OBJETIVOS. Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: Explicar a diferença entre regressão espúria e cointegração.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVOS. Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: Explicar a diferença entre regressão espúria e cointegração."

Transcrição

1 Ao final desse grupo de slides os alunos deverão ser capazes de: OBJETIVOS Explicar a diferença enre regressão espúria e coinegração. Jusificar, por meio de ese de hipóeses, se um conjuno de séries emporais coinegra ou não. Esimar os parâmeros de um modelo de regressão com séries emporais não esacionárias mas coinegradas.

2 Coinegração e o Modelo de Correção de Erros Aula 10a Bueno, 2011 Capíulo 7 Enders, 2010 Capíulo 6 Heij e al., 2004 Seção 7.6 Hendry e Juselius (2000, 2001) Johansen, (1996) Juselius (2008) Lukepohl (1991, 2006) Morein, 2011 Capíulo 10

3 Inrodução Um dos objeivos da Economeria é avaliar empiricamene eorias econômicas que, em geral, pressupõem relações de equilíbrio de longo prazo enre variáveis econômicas. A averiguação das eorias econômicas pode ser feia com base em modelagem de séries emporais que, via de regra, apresenam algum ipo de endência.

4 CUIDADO!!!!! Modelos de regressão que envolvam dados de séries emporais apresenando endência podem levar a resulados espúrios.

5 Regressão Espúria Fenômeno que ocorre quando duas variáveis não são direamene correlacionadas, mas apresenam correlação com uma erceira variável, e a regressão enre as duas primeiras é significane, mas não quer dizer nada, porque cada uma delas é explicada por essa erceira variável. A esse fenômeno, Granger e Newbold (1974) deram o nome de problema de regressão espúria. Observação: Uma regressão espúria cosuma exibir valores baixos da esaísica de Durbin-Wason e um alo valor de R 2.

6 Regressão Espúria Ainda, Granger e Newbold (1974) mosraram, via simulações, que é basane ala a probabilidade de não rejeição esaísica da exisência de relação enre duas variáveis geradas por dois passeios aleaórios independenes. A priori, a solução que se recomendava, nesses casos, era esimar a regressão uilizando as variáveis na primeira diferença.

7 Coinegração Porém, essa não é a melhor das soluções (eliminar a endência aravés da omada de diferenças), pois acabamos por esconder as propriedades de longo prazo da relação enre as variáveis econômicas, o que é, em úlima insância, a razão da esimação efeuada. Além disso, se a endência esocásica for comum a odas as variáveis, diz-se que exise um equilíbrio de longo prazo.

8 Coinegração Phillips (1986) demonsrou que há uma siuação em que é possível rabalhar com o nível das séries, e não com as primeiras diferenças, sem correr o risco de regressões espúrias, desde que as séries uilizadas sejam coinegradas de uma paricular ordem.

9 Processos Coinegrados

10 Processos Coinegrados Uma combinação linear de processos I(1) será usualmene I(1). Em geral, se {x } e {y } forem ambos I(d), enão a combinação linear u = y β 1 x será usualmene I(d). Todavia, é possível que u seja inegrado de uma ordem menor, digamos I(d-b), b > 0.

11 Processos Coinegrados Coinegração, porano, implica que y e x comparilham endências esocásicas semelhanes e, de fao, como sua diferença u é esacionária, elas nunca divergem muio uma da oura. Ou seja, elas comovimenarão no longo prazo porque uma combinação linear delas é reversível à média (esacionária).

12 Processos Coinegrados Enreano, no curo prazo há desvios dessa endência comum, de modo que u é chamado de erro de equilíbrio, porque expressa os desvios emporários do equilíbrio de longo prazo. Do exposo, as variáveis coinegradas y e x exibem uma relação de equilíbrio de y β 1 x e o erro de equilíbrio, definido por u represena desvios de curo prazo a parir da relação de longo prazo.

13 Definição 1. (Engle e Granger) As componenes do veor X serão coinegradas de ordem (d, b), e escreveremos X C.I.(d, b), se: (a) odos as componenes de X são I(d); (b) exise um veor = ( 1,..., n ) T, não-nulo, al que Processos Coinegrados ' X 1X1 n I( d b), d b 0. (1) O veor, de ordem n x 1, é chamado veor de coinegração. X n

14 Processos Coinegrados Definição 2. (Campbell e Perron) As componenes do veor X, n x 1, serão dias coinegradas de ordem (d, b), denoada por X C.I. (d, b), se exisir pelo menos um veor não nulo al que: u X ' I( d b), d b 0. O veor, de ordem n x 1, é chamado veor de coinegração.

15 Observações (i) Segundo Engle e Granger, odas as variáveis devem ser inegradas de mesma ordem. Todavia, raa-se de uma condição muio resriiva, pois há modelos em economia que relacionam variáveis com diversas ordens de inegração. (ii) Por ouro lado, eses sobre hipóeses econômicas poderão ser realizados, dado que houve um relaxameno sobre a condição imposa na definição dada por Engle e Granger, segundo a definição de Campbell e Perron.

16 Observações (iii) O veor de coinegração não é único, pois dado o escalar 0, enão é ambém um veor de coinegração. Tipicamene, uma das variáveis é usada para normalizar, fixando-se seu coeficiene igual a 1; usualmene omase = (1, - 2,..., - n ), de modo que ' X X 1 X 2 2 X n n.

17 (iv) Por exemplo, se X I(0), emos que com Noa: Em equilíbrio de longo prazo, u = 0 e a relação de equilíbrio de longo prazo é n n u X β X β X I u ) (0 Observações n n X β X β X

18 EXEMPLO 1 Suponha que X 1, = + 1,, X 2, = + 2,, = -1 +, em que os erros são i.i.d. (0, i2 ) e independenes enre si. Perguna: X 1, e X 2, são coinegradas? Jusifique. X 1, e X 2, são I(1), uma vez que é I(1). Ainda, represena a endência esocásica comum. Finalmene, X 1, X 2, = 1, 2, I(0). Ou seja, o veor de coinegração é = (1 1).

19 EXEMPLO 2 Considere as séries X 1, = 2 X 2, + 1,, X 2, = X 2,-1 + 2,, em que os erros são i.i.d. (0, i2 ) e independenes enre si. Perguna: X 1, e X 2, são coinegradas? Jusifique. Não é difícil perceber que X 2, é I(1) e represena a endência esocásica comum. Ainda, a primeira equação represena a relação de equilíbrio de longo prazo. O veor de coinegração é = (1 2 ).

20 Exercício 1 (ANPEC2004 QUESTÃO 09) Considere a seguine regressão enre y e z : y z em que u é o ermo de erro aleaório. u São correas as afirmaivas: (0) Se y for I(1) e z for I(0), enão y e z são coinegradas. (1) Se y for I(0) e z for I(1), enão y e z são coinegradas. (2) Se y for I(1) e z for I(1), enão y e z são coinegradas. (3) Se y for I(1), z for I(1) e u for I(0), enão y e z são coinegradas. (4) Se u for I(0) as séries y e z são necessariamene coinegradas. (0) F (1) F (2) F (3) V (4) F 20

21 Teorema da Represenação de Granger Se X CI(1,1), enão ele pode ser represenado por um Mecanismo/Modelo de Correção de Erros (MCE).

22 Modelo de Correção de Erros (MCE)

23 Volando ao Exemplo 2 Considerando as séries X 1, = 2 X 2, + 1,, X 2, = X 2,-1 + 2,, em que os erros são i.i.d. (0, i2 ) e independenes enre si. Vimos que X 2, é I(1) e represena a endência esocásica comum. Ainda, a primeira equação represena a relação de equilíbrio de longo prazo.

24 Volando ao Exemplo 2 Assim, a primeira perguna que se faz é: será que a relação de equilíbrio é obedecida em odos os períodos de empo? Ou seja, será que 1, = 0 em odos os períodos de empo? Aqui, 1, faz o papel do erro de equilíbrio e represena desvios de curo prazo a parir da relação de longo prazo.

25 Volando ao Exemplo 2 Assim, considerando que a resposa para a perguna anerior seja negaiva, enão os desvios de curo prazo, 1,, deverão ser corrigidos para que os desequilíbrios possam ser corrigidos para que a coinegração seja observada.

26 Volando ao Exemplo 2 Do exposo, suponha que, por exemplo, variações em X 1, dependam de desvios dese equilíbrio no insane -1, ou seja, X 1, = 1 (X 1,-1 2 X 2,-1 ) + a 1,. Ainda, variações em X 1,, além de depender dos desvios de equilíbrio no insane -1, ambém podem depender das variações em X 1, e X 2, no insane -1, assim: X 1, = 1 (X 1,-1 2 X 2,-1 ) + a 11,1 X 1,-1 + a 12,1 X 2,-1 + a 1,

27 OBSERVAÇÃO Relação similar poderia ser pensada para a variável X 2,. Assim, por exemplo X 2, = 2 (X 1,-1 2 X 2,-1 ) + a 2, ou, por exemplo X 2, = 2 (X 1,-1 2 X 2,-1 ) + a 21,1 X 1,-1 + a 22,1 X 2,-1 + a 2,

28 Tese de Coinegração de Engle-Granger

29 INTRODUÇÃO Além de muio inuiivo, o ese de coinegração de Engle e Granger (1987) é indicado para ser feio sobre uma única equação. Todavia, num sisema com várias variáveis (n > 2), pode exisir mais de um veor de coinegração e usando o procedimeno de Engle-Granger, que será descrio em breve, só é esimado 1 veor de coinegração, o que pode não ser muio razoável, a menos que se especifique muio bem qual equação se quer esar. Assim, a solução da escolha da equação esará na especificação das relações econômicas enre essas variáveis.

30 Tese de Coinegração de EngleGranger Considere o veor X = (y z ), de dimensão 2 x 1, inegrado de ordem 1, por exemplo. Aqui, suponha que a forma funcional que será uilizada para conduzir o do ese de ineresse seja dada por: y z u 0 1 (EC) Cuidado: é imporane raar adequadamene a enrada dos ermos deerminísicos na forma funcional.

31 Tese de Coinegração de EngleGranger Após esimar os parâmeros da equação (EC), por MQO, forme os resíduos da mesma e, com base na seguine especificação para a forma funcional auxiliar, uˆ uˆ m iuˆ 1 i i1 conduza um ese de hipóeses adequado, sobre o parâmero, para verificar se os resíduos da (EC) são I(1) ou I(0).

32 Tese de Coinegração de EngleGranger As hipóeses de ineresse são dadas por: H 0 : = 0 (série apresena raiz uniária). H A : < 0 (série não apresena raiz uniária). Caso a hipóese nula não seja rejeiada, enão y e z não são coinegradas (regressão espúria). Caso a hipóese nula seja rejeiada, enão y e z são coinegradas (valor de 1 ende a er significado econômico)

33 OBSERVAÇÃO Nesse procedimeno há uma diferença imporane no que diz respeio aos valores críicos do ese CRADF (coinegraed residuals ADF) a serem omados como referência, uma vez que os resíduos da coinegração, esimados por MQO, provavelmene serão esacionários, já que o criério de minimização da soma dos quadrados dos resíduos impõe que a soma dos resíduos seja igual a zero.

34 OBSERVAÇÃO Assim, as abelas uilizadas nos eses ADF são inadequadas, pois levam à rejeição da hipóese nula com uma frequência maior do que a realmene devida. Porano, para eviar al problema, é necessário fazer uma correção nos valores críicos dessas abelas. Engle e Granger (1987), MacKinnon (1991, 2010) e Enders (2004) apresenam abelas adequadas para ais eses.

35 OBSERVAÇÃO Em especial, o procedimeno de MacKinnon (2010) é basane ineressane para ober os valores críicos associados ao ese CRADF (n = 1, 2,..., 12), uma vez que leva em consideração não só odos os possíveis amanhos amosrais como ambém a presença ou não de ermos deerminísicos (consane, endência linear e endência quadráica). Para mais dealhes, vide o Apêndice de MacKinnon (2010), páginas 11 e 12.

36 Tese de Coinegração de EngleGranger Valores Críicos para o ese de Coinegração sugerido por Engle-Granger T 1% 5% 10% 50-4,123-3,461-3, ,008-3,398-3, ,954-3,368-3, ,921-3,350-3,054 Fone: Engle e Granger (1987).

37 Problemas no Procedimeno de EngleGranger 1. Só em dinâmica na segunda eapa (implica em redução de poência do ese) 1o. Passo Esima modelo esáico 2o. Passo Tese CRADF gera dinâmica. 2. Requer a classificação das variáveis em endógena e exógena. Só quero esudar se há comporameno de equilíbrio; não esou, sempre, ineressado em relações de causa-efeio; só quero saber se as séries caminham esavelmene. 3. Se n > 2, pode exisir mais de um veor de coinegração. Usando modelos de regressão só esimo 1 veor, o que pode não ser razoável.

38 EXERCÍCIO O arquivo vendas.wf1 apresena as séries anuais, enre os anos de 1937 e 1990, de vendas (em milhares de unidades) e de gaso com propaganda (em milhares de dólares), de uma deerminada empresa nore americana. Verifique a veracidade das seguines afirmações: (a) A série de log(vendas) é esacionária. (b) A série de log(gaso com propaganda) é esacionária. (c) A regressão é espúria. ven 0 log prop u log 1

39 EXERCÍCIO Considere o arquivo vendas.wf1, que apresena as séries anuais, enre os anos de 1937 e 1990, de vendas (em milhares de unidades) e de gaso com propaganda (em milhares de dólares), de uma deerminada empresa nore americana. Com base nos resulados do ese CRADF, aneriormene aplicado, exise um MCE? Em caso negaivo, explique. Em caso afirmaivo, esime.

40 Mecanismo/Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC)

41 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Para compreender facilmene o MCE, considere o exemplo envolvendo os preços de um mesmo produo em diferenes mercados. Para faciliar, imagine apenas dois mercados. Imagine, por exemplo, que P 1 e P 2 sejam as séries de preços do produo nos mercados 1 e 2, respecivamene. Ainda, é razoável admiir que as duas variáveis econômicas exibam uma relação de equilíbrio de longo prazo.

42 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Ainda, considere que a relação (normalizada) de equilíbrio de longo prazo enre as séries de preços seja dada por P 1 P 2. A primeira perguna que se faz é: será que essa relação é obedecida em odos os períodos de empo?

43 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Em caso afirmaivo, P 1 P 2 = 0, ou seja, emos uma relação maemáica. Em caso negaivo, P 1 P 2 =. Aqui, faz o papel do erro de equilíbrio e represena desvios de curo prazo a parir da relação de longo prazo.

44 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Assim, considerando o segundo caso, os desvios de curo prazo deverão ser corrigidos para que os desequilíbrios possam ser corrigidos para que a coinegração seja observada.

45 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Do exposo, suponha que, por exemplo, variações em P 1 dependam de desvios dese equilíbrio no insane -1, ou seja, P 1 = 1 (P 1,-1 P 2,-1 ) + a 1. Ainda, uma relação similar pode ser pensada para P 2 : P 2 = 2 (P 1,-1 P 2,-1 ) + a 2.

46 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) O mesmo vale para um mecanismo de correção de erro mais geral. Ou seja, suponha que P 1 e P 2 sejam duas séries I(1) e que P 1 P 2 seja a relação de equilíbrio. Assim, P 1 = 1 (P 1,-1 P 2,-1 ) + a 11,1 P 1,-1 + a 12,1 P 2,-1 + a 1 e P 2 = 2 (P 1,-1 P 2,-1 ) + a 21,1 P 1,-1 + a 22,1 P 2,-1 + a 2.

47 Das equações aneriores, defina o veor X como X = (P 1 P 2 ) assim, podemos escrever o modelo anerior da seguine forma: (1) 1 1 ' ε X A X α β X com 22,1 21,1 12,1 11,1 a a a a A 1 β 2 1 α Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC)

48 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Supondo que P 1 e P 2 sejam I(1), enão P 1 e P 2 serão ambas I(0). Ainda, os membros do lado direio das igualdades deverão ser I(0). Supondo os erros a 1 e a 2 ruídos brancos esacionários, segue-se que i (P 1,-1 P 2,-1 ) I(0), i = 1, 2. Logo, se 1 0 ou 2 0, segue que P 1 P 2 I(0) e represena uma relação de coinegração enre P 1 e P 2.

49 OBSERVAÇÕES (i) É fácil perceber que (1) é um modelo VAR(1) nas primeiras diferenças, com um ermo de correção de erro adicionado. (ii) Os parâmeros 1 e 2 são relacionados à velocidade de ajusameno. Se ambos forem nulos não há relação de longo prazo.

50 Ainda, (1) pode ser escrio como ' ε X X A X α β X X ou 2 1 ' n ε A X X A α β I X Ou seja, (1) pode ser viso aravés de um VAR(2), em nível. Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC)

51 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Não é difícil mosrar que para um VAR(2) n-dimensional, X Φ 1 X 1 Φ 2 X 2 ε (2) eremos X F 1 X 1 Π X 1 ε (3) com F Φ 1 2 e Π I n Φ 1 Φ 2

52 OBSERVAÇÃO Já foi esudado, aneriormene, que o sisema descrio em (2) será esável se odas as soluções de de I 2 Φ L Φ2 L n 1 esiverem fora do círculo uniário. 0 Todavia, aqui, suponha que o veor seja não-esacionário, com um ou mais auovalores sobre o círculo uniário e os demais denro do círculo.

53 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Do slide anerior, logo, a mariz de I Φ Φ2 0 n 1 = I n 1 2 é singular. Ainda, suponha que o poso de seja igual a r. Ou seja, () = r (< n).

54 OBSERVAÇÃO 1 De acordo com um eorema proposo por Granger (vide, por exemplo, Bueno, 2008, página 213), se uma mariz não iver poso compleo ela poderá ser decomposa em duas marizes muliplicaivas. Ou seja, em nosso caso, eremos Π α β' Essa será uma propriedade basane adequada para dar uma inerpreação econômica a séries emporais e é a base para desenvolver o ese de coinegração mulivariado de Johansen, que será viso em breve.

55 OBSERVAÇÃO 2 Se poso de for igual a zero, não exise coinegração, pois não exise veor de correção de erros. Logo, X em represenação VAR(p-1) esacionária. Se poso de for igual a n, enão o veor X I(0). Logo, não faz senido falar em coinegração. Ou seja, X em uma represenação VAR(p) esacionária.

56 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Da Observação 1, pode ser decomposa como em que =, e apresenam ordem n x r e poso igual a r. Dessa forma, não é difícil ver que (3) fica escrio como X F 1 X αβ' X ε 1 1 (4) que é análoga a (1).

57 OBSERVAÇÃO Ainda, de (4), não é difícil observar que é I(0). αβ' X F X X ε Assim, o lado esquerdo da igualdade coninuará sendo I(0) se o pré-muliplicarmos por 1 αα' α'

58 OBSERVAÇÃO Ou seja, e, finalmene, β' X 1 I(0) β' X I(0). Segue-se que cada linha do resulado anerior represenará uma relação de coinegração. Conclui-se, ainda, que a parir de um VAR(2) n-dimensional, obemos um modelo nas primeiras diferenças com variáveis coinegradas.

59 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) A forma descria em (4) é chamada de forma de correção de equilíbrio ou de correção de erros. Segundo Hendry e Juselius (2001), a forma (4) é mais apropriada se quisermos discriminar enre efeios de ajusameno de curo prazo a relações de longo prazo e os efeios de variações nas diferenças defasadas. Em (4), a mariz de níveis defasados,, esá no insane -1, mas pode ser escolhida esar em qualquer defasagem.

60 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) O modelo de correção de erros é assim chamado porque explica X por dois componenes: o faor de curo prazo, represenado por 1 1 e a relação de longo prazo dada enre as coordenadas do veor de variáveis endógenas Π X considerando que haja coinegração. F X αβ' X 1 1

61 Modelo de Correção de Erros Veorial (VEC) Em (4), e são duas marizes de ordem n x r e poso r. Dizemos que é a mariz de coinegração ou de veores coinegrados e é a mariz de cargas ou mariz de coeficienes de ajusameno.

62 Vale a pena observar que I(0) e β' X 1 I(0) X OBSERVAÇÃO Assim, esses ermos apresenam médias consanes, ou seja: E X c represenando axas de crescimeno; e Eβ' X 1 μ represenando os inercepos nas relações de coinegração.

63 OBSERVAÇÃO Assim, do slide anerior e parindo de (4), um resulado mais abrangene, dado por X c p1 F X i i i1 c αβ' X 1 μ ε (5) pode ser facilmene obido. Em (5), vemos que há duas formas de correção de equilíbrio: uma do crescimeno dos dados à sua média e, oura, dos veores de coinegração em relação à sua média. Em análises de séries reais, emos que verificar se c e são diferenes de zero ou não.

64 Tese de Coinegração de Johansen

65 Inrodução Johansen propõe um ese para definir o poso da mariz e, por consequência, o espaço de coinegração. Com base nisso, podemos esimar os veores de coinegração conidos em. A meodologia proposa pelo auor é ineressane porque é empreendida simulaneamene à esimação do modelo de correção de erros veorial (VEC).

66 Inrodução Ou seja, a meodologia proposa por Johansen permie a esimação do VEC simulaneamene aos veores de coinegração. Para idenificar o poso, Johansen propõe dois eses, baseados em uma esimação por máxima verossimilhança resria.

67 Inrodução A ideia de Johansen é usar a configuração VAR e procurar o poso da mariz de uma forma basane ineligene. De forma inuiiva, caso haja coinegração, o poso da mariz, que apresena dimensão n x n, será menor que n, digamos igual a r.

68 Inrodução Vale observar que, aqui, a ideia de poso nulo é análoga à ideia de raiz uniária no modelo univariado. Naquele caso, o coeficiene que muliplicava a variável original defasada em um passo era nulo ane a presença de raiz uniária. No caso mulivariado, poso nulo significa que a mariz = 0. Dessa forma, raa-se de uma raiz uniária mulivariada.

69 O procedimeno de Johansen é uma generalização mulivariada do ese ADF. Considere o seguine modelo: 1) ( ' p p ε X F X F X α β D Φ X (6) em que 1 Φ p I n Φ Π D Coném ermos deerminísicos (consanes, endências, ec.). Tese de Coinegração de Johansen

70 Tese de Coinegração de Johansen O procedimeno sugerido por Johansen (1988, 1995), para esar a exisência de coinegração, é baseado nos seguines passos: i. Verificar a ordem de inegração das séries envolvidas; ii. iii. iv. Especificar e esimar os parâmeros de um modelo VAR(p) para o veor X, que supomos I(d); Verificar a exisência de ermos deerminísicos (denro e fora do veor de coinegração); Consruir eses RV para se deerminar o número de veores de coinegração, que sabemos ser igual ao poso da mariz ; v. Dados os veores de coinegração (normalizados apropriadamene), esimar o MCE (via EMV).

71 Tese de Coinegração de Johansen É sabido que o poso de fornece ambém o número de auovalores não-nulos de. Suponha a seguine ordem para ais auovalores normalizados: 1 > 2 >... > n. Se as séries não forem coinegradas, enão () = 0 e odos os auovalores serão nulos. Ou, ainda, log e (1- i ) = 0, para odo i. Um ese de RV para esar o poso de é baseado na esaísica raço raço r T log 1 ˆ. 0 n ir 0 1 e i (7)

72 Tese de Coinegração de Johansen A esaísica (7) esa H 0 : r r 0 H A : r r 0 (8) Se () = r 0, enão ˆ,, 0 ˆ r 1 n são aproximadamene nulas e (7) será pequena; caso conrário, será grande. Ainda, a disribuição assinóica de (7) é uma generalização mulivariada da disribuição ADF e depende da dimensão n r 0 e da especificação dos ermos deerminísicos.

73 Tese de Coinegração de Johansen Os valores críicos podem ser enconrados em Oserwald- Lenum (1992) para os casos 1 a 5 e n r 0 = 1, 2,..., 10. Ainda, Johansen ambém uiliza a esaísica do máximo auovalor r T log 1 ˆ max 0 e r0 1 (9) para esar H 0 : r r 0 H A : r r 0 1. (10)

74 Tese de Coinegração de Johansen A disribuição assinóica de (9) ambém depende da dimensão n r 0 e da especificação dos ermos deerminísicos. Valores críicos podem ser enconrados na referência aneriormene ciada. Supondo-se que o poso de é igual a r, Johansen (1988) prova que o esimador de máxima verossimilhança de é dado por ˆ ˆ ˆ ˆ MV 1 2 r (11)

75 Tese de Coinegração de Johansen em que ˆi é o auoveor associado ao auovalor ˆ i Ainda, os EMV dos parâmeros resanes são obidos por meio de uma regressão mulivariada com subsiuído pelo seu respecivo EMV. Johansen (1995) mosra a normalidade assinóica dos esimadores de.

76 EXERCÍCIO Considere o arquivo vendas.wf1, que apresena as séries anuais, enre os anos de 1937 e 1990, de vendas (em milhares de unidades) e de gaso com propaganda (em milhares de dólares), de uma deerminada empresa nore americana. a) Conduza o ese de coinegração proposo por Johansen. Inerpree os resulados. b) Com base nos resulados do iem anerior, esime um modelo adequado para o veor de variáveis resposa de ineresse, escreva os resulados na forma usual e inerpree-os.

77 Leiura Complemenar I (Resrições na Mariz de Cargas e nos Veores de Coinegração)

78 Inrodução Um aspeco basane ineressane do procedimeno de Johansen é poder esar formas resrias do veor de coinegração. Isso é possível porque, se há r veores de coinegração, apenas essas r combinações lineares de variáveis são esacionárias. Assim, posso reesimar os modelos impondo as resrições desejadas e, se elas forem adequadas, enão o número de veores de coinegração não deve diminuir. Assim, esime os modelos resrio e irresrio. Obenha os auovalores de cada modelo, respecivamene ordenados como ˆ ˆ... ˆ e ˆ * ˆ*... ˆ*. 1 2 n 1 2 n

79 Tese de Hipóeses A esaísica do ese será dada por: LR T n ir1 ˆ * ˆ d 2 ln 1 ln 1 i i A inuição é que os auovalores de cada uma das regressões devem ser próximos, caso a resrição imposa seja válida.

80 Observação Para se impor resrições no veor de coinegração, devemos observar, primeiro que o elemeno (i, j) se refere à ransposa da mariz. Ou seja, a i-ésima relação de coinegração em a seguine represenação: B i, 1 y1 Bi,2 y2... Bi, k yk em que, y 1, y 2,..., y k são as variáveis do veor resposa.

81 EXERCÍCIO Com base nos resulados obidos no exercício anerior: a) Conduza um ese de hipóeses adequado, sobre os parâmeros do veor de coinegração, que verifique se a elasicidade é uniária. b) Conduza um ese de hipóeses adequado, sobre os parâmeros da mariz de cargas, que verifique se a relação de coinegração só enra na equação ligada à propaganda. c) Repia (a) e (b) conjunamene.

82 Leiura Complemenar II (Inclusão dos ermos deerminísicos)

83 Escolha dos Termos Deerminísicos Segundo Johansen (1994, 1995), os ermos deerminísicos em (6) são resrios à forma D μ μ 0 μ 1. (12) Para verificarmos o efeio dos ermos deerminísicos no modelo VAR, vamos considerar o seguine caso especial: X (13) μ0 μ α β' X 1 1 ε

84 Escolha dos Termos Deerminísicos A ideia, aqui, é decompor os veores 0 e 1 em relação à média das relações de coinegração e em relação à média das axas de crescimeno, ou seja, μ 0 α ρ 0 c 0 μ α ρ c1 1 1 (14) Dessa forma, podemos escrever X α ρ 0 c 0 α ρ 1 c 1 α β' X 1 ε (15)

85 com 1 * 1 1 X X Ou, ainda, ' ε c c X β ρ ρ α X 0 0 (16) Escolha dos Termos Deerminísicos

86 Escolha dos Termos Deerminísicos Podemos sempre escolher 0 e 1 ais que o erro de equilíbrio enha média zero, logo X ν * * ' E X c 0 c1 Vale a pena observar que se c 0 0 emos um crescimeno consane nos dados e se c 1 0 emos uma endência linear nas diferenças ou endência quadráica nos níveis das variáveis. Aqui, exisem 5 casos a considerar:

87 Escolha dos Termos Deerminísicos Caso 1. Consane nula, = 0; nese caso, 0 = 1 = 0 e o modelo não possui qualquer componene deerminísica, com X I(1) sem drif (não há crescimeno dos dados) e as relações de coinegração apresenam média igual a zero. Esse caso é úil quando as variáveis são expressas na mesma unidade. Por exemplo, números índices na mesma base.

88 Escolha dos Termos Deerminísicos Caso 2. Consane resria, = 0 = 0 ; nese caso, 1 = 0, c 0 = 0, mas 0 0 e, porano, não há endência linear nos dados e as relações de coinegração êm média 0. Esse caso é úil quando as variáveis não exibem endência linear e exise uma diferença de paamar enre as variáveis. Caso 3. Consane irresria, = 0 ; nese caso, 1 = 0 e as séries do veor X são I(1) sem drif e as relações de coinegração podem er médias diferenes de zero. Esse caso é úil quando emos a presença de uma endência linear na variável original (equivalene a uma consane na X ).

89 Escolha dos Termos Deerminísicos Caso 4. Tendência resria, = ; nese caso, c 1 = 0, mas c 0, 0 e 1 são irresrios. As séries são I(1) com drif e as relações de coinegração êm uma endência linear. Esse caso só é úil quando as variáveis exibem endência linear. Aqui, as endências se anulam denro do veor. Ainda, esse caso consegue capar crescimeno de ouras variáveis que não esão conempladas no modelo (por exemplo, variáveis difíceis de mensurar).

90 Escolha dos Termos Deerminísicos Caso 5. Tendência irresria, = ; aqui, não exise nenhuma resrição sobre 0 e 1. Ainda, séries são I(1) com endência linear (logo, endência quadráica nos níveis) e as relações de coinegração apresenam endência linear. Aqui, previsões podem ser ruins. Ou seja, cuidado ao adoar essa opção.

91 Escolha dos Termos Deerminísicos DICA O gráfico das variáveis nos auxilia num possível descare dos modelos 1 e 5. 1: Via de regra, variáveis são medidas de forma disina; 5: Muio difícil séries econômicas apresenarem endência quadráica. Para mais dealhes, vide, por exemplo, Hendry e Juselius (2001).

92 Escolha dos Termos Deerminísicos OBSERVAÇÃO Os casos 1 a 5 são usualmene referidos como H 2 (r), H 1 *(r), H 1 (r), H*(r) e H(r), respecivamene. O MCE irresrio é denoado por H(r), significando que () r. Obemos, enão, uma seqüência de modelos hierárquicos H(0)... H(r)... H(n), em que H(0) indica o modelo VAR não coinegrado; e H(n) indica o modelo VAR(p) irresrio esacionário.

93 Leiura Complemenar III (Exogeneidade) Engle, Hendry e Richard (1983) Arigo Básico

94 Exogeneidade Economeria Clássica Exogeneidade Esria: uma variável y é esriamene exógena se ela é independene de odos os ermos aleaórios do modelo em odos os insanes de empo.

95 Exogeneidade Objeivos 1. Inferência (esimar parâmeros e realizar eses de hipóeses): Exogeneidade Fraca. 2. Previsão: Exogeneidade Fore. 3. Análise de Políica Econômica: Superexogeneidade.

96 Exogeneidade Fraca Definição. uma variável z é fracamene exógena (ou exógena fraca), em relação aos parâmeros de ineresse,, se, e somene se, exisir uma reparamerização de, dada por = [ 1 2 ] al que 1. é função apenas de 1 ; 2. a faoração da densidade conjuna realiza um core seqüencial, ou seja, F X (x ; ) = F Y Z (y z ; 1 ).F Z (z ; 2 )

97 Exogeneidade Fraca Definição (con.). em que 1 e 2 1 x 2, ou seja, 1 e 2 são parâmeros de variação livre. Coinegração e Exogeneidade Fraca (Parâmeros de Ineresse: veores de coinegração) Quando os coeficienes da mariz são zeros, a variável explicada é dia fracamene exógena.

98 Exogeneidade Fore Definição. z é foremene exógena, em relação aos parâmeros de ineresse,, se 1. z é fracamene exógena em relação a ; 2. z não é Granger causada por y. Observação A ideia associada à exogeneidade fore é querer descarar o modelo marginal, pois, caso conrário, na hora da previsão eríamos problemas, uma vez que precisaríamos do modelo marginal para re-alimenar a equação condicional.

99 Coinegração e Exogeneidade Fore Quando os coeficienes da mariz são zeros, a variável explicada é dia fracamene exógena. Para verificar se essa mesma variável, que esá sendo explicada, é foremene exógena, basa verificar se na equação de ineresse as variações defasadas das demais variáveis não são relevanes para explicar al variável esudada.

100 Superexogeneidade A ideia, aqui, esá associada ao fao de querer verificar, por exemplo, se uma deerminada políica econômica foi efeiva. Ou seja, o governo oma ceras medidas e se os agenes, que não são insensíveis, ficarem conhecendo ais medidas, eles reagirão a elas e essas medidas não erão servido para nada. O agene mudar de comporameno significa que no modelo de ineresse os parâmeros associados aos agenes mudarão de valor.

101 Superexogeneidade Definição. z é superexógena, em relação aos parâmeros de ineresse,, se 1. z é fracamene exógena em relação a ; 2. 1 é invariane em relação a mudanças em 2, provocadas pelas inervenções (por exemplo, medidas governamenais) no modelo marginal. Observação Se houver mudanças nos parâmeros (devido às políicas), enão os agenes reagiram e os s não são invarianes.

102 Superexogeneidade Teses 1. Compare os resíduos recursivos dos modelos marginal e condicional. Veja, por exemplo, se houve quebra no comporameno das esimaivas dos parâmeros dos modelos marginal e condicional. Em caso afirmaivo, não exise, enão, a superexogeneidade. 2. Trabalhe com dummies no modelo marginal para enar capurar o efeio da inervenção. Ainda, uilize as mesmas dummies no modelo condicional para verificar se inervenções afeam al modelo. Em caso afirmaivo, descare a superexogeneidade.

103 Volando ao Exercício Com base nos resulados aneriores: a) Alguma variável do sisema pode ser considerada fracamene exógena? Jusifique a sua resposa aravés de uma análise inferencial adequada. b) Alguma variável do sisema pode ser considerada foremene exógena? Jusifique a sua resposa aravés de uma análise inferencial adequada.

Equações Simultâneas. Aula 16. Gujarati, 2011 Capítulos 18 a 20 Wooldridge, 2011 Capítulo 16

Equações Simultâneas. Aula 16. Gujarati, 2011 Capítulos 18 a 20 Wooldridge, 2011 Capítulo 16 Equações Simulâneas Aula 16 Gujarai, 011 Capíulos 18 a 0 Wooldridge, 011 Capíulo 16 Inrodução Durane boa pare do desenvolvimeno dos coneúdos desa disciplina, nós nos preocupamos apenas com modelos de regressão

Leia mais

CAPÍTULO 9. y(t). y Medidor. Figura 9.1: Controlador Analógico

CAPÍTULO 9. y(t). y Medidor. Figura 9.1: Controlador Analógico 146 CAPÍULO 9 Inrodução ao Conrole Discreo 9.1 Inrodução Os sisemas de conrole esudados aé ese pono envolvem conroladores analógicos, que produzem sinais de conrole conínuos no empo a parir de sinais da

Leia mais

12 Integral Indefinida

12 Integral Indefinida Inegral Indefinida Em muios problemas, a derivada de uma função é conhecida e o objeivo é enconrar a própria função. Por eemplo, se a aa de crescimeno de uma deerminada população é conhecida, pode-se desejar

Leia mais

Capítulo 5: Introdução às Séries Temporais e aos Modelos ARIMA

Capítulo 5: Introdução às Séries Temporais e aos Modelos ARIMA 0 Capíulo 5: Inrodução às Séries emporais e aos odelos ARIA Nese capíulo faremos uma inrodução às séries emporais. O nosso objeivo aqui é puramene operacional e esaremos mais preocupados com as definições

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA TÓPICOS AVANÇADOS MATERIAL DE APOIO ÁLVARO GEHLEN DE LEÃO gehleao@pucrs.br 55 5 Avaliação Econômica de Projeos de Invesimeno Nas próximas seções serão apresenados os principais

Leia mais

exercício e o preço do ativo são iguais, é dito que a opção está no dinheiro (at-themoney).

exercício e o preço do ativo são iguais, é dito que a opção está no dinheiro (at-themoney). 4. Mercado de Opções O mercado de opções é um mercado no qual o iular (comprador) de uma opção em o direio de exercer a mesma, mas não a obrigação, mediane o pagameno de um prêmio ao lançador da opção

Leia mais

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras Deparameno de Ciências Exaas Prof. Daniel Furado Ferreira 8 a Lisa de Exercícios Disribuição de Amosragem 1) O empo de vida de uma lâmpada possui disribuição normal com média

Leia mais

Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016. Professor: Rubens Penha Cysne

Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016. Professor: Rubens Penha Cysne Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Geulio Vargas (EPGE/FGV) Macroeconomia I / 2016 Professor: Rubens Penha Cysne Lisa de Exercícios 4 - Gerações Superposas Obs: Na ausência de de nição de

Leia mais

Sistemas não-lineares de 2ª ordem Plano de Fase

Sistemas não-lineares de 2ª ordem Plano de Fase EA93 - Pro. Von Zuben Sisemas não-lineares de ª ordem Plano de Fase Inrodução o esudo de sisemas dinâmicos não-lineares de a ordem baseia-se principalmene na deerminação de rajeórias no plano de esados,

Leia mais

O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 1970-2001

O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 1970-2001 O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO DO CEARÁ NO PERÍODO DE 970-200 Ricardo Candéa Sá Barreo * Ahmad Saeed Khan ** SINOPSE Ese rabalho em como objeivo analisar o impaco dos invesimenos na economia cearense

Leia mais

Modelos Econométricos para a Projeção de Longo Prazo da Demanda de Eletricidade: Setor Residencial no Nordeste

Modelos Econométricos para a Projeção de Longo Prazo da Demanda de Eletricidade: Setor Residencial no Nordeste 1 Modelos Economéricos para a Projeção de Longo Prazo da Demanda de Elericidade: Seor Residencial no Nordese M. L. Siqueira, H.H. Cordeiro Jr, H.R. Souza e F.S. Ramos UFPE e P. G. Rocha CHESF Resumo Ese

Leia mais

Valor do Trabalho Realizado 16.

Valor do Trabalho Realizado 16. Anonio Vicorino Avila Anonio Edésio Jungles Planejameno e Conrole de Obras 16.2 Definições. 16.1 Objeivo. Valor do Trabalho Realizado 16. Parindo do conceio de Curva S, foi desenvolvida pelo Deparameno

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Peloas UFPEL Deparameno de Economia - DECON Economia Ecológica Professor Rodrigo Nobre Fernandez Capíulo 6 Conabilidade Ambienal Nacional Peloas, 2010 6.1 Inrodução O lado moneário

Leia mais

2 Conceitos de transmissão de dados

2 Conceitos de transmissão de dados 2 Conceios de ransmissão de dados 2 Conceios de ransmissão de dados 1/23 2.2.1 Fones de aenuação e disorção de sinal 2.2.1 Fones de aenuação e disorção do sinal (coninuação) 2/23 Imperfeições do canal

Leia mais

O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1

O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1 O EFEITO DIA DO VENCIMENTO DE OPÇÕES NA BOVESPA 1 Paulo J. Körbes 2 Marcelo Marins Paganoi 3 RESUMO O objeivo dese esudo foi verificar se exise influência de evenos de vencimeno de conraos de opções sobre

Leia mais

Função definida por várias sentenças

Função definida por várias sentenças Ese caderno didáico em por objeivo o esudo de função definida por várias senenças. Nese maerial você erá disponível: Uma siuação que descreve várias senenças maemáicas que compõem a função. Diversas aividades

Leia mais

Centro Federal de EducaçãoTecnológica 28/11/2012

Centro Federal de EducaçãoTecnológica 28/11/2012 Análise da Dinâmica da Volailidade dos Preços a visa do Café Arábica: Aplicação dos Modelos Heeroscedásicos Carlos Albero Gonçalves da Silva Luciano Moraes Cenro Federal de EducaçãoTecnológica 8//0 Objevos

Leia mais

Escola Secundária Dom Manuel Martins

Escola Secundária Dom Manuel Martins Escola Secundária Dom Manuel Marins Seúbal Prof. Carlos Cunha 1ª Ficha de Avaliação FÍSICO QUÍMICA A ANO LECTIVO 2006 / 2007 ANO II N. º NOME: TURMA: C CLASSIFICAÇÃO Grisson e a sua equipa são chamados

Leia mais

DEMANDA BRASILEIRA DE CANA DE AÇÚCAR, AÇÚCAR E ETANOL REVISITADA

DEMANDA BRASILEIRA DE CANA DE AÇÚCAR, AÇÚCAR E ETANOL REVISITADA XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Mauridade e desafios da Engenharia de Produção: compeiividade das empresas, condições de rabalho, meio ambiene. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de ouubro

Leia mais

Esquema: Dados: v água 1520m. Fórmulas: Pede-se: d. Resolução:

Esquema: Dados: v água 1520m. Fórmulas: Pede-se: d. Resolução: Queda Livre e Movimeno Uniformemene Acelerado Sergio Scarano Jr 1906/013 Exercícios Proposo Um navio equipado com um sonar preende medir a profundidade de um oceano. Para isso, o sonar emiiu um Ulra-Som

Leia mais

CAPÍTULO III TORÇÃO PROBLEMAS ESTATICAMENTE INDETERMINADOS TORÇÃO - PEÇAS DE SEÇÃO VAZADA DE PAREDES FINAS

CAPÍTULO III TORÇÃO PROBLEMAS ESTATICAMENTE INDETERMINADOS TORÇÃO - PEÇAS DE SEÇÃO VAZADA DE PAREDES FINAS APÍTULO III TORÇÃO PROBLEMAS ESTATIAMENTE INDETERMINADOS TORÇÃO - PEÇAS DE SEÇÃO VAZADA DE PAREDES FINAS A- TORÇÃO PROBLEMAS ESTATIAMENTE INDETERMINADOS Vimos aé aqui que para calcularmos as ensões em

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS

TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS ARTIGO: TOMADA DE DECISÃO EM FUTUROS AGROPECUÁRIOS COM MODELOS DE PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS REVISTA: RAE-elerônica Revisa de Adminisração de Empresas FGV EASP/SP, v. 3, n. 1, Ar. 9, jan./jun. 2004 1

Leia mais

Campo magnético variável

Campo magnético variável Campo magnéico variável Já vimos que a passagem de uma correne elécrica cria um campo magnéico em orno de um conduor aravés do qual a correne flui. Esa descobera de Orsed levou os cienisas a desejaram

Leia mais

UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS UMA APLICAÇÃO DO TESTE DE RAIZ UNITÁRIA PARA DADOS EM SÉRIES TEMPORAIS DO CONSUMO AGREGADO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS VIEIRA, Douglas Tadeu. TCC, Ciências Econômicas, Fecilcam, vieira.douglas@gmail.com PONTILI,

Leia mais

Aula - 2 Movimento em uma dimensão

Aula - 2 Movimento em uma dimensão Aula - Moimeno em uma dimensão Física Geral I - F- 18 o semesre, 1 Ilusração dos Principia de Newon mosrando a ideia de inegral Moimeno 1-D Conceios: posição, moimeno, rajeória Velocidade média Velocidade

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 8 Introdução a Cinemática dos Fluidos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 8 Introdução a Cinemática dos Fluidos. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 8 Inrodução a Cinemáica dos Fluidos Tópicos Abordados Nesa Aula Cinemáica dos Fluidos. Definição de Vazão Volumérica. Vazão em Massa e Vazão em Peso. Definição A cinemáica dos fluidos é a ramificação

Leia mais

Uma avaliação da poupança em conta corrente do governo

Uma avaliação da poupança em conta corrente do governo Uma avaliação da poupança em cona correne do governo Manoel Carlos de Casro Pires * Inrodução O insrumeno de políica fiscal em vários ojeivos e não é surpreendene que, ao se deerminar uma mea de superávi

Leia mais

Taxa de Juros e Desempenho da Agricultura Uma Análise Macroeconômica

Taxa de Juros e Desempenho da Agricultura Uma Análise Macroeconômica Taxa de Juros e Desempenho da Agriculura Uma Análise Macroeconômica Humbero Francisco Silva Spolador Geraldo San Ana de Camargo Barros Resumo: Ese rabalho em como obeivo mensurar os efeios das axas de

Leia mais

Física. MU e MUV 1 ACESSO VESTIBULAR. Lista de Física Prof. Alexsandro

Física. MU e MUV 1 ACESSO VESTIBULAR. Lista de Física Prof. Alexsandro Física Lisa de Física Prof. Alexsandro MU e MU 1 - (UnB DF) Qual é o empo gaso para que um merô de 2m a uma velocidade de 18km/h aravesse um únel de 1m? Dê sua resposa em segundos. 2 - (UERJ) Um rem é

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares

Equações Diferenciais Ordinárias Lineares Equações Diferenciais Ordinárias Lineares 67 Noções gerais Equações diferenciais são equações que envolvem uma função incógnia e suas derivadas, além de variáveis independenes Aravés de equações diferenciais

Leia mais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Economia. Bruno Russi

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Economia. Bruno Russi Insper Insiuo de Ensino e Pesquisa Programa de Mesrado Profissional em Economia Bruno Russi ANÁLISE DA ALOCAÇÃO ESTRATÉGICA DE LONGO PRAZO EM ATIVOS BRASILEIROS São Paulo 200 Bruno Russi Análise da alocação

Leia mais

O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios

O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios O Fluxo de Caixa Livre para a Empresa e o Fluxo de Caixa Livre para os Sócios! Principais diferenças! Como uilizar! Vanagens e desvanagens Francisco Cavalcane (francisco@fcavalcane.com.br) Sócio-Direor

Leia mais

Figura 1 Carga de um circuito RC série

Figura 1 Carga de um circuito RC série ASSOIAÇÃO EDUAIONAL DOM BOSO FAULDADE DE ENGENHAIA DE ESENDE ENGENHAIA ELÉTIA ELETÔNIA Disciplina: Laboraório de ircuios Eléricos orrene onínua 1. Objeivo Sempre que um capacior é carregado ou descarregado

Leia mais

Análise quantitativa da volatilidade entre os índices Dow Jones, IBovespa e S&P 500

Análise quantitativa da volatilidade entre os índices Dow Jones, IBovespa e S&P 500 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Ciências Econômicas Programa de Pós-Graduação em Economia Análise quaniaiva da volailidade enre os índices Dow Jones, IBovespa e S&P 500 Daniel Cosa

Leia mais

APLICAÇÃO DE MODELAGEM NO CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO

APLICAÇÃO DE MODELAGEM NO CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO ALICAÇÃO DE MODELAGEM NO CRESCIMENTO OULACIONAL BRASILEIRO Adriano Luís Simonao (Faculdades Inegradas FAFIBE) Kenia Crisina Gallo (G- Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi/S) Resumo: Ese rabalho

Leia mais

Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva DIODOS

Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva DIODOS DODOS 1.JUÇÃO Os crisais semiconduores, ano do ipo como do ipo, não são bons conduores, mas ao ransferirmos energia a um deses ipos de crisal, uma pequena correne elérica aparece. A finalidade práica não

Leia mais

3 O impacto de choques externos sobre a inflação e o produto dos países em desenvolvimento: o grau de abertura comercial importa?

3 O impacto de choques externos sobre a inflação e o produto dos países em desenvolvimento: o grau de abertura comercial importa? 3 O impaco de choques exernos sobre a inflação e o produo dos países em desenvolvimeno: o grau de aberura comercial impora? 3.1.Inrodução Todas as economias esão sujeias a choques exernos. Enreano, a presença

Leia mais

MARCOS VELOSO CZERNORUCKI REPRESENTAÇÃO DE TRANSFORMADORES EM ESTUDOS DE TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS

MARCOS VELOSO CZERNORUCKI REPRESENTAÇÃO DE TRANSFORMADORES EM ESTUDOS DE TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS MARCOS VELOSO CZERNORUCKI REPRESENTAÇÃO DE TRANSFORMADORES EM ESTUDOS DE TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS Disseração apresenada à Escola Poliécnica da Universidade de São Paulo para obenção do íulo de Mesre

Leia mais

2. Referencial Teórico

2. Referencial Teórico 15 2. Referencial Teórico Se os mercados fossem eficienes e não houvesse imperfeições, iso é, se os mercados fossem eficienes na hora de difundir informações novas e fossem livres de impedimenos, índices

Leia mais

Multicointegração e políticas fiscais: uma avaliação de sustentabilidade fiscal para América Latina

Multicointegração e políticas fiscais: uma avaliação de sustentabilidade fiscal para América Latina IPES Texo para Discussão Publicação do Insiuo de Pesquisas Econômicas e Sociais Mulicoinegração e políicas fiscais: uma avaliação de susenabilidade fiscal para América Laina Luís Anônio Sleimann Berussi

Leia mais

3 PROGRAMAÇÃO DOS MICROCONTROLADORES

3 PROGRAMAÇÃO DOS MICROCONTROLADORES 3 PROGRAMAÇÃO DOS MICROCONTROLADORES Os microconroladores selecionados para o presene rabalho foram os PICs 16F628-A da Microchip. Eses microconroladores êm as vanagens de serem facilmene enconrados no

Leia mais

Artigos. Abordagem intertemporal da conta corrente: Nelson da Silva Joaquim Pinto de Andrade. introduzindo câmbio e juros no modelo básico*

Artigos. Abordagem intertemporal da conta corrente: Nelson da Silva Joaquim Pinto de Andrade. introduzindo câmbio e juros no modelo básico* Arigos Abordagem ineremporal da cona correne: inroduzindo câmbio e juros no modelo básico* Nelson da Silva Joaquim Pino de Andrade Resumo O modelo padrão da abordagem ineremporal da cona correne assume

Leia mais

HIPÓTESE DE CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE PARA A AMÉRICA LATINA E O LESTE ASIÁTICO ENTRE 1960 E 2000

HIPÓTESE DE CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE PARA A AMÉRICA LATINA E O LESTE ASIÁTICO ENTRE 1960 E 2000 HIPÓTESE DE CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE PARA A AMÉRICA LATINA E O LESTE ASIÁTICO ENTRE 1960 E 2000 Geovana Lorena Berussi (UnB) Lízia de Figueiredo (UFMG) Julho 2010 RESUMO Nesse arigo, invesigamos qual

Leia mais

Teoria da Comunicação. Prof. Andrei Piccinini Legg Aula 09

Teoria da Comunicação. Prof. Andrei Piccinini Legg Aula 09 Teoria da Comuniação Pro. Andrei Piinini Legg Aula 09 Inrodução Sabemos que a inormação pode ser ransmiida aravés da modiiação das araerísias de uma sinusóide, hamada poradora do sinal de inormação. Se

Leia mais

MÉTODO MARSHALL. Os corpos de prova deverão ter a seguinte composição em peso:

MÉTODO MARSHALL. Os corpos de prova deverão ter a seguinte composição em peso: TEXTO COMPLEMENTAR MÉTODO MARSHALL ROTINA DE EXECUÇÃO (PROCEDIMENTOS) Suponhamos que se deseje dosar um concreo asfálico com os seguines maeriais: 1. Pedra 2. Areia 3. Cimeno Porland 4. CAP 85 100 amos

Leia mais

POSSIBILIDADE DE OBTER LUCROS COM ARBITRAGEM NO MERCADO DE CÂMBIO NO BRASIL

POSSIBILIDADE DE OBTER LUCROS COM ARBITRAGEM NO MERCADO DE CÂMBIO NO BRASIL POSSIBILIDADE DE OBTER LUCROS COM ARBITRAGEM NO MERCADO DE CÂMBIO NO BRASIL FRANCISCO CARLOS CUNHA CASSUCE; CARLOS ANDRÉ DA SILVA MÜLLER; ANTÔNIO CARVALHO CAMPOS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA VIÇOSA

Leia mais

Luciano Jorge de Carvalho Junior. Rosemarie Bröker Bone. Eduardo Pontual Ribeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciano Jorge de Carvalho Junior. Rosemarie Bröker Bone. Eduardo Pontual Ribeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro Análise do preço e produção de peróleo sobre a lucraividade das empresas perolíferas Luciano Jorge de Carvalho Junior Rosemarie Bröker Bone Eduardo Ponual Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

POLÍTICA MONETÁRIA E MUDANÇAS MACROECONÔMICAS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM MS-VAR

POLÍTICA MONETÁRIA E MUDANÇAS MACROECONÔMICAS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM MS-VAR POLÍTICA MONETÁRIA E MUDANÇAS MACROECONÔMICAS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM MS-VAR Osvaldo Cândido da Silva Filho Bacharel em Economia pela UFPB Mesre em Economia pela UFPB Douorando em Economia pelo PPGE UFRGS

Leia mais

Análise da Interdependência Temporal dos Preços nos Mercados de Cria Recria e Engorda de Bovinos no Brasil

Análise da Interdependência Temporal dos Preços nos Mercados de Cria Recria e Engorda de Bovinos no Brasil "Conhecimenos para Agriculura do Fuuro" ANÁLISE DA INTERDEPENDÊNCIA TEMPORAL DOS PREÇOS NOS MERCADOS DE CRIA RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS NO BRASIL HENRIQUE LIBOREIRO COTTA () ; WAGNER MOURA LAMOUNIER (2)..UNIVERSIDADE

Leia mais

Guia de Recursos e Atividades

Guia de Recursos e Atividades Guia de Recursos e Aividades girls worldwide say World Associaion of Girl Guides and Girl Scous Associaion mondiale des Guides e des Eclaireuses Asociación Mundial de las Guías Scous Unir as Forças conra

Leia mais

Estrutura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil*

Estrutura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil* REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 15, N. 30, P. 303-345, DEZ. 2008 303 Esruura a Termo da Taxa de Juros e Dinâmica Macroeconômica no Brasil* SAMER SHOUSHA** RESUMO Exise uma relação muio próxima enre

Leia mais

Dados do Plano. Resultado da Avaliação Atuarial. Data da Avaliação: 31/12/2010

Dados do Plano. Resultado da Avaliação Atuarial. Data da Avaliação: 31/12/2010 AVALIAÇÃO ATUARIAL Daa da Avaliação: 3/2/200 Dados do Plano Nome do Plano: CEEEPREV CNPB: 20.020.04-56 Parocinadoras: Companhia Esadual de Geração e Transmissão de Energia Elérica CEEE-GT Companhia Esadual

Leia mais

Overdose. Série Matemática na Escola. Objetivos

Overdose. Série Matemática na Escola. Objetivos Overdose Série Maemáica na Escola Objeivos 1. Analisar um problema sobre drogas, modelado maemaicamene por funções exponenciais; 2. Inroduzir o ermo meia-vida e com ele ober a função exponencial que modela

Leia mais

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO EM ECONOMIA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ANÁLISE DO DESEMPENHO DA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA ESTIMAÇÕES DAS ELASTICIDADES DAS FUNÇÕES DA

Leia mais

Experimento. Guia do professor. O método de Monte Carlo. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância

Experimento. Guia do professor. O método de Monte Carlo. Governo Federal. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância Análise de dados e probabilidade Guia do professor Experimeno O méodo de Mone Carlo Objeivos da unidade 1. Apresenar um méodo ineressane e simples que permie esimar a área de uma figura plana qualquer;.

Leia mais

EQUIVALENTES DINÂMICOS PARA ESTUDOS DE HARMÔNICOS USANDO ANÁLISE MODAL. Franklin Clement Véliz Sergio Luis Varricchio Sergio Gomes Jr.

EQUIVALENTES DINÂMICOS PARA ESTUDOS DE HARMÔNICOS USANDO ANÁLISE MODAL. Franklin Clement Véliz Sergio Luis Varricchio Sergio Gomes Jr. SP-2 X SEPOPE 2 a 25 de maio de 2006 a 2 s o 25 h 2006 X SIPÓSIO DE ESPECIAISTAS E PANEJAENTO DA OPERAÇÃO E EXPANSÃO EÉTRICA X SYPOSIU OF SPECIAISTS IN EECTRIC OPERATIONA AND EXPANSION PANNING FORIANÓPOIS

Leia mais

Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Tarefa 5 Introdução aos Modelos Ocultos Markov

Instituto de Tecnologia de Massachusetts Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Tarefa 5 Introdução aos Modelos Ocultos Markov Insiuo de Tecnologia de Massachuses Deparameno de Engenharia Elérica e Ciência da Compuação 6.345 Reconhecimeno Auomáico da Voz Primavera, 23 Publicado: 7/3/3 Devolução: 9/3/3 Tarefa 5 Inrodução aos Modelos

Leia mais

ANÁLISE ESTRUTURAL DA SÉRIE DE PREÇOS DO SUÍNO NO ESTADO DO PARANÁ, 1994 A 2007

ANÁLISE ESTRUTURAL DA SÉRIE DE PREÇOS DO SUÍNO NO ESTADO DO PARANÁ, 1994 A 2007 ANÁLISE ESTRUTURAL DA SÉRIE DE PREÇOS DO SUÍNO NO ESTADO DO PARANÁ, 994 A 7 ALAN FIGUEIREDO DE ARÊDES; MATHEUS WEMERSON GOMES PEREIRA; MAURINHO LUIZ DOS SANTOS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA VIÇOSA -

Leia mais

4 Cenários de estresse

4 Cenários de estresse 4 Cenários de esresse Os cenários de esresse são simulações para avaliar a adequação de capial ao limie de Basiléia numa deerminada daa. Sua finalidade é medir a capacidade de o PR das insiuições bancárias

Leia mais

Palavras-chave: Análise de Séries Temporais; HIV; AIDS; HUJBB.

Palavras-chave: Análise de Séries Temporais; HIV; AIDS; HUJBB. Análise de Séries Temporais de Pacienes com HIV/AIDS Inernados no Hospial Universiário João de Barros Barreo (HUJBB), da Região Meropoliana de Belém, Esado do Pará Gilzibene Marques da Silva ¹ Adrilayne

Leia mais

RAIZ UNITÁRIA E COINTEGRAÇÃO: TR S

RAIZ UNITÁRIA E COINTEGRAÇÃO: TR S RAIZ UNITÁRIA E COINTEGRAÇÃO: TR S APLICA ES Marina Silva Cunha 1. INTRODUÇÃO Segundo Fava & Cai (1995) a origem da discussão sobre a exisência de raiz uniária nas séries econômicas esá no debae sobre

Leia mais

ISSN 1518-3548. Trabalhos para Discussão

ISSN 1518-3548. Trabalhos para Discussão ISSN 1518-3548 Trabalhos para Discussão Diferenças e Semelhanças enre Países da América Laina: Uma Análise de Markov Swiching para os Ciclos Econômicos de Brasil e Argenina Arnildo da Silva Correa Ouubro/2003

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Faculdade de Engenharia São Paulo FESP Física Básica 1 (BF1) - Professores: João Arruda e Henriette Righi

Faculdade de Engenharia São Paulo FESP Física Básica 1 (BF1) - Professores: João Arruda e Henriette Righi Faculdade de Engenharia São Paulo FESP Física Básica 1 (BF1) - Professores: João Arruda e Henriee Righi LISTA DE EXERCÍCIOS # 1 Aenção: Aualize seu adobe, ou subsiua os quadrados por negaivo!!! 1) Deermine

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

QUESTÃO 01 Considere os conjuntos A = {x R / 0 x 3} e B = {y Z / 1 y 1}. A representação gráfica do produto cartesiano A B corresponde a:

QUESTÃO 01 Considere os conjuntos A = {x R / 0 x 3} e B = {y Z / 1 y 1}. A representação gráfica do produto cartesiano A B corresponde a: PROVA DE MATEMÁTICA - TURMA DO o ANO DO ENINO MÉDIO COLÉGIO ANCHIETA-A - JUlHO DE. ELAORAÇÃO: PROFEORE ADRIANO CARIÉ E WALTER PORTO. PROFEORA MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUETÃO Considere os conjunos A { R

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DO ETANOL BRASILEIRO: DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS CAUSAIS

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DO ETANOL BRASILEIRO: DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS CAUSAIS Naal/RN COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DO ETANOL BRASILEIRO: DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS CAUSAIS André Assis de Salles Escola Poliécnica - Universidade Federal do Rio de Janeiro Cenro de Tecnologia Bloco F sala

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2014 NOTA AULA PRÁTICA No. 04 VETORES - 20 A 26 DE MARÇO PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos do experimento: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL RESUMO

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL RESUMO 78 EVOLUÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL E HABITACIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROECONÔMICOS NO PERÍODO PÓS-REAL Pâmela Amado Trisão¹ Kelmara Mendes Vieira² Paulo Sergio Cerea³ Reisoli

Leia mais

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI Sumário Inrodução 5 Gerador de funções 6 Caracerísicas de geradores de funções 6 Tipos de sinal fornecidos 6 Faixa de freqüência 7 Tensão máxima de pico a pico na saída 7 Impedância de saída 7 Disposiivos

Leia mais

Módulo 07 Capítulo 06 - Viscosímetro de Cannon-Fensk

Módulo 07 Capítulo 06 - Viscosímetro de Cannon-Fensk Módulo 07 Capíulo 06 - Viscosímero de Cannon-Fensk Inrodução: o mundo cienífico, medições são necessárias, o que sempre é difícil, impreciso, principalmene quando esa é muio grande ou muio pequena. Exemplos;

Leia mais

METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL

METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL METODOLOGIA PROJEÇÃO DE DEMANDA POR TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 1. Inrodução O presene documeno visa apresenar dealhes da meodologia uilizada nos desenvolvimenos de previsão de demanda aeroporuária no Brasil

Leia mais

Influência de Variáveis Meteorológicas sobre a Incidência de Meningite em Campina Grande PB

Influência de Variáveis Meteorológicas sobre a Incidência de Meningite em Campina Grande PB Revisa Fafibe On Line n.3 ago. 007 ISSN 808-6993 www.fafibe.br/revisaonline Faculdades Inegradas Fafibe Bebedouro SP Influência de Variáveis Meeorológicas sobre a Incidência de Meningie em Campina Grande

Leia mais

Condensadores e Bobinas

Condensadores e Bobinas ondensadores e Bobinas Arnaldo Baisa TE_4 Dielécrico é não conduor Placas ou armaduras conduoras ondensadores TE_4 R Área A Analogia Hidráulica V S + - Elecrão Elecrões que se repelem d Bomba Hidráulica

Leia mais

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO RICARDO SÁVIO DENADAI HÁ HYSTERESIS NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO? UM TESTE ALTERNATIVO SÃO PAULO 2007 Livros Gráis hp://www.livrosgrais.com.br

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

Área de Interesse: Área 3 Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças

Área de Interesse: Área 3 Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças Área de Ineresse: Área 3 Macroeconomia, Economia Moneária e Finanças Tíulo: NOVO CONSENSO MACROECONÔMICO E REGRAS DE CONDUTA: O PAPEL DA ROTATIVIDADE DOS DIRETORES DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA NO BRASIL

Leia mais

CAPITULO 01 DEFINIÇÕES E PARÂMETROS DE CIRCUITOS. Prof. SILVIO LOBO RODRIGUES

CAPITULO 01 DEFINIÇÕES E PARÂMETROS DE CIRCUITOS. Prof. SILVIO LOBO RODRIGUES CAPITULO 1 DEFINIÇÕES E PARÂMETROS DE CIRCUITOS Prof. SILVIO LOBO RODRIGUES 1.1 INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA FENG Desinase o primeiro capíulo

Leia mais

VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. Antônio Carlos de Araújo

VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA. Antônio Carlos de Araújo 1 VALOR DA PRODUÇÃO DE CACAU E ANÁLISE DOS FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUA VARIAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA Anônio Carlos de Araújo CPF: 003.261.865-49 Cenro de Pesquisas do Cacau CEPLAC/CEPEC Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Aula 5 Distribuição amostral da média

Aula 5 Distribuição amostral da média Aula 5 Distribuição amostral da média Nesta aula você irá aprofundar seus conhecimentos sobre a distribuição amostral da média amostral. Na aula anterior analisamos, por meio de alguns exemplos, o comportamento

Leia mais

Ampliador com estágio de saída classe AB

Ampliador com estágio de saída classe AB Ampliador com eságio de saída classe AB - Inrodução Nese laboraório será esudado um ampliador com rês eságios empregando ransisores bipolares, com aplicação na faixa de áudio freqüência. O eságio de enrada

Leia mais

O Custo de Bem-Estar da Inflação: Cálculo Tentativo

O Custo de Bem-Estar da Inflação: Cálculo Tentativo O Cuso de Bem-Esar da Inflação: Cálculo Tenaivo com o Uso de um Modelo de Equilíbrio Geral José W. Rossi Resumo O cuso de bem-esar da inflação em sido calculado usando-se basicamene dois ipos de abordagem:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2006/2 UNIFAL 2 O DIA GABARITO 1 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45

PROCESSO SELETIVO 2006/2 UNIFAL 2 O DIA GABARITO 1 13 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A 45 OCEO EEIVO 006/ UNIF O DI GIO 1 13 FÍIC QUEÕE DE 31 45 31. Uma parícula é sola com elocidade inicial nula a uma alura de 500 cm em relação ao solo. No mesmo insane de empo uma oura parícula é lançada do

Leia mais

Relação entre os preços dos mercados futuro e físico da soja: evidências para o mercado brasileiro

Relação entre os preços dos mercados futuro e físico da soja: evidências para o mercado brasileiro Quesões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimeno RELAÇÃO ENTRE OS PREÇOS DOS MERCADOS FUTURO E FÍSICO DA SOJA: EVIDÊNCIAS PARA O MERCADO BRASILEIRO FLÁVIA ALEXANDRE COSTA; KARLIN SAORI ISHII; JOAO

Leia mais

Integração dos Preços ao Produtor e Preços da Bolsa de

Integração dos Preços ao Produtor e Preços da Bolsa de Inegração dos Preços ao Produor e Preços da Bolsa de DÊNIS ANTÔNIO DA CUNHA (1) ; MIRELLE CRISTINA DE ABREU QUINTELA (2) ; MARÍLIA MACIEL GOMES (3) ; JOSÉ LUÍZ DOS SANTOS RUFINO (4). 1,2,3.UFV, VIÇOSA,

Leia mais

CAPÍTULO 6 TRANSFORMAÇÃO LINEAR

CAPÍTULO 6 TRANSFORMAÇÃO LINEAR INODUÇÃO AO ESUDO DA ÁLGEBA LINEA CAPÍULO 6 ANSFOMAÇÃO LINEA Introdução Muitos problemas de Matemática Aplicada envolvem o estudo de transformações, ou seja, a maneira como certos dados de entrada são

Leia mais

CONTRATO N.º 026/2.015

CONTRATO N.º 026/2.015 CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATO N.º 026/2.015 Insrumeno paricular de conrao que enre si fazem: de um lado, como conraane, a PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO QUENTE, e de ouro, como conraado, e a empresa

Leia mais

Sistema Computacional para Previsão de Demanda em Pontos de Suprimento e Subestação da COELBA

Sistema Computacional para Previsão de Demanda em Pontos de Suprimento e Subestação da COELBA 1 Sisema Compuacional para Previsão de Demanda em Ponos de Suprimeno e Subesação da COELBA P M Ribeiro e D A Garrido, COELBA, R G M Velásquez, CELPE, D M Falcão e A P A da Silva, COPPE Resumo O conhecimeno

Leia mais

Boom nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo?

Boom nas vendas de autoveículos via crédito farto, preços baixos e confiança em alta: o caso de um ciclo? Boom nas vendas de auoveículos via crédio faro, preços baixos e confiança em ala: o caso de um ciclo? Fábio Auguso Reis Gomes * Fabio Maciel Ramos ** RESUMO - A proposa dese rabalho é conribuir para o

Leia mais

BBR - Brazilian Business Review E-ISSN: 1807-734X bbronline@bbronline.com.br FUCAPE Business School Brasil

BBR - Brazilian Business Review E-ISSN: 1807-734X bbronline@bbronline.com.br FUCAPE Business School Brasil BBR - Brazilian Business Review E-ISSN: 1807-734X bbronline@bbronline.com.br FUCAPE Business School Brasil Ozawa Gioielli Sabrina P.; Gledson de Carvalho, Anônio; Oliveira Sampaio, Joelson Capial de risco

Leia mais

Modelos de Previsão. 1. Introdução. 2. Séries Temporais. Modelagem e Simulação - Modelos de Previsão

Modelos de Previsão. 1. Introdução. 2. Séries Temporais. Modelagem e Simulação - Modelos de Previsão Modelos de Previsão Inrodução Em omada de decisão é basane comum raar problemas cujas decisões a serem omadas são funções de faos fuuros Assim, os dados descrevendo a siuação de decisão precisam ser represenaivos

Leia mais

3 Processos Estocásticos e Aplicações em Projetos na Indústria Siderúrgica

3 Processos Estocásticos e Aplicações em Projetos na Indústria Siderúrgica 3 Processos Esocásicos e Aplicações em Projeos na Indúsria Siderúrgica 3.1 Inrodução As decisões de invesimeno ano em ações e derivaivos financeiros, como em projeos corporaivos, são afeadas por incerezas

Leia mais

Curso de preparação para a prova de matemática do ENEM Professor Renato Tião

Curso de preparação para a prova de matemática do ENEM Professor Renato Tião Porcenagem As quaro primeiras noções que devem ser assimiladas a respeio do assuno são: I. Que porcenagem é fração e fração é a pare sobre o odo. II. Que o símbolo % indica que o denominador desa fração

Leia mais

INVESTIMENTO E OS LIMITES DA ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO RESUMO

INVESTIMENTO E OS LIMITES DA ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO RESUMO INVESIMENO E OS LIMIES DA ACELERAÇÃO DO CRESCIMENO RESUMO Chrisiano Penna CAEN / UFC Fabrício Linhares CAEN / UFC Ivan Caselar CAEN / UFC Nese rabalho consaa-se a evidência de uma relação não linear enre

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

ESTIMANDO O IMPACTO DO ESTOQUE DE CAPITAL PÚBLICO SOBRE O PIB PER CAPITA CONSIDERANDO UMA MUDANÇA ESTRUTURAL NA RELAÇÃO DE LONGO PRAZO

ESTIMANDO O IMPACTO DO ESTOQUE DE CAPITAL PÚBLICO SOBRE O PIB PER CAPITA CONSIDERANDO UMA MUDANÇA ESTRUTURAL NA RELAÇÃO DE LONGO PRAZO ESTIMANDO O IMPACTO DO ESTOQUE DE CAPITAL PÚBLICO SOBRE O PIB PER CAPITA CONSIDERANDO UMA MUDANÇA ESTRUTURAL NA RELAÇÃO DE LONGO PRAZO Área 5 - Crescimeno, Desenvolvimeno Econômico e Insiuições Classificação

Leia mais

1) Eficiência e Equilíbrio Walrasiano: Uma Empresa

1) Eficiência e Equilíbrio Walrasiano: Uma Empresa 1) Eficiência e Equilíbrio Walrasiano: Uma Empresa Suponha que há dois consumidores, Roberto e Tomás, dois bens abóbora (bem 1) e bananas (bem ), e uma empresa. Suponha que a empresa 1 transforme 1 abóbora

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Terceira Lista de Exercícios 22 de julho de 20 Seja X uma VA contínua com função densidade de probabilidade f dada por Calcule P ( < X < 2. f(x = 2 e x x R. A fdp dada tem o seguinte

Leia mais