Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite
Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio equilibrado dentro de um ambiente mutante. Permite o desenvolvimento de ações preventivas perante os riscos ocultos e as ciladas estratégicas. Garante a sobrevivência e a rentabilidade da organização futuro de médio e longo prazos.
Principais ferramentas: Matriz BCG; Matriz de sinergia; Matriz de produtos e mercados; Análise de portfólio; Matriz SWOT; Matriz Space; Análise de postura; Matriz de vulnerabilidade; Análise de coerência estratégica; Matriz de carteira multifator.
Mas afinal, o que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Metodologia de posicionamento da empresa frente ao seu mercado É a seção onde estão definidos os caminhos que a empresa irá seguir: O posicionamento atual Os objetivos As metas do negócio Os valores da empresa Sua visão Sua missão
Pode ser dividido conforme a figura abaixo:
O que é analisado no P.E.? Analisam-se as oportunidades e as ameaças vindas tanto de fatores internos à organização quanto de fatores externos Identificam-se também quais são os pontos fortes e os pontos fracos da empresa em relação ao negócio.
Visão; Missão; Dessa forma o P.E. é composto dos seguintes fatores: Cadeia de valores; Competências essenciais; Análise de oportunidades e ameaças; Análise dos pontos forte e fracos; Definição dos objetivos e das metas; Formulação e implementação das estratégias; Controle e retorno das informações
Vantagem de um P.E. Pró-atividade: A empresa consegue reagir mais rapidamente e ter alternativas para as consequências.
DECLARAÇÃO DE VISÃO
São as intenções e a direção que a empresa pretende seguir dentro de 10 a 20 anos. Deve refletir as aspirações e as crenças da organização A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, orientação, imagem e filosofia que guiam a empresa. Exemplo: Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas as nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo (Merck, Inc.)
Modelo de técnica para a elaboração da visão
Modelo de técnica para a elaboração da visão
DECLARAÇÃO DE MISSÃO
Declarar a razão de ser da empresa, o seu propósito e o que ela faz. Deve destacar as atividades da empresa, incluindo os mercados a que ela serve, as áreas geográficas em que atua e os produto e serviços que oferece. Deve, ainda, enfatizar o que diferencia de outras empresas, suas conquistas, o que prevê para o futuro. Exemplo de declaração de missão: Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável (Citibank) A principal função da missão é manter todos os integrantes da empresa unidos em torno de um único ideal.
Modelo para criação da missão organizacional
Modelo para criação da missão organizacional
Modelo para criação da missão organizacional
Modelo para criação da missão organizacional
CADEIA DE VALORES
Uma empresa terá ou não sucesso em função do valor que os seus clientes atribuírem aos seus produtos. Para obter a vantagem competitiva, ou seja, estar a frente dos concorrentes, precisa escolher um dos caminhos: Buscar liderança em custos; Oferecer preços mais baixos; Oferecer produtos diferenciados; Segundo Michael E. Porter, qualquer organização desenvolve pelo menos cinco atividades primárias:
Logística interna: compreende todas as atividades associadas à disponibilização de material para a empresa, sendo assim, recebimento, estocagem, retiradas, distribuição, armazenamento. Operações: compreende as atividades associadas à transformação dos insumos em produtos, como fabricação, montagem, teste e impressão. Logística externa: atividades associadas ao relacionamento direto da empresa com seus clientes, assim, coleta, distribuição, entrega.
Marketing e vendas: é o conjunto de atividades voltadas a despertar no cliente a necessidade de ter o produto e a identificar um meio pelo qual esse cliente possa adquirir o produto. Serviço: refere-se a função de compra dos insumos empregados na empresa, estão classificados as atividades de qualificação, aquisição de grupos e supervisão.
Segundo o mesmo autor, existem ainda as atividades secundárias: Desenvolvimento de tecnologia: pode apoiar qualquer das numerosas tecnologias dentro da atividade de valor, que podem incluir desde projeto de componentes, projeto de campo, teste, engenharia, TI, escritório, pesquisa, procedimentos. Gerência de recursos humanos: consiste nas atividades baseadas na relação da empresa com seus empregados.
Infraestrutura da empresa: dentro desse tipo de atividade de apoio, estão incluídas as chamadas despesas indiretas, tais como gerência geral, planejamento, finanças, jurídico, etc. Aquisição: consiste nas atividades de relacionamento da empresa com seus fornecedores. A seguir temos uma subdivisão de uma cadeia de valores genérica:
A perspectiva da cadeia de valores dos processos internos para empresas do ramo industrial
COMPETÊNCIAS ESSENCIAS
As competências essenciais são as habilidades que permitem à empresa oferecer um benefício fundamental ao cliente. Temos 3 parâmetros para a identificação de uma competência essencial:
Questionário para identificação das competências essenciais Quais são os principais desafios de negócio da empresa para os próximos 2 anos? Sob a ótica dos cliente, que conjunto de habilidades e tecnologia da empresa pode ser considerado um benefício para ele? O que a empresa oferece ao cliente que pode ser considerado uma fonte de diferenciação para ele? Quais habilidades e tecnologia a empresa possui que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar e dificilmente poderão ser copiadas? Que novos conhecimentos a empresa precisa aprender, a partir de agora, para atingir sua missão?
DÚVIDAS...
Referências BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócios Estratégia para Micro e Pequenas Empresas. Capítulo 4, páginas 31-53. 2ª edição. Barueri, SP: Manole, 2012.