Ficha para identificação da Produção Didático- Pedagógica Professor PDE/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha para identificação da Produção Didático- Pedagógica Professor PDE/2012"

Transcrição

1

2 Ficha para identificação da Produção Didático- Pedagógica Professor PDE/2012 Título: Autor: Disciplina/ Área: Leitura de imagem: intersecções entre arte e propaganda na contemporaneidade. Luciana Bagatim Grandi Arte Escola de Implementação do Projeto: Colégio Estadual Miguel Dias. EFM Município da escola: Núcleo Regional de Educação: Professor Orientador: Instituição de Ensino Superior: Formato do Material Didático: Joaquim Távora Jacarezinho Elke Pereira Coelho Santana UEL Unidade Didática Relação Interdisciplinar Público Alvo Localização Resumo: Palavras-chave (3 a 5 palavras) Alunos do 9º ano do Colégio Estadual Miguel Dias EFM Colégio Estadual Miguel Dias, EFM. Rua Dr. Lincoln Graça, 746 Esta Unidade Didática se propõe a trabalhar com a leitura e análise crítica das imagens publicitárias veiculadas pelos meios de comunicação de massa buscando proporcionar ao aluno uma alfabetização visual, visto que, atualmente, eles estão cercados por essas imagens que transmitem todo tipo de informação. Cabe ao professor, principalmente o professor de Arte, mediar estas informações, já que os jovens, na maioria das vezes, não leem nem tão pouco analisam as imagens que veem cotidianamente tão acostumados que estão com elas. Analisaremos também imagens de obras da Pop Art, estudando o seu contexto e os artistas que mais se destacaram dentro dessa proposta da arte que se relaciona de maneira direta com imagens midiáticas, comunicação de massa e sociedade de consumo. Arte, Propaganda, Leitura de Imagem, Contemporaneidade.

3 UNIDADE DIDÁTICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Professor PDE: LUCIANA BAGATIM GRANDI Área PDE: AS MÍDIAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ARTE NRE: JACAREZINHO Professora Orientadora IES: ELKE PEREIRA COELHO SANTANA IES vinculada: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA Escola de Implementação: COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL DIAS. E.F.M. Público objeto da intervenção: ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ano)

4 LEITURA DE IMAGEM: INTERSECÇÕES ENTRE ARTE E PROPAGANDA NA CONTEMPORÂNEIDADE INTRODUÇÃO Essa proposta didática foi elaborada para auxiliar o professor em novas estratégias que instiguem os alunos no ensino de arte. Sua construção visa à leitura de imagens que permeiam o cotidiano, principalmente aquelas veiculadas pela mídia - como a publicidade e a propaganda, criando formas dinâmicas e críticas de pensar e ler o mundo. O tema deste trabalho nasceu da observação atenta sobre o cotidiano dos adolescentes, dentro e fora da escola, chegando à constatação que eles vivem em um mundo recriado pelos signos, imersos numa avalanche de imagens, não se dando conta dos efeitos destas sobre os próprios pensamentos. É preciso aprender a ler e interpretar essas imagens, decodificando seus significados, para que possam compreender e dar sentido ao contexto social em que estão inseridos. Atualmente a imagem é o recurso mais explorado pela publicidade, que está presente em quase tudo e das mais variadas formas. Arraigadas ao cotidiano do aluno e transformando tendências em moda, ela amplia a escala de alcance da informação e, consequentemente, de um sem número de valores. Nesta instância, torna-se necessária a decodificação desses signos, para que os alunos tenham a habilidade de discernir se estas imagens representam ou não a realidade. O movimento artístico que estabeleceu estreita relação entre o universo da arte e a comunicação de massa (sociedade de consumo) foi a Pop Art. Essa proposta de trabalho toma essa vertente como veículo de acesso às intersecções contemporâneas entre imagens artísticas, da propaganda e do cotidiano, para serem estudadas, analisadas e contextualizadas pelos alunos, visando à produção de trabalhos artísticos que culmine no desenvolvimento de diferentes maneiras de aprender, ensinar e produzir conhecimento.

5 PERCURSO DE TRABALHO desenho e pintura artes visuais e áudio visuais multimídia, apropriação da imagem, fotografia multiplicidade de leituras, provocar o espectador, experiência estética, compor a visualidade composição, proporção, harmonia elementos da visualidade cor, espaço, linha, forma, planos, superfície Relação entre os elementos da visualidade Transformação da imagem, ruptura do suporte bidimensional, colagem, pintura, desenho arte, ciências humanas e história sociedade de consumo análise formal e crítica da imagem manipulação da imagem recursos tecnológicos arte, linguagem e tecnologia imagens técnicas, internet, aparelhos fotográficos Pop Art, elementos da visualidade através dos tempos. Código de signos do cotidiano de cada época e cultura Estética do cotidiano pluralidade cultural ação criadora diálogo com a matéria Potências criadoras percepção, observação sensível, pensamento visual, atitude crítica, pesquisa histórica, leitura de mundo

6 1 - A IMAGEM NO COTIDIANO Atualmente, quando andamos pela cidade, nos deparamos com um grande número de imagens: letreiros nas fachadas comerciais, banners, cartazes publicitários, vitrines, carros passando, pessoas que vão e vem num ritmo frenético; sendo que essa poluição visual é maior nos grandes centros urbanos. Na maioria das vezes, essas imagens passam despercebidas aos nossos olhos, mas são imagens carregadas de informação sobre o mundo em que vivemos, sobre a nossa cultura. Espectadores frequentemente passivos, temos por hábito consumir toda e qualquer produção imagética, sem tempo para deter sobre ela um olhar mais reflexivo, o qual a inclua e considere como texto visual visível e, portanto, como linguagem significante. Somos submetidos às imagens, possuídos por elas, e sequer contamos com elementos para questionar seu intrincado processo de enredamento e submissão (BUORO, 2002, p. 34). É preciso despertar o olhar do aluno para as imagens que os cercam, levando-os a conhecer um pouco mais sobre a sociedade; ampliando seu conhecimento sobre outras culturas, sobre a arte e sobre eles mesmos. Tornando-se leitores, interpretes críticos das imagens presentes no cotidiano. Segundo Buoro (1996), para realizar a leitura de uma imagem, o aluno deve seguir um critério próprio e individual, destacando e reorganizando os elementos que constituem a imagem analisada, partindo de um processo de dissociação e associação. Partindo desse pressuposto, as propostas de trabalho foram elaboradas com o intuito de integrar o olhar do aluno com as imagens da Arte e do seu cotidiano. AGUÇANDO O OLHAR Comece o assunto apresentando aos alunos imagens comum do cotidiano, como fotos de família, propagandas, festas, grafites em muros etc. Após a apresentação, inicie um diálogo fazendo as seguintes perguntas: Existem diferenças nessas imagens? Quais?

7 O que elas lhes sugerem? Todas foram realizadas seguindo o mesmo processo? Há algo em comum entre elas? DICA: Faça fotos dos alunos, sem que eles percebam, em situações corriqueiras: durante o lanche, na sala de aula, conversando no corredor etc. Posteriormente, insira-as entre as imagens apresentadas. Signo É uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto. Ele não é o objeto, apenas está no lugar dele. A palavra, a pintura, o desenho, a fotografia, um filme; são todos signos de um determinado objeto, não o próprio objeto. eles as seguintes questões: A seguir, analise com eles as imagens separadamente, fazendo relações entre como percebemos e interpretamos cada uma delas, quais signos estão presentes e o que eles nos dizem sobre a imagem. O que contém este ambiente? Para a próxima aula, os alunos - divididos em grupos - escolherão um cômodo da casa de um deles, de preferência o próprio quarto, para fotografar. Trazer as imagens para serem analisadas. Diante das imagens, uma por vez, levante com Quais são os signos desta imagem e o que eles nos dizem? O que a imagem nos diz sobre as pessoas que habitam esse local? O que mudariam neste ambiente? Após analisar as imagens, cada grupo construirá o ambiente que fotografou sendo o mais fiel possível, prestando muita atenção aos detalhes. O recurso a ser utilizado para essa atividade, como maquete ou desenho, por exemplo, fica a critério do grupo ou pode ser estipulado pelo professor. Terminados os trabalhos, eles serão apresentados a todos junto com a foto que o gerou.

8 AVALIAÇÃO: Será avaliado o processo e a atenção aos detalhes na produção do trabalho final. SENSIBILISANDO O OLHAR Divididos previamente em grupos, propor aos alunos um passeio pela cidade (com a máquina fotográfica digital em punho, já pedida na aula anterior). Orientá-los para que fotografem, de forma discreta, situações cotidianas, corriqueiras: pessoas andando nas ruas, sentadas em um bar, fazendo compras, conversando, etc. Posteriormente, trazer essas imagens para a sala de aula. Cada grupo selecionará uma imagem para expor aos colegas, usando os recursos tecnológicos disponíveis na escola: TV Pen-drive ou Projetor Multimídia. Questões para refletir: Onde se passa essa imagem? O que essas pessoas estão fazendo? Qual a situação que elas estão vivenciando no momento fotografado? Pela expressão das pessoas, o que vocês acham que elas podem estar pensando ou sentindo? Pela atitude e/ou postura dessas pessoas, o que pode estar acontecendo? Cada grupo vai anotar as observações, percepções e sensações da turma em relação à imagem que apresentaram. Baseando-se nessas anotações, criar uma composição artística unindo desenho, pintura, colagem ou outra técnica que o professor juntamente com os alunos - considerar adequada para abordar a situação percebida e analisada na imagem. AVALIAÇÃO: Será avaliado o processo de trabalho e a relação entre a análise verbal da imagem e a criação artística desenvolvida a partir dessas instâncias.

9 2 - A IMAGEM E A PROPAGANDA Muitas propagandas são constituídas apenas pela imagem, assinatura do produto e uma pequena frase; não esquecendo que a imagem também constitui um texto, uma narrativa, e é ela que conquista o espectador para que leia a mensagem. A imagem é elemento estruturante das mensagens publicitárias, a lógica prevalecente é a da síntese de contenção e resumo verbal, em função de uma importância do visual, do estético. Neste ponto de vista a publicidade se aproxima cada vez mais da arte, é um produto estético (SOUZA, 1997, p.4). Segundo Souza (1997), o objetivo de uma imagem publicitária não é somente vender um produto. Os enunciados publicitários ilustram algo mais, mostram consensos (ou quebra destes) simbólicos de uma sociedade. A publicidade vende o produto e o modo de vida que o sustenta. Não é possível apreender plenamente as conotações de determinada imagem, pois as conotações que um signo evoca em certo indivíduo dependem de toda a sua vivência anterior e, consequentemente, as conotações de um determinado signo variam de uma pessoa para outra. Por outro lado, na medida em que os membros de uma cultura compartilham efetivamente de vivências e expectativas, as conotações dos signos podem ser consideradas, em grande parte, comuns a todos. (VESTERGAARD/ SCHRODER, 1988, p. 40) Para compreender uma propaganda, algumas vezes, se faz necessário conhecer em que contexto histórico elas foram produzidas, relacioná-las com questões sociais interpretando todos os dados dela: as imagens, as cores, as frases e os símbolos. É necessário ler nas entrelinhas. Sendo assim, conclui-se que a publicidade, por ser abrangente e acessível a todos, fornece um vasto material para ser usado em sala de aula. Compreender as imagens publicitárias auxilia no desenvolvimento de um olhar crítico, possibilitando ao educando a realização de múltiplas interpretações. ANALIZANDO PROPAGANDAS Selecione propagandas televisivas que usam de artifícios variados para destacar as características de um determinado produto (ressaltando as vantagens

10 de obtê-lo) como, por exemplo, comerciais de shampoo em que aparecem moças com lindos cabelos, sedosos e brilhantes, resultado do uso contínuo do produto anunciado; ou propaganda de carro, quem o dirige é sempre invejado ou causa imensa admiração. Antes de apresentar as propagandas aos alunos, iniciar um diálogo sobre as campanhas publicitárias presentes na mídia e como elas manipulam nosso inconsciente vendendo, não um produto, mas um estilo de vida, interferindo no cotidiano de muitas pessoas que não conseguem resistir a seus apelos. As propagandas são elaboradas para que tenhamos a ilusão de que ao consumir o produto anunciado teremos uma situação parecida com a que foi apresentada, como a beleza, o poder de consumo, a masculinidade, a conquista etc. As mercadorias não são compradas somente pelas suas qualidades ou funcionalidade, mas pelo que a imagem (status) dele representa na vida do consumidor. Sugestões: _ Novo Peujeot _ Ford Fiesta _ Fiat Stilo _ Fiat Brava _ Novo Fiat Uno _Criatividade Renault _ Bem bolada da KIA _ New Fiesta _ Renault Clio _ Seda caracóis _Seda crescimento _ Dove ampolas _ Cartão VISA _ MASTER CARD _ O Boticário Depois de assisti-las, iniciar um debate com seus alunos fazendo as seguintes perguntas: Qual propaganda vocês acham mais interessante ou criativa? O que é criatividade na propaganda? A criatividade torna o produto mais interessante? Por quê? O que interessou mais, o produto ou a criatividade na propaganda?

11 Qual vantagem é mostrada na propaganda que faz com que as pessoas desejem o produto? As imagens em cada propaganda dizem mais ou menos que as falas? Em algumas propagandas, as imagens são intensificadas pela música? As imagens se relacionam com o texto? Seria possível compreender a mensagem vendo apenas as imagens sem ouvir o texto, ou a música? Depois do debate os grupos pesquisarão imagens publicitárias (televisiva ou impressa) que contenham as mesmas características que foram apresentadas e debatidas. Em um segundo momento, apresentarão para a turma, expondo suas análises e compartilhando opiniões. VOLTANDO NO TEMPO Como vimos anteriormente, a publicidade atual apresenta padrões físicos, estéticos e de comportamento; determinando quais modelos devem ser seguidos. Mas nem sempre foi assim, no passado sua função era apenas a de vender o produto. Para analisar as diferenças que existem entre as propagandas do passado e a contemporânea, apresente imagens de comerciais antigos, (televisivo e impresso) e comente sobre eles. Escolher duas imagens impressas para uma leitura mais aprofundada, sendo uma correspondente a atualidade e outra bem antiga - preferencialmente que se refiram ao mesmo produto. DICA: A primeira imagem analisada deverá ser a antiga. Seja criterioso na escolha das imagens, analise-as anteriormente verificando se elas contêm, de maneira enfática, os aspectos que quer debater com os alunos. Questões para refletir: Quais os elementos que aparecem na primeira imagem? Descreva-os. Qual a ideia que essa imagem passa? Em relação à imagem, a que a propaganda dá mais destaque, ao produto ou a uma ideia? Comente.

12 Existe um slogan? Qual? Qual a estratégia utilizada para convencer o consumidor? Contextualize a imagem publicitária no que diz respeito à época em que ela foi criada: como as pessoas viviam e o que faziam nos momentos de lazer, quais valores predominavam na sociedade a que pertenciam e o que acontecia no mundo naquele momento, qual era a estética da época. Oriente os alunos na associação dos aspectos da imagem com a contextualização. Repetir essas questões com a segunda imagem podendo realizar outras que considerar pertinente. Mantendo os mesmos grupos que anteriormente, os alunos escolherão um produto comum (encontrado em qualquer supermercado), trarão para a sala de aula e farão uma ficha com as suas características: o que é e para que serve; como é chamado e qual é o fabricante; como é sua logomarca; como é sua embalagem, cor, rótulo; qual a cor, o cheiro, o sabor; quem são os consumidores desse produto. Feita a análise do produto, é hora de pesquisar sobre ele. Como esse produto é anunciado? Qual a mídia: rádio, televisão, revista? Como ele era anunciado há alguns anos atrás? Houve mudanças na forma como ele era apresentado, no slogan, na composição das imagens? Existem variações desse produto feitas pela mesma empresa? Quais são os produtos concorrentes?

13 Faça uma enquete e anote os resultados: perguntem a dez pessoas em qual cor elas pensam quando falamos do produto? Qual característica elas valorizam na hora da compra? Depois de tudo anotado, pensar se modificariam alguma coisa no produto, na embalagem, no logotipo, nas chamadas ou no anúncio. Agora, pesquisar na internet, ou em revistas antigas, um produto que já não se vê no mercado ou em propagandas veiculadas pela mídia. Analise suas características da mesma forma que fez com o primeiro produto. Atualize sua imagem: a embalagem, o rótulo, as cores, as letras e o logotipo. Renovada a imagem do produto, crie uma propaganda impressa para ele levando em conta os aspectos que já foram abordados nas análises e nos debates. AVALIAÇÃO: Será avaliado todo processo de trabalho, os aspectos que envolvem a composição na atualização visual do produto e na campanha publicitária elaborada para o mesmo. Os alunos podem usar imagens de revista usando recorte e colagem para montar a propaganda. Outra opção é usar os recursos de manipulação de imagens do computador como o Gimp e o Paint.

14 3 - APRORIAÇÃO DA IMAGEM A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa o espectador decidir sobre o seu significado Theodor Adorno Na publicidade e na propaganda é muito comum a utilização e descaracterização de obras de arte na tentativa de embutir autoridade às mensagens publicitárias. A indústria cultural manipula a obra de arte valorizando a publicidade em detrimento do caráter cultural. Segundo Walter Benjamin (1985), a obra de arte perde sua autenticidade, os meios de reprodução (áudio e visuais) contemporâneos, responsáveis pela reprodutividade técnica, acabam por matar a ausência de contexto, reduzindo a significação social da obra de arte, que se barateia como numa liquidação. Essa apropriação e manipulação de obras de arte para fins publicitários é bastante comum. A mídia explora imagens de pinturas, fotografias, esculturas e outras tantas linguagens artísticas, fundindo-as com anúncios publicitários e direcionando-as para produção em série através de avançados recursos tecnológicos. Mas essa apropriação nem sempre leva em conta a significação da obra, criando um repertório distorcido a respeito de suas referências histórica, artística e simbólica. SE APROPRIANDO DE OBRAS DE ARTE Inicie a aula falando aos seus alunos sobre a apropriação de imagens de obras de arte pela publicidade. Em seguida, apresente-lhes algumas dessas propagandas e também a imagem da obra de arte original.

15 Sugestão de imagens: Manto Vermelho - Tarsila do Amaral O quarto em Arles - Van Gogh Tarsila era uma mulher à frente da sua época, o publicitário utilizou a imagem da própria artista para relacionar o produto com elegância, ousadia e modernidade, assim como estilo de vida da mulher que usa O Boticário. A cadeira foi espelhada de frente para a mesa, iluminando o produto, para mostrar ao futuro comprador que com o Notebook ele acessará o mundo e deixará de ser só.

16 perguntas: Realize a leitura descritiva da obra de arte escolhida fazendo as seguintes Qual o tema da pintura? Que impressões essa obra lhe transmite? Que imagens você associaria a obra? Esta obra é realista ou representa a imaginação do artista? Você identifica algum objeto? Quais? Algum objeto está em destaque? O ambiente da obra é interno ou externo? O professor debaterá essas questões com os alunos apontando os aspectos principais e contextualizando o período em que ela foi realizada. É importante que fique bem claro para o aluno as significações do tema da obra e o seu contexto de produção. Em seguida o aluno fará a associação da obra de arte com a propaganda em que ela está inserida, verificando se há relação do tema e contexto da obra com o produto divulgado ou se ela foi utilizada de maneira inapropriada, desvinculada de qualquer contexto plausível. Mantendo os grupos estabelecidos anteriormente, propor aos alunos um trabalho de pesquisa sobre imagens de obras de arte para ser utilizada numa campanha publicitária. Eles devem associar a imagem da obra com algum produto ou empresa. Para isso é primordial a contextualização da imagem da obra escolhida para que a campanha tenha coerência com essa imagem, não se desvinculando do seu significado histórico. Para a transformação das reproduções das obras de arte em imagens publicitárias, será utilizado, com o auxilio do professor, o programa de manipulação de imagens Gimp, disponível nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

17 DICA: Se não tiver acesso ao Gimp, o Paint também poderá ser utilizado. Sugestão: apresente aos alunos exemplos de propagandas em que o conteúdo dela não corresponda ao significado histórico da obra de arte para que eles compreendam o que não deve ser feito. Cada grupo apresentará para a turma a propaganda desenvolvida, contextualizando a obra de arte escolhida por eles e relacionando a ideia do produto com a mesma. AVALIAÇÃO: Avaliar se os alunos conseguiram, com criatividade, relacionar o produto divulgado por eles com o significado histórico da obra. 4 A POP ART Foi nas cidades de Londres, e posteriormente em Nova Yorque, que nasceu a Arte Pop. Segundo Stangos (1993, p.160) o termo foi usado pela primeira vez pelo crítico britânico Lawrence Alloway, em 1954, rotulando a arte popular que estava sendo criada pela cultura de massa; e ampliado por ele, em 1962, para incluir a atividade de artistas que estavam procurando usar imagens populares em um contexto de Belas Artes. Para tanto, passaram a utilizar signos estéticos massificados da publicidade e dos demais meios de comunicação como forma de arte. Utilizavam comerciais de TV, campanhas publicitárias, astros do cinema americano, histórias em quadrinhos e elementos do consumo diário, que eram as principais satisfações visuais das pessoas, numa tentativa de aproximar a arte e a vida comum. A colagem de Richard Hamilton O que Exatamente Torna os Lares de Hoje tão Diferentes, tão Atraentes? é considerada como a primeira obra da Pop Art, realizada na Grã-Bretanha. Foi concebida inicialmente como um pôster e uma ilustração do catálogo para a exposição This is Tomorrow [Este é o amanhã], do Independent Group, montada em 1956, na Whitechapel Art Gallery, em Londres. É inteiramente apropriado que o movimento de arte do pós-guerra mais identificado

18 com signos, consumismo e comunicação de massa tenha encontrado uma de suas primeiras talvez mais famosas imagens na forma de um anúncio. (MACCARTHY, 2002, p.6) Richard Hamilton compôs esta colagem com anúncios recortados de revistas populares, comunicando sua mensagem na linguagem quase transparente da propaganda. Tirando as imagens de seus contextos originais e transpondo-as, sem mudá-las, para uma composição nova, chamava a atenção para o público que tinha acesso imediato à cultura visual através dessas revistas e não em museus e galerias. Nos Estados Unidos os artistas Pop tiveram como referência, desde 1950, os happenings e environments, espécie de instalação em que se fazia uso de todas as disciplinas artísticas para criar espaços lúdicos e passageiros. A arte pop americana manifestou-se como uma estética renovadamente figurativa, e suas obras, ao contrário das instalações, tiveram um caráter duradouro. A Pop Art não critica a sociedade de consumo nem o capitalismo, também não os glorifica. O artista pop não projeta sua visão de mundo em seus trabalhos, é neutro, objetivo e impessoal. São identificados como os principais artistas da Pop Art: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom Wesselmann, Claes Oldenburg e James Rosenquist. Cada um deles difere de maneira considerável de todos os outros, mas compartilhavam um estilo de cores brilhantes e desenho simplificado, assim como, às vezes, por um tema comum: o cotidiano. CONHECENDO A POP ART Distribua revistas e peça que os alunos escolham e recortem imagens que correspondam à pergunta: O que torna os lares de hoje tão atraentes? Selecionadas as imagens, fale sobre elas e os orientem a criar, individualmente, uma colagem para representar os lares de hoje. Terminadas as colagens, mostre a obra de Richard Hamilton O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?

19 Proponha que, em grupos, apreciem as próprias produções e a do artista. Pergunte aos alunos sobre o que estão vendo: Reconhecem as imagens utilizadas pelo artista? Qual a relação da obra com cenas do cotidiano? Há alguma semelhança com os lares de hoje? O que mudou? Quais os símbolos de consumo da sociedade atual? Depois de ouvir os alunos, contextualizar o movimento da Pop Art destacando questões como: Utilizavam como fonte de inspiração os símbolos da cultura de massa: efêmera, descartável, barata, espirituosa, instigante e inovadora; Quem são seus principais artistas; O nome Pop Art é relacionado, por muitos críticos, à colagem de Richard Hamilton de 1956: "O que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?"; Apresente a eles algumas obras significativas da Pop Art, contextualizando-as: ndy_warhol_2.jpg Andy Warhol, Marilyn Moroe (1962) - Andy Warhol, 32 Campbell s Soup Cans $9 - Destacar a questão da reprodutibilidade das imagens nessas obras, que repetem várias vezes a mesma imagem com algumas alterações. Roy Lichtenstein - Crying Girl Roy Lichtenstein - A ironia do artista em representar uma pincelada expressionista por meio da linguagem de impressão industrial, mas usando a técnica de óleo sobre tela. - Tom Wesselman- 'Still Life nu americano Nº Tom Welssemann - Seus nus femininos estão em situações tão corriqueiras que se pode dizer que eles representam um erotismo banalizado. es+oldenburg5.jpg O hambúrguer gigante e mole... Claes Oldenburg MTEu60w3ysk/TbBX0XN0NfI/AAAAAAAABpQ/7r4UwLbxV8U/s1600/Claes%2BOldenburg%2BS

20 oft%2btoilet%2b1966.jpg- Soft Toilet, Claes Oldenburg (1966)- seus objetos sempre possuem algo de surpreendente, seja em seu tamanho, em seu material ou em sua textura. Elect jpg President Elect, James Rosenquist - Love You with My Ford, James Rosenquist (1961) - emprega imagens enormes, mas em fragmentos. Andy Warhol: Gostaria de eliminar totalmente a ideia de arte manual. Seus quadros de personagens famosos, deformados pelo acréscimo de suas próprias variações cromáticas, são a reinterpretação da nova iconografia social representada por estrelas do cinema e astros do rock. A operação de Lichtenstein é exata como uma análise de laboratório. O objeto da análise é a estrutura da história em quadrinhos. Lichtenstein isola uma dessas imagens e a reproduz à mão, ampliada. Retira-a assim do consumo normal, olha-a pelo microscópio, reconstrói seu tecido (na prática, o retículo tipográfico), utilizando uma técnica gráfica e pictórica. (ARGAN, 1992, p.646) Oldenburg é mais um criador de objetos do que um pintor, e esses objetos sempre possuem algo de surpreendente, seja em seu tamanho, em seu material ou em sua textura. Cria hambúrgueres gigantes em pano e gesso, e equipamentos de banheiro em plástico recheado de estopa. [...] Rosenquist emprega imagens enormes, mas em fragmentos. As várias partes são reunidas de modo a formar um padrão quase abstrato. (STANGOS, 1993, p.163) Wesselman foi o responsável pela recuperação do nu figurativo na arte pop, mas sem perder a essência desta corrente, ou seja, num contexto de cotidiano e quase completamente despojado de seu erotismo. Seus nus femininos estão em situações tão corriqueiras que se pode dizer que eles representam um erotismo banalizado.

21 1ª ATIVIDADE Peça ao grupo que realize uma colagem inspirada em Richard Hamilton, porém utilizando elementos que cada um julgue indispensável à vida humana. Cada grupo apresentará sua colagem para os colegas de sala expondo suas ideias. 2ª ATIVIDADE A Pop Art trabalha com estereótipos, com símbolos que já foram assimilados pelo público reproduzindo esses símbolos, tirando-os de seus contextos. O objeto perde sua identidade e se transforma em objeto de arte. Exercitando esse conceito, forme duplas e distribua folhas inteiras de jornal. Solicite aos alunos que selecionem uma imagem contornando-a com uma cor de tinta, em seguida, farão uma leitura do jornal e discutirão a relação da imagem com os textos. Pergunte se aquela imagem é uma fotografia, se acompanha uma reportagem ou se ilustra uma propaganda. Pergunte sobre os motivos que os levaram a escolher a imagem. Oriente a turma a pintar toda a folha com a cor do contorno, deixando apenas a figura em destaque. Coloque todas as folhas no chão e observe o significado de cada imagem. Ela se transforma ao ser retirada de seu contexto original? Debata com os alunos. 3ª ATIVIDADE: Convide os alunos a ir além da realização das colagens criando assemblages ( um tipo de colagem tridimensional. Aproveite para introduzir a ideia de criação de uma obra a partir da apropriação e da reunião de diversos tipos de objetos - ou fragmentos de objetos - e materiais de diferentes naturezas, neste caso específico, rótulos, panfletos, tampinhas, dinheiro, moedas, embalagens de produtos, CD, imagens de artistas, de bandas de música entre outros. As colagens podem ser realizadas utilizando meios físicos ou digitais. Os alunos podem criar vídeos ou apresentações em computador tratando da temática sugerida. Após a conclusão, as criações deverão ser apresentadas para a turma.

22 Fim dos trabalhos! É hora de criar um texto relacionando alguns dos conceitos analisados e trabalhados durante as aulas, argumentando sobre sua própria produção visual. O que mais o influenciou no momento de produzir? Os trabalhos realizados pelos alunos serão expostos para toda a escola. AVALIAÇÃO: Participação coletiva e individual; Resultado dos trabalhos no que diz respeito à criatividade e coerência com o tema proposto; Pertinência e coerência na produção textual, no tocante à contextualização e a análise das imagens do cotidiano.

23 REFERÊNCIAS ARGAN, Giulio Carlos. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutividade. In Obras Escolhidas. São Paulo, Brasiliense, BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, Olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, ECO, Humberto. Leitura do texto literário. Lisboa: Presença, HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, MACCARTHY, David. Arte Pop. São Paulo: Cosac & Naify, MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira: as melhores campanhas, gênios da criação, personagens. São Paulo: Ediouro, OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Campos, PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Arte. Paraná, SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 1ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, SANTOS, Jair Ferreira. O que é Pós-Moderno? São Paulo: Brasiliense, SOUZA, João. A Imagem na Publicidade. Princípios para uma retórica. Lisboa: ISTC, STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

24 SITES:

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental

Plano de aula para três encontros de 50 minutos cada. Tema: Vida e obra de Vincent Van Gogh. Público alvo: 4º série do Ensino fundamental UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA DAV- DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Disciplina: Cultura Visual Professora: Jociele Lampert Acadêmica: Cristine Silva Santos

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

ÁREAS DO CONHECIMENTO

ÁREAS DO CONHECIMENTO SÉRIES INDICADAS Alunos da 1.ª à 4.ª série/do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. ÁREAS DO CONHECIMENTO Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Educação Artística e, se pensarmos em termos de formação

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS

FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA DE SANTANA FERREIRA PEREIRA JÉSSICA PALOMA RATIS CORREIA NOBRE PEDAGOGIA: PROJETO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA JANDIRA - 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIRÓS GISELE CRISTINA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino Fundamental Educação de Jovens

Leia mais

Culturas e Imagens IMAGENS E REALIDADE. Alice Casimiro Lopes. Pinto o que sei, não o que vejo. [PABLO PICASSO]

Culturas e Imagens IMAGENS E REALIDADE. Alice Casimiro Lopes. Pinto o que sei, não o que vejo. [PABLO PICASSO] Culturas e Imagens IMAGENS E REALIDADE Alice Casimiro Lopes Pinto o que sei, não o que vejo. [PABLO PICASSO] Claude Monet, Impressão, sol nascente, Museu Marmottan, Paris Joan Miró, Noturno, coleção privada.

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA

PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima PROJETO DE LEITURA CESTA LITERÁRIA DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA E A ARTE DE ESCREVER Projeto na Sala de PCA da Área de Linguagens e Códigos PROEMI -Programa

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA DOS PAIS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMA KANDINSKY PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a

Como ponto de partida para esse trabalho, considerem o texto a seguir. [ ] Mas a fotografia é arte? Claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a A arte da fotografia Ao longo do tempo, novas formas de arte foram surgindo. Os antigos não conheceram o cinema e a fotografia, por exemplo, que hoje são manifestações artísticas importantes. A proposta

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR

A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos A PRODUÇÃO AUTOBIOGRÁFICA EM ARTES VISUAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE VIDA E ARTE DO AUTOR Letícia Tadra do Carmo 105 Universidade

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Antonio Henrique Amaral Ameaça, 1992, serigrafia Série: A Ameaça e as Árvores Foto: Fausto Fleury O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se

Leia mais

Projeto de Redesenho Curricular

Projeto de Redesenho Curricular AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo

Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Fotografe Curitiba - Uma Campanha de Incentivo ao Turismo Daniel de Castro Brainer Pereira PIRES 1 Thatiane Oliveira de ALENCAR 2 Alessandra Oliveira ARAÚJO 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO

Leia mais

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

RESUMOS SIMPLES...452 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS...454 RESUMOS DE PROJETOS...456

RESUMOS SIMPLES...452 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS...454 RESUMOS DE PROJETOS...456 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 5 a 8 de outubro, 2009 451 RESUMOS SIMPLES...452 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS...454 RESUMOS DE PROJETOS...456 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 3ª Série POP ART / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES ONDE E QUANDO? A partir do fim dos anos 50, simultaneamente, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA-PDE

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

PROJETO FAZENDO ARTE ESPÍRITA

PROJETO FAZENDO ARTE ESPÍRITA 1. IDENTIFICAÇÃO PROJETO FAZENDO ARTE ESPÍRITA Elaborado pelos jovens, participantes da COJEDF de 2004 Executante: Diretoria de Infância e Juventude/DIJ da Federação Espírita do Distrito Federal/FEDF Previsão

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

OBJETIVOS: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO:

OBJETIVOS: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO: ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ II DATA: PERÍODO: CONTEÚDO: Gênero: Retrato /Fotografia Técnica: Pintura óleo sobre tela Elementos formais: cor e luz Os recursos formais de representação: figuração

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Natureza e Sociedade na parte 1 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Natureza e Sociedade na O eixo de trabalho Natureza e Sociedade

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Mi gu el v on D an g el Sem t í t ulo, 1993, s er ig r afi a Fot o: Fau st o Fleur y O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA CIDADE DE SÃO PAULO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO EM SALA DE AULA BRUNA EVELIN LOPES SANTOS CENÁRIOS DA PAISAGEM URBANA TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM DA

Leia mais

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13 APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre Aula 13 Identidade Visual Embora você possa nunca ter ouvido falar em identidade visual, todos nós estamos sempre sendo bombardeados pelas identidades

Leia mais

Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1. Evanir Siqueira Lopes 2

Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1. Evanir Siqueira Lopes 2 Resumo Apresentação das Práticas Tecnológicas do Programa Mais Educação 1 Evanir Siqueira Lopes 2 Franciele Dorneles Filippin 3 Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha Este relato de experiências

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Letrinhas Mágicas. 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S) O aniversário do O 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O aniversário do O faz

Leia mais

CAIXAS DE MEMÓRIAS. O que guarda o Centro de Arte Moderna? Quem pensa e faz obras de arte? escultor. Sobre o que nos fala uma obra de arte?

CAIXAS DE MEMÓRIAS. O que guarda o Centro de Arte Moderna? Quem pensa e faz obras de arte? escultor. Sobre o que nos fala uma obra de arte? CAIXAS DE MEMÓRIAS No CAM existem muitas obras de arte, cheias de ideias e histórias para nos contar, tantas que nem sempre nos conseguimos lembrar de todas... a não ser que elas se transformem em memórias!

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Questão 1 / Tarefa 1. Questão 1 / Tarefa 2. Questão 1 / Tarefa 3. Questão

Questão 1 / Tarefa 1. Questão 1 / Tarefa 2. Questão 1 / Tarefa 3. Questão Neste teste, a resolução da questão 1 exige a audição de uma sequência de três músicas que serão executadas sem interrupção: uma vez, no início do teste; uma vez, dez minutos após o término da primeira

Leia mais

Prêmio Atitude Ambiental 2012

Prêmio Atitude Ambiental 2012 Prêmio Atitude Ambiental 2012 TEMAS: 1. Carta da Terra (Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I) 2. O Lixo de Bertioga e eu (para Ensino Fundamental II) 3. RIO +20 Conferência das Nações Unidas sobre

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA

VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA BIBLIOTECA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEMS/PEDAGOGIA Gabriela Arcas de Oliveira¹; Joice Gomes de Souza²; Giana Amaral Yamin³. UEMS- CEP, 79804970- Dourados-MS, ¹Bolsista

Leia mais

Ampliando o olhar sobre a Arte

Ampliando o olhar sobre a Arte Ampliando o olhar sobre a Arte A Arte reflete a história da humanidade. Desde as primeiras expressões artísticas (Arte rupestre) até os dias de hoje, podemos compreender o desenvolvimento do homem em cada

Leia mais

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano

Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Guia do Professor Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Introdução As estações do ano constituem-se em um fenômeno que o aluno constrói o conhecimento desde criança. No ensino médio ele deve ser trabalhado

Leia mais

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM FOTOGRAFIA DIGITAL INFORMAÇÕES GERAIS: Em um mercado como o Brasil, país com um enorme potencial de profissionais criativos, fotógrafos sem uma formação adequada, além

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar

Movimento da Lua. Atividade de Aprendizagem 22. Eixo(s) temático(s) Terra e Universo. Tema. Sistema Solar Movimento da Lua Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Movimentos da Terra e da Lua / movimento aparente dos corpos celestes / referencial Usos / objetivos Ampliação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Contextualizando o enfoque CTSA, a partir da Fotonovela

Contextualizando o enfoque CTSA, a partir da Fotonovela Contextualizando o enfoque CTSA, a partir da Fotonovela Resumo: Este presente trabalho tem como intuito resgatar atividades já feitas em décadas anteriores, para elaboração de novos métodos didáticos em

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais