FUTURO DO GOLFE = NÃO SE BASEIA SOMENTE NA CÓPIA DO SWING PERFEITO - MECÂNICA APROPRIADA - EFICIÊNCIA DE MOVIMENTO

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2 FUTURO DO GOLFE = NÃO SE BASEIA SOMENTE NA CÓPIA DO SWING PERFEITO - MECÂNICA APROPRIADA - EFICIÊNCIA DE MOVIMENTO CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS - Flexibilidade - Estabilidade - Equilíbrio - Propiocepção - Força - Potência

3 Durante o Swing, a cabeça do taco move-se a uma velocidade acima de 160 km/h Jogadores amadores atingem aproximadadamente 90% de pico de atividade muscular. GOLFE É UM ESPORTE DE GRANDE EXIGÊNCIA FÍSICA!

4 SWING - Movimento complexo - Exige a utilização de quase todas articulações e músculos em algum momento. - Fraqueza ou deficiência de uma região pode reduzir sua habilidade em criar um swing eficiente. - O golfista deve ter um entendimento básico de como funciona o swing. - Entender e conhecer quais músculos estão envolvidos no movimento O PILATES AUXILIA A DESENVOLVER A TÉCNICA CORRETA (SWING) ATRAVÉS DE PREPARO FÍSICO ADEQUADO

5 A prática e jogo do golfe exigem concentração, precisão, controle, coordenação, respiração, acionamento do centro de força, características que se equivalem aos princípios do PILATES. Nas duas atividades a conexão corpo e mente é essencial.

6 ESTATÍSTICA DE LESÕES NO GOLFE FONTE:

7 Os exercícios de Pilates se concentram no CORE: Abdominais, glúteos, músculos da pelve e da região média e inferior da coluna. * O condicionamento do CORE, ou estabilidade do tronco, é essencial para melhorar o equilíbrio e a postura, reduzindo dores na coluna. * O pilates consiste em movimentos controlados e precisos que requerem concentração para o treino de vários grupos musculares de uma só vez.

8 . BENEFÍCIOS DO PILATES PARA O GOLFE: - Fortalecimento do CORE; - Aumento de Flexibilidade, agilidade; - Melhora da postura; - Consciência Postural; - Alívio de dor e tensão; - Melhora da performance como consequência

9 AVALIAÇÃO DO GOLFISTA: - Como determinar quais correções posturais são necessárias no movimento do Swing? - Como saber se há ou não limitações físicas interferindo no jogo de seu aluno? - AVALIAÇÃO ESPECÍFICA DO GOLFE POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA: Detectar alterações de estabilidade, mobilidade articular, postura, equilíbrio e flexibilidade. - AVALIAÇÃO POSTURAL POR FOTOGRAMETRIA Permite diagnosticar precisamente as alterações da postura para cada articulação, com dados quantitativos. É realizada por meio do registro de fotografias do indivíduo em diversos planos e posturas, e determina a posição relativa dos pontos anatômicos, simetria corporal e ângulos articulares, comparando-os com valores-padrão.

10 AVALIAÇÃO DO GOLFISTA: - Dados sobre lesões prévias e/ou recentes, permitindo traçar plano personalizado para sua condição. - Parte deste plano pode envolver inclusive sessões de fisioterapia ou consulta médica. - Alguns problemas posturais, por exemplo, podem levar mais tempo para serem resolvidos do que problemas menores como o equilíbrio. - O sucesso do programa irá depender também da ADESÃO do aluno. - Durante o processo realizar trabalho conjunto com o instrutor de golfe de seu aluno = TRABALHO EM EQUIPE.

11 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Na postura do Golfe (S-Posture/ Neutral/CPosture) - Em pé Postura (S-Posture/ Neutral/C-Posture)

12 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA Inclinação Pélvica: - Mobilidade pélvica Habilidade em realizar anteversão e retroversão

13 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Agachamento: -Flexibilidade do latíssimo do dorso -Dorsiflexão do tornozelo -Força do CORE

14 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA -Toque do dedo do pé: -Mobilidade da articulação do quadril - Força do CORE

15 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - 90/90º -Rotação de Ombro

16 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Equilíbrio em um pé só - Habilidade em permanecer em um pé só (transferência de peso) - Propriocepção

17 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Teste de Rotação de Quadril - Rotação Interna de Quadril -Teste de Abertura do Livro -Dissociação tronco superior/inferior

18 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Rotação Ajoelhado Dissociação superior/inferior de tronco - Habilidade em realizar rotação de tronco sem realizar extensão torácica

19 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA -Ponte com Extensão da Perna -Força de Glúteo Máximo - Recrutamento de Isquiotibiais

20 AVALIAÇÃO POR OBSERVAÇÃO CLÍNICA - Teste Ponte Lateral com elevação das pernas - Força de CORE e glúteos

21 EXERCÍCIOS

22 EXERCÍCIOS

23 EXERCÍCIOS

24 MAIORES ERROS DO SWING: Postura em S - Postura em C - Perda da postura - Over the top - Sway and Slide - Reverse Spine Angle - Hanging Back - Casting, Early Release and Scoop - Chicken Winging (Asa de Frango) -

25 MAIORES ERROS DO SWING: Postura em S - Aumento da lordose lombar. -Provavelmente fraqueza da musculatura abdominal e glúteos, encurtamento dos músculos lombares e flexores de quadril. - Trabalho da pelve em posição neutra.

26 MAIORES ERROS DO SWING: Postura em C - Aumento da cifose torácica e/ou enrolamento excessivo dos ombros. - Dificulta execução do backswing. - Trabalhar extensão da coluna torácica.

27 MAIORES ERROS DO SWING: Perda da Postura - O golfista perde a posição da coluna, durante a execução do swing, pode ocorrer perda de equilíbrio, timing e ritmo. - Existem dois tipos de perda da postura: Plano dos ombros Horizontal ou Extensão Antecipada.

28 MAIORES ERROS DO SWING: - Plano dos ombros Horizontal: - Os ombros devem estar em um plano perpendicular ao de inclinação da coluna no backswing.

29 MAIORES ERROS DO SWING: - Extensão Antecipada: os quadris do golfista se movem muito próximos à bola e eles se mantém muito verticais durante o downswing

30 MAIORES ERROS DO SWING: Over the top - No downswing, o taco está acima do plano de swing desejado e irá tocar a bola fora deste plano. Diminuição de potência e controle do arremesso da bola. Este golfista tem grande dificuldade em dissociar tronco superior de inferior, tem limitações na estabilidade do CORE e quadril e na mobilidade da coluna.

31 MAIORES ERROS DO SWING: Sway - O Sway envolve a perna de - O corpo se desloca para longe do plano durante o backswing. Isto cria instabilidade e pode causar diminuição na potência e velocidade.

32 MAIORES ERROS DO SWING: Slide - O corpo se desloca para longe do plano durante o downswing. Pode causar instabilidade durante o swing o que leva à diminuição de potência e velocidade. O slide ocorre por deficiências na perna que conduz o movimento.

33 MAIORES ERROS DO SWING: Reverse Spine Angle - Tronco superior inclina para trás ou lateralmente ao alvo durante o backswing. É muito difícil conseguir realizar o downswing apropriado a partir desta posição e é causa comum de dor na coluna nos golfistas. Sem uma sequência adequada, a potência e acurácia podem ser comprometidas.

34 MAIORES ERROS DO SWING: Hanging Back - O golfista descarrega o peso na perna de apoio ao invés de transferir o peso para a perna que conduz o movimento no downswing. Potência pode ser perdida e é difícil bater na bola com precisão. - Este erro pode conduzir a outros erros envolvendo os punhos como Casting ou Early Release.

35 MAIORES ERROS DO SWING: Casting/ Early Release/Scooping - Perda antecipada do ângulo do punho durante o downswing e impacto. Potência e firmeza estarão comprometidos. Scooping ocorre quando a cabeça do taco está a frente das mãos no impacto. Isto levará à mudança do ângulo da face do taco, resultando em uma tacada fraca e inconsistente. - Casting, Early Release e Scooping ocorrem usualmente pela falta de força de preensão (grip) e/ou limitação de flexibilidade do punho e antebraço.

36 MAIORES ERROS DO SWING: Chicken Winging - Cotovelo flexiona com o impacto e permanece desta forma, o que causa tensão no membro superior. Esta é a causa comum do cotovelo de tenista no braço dominante (epicondilite lateral). Potência e velocidade serão diminuídas e o trajeto da bola inconsistente. Este erro ocorre como resultado de alguma falha no membro inferior tal como Early Extension.

37 MUITO OBRIGADA! Fisioterapeuta: Fernanda Rizzo Calabrese Instrutora de Pilates no NEAF STUDIO DE PILATES e FISIOTERAPEUTA DO ESPORTE CLUBE PINHEIROS

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