SCAN- SISTEMA DE CONTIGÊNCIA NACIONAL Emissão de notas fiscais eletrônica pelo sistema SCAN- Sistema de Contingência Nacional O SCAN é a modalidade de contingência eletrônica que permite que o emissor possa transmitir as NF-e para o Ambiente Nacional administrado pela Receita Federal do Brasil em caso de indisponibilidade/problemas técnicos do Sistema de Recepção da SEFAZ- Secretaria da Fazenda de cada UF de federação (e não no ambiente da empresa emitente), quando solicitado por esta UF. É aplicada a todos o serviços como: autorização, cancelamento, inutilização e consulta da situação da NF-e. A emissão de NF-e normal e emissão com utilização do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) são formas conclusivas de emissão da NF-e, pois é dada a autorização de uso para a NF-e, sem necessidade de posterior transmissão para o SEFAZ origem. Alguns pontos importantes: Ocorrendo a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará o SCAN para que ative o serviço de recepção e autorização de NF-e em seu lugar. Finda a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará novamente o SCAN, agora para desativar o serviço. A desativação do serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN será precedida por um período de 15 minutos, em que ambos os ambientes estarão simultaneamente disponíveis, de forma a minimizar o impacto da mudança para o Contribuinte. Inicialmente, o acionamento para ativação/desativação será baseado em interação humana, entre a operação da SEFAZ origem e a operação SCAN. Apenas o serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN seguirá a sistemática de ativação/desativação. Os demais serviços(cancelamento,inutilização, consulta status de NF-e e consulta status do serviço) ficarão permanentemente ativos. Com isso o Contribuinte poderá, a qualquer momento, executar os cancelamentos, inutilizações e consultas necessárias à manutenção da integridade da sequencia de numeração das emissões de NF-e nas séries reservadas ao SCAN. Após recuperação da falha pela SEFAZ origem, as NF-e recebidas pelo SCAN (séries 900 a 999) serão transmitidas pelo Ambiente Nacional para o SEFAZ origem, de forma que, como as demais NF-e, elas ficarão disponíveis para consulta nos dois ambientes. A identificação de que o SCAN foi ativado pela SEFAZ será através do serviço Consulta ao Status do SCAN e somente neste caso a empresa pode acionar o SCAN. Fonte: Manual de NF-e em contingência versão 1.01, disponível no sitio: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0cb8qfjab&url=http%3a%2f%2fwww.fazenda.go v.br%2fconfaz%2fconfaz%2fdiversos%2fato_cotepe_14-09_- _MANUAL_DA_CONTINGENCIA.pdf&rct=j&q=como%20%C3%A9%20informado%20a%20ativa%C3%A7%C3%A3o% 20SCAN&ei=q9F3TcmTFsGqlAfL0ZjHBw&usg=AFQjCNEQXhCix258xnZiY7TbcY55Dty8zw&cad=rja
As consultas podem ser feitas no portal nacional da NF-e http://www.nfe.fazenda.gov.br ou nos portais de cada UF, a informação e colocada na página principal do sitio, sendo determinado o data e hora de ínicio e fim das transmissões das NF-e para o Ambiente Nacional da Receita Federal. Exemplo: Fonte: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/< acessado em 09/03/2011 as 18:06 > A emissão de NF-e normal e emissão com utilização do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN), após a obtenção da autorização de uso da NF-e o emissor poderá imprimir o DANFE em papel comum geralmente A4, informando o número do protocolo de autorização de uso e a data e a hora de autorização no campo 2. de acordo com a seguinte disposição. Número do protocolo de autorização de uso, data e a hora de autorização. A chave de acesso para ser utilizada ao consultar a autenticidade da NF-e. Importante: não será aceita pela SEFAZ a impressão em papel jornal.
A partir da versão 3.3.2.0 encontra-se disponível a nota fiscal eletrônica versão 2.0 do manual do contribuinte 4.0.1 onde o arquivo XML passa da versão 1.10 para a versão 2.00, as novas alterações/ajustes sobre as notas fiscais eletrônica com transmissão pelo sistema SCAN- Sistema de Contingência Nacional. Veja abaixo as instruções para configurar e ativar o SCAN no Siagri Agribusines: Acessar Módulo Transacionador; Menu: A - Cadastros; A - Configurações; E - Impressão de docs; B - Nota fiscal; A - Mercantil e B - Conjugada Para trabalhar com notas fiscais eletrônicas no tipo SCAN é necessário efetuar cadastro de uma série de nota fiscal na faixa de 900 a 999 conforme determina o novo layout da NF-e. Marcar este parâmetro para que no Faturamento a série SCAN seja carregada automaticamente. Acessar Módulo Transacionador; Menu: A - Cadastros; A - Configurações; B Dados da empresa; Aba 8-NFE Quando for autorizado pela SEFAZ origem que terá que ser utilizado o envio das notas fiscais eletrônicas por SCAN, na rotina Tran1021- Manutenção de cadastro de empresa, marcar o parâmetro Ativar contingência SCAN, logo a data de inicio e hora.
Também definir o tipo de ambiente produção ou homologação. Ao efetuar a transmissão da NF-e com a ativação contingência SCAN será solicitado justificativa, esta pode ser informada a pré-existente da opção Tran1083- Manutenção do cadastro das observações do módulo transacionador ou o usuário poderá informar uma nova. Após pressionar o botão Avançar, começará a ser efetuado a transmissão da NF-e para o servidor SCAN disponibilizado pelo Ambiente Nacional da Receita Federal. Para qualquer modalidade de emissão em contingência exemplo utilizado o DANFE com o formulário de segurança, passa a ser obrigatório informar a justificativa, ocorrendo ao transmitir a NF-e após cessação dos problemas técnicos.
Solucionado os problemas técnicos no servidor do SEFAZ origem desmarcar no TRAN1021- Manutenção do cadastro da empresa, a opção ativar contingência SCAN e logo nos faturamentos utilizar a série de NF-e que é reportada as notas fiscais eletrônicas Não SCAN. Fábio Cavalcante de Sateles Departamento de Entrega fabio.sateles@siagri.com.br siagri.com.br