NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI Com o crescimento do uso do Siagri Agribusiness em empresas contribuintes do IPI e também devido aos tratamentos exigidos pelo EFD Fiscal (SPED Fiscal), tornou-se necessário aperfeiçoar o método de tributação deste tributo. As rotinas de tributação do IPI passaram a funcionar no mesmo padrão das configurações de tributação do ICMS. Entre outras mudanças, foram criados: Tipo de Contribuinte; cadastro específico de Alíquotas/Tributação de IPI com CST; vinculação com CFOP e Produtos; Rotina de cálculos nas transações de Saída e Entrada; Adaptação dos Livros Fiscais e Obrigações Acessorias. Estas mudanças estão disponíveis a partir da versão 3.3.1.1 de 29/10/2010. Abaixo apresentamos orientações sobre a configuração e um exemplo de funcionamento dos cálculos. 1. PROCEDIMENTO Menu: A - Cadastros; H - Faturamento; O - Tipo de contribuinte de IPI. Na tela Tran10109: Manutenção de contribuintes IPI efetue a inclusão de novos cadastros. O IPI é um imposto relacionado ao produto como há algumas exceções que tem que analisar o adquirente desta mercadoria para determinar como será a tributação se faz necessário determinar o tipo de contribuinte do IPI. Exemplo: uma Indústria de carro quando efetuar venda para utilização deste como táxi haverá isenção do IPI e quando esta venda for para consumo será tributado.
Menu: A - Cadastros; F - Parceiros; C Parceiros. Informe o tipo de contribuinte cadastrado na tela Tran10109- Manutenção de tipos de contribuintes de IPI. Menu: A - Cadastros; G - Produtos; T - Alíquota de IPI Nesta opção é designado para a inclusão de registros para cada tipo de tributação por contribuinte. No campo código pressionar Enter, onde será demonstrada a mensagem se deseja efetuar nova inclusão conforme imagem.
Após pressionar que sim, informar a descrição e pressionar botão gravar, está efetuado o cadastro da alíquota. Para alimentar esta com os dados de tributação, selecionar a alíquota e pressionar o botão 1- itens da alíquota, sendo demonstrada a tela Tran10100A- Manutenção do Cadastro de alíquotas do IPI. Nesta tela informar todas as tributações necessárias de IPI para os devidos contribuintes.
Importante: O campo Alíquota será preenchido somente para as CSTs com entradas 00 e saídas 050 Menu: A - Cadastros; H - Faturamento; C - CFOP. Nesta opção é possível determinar se a operação irá tributar sobre o IPI e se o local desta tributação será registrado no próprio cadastro do CFOP ou no cadastro do produto. Se a operação exigir demonstrar o IPI, marque este parâmetro. Após marcar o parâmetro informar IPI, marcado será habilitado na aba Tributação, o campo IPI (ao faturar será usada a tributação), sendo as opções no CFOP ou Produto.
Importante: Se for utilizada a opção P Dos Produtos o campo Alíquota tem que ficar em branco, visto que será informado no cadastro do produto. Menu: A - Cadastros; G - Produtos; H Materiais No cadastro do produto informe a alíquota de IPI que irá compor sua tributação.
2. DEMONSTRAÇÃO a) Venda de mercadoria Ao efetuar o pedido de venda o sistema informará a alíquota de IPI no pedido de venda conforme configurações no CFOP e produto. Importante: Nesta versão, para as aquisições, a informação de IPI (valor e CST) será declarada no ato de lançamento da nota fiscal pelo usuário.
3. DEMONSTRAÇÃO NO LIVRO FISCAL Acessar Módulo Escrita Fiscal; Menu: C - Relatórios; C - Saídas; D - RS - Modelo P2 Neste relatório, Efis4035, o imposto de IPI será listado na coluna Outras para informações de ICMS, conforme determina os regulamentos de ICMS Estaduais. No grupo de informações do IPI a informação estará presente na coluna imposto debitado. Para listar o imposto na coluna outras no cadastro do CFOP é preciso marcar o campo Discriminar IPI na coluna outros Livros Fiscais de Saída, na tela Tran1081 Manutenção do Cadastro de CFOP. Fábio Cavalcante de Sateles Departamento de Entrega fabio.sateles@siagri.com.br siagri.com.br