Pág.: 1/9 1. OBJETIVO Demonstrar a aplicabilidade e funcionalidade das ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Projetos bem como as tarefas e responsabilidades para a aprovação, o desenvolvimento, o registro e a preparação para comercialização de produtos e serviços que atendam aos níveis de desempenho, segurança, qualidade, confiabilidade e custos requisitados pela TERRA NOSSA. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos colaboradores da TERRA NOSSA responsáveis pelo planejamento, a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e projetos, entre eles o Supervisor de Laboratório, o Supervisor de Produção e o Assistente da Qualidade, o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e a Direção da empresa. 3. REFERÊNCIAS CRUZADAS SUP-RG-036 Tabela de Materiais Homologados; SUP-RG-046 Lista Mestre de Fornecedores Homologados; LAB-RG-071 Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto; LAB-IT-30 029- Homologação e Avaliação de Fornecedores de Materiais e Serviços; PROD-IT-30.038 Elaboração e Controle de Carta de Formulação.
Pág.: 2/9 4. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS MP: Matéria prima utilizada na produção de fertilizantes e outros produtos. SIG: Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente. Homologação: Aprovação ou confirmação de que uma organização ou um material atende aos critérios estabelecidos e que visam gerar segurança e confiança para o processo de fornecimento. Validação: Processo sistematizado e documentado de avaliação de um projeto/processo a fim de determinar se todas as condições e etapas previamente estabelecidas foram executadas e surtiram os efeitos desejados. 5. RESPONSABILIDADES O Supervisor de Laboratório é responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento do desempenho de formulações e novos projetos para a TERRA NOSSA em conjunto com o Gerente de Pesquisa. O Gerente de Pesquisa é o responsável pela avaliação do desempenho agronômico, definição de fórmulas e outras atividades relativas a avaliação técnica e agronômica de novos produtos e projetos. O Supervisor de Produção é o responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento de novos produtos e projetos e responsável pela implantação das fórmulas e procedimentos de produção no sistema da TERRA NOSSA em conjunto com o Supervisor de Laboratório. O Diretor Administrativo e Financeiro e o Diretor Comercial são os responsáveis pela aprovação dos novos produtos e projetos da TERRA NOSSA.
Pág.: 3/9 6. PROCEDIMENTOS 6.1 Planejamento dos Projetos A TERRA NOSSA busca desenvolver seus projetos de acordo com fluxos de trabalho que atendem os requisitos das Normas de Referência ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, utilizando como ferramenta de gestão o ciclo PDCA Planejar, Executar, Controlar e Atuar. O planejamento dos projetos é feito em conjunto pela Direção da TERRA NOSSA e pelo grupo de colaboradores responsáveis pela execução das atividades relacionadas a Projetos e Produtos Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Supervisor de Laboratório e Supervisor de Produção. Os projetos são elencados ou sugeridos pelos colaboradores durante as reuniões de trabalho ou encontros realizados durante todo o ano para treinamento ou formação da equipe de vendas e com ênfase durante a convenção anual da equipe, que tem como uma das metas a visão de futuro e a avaliação do posicionamento da empresa no mercado. Os projetos são sugeridos através do LAB-RG-071 Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto e são encaminhados a Diretoria Comercial para avaliação e aprovação pela alta direção da TERRA NOSSA. Os projetos aprovados são executados conforme cronograma previsto. 6.2 Entradas de Projetos As entradas de Projetos são as seguintes: Requisitos para funcionamento e desempenho Estão estabelecidos na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto e são as características ou garantias que se deseja para o produto, seu diferencial, culturas alvo, prestação de serviço, etc.
Pág.: 4/9 Requisitos Estatutários e Regulamentares São as garantias desejadas para o produto e demais requisitos como, por exemplo: Embalagem, Acessórios, matérias primas controladas, serviços agregados, descarte de efluentes e resíduos, etc, e devem ser registradas na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto. Desenvolvimentos ou produtos que podem servir como referência, informados na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto. Cronograma de Realização do Projeto ou desejado para o projeto informado na Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto. 6.3 - Saídas de Desenvolvimento Registro do Produto As saídas de Projetos são realizadas com as seguintes finalidades: Atender aos requisitos de entrada do desenvolvimento Solicitados ou referidos na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto. Fornecer informações apropriadas para a aquisição, produção e fornecimento do produto ou serviço quando necessário a utilização ou compra de matérias primas, serviços ou produtos de um novo fornecedor. Está saída é feita durante a finalização do projeto, na emissão das fichas técnicas, métodos e procedimentos. Conter e referenciar critérios de aceitação do produto Informados no Acompanhamento do Projeto na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto. Especificar as características do produto que são essenciais para uso seguro e adequado Atendendo aos requisitos da Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto, sendo feita durante a finalização do projeto, na emissão das fichas técnicas.
Pág.: 5/9 O registro do novo Produto, saída maior de um desenvolvimento de produto só deve ser realizado após a finalização de todas as etapas do projeto, incluindo a Análise Crítica, a Verificação e a Validação do Projeto. 6.4 - Análise Crítica do Desenvolvimento do Projeto A análise crítica ao longo do desenvolvimento do projeto é realizada pelos responsáveis e ficam anotadas no Acompanhamento do Projeto, na Ficha de Projeto Desenvolvimento de Produto e servem para demonstrar: Avaliar a capacidade dos resultados do projeto em atender os requisitos. Esta avaliação é feita através dos testes e acompanhamentos realizados no decorrer do projeto. Identificar qualquer problema e propor as ações necessárias para correção, a fim de atender aos requisitos constantes na Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto. 6.5 - Verificação do Projeto A verificação do projeto é feita através dos relatórios de testes e ensaios realizados no decorrer do projeto, quer seja em Laboratório ou no Campo. Os registros ficam arquivados na pasta do projeto, anexada em sua respectiva Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto (LAB-RG-071). Para casos em que exista a necessidade da verificação funcional do produto ou de subprodutos (efluentes, resíduos), amostras são enviadas aos parceiros e prestadores de serviço, para que sejam realizados testes em campo ou em equipamentos específicos. A verificação final é realizada antes do registro do produto junto aos órgãos registrantes.
Pág.: 6/9 6.6 - Validação do Projeto A validação do projeto é realizada antes do registro do produto, preferencialmente com a realização de testes de produção, a fim de que o registro do produto se dê de acordo com o projeto prévio e que o produto seja possível de ser fabricado de acordo com o seu registro. Para requisitos regulamentares, aplica-se a homologação de embalagem para o transporte de produtos perigosos, o registro de produtos perigosos, o tratamento ou descarte de efluentes e resíduos, quando aplicável. Para produtos controlados, é realizado o registro nos órgãos competentes previamente ao registro do produto, evitando assim impedimentos legais para a produção. Caso haja geração de efluentes ou resíduos, é feita a avaliação prévia da capacidade e disponibilidade de prestadores de serviços qualificados para tal operação. Para projetos de produtos produzidos para Terceiros, amostras e informações são repassadas ao Terceiro para aprovação antes da finalização e registro do produto, salvo quando o produto é de responsabilidade da TERRA NOSSA. 6.7 - Projetos dos Clientes Para Projetos dos Clientes, será utilizada a sistemática de controle do Cliente, caso este solicite formalmente. Caso este não tenha documentação de projetos, poderá ser utilizada a sistemática da TERRA NOSSA constante deste procedimento. 6.8 - Controle de Alteração de Projeto Alterações de projeto após este estar devidamente implantado e em rotina de produção serão considerados como um novo projeto (de aumento de formulação, alteração de garantias, por exemplo), sendo seguida a sistemática deste procedimento.
Pág.: 7/9 Alterações de projeto no decorrer da implantação serão documentadas no formulário Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto (LAB-RG-071). 6.10 Operacionalização da Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto (LAB- RG-071) As fichas preenchidas são encaminhadas ao SIG que as repassa aos responsáveis por desenvolvimento de projetos o Supervisor de Laboratório e o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, que ficam responsáveis pela revisão da ficha, a complementação das informações e o envio para aprovação junto as diretorias Comercial e Administrativo/Financeiro. Os projetos aprovados têm seus cronogramas e sua priorização confirmados e reiterados pela direção da TERRA NOSSA, sendo então iniciados e trabalhados pelas equipes. É dado retorno ao emissor da Ficha quanto a sua aprovação ou não e a direção da TERRA NOSSA pode utilizar esta ferramenta como avaliação de comprometimento e desempenho dos colaboradores. Após iniciado o projeto, todas as informações, relatórios de testes e ensaios realizados no decorrer do projeto, quer seja em Laboratório ou no Campo, ficam arquivados na pasta do projeto, anexada em sua respectiva Ficha para Projeto - Desenvolvimento de Produto (LAB-RG-071). A Verificação intermediária, Validação, preenchimento de cronograma é feita pelos responsáveis pelos projetos: Supervisor de Laboratório - responsável pelos desenvolvimentos de formulação e testes de performance em laboratório, validação da formulação, preenchimento dos documentos de registro, informação ao SIG sobre efluentes e resíduos, criação das fichas técnicas, metodologias e procedimentos.
Pág.: 8/9 Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento - responsável pelos testes de performance em campo, validação do funcionamento do produto, avaliação técnica de mercado e comercial, parcerias técnicas. 7. ANEXOS Os registros gerados pelas atividades deste procedimento são controlados da seguinte forma: Identificação Local do Arquivo Tipo do arquivo e proteção LAB- RG-071 Ficha para Projeto Desenvolvimento de Produto LAB Pasta AZ /Sistema - Anti-vírus Firewall Back up Tempo de retenção (anos) Permanente Descarte Arquivo Permanente 8. HISTÓRICO DAS REVISÕES EDIÇÃO DATA HISTÓRICO 00 07/11/2011 Distribuição Inicial
Pág.: 9/9 PD-FX-001 - FLUXOGRAMA DE PROCESSO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NOVO PRODUTO INICIO DIRETORIA Recebe proposta de novo produto Data Revisão 04/11/2011 00 LAB-RG-071 Autor JCR Arquiva o projeto Projeto Viável? Verif. Aprov. AFL IT DIRETORIA Aprova? LAB-RG-071 Desenvolve o produto ou contrata parceiro Produto aprovado? Envia amostra para Campo e Parceiro Avalia Estabilidade e Viabilidade Técnica Amostra CAMPO Avalia performance do Produto Informação PARCEIRO Avalia amostra / Desenvolve produto Amostra Amostra CAMPO Teste de campo / casa vegetação Resp.Técnico Finaliza documentos COMERCIAL Prepara modelo de rótulo e PROD Finalizam documentos técnicos Finaliza fórmula Gera procedimento de produção Aprovado? DEPTOS Revisam os AAS. Mudança nos AAS? Gera dossiê com fichas e procedimentos de CQ e Produção. PRODUÇÃO Teste em Escala Piloto Fichas e Procedimentos SIG Formata documentos e encaminha aos Deptos Resp. Técnico Protocola pedido de Registro no MAPA Fichas e Procedimentos DEPTOS Recebem documentos e treinam equipes Registro Aprovado? COMERCIAL Faz o lançamento do Produto COMERCIAL Comercializa o produto Produção Local? DEPTOS Fabricam o produto TERCEIRO Fabrica o produto FIM