Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
|
|
- Lucca Padilha Ventura
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito Federal e o Ministério da Fazenda criaram o projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), com o objetivo de substituir o papel e padronizar a emissão de notas fiscais em todo o País. A NF-e também traz importantes benefícios aos contribuintes, pois proporciona mais rapidez na recepção de mercadorias e melhor planejamento logístico e praticamente elimina a ocorrência de erros de informação nos documentos. Outra vantagem é a dispensa de armazenamento de papel, que chega a exigir das empresas espaços especiais como salas ou até mesmo galpões. Para emitir Notas Fiscais Eletrônicas, a empresa deve ter certificação digital, acesso à internet, software emissor de NF-e e credenciamento na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Confira a seguir o passo a passo para se tornar um emissor do documento. Credenciamento A empresa deverá estar habilitada/credenciada, via site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Certificação digital Para emitir a NF-e, o contribuinte precisa ter certificado digital, padrão ICP-Brasil, tipo A1 ou A3, com os dados do seu CNPJ. Se a empresa tiver filiais, poderá usar o mesmo certificado da matriz. Outras informações sobre Certificado Digital podem ser conferidas no site Emissor de Nota Fiscal Eletrônica É necessário um software para a emissão de NF-e. O programa pode ser baixado gratuitamente na página da Sefaz ( ou desenvolvido de
2 acordo com o Manual de Orientação do Contribuinte ( O emissor gratuito de NF-e foi disponibilizado pela Sefaz de São Paulo, mas pode ser usado também por contribuintes de todos os outros Estados do País basta informar os dados cadastrais no aplicativo emissor de NF-e. Caso o contribuinte opte por desenvolver o emissor, cabe a ele manter atualizado o software, com atenção às Notas Técnicas publicadas no portal nacional da NF-e ( O emissor gratuito sempre alertará o contribuinte sobre a necessidade de atualizá-lo, bastando clicar no ícone respectivo. Como é emitida a NF-e? A NF-e é emitida pelos contribuintes a partir de um programa específico, que é instalado nos computadores da empresa. Depois de preenchida, a NF-e deve ser validada isso significa verificar se os dados estão de acordo com os requisitos mínimos do projeto, como informação do CNPJ, dados do produto etc. Após a validação da NF-e, que ocorre de forma off-line, o documento é assinado e transmitido para a Sefaz, para verificação da assinatura e de dados como a regularidade fiscal do emitente. Caso não seja detectado nenhum erro, o contribuinte recebe o número de Autorização de Uso e então a NF-e passa a ter validade. Este procedimento ocorre de forma online, através da internet e software emissor de NF-e. A autorização de uso da NF-e concedida pela Sefaz não significa validação das informações contidas no documento. A Sefaz-ES compartilha as informações com a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do estado para onde a mercadoria é destinada no caso de operações interestaduais. Ambiente de teste (credenciamento em homologação) Nesta etapa, que tem o objetivo de adaptar o contribuinte à nova tecnologia, a NF-e (em teste) será emitida antes do início da emissão oficial do documento eletrônico ou de maneira paralela à Nota Fiscal modelo 1 e 1-A. A Nota Fiscal modelo 1 e 1A será o documento que terá validade fiscal até a empresa passar a emitir NF-e em produção. Os dois modelos (eletrônico e papel) não precisam ser emitidos no mesmo instante, mas, para que a empresa consiga avaliar melhor o impacto da utilização de NF-e em seus processos internos, é aconselhável que a emissão dos dois modelos de Nota Fiscal ocorra em momentos próximos.
3 Caso a empresa inicie as atividades já emitindo a NF-e, poderá emitir documentos eletrônicos hipotéticos para se familiarizar com a ferramenta. Veja a seguir os requisitos básicos recomendados a serem cumpridos nesse período: Emitir Nota Fiscal Eletrônica durante dez dias, obedecendo o limite mínimo de 200 documentos, ou 5% do número de operações totais estimadas (o que for maior). Também é necessário simular o envio de, pelo menos, um lote com 50 NF-es. Consultar o retorno de recepção de todos os lotes enviados no período. Fazer o cancelamento de, no mínimo, 20 NF-es. Realizar, pelo menos, 20 consultas à NF-e, ainda que seja uma por dia. Inutilizar, pelo menos, cinco números de NF-es. O ambiente de teste não é obrigatório, mas fortemente recomendado pela Sefaz. O contribuinte deve estar ciente de que erros no ambiente de produção da NF-e podem acarretar autuações. Por isso, é sugerido que essa etapa seja cumprida. O Ambiente de Homologação estará sempre disponível para a empresa, a fim de que no futuro novos funcionários sejam treinados ou sejam realizados testes de novos programas emissores. O programa emissor gratuito disponibilizado pela Sefaz de São Paulo apresenta versões de produção e de teste, sendo necessário que as duas sejam baixadas nos computadores das empresas, caso o contribuinte esteja credenciado aos dois ambientes (teste e produção). Do contrário, basta baixar a versão do programa emissor gratuito o qual está credenciado. Já os emissores particulares, em geral, apenas mudam o endereço na hora de transmitir a NF-e em teste (há dois links diferentes, um para produção e outro para testes). A Nota Técnica modificou a , que estabelecia regras para emissão de NF-e em teste. Na emissão dos documentos em teste o preenchimento do CNPJ e da Inscrição Estadual do destinatário deve ser feito com qualquer número válido. No campo Razão Social do destinatário, deve ser escrito NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO SEM VALOR FISCAL. É importante observar que a palavra homologação deve ser escrita sem o cedilha (ç) e o til (~). Caso não seja inserida a Razão Social dessa maneira, o contribuinte será informado do erro 598 Rejeição: NF-e emitida em ambiente de homologação com Razão Social do destinatário diferente de NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL. É importante que as empresas estejam atentas ao prazo de início de obrigatoriedade de emissão da NF-e a partir deste prazo, apenas as notas emitidas em produção terão validade.
4 Ambiente de produção (credenciamento em produção) Depois de passar pelo ambiente de testes, o contribuinte está preparado para o de produção. Basta acessar o endereço eletrônico e solicitar a entrada em produção. Para isso, é preciso informar o CPF do contabilista e a senha da Agência Virtual. Depois de ser aprovado no ambiente de produção, o contribuinte vai deixar de emitir Nota Fiscal no modelo convencional (modelo 1 e 1A), passando a emitir somente a NF-e, observando sempre o regulamento do ICMS do Estado do Espírito Santo. DANFE As mercadorias devem circular sempre com o DANFE, que é um documento auxiliar à NF-e. Trata de uma representação simplificada do arquivo da NF-e, com a finalidade de tornar mais fácil as consultas às informações. O DANFE deverá ser impresso em papel (exceto papel jornal), no tamanho mínimo A4 e máximo ofício 2, podendo ser utilizadas folhas soltas, formulário de segurança, Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar de Documento Fiscal Eletrônico (FS- DA), formulário contínuo ou formulário pré-impresso. O DANFE deverá ser impresso após o recebimento da Autorização de Uso da NF-e. Apresenta um código de barras que facilita a consulta à existência e autenticidade da nota no site da Sefaz. Observações: O DANFE emitido pelo programa na versão de testes não tem validade jurídica e, portanto, não deve acompanhar as mercadorias. Como verificar a autenticidade da NF-e? A autenticidade da NF-e pode ser verificada na seção Consulta do Portal Estadual da NF-e, informando-se a chave de acesso contida no DANFE. Recomenda-se o uso do leitor de código de barras. É possível também realizar a consulta do documento no Portal Nacional da NF-e ( acessando os locais destinados a este fim nesse portal. Há ainda um programa visualizador de notas que pode ser baixado gratuitamente no portal nacional da NF-e, para que se consulte a existência e autenticidade da nota com o uso do arquivo XML e não pela chave de acesso. O programa pode ser obtido acessando o ícone downloads e depois visualizador de DF-e.
5 Como cancelar uma NF-e? Caso seja encontrado algum erro no preenchimento do documento após sua autorização, o cancelamento deve ser feito no prazo máximo estabelecido pelo Manual de Orientação do Contribuinte (MOC), desde que a mercadoria não tenha sido enviada. Para cancelar a NF-e, basta selecioná-la no programa emissor e clicar no botão Cancelar. A solicitação de cancelamento é enviada à Sefaz, que autoriza eletronicamente o cancelamento. Como inutilizar numerações? Caso haja quebra na sequência de emissão dos números da NF-e, o contribuinte deverá fazer uso da função Inutilizar Numeração do programa emissor. O pedido é enviado pela internet para a Sefaz, que autoriza eletronicamente a inutilização. Como exemplo, depois de emitir a NF-e número 100, foi emitida a NF-e número 120. Com o programa, inutilize os números 101 a 119. O programa emissor usado inutiliza as numerações no máximo de em Caso a operação seja em uma sequência de números de NF-e, por exemplo, o procedimento deverá ser feito em duas etapas. O que fazer se a internet falhar? Mesmo quando não for possível o acesso à internet, devido a falhas técnicas, é possível a emissão da NF-e, em Contingência. O link a seguir mostra como emitir NF-e em contingência, além de identificar os fabricantes e distribuidores dos formulários de segurança: Informações adicionais Em caso de dúvidas relacionadas à parte operacional da NF-e, o contribuinte pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda, pelo É necessário informar o nome da empresa e o telefone para contato para que, se houver necessidade, um auditor fiscal entrar em contato. Na maioria das vezes, os s são respondidos no mesmo dia. Há ainda o atendimento presencial, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Não é necessário agendamento. As dúvidas referentes à legislação devem ser encaminhadas à Orientação Tributária ( Outra importante fonte de conteúdo é o Portal Nacional da NF-e, onde consta o Manual de Orientação do Contribuinte. Para acessar o Manual, basta clicar em
6 Documentos e depois em Manuais. O conteúdo estabelece todas as especificações técnicas para desenvolver o software emissor de NF-e. Também está disponível no portal o manual do emissor gratuito. O contribuinte deve acessar o ícone Downloads; em seguida, Emissor de NF-e; depois, Manual do Emissor de NF-e.
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito Federal e o
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito
Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e
Manual de Credenciamento para Emissão do CT-e Versão 1.0 Outubro/2009 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Conceitos Básicos... 3 Requisitos... 5 Credenciamento... 6 Fase de Homologação... 7 o Fase de Testes...
Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico
Cartilha CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico Introdução Esta cartilha tem o objetivo de orientar o contribuinte a implantar o sistema de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) em sua empresa
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação
Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e
Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.6 Abril/2011 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão
Introdução. Benefícios para todos
Introdução Esta cartilha tem a finalidade de guiar as empresas na implantação da Nota Fiscal Eletrônica e demonstrar as facilidades e vantagens do sistema para o contribuinte e para a sociedade A Nota
NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Geração e transmissão de NF-e Após preencher os dados da nota fiscal, se não houver alguma informação faltando, o sistema sugere a geração do arquivo texto necessário
Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e
Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.4 Agosto/2008 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão
M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS
M D F -e CONSIDERAÇÕES INICIAIS Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais
Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como
Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica
Manual de Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Este documento descreve o processo de credenciamento de contribuintes de ICMS estabelecidos no Estado de Minas Gerais como Emissores de Nota
Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica NF-e - Considerações 3,6 bilhões de notas fiscais armazenadas só em SP 26000 campos de futebol 27 voltas ao redor do mundo Podem representar um custo de até 5% no faturamento das
VANTAGENS DA NFC-e PARA O CONTRIBUINTE
Divulgação INTRODUÇÃO A NFC-e é um documento eletrônico (arquivo de computador) que substituirá as notas fiscais de venda a consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF com grandes vantagens para
Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER
1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML
NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e
NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência
119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05
119ª CONFAZ Manaus, AM, 30.09.05 P. AJ. 07/05 AJUSTE SINIEF /05 Institui a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O Conselho Nacional de Política Fazendária CONFAZ e o
Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão: 24/05/2010 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como
NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e
NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e AGILIDADE E ECONOMIA PARA O COMÉRCIO COMODIDADE PARA O CONSUMIDOR Olá meu amigo! Eu sou o Super Notinha e a partir de agora estarei em todas as ações da /AM.
A NOTA FISCAL ELETRÔNICA: um breve histórico
1 A NOTA FISCAL ELETRÔNICA: um breve histórico Nota Fiscal eletrônica - NF-e é um modelo de documento fiscal, de existência apenas digital cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital, que
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.
EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital
EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO 2014 - VALID Certificadora Digital Controle de Versões Autor Descrição Versão Data Lays Almeida Versão Inicial 1.0 06.11.2014 2014 - VALID Certificadora Digital
Manual Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica
Manual Credenciamento como Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Versão Revisão Data Responsável Revisores 1.0 0 23/10/2007 Fabiano Moreira Ramos Helder da Silva Andrade 1.2 2 28/03/2008 Fabiano Moreira Ramos
Nota Fiscal eletrônica NF-e
Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná Coordenação da Receita do Estado Inspetoria Geral de Fiscalização Nota Fiscal eletrônica NF-e Maringá, 24 de Maio de 2011 Setor de Documentação Fiscal eletrônica
Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas
Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2
Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O
Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Procedimentos de Configuração no CalcExpress....2 Procedimentos de Configuração no Emissor de Nota Fiscal Eletrônica...3 Gerando Arquivo
NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e
NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFC-E Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NFC-e? A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um documento emitido
Outlook XML Reader Versão 8.0.0. Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia
Outlook XML Reader Versão 8.0.0 Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia Add-in para o Outlook 2003, 2007 e 2010 responsável pela validação e armazenamento de notas fiscais eletrônicas. Atenção,
WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA
WORKSHOP CARTA CORREÇÃO ELETRONICA Sistema JAD NOTA FISCAL ELETRÔNICA OBJETIVO: O objetivo deste WORKSHOP é apresentar a nova ferramenta do Sistema JAD, conforme o Ajuste Sinief 10 de 30/09/2011, que altera
UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00
UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 Manual para Emissão da Carta de Correção eletrônica (CT-e) Este Manual tem como finalidade a apresentação do procedimento operacional de uma Carta de Correção
1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?
1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,
Comprei mercadoria com NF-e denegada. E agora?
Comprei mercadoria com NF-e denegada. E agora? Tomei conhecimento de um caso bastante comum sobre a Nota Fiscal Eletrônica. Um contador amigo enviou-me seguinte pergunta: Meu cliente recebeu uma mercadoria
Módulo NF-e. Manual de Utilização
Módulo NF-e Manual de Utilização 1 Conteúdo Passo-a-passo para emissão de NF-e... 3 1. Obtendo seu Certificado Digital... 3 2. Registrando-se na Secretaria da Fazenda para Homologação (testes)... 4 3.
MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-e) NO TRC
MANIFESTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS FISCAIS (MDF-e) NO TRC 1 Conceito do MDF-e: MDF-e é o documento emitido e armazenado eletronicamente por contribuinte credenciado pela Secretaria da Fazenda como emitente
Parecer Consultoria Tributária Segmentos Novo Layout NF-e versão 310
Segmentos Novo Layout NF-e versão 310 24/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações
GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079)
GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA TELA.... 2 2. FUNCIONALIDADES.... 3 2.1 EMISSÕES DE NOTAS... 3 2.2 DESTINATÁRIO DE NF-E... 4 2.3 ENVIAR NOTA POR E-MAIL... 7 2.4 VISUALIZAÇÃO...
1 de 6 12-04-2013 11:27
(*) ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. Decreto Nº 13.537, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera, acrescenta e revoga dispositivos do Subanexo XIII - Do Conhecimento
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Projeto Nota Fiscal Eletrônica A ABRAFORM agradece a oportunidade de estar divulgando suas ações. www.abraform.org.br abraform@abraform.org.br Fone: (11) 3284-6456 29/09/2009 EMBASAMENTO LEGAL Ajuste SINIEF
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Reunião SINDMAT 04/2013 Agenda 1. Requisitos gerais MDF-e 2. Contribuintes obrigados a emissão MDF-e 3. Encerramento MDF-e 4. DAMDF-e 5. Descrição Simplificada
GUIA RÁPIDO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO
GUIA RÁPIDO MANIFESTO DO DESTINATÁRIO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado
PERGUNTAS FREQUENTES EVENTOS DE MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO
PERGUNTAS FREQUENTES EVENTOS DE MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO 1. O que é um evento da Nota Fiscal Eletrônica NF-e? É qualquer fato relacionado com uma NF-e, normalmente ocorrido após a sua respectiva autorização
ORIENTAÇÃO TÉCNICA/SP - NF-e 01/2011
ORIENTAÇÃO TÉCNICA/SP - NF-e 01/2011 ORIENTAÇÃO AOS AGENTES PÚBLICOS COM RELAÇÃO ÀS DISPOSIÇÕES PREVISTAS PELA PORTARIA CAT 162/08 A RESPEITO DA OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. ÍNDICE
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Orientação Contribuinte NF e (versão de testes) 1 Objetivos do Projeto: O Projeto NF-e teve como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico visando
NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1
1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas
MANUAL COM PASSO-A-PASSO. PARA CADASTRO DE EMISSOR DE NF-E (on-line)
MANUAL COM PASSO-A-PASSO PARA CADASTRO DE EMISSOR DE NF-E (on-line) Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Versão: Dezembro/2010 Conteúdo CADASTRO EMISSOR NF-e ONLINE...2 LIBERAÇÃO DO AMBIENTE
Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e)
Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) Os passos citados abaixo servem de documento auxiliar na emissão do manifesto eletrônico, que entrou em vigor no ano de 2015. Resumo das informações:
Conceito de NF-e. Conexão NF-e
WHITE PAPER Sumário Conceito de NF-e... 3 Conexão NF-e... 3 Validador de Arquivos da Nota de Entrada... 4 Importador da Nota de Entrada Para o ERP E M S... 5 Manifesto do Destinatário Eletrônico (MD-e)...
Manual Básico de Procedimentos Nota Fiscal Eletrônica NF-e no APOLO
Manual Básico de Procedimentos Nota Fiscal Eletrônica NF-e no APOLO 1- Geração e Envio Normal: Quando estiver tudo pronto para a geração da NF-e, selecione a nota, clique com o botão direito do mouse,
Nota Fiscal Eletrônica Volume 4
Brasil Nota Fiscal Eletrônica Volume 4 Nota Fiscal Eletrônica A Nota Fiscal Eletrônica já é uma realidade e uma tecnologia conhecida. Mas o projeto é contínuo, sempre com novidades. Uma delas é a maximização
e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08
Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O
Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Instalação da Aplicação Java...2 Instalação do Emissor...5 Instalação do Framework...7 Instalação das DLL s URL, SCHEMAS, CADEIA DE CERTIFICADO
Vinicius Pimentel de Freitas. Julho de 2010
Nota Fiscal Eletrônica no Rio Grande do Sul Vinicius Pimentel de Freitas Julho de 2010 SPED ECD EFD NF-e CT-e MC-e NFS-e... Contextualizando: Documentos Fiscais Eletrônicos no Brasil Comunicações e Energia
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital O QUE É NOTA FISCAL ELETRÔNICA É um documento emitido e armazenado eletronicamente, em sistema próprio da Prefeitura ou do Estado, com o intuito de documentar
Nota Fiscal Eletrônica
Receita Federal do Brasil Ricardo Rezende Barbosa nfe@sefaz.pi.gov.br 06 de dezembro de 2007 Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Luiz Antonio Baptista
e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05
PROPOSTA COMERCIAL - SISTEMA EMISSOR DE NF-e 2.0
PROPOSTA COMERCIAL - SISTEMA EMISSOR DE NF-e 2.0 Caro cliente, O MakerPlanet.COM é uma empresa especializada na prestação de serviços para desenvolvedores na plataforma Maker, nosso objetivo auxiliá-lo
Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e
Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e INTRODUÇÃO: Este documento visa explicar, de forma detalhada e simplificada, a utilização do sistema de emissão de documentos fiscais (modelo
ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012
ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:
Nota Fiscal Eletrônica Priscila Lima
O que é Benefícios Obrigatoriedade Fluxograma Alterações na emissão Armazenamento Recebimento Contingência Inutilização do Mod.1 Nota Fiscal Eletrônica Priscila Lima O que é... Documento de existência
MANUAL DE NFC-E PARA LOJISTAS
MANUAL DE NFC-E PARA LOJISTAS O QUE É? A NFC-e é um documento eletrônico (arquivo de computador) que substituirá as notas fiscais de venda a consumidor, modelo e o cupom fiscal emitido por ECF com grandes
Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.
Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.
GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS. NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Perguntas e Respostas
GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Perguntas e Respostas I) INFORMAÇÕES INICIAIS 1. O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática
Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?
OPERANDO COM A NOTA FISCAL ELETRÔNICA
OPERANDO COM A NOTA FISCAL ELETRÔNICA OPERANDO COM A NOTA FISCAL ELETRÔNICA Como já é de conhecimento de todos, iniciamos nossa operação de faturamento com o novo modelo exigido pelo Governo Federal, de
Manual - Versão 1.2 1
Manual - Versão 1.2 1 2 Requisitos para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica - Sistema Gerenciador Gestor Prime - Sistema Transmissor - Uninfe Instalado automaticamente pelo Gestor. - Internet
Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi
Elaborado por Marcos Matos Revisado por C. Douglas de Souza e Carina Gonçalves Aprovado por Paulo Bernardi Sumário INTRODUÇÃO... 3 1.1. SOBRE O GUIA... 3 2. PRÉ-REQUISITO... 3 2.1. PREMISSAS DE FUNCIONAMENTO...
Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166
Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares
Portal de Fornecedores Não-Revenda
Portal de Fornecedores Não-Revenda Emissão de Nota Fiscal e Criação de Espelho Consulte neste manual os procedimentos para emissão de Nota Fiscal para o Walmart e as atividades relativas à Criação do Espelho
Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual
Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5
Ao Salvar a Nota Fiscal, um dos botões que se tornam ativos é o que comanda a rotina de Emissão da NFe Nota fiscal Eletrônica:
Rotinas para Nota Fiscal Eletrônica Considerações... Ao Salvar a Nota Fiscal, um dos botões que se tornam ativos é o que comanda a rotina de Emissão da NFe Nota fiscal Eletrônica: Clicando neste surge
A seguir falaremos sobre os campos que deverão ser preenchidos no Shop Control 8.
Nota Fiscal Eletrônica Este módulo permite a integração do Shop Control 8 com o site da Secretaria da Fazenda dos Estados e Receita Federal para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) : Este módulo é exclusivo
G N R E CONSIDERAÇÕES INICIAIS
G N R E CONSIDERAÇÕES INICIAIS O Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais GNRE é um documento para operações de vendas que são feitas para fora do estado de produção do produto, sujeitas à substituição
Portaria CAT 102, de 10-10-2013
Publicado no D.O.E. (SP) de 11/10/2013 Portaria CAT 102, de 10-10-2013 Dispõe sobre a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e, do Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos
Nota Fiscal Eletrônica... 5. Conceitos... 6. DANFE comum e DANFE em contingência... 7. Principais dúvidas... 8. Considerações... 9
Cartilha NF-e 1 Sumário Nota Fiscal Eletrônica... 5 Conceitos... 6 DANFE comum e DANFE em contingência... 7 Principais dúvidas... 8 Considerações... 9 Procedimento para operacionalização da NF-e... 10
Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda
2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 78, inciso IV da Constituição Estadual, e
DECRETO Nº 5.257, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013. Publicado no DOE nº 10.993, de 22-02-2013. Institui a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final - NFC-e e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica
Manual de Integração
Manual de Integração Versão 3.10 Conteúdo 1 Obtendo e Instalando o Emissor... 4 1.1 Obtendo o instalador... 4 1.2 Instalando o JAVA e o Framework.NET 2.0... 4 1.3 Instalando o Emissor... 5 2 Padrões de
NFC-e NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR ELETRÔNICA. Perguntas e Respostas. Versão 1.0
NFC-e NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR ELETRÔNICA Perguntas e Respostas Versão 1.0 01/10/2014 SUMÁRIO I) INFORMAÇÕES INICIAIS 1. O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e? 1 2. Quais os tipos
AJUSTE SINIEF 07/05 A J U S T E
AJUSTE SINIEF 07/05 Publicado no DOU de 05.10.05. Republicado no DOU de 07.12.05. Alterado pelos Ajustes 11/05, 02/06, 04/06. Ato Cotepe 72/05 dispõe sobre as especificações técnicas da NF-e e do DANFE.
Passo a Passo para Emissão da CC-E ( Carta de Correção do CTE )
Passo a Passo para Emissão da CC-E ( Carta de Correção do CTE ) Neste processo iremos utilizar o sistema Tecnocargas na versão WEB O que pode ser alterado em uma CC-e: Segue o modelo de um XML para melhor
http://www.certificado.caixa.gov.br
Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para
O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP
O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP 1. Certificado Digital - Antes de mais nada você precisa possuir um certificado digital
Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa
Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa 1 Manual para obtenção de Senha Web da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa. Artesão, Pessoa física e Prestadores de serviços. 2014. INTRODUÇÃO 2 A Nota Fiscal
Manual de Operaça o XML-SPC
Manual de Operaça o XML-SPC Versão 2.1 Sumário Envio de Documentos Emitidos... 2 Envio de Documentos Recebidos... 2 Acesso ao XML-SPC... 3 Visualização de Documentos... 4 Enviados e Recebidos... 5 Status
SOLUÇÕES FISCAIS PARA O VAREJO. SAT-CF-e e NFC-e Novidades. Marcelo Fernandez Supervisor Fiscal - DEAT
SOLUÇÕES FISCAIS PARA O VAREJO SAT-CF-e e NFC-e Novidades Marcelo Fernandez Supervisor Fiscal - DEAT 03/03/2015 2 SAT Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos Modelo de funcionamento
OPERAÇÃO NF-E MASTERSAF DF-E
MASTERSAF DF-E ÍNDICE Fluxo NF-e SEFAZ... 1 Fluxo do NF-e Mastersaf... 1 Emissão de NF-e...2 Ícones do Produto...5 Atualização do Licenciamento...5 Painéis de Consulta...6 Ordenação dos Grids... 6 Visualizar
EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406
EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova
SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009
SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA Maio/ 2009 NFe - Objetivo Alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal de existência apenas eletrônica. NFs Modelos 1 e 1A NFe - Conceito
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: Certificado Digital e Nota
Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e.
Conhecimento de Transporte Eletrônico OBJETIVO Este documento tem por objetivo a definição das especificações necessárias para transmissão de Conhecimento de Transporte eletrônico - CT-e. CONSIDERAÇÕES
1º SEMANA EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR LUZ E REGIÃO SICOOB - CREDILUZ. Tema: Novas sistemáticas contábeis (SINTEGRA NF-e)
1º SEMANA EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR LUZ E REGIÃO SICOOB - CREDILUZ Tema: Novas sistemáticas contábeis (SINTEGRA NF-e) 17 de Novembro de 2009 SPED SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DECRETO Nº 6.022/07
A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial.
O QUE É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-E? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando
NOTA FISCAL ELETRÔNICA v3.10
ATUALIZAÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA v3.10 Autor: Hugo Leonardo Villa Lobos 1/8 Introdução De forma geral, as necessidades de alteração de leiaute da NF-e são agrupadas durante um tempo e acabam compondo
Ambiente de Pagamentos
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.