Estimativas do Grau de Abertura da Conta de Capitais no Brasil 1988 a 1998

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estimativas do Grau de Abertura da Conta de Capitais no Brasil 1988 a 1998"

Transcrição

1 ISSN TEXTO PARA DISCUSSÃO N O 715 Esimaivas do Grau de Aberura da Cona de Capiais no Brasil 1988 a 1998 João Carlos Ramos Magalhães Brasília, março de 2000

2

3 ISSN TEXTO PARA DISCUSSÃO N O 715 Esimaivas do Grau de Aberura da Cona de Capiais no Brasil 1988 a 1998 João Carlos Ramos Magalhães Brasília, março de 2000 O auor agradece a Fernando de Holanda Barbosa, Maria Crisina T. Terra, Eusáquio J. Reis e Francisco C. Galrão pelos comenários e sugesões. Nauralmene, nenhum deles é responsável por evenuais erros ou omissões dese arigo. Da Direoria de Esudos e Políicas Macroeconômicos do IPEA.

4 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Marus Tavares Minisro Guilherme Dias Secreário Execuivo Insiuo de Pesquisa Econômica Aplicada Presidene Robero Borges Marins DIRETORIA Eusáquio J. Reis Gusavo Maia Gomes Hubimaier Canuária Saniago Luís Fernando Tironi Murilo Lôbo Ricardo Paes de Barros Fundação pública vinculada ao Minisério do Planejameno, Orçameno e Gesão, o IPEA fornece supore écnico e insiucional às ações governamenais e orna disponíveis, para a sociedade, elemenos necessários ao conhecimeno e à solução dos problemas econômicos e sociais do país. Inúmeras políicas públicas e programas de desenvolvimeno brasileiro são formulados a parir dos esudos e pesquisas realizados pelas equipes de especialisas do IPEA. TEXTO PARA DISCUSSÃO em o objeivo de divulgar resulados de esudos desenvolvidos direa ou indireamene pelo IPEA, bem como rabalhos considerados de relevância para disseminação pelo Insiuo, para informar profissionais especializados e colher sugesões. Tiragem: 130 exemplares COORDENAÇÃO EDITORIAL Brasília DF: SBS Q. 1, Bl. J, Ed. BNDES, 10 o andar CEP Fone: (61) Fax: (61) edibsb@ipea.gov.br Home page: hp:// SERVIÇO EDITORIAL Rio de Janeiro RJ: Av. Presidene Anonio Carlos, 51, 14 o andar CEP Fone: (21) Fax: (21) edirj@ipea.gov.br É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESTE TEXTO, DESDE QUE OBRIGATORIAMENTE CITADA A FONTE. REPRODUÇÕES PARA FINS COMERCIAIS SÃO RIGOROSAMENTE PROIBIDAS.

5 SUMÁRIO SINOPSE ABSTRACT 1 INTRODUÇÃO 5 2 TESTES DE INTEGRAÇÃO FINANCEIRA 6 3 O MODELO E MECANISMOS DE APRENDIZAGEM 18 4 RESULTADOS ECONOMÉTRICOS 25 5 CONCLUSÃO 33 ANEXO 35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 40 A produção ediorial dese volume conou com o apoio financeiro do Banco Ineramericano de Desenvolvimeno, BID, por inermédio do Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimeno de Políicas Públicas, Rede- IPEA, operacionalizado pelo Projeo BRA/97/013 de Cooperação Técnica com o PNUD. Ese rabalho foi realizado no âmbio do Acordo de Cooperação Técnica IPEA/CEPAL.

6 E SINOPSE se rabalho faz uma resenha dos eses de inegração financeira de uma economia. O grau de inegração financeira da economia brasileira é esimado por um modelo de deerminação da axa de juros desenvolvido por Edwards e Khan, em uma exensão proposa por Haque e Moniel. Ao esimar-se a variação emporal do parâmero pela écnica do Filro de Kalman, enconra-se um valor alo e crescene da aberura financeira após Isso indica que há pequena auonomia da políica moneária domésica sobre a axa de juros domésica e que seu comporameno é explicado, principalmene, pela axa de juros cobera dos EUA. O valor crescene do coeficiene a parir de 1992 mosra que a imposição de resrições sobre a enrada de capiais de curo prazo, a parir de 1993, foram ineficazes em garanir ao Banco Cenral maior conrole sobre a axa de juros. T ABSTRACT his paper surveys he ess of an economy financial inegraion. The degree of financial inegraion of he Brazilian economy is esimaed rough a model of ineres rae deerminaion developed by Edwards and Khan, in an exension suggesed by Haque and Moniel. Using ime-varying parameer esimaion based on he Kalman filer echnique, i shows a high and increasing degree of financial openness afer This indicaes a small auonomy of domesic moneary policy over domesic ineres rae and ha is behavior is mainly explained by he covered US ineres rae. The increasing value of he coefficien afer 1992 shows ha he imposiion of resricions over shor run inflows afer 1993 were inefficien in giving he Cenral Bank a bigger conrol over ineres rae.. O CONTEÚDO DESTE TRABALHO É DA INTEIRA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEU AUTOR, CUJAS OPINIÕES AQUI EMITIDAS NÃO EXPRIMEM, NECESSARIAMENTE, O PONTO DE VISTA DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO.

7 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A INTRODUÇÃO Os avanços na ecnologia de comunicação e ransação, a criação de novos produos financeiros, e a endência generalizada de desregulamenação das aividades dos mercados de capiais domésicos e inernacionais êm propiciado uma grande inegração enre esses mercados nas úlimas décadas. Além da inegração enre os mercados financeiros nas economias indusrializadas, houve, ambém, uma grande inegração enre os mercados das economias indusrializadas e emergenes. Com a queda na aividade econômica e nas axas de juros dos países indusrializados, os invesidores inernacionais passaram a invesir em países emergenes para oberem maiores renabilidades. Devido a esses faores e à esabilização da economia, o Brasil passou a receber enormes enradas de capiais esrangeiros, a parir da úlima década. Para beneficiarse com esse novo cenário e viabilizar o financiameno e o desenvolvimeno de longo prazo da economia, além de susenar os crescenes déficis na cona correne, ocasionados pela liberalização comercial a parir de 1990, o governo brasileiro liberalizou seu sisema financeiro domésico e ampliou as possibilidades dos residenes e não residenes de realizarem ransações financeiras enre o Brasil e o reso do mundo. No enano, para não alerar sua políica moneária resriiva, o governo ambém impôs, a parir de 1993, novos conroles sobre as enradas de capiais de curo prazo, direcionados para renda fixa, e relaxou alguns conroles já exisenes sobre a saída de capiais. 1 Essas medidas obedeciam a razão econômica conjunural e eram, enão, suspensas em momenos de reversão dos fluxos de capiais ocasionados por crises financeiras. Magalhães (1999) e Cardoso e Goldfajn (1997) mosram, pela análise do conjuno de odas essas medidas, que, apesar dos novos conroles imposos, os úlimos anos caracerizam-se como um período de liberalização financeira da economia brasileira. Essa análise, no enano, não é capaz de fornecer a medida exaa do grau de aberura financeira da economia. Ao acrediarmos na exisência de um processo em que os agenes aprendem a conornar grande pare dos novos conroles imposos ao fluxo de capiais, é de se esperar que o grau de aberura da economia seja maior que aquele inferido pelo esudo da legislação e que a economia possa, inclusive, apresenar perfeia mobilidade de capiais. Apesar da dificuldade, ober a medida exaa do 1 Os capiais de curo prazo eram araídos pelo alo diferencial de juros domésico e exerno. Caso os conroles sobre essas enradas não fossem imposos, a única forma de maner a políica moneária resriiva, com alas axas de juros domésicas, e eviar uma maior expansão moneária decorrene da compra de divisa seria ampliar a colocação de íulos públicos, o que elevaria a dívida pública.

8 6 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 grau de aberura financeira da economia brasileira é uma imporane arefa, pois dele dependem o efeio e a auonomia de várias políicas macroeconômicas domésicas. Ese rabalho procura, assim, ober a medida do grau de aberura financeira da economia brasileira, por meio da esimação de um modelo apropriado. São apresenados vários eses de inegração financeira e os problemas inerenes a cada um deles para jusificar a escolha do modelo uilizado. Ese é um modelo de deerminação da axa de juros domésica, que supõe que a economia seja semi-abera, ou seja, ambos os faores, domésicos e exernos, influenciam a axa de juros. Ao incorporar ambos os faores, esse modelo é capaz de esar se a economia enconra-se não só nas siuações exremas de complea auarquia financeira ou perfeia mobilidade de capiais, mas ambém em siuação inermediária. O modelo ambém mosra qual a influência das políicas moneárias domésicas sobre o comporameno da axa de juros. Essa resposa é imporane para que as auoridades moneárias possam prever os efeios de suas políicas sobre variáveis macroeconômicas como poupança, invesimeno, balanço de pagamenos e crescimeno econômico. A esimaiva é feia para o período de 1988 a 1998, e uiliza-se, ambém, um algorimo recursivo, conhecido como Filro de Kalman, que fornece a variação do coeficiene esimado ao longo do período amosral. Espera-se que esse coeficiene seja variável, pois considera-se que a maior pare das mudanças na legislação ocorreram ao longo do período amosral e que o processo de aprendizagem descrio acima de fao ocorra. O capíulo 2 define o conceio de inegração financeira de uma economia pequena com o reso do mundo e descreve os eses uilizados pela lieraura para esimála. Os eses que se baseiam nas condições de arbiragem são discuidos mais inensamene, pois o modelo incorpora uma dessas condições em sua formulação. O capíulo 3 descreve o modelo esimado nese rabalho e a écnica uilizada para esimar parâmeros variáveis. Os resulados economéricos são apresenados no capíulo 4. A conclusão é descria no capíulo 5. 2 TESTES DE INTEGRAÇÃO FINANCEIRA Para esimar o grau de aberura financeira de um país é imporane que seja escolhido um modelo apropriado. No enano, esse grau, além de ser difícil de se medir, não é um conceio claramene definido. Segundo Moniel (1993), uma definição fraca de aberura financeira é dada por uma siuação em que a lei de um preço rege um dado aivo financeiro, iso é, residenes domésicos e esrangeiros comercializam aivos idênicos sobre o mesmo preço, e, para isso, basa que não exisam barreiras ao movimeno de capiais.

9 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A A definição fore acrescena à definição fraca a resrição de que aivos idenicamene definidos, emiidos em jurisdições políicas diferenes e denominados em moedas diferenes, sejam subsiuos perfeios em odas as careiras de aivos privadas. Com isso, as axas relaivas de reorno nesses aivos não podem ser afeadas por suas oferas relaivas, o que eliminaria qualquer espaço para diferença nas preferências dos adminisradores de careiras de aivos domésicos e exernos. Anes de os eses serem descrios, vale a pena ciar o rabalho de Cardoso e Goldfajn (1997) que esuda a relação enre os fluxos de capiais e os conroles de capiais. Eles consruíram dois indicadores das mudanças mensais nos conroles de capiais: RI e RO. RI refere-se às mudanças nos conroles sobre a enrada de capiais, e é consruído ao aribuir-se o valor 1 para novas resrições imposas e 1 para reirada dos conroles. RO refere-se às mudanças nos conroles sobre a saída de capiais e é consruído analogamene. Como o valor dos dois índices caiu enre 1983 e 1995, o período pode ser caracerizado como um período de liberalização financeira. Além disso, ao uilizarem VAR impulso-resposa, eles mosraram que o efeio de RO sobre o fluxo líquido de capiais é posiivo. 2 Assim, ao ober uma correlação posiiva enre o índice CCI = RI 0,5 RO e o fluxo de capiais, que poderia ser inerpreada como um sinal de que os conroles de capiais são ineficazes, eles provam que os conroles de capiais são de fao endógenos, ou seja, o governo reage aos fluxos de capiais ao impor conroles de capiais. A correlação é posiiva porque a reação do governo é insanânea e o efeio negaivo dos conroles sobre o fluxo de capiais é defasado. Os efeios negaivos dos conroles de capiais sobre os fluxos de capiais êm um pico no quino mês e desaparecem a parir do sexo mês. Magalhães (1999) faz uma descrição exensa da legislação que regula o fluxo de capiais enre o Brasil e o reso do mundo e esuda a sua evolução. Garcia e Barcinski (1996) descrevem os mecanismos uilizados pelos agenes para burlar os novos conroles imposos sobre o fluxo de capiais. Esses rês esudos, apesar de mosrarem que houve um aumeno no grau de inegração financeira da economia brasileira, não são capazes de responder se a economia brasileira pode ou não ser caracerizada como perfeiamene inegrada e qual é, enão, o grau de aberura da economia. Para isso, é imporane uilizar um ese ou modelo capaz de esimar essa medida, pois dela dependem o efeio e a auonomia de várias políicas macroeconômicas domésicas. Imporanes implicações macroeconômicas derivam da inegração financeira no senido fore e as implicações da inegração financeira no senido fraco or- 2 Resrições sobre saídas de capiais podem er dois efeios oposos sobre o fluxo líquido de capiais. Apesar de diminuir as saídas de capiais, os invesidores esrangeiros podem perceber essas resrições como uma ameaça à remessa de seus reornos ao exerior no fuuro e reduzir os influxos de capiais. Assim, o efeio dessas resrições sobre o fluxo líquido de capiais dependerá de qual dos dois efeios acima for maior.

10 8 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 nam-se mais relevanes quano maior for o grau de subsiuibilidade enre os aivos domésicos e exernos. Quase odos os eses de inegração financeira são consruídos com base nesses efeios, e, como exisem diferenes efeios, exisem ambém diferenes eses. Não há, no enano, um consenso sobre qual deles é o mais preciso. São descrios, a seguir, cinco ipos de eses de inegração financeira. Como o modelo esimado nese rabalho uiliza a paridade de juros cobera em sua formulação, faz-se, ambém, uma comparação enre as condições de arbiragem para explicar o porquê da escolha da paridade de juros cobera no modelo. São apresenadas, ambém, algumas, limiações dessa condição que jusificam a inclusão de ouras variáveis no ese e que resulam no modelo esimado. 2.1 Tamanho dos Fluxos de Capiais Um dos faos que faz que muios economisas acrediem que os países indusrializados são alamene inegrados financeiramene é o grande fluxo financeiro bruo enre eles. Apesar de indicar o grau em que as ransações enre os agenes desses países ocorre, o amanho desses fluxos não é um indicador perfeio de inegração financeira, pois a equalização nos preços dos aivos financeiros elimina os incenivos para esses fluxos. No enano, exisem duas razões para se esperarem fluxos subsanciais de capiais em um país com um alo grau de inegração financeira: (a) as omadas de emprésimos enre agenes de economias foremene inegradas financeiramene cruzam as froneiras e a localização geográfica orna-se irrelevane; e (b) a manuenção de um porifólio de equilíbrio por agenes domésicos em resposa às mudanças inernacionais ou a disúrbios financeiros domésicos requer fluxos líquidos de capiais, mesmo com rápidas mudanças nas axas de reorno domésicas para acompanhar as axas inernacionais. Segundo Golub (1990), se os capiais ivessem mobilidade perfeia não exisiria qualquer relação enre a origem dos omadores e a dos doadores de emprésimos. Dessa forma, a paricipação dos residenes na compra oal dos aivos emiidos em um país deveria ser igual à paricipação desse país nos emprésimos mundiais. Ele esou sua proposição para 12 países do OECD durane os anos 70 e 80 e observou que os agenes êm uma preferência por aivos domésicos, mas ambém observou que a mobilidade de capial em crescido nos úlimos anos nesses países. Faria (1993) analisou o aumeno no fluxo bruo da cona de capiais, enre 1982 e 1990, nos chamados see grandes (G-7: EUA, Inglaerra, França, Iália, Japão, Alemanha e Canadá), na Coréia e em Singapura, e na América Laina, inclusive no Brasil. Observou, principalmene no grupo do G-7, grandes crescimenos nos fluxos, sobreudo nos fluxos de invesimeno direo, de careira e em bônus e ações.

11 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A Grau de Eserilização dos Fluxos de Reserva na Ofera Moneária Domésica Se a economia for financeiramene inegrada no senido fore, sob axas de câmbio fixas, as auoridades moneárias domésicas perdem o poder sobre a ofera moneária, pois mudanças na ofera moneária afeariam, insananeamene, as axas de reorno dos aivos domésicos, que seriam rapidamene arbiradas por meio da enrada e saída de recursos exernos no país. Esse fluxo anularia a políica do Banco Cenral e maneria a ofera moneária na mesma ordem. Teses da efeividade da eserilização em países em desenvolvimeno esimam o coeficiene de compensação, que relaciona as mudanças no esoque de aivos domésicos no Banco Cenral a mudanças nos fluxos de reservas. Sob inegração financeira fore, esse coeficiene deveria er o valor 1, pois qualquer aumeno dos aivos domésicos no Banco Cenral levaria a uma fuga de capiais compensaória, o que deixaria o esoque de moeda no mesmo paamar e implicaria perda de auonomia moneária. Ouras formas uilizadas para se deecar a auonomia da políica moneária são os eses de causalidade. Na ausência de auonomia moneária, sob axas fixas de câmbio, agregados financeiros domésicos como moeda ou crédio não deveriam causar, no senido de Granger, movimenos na renda nominal. Moniel (1989) e Dowla e Chowdhury (1991) esaram essa hipóese para um número de países em desenvolvimeno. Cabe aqui ciar o caso específico da Índia, em que, nos dois rabalhos acima, os agregados moneários não causaram, no senido de Granger, o produo real domésico, e enraram em conradição com o resulado obido por Haque e Moniel (1990), que não puderam rejeiar a hipóese nula de auarquia financeira para esse país. 2.3 Correlações enre Poupança e Invesimeno (Feldsein-Horioka) Ao considerarmos uma economia pequena e perfeiamene inegrada com o mercado de bens mundiais e com o mercado financeiro inernacional no senido fore, uma mudança em sua poupança domésica não eria nenhum efeio sobre as axas de reorno domésicas, pois essas seriam deerminadas no mercado de capiais inernacional, e, conseqüenemene, não eriam nenhum efeio sobre o invesimeno domésico. Com base nisso, Feldsein e Horioka (1980) propuseram esimar o grau de inegração financeira mundial ao medir o grau de correlação enre poupança domésica S e invesimeno domésico I. Eles usaram dados anuais para 21 países da OCDE, no período enre 1960 e 1974, e esimaram várias regressões OLS em cross-secion na forma de: ( I / PIB) i = a + b( S / PIB) i + ε I/PIB e S/PIB foram as médias calculadas num período de cinco anos assim como no período compleo de 15 anos. Feldsein e Horioka (1980) afirmaram que, sob a (1)

12 10 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 hipóese nula de inegração financeira perfeia, b deveria ser zero para um país pequeno e, para países grandes, deveria se aproximar a paricipação do país no esoque de capial mundial. No enano, suas esimaivas de b ficaram foremene cenradas ao redor de 0,9 e foram robusas a inclusões de variáveis explicaivas adicionais e variáveis insrumenais. Esse resulado foi, enão, inerpreado como consisene, com um baixo grau de inegração financeira enre os países da OCDE no período. Os resulados de Feldsein e Horioka (1980) foram confirmados por ouras pesquisas que usaram amosras e écnicas diferenes. Os resulados mais próximos da expecaiva inicial de inegração financeira conseguiram deecar valores para b esaisicamene diferenes do valor 1 de auarquia financeira, mas, mesmo assim, as esimaivas ponuais coninuaram elevadas. Alguns rabalhos feios poseriormene por diferenes auores observaram queda, ao longo do empo, no valor de b. Apesar do alo valor de b obido por Feldsein e Horioka (1980) não er sido refuado nesses rabalhos, a inerpreação desse resulado, como um índice de baixa inegração financeira, não em sido usualmene aceia. 3 Um grande grupo de economisas Obsfeld (1986), Murphy (1984), enre ouros argumena que, apesar de a inexisência de mobilidade financeira implicar ala correlação enre (I/PIB) e (S/PIB), sua exisência não implica necessariamene baixa correlação enre essas variáveis. Isso ocorre devido à endogeneidade de (S/PIB) na equação de Feldsein e Horioka (1980), ou seja, ela é correlacionada com o erro. Para um modelo de séries emporais, essa correlação poderia ser originada por rês moivos: (a) (I/PIB) e (S/PIB) são funções do esado de uma erceira variável; ou seja, elas são procíclicas [Obsfeld, 1986]; (b) a poupança nacional ornaria-se endógena a uma políica fiscal que procurasse equilibrar a cona correne pois CC=I-S; e (c) a inclusão de países grandes, como EUA, Japão e Reino Unido, aumena o valor esimado de b por Feldsein e Horioka (1980), pois choques em seus níveis de poupança afeam a axa de juros mundial e o nível de invesimeno [Murphy, 1984]. Para um modelo cross-secion, a explicação dada por Obsfeld (1986) é que as axas domésicas de poupança e invesimeno são funções da axa de crescimeno de longo prazo da economia. Um ouro grupo aceia as correlações de Feldsein e Horioka (1980) como evidência de que a poupança e o invesimeno êm efeios direos enre si. No enano, enquano uma pare desse grupo inerprea essa evidência como um sinal de inegração financeira limiada enre os países indusrializados, Frankel (1992) considera que essa evidência é um sinal de inegração limiada no mercado de bens e não nos mercados financeiros. Conclui, enão, que esse ese não pode ser considerado um ese de inegração financeira, como veremos na seção Ver Moniel (1993) para uma descrição mais complea da lieraura.

13 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A Equação de Euler Obsfeld (1986) propôs um ese baseado na equação de Euler. Essa equação represena a solução para a Trajeória de Consumo Óimo para o problema de maximização da rajeória de consumo ineremporal dos agenes. A equação de Euler para os residenes domésicos, para cada período, pode ser escria como: U '( c ) = β (1 + i ) E ( P / P +1 ) U ' ( c ) em que c é consumo; E, o operador esperança; P, o nível de preços; i, a axa de reorno do invesimeno no mercado domésico; e β, a axa de preferência ineremporal do consumo. Essa equação mosra que os residenes maximizam sua uilidade no pono em que a uilidade marginal obida pelo nível de consumo em for igual à obida ao adiar o consumo um período para invesir no mercado domésico e ober i de reorno menos o acréscimo esperado no nível de preços E (P /P +1 ) e sua axa de descono β. A equação de Euler para os não residenes é: U '( c ) β (1 + i ) E ( S P / S P ) U ' ( c ) (3) = + 1 em que S é a axa de câmbio nominal e o aserisco refere-se às variáveis exernas. O não residene maximiza sua uilidade no pono em que a uilidade marginal obida pelo consumo em for igual à obida ao adiar seu consumo um período e, após desconado β, ao converer sua moeda em moeda domésica para invesi-la no mercado domésico, ober i de reorno menos a axa de desvalorização cambial esperada e (ao ser converida à moeda esrangeira) a axa de inflação esperada da moeda esrangeira (pois é nessa moeda que ele compra seus bens de consumo). Caso as duas economias comparadas sejam foremene inegradas financeiramene, os não residenes erão acesso à mesma axa de remuneração do capial invesido na moeda domésica i, e ao supor β=β, as equações (2) e (3) implicam que a axa marginal de subsiuição esperada enre as unidades presene e fuura da moeda domésica deve ser igual para os residenes e os não residenes. Para esar essa proposição, Obsfeld supôs que os residenes e os não residenes êm função de uilidade de aversão relaiva ao risco consane: U 1 = 1 σ 1 σ ( c ) c (2) (4) U '( c ) c σ = U ' ( c ) c = ( U ' ( c ) c σ )

14 12 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 A equação que esa a inegração financeira da economia é obida pela subsiução da expressão acima nas equações 2 e 3 e, a seguir, pela igualdade enre as duas resulanes: E n = 0 (5) em que n c = ( c σ P c σ S P ) ( ) ( ) ( + 1 P c+ 1 S+ 1P ) Ao aplicar dados rimesrais do período enre 1962-II a 1985-II no ese para os EUA e o Japão e os EUA e a Alemanha, Obsfeld (1986) concluiu que, apesar da hipóese nula dos n passados serem iguais a zero er sido rejeiada, ela não pode ser rejeiada para os EUA e o Japão a parir de 1973-II, o que sugere que esses dois países ornaram-se alamene inegrados a parir desse período. Quando comparamos esse ese aos aneriores, ese esima a inegração financeira fraca enre os países e não requer comparações enre axas de reornos de aivos que podem não ser similares. Além disso, a hipóese nula do ese não é rejeiada devido a falhas na PPC ex ane e ese não é vulnerável a fones indireas de correlações enre invesimeno e poupança. No enano, a rejeição da hipóese nula pode ocorrer devido a diferenças enre as funções de uilidades dos agenes enre os dois países e não à fala de inegração enre eles. 2.5 Condições de Arbiragem O grau de inegração financeira em sido ambém esimado pelas oporunidades de arbiragem não exploradas no mercado de capiais domésico Paridade de Juros Cobera PJC Essa condição esabelece que, sob inegração financeira perfeia, a axa nominal de reorno de um aivo denominado em moeda domésica deve ser igual à axa de reorno de um aivo idênico a esse, exceo pela moeda de denominação e jurisdição políica do aivo exerno, pois o risco cambial é eliminado pelo mercado a ermo: 4 (1 + ) = (1 i + i F ) e (6) 4 Numa economia perfeiamene inegrada financeiramene essa paridade deve ocorrer, pois um agene pode omar um dólar empresado, comprar 1/e reais, invesir nos aivos denominados em reais que pagam i +1 por aivo, e adquirir um conrao fuuro de compra de dólar para ober o dólar no próximo período à axa F. Como oda essa operação é feia no período, ela não envolve nenhum risco, com exceção do risco de defaul, e, assim, a axa de reorno dessa operação deve ser igual a i. +1

15 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A em que e é o valor da axa de câmbio à visa; F, a axa dólar real a ermo de um período; i +1, a axa nominal de juros de um aivo denominado em moeda domésica de um período; e, i, a axa nominal de juros de um aivo denominado em moeda exerna de um período. Escria em logs, a relação de paridade de juros cobera (6) é aproximada por: i + fd = i em que fd = F - e. Assim, fd é o descono do mercado fuuro de câmbio (R$/US$) para conraos de 30 dias com vencimeno em +1 coação do primeiro dia úil do mês Paridade de Juros Descobera PJD (6 ) Se os agenes não podem cobrir-se do risco cambial, a axa de reorno na moeda domésica de um aivo denominado em moeda esrangeira orna-se aleaória diane das possibilidades de mudanças na axa de câmbio. A PJD supõe que os agenes preocupam-se apenas com o primeiro momeno de suas disribuições subjeivas dos reornos fuuros nos aivos de risco esrangeiros, ou seja, com o valor esperado dos reornos. Nesse caso, se a economia for perfeiamene inegrada financeiramene, os reornos esperados nos aivos domésico e exerno devem ser iguais: (1 + i ) = (1 + i ) e E e em que E é o operador de expecaivas. Escria em logs, essa relação é aproximada por: e i = i + e em que e e é a desvalorização esperada Paridade de Juros Real PJR (7) (7 ) Essa condição requer que a axa domésica de reorno real esperada r (desconada a axa de inflação inerna esperada) seja igual à axa exerna de reorno real r esperada (desconada a axa de inflação exerna esperada): r = + + ( 1+ i ) p / E( P ) = r = (1 i ) p / E( P 1) Escria em log ela é aproximada a: r r = ( i π ) ( i π ) (8 ) em que π é a axa de inflação esperada. (8)

16 14 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A Comparando-se as Três Condições Apesar das condições serem esadas para responder se a economia é inegrada financeiramene, o fao de elas não serem saisfeias pode não ser explicado apenas por barreiras à mobilidade de capiais enre os países. Enre as rês condições, a que requer menos hipóeses para ser saisfeia é a PJC. A ocorrência de desvios na PJC deve-se ao que se denomina risco país. O risco país compreende os conroles de capiais, cusos de ransações nas operações de arbiragem, cusos de informação e risco políico. O risco políico esá associado à possibilidade de uma imposição fuura de novos conroles de capiais ou arifas e ao risco de defaul. Ao uilizarmos as equações (6 ) e (7 ) podemos observar a relação enre a PJC e a PJD: e i i e + e = ( i i fd ) + ( fd e 1 ) e em que i e ) é o diferencial descobero da axa de juros; ( i ( i i fd ) é o diferencial cobero da axa de juros; e e ( fd ) e é o prêmio de risco cambial. Assim, para que a PJD ocorra, é necessário que a PJC ocorra e que o prêmio de risco da moeda, ou risco cambial, seja zero. Enquano a PJC em sido observada por um grande número de rabalhos, o mesmo não em aconecido com a PJD, ou seja, o descono fuuro é um esimador viesado das mudanças cambiais fuuras. Enão, pode-se aribuir a falha da PJD em uma siuação em que a PJC é saisfeia ao fao de os especuladores serem esimadores ruins. Assim, a hipóese de expecaivas racionais deixaria de ser válida. Isso pode ser explicado pela exisência de um prêmio de risco cambial, 5 um prêmio de risco cambial variável ou pelo fao de a variância do prêmio de risco ser maior do que a variância da depreciação esperada. Ela pode falhar, ambém, devido ao que se denominou na lieraura de problema peso, que ocorre em uma economia com a axa de câmbio fixa em que os agenes percebem a probabilidade de uma desvalorização discrea no câmbio, que, de fao, não ocorre. Assim, a PJD falhará, mesmo que essa economia seja financeiramene inegrada. Ao uilizar amosras de fones diferenes, para períodos diferenes e com uma regressão da mudança fuura da axa cambial à visa no descono fuuro, Froo e Frankel (1989) decompõem o viés do descono fuuro em seu componene aribuído a erros sisemáicos de expecaiva e ao prêmio de risco. Seus eses não puderam rejeiar as hipóeses de que odo o viés deve-se a erros de expecaiva sisemáicos e (9) 5 Quando dois aivos denominados em moedas diferenes não são subsiuos perfeios um do ouro, o aivo com menor araividade em ermos de risco deve pagar um maior reorno para que os agenes o manenham em seu porfólio.

17 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A nada ao prêmio de risco variável, pois a co-variância da depreciação esperada e do prêmio de risco é negaiva e a variância do prêmio de risco é zero. Rejeiaram a hipóese de que o risco cambial é mais variável que a depreciação esperada e invesidores ganhariam, assim, se pudessem diminuir a magniude da depreciação esperada. Suas conclusões são consisenes com as hipóeses de falha na racionalidade do invesidor, com o problema peso, a não-esacionariedade na amosra (mudança no processo que governa a axa cambial à visa) e a aprendizagem por pare dos invesidores. Para esar a hipóese da racionalidade dos invesidores, Kaminsky (1993) desenvolve um modelo no qual eses se baseariam para fazer suas previsões cambiais. Seu modelo incorpora, nas previsões dos invesidores, as declarações feias pelas auoridades moneárias dos EUA sobre a políica moneária correne e fuura, porano, sobre o regime cambial. Como as probabilidades de mudança no regime cambial do modelo são esaisicamene diferenes de zero, ese pode anecipar evenuais mudanças no processo esocásico gerado pelos fundamenos do mercado. Devido a falsos sinais emiidos pelas auoridades moneárias, ou sinais que são implemenados em empo defasado, o modelo, assim como os invesidores, prevêem incorreamene o regime cambial e formam expecaivas viesadas ex pos para amosras pequenas. Esse modelo demonsra que os invesidores, apesar de errarem repeidamene, são, de fao, racionais, pois o regime cambial verdadeiro muda ao longo do empo. Assim, o viés do descono fuuro pôde ser explicado pelo problema peso generalizado, definido como a soma do viés decorrene do problema peso (incereza sobre o momeno da mudança no regime) com o viés decorrene da aprendizagem do regime correne. O modelo consegue explicar 75% do viés do descono fuuro. Podemos concluir, enão, que, enre as duas condições acima, a PJC é mais apropriada para se esar o grau de inegração financeira de uma economia, pois a PJD pode falhar, mesmo se a economia for inegrada. Podemos agora derivar a expressão para a PJR: r = ( i ) + ( fd r i fd + em que ( r r ) é o diferencial real da axa de juros; +1 π π ) (10) ( fd + π π +1 ) é o descono fuuro real ou prêmio da moeda. O prêmio da moeda pode ambém ser dividido na soma do prêmio de risco cambial com a depreciação real esperada: e e r r = ( i i fd ) + ( fd e ) + ( e π + π ) (11) e em que ( e π + π ) é a depreciação real esperada. Assim, para que a PJR ocorra, é necessário que a PJC ocorra e que o prêmio da moeda seja zero.

18 16 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 Frankel e MacArhur (1988) derivaram a expressão (11) e uilizaram dados do mercado fuuro de 24 países para explicar porque os eses baseados nas correlações de poupança/invesimeno (eses de Feldsein e Horioka) e diferenciais reais de juros êm fornecido um grau surpreendenemene baixo de inegração financeira para países indusrializados e decrescene a parir de 1973, quando, na verdade, esperava-se o conrário, pois muios países reiraram conroles de capiais a parir desse ano. 6 Para que a poupança não seja correlacionada com o invesimeno, é necessário que as axas de juros reais sejam equalizadas enre os países, pois é a axa de juros real e não a axa nominal, da qual dependem a poupança e o invesimeno. Assim, é melhor esar a Paridade de Juros Real que não apresena odos os problemas economéricos das regressões de poupança e invesimeno. 7 Com a decomposição (11), verifica-se que a PJR pode falhar, não só devido a uma inegração imperfeia dos mercados financeiros, mas ambém do mercado de bens, caso a depreciação real esperada seja diferene de zero. Desse modo, os eses de Feldsein e Horioka e da PJR dariam resposas erradas, pois não são eses apropriados para se medir o grau de inegração financeira de uma economia. A comparação enre as rês condições mosrou que a condição da PJC é a condição apropriada para se esar o grau de inegração financeira de uma economia, pois as ouras duas podem falhar, mesmo se a economia for inegrada. No enano, como vimos, a presença de alos cusos de ransação enre os aivos comparados poderia gerar um diferencial na PJC mesmo com a economia financeiramene inegrada. Para esar essa condição, reirando-se os cusos de ransação, duas formas êm sido uilizadas pela lieraura. A primeira consise em desconsiderar o diferencial de juros cobero que se encaixa em uma banda neura consruída a parir de esimaivas dos cusos de ransação [Frenkel e Levich, 1975]. A segunda desconsidera o diferencial que não for serial- 6 Os resulados obidos foram ineressanes: Alemanha, Japão, Holanda e Suíça iveram desconos fuuros reais subsanciais, que consiuíram quase o oal do diferencial de juros real. Esses são países que passaram por grandes variações cambiais. Nesses quaro países e em Hong Kong, os faores da moeda produziram um diferencial real negaivo enquano o diferencial cobero foi posiivo. Conclui-se que os pequenos conroles ou fricções remanescenes rabalharam para resisir à enrada de capial para esses países e não à saída, como concluiríamos ao observar apenas o criério do diferencial real de juros. Mosraram, ambém, que o prêmio moeda é muio mais imporane para explicar o DJR do que o risco políico ou risco país, apesar de essa úlima variável ser a variável que mede o grau de inegração financeira enre economias, e que a depreciação real esperada esá mais relacionada ao descono fuuro real, e porano ao DJR, do que ao prêmio de risco cambial. Assim, o fao de os DJR erem se ornado mais variáveis a parir de 1973, apesar da redução nas barreiras políicas, pode ser explicado pelas mudanças nos regimes cambiais para regimes mais flexíveis, o que ambém pode explicar o aumeno nas correlações de poupança/invesimeno. 7 Suposições sobre a exogeneidade da poupança nacional ou de variáveis insrumenais escolhidas.

19 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A mene correlacionado, ou seja, se ese for um ruído branco usualmene conclui-se que a axa de juros domésica depende somene de faores exernos. No enano, saisfazer a essas duas formas de eses não indica necessariamene que a economia seja inegrada. No primeiro caso, mesmo que o diferencial enconrese denro da banda, o preço de equilíbrio do aivo deerminado pelas variáveis domésicas pode esar denro dessa faixa de variação. Apesar da inexisência de lucros de arbiragem inexplorados, pode-se dizer que os mercados não são inegrados, pois os preços dos aivos financeiros domésicos são, nesse caso, deerminados pelas variáveis domésicas. Quano à segunda forma, Edwards e Khan (1985) observam que, mesmo que o diferencial seja um ruído branco, ainda assim é possível que ouras variáveis, além da axa de juros inernacional e da axa de descono fuuro, afeem o comporameno da axa domésica de juros. Por isso, eles propõem esar, direamene, se ouras variáveis, sugeridas pela eoria econômica, êm um efeio sobre i. O modelo uilizado nese rabalho, que é exposo e esimado a seguir, é baseado numa exensão do modelo originalmene desenvolvido por Edwards e Khan (1985). Esse modelo define a economia como semi-abera e incorpora, além da PJC, variáveis domésicas para explicar o comporameno de i. 3 O MODELO E MECANISMOS DE APRENDIZAGEM O modelo esimado a seguir é baseado na exensão proposa por Haque e Moniel (1990) do modelo de Edwards e Khan (1985). Além de se esimar o coeficiene consane de aberura, uiliza-se um algorimo recursivo, conhecido como Filro de Kalman, para observar a variação desse parâmero ao longo do período amosral. É imporane esimar parâmeros emporalmene variáveis, pois, durane o período amosral, ocorreram várias mudanças na legislação de capiais esrangeiros, e, devido a essas mudanças, as firmas e os indivíduos revêem sempre seus comporamenos, o que gera insabilidade nos parâmeros do modelo economérico Taxas de Juros em Economias O modelo de Edwards e Khan (1985) baseia-se Semi-Aberas no fao de que a maior pare das economias em desenvolvimeno, inclusive o Brasil, apesar de erem desenvolvido e liberalizado seus seores financeiros e removido muios con- 8 Em sua críica à avaliação de políica economérica, Rober Lucas fez a seguine observação à esruura dos modelos economéricos: Dado que a esruura de um modelo economérico consise em regras de decisões óimas dos agenes econômicos, e que regras de decisões óimas variam sisemaicamene com as mudanças nas esruuras das séries relevanes para o omador de decisões, segue-se que qualquer mudança na políica alera sisemaicamene a esruura dos modelos economéricos [Lucas, 1976, p.41].

20 18 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 roles sobre suas axas de juros nas úlimas décadas, ainda maniveram ou impuseram novos conroles sobre o fluxo de capiais, o que orna indefinido o grau de aberura de suas conas de capiais. Traa-se de um modelo de deerminação da axa de juros domésica para economias semi-aberas nas quais os faores domésicos e exernos influenciam a axa de juros. 9 Para isso, a equação para a axa de juros (nominal) domésica é esabelecida como a combinação linear da PJC e da axa de juros que equilibra o mercado moneário domésico (marke clearing), que seria observada caso a economia fosse oalmene fechada: i = ϕ( i + fd + i 1 ) (1 ϕ) O parâmero ϕ é, enão, inerpreado como um índice de aberura financeira, que varia enre zero e 1 e cresce se o país aumena sua inegração financeira com os mercados financeiros inernacionais. Se ϕ = 0, faores exernos não influenciam o comporameno da axa de juros domésica, o que só é possível se a cona de capiais for compleamene fechada. Se ϕ = 1, a equação (12) ransforma-se na equação (6 ), e assume-se que a mobilidade de capiais é perfeia. (12) Taxa de Juros Hipoéica de uma Economia Fechada Pela abordagem padrão de Fischer, 10 a axa nominal de juros pode ser especificada pela seguine equação: i = ir + π e em que i é a axa de juros nominal; ir, a axa de juros real (ex ane); e π e, a axa de inflação esperada. Ao supormos que a economia é financeiramene fechada, a axa real de juros pode ser especificada como: ir = ρ λeom + ω (13) (14) 9 Esse modelo foi poseriormene uilizado e esendido para responder a ouras quesões por diversos auores como Haque e Moniel (1990), Browne e McNelis (1990) e Reisen e Yèches (1993). 10 Triches (1992), ao basear-se na equação de Fischer para verificar o poder de explicação dos eses de causalidade de Granger, consaou a ocorrência de causalidade bidirecional enre a axa de inflação e a axa de reorno do mercado abero e da cadernea de poupança e da causalidade unidirecional da axa de inflação para a axa de juros sobre a lera de câmbio. Ele ambém observou a ocorrência de causalidade bidirecional enre M1, M2, M3 e M4 e a axa de inflação, de M1 para o nível de renda da economia, e no senido conrário do nível de renda para os agregados moneários mais amplos M3 e M4. Seus resulados mosraram a fore endogeneidade da moeda que impossibilia a avaliação da políica de conrole da demanda agregada e da variação dos preços via conrole da ofera moneária.

21 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A em que ρ é uma consane e represena a axa real de juros de equilíbrio de longo prazo; EOM, o excesso de ofera de moeda real; λ é um parâmero (λ>0) e ω é o erro aleaório. O excesso de ofera de moeda é definido como: EOM = log m log m D em que m é o saldo real de moeda observado, m = M/P, P é o nível de preços domésico e m D, a demanda de equilíbrio por saldos reais de moeda ou encaixes reais. As equações (14) e (15) descrevem uma relação, chamada de efeio liquidez, na qual o valor da axa de juros real de curo prazo eleva-se (decresce) em relação a seu valor de equilíbrio ρ quando há um excesso de demanda (ofera) por encaixes reais. Edwards e Khan (1985) 11 supõem que o EOM ajusa-se de acordo com um mecanismo de ajusameno parcial. Foram mudados alguns aspecos desse modelo para esimar seus parâmenros para o Brasil. Essas modificações baseiam-se na exensão proposa por Haque e Moniel (1990). Em primeiro lugar uiliza-se uma equação para a demanda por encaixes reais de curo prazo, e não de longo prazo. Esa é derivada ao incorporar-se o mecanismo de ajusameno parcial real na equação de demanda por encaixes reais. A segunda modificação decorre da primeira, pois, como esse mecanismo é incorporado na equação de demanda por encaixes reais, e não no EOM, admie-se, enão, um ajusameno insanâneo para o EOM, ou seja, no curo prazo, o mercado moneário enconra-se em equilíbrio, que é garanido pelas mudanças na axa de juros de curo prazo (axa de marke clearing). A erceira modificação refere-se à uilização de um valor calculado para a ofera de moeda da economia, pois, ao supor que esa seja compleamene fechada, esse valor orna-se diferene do valor observado. Para derivar a especificação dinâmica 12 para a demanda por encaixes reais de curo prazo, parimos da seguine expressão log-linear esáica: log m = + D α 0 + α1 log y + α 2i α 3 π e e em que y é a renda real; y = (Y/P), π, a axa de inflação esperada; e i, a axa nominal de juros de curo prazo, que equilibra o mercado moneário domésico (axa (15) (16) 11 D Incorpora-se o mecanismo de ajusameno parcial real logm logm 1 = β [logm logm 1] para os saldos reais de moeda, em que β é o parâmero de ajuse 0 β 1 para supor a exisência de uma defasagem no ajusameno do EOM. Assim, o mercado moneário enconra-se em desequilíbrio no longo prazo. A equação de demanda de equilíbrio por saldos reais de moeda é: D e e log m = α0 + α1 log y α2 log( ρ + π ) α3π. Noa-se que ela é uma função da renda real da axa de inflação esperada e da axa de juros de equilíbrio nominal, definida como a axa de juros de equilíbrio real mais a axa de inflação esperada, ao invés da axa de juros nominal correne. 12 Ver anexo 1 com a jusificaiva eórica para essa especificação de demanda por moeda.

22 20 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 de marke clearing). Deriva-se, enão, sua especificação dinâmica ao posular um mecanismo de ajusameno parcial real, em que β é o coeficiene de ajusameno, 0 β 1: D D D D log m log m 1 = β [log m log m 1] (17) Ao combinar (16) e (17): log D e D m = α 0β + α1βi + α 2β log y + α 3βπ + (1 β ) log m 1 Ao uilizarmos a condição de equilíbrio no mercado moneário domésico: log m = log m = log m D S derivamos a expressão reduzida para a axa de juros domésica observada: (18) (19) i = 0 + γ 1 y + γ 2 log m + γ 3 log m 1 + γ 4 γ log π + ω (20) e Para esimar o valor do esoque aual de moeda para uma economia financeiramene fechada, que seria diferene do nível de uma economia semi-abera, parimos da idenidade padrão da ofera moneária: M D +R (21) em que M é a ofera de moeda domésica; R, o nível de reservas; e D, o esoque aual de crédio da economia. Essa idenidade pode ser desagregada na seguine equação: M D +R -1 + R + D +R -1 + (CA + KA G + KA P ) em que é um operador de primeira diferença e o ermo à direia é obido pela idenidade da balança de pagamenos. CA, KA G e KA P são os valores em reais da cona correne, da cona de capiais do governo e da cona de capiais privada, respecivamene. Caso a cona de capiais privada fosse fechada, o fluxo de recursos via cona de capiais seria inexisene, KA P = 0 e os desequilíbrios em cona correne só poderiam ser financiados pela variação de reservas. Como o esoque de reservas é limiado, os desequilíbrios na cona correne não poderiam ser susenados por muio empo e o governo eria que liberar a axa de câmbio de modo a garanir o equilíbrio na cona correne: CA= Segundo Edwards e Khan (1985), mesmo que a cona de capiais do balanço de pagamenos seja fechada mas exisa algum comércio com o reso do mundo, faores econômicos exernos podem indireamene afear a axa de juros domésica. Por exemplo, um choque nos ermos de roca pode produzir mudanças na renda real e nos preços que vão afear a demanda domésica por crédio e, enão, as axas de juros de equilíbrio.

23 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A Ao supor que a maior pare dos fluxos da cona de capiais do governo surge para saldar compromissos privados, esa ambém enderia a zero (KA G = 0). Assim, a ofera de moeda que corresponderia a uma economia financeiramene fechada [ R CA + KA G + KA P = 0] é: M M - R (21 ) Ao esimarmos a equação (20) para ober os valores de seus coeficienes, podemos calcular a axa de juros hipoéica i para uma economia fechada ao uilizar, D ambém, a condição de equilíbrio no mercado moneário: log m = log m e, para isso, subsiuir m por m, obido pela equação (21 ): = γ y γ m log + γ 3 log m 1 + γ 4 i γ log π + ω (22) e Taxa de Juros em uma Economia Toalmene Abera Como no Brasil os agenes podem se proeger do risco cambial, ao dispor do mercado fuuro de dólares, o modelo uiliza a condição da PJC, equação(6 ), para esimar a axa que prevaleceria na economia, caso a cona de capiais fosse oalmene abera. Para considerar as fricções decorrenes de cusos de ransações e lags de informação, que reardam a resposa da axa de juros domésica às mudanças na axa de juros inernacional, inroduz-se o mecanismo de ajusameno parcial a seguir: i = θ (i + fd 1 )-i- [ 1 ] em que θ é um parâmero, 0 θ 1, que descreve a velocidade de ajusameno. Essa equação pode ser reescria pela forma abaixo: i = θ (i + fd 1 ) + ( 1-θ ) i-1 (23 ) Caso Geral Como vimos inicialmene, a equação (12), que deermina a axa de juros de curo prazo para uma economia semi-abera, é uma combinação linear da PJC e da axa de juros de curo prazo que equilibra o mercado moneário. Se incorporarmos o mecanismo de ajusameno descrio pela equação (23) e adicionarmos uma axa consane η à PJC, para considerar as diferenças na qualidade dos aivos comparados, ela assume a seguine forma: i ϕη + ϕθ i + fd ) + ϕ(1 θ ) i + (1 ϕ) i = ( 1 1 A esimaiva do grau de aberura financeira da economia ambém pode ser feia sem a imposição de que os faores domésicos e exernos deerminam a axa de juros domésica por uma combinação linear: (23) (24)

24 22 ESTIMATIVAS DO GRAU DE ABERTURA DA CONTA DE CAPITAIS NO BRASIL 1988 A 1998 i = ϕη + ϕθ ( i + fd 1) + (1 ) i 1 + i ϕ θ µ (25) 3.2 Processo de Aprendizagem e Parâmero Temporalmene Variável Se considerarmos que algumas resrições ao fluxo de capiais e que vários mecanismos uilizados para realizar esse fluxo foram criados nos úlimos anos, ou seja, ao longo do período amosral, e que exise um processo no qual firmas e indivíduos aprendem, ao longo do empo, a conornar esses novos conroles, espera-se que o grau de aberura financeira da economia seja emporalmene variável. Se os coeficienes das equações (24) e (25) forem variáveis, esperamos que, com a imposição de novos conroles, o valor de ϕ diminua e que, por ouro lado, com a reirada de conroles exisenes, a criação de novos mecanismos legislaivos e o processo de aprendizagem descrio acima, o valor de ϕ aumene. Para esimar parâmeros emporalmene variáveis, foi uilizado o algorimo recursivo, conhecido como Filro de Kalman. As explicações para a écnica esaísica e a aplicação nesse exo esá baseada em McNelis e Nefçi (1982), Browne e McNelis (1990) e Hamilon (1994). Para esimar parâmeros emporalmene variáveis, é necessário represenar as equações (24) e (25) em uma forma geral conhecida como forma espaço esado (FEE). Nessa forma, a equação de medida descreve a variável observável y como a soma de um componene conrolável ŷ (em que yˆ = X β ) e de um componene não conrolável u : y = X β + u, = 1,..., N em que β é o veor de variáveis não observáveis β i, conhecido como veor esado, e X, o veor de variáveis observáveis, que podem incluir valores defasados de y ou variáveis independenes do disúrbio u, que é um ruído branco, serialmene não correlacionado, orogonal a X β e com variância σ 2. A equação de ransição que descreve o processo de evolução do veor esado ao longo do empo é: β = Tβ + Rη +1 em que T e R são marizes fixas e o veor de disúrbios η +1 é um ruído branco, serialmene não correlacionado, e com a mariz de covariância igual a M. Vale observar que u e η são independenes, σ 2 e M são suposamene conhecidas e que M 0 é condição necessária para a exisência de variação emporal. (26) (27)

exercício e o preço do ativo são iguais, é dito que a opção está no dinheiro (at-themoney).

exercício e o preço do ativo são iguais, é dito que a opção está no dinheiro (at-themoney). 4. Mercado de Opções O mercado de opções é um mercado no qual o iular (comprador) de uma opção em o direio de exercer a mesma, mas não a obrigação, mediane o pagameno de um prêmio ao lançador da opção

Leia mais

O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios

O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios! Principais diferenças! Como uilizar! Vanagens e desvanagens Francisco Cavalcane (francisco@fcavalcane.com.br) Sócio-Direor

Leia mais

TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS

TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS ARTIGO: TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS REVISTA: RAE-elerônica Revisa de Adminisração de Empresas FGV EASP/SP, v. 3, n. 1, Ar. 9, jan./jun. 2004 1

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Peloas UFPEL Deparameno de Economia - DECON Economia Ecológica Professor Rodrigo Nobre Fernandez Capíulo 6 Conabilidade Ambienal Nacional Peloas, 2010 6.1 Inrodução O lado moneário

Leia mais

2. Referencial Teórico

2. Referencial Teórico 15 2. Referencial Teórico Se os mercados fossem eficienes e não houvesse imperfeições, iso é, se os mercados fossem eficienes na hora de difundir informações novas e fossem livres de impedimenos, índices

Leia mais

CAPÍTULO 9. y(t). y Medidor. Figura 9.1: Controlador Analógico

CAPÍTULO 9. y(t). y Medidor. Figura 9.1: Controlador Analógico 146 CAPÍULO 9 Inrodução ao Conrole Discreo 9.1 Inrodução Os sisemas de conrole esudados aé ese pono envolvem conroladores analógicos, que produzem sinais de conrole conínuos no empo a parir de sinais da

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA TÓPICOS AVANÇADOS MATERIAL DE APOIO ÁLVARO GEHLEN DE LEÃO gehleao@pucrs.br 55 5 Avaliação Econômica de Projeos de Invesimeno Nas próximas seções serão apresenados os principais

Leia mais

Variabilidade e pass-through da taxa de câmbio: o caso do Brasil

Variabilidade e pass-through da taxa de câmbio: o caso do Brasil Variabilidade e pass-hrough da axa de câmbio: o caso do Brasil André Minella Banco Cenral do Brasil VI Seminário de Meas para a Inflação Agoso 005 Disclaimer: Esa apresenação é de responsabilidade do auor,

Leia mais

Valor do Trabalho Realizado 16.

Valor do Trabalho Realizado 16. Anonio Vicorino Avila Anonio Edésio Jungles Planejameno e Conrole de Obras 16.2 Definições. 16.1 Objeivo. Valor do Trabalho Realizado 16. Parindo do conceio de Curva S, foi desenvolvida pelo Deparameno

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Economia Contabilidade Social Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista de Exercícios I - Gabarito

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Economia Contabilidade Social Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista de Exercícios I - Gabarito 1 Universidade Federal de Peloas Deparameno de Economia Conabilidade Social Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lisa de Exercícios I - Gabario 1. Idenifique na lisa abaixo quais variáveis são e fluxo e quais

Leia mais

Taxa de Câmbio e Taxa de Juros no Brasil, Chile e México

Taxa de Câmbio e Taxa de Juros no Brasil, Chile e México Taxa de Câmbio e Taxa de Juros no Brasil, Chile e México A axa de câmbio consiui variável fundamenal em economias aberas, pois represena imporane componene do preço relaivo de bens, serviços e aivos, ou

Leia mais

Equações Simultâneas. Aula 16. Gujarati, 2011 Capítulos 18 a 20 Wooldridge, 2011 Capítulo 16

Equações Simultâneas. Aula 16. Gujarati, 2011 Capítulos 18 a 20 Wooldridge, 2011 Capítulo 16 Equações Simulâneas Aula 16 Gujarai, 011 Capíulos 18 a 0 Wooldridge, 011 Capíulo 16 Inrodução Durane boa pare do desenvolvimeno dos coneúdos desa disciplina, nós nos preocupamos apenas com modelos de regressão

Leia mais

PREÇOS DE PRODUTO E INSUMO NO MERCADO DE LEITE: UM TESTE DE CAUSALIDADE

PREÇOS DE PRODUTO E INSUMO NO MERCADO DE LEITE: UM TESTE DE CAUSALIDADE PREÇOS DE PRODUTO E INSUMO NO MERCADO DE LEITE: UM TESTE DE CAUSALIDADE Luiz Carlos Takao Yamaguchi Pesquisador Embrapa Gado de Leie e Professor Adjuno da Faculdade de Economia do Insiuo Vianna Júnior.

Leia mais

Curso de preparação para a prova de matemática do ENEM Professor Renato Tião

Curso de preparação para a prova de matemática do ENEM Professor Renato Tião Porcenagem As quaro primeiras noções que devem ser assimiladas a respeio do assuno são: I. Que porcenagem é fração e fração é a pare sobre o odo. II. Que o símbolo % indica que o denominador desa fração

Leia mais

4 Cenários de estresse

4 Cenários de estresse 4 Cenários de esresse Os cenários de esresse são simulações para avaliar a adequação de capial ao limie de Basiléia numa deerminada daa. Sua finalidade é medir a capacidade de o PR das insiuições bancárias

Leia mais

2 Fluxos de capitais, integração financeira e crescimento econômico.

2 Fluxos de capitais, integração financeira e crescimento econômico. 2 Fluxos de capiais, inegração financeira e crescimeno econômico. O objeivo dese capíulo é apresenar em dealhes as variáveis fundamenais enconradas na lieraura que deerminam o crescimeno de longo prazo

Leia mais

Economia e Finanças Públicas Aula T21. Bibliografia. Conceitos a reter. Livro EFP, Cap. 14 e Cap. 15.

Economia e Finanças Públicas Aula T21. Bibliografia. Conceitos a reter. Livro EFP, Cap. 14 e Cap. 15. Economia e Finanças Públicas Aula T21 6.3 Resrição Orçamenal, Dívida Pública e Susenabilidade 6.3.1 A resrição orçamenal e as necessidades de financiameno 6.3.2. A divida pública 6.3.3 A susenabilidade

Leia mais

12 Integral Indefinida

12 Integral Indefinida Inegral Indefinida Em muios problemas, a derivada de uma função é conhecida e o objeivo é enconrar a própria função. Por eemplo, se a aa de crescimeno de uma deerminada população é conhecida, pode-se desejar

Leia mais

Taxa de Juros e Desempenho da Agricultura Uma Análise Macroeconômica

Taxa de Juros e Desempenho da Agricultura Uma Análise Macroeconômica Taxa de Juros e Desempenho da Agriculura Uma Análise Macroeconômica Humbero Francisco Silva Spolador Geraldo San Ana de Camargo Barros Resumo: Ese rabalho em como obeivo mensurar os efeios das axas de

Leia mais

Centro Federal de EducaçãoTecnológica 28/11/2012

Centro Federal de EducaçãoTecnológica 28/11/2012 Análise da Dinâmica da Volailidade dos Preços a visa do Café Arábica: Aplicação dos Modelos Heeroscedásicos Carlos Albero Gonçalves da Silva Luciano Moraes Cenro Federal de EducaçãoTecnológica 8//0 Objevos

Leia mais

O impacto de requerimentos de capital na oferta de crédito bancário no Brasil

O impacto de requerimentos de capital na oferta de crédito bancário no Brasil O impaco de requerimenos de capial na ofera de crédio bancário no Brasil Denis Blum Rais e Silva Tendências Márcio I. Nakane Depep II Seminário Anual sobre Riscos, Esabilidade Financeira e Economia Bancária

Leia mais

METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL

METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 1. Inrodução O presene documeno visa apresenar dealhes da meodologia uilizada nos desenvolvimenos de previsão de demanda aeroporuária no Brasil

Leia mais

Uma análise de indicadores de sustentabilidade fiscal para o Brasil. Tema: Ajuste Fiscal e Equilíbrio Macroeconômico

Uma análise de indicadores de sustentabilidade fiscal para o Brasil. Tema: Ajuste Fiscal e Equilíbrio Macroeconômico Uma análise de indicadores de susenabilidade fiscal para o rasil Tema: Ajuse Fiscal e Equilíbrio Macroeconômico . INTRODUÇÃO Parece pouco discuível nos dias de hoje o fao de que o crescimeno econômico

Leia mais

Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fiscal.

Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fiscal. IPES Texo para Discussão Publicação do Insiuo de Pesquisas Econômicas e Sociais Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos eses de susenabilidade da políica fiscal. Luís Anônio Sleimann

Leia mais

2 Relação entre câmbio real e preços de commodities

2 Relação entre câmbio real e preços de commodities 18 2 Relação enre câmbio real e preços de commodiies Na exensa lieraura sobre o cálculo da axa de câmbio de longo prazo, grande pare dos modelos economéricos esimados incluem os ermos de roca como um dos

Leia mais

O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1

O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1 O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1 Paulo J. Körbes 2 Marcelo Marins Paganoi 3 RESUMO O objeivo dese esudo foi verificar se exise influência de evenos de vencimeno de conraos de opções sobre

Leia mais

Câmbio de Equilíbrio

Câmbio de Equilíbrio Câmbio de Equilíbrio Seção 1 Meodologia do cálculo do câmbio...4 Seção 2 - Passivo Exerno... 11 Seção 3 Susenabilidade do Passivo Exerno... 15 Seção 4 - Esimaivas... 17 Seção 5 - Conclusão... 20 2 Inrodução

Leia mais

Susan Schommer Risco de Crédito 1 RISCO DE CRÉDITO

Susan Schommer Risco de Crédito 1 RISCO DE CRÉDITO Susan Schommer Risco de Crédio 1 RISCO DE CRÉDITO Definição: Risco de crédio é o risco de defaul ou de reduções no valor de mercado causada por rocas na qualidade do crédio do emissor ou conrapare. Modelagem:

Leia mais

MACROECONOMIA I LEC 201

MACROECONOMIA I LEC 201 MACROECONOMIA I LEC 2 3.. Modelo Keynesiano Simples Ouubro 27, inesdrum@fep.up.p sandras@fep.up.p 3.. Modelo Keynesiano Simples No uro prazo, a Maroeonomia preoupa-se om as ausas e as uras dos ilos eonómios.

Leia mais

Função definida por várias sentenças

Função definida por várias sentenças Ese caderno didáico em por objeivo o esudo de função definida por várias senenças. Nese maerial você erá disponível: Uma siuação que descreve várias senenças maemáicas que compõem a função. Diversas aividades

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.640, DE 4 DE MARÇO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.640, DE 4 DE MARÇO DE 2013 CIRCULAR Nº.640, DE 4 DE MARÇO DE 20 Esabelece os procedimenos para o cálculo da parcela dos aivos ponderados pelo risco (RWA), relaiva ao cálculo do capial requerido para o risco operacional mediane abordagem

Leia mais

Uma avaliação da poupança em conta corrente do governo

Uma avaliação da poupança em conta corrente do governo Uma avaliação da poupança em cona correne do governo Manoel Carlos de Casro Pires * Inrodução O insrumeno de políica fiscal em vários ojeivos e não é surpreendene que, ao se deerminar uma mea de superávi

Leia mais

VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. Antônio Carlos de Araújo

VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. Antônio Carlos de Araújo 1 VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA Anônio Carlos de Araújo CPF: 003.261.865-49 Cenro de Pesquisas do Cacau CEPLAC/CEPEC Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Tarefa 5 Introdução aos Modelos Ocultos Markov

Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Tarefa 5 Introdução aos Modelos Ocultos Markov Insiuo de Tecnologia de Massachuses Deparameno de Engenharia Elérica e Ciência da Compuação 6.345 Reconhecimeno Auomáico da Voz Primavera, 23 Publicado: 7/3/3 Devolução: 9/3/3 Tarefa 5 Inrodução aos Modelos

Leia mais

UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS COMPONENTES QUE AFETAM O INVESTIMENTO PRIVADO NO BRASIL, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA.

UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS COMPONENTES QUE AFETAM O INVESTIMENTO PRIVADO NO BRASIL, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA. UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS COMPONENTES QUE AFETAM O INVESTIMENTO PRIVADO NO BRASIL, FAZENDO-SE APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA Área: ECONOMIA COELHO JUNIOR, Juarez da Silva PONTILI, Rosangela Maria

Leia mais

Escola E.B. 2,3 / S do Pinheiro

Escola E.B. 2,3 / S do Pinheiro Escola E.B. 2,3 / S do Pinheiro Ciências Físico Químicas 9º ano Movimenos e Forças 1.º Período 1.º Unidade 2010 / 2011 Massa, Força Gravíica e Força de Ario 1 - A bordo de um vaivém espacial, segue um

Leia mais

Teste de estresse na ligação macro-risco de crédito: uma aplicação ao setor doméstico de PFs. Autores: Ricardo Schechtman Wagner Gaglianone

Teste de estresse na ligação macro-risco de crédito: uma aplicação ao setor doméstico de PFs. Autores: Ricardo Schechtman Wagner Gaglianone Tese de esresse na ligação macro-risco de crédio: uma aplicação ao seor domésico de PFs Auores: Ricardo Schechman Wagner Gaglianone Lieraura: ligação macrorisco de crédio Relação macro-volume de crédio

Leia mais

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE CENÁRIOS NA APURAÇÃO DO V@R DE INSTRUMETOS NACIONAIS. Alexandre Jorge Chaia 1 Fábio da Paz Ferreira 2

METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE CENÁRIOS NA APURAÇÃO DO V@R DE INSTRUMETOS NACIONAIS. Alexandre Jorge Chaia 1 Fábio da Paz Ferreira 2 IV SEMEAD METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE CENÁRIOS NA APURAÇÃO DO V@R DE INSTRUMETOS NACIONAIS Alexandre Jorge Chaia 1 Fábio da Paz Ferreira 2 RESUMO Uma das ferramenas de gesão do risco de mercado

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F- 18 o semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno 1-D Conceios: posição, moimeno, rajeória Velocidade média Velocidade

Leia mais

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras Deparameno de Ciências Exaas Prof. Daniel Furado Ferreira 8 a Lisa de Exercícios Disribuição de Amosragem 1) O empo de vida de uma lâmpada possui disribuição normal com média

Leia mais

CHOQUES DE PRODUTIVIDADE E FLUXOS DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS PARA O BRASIL * Prof a Dr a Maria Helena Ambrosio Dias **

CHOQUES DE PRODUTIVIDADE E FLUXOS DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS PARA O BRASIL * Prof a Dr a Maria Helena Ambrosio Dias ** CHOQUES DE PRODUTIVIDADE E FLUXOS DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS PARA O BRASIL * Prof a Dr a Maria Helena Ambrosio Dias ** Resumo O inuio é invesigar como e em que grau um choque de produividade ocorrido

Leia mais

Dados do Plano. Resultado da Avaliação Atuarial. Data da Avaliação: 31/12/2010

Dados do Plano. Resultado da Avaliação Atuarial. Data da Avaliação: 31/12/2010 AVALIAÇÃO ATUARIAL Daa da Avaliação: 3/2/200 Dados do Plano Nome do Plano: CEEEPREV CNPB: 20.020.04-56 Parocinadoras: Companhia Esadual de Geração e Transmissão de Energia Elérica CEEE-GT Companhia Esadual

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.383. I - Abordagem do Indicador Básico; II - Abordagem Padronizada Alternativa; III - Abordagem Padronizada Alternativa Simplificada.

CIRCULAR Nº 3.383. I - Abordagem do Indicador Básico; II - Abordagem Padronizada Alternativa; III - Abordagem Padronizada Alternativa Simplificada. TÍTULO : DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 29 Página 1 de 7 CIRCULAR Nº.8 Esabelece os procedimenos para o cálculo da parcela do Parimônio de Referência Exigido (PRE) referene ao risco operacional (P OPR ), de

Leia mais

Crises cambiais e bancárias na década de 1990: uma análise de painel aplicada a mercados emergentes. Ana Paula Menezes Pereira * e Fernando Seabra **

Crises cambiais e bancárias na década de 1990: uma análise de painel aplicada a mercados emergentes. Ana Paula Menezes Pereira * e Fernando Seabra ** Crises cambiais e bancárias na década de 990: uma análise de painel aplicada a mercados emergenes Ana Paula Menezes Pereira * e Fernando Seabra ** Resumo: Um grande número de crises cambiais ocorreu na

Leia mais

3 O impacto de choques externos sobre a inflação e o produto dos países em desenvolvimento: o grau de abertura comercial importa?

3 O impacto de choques externos sobre a inflação e o produto dos países em desenvolvimento: o grau de abertura comercial importa? 3 O impaco de choques exernos sobre a inflação e o produo dos países em desenvolvimeno: o grau de aberura comercial impora? 3.1.Inrodução Todas as economias esão sujeias a choques exernos. Enreano, a presença

Leia mais

Análise econômica dos benefícios advindos do uso de cartões de crédito e débito. Outubro de 2012

Análise econômica dos benefícios advindos do uso de cartões de crédito e débito. Outubro de 2012 1 Análise econômica dos benefícios advindos do uso de carões de crédio e débio Ouubro de 2012 Inrodução 2 Premissas do Esudo: Maior uso de carões aumena a formalização da economia; e Maior uso de carões

Leia mais

Curva de Phillips, Inflação e Desemprego. A introdução das expectativas: a curva de oferta agregada de Lucas (Lucas, 1973)

Curva de Phillips, Inflação e Desemprego. A introdução das expectativas: a curva de oferta agregada de Lucas (Lucas, 1973) Curva de Phillips, Inflação e Desemprego Lopes e Vasconcellos (2008), capíulo 7 Dornbusch, Fischer e Sarz (2008), capíulos 6 e 7 Mankiw (2007), capíulo 13 Blanchard (2004), capíulo 8 A inrodução das expecaivas:

Leia mais

José Ronaldo de Castro Souza Júnior RESTRIÇÕES AO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE TRÊS HIATOS (1970-2000)

José Ronaldo de Castro Souza Júnior RESTRIÇÕES AO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE TRÊS HIATOS (1970-2000) José Ronaldo de Casro Souza Júnior RESTRIÇÕES AO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE TRÊS HIATOS (1970-2000) Belo Horizone, MG UFMG/CEDEPLAR 2002 José Ronaldo de Casro Souza Júnior

Leia mais

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO SÃO PAULO 2007 Livros Gráis hp://www.livrosgrais.com.br

Leia mais

Boom nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo?

Boom nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo? Boom nas vendas de auoveículos via crédio faro, preços baixos e confiança em ala: o caso de um ciclo? Fábio Auguso Reis Gomes * Fabio Maciel Ramos ** RESUMO - A proposa dese rabalho é conribuir para o

Leia mais

Tito Belchior Silva Moreira

Tito Belchior Silva Moreira 1º Lugar Tio Belchior Silva Moreira Mecanismos de Transmissão da Políica Fiscal no Brasil: uma invesigação empírica. XIV PRÊMIO TESOURO NACIONAL 2009: Homenagem a Euclides da Cunha TEMA 1. POLÍTICA FISCAL

Leia mais

REGRAS DE POLÍTICA MONETÁRIA ÓTIMAS EM PEQUENAS ECONOMIAS ABERTAS

REGRAS DE POLÍTICA MONETÁRIA ÓTIMAS EM PEQUENAS ECONOMIAS ABERTAS REGRAS DE POLÍTICA MONETÁRIA ÓTIMAS EM PEQUENAS ECONOMIAS ABERTAS CATEGORIA: PROISSIONAL - Inrodução Após as crises financeiras do final dos anos novena e início desa década, noadamene as crises da Ásia

Leia mais

UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS VIEIRA, Douglas Tadeu. TCC, Ciências Econômicas, Fecilcam, vieira.douglas@gmail.com PONTILI,

Leia mais

COMPORTAMENTO DIÁRIO DO MERCADO BRASILEIRO DE RESERVAS BANCÁRIAS NÍVEL E VOLATILIDADE IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA MONETÁRIA

COMPORTAMENTO DIÁRIO DO MERCADO BRASILEIRO DE RESERVAS BANCÁRIAS NÍVEL E VOLATILIDADE IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA MONETÁRIA COMPORTAMENTO DIÁRIO DO MERCADO BRASILEIRO DE RESERVAS BANCÁRIAS NÍVEL E VOLATILIDADE IMPLICAÇÕES NA POLÍTICA MONETÁRIA Resumo Mardilson Fernandes Queiroz UNB Ese rabalho evidencia padrão de comporameno

Leia mais

Fabiano Maia Pereira. Modelos de Ciclos Reais de Negócios com Imposto e Setor Externo: o Caso Brasileiro

Fabiano Maia Pereira. Modelos de Ciclos Reais de Negócios com Imposto e Setor Externo: o Caso Brasileiro Fabiano Maia Pereira Modelos de Ciclos Reais de Negócios com Imposo e Seor Exerno: o Caso Brasileiro Brasília Disrio Federal Unb/Deparameno de Economia 2009 Fabiano Maia Pereira Modelos de Ciclos Reais

Leia mais

Guia de Recursos e Atividades

Guia de Recursos e Atividades Guia de Recursos e Aividades girls worldwide say World Associaion of Girl Guides and Girl Scous Associaion mondiale des Guides e des Eclaireuses Asociación Mundial de las Guías Scous Unir as Forças conra

Leia mais

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI Sumário Inrodução 5 Gerador de funções 6 Caracerísicas de geradores de funções 6 Tipos de sinal fornecidos 6 Faixa de freqüência 7 Tensão máxima de pico a pico na saída 7 Impedância de saída 7 Disposiivos

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL RESUMO

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL RESUMO 78 EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL Pâmela Amado Trisão¹ Kelmara Mendes Vieira² Paulo Sergio Cerea³ Reisoli

Leia mais

Fluxo de Caixa, ADRs e Restrições de Crédito no Brasil

Fluxo de Caixa, ADRs e Restrições de Crédito no Brasil Vol. 5, No.2 Viória-ES, Mai Ago 2008 p. 144-151 ISSN 1807-734X Fluxo de Caixa, ADRs e Resrições de Crédio no Brasil Crisiano M. Cosa Deparmen of Economics, Universiy of Pennsylvania Lourenço Senne Paz

Leia mais

SPREAD BANCÁRIO NO BRASIL

SPREAD BANCÁRIO NO BRASIL SPREAD BANCÁRIO NO BRASIL Elaine Aparecida Fernandes RESUMO: Diane da consaação de que os spreads bancários brasileiros (diferença enre as axas de juros de capação e aplicação dos bancos) se enconram em

Leia mais

Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada e Inflação Implícita Metodologia

Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada e Inflação Implícita Metodologia Esruura a Termo das Taxas de Juros Esimada e Inflação Implícia Meodologia Versão Abril de 2010 Esruura a Termo das Taxas de Juros Esimada e Inflação Implícia Meodologia SUMÁRIO 1. ESTRUTURA A TERMO DAS

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO RISCO PAÍS E DAS CRISES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS NOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL NO PERÍODO PÓS PLANO REAL

A INFLUÊNCIA DO RISCO PAÍS E DAS CRISES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS NOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL NO PERÍODO PÓS PLANO REAL A INFLUÊNCIA DO RISCO PAÍS E DAS CRISES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS NOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL NO PERÍODO PÓS PLANO REAL fcccassuce@yahoo.com.br Apresenação Oral-Comércio Inernacional ANA

Leia mais

MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO PRIMEIRA LISTA DE QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO PRIMEIRA LISTA DE QUESTÕES PARA DISCUSSÃO MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSOR JOSÉ LUIS OREIRO PRIMEIRA LISTA DE QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 1 Quesão: Um fao esilizado sobre a dinâmica do crescimeno econômico mundial é a ocorrência de divergências

Leia mais

5 Erro de Apreçamento: Custo de Transação versus Convenience Yield

5 Erro de Apreçamento: Custo de Transação versus Convenience Yield 5 Erro de Apreçameno: Cuso de Transação versus Convenience Yield A presene seção em como objeivo documenar os erros de apreçameno implício nos preços eóricos que eviam oporunidades de arbiragem nos conraos

Leia mais

Campo magnético variável

Campo magnético variável Campo magnéico variável Já vimos que a passagem de uma correne elécrica cria um campo magnéico em orno de um conduor aravés do qual a correne flui. Esa descobera de Orsed levou os cienisas a desejaram

Leia mais

Artigos. Abordagem intertemporal da conta corrente: Nelson da Silva Joaquim Pinto de Andrade. introduzindo câmbio e juros no modelo básico*

Artigos. Abordagem intertemporal da conta corrente: Nelson da Silva Joaquim Pinto de Andrade. introduzindo câmbio e juros no modelo básico* Arigos Abordagem ineremporal da cona correne: inroduzindo câmbio e juros no modelo básico* Nelson da Silva Joaquim Pino de Andrade Resumo O modelo padrão da abordagem ineremporal da cona correne assume

Leia mais

AÇÕES DO MERCADO FINACEIRO: UM ESTUDO VIA MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS

AÇÕES DO MERCADO FINACEIRO: UM ESTUDO VIA MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS AÇÕES DO MERCADO FINACEIRO: UM ESTUDO VIA MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS Caroline Poli Espanhol; Célia Mendes Carvalho Lopes Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Presbieriana Mackenzie

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares Equações Diferenciais Ordinárias Lineares 67 Noções gerais Equações diferenciais são equações que envolvem uma função incógnia e suas derivadas, além de variáveis independenes Aravés de equações diferenciais

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 8 Introdução a Cinemática dos Fluidos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 8 Introdução a Cinemática dos Fluidos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 8 Inrodução a Cinemáica dos Fluidos Tópicos Abordados Nesa Aula Cinemáica dos Fluidos. Definição de Vazão Volumérica. Vazão em Massa e Vazão em Peso. Definição A cinemáica dos fluidos é a ramificação

Leia mais

APLICAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA MÉDIA MENSAL DA TAXA DE CÂMBIO DO REAL PARA O DÓLAR COMERCIAL DE COMPRA USANDO O MODELO DE HOLT

APLICAÇÃO DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA MÉDIA MENSAL DA TAXA DE CÂMBIO DO REAL PARA O DÓLAR COMERCIAL DE COMPRA USANDO O MODELO DE HOLT XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Mauridade e desafios da Engenharia de Produção: compeiividade das empresas, condições de rabalho, meio ambiene. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de ouubro

Leia mais

SÉRIES WORKING PAPER BNDES/ANPEC PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - PDE

SÉRIES WORKING PAPER BNDES/ANPEC PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - PDE SÉRIES WORKING PAPER BNDES/ANPEC PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - PDE RELAÇÕES MACROECONÔMICAS ENTRE DESEMPENHO DA BALANÇA COMERCIAL, TAXA REAL DE CÂMBIO, INVESTIMENTOS PRODUTIVOS,

Leia mais

4. A procura do setor privado. 4. A procura do setor privado 4.1. Consumo 4.2. Investimento. Burda & Wyplosz, 5ª Edição, Capítulo 8

4. A procura do setor privado. 4. A procura do setor privado 4.1. Consumo 4.2. Investimento. Burda & Wyplosz, 5ª Edição, Capítulo 8 4. A procura do seor privado 4. A procura do seor privado 4.. Consumo 4.2. Invesimeno Burda & Wyplosz, 5ª Edição, Capíulo 8 4.2. Invesimeno - sock de capial óimo Conceios Inroduórios Capial - Bens de produção

Leia mais

O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 1970-2001

O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 1970-2001 O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 970-200 Ricardo Candéa Sá Barreo * Ahmad Saeed Khan ** SINOPSE Ese rabalho em como objeivo analisar o impaco dos invesimenos na economia cearense

Leia mais

Estrutura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil*

Estrutura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil* REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 15, N. 30, P. 303-345, DEZ. 2008 303 Esruura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil* SAMER SHOUSHA** RESUMO Exise uma relação muio próxima enre

Leia mais

OS EFEITOS DO CRÉDITO RURAL E DA GERAÇÃO DE PATENTES SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA hfsspola@esalq.usp.br

OS EFEITOS DO CRÉDITO RURAL E DA GERAÇÃO DE PATENTES SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA hfsspola@esalq.usp.br OS EFEITOS DO CRÉDITO RURAL E DA GERAÇÃO DE PATENTES SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA hfsspola@esalq.usp.br Apresenação Oral-Ciência, Pesquisa e Transferência de Tecnologia HUMBERTO FRANCISCO SILVA

Leia mais

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ANÁLISE DO DESEMPENHO DA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA ESTIMAÇÕES DAS ELASTICIDADES DAS FUNÇÕES DA

Leia mais

OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA NA CETREL: DIAGNÓSTICO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE GANHOS

OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA NA CETREL: DIAGNÓSTICO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE GANHOS STC/ 08 17 à 22 de ouubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil SESSÃO TÉCNICA ESPECIAL CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (STC) OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA NA CETREL: DIAGNÓSTICO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE

Leia mais

DEMANDA BRASILEIRA DE CANA DE AÇÚCAR, AÇÚCAR E ETANOL REVISITADA

DEMANDA BRASILEIRA DE CANA DE AÇÚCAR, AÇÚCAR E ETANOL REVISITADA XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Mauridade e desafios da Engenharia de Produção: compeiividade das empresas, condições de rabalho, meio ambiene. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de ouubro

Leia mais

PROJEÇÃO DO PREÇO FUTURO DE UMA AÇÃO DA USIMINAS: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA

PROJEÇÃO DO PREÇO FUTURO DE UMA AÇÃO DA USIMINAS: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA 3 PROJEÇÃO DO PREÇO FUTURO DE UMA AÇÃO DA USIMINAS: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA PROJEÇÃO DO PREÇO FUTURO DE UMA AÇÃO DA USIMINAS: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA Felipe Lacerda Diniz Leroy 1 RESUMO Nese arigo,

Leia mais

OBJETIVOS. Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: Explicar a diferença entre regressão espúria e cointegração.

OBJETIVOS. Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: Explicar a diferença entre regressão espúria e cointegração. Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: OBJETIVOS Explicar a diferença enre regressão espúria e coinegração. Jusificar, por meio de ese de hipóeses, se um conjuno de séries emporais

Leia mais

Sistemas não-lineares de 2ª ordem Plano de Fase

Sistemas não-lineares de 2ª ordem Plano de Fase EA93 - Pro. Von Zuben Sisemas não-lineares de ª ordem Plano de Fase Inrodução o esudo de sisemas dinâmicos não-lineares de a ordem baseia-se principalmene na deerminação de rajeórias no plano de esados,

Leia mais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Economia. Bruno Russi

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Economia. Bruno Russi Insper Insiuo de Ensino e Pesquisa Programa de Mesrado Profissional em Economia Bruno Russi ANÁLISE DA ALOCAÇÃO ESTRATÉGICA DE LONGO PRAZO EM ATIVOS BRASILEIROS São Paulo 200 Bruno Russi Análise da alocação

Leia mais

Composição Ótima da Dívida Pública Federal: Definição de uma Referência de Longo Prazo

Composição Ótima da Dívida Pública Federal: Definição de uma Referência de Longo Prazo Composição Óima da Dívida Pública Federal: Definição de uma Referência de Longo Prazo Brasília 2011 MINISTRO DA FAZENDA Guido Manega SECRETÁRIO-EXECUTIVO Nelson Henrique Barbosa Filho SECRETÁRIO DO TESOURO

Leia mais

Uma Análise Sobre a Sustentabilidade de Médio-Prazo da Dívida Pública Brasileiro Sob Condições de Risco (2008-2012)

Uma Análise Sobre a Sustentabilidade de Médio-Prazo da Dívida Pública Brasileiro Sob Condições de Risco (2008-2012) Uma Análise Sobre a Susenabilidade de Médio-Prazo da Dívida Pública Brasileiro Sob Condições de Risco (2008-202) Jaime Ferreira Dias * José Luis Oreiro ** Resumo: Ese arigo em por objeivo analisar a dinâmica

Leia mais

MÉTODO MARSHALL. Os corpos de prova deverão ter a seguinte composição em peso:

MÉTODO MARSHALL. Os corpos de prova deverão ter a seguinte composição em peso: TEXTO COMPLEMENTAR MÉTODO MARSHALL ROTINA DE EXECUÇÃO (PROCEDIMENTOS) Suponhamos que se deseje dosar um concreo asfálico com os seguines maeriais: 1. Pedra 2. Areia 3. Cimeno Porland 4. CAP 85 100 amos

Leia mais

dos Santos, Carlos Eduardo Meyer; da Silveira, Marcos Antonio C.

dos Santos, Carlos Eduardo Meyer; da Silveira, Marcos Antonio C. econsor www.econsor.eu Der Open-Access-Publikaionsserver der ZBW Leibniz-Informaionszenrum Wirschaf The Open Access Publicaion Server of he ZBW Leibniz Informaion Cenre for Economics dos Sanos, Carlos

Leia mais

Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016. Professor: Rubens Penha Cysne

Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016. Professor: Rubens Penha Cysne Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Geulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016 Professor: Rubens Penha Cysne Lisa de Exercícios 4 - Gerações Superposas Obs: Na ausência de de nição de

Leia mais

O MECANISMO DE TRANSMISSÃO MONETÁRIA PARA UMA PEQUENA ECONOMIA ABERTA INTEGRADA NUMA UNIÃO MONETÁRIA* 1

O MECANISMO DE TRANSMISSÃO MONETÁRIA PARA UMA PEQUENA ECONOMIA ABERTA INTEGRADA NUMA UNIÃO MONETÁRIA* 1 Arigos Primavera 29 O MECANISMO DE TRANSMISSÃO MONETÁRIA PARA UMA PEQUENA ECONOMIA ABERTA INTEGRADA NUMA UNIÃO MONETÁRIA* Bernardino Adão**. INTRODUÇÃO Nese rabalho é analisado um modelo esilizado de uma

Leia mais

Working Paper Impacto do investimento estrangeiro direto sobre renda, emprego, finanças públicas e balanço de pagamentos

Working Paper Impacto do investimento estrangeiro direto sobre renda, emprego, finanças públicas e balanço de pagamentos econsor www.econsor.eu Der Open-Access-Publikaionsserver der ZBW Leibniz-Informaionszenrum Wirscaf Te Open Access Publicaion Server of e ZBW Leibniz Informaion Cenre for Economics Gonçalves, Reinaldo Working

Leia mais

PREVISÃO DE INFLAÇÃO EM CABO VERDE POR MEIO DE VETORES AUTOREGRESSIVOS

PREVISÃO DE INFLAÇÃO EM CABO VERDE POR MEIO DE VETORES AUTOREGRESSIVOS PREVISÃO DE INFLAÇÃO EM CABO VERDE POR MEIO DE VETORES AUTOREGRESSIVOS Resumo Anônio José Medina dos Sanos Bapisa Rubicleis Gomes da Silva O objeivo do rabalho foi esimar um modelo de correção de erro

Leia mais

Estudo comparativo de processo produtivo com esteira alimentadora em uma indústria de embalagens

Estudo comparativo de processo produtivo com esteira alimentadora em uma indústria de embalagens Esudo comparaivo de processo produivo com eseira alimenadora em uma indúsria de embalagens Ana Paula Aparecida Barboza (IMIH) anapbarboza@yahoo.com.br Leicia Neves de Almeida Gomes (IMIH) leyneves@homail.com

Leia mais

ANDRÉ FRANZEN DETERMINANTES DO FLUXO DE INVESTIMENTO DE PORTFÓLIO PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

ANDRÉ FRANZEN DETERMINANTES DO FLUXO DE INVESTIMENTO DE PORTFÓLIO PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Cenro Sócio Econômico - CSE Programa de Pós-Graduação em Economia (Mesrado) ANDRÉ FRANZEN DETERMINANTES DO FLUXO DE INVESTIMENTO DE PORTFÓLIO PARA O MERCADO ACIONÁRIO

Leia mais

= + 3. h t t. h t t. h t t. h t t MATEMÁTICA

= + 3. h t t. h t t. h t t. h t t MATEMÁTICA MAEMÁICA 01 Um ourives possui uma esfera de ouro maciça que vai ser fundida para ser dividida em 8 (oio) esferas menores e de igual amanho. Seu objeivo é acondicionar cada esfera obida em uma caixa cúbica.

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E LIMITES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: O CASO BRASILEIRO

SUSTENTABILIDADE E LIMITES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: O CASO BRASILEIRO SUSTENTABILIDADE E LIMITES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: O CASO BRASILEIRO 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1 TESTES DE SUSTENTABILIDADE DA DÍVIDA PÚBLICA BASEADOS NA RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA INTERTEMPORAL DO GOVERNO...5

Leia mais

Multicointegração e políticas fiscais: uma avaliação de sustentabilidade fiscal para América Latina

Multicointegração e políticas fiscais: uma avaliação de sustentabilidade fiscal para América Latina IPES Texo para Discussão Publicação do Insiuo de Pesquisas Econômicas e Sociais Mulicoinegração e políicas fiscais: uma avaliação de susenabilidade fiscal para América Laina Luís Anônio Sleimann Berussi

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Introdução: economias abertas Problema da liquidez: Como ajustar desequilíbrios de posições entre duas economias? ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Como o cada tipo de ajuste ( E, R,

Leia mais

A FÁBULA DO CONTROLADOR PID E DA CAIXA D AGUA

A FÁBULA DO CONTROLADOR PID E DA CAIXA D AGUA A FÁBULA DO CONTROLADOR PID E DA CAIXA D AGUA Era uma vez uma pequena cidade que não inha água encanada. Mas, um belo dia, o prefeio mandou consruir uma caia d água na serra e ligou-a a uma rede de disribuição.

Leia mais

DESALINHAMENTOS DA TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO E PREÇOS RELATIVOS NO BRASIL: COINTEGRAÇÃO, CAUSALIDADE E MODELO DE CORREÇÃO DE ERRO

DESALINHAMENTOS DA TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO E PREÇOS RELATIVOS NO BRASIL: COINTEGRAÇÃO, CAUSALIDADE E MODELO DE CORREÇÃO DE ERRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE ECONOMIA DESALINHAMENTOS DA TAXA DE CÂMBIO NO LONGO PRAZO E PREÇOS RELATIVOS NO BRASIL: COINTEGRAÇÃO, CAUSALIDADE E MODELO DE CORREÇÃO DE ERRO THAÍS GUIMARÃES

Leia mais

BLOCO 9 PROBLEMAS: PROBLEMA 1

BLOCO 9 PROBLEMAS: PROBLEMA 1 BLOCO 9 ASSUNTOS: Análise de Invesimenos Valor Acual Líquido (VAL) Taxa Inerna de Renabilidade (TIR) Rácio Benefício - Cuso (RBC) Tempo de Recuperação (TR) PROBLEMAS: PROBLEMA 1 Perane a previsão de prejuízos

Leia mais

Eficácia das Intervenções do Banco Central do Brasil sobre a Volatilidade Condicional da Taxa de Câmbio Nominal

Eficácia das Intervenções do Banco Central do Brasil sobre a Volatilidade Condicional da Taxa de Câmbio Nominal Eficácia das Inervenções do Banco Cenral do Brasil sobre a Volailidade Condicional da Taxa de Câmbio Nominal Fernando Nascimeno de Oliveira, Alessandra Plaga Conens: Keywords: 1. Inrodução; 2. Dados; 3.

Leia mais