0) 1. Pinte, no mapa da região Norte, um estado de cada cor e complete a legenda: Objetivos: Reconhecer

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

5ºano. 3º período 1.5 CIÊNCIAS. 1º de outubro de 2012

5ºano. 3º período 1.5 CIÊNCIAS. 1º de outubro de 2012 5ºano 15 CIÊNCIAS 3º período 1º de outubro de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras Tudo isso será considerado na correção

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Joelson / Gilmar Nota: (Valor: 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas

Leia mais

1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano.

1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano. Atividade de Estudo de Ciências 7 4º ano 1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano. 2. OBSERVE o cartaz abaixo. EXPLIQUE o porquê de estar sendo necessário divulgar campanhas

Leia mais

No dia a dia das cidades é comum ver cenas como a representada, na imagem. Em situações como essa dizemos que o solo está poluído.

No dia a dia das cidades é comum ver cenas como a representada, na imagem. Em situações como essa dizemos que o solo está poluído. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 30 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia - ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 4 o - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: Entendendo os mapas; Conhecendo os mapas; Os mapas

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES 2017 Meio ambiente e ciência: a energia na minha cidade MATERIAL DO ALUNO : 1º AO 3º ANO CADERNO DE ATIVIDADES Para aprender e colorir Você está pronto para começar? Nós estamos cheios de energia! Primeiramente,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 12 / 06 / 2019 Kaxi é um menino do povo indígena Munduruku, que vive em terras dos estados

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova) 3º

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

Floresta Amazônica Peixe boi Seringueira Zona de cocais Araracanga Caatinga

Floresta Amazônica Peixe boi Seringueira Zona de cocais Araracanga Caatinga Floresta Amazônica: estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies como a seringueira, o guaraná, a vitória-régia, e é habitada por

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 9º ANO 1 BIM Nome: Nº 9º ano EF Data: / /2016 Professores: Gladstone / Samuel 1º Bimestre A - Introdução Leia, atentamente, este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais

Leia mais

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL [...] Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro,

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 7º 1º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

1) Na teia alimentar esquematizada a seguir, identifique o nível trófico das algas, da tartaruga e do jacaré.

1) Na teia alimentar esquematizada a seguir, identifique o nível trófico das algas, da tartaruga e do jacaré. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Observe a obra

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Geografia Nome: Ano: 3º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina:

Leia mais

Grandes Ecossistemas do Brasil

Grandes Ecossistemas do Brasil Grandes Ecossistemas do Brasil Principais Ecossistemas do Brasil Floresta Amazônica Mata Atlântica Mata da Araucárias Caatinga Cerrado Pampas (Campos Sulinos) Zona dos Cocais Pantanal Manguezais Grandes

Leia mais

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste

Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho terça-feira quinta feira. Região Centro-Oeste Troca do livro Lições de Língua Portuguesa 5º ano 5º A 5º B e C Semana de 19 a 23 de junho 2017. terça-feira quinta feira Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Região Centro-Oeste

Leia mais

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 2 Explique como o ecossistema do cerrado pode resistir às queimadas e rapidamente se recuperar 3 Qual é a principal diferença

Leia mais

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017

Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Ciências 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: Faça o que se pede. a) Explique como o som é produzido e o que ele dá origem. O som é produzido por vibração de matéria, que dá origem às

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DATA DE ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR(A): ALUNO (A): SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. O Pantanal ocupa uma grande

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE O relevo Brasileiro O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente

Leia mais

c) Observando essa imagem, o que podemos considerar como: um elemento natural? um elemento cultural?

c) Observando essa imagem, o que podemos considerar como: um elemento natural? um elemento cultural? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

b) Podemos afirmar que essa invenção é um exemplo de desenvolvimento sustentável? Justifique.

b) Podemos afirmar que essa invenção é um exemplo de desenvolvimento sustentável? Justifique. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA Nome: Nº 9º ano Data: 1º semestre/ 2016 Nota: Professores: Gladstone e Samuel Parte A Conteúdos essenciais do primeiro bimestre. A - Introdução Leia, atentamente, este

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais II Fatores físicos que influenciam na formação dos biomas III Tipos de biomas brasileiros IV

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Geografia.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Geografia. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Geografia [2 a VG] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividade para Intensificar

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-2º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 2. Ecossistemas aquáticos 3. Biomas 1 Inicie a aula apresentando

Leia mais

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF

DATA: 27 / 11 / 2017 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 27 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Lista de Recuperação de Ciências 2013

Lista de Recuperação de Ciências 2013 1 Nome: nº 6ºano Manhã e Tarde Profa :Estefânia Lista de Recuperação de Ciências 2013 Conteúdo da recuperação: A Terra: Um planeta do sistema solar, Conhecendo a Terra,O solo e a vida,a água e a vida,o

Leia mais

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características.

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características. Plantas e Ambiente Profª Carla Aquino Como sabemos, a Ecologia é um dos temas mais cobrados no Enem. Os biomas brasileiros estão entre os assuntos com mais chances de aparecer na prova, uma vez que o Brasil

Leia mais

Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia da Sustentabilidade Engenharia da Sustentabilidade Engenharia da Sustentabilidade A ENERGIA constitui: fonte e o controle de todos os valores e ações dos seres humanos e da natureza. Engenharia da Sustentabilidade: DEFINIÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2016 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua

Leia mais

a) Informe se a imagem retrata uma paisagem com mais elementos construídos ou naturais, justificando sua resposta.

a) Informe se a imagem retrata uma paisagem com mais elementos construídos ou naturais, justificando sua resposta. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR III DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA: / /2017 SÉRIE: 3 ANO. 1. Observe a paisagem abaixo e descreva o que vê. a) Informe

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO DO PROFESSOR Estrelas possuem cores?

GUIA PEDAGÓGICO DO PROFESSOR Estrelas possuem cores? GUIA PEDAGÓGICO DO PROFESSOR Estrelas possuem cores? OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Diferenciar as escalas de temperatura Celsius e Kelvin; Calcular conversões entre as escalas

Leia mais

História do desmatamento no Brasil

História do desmatamento no Brasil 1 sumario História do desmatamento no Brasil...2 Desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica...2 Urbanização e desmatamento...2 Queimadas e incêndios...3 No mundo...3 As ações contra o desmatamento...3

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro de estudos RE/I 2º/2016 24/06/16 Tema Valor da atividade Regionalização

Leia mais

Objeto de aprendizagem

Objeto de aprendizagem 3ª Ciências 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem O que é eletricidade? - Interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Perceber a existência de cargas elétricas. Objetivos

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?..

ESTUDO DIRIGIDO. Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Geografia / Ronaldo 6º ano Conteúdos do Bimestre Por que existem diferentes Tipos de climas no planeta Terra?.. Clima e paisagens vegetais / Vegetação O clima Tempo atmosférico e clima (elementos e fatores

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE Nome: Nº: 2ª Série Data: / /2018 Professor: Nota: Valor: 2,00 pontos 1. Apresentação Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDOS DE ESTUDOS: Entendendo os mapas; Conhecendo mapas; Os mapas antigos; Cidadania e participação. SUPORTE TEÓRICO: 1) CONSULTE seu caderno e livro adotado. 2) REFAÇA suas avaliações, AVDs e Estudos

Leia mais

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Disciplina Matemática Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor ANDRÉ ITO Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Frações e Porcentagens;

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

5º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Você sabia que quando misturamos água e álcool essa mistura produz calor? Faça você mesmo: - Molhe a sua mão com bastante álcool líquido. - Em seguida, coloque

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2017 Professores: Fabiana, Nelson, Sergio Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 2,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Adriana, Fabiana, Nelson Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 5 a 9 de junho 2017. Leia o texto a seguir para fazer as lições

Leia mais

Proposta de trabalho - Mostra Cultural Trabalho em Geografia:

Proposta de trabalho - Mostra Cultural Trabalho em Geografia: Proposta de trabalho - Mostra Cultural 2017 Trabalho em Geografia: BIOMAS DO BRASIL: BELEZAS E FRAQUEZAS (Outros parceiros: ARTES, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS) OBJETIVO GERAL: Criar uma consciência ecológica

Leia mais

TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno(a): Nº

TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre: 2 Data: Professor(a): Priscila e Margarete Série: 4 ano Turma: A-B-C Aluno(a): Nº NOTA Estamos mais uma vez juntos, agora

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF. Nosso planeta é um astro que está sempre em movimento no espaço.

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF. Nosso planeta é um astro que está sempre em movimento no espaço. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais