Gestão Hospitalar: O que não serve mais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Hospitalar: O que não serve mais."

Transcrição

1 Gestão Hospitalar: O que não serve mais. Palestrante: Roberto Gordilho

2 Quem é Roberto Gordilho? Fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no Youtube e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital Os caminhos para o futuro da Saúde Mestrando em administração, possui especializações em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web, e MBA em finanças, contabilidade e auditoria pela FGV. Possui cursos de extensão na Kellogg Business School, em Chicago, e na Universidade da California (University of California Irvine, UCI). Em 2017, participou do programa Learning Experience, da StarteSe, com imersão em inovação e negócios em São Francisco no Vale do Silício. Gordilho foi diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia. Também atuou como diretor de sistemas de saúde pública ( ) e diretor corporativo de serviços da MV - empresa líder em tecnologia de gestão para Saúde no Brasil-, onde, entre 2011 e 2016, coordenou direta e indiretamente a implantação do sistema de gestão em mais de 300 hospitais de pequeno, médio e grande portes, públicos, privados e filantrópicos em várias partes do País e alguns países da América Latina.

3 Quem é Roberto Gordilho? Apresentador Autor Fundador e CEO

4 O Cenário de transformação da gestão de hospitais no Brasil

5 O PIB da Saúde Segundo o IBGE em 2013 o PIB da Saúde correspondia a 8% do PIB do Brasil, equivalendo a 424 bilhões de reais. Atualmente o PIB da Saúde representa entre 9% e 10% do PIB do Brasil

6 Tempestade Perfeita na Saúde

7 Tempestade Perfeita na Saúde Mudanças cenário externo Problemas internos de gestão

8 Cenário da Saúde no Brasil Atualmente no Brasil no setor da Saúde estão ocorrendo mudanças externas que estão causando grande impacto na gestão dos hospitais: Mudança no modelo de remuneração (Convênios) Falta de atualização da tabela SUS Mudança no modelo de monetização Geração Y chegando na liderança das organizações Transformação Digital Processo de consolidação da Saúde (formação de grandes redes)

9 Mudança do Modelo de Remuneração Existe uma tendência cada vez maior na mudança do modelo de remuneração dos hospitais pelas operadoras de saúde de acabar o pagamento por serviço e migrar para o pagamento por performance com o pagamento por pacote sendo um passo intermediário deste processo. Transferência de risco, o risco sai do usuário, já que a grande maioria dos planos atualmente são coletivos e não tem limite de aumento e passará para o hospital que terá um valor fixo para realizar todo o tratamento. O pagamento por pacote é o modelo intermediário desta transição.

10 Falta de atualização da Tabela SUS O SUS tem 10 anos que não atualiza sua tabela de pagamentos de serviços aos hospitais. Nos últimos 10 anos a inflação acumulada pelo IPCA foi de 88%, ou seja em valores reais os hospitais recebem hoje 55% do valor que recebiam 10 anos atrás. Considerando que a inflação da Saúde é o dobro da inflação normal, temos uma situação em que a receita caiu quase a metade e os custos dobraram em 10 anos.

11 Mudança Modelo de Monetização Atualmente a grande maioria dos hospitais obtém seus resultados da venda de MATMED e OPME. Todos sabem disso, inclusive as operadoras que ano a ano vem apertando as negociações e criando formas de pagamento direto aos fornecedores. Os hospitais terão que encontrar novas formas de negociar com as operadoras, pois existe uma tendência que as margens de materiais, medicamentos e OPME serão cada vez mais reduzidas. Os hospitais terão que voltar a buscar seu resultado nos serviços

12 Liderança da Geração Y Busca propósito; Geração mais fluida; Geração tecnológica; Geração conectada (nasceu digital); Relações virtuais x ambiente/relações presenciais; Geração que quer tudo mais rápido; Geração com menos compromisso com as organizações; Gosta de independência e autonomia; Preocupada com qualidade de vida; Como utilizar o melhor dos dois mundos? Como gerenciar estes profissionais?

13 Transformação Digital na Saúde Transformação Digital na Saúde é, a partir das novas tecnologias, criar uma nova forma de pensar a Saúde com o Cliente no centro do processo.

14 Informatização na Saúde hoje

15 Evolução Uso Tecnologia x Custo na Saúde

16 Transformação Digital na Saúde

17 Transformação Digital na Saúde O foco vai deixar de ser tratamento e cura e passará a ser a prevenção

18 Consolidação da Saúde Ano Início da consolidação dos laboratórios (DASA, Fleury, Hermes Pardini, Alliar, etc); Ano O BTG entra no mercado de Saúde com a aquisição de parte da Rede Dor; Ano United Health adquire a AMIL; Ano Bain Capital Adquire a Notredame Intermédica; Ano Promulgação da Lei /2015, que permite a participação de empresas de capital estrangeiro em atividades de assistência à saúde e em atividades de apoio, incluindo em hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

19 Consolidação da Saúde Grandes players disputando os bons ativos; Está surgindo uma nova onda de aquisições, agora de operações de médio e pequeno porte, já que boa parte das grandes operações no Brasil foram de alguma forma consolidadas em grandes grupos nos últimos 10 anos.

20 O que estes grupos estão vendo?

21 Consolidação da Saúde Mercado

22 População do Brasil

23 Projeção Pirâmide Etária do Brasil

24 Mercado Menos de 25% dos brasileiros tem planos de saúde.

25 Fonte Pagadora Segura

26 Consolidação da Saúde Os Players Atuais

27 Problemas Internos Rígida estrutura hierárquica vertical Áreas internas não conversam entre si Existência de feudos Ineficiência Baixa produtividade Muito desperdício Um setor que não coopera entre si Alto índice de endividamento Baixo poder de negociação com operadoras Baixo índice de profissionalização da gestão Baixo índice de informatização Um setor que não se conhece (não tem números)

28 Resultado Recentemente fizemos uma pesquisa e constatamos que em grande parte dos hospitais, entre 8 e 15% do faturamento é desperdiçado todos os meses pela ineficiência dos processos.

29 Neste Cenário Qual a grande questão?

30 A Grande Questão? Como me preparar para este futuro que bate a minha porta?

31 O Caminho... Aumentar a Maturidade de Gestão

32 MATURIDADE DE GESTÃO

33 Maturidade de Gestão Maturidade de Gestão é muito mais que estar informatizado, é ter pessoas qualificadas e capacitadas para utilizar a tecnologia com bons e sólidos processos para execução da estratégia definida, aliada a um sistema de governança que permita o acompanhamento e controle da organização e dos projetos definidos. Roberto Gordilho

34 Maturidade de Gestão

35

36 Como aumentar o nível de Maturidade de Gestão?

37

38 Um programa para instituições de Saúde que desejam elevar os resultados e aumentar sua maturidade de gestão.

39 Modelo de gestão baseado em cinco elementos: Governança Corporativa Estratégia Tecnologia Processos Pessoas

40 FUNDAMENTOS

41 Fundamentos: 1. Visão Sistêmica 2. Liderança 3. Trabalho em Equipe 4. Orientação por Processos 5. Desenvolvimento de Pessoas 6. Foco no Cliente 7. Foco na Segurança 8. Foco na Prevenção 9. Melhoria Contínua 10. Orientação por Resultado

42 RESULTADOS

43 Resultados em Saúde envolvem: Segurança do Paciente Qualidade do Atendimento Eficiência dos Processos Resultados Econômico/Financeiros

44 METODOLOGIA

45 Metodologia PROAMA Gerenciamento de resultados a partir do Projeto Estratégico (Plano Empresarial). Modelo de construção conjunta que acelera o desenvolvimento corporativo. Mais de 800 horas anuais de atividades, com o objetivo de melhorar a competitividade e otimizar os resultados globais das instituições.

46 ATIVIDADES

47 Atividades

48

49 Workshops PROAMA Os workshops têm o objetivo de apresentar e familiarizar os principais gestores com as ferramentas de gestão estratégica.

50 Workshops de Estratégia Empresarial Matriz BGC Matriz SWOT As cinco forças de Porter Posicionamento Estratégico Análise de Cenários Balance Score Card Definição de Metas e Indicadores Acompanhamento de Projetos Planos de Negócios, Orçamento Empresarial etc.

51

52 Revisão do Plano Empresarial PROAMA Planejamento Estratégico Atividade que será realizada de forma individual com cada instituição para revisão/definição do Plano Empresarial.

53

54 Capacitação PROAMA Anualmente, gestores da instituição participam de um programa de capacitação de 160 horas.

55 Capacitação PROAMA Composto por dez módulos: 1. Governança Corporativa 2. Finanças 3. Gestão de Faturamento SUS 4. Gestão de Faturamento Convênio 5. Gestão de Processos de Negócios 6. Gestão de Pessoas 7. Gestão de Projetos 8. Gestão de TI 9. Gestão de Suprimentos 10. Acreditação

56

57 Revisão de Processos PROAMA Revisão dos principais processos das instituições. Identificar oportunidades de melhoria na operação. Avaliar se o modelo de operação atual atende aos requisitos desejados. Projetar novos processos adequados aos objetivos de eficácia, eficiência e qualidade definidos pela Instituição. Implantação Revisão de processos Análise Crítica Levantamento Macroprocessos Mapeamento situação atual

58 Workshop Revisão de Processos PROAMA

59 Modelo de Referência GesSaúde Ambulatório Atendimento Assistencial SADT Suprimentos Faturamento Finan / Contábil Urgência e Emergência Atendimento Assistencial SADT Suprimentos Faturamento Finan / Contábil Internação Atendimento Assistencial SADT Suprimentos Faturamento Finan / Contábil

60 Modelo de Referência GesSaúde

61

62 Definição de Indicadores PROAMA Definição dos indicadores de desempenho que serão utilizados para monitorar o nível de eficiência das áreas e a execução do plano estratégico definido.

63

64 Encontro de Gestores PROAMA Encontro semestral dos gestores das instituições participantes para discussão de temas de interesse comum.

65

66 Reuniões Mensais de Acompanhamento de Resultado (REMAR) PROAMA Avaliação dos resultados Controle de metas, Acompanhamento dos projetos para alcance dos objetivos definidos no Plano Empresarial.

67

68 Mentoring de Especialistas PROAMA Empresarial. Realizada por especialistas para acompanhamento e orientação quanto às melhores práticas de gestão, operação e alinhamento com o Plano.

69 A grande questão: O que não serve mais na Gestão Hospitalar?

70 O que não serve mais? Acreditar que o hospital não é um negócio Acreditar que o negócio não precisa de lucro Acreditar que o mundo da Saúde não está mudando Manter a gestão com os mesmos paradigmas do século XIX Acreditar que o paciente é apenas paciente, não um Cliente Não repensar os processos com foco no Cliente Tratar a geração Y da mesma forma que a geração X Deixar de pensar em eficiência, economicidade e resultado Continuar pensando que vai sobreviver e crescer sozinho Não enxergar que a tecnologia vai mudar o foco do Valor no negócio Saúde

71 OBRIGADO Roberto Gordilho LinkedIn.com/in/robertogordilho (71)

72 Convite Estamos criando uma Comunidade focada em desenvolver a Maturidade de Gestão nas instituições de Saúde do Brasil. (71)

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro

Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro Bruno Sobral de Carvalho, MsC, MBA Setembro de 2016 Princípios Econômicos do Mercado de Saúde e Hospitalar Princípios Econômicos Assimetria

Leia mais

CMB - X Congresso Nacional das Operadoras e Hospitais em Saúde Suplementar Painel: Melhorando a Gestão em Operadoras e Hospitais - Operadoras

CMB - X Congresso Nacional das Operadoras e Hospitais em Saúde Suplementar Painel: Melhorando a Gestão em Operadoras e Hospitais - Operadoras CMB - X Congresso Nacional das Operadoras e Hospitais em Saúde Suplementar Painel: Melhorando a Gestão em Operadoras e Hospitais - Operadoras 22/07/2015 4º no Ranking nacional Medicina de Grupo 1º Empresa

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE OBJETIVO GERAL Capacitar profissionais de nível superior, vinculados à área da saúde, para gerenciar unidades hospitalares, serviços e sistemas de saúde

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

Rede de Saúde Santa Marcelina

Rede de Saúde Santa Marcelina Casa de Saúde 2017 VIDEO INSTITUCIONAL Rede de Saúde Santa Marcelina UNIDADES DE SAÚDE Total de Leitos 1.474 Casa de Saúde Santa Marcelina Início em 05 de Agosto de 1961 742 Leitos Hospitalares OSS HOSPITAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

A Governança no Hospital e a Interdependência Interna

A Governança no Hospital e a Interdependência Interna A Governança no Hospital e a Interdependência Interna OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SEGMENTO SAÚDE Maria Lúcia Pontes Capelo Vides OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO

Leia mais

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40 MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Sábados Sábados

Leia mais

CENTRAL NACIONAL UNIMED

CENTRAL NACIONAL UNIMED CENTRAL NACIONAL UNIMED 6ª MAIOR OPERADORA do país 1.496.699 DE CLIENTES NOSSOS NÚMEROS Março/2018 326 sócias 1.340 colaboradores 214 hospitais 183 laboratórios 1.592 clínicas 8.512 médicos 1.454 multiprofissionais

Leia mais

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR A FUNDAÇÃO UNIMED E A FACULDADE UNIMED Conexão entre teoria e prática aliada a um corpo docente de alta competência e experiência no mercado de saúde. É assim, há mais de

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

Líderes e Práticas Especial Filantropia

Líderes e Práticas Especial Filantropia Líderes e Práticas Especial Filantropia 60 healthcaremanagement.com.br edição 42 HEALTHCARE Management Planejamento financeiro Com cerca de 75% dos procedimentos destinados ao SUS, Hospital Márcio Cunha

Leia mais

I-Group Care Gestão Hospitalar Rua Antonio de Camardo, 41 Tatuapé São Paulo SP TEL (11) CEL (11)

I-Group Care Gestão Hospitalar Rua Antonio de Camardo, 41 Tatuapé São Paulo SP TEL (11) CEL (11) Página 1 de 7 Proposta I-Group Care Controladoria Administrativa, Técnica e Financeira, inteligência de sistemas para gestão estratégica na área da Saúde. BREVE LISTA DE SERVIÇOS: CONTROLADORIA ADMINISTRATIVA

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental - CASE JUCEG -

I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental - CASE JUCEG - I Congresso Brasileiro de Gestão Governamental TRANSFORMANDO A GESTÃO POR MEIO DO ALINHAMENTO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL - CASE JUCEG - Superintendência Executiva de Gestão Superintendência

Leia mais

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos Gestão de Processos na Saúde Marcelo.Aidar@fgv.br 1 Gestão de Processos Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos 2 O Ambiente de Negócios e os Stakeholders AMBIENTE DE AÇÃO INDIRETA

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Hospitalar (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar da Universidade Estácio de Sá tem como missão

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS

GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS E PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Terça-Feira 18h45 às 23h00 Semanal Carga horária: 460 Horas Duração do curso:

Leia mais

Mesa Redonda. Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar. As várias visões do Relacionamento Comercial

Mesa Redonda. Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar. As várias visões do Relacionamento Comercial Mesa Redonda Os impactos na Contratualização na Saúde Suplementar As várias visões do Relacionamento Comercial As soluções propostas pelo mercado têm sido efetivas para resolver o impasse? Quais os impactos

Leia mais

IX Encontro do Grupo RAC2 Auditoria Baseada em Riscos 17 de fevereiro de CrossOver - Todos direitos reservados

IX Encontro do Grupo RAC2 Auditoria Baseada em Riscos 17 de fevereiro de CrossOver - Todos direitos reservados IX Encontro do Grupo RAC2 Auditoria Baseada em Riscos 17 de fevereiro de 2018 2017 CrossOver - Todos direitos reservados 1 CrossOver 2017 CrossOver - Todos direitos reservados 2 Programas de Capacitação

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE centrohermes.com.br MBA FGV É MAIS QUE MBA. É FGV. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o

Leia mais

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Nossa história Cenário Cenário Nossa história Setores Previsão segundo o Plano de Trabalho Quando

Leia mais

O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº

O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 2016-2020 O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº 8.246. As ações estratégicas serão monitoradas e

Leia mais

MBA. Executivo em Administração: Gestão da Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais

MBA. Executivo em Administração: Gestão da Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais MBA Executivo em Administração: Gestão da Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais SIGA: TMBAES*06/21 1. COORDENAÇÃO Prof.ª Adriana Maria André, DSc. 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito

Leia mais

Hospital São Lucas. Compromisso com a Vida 36 anos

Hospital São Lucas. Compromisso com a Vida 36 anos Hospital São Lucas Compromisso com a Vida 36 anos Princípios Definidores Campo de Assistência, Ensino e Pesquisa Principais Processos e Fluxos dos Pacientes Atendimentos Eletivos (Exames e Consultas) SADT

Leia mais

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde

MBA. em Gestão: Serviços em Saúde MBA em Gestão: Serviços em Saúde 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria

SISTEMA FIEP. Nosso I é de Indústria SISTEMA FIEP Nosso I é de Indústria Vídeo de 1:35 SISTEMA INDÚSTRIA LIDERADO PELA CNI SISTEMA INDÚSTRIA 2 Colégio SESI Internacional + 4.000 Colaboradores + 90 Unidades 7 Institutos SENAI de Tecnologia

Leia mais

MBA Em Auditoria E Gestão Da Qualidade Aplicada A Serviços De Saúde Módulo A

MBA Em Auditoria E Gestão Da Qualidade Aplicada A Serviços De Saúde Módulo A MBA Em Auditoria E Gestão Da Qualidade Aplicada A Serviços De Saúde Módulo A Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde: conceituação, principais abordagens, dimensões

Leia mais

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E H E A L T H W E A L T H C A R E E R G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E 0 1 D E O U T U B R O D E 2015 C E O C H A L L E

Leia mais

Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos

Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos 15/03/2017 Hospital Summit Terceirização de Serviços Médicos Modelo Adotado Grupo São Lucas Ribeirania Ribeirão Preto Dr Pedro Antonio Palocci o Médico Pediatra formado pela XXIIIª Turma da FMRP-USP 1979

Leia mais

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA Robson Amorim Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA amorim@eaconsultoria.com Resumo Carreira desenvolvida com sólida experiência

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro

Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro Estratégias Empresariais na Saúde Uma nova agenda para o futuro Bruno Sobral de Carvalho, MsC, MBA Juan Ferrés Setembro de 2016 Princípios Econômicos do Mercado de Saúde e Hospitalar Princípios Econômicos

Leia mais

Programa de Consultores Associados (PCA)

Programa de Consultores Associados (PCA) Programa de Consultores Associados (PCA) www.gessaude.com.br A GesSaúde Nascida com a missão de Aumentar os resultados e a maturidade de gestão das instituições de Saúde do Brasil, a GesSaúde é o resultado

Leia mais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais MBA Marketing Digital e Mídias Sociais Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais. Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas

Leia mais

Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior. A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos.

Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior. A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos. Seja bem-vindo ao Gestão Saúde 360 sênior A Linha de Cuidado adequada e específica para quem tem acima de 60 anos. Um grupo acostumado a ver a saúde de uma maneira diferente O Grupo Santa Celina é especialista

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 2016-2020 O planejamento estratégico configura-se em ações que foram construídas com base nos objetivos consolidados na Lei nº 8.246. As ações estratégicas serão monitoradas e

Leia mais

Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar

Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar Seminários de Gestão Tendências e Inovações em Saúde Tendências em Saúde e Impactos na Gestão Hospitalar FEHOSUL Impacto da Acreditação da Joint Commission International na Gestão Hospitalar Helena Barreto

Leia mais

Ricardo Augusto Bordin Guimarães Auditoria Administrativa Hospitalar ricardo@rgauditoria.com.br (51) 9841.7580 www.rgauditoria.com.br www.twitter.com/ricardorgaud Qualidade e Gestão em Saúde através da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

UNIDADES DE NEGÓCIOS

UNIDADES DE NEGÓCIOS PLANO DE SAÚDE UNIDADES DE NEGÓCIOS 110 mil beneficiários 1 mil internações 20 mil consultas Pronto Socorro 172 mil exames 47 mil consultas ambulatoriais 433 pontos atendimentos rede credenciada 803 médicos

Leia mais

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO,

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO, A JML possui uma equipe especializada que compreende a demanda de cada cliente e elabora conteúdos focados em casos concretos e temas de maior interesse de cada entidade. Alicerçada pela qualidade e seriedade

Leia mais

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR

CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR CÉLULAS DE FATURAMENTO HOSPITALAR Nome dos Autores: Atani Mendes Junior Suellen Maria Stadler Ribeiro Vânia da Silva dos Santos HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Sobre o 2. Desafios

Leia mais

Planejamento de materiais com foco na eficiência: Giro de estoque e planejamento de materiais. Sérgio Henrique Oliveira

Planejamento de materiais com foco na eficiência: Giro de estoque e planejamento de materiais. Sérgio Henrique Oliveira 15 de Março 2017 Planejamento de materiais com foco na eficiência: Giro de estoque e planejamento de materiais Sérgio Henrique Oliveira Gerente de Logística da Rede Mater Dei de Sáude Rede Mater Dei de

Leia mais

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826 Santa Casa Fundada em 1803 Inaugurada em 1826 PERFIL Organização Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

FÓRUM GESTÃO DE CUSTOS

FÓRUM GESTÃO DE CUSTOS 25º - CONGRESSO ANO 2016 FÓRUM GESTÃO DE CUSTOS DRG DIAGNOSIS RELATED GROUPS Tania Grillo - Diretora DRG Brasil CENÁRIOS Cenários macroeconômicos delineados pelo Banco Central do Brasil, no boletim Focus,

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial MBA Executivo em Gestão Empresarial Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA Executivo em Gestão Empresarial Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

O DESAFIO NA ADOÇÃO DE NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO

O DESAFIO NA ADOÇÃO DE NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO O DESAFIO NA ADOÇÃO DE NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO Sérgio Lopez Bento Maio 2010 O objetivo é ser humano O DESAFIO NA ADOÇÃO DE NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO AGENDA 1. Contexto atual do segmento de saúde

Leia mais

MBA. Gestão Empresarial

MBA. Gestão Empresarial MBA Gestão Empresarial 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro 2. APRESENTAÇÃO O MBA em Gestão Empresarial: ênfase em Gerenciamento

Leia mais

Planejamento Estratégico para Operadoras de Plano de Saúde

Planejamento Estratégico para Operadoras de Plano de Saúde Planejamento Estratégico para Operadoras de Plano de Saúde Para que planejar? Aos 30 anos eu quero... Planejamento estratégico é o processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajustamento entre

Leia mais

SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE

SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE SUPERAR OS FALSOS DILEMAS E ENFRENTAR OS VERDADEIROS DESAFIOS JANUARIO MONTONE 15 anos de Regulação Limites estruturais do sistema de saúde Superar os falsos dilemas e enfrentar os verdadeiros desafios

Leia mais

MBA. Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

MBA. Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais SIGA: MMBACH*17_00 1. COORDENAÇÃO Prof.ª Adriana Maria André, DSc. 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado 1 Pilares Estratégicos de Negócio BPM BSC EIM Construção da Cadeia de Valor Organização da gestão de processos Gestão corporativo de processos

Leia mais

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina.

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. SOBRE UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. DUO = PARCERIA Para isso, nós buscamos parcerias com

Leia mais

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria

MBA. em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação

Leia mais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais 18/10/2017 VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2017 Agenda A CAIXA Grandes Números

Leia mais

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO A Aptools é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas e integradas no segmento de saúde. Atuando no mercado de tecnologia da informação desde 1989, desenvolvedora de soluções inovadoras

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software Bruno Souza de Oliveira O que é EBSERH? Vamos implantar? Porque não pensamos nisto? Metodologias Implantação de Sistema de Informação Hospitalar Cenários;

Leia mais

Prestação de Contas Janeiro/Agosto 2007

Prestação de Contas Janeiro/Agosto 2007 Prestação de Contas Janeiro/Agosto 2007 Comunicação e Informação Dimensão Fundamental para o desdobramento das diretrizes e estratégias institucionais. Dr. Augusto Neno Porque a vida é sagrada Localizada

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA

CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA CURSO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM ÊNFASE EM INOVAÇÃO CLARO EMENTA QUADRO DE DISCIPLINAS * Curso MBA Gestão Estratégica de Negócios Horas-Aula** Módulo I 240 Economia Empresarial 24 Finanças

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL GESTÃO FINANCEIRA EDUCAÇÃO EXECUTIVA

GESTÃO COMERCIAL GESTÃO FINANCEIRA EDUCAÇÃO EXECUTIVA GESTÃO COMERCIAL GESTÃO FINANCEIRA EDUCAÇÃO EXECUTIVA Vamos além da Consultoria. Nossa PAIXÃO POR RESULTADOS age como COLABORADOR da sua empresa. A EMPRESA QUEM SOMOS A COLABORA nasceu em 2007 quando seu

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Inteligência Empresarial

Inteligência Empresarial SOLUÇÕES WK Inteligência Empresarial A Solução para da WK Sistemas contempla um conjunto de ferramentas que permitem integrar através de Dashboards e Relatórios personalizados informações das diversas

Leia mais

STRONG FGV- Santos: Av. Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. (13) ou acesse nossa página:

STRONG FGV- Santos: Av. Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. (13) ou acesse nossa página: 1 Proposta de Curso de Especialização MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas Coordenação Acadêmica: Isnard Marshall Junior Coordenação da Ênfase: Ana Ligia Nunes Finamor

Leia mais

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR

Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Telemedicina SULAMÉRICA OPORTUNIDADES PARA SAÚDE SUPLEMENTAR Saúde Suplementar no Brasil 2 Beneficiários na Saúde Suplementar 47,2 23,0 Despesas Assistenciais Somaram R$ 151,4 bilhões (operadoras médico

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software 1 Conheça nossa história: Fundado em 1987, o SisHOSP está presente em dezenas de Instituições de Saúde espalhadas por

Leia mais

APRENDENDO A LER A CARTA DE NAVEGAÇÃO

APRENDENDO A LER A CARTA DE NAVEGAÇÃO APRENDENDO A LER A CARTA DE NAVEGAÇÃO Relação Gestor, Prestador e demais tripulantes SINGRADURA (Caminho Percorrido num único rumo) Sérgio Smolentzov Um pouco da Santa Casa - Hospital único da Rede SUS

Leia mais

Gestão de Saúde Populacional impacto nos custos. Dr Marco A M Fossati. 09 e 10 / outubro de 2014

Gestão de Saúde Populacional impacto nos custos. Dr Marco A M Fossati. 09 e 10 / outubro de 2014 Gestão de Saúde Populacional impacto nos custos Dr Marco A M Fossati 09 e 10 / outubro de 2014 MERCADO DE SAÚDE: 396 BILHÕES NO BRASIL( 9% PIB) 54% Privado ( 213 bi) 46% Público ( 182 bi) 1% Ibovespa (

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO PESSOAS E LIDERANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com

Leia mais

Repactuando a saúde Desafios para a Sustentabilidade Francisco Balestrin Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de

Repactuando a saúde Desafios para a Sustentabilidade Francisco Balestrin Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Repactuando a saúde Desafios para a Sustentabilidade Francisco Balestrin 21.06.2017 Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde São Paulo - SP AGENDA 1 Anahp 2 Sistema de saúde O

Leia mais

EXCELÊNCIA OPERACIONAL TRANSFORMANDO RESULTADOS

EXCELÊNCIA OPERACIONAL TRANSFORMANDO RESULTADOS EXCELÊNCIA OPERACIONAL TRANSFORMANDO RESULTADOS PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO HOSPITALAR ALCEU ALVES DA SILVA SUPERINTENDENTE EXECUTIVO - HOSPTAL MÃE DE DEUS MAIO DE 2017 Quando você tira o desperdício,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES Unidade

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios da Saúde é a formação de gestores em negócios da área da saúde, com

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles.

I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles. I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles. Agosto 2018 1 Eduardo Person Pardini CICP Palestrante, Consultor

Leia mais

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Gestão de Processos Daniele L. Meneguzzi Superintendente Administrativa Hospital Pompéia Caxias do Sul Setembro 2017 Gestão

Leia mais

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança

MBA. em Gestão: Pessoas e Liderança MBA em Gestão: Pessoas e Liderança 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Coordenação Acadêmica do Módulo Básico de Gestão Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenação Acadêmica

Leia mais

SEMINÁRIO GVCEV: Governança Corporativa e Profissionalização no Varejo

SEMINÁRIO GVCEV: Governança Corporativa e Profissionalização no Varejo SEMINÁRIO GVCEV: Corporativa e Profissionalização no Varejo Coesão & Pessoas GOVERNANÇA CORPORATIVA INTEGRADA : Etapas e Ciclos de Evolução Wilson Carnevalli Filho São Paulo, 20 de Maio de 2015 Palestrante

Leia mais

REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE. Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde

REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE. Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE Uma Plataforma para Gestão da Assistência à Saúde Números do Sistema Unimed 84% de presença em território nacional 346 cooperativas 18 milhões de beneficiários 114 mil médicos

Leia mais

Saúde suplementar: futuro

Saúde suplementar: futuro Saúde suplementar: futuro Dimensão e impactos do setor A questão dos custos assistenciais Cenários em transformação: envelhecimento e tecnologias A liderança dos médicos Elementos essenciais dos sistemas

Leia mais

Desafios e Oportunidades na Logística Hospitalar. Fernando Andreatta Torelly Diretor Executivo

Desafios e Oportunidades na Logística Hospitalar. Fernando Andreatta Torelly Diretor Executivo Desafios e Oportunidades na Logística Hospitalar Fernando Andreatta Torelly Diretor Executivo O Mercado de Saúde Mudou O Brasil viveu anos de desenvolvimento econômico; Este desenvolvimento gerou melhoria

Leia mais

Governança Pública e Desenvolvimento

Governança Pública e Desenvolvimento Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente do TCU Governança Pública e Desenvolvimento A Contribuição do Controle Externo Diálogo Público Thomson Reuters Setembro/2014 SUMÁRIO O ESTADO E O DESENVOLVIMENTO;

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL. O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014

GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL. O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014 GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente do TCU SUMÁRIO O Estado e os desafios do Brasil Governança

Leia mais

Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso

Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso Gestor hospitalar e o mercado de trabalho: uma carreira de sucesso MARCELO AUGUSTO NASCIMENTO Coordenador do curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar 31 98869-9712 marcelo.coordenador@faculdadeunimed.edu.br

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE ENSINO CREDENCIADAS DESCONTOS PARA SERVIDORES MUNICIPAIS E DEPENDENTES

INSTITUIÇÕES DE ENSINO CREDENCIADAS DESCONTOS PARA SERVIDORES MUNICIPAIS E DEPENDENTES A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio de sua Escola de Gestão Pública, da Secretaria de Planejamento e Gestão, torna público: INSTITUIÇÕES DE ENSINO CREDENCIADAS DESCONTOS PARA SERVIDORES MUNICIPAIS

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais