Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos"

Transcrição

1 Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos

2 A análise estratégica deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade, seguindo um processo básico, que pode ajudar o empreendedor a entender melhor a situação atual de seu negócio e quais as melhores alternativas, ou meios, para atingir os objetivos e metas estipulados.

3 Declaração de visão e missão do negócio Análise do ambiente externo (oportunidade s e ameaças) Análise do ambiente interno (forças e fraquezas) Formulação de objetivos e metas Formulação de estratégia Implementação Feedback e controle

4 A declaração de visão define onde a empresa quer chegar, a direção que pretende seguir, e o que ela quer ser. (Dornelas, 2001) A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso". Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

5 O enunciado da visão além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista, e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Qual direção é apontada? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção eu devo apontar meus esforços? Eu estou ajudando a construir o que?

6 É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que da direção e significado a sua existência. A missão da organização está diretamente ligada aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, à medida que representa sua razão de ser. A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito internamente.

7 Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores dizem e os comportamentos fazem. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

8 A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, o que ela é, e o que ela faz. (Dornelas, 2010) O objetivo maior de uma organização é geralmente denominado missão a razão da existência da organização. A missão descreve a visão da organização, seus valores e crenças compartilhados e sua razão de ser. Ela pode ter um poderoso impacto sobre a organização. A missão por vezes é chamada de metas oficiais, que são a definição formalmente estabelecida do escopo do negócio e dos resultados que a organização está tentando atingir. O estabelecimento de metas oficiais costuma definir as operações da empresa e pode focalizar valores, mercados e clientes que caracterizam a organização. Quer seja chamado de declaração da missão quer de metas oficiais, o estabelecimento do propósito geral e da filosofia de uma organização muitas vezes é escrito num manual de políticas ou no relatório anual. Daft (2003, p. 48)

9 O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamento e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas a baixo: Como os empregados devem se portar, individualmente? Como os empregados se relacionam entre si? Como os empregados se relacionam com os clientes? Como a empresa faz negócios? Como nos relacionamos com a comunidade? Qual a nossa responsabilidade frente a sociedade? Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz e para o que ela quer se tornar?

10 São o referencial do planejamento estratégico. O que a empresa busca atingir. Devem ser escritos de forma que possam ser medidos, comparados e avaliados. Os objetivos indicam intenções gerais e o caminho básico para percorrer. As metas são ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir um objetivo.

11 Penetração de mercado: aumentar o marketshare. Manutenção de mercado: situação satisfatória. Expansão de mercado: entrar em novos mercados. Diversificação: novos mercados através de produtos ou serviços.

12 VISÃO A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

13 RAZÃO DE SER (missão) Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

14 CRENÇAS (valores) A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável

15 Fundada em 1969 a Natura opta pela venda direta em 1974 focando seu modelo de negócios na construção de redes de relações entre consultores e clientes que permite melhor feedback dos produtos para o aperfeiçoamento destes é a primeira empresa a introduzir a utilização de refis 1999 se estabelecem relações com comunidades tradicionais para o fornecimento de insumos da sociobiodiversidade. No 200º é criada a linha Ekos através do aprendizado e trabalho conjunto com as comunidades tradicionais ocorre a abertura de capital

16 2005 é criado o movimento Natura para incentivar as consultoras a se engajarem em causas socioambientais a Natura passa a fazer seus testes em material sintético, encerrando o uso de animais foi lançado o Programa Carbono Neutro 2010 foi criado o Instituto Natura para atuar na melhoria da educação brasileira 2011 foi lançado o Programa Amazônia 2012 a Natura adquire a marca australiana Aesop que atua nos EUA e Europa criação da linha SOU 2014 foi inaugurado o Ecoparque em Benevides (PA) para fomentar negócios sustentáveis e o empreendedorismo local.

17 Princípios básicos: temas que são a base do relacionamento com todos os nossos públicos. Princípios específicos: compromissos e expectativas que depositamos no nosso relacionamento com público interno, fornecedores, consultoras e consultores, consumidores, governo, entre outros. Os princípios básicos somados aos específicos representam uma ferramenta prática e detalhada, que pode subsidiar a tomada de decisões no dia a dia e apoiar o aperfeiçoamento das nossas relações.

18 Gerais Fornecedores Relacionamento com Agentes Públicos Consumidores Ouvidoria Público Interno

19 Missão Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. São realmente as pessoas que fazem do Google o tipo de empresa que ele é. 10 verdades em que acreditamos Concentre-se no usuário e tudo mais virá. É melhor escolher uma coisa e fazê-la muito bem. Rápido é melhor do que devagar. A democracia funciona na Web. Você não precisa estar em uma escrivaninha para precisar de uma resposta. É possível fazer dinheiro sem fazer mal. Sempre haverá mais informações. A busca por informações cruza todas as fronteiras. É possível ser sério sem usar terno. Excelente ainda não é o suficiente.

20 Defina visão, missão e valores da empresa e a partir disso monte uma estratégia de atuação No que a empresa quer se tornar? Qual direção é apontada? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção eu devo apontar meus esforços? Eu estou ajudando a construir o que? Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? Como os empregados se relacionam entre si? Como os empregados se relacionam com os clientes? Como a empresa faz negócios? Como nos relacionamos com a comunidade? Qual a nossa responsabilidade frente a sociedade? Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz e para o que ela quer se tornar?

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio Instituto de Economia - UFRJ IEE 531 - Economia do Empreendedorismo 2015.2 Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio A análise estratégica deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade,

Leia mais

gente bonita de verdade qualidadedevida é cuidar-se por inteiro

gente bonita de verdade qualidadedevida é cuidar-se por inteiro gente bonita de verdade na comunidade qualidadedevida é cuidar-se por inteiro r a z ã o d e s e r nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem- estar/ estar bem bem-estar

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

Natura. bem estar bem. Santander. 13a. Conferência Setembro 2012 l Guarujá

Natura. bem estar bem. Santander. 13a. Conferência Setembro 2012 l Guarujá Santander 13a. Conferência Setembro 2012 l Guarujá Natura bem estar bem RAZÃO DE SER Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar bem BEM ESTAR é a relação

Leia mais

Cultura de Alta Perfomance: O eterno desafio da gestão. VIII Congresso de Gestão Educacional São Paulo, 24 de março de 2010

Cultura de Alta Perfomance: O eterno desafio da gestão. VIII Congresso de Gestão Educacional São Paulo, 24 de março de 2010 Cultura de Alta Perfomance: O eterno desafio da gestão VIII Congresso de Gestão Educacional São Paulo, 24 de março de 2010 Agenda» Quem somos» Sistema de Gestão Natura» Conclusões Nossa história Evolução

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 05/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

razão de ser BEM-ESTAR ESTAR BEM NOSSA RAZÃO DE SER É CRIAR E COMERCIALIZAR PRODUTOS E SERVIÇOS QUE PROMOVAM O BEM- ESTAR/ESTAR BEM

razão de ser BEM-ESTAR ESTAR BEM NOSSA RAZÃO DE SER É CRIAR E COMERCIALIZAR PRODUTOS E SERVIÇOS QUE PROMOVAM O BEM- ESTAR/ESTAR BEM Academia do Dinheiro 1 Dezembro 2012 l São Paulo nossa essência 2 razão de ser NOSSA RAZÃO DE SER É CRIAR E COMERCIALIZAR PRODUTOS E SERVIÇOS QUE PROMOVAM O BEM- ESTAR/ESTAR BEM BEM-ESTAR é a relação harmoniosa,

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional. Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015

Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional. Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015 Sustentabilidade incorporada à Cultura Organizacional Luciana Villa Nova GEP Brasil 2015 Onde Atuamos A companhia está presente em 7 países com a marca Natura e em 14 países com a marca Aesop Noruega Suécia

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA: PLANEJAMENTO E DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA: PLANEJAMENTO E DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA: PLANEJAMENTO E DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Raphaelly Antunes Alves 1, Romário Carlos Martins 2, Paulo Henrique Paulista ³ ¹Centro Universitário de Itajubá-FEPI/Engenharia

Leia mais

Administração e Empreendimento em Informática

Administração e Empreendimento em Informática Administração e Empreendimento em Informática Aula VI Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium

Leia mais

TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Neste caso qualquer caminho serve. Pode dizer-me que caminho devo tomar?

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM Cristiano Vasconcellos Ferreira, Dr. Eng. Estruturar o PET CEM Planejamento Estratégico Analisar o Ambiente Externo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão Valores Visão de

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de estruturar e esclarecer caminhos e objetivos. Análise da situação estratégica. Onde estamos? Análise do ambiente externo/ interno. SWOT Definição

Leia mais

Ferramentas da Qualidade

Ferramentas da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Ferramentas da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 24/05 Uma empresa não pode ser apenas reativa, ela precisa ter controle e ser

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O

4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O 4º Fórum G E S T Ã O D E D I V E R S I D A D E E I N C L U S Ã O A NATURA EM NÚMEROS 7,7 R$ bilhões 1,7 milhão 6,3 FÁBRICAS EM: CAJAMAR mil (4) BENEVIDES (1) 27 Lojas A Natura nasceu de duas paixões Cosmética

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

CONVERGÊNCIA EM PRÁTICAS E TRANSPARÊNCIA

CONVERGÊNCIA EM PRÁTICAS E TRANSPARÊNCIA CONVERGÊNCIA EM PRÁTICAS E TRANSPARÊNCIA 11º Congresso Internacional do IBGC 26/10/2010 Moacir Salzstein Diretor de Governança Coorporativa NOSSA EMPRESA nossa razão de ser é criar e comercializar produtos

Leia mais

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso

Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso MÓDULO 1 Ensinando Estratégia utilizando um Estudo de Caso Unidade de Ensino: Análise da Estratégia O Modelo de Porter Análise Estratégica Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo.

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O planejamento estratégico se apresenta como uma ferramenta essencial às empresas comprometidas com o sucesso. Afinal, de um modo bastante resumido, sua proposta é ser a trilha

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

COMPARTILHANDO VALORES

COMPARTILHANDO VALORES COMPARTILHANDO VALORES Para nós, da Duratex, tão importante quanto ter um modelo de negócios alinhado à sustentabilidade é ter uma cadeia de suprimentos que também esteja de acordo com nossos objetivos

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Código de Conduta ÉTICA

Código de Conduta ÉTICA Código de Conduta ÉTICA Janeiro/2018 PROPÓSITO, MISSÃO E VISÃO Nosso Propósito Ajudar as pessoas na construção de um futuro mais digno e sustentável. Nossa Missão Promover soluções previdenciárias fundamentadas

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Processo de Planejamento

Processo de Planejamento Processo de Planejamento Varia conforme o autor; não há unanimidade. Levantamento ou produção de Informações Análise da situação Tomada de decisão = preparação de planos Obs: Planejamento X Plano Planejamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Comportamento Organizacional É um estudo da dinâmica das organizações e como

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: III O empreendimento O empreendimento Hoje as mudanças acontecem a tal velocidade que qualquer sistema organizado precisa estar em constante adaptação a essas modificações para poder evoluir e,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen UNIDADE 2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Objetivo: Conhecer as funções administrativas: planejamento,

Leia mais

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico envolve a definição de uma visão almejada para o futuro e metas de apoio que possam ser avaliadas frequentemente

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA)

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) Sócio Ambiental (PRSA) ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL... 5 2.1. SUSTENTABILIDADE... 5 2.2. DIRETRIZES...

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

VENCEU, e dale... PASSA OU REPASSA com... BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL 17/04/17. Dinâmica:

VENCEU, e dale... PASSA OU REPASSA com... BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL 17/04/17. Dinâmica: BENVINDOS À REVISÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO EMPRESARIAL Dinâmica:! Dividir a sala em dois grandes grupos (a tia vai dividir);! Serão 6 rodadas, cada rodada com 1 questão aberta; VENCEU, e dale...! Em cada

Leia mais

Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA

Feedback 360 TMA Flexível e on-line. Maximize o Feedback 360 Graus TMA. Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA. Manual do Feedback 360 graus TMA Manual do Feedback 360 graus TMA Maximize o Feedback 360 Graus TMA Obrigado por usar o Feedback 360 Graus TMA O Feedback de 360 graus é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada corretamente Leia este

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível?

ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível? ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível? Aurora A.C. Teixeira CEF.UP, Faculdade de Economia, Universidade do Porto; OBEGEF; INESC TEC Dimensão do 3º setor e tipos de organizações

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

Fernando Allegretti 09/10/2006

Fernando Allegretti 09/10/2006 A Evolução da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil XXVI ENEGEP Sustentabilidade na Natura: Biodiversidade Brasileira e Relacionamento com Comunidades Fernando Allegretti 09/10/2006 n a t u r

Leia mais

Apresentação. Ideograma japonês que significa ser humano;

Apresentação. Ideograma japonês que significa ser humano; Apresentação Ideograma japonês que significa ser humano; Apresentação As barras significam a necessidade de se construir uma sociedade mais justa com cidadãos conscientes das suas obrigações. Não devemos

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Estrutura do Planejamento Estratégico

Estrutura do Planejamento Estratégico Estrutura do Planejamento Estratégico 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Fracos 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

Centro de Economia e Administração - CEA. Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini

Centro de Economia e Administração - CEA. Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini Centro de Economia e Administração - CEA Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini AULA 4 Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini Ambiente Interno: Recursos da Empresa, Missão Organizacional

Leia mais

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 Teoria e Análise das Organizações Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Ressaltar a organização enquanto objeto de estudo científico; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o Comparar

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Panorama de Cursos no Brasil ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING

Panorama de Cursos no Brasil ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING Panorama de Cursos no Brasil Ao EC ACADEMY OF EXECUTIVE COACHING The Academy of 02 Executive Coaching Coaching abre o espaço para que possamos aprender com nós mesmos. Em um tempo de mudanças constantemente

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

ESCOLA DA ESCOLHA Projeto de Vida. São Paulo, 24 de Maio de 2018

ESCOLA DA ESCOLHA Projeto de Vida. São Paulo, 24 de Maio de 2018 ESCOLA DA ESCOLHA Projeto de Vida São Paulo, 24 de Maio de 2018 Projeto de Vida e Visão de Futuro Projetar a vida a partir de uma visão de se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano.

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 02 Tema:

Leia mais

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini ana.figueira@anhanguera.com DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Capítulos 4, 5, 6 e 7 Estratégias de nível empresarial, da unidade de negócio e funcional - Depois que a organização delineou sua missão, objetivos gerais e específicos, a alta administração pode formular

Leia mais

Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc.

Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc. Administração Estratégica [2] Professor Demóstenes Farias, MSc. Fortaleza, agosto de 2012 A elaboração da visão de futuro A visão é o que a empresa idealiza para si. É a maneira pela qual a organização

Leia mais

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio Edrey Momo Gastronomia como negócio Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação e demonstrativo de resultados Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio SENAI de Projetos Integradores. Todos os itens deste documento

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Identificação de público-alvo e ferramentas de análise Profª Daniela Cartoni Comunicação Organizacional Trata-se da gestão da comunicação estratégica da organização, ou seja,

Leia mais

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc.

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe por Ednéia Renó Olá, obrigada por dedicar o seu tempo com um tema tão relevante, a importância do Líder apoiar a gestão da carreira da sua equipe. Um bom Líder

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA)

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA) EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Apresentar a estrutura do Plano de Negócios; Apresentar a importância de um Plano de Negócios. 2 ROTEIRO Introdução Plano de Negócios (Estrutura) Filme Conclusão

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR Este questionário, originalmente publicado na página web do IAPMEI e da autoria da SPA Consultoria, poderá servir de parâmetro para a sua auto-avaliação

Leia mais

AE03-MISSÃO, VISÃO E VALORES

AE03-MISSÃO, VISÃO E VALORES 1 2 Nesta aula vamos apresentar os primeiros componentes do processo de administração estratégica: missão e visão e políticas empresariais e, ao final dela, você deverá ser capaz de compreender como se

Leia mais

1

1 Planejamento Estratégico Unidade 08 Estratégias Empresariais A estratégia é, extremamente, importante para a empresa, e o executivo deve saber que o momento propício aos movimentos estratégicos é tão importante

Leia mais

PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL

PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL PAPEL DOS CONSUMIDORES O PAPEL DOS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ROTULAGEM AMBIENTAL Guy Ladvocat Fevereiro de 2010 DESAFIO QUAL É: Atingir a meta de mudança em direção ao consumo sustentável e estilo de

Leia mais

- DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL

- DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL CARTILHA DA DIVERSIDADE AMCHAM http://estatico.amcham.com.br/arquivos/2016 /diversidade-27-abr-2016.pdf - DIVERSIDADE - A MUDANÇA EM CURSO NA AGENDA EMPRESARIAL DEBORAH VIEITAS CEO American Chamber of

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

Communication On Progress (COP) 2016/2017 da Via Gutenberg

Communication On Progress (COP) 2016/2017 da Via Gutenberg Communication On Progress (COP) 2016/2017 da Via Gutenberg Introdução Este documento registra ações realizadas no período de Dezembro de 2016 a Dezembro de 2017 pela Via Gutenberg Gestao Inovacao Educacao

Leia mais

AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica de Negócios DISCIPLINA: Planejamento Estratégico

AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica de Negócios DISCIPLINA: Planejamento Estratégico AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica de Negócios DISCIPLINA: Planejamento Estratégico ALUNO(A): MATRÍCULA: NÚCLEO REGIONAL: DATA: / / QUESTÃO 1: Quais os principais objetivos de

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1

Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1 Planejamento de Comunicação Integrada Bombaja 1 Mariana REIS 2 Dayane DA CAS 3 Elisangela MORTARI 4 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS RESUMO Na disciplina de Comunicação Integrada, cursada

Leia mais

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA CheckList SOBRE CAROLINE FIORAVANTE Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC Lisboa

Leia mais

Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica. Felipe Brandão de Melo

Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica. Felipe Brandão de Melo Processo de IC como suporte da Gestão Estratégica Felipe Brandão de Melo O que é a Falconi? Global: 25 países Diversificada: 50 segmentos Consultoria Líder em gestão para resultados. Bem estruturada: 1000

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais