ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES"

Transcrição

1 ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES

2 Como será o amanhã?

3 Desafio Atual Como melhorar o funcionamento das Organizações? improvisação X planejamento

4 POR QUE PLANEJAR? A organização necessita coordenar suas atividades de modo integrado; A organização necessita considerar o futuro: Preparar-se para o inevitável; Ter opções frente ao indesejável; Controlar o controlável. A organização precisa de racionalidade através da adoção de procedimentos formalizados, padronizados e sistemáticos; A organização necessita exercer controle. Mintzberg (1994)

5 É POSSÍVEL PLANEJAR A REALIDADE SOCIAL COMPLEXA? Baixo custo dos transportes Novas formas de energia Polarização entre ricos e pobres Um mundo em constante mudança GLOBALIZAÇÃO Novos materiais Comunicação por satélite Internet Revolução Tecnológica

6 Globalização: novos referenciais, novas escalas e novas exigências Progresso tecnológico: velocidade de mudanças (fim da realidade estática) Gestão e Planejamento em um Contexto de Mudanças Democratização: novos e relevantes atores Polarização entre ricos e pobres: novas exigências para o Estado

7 O que é Planejamento? Planejar é pensar antes de agir, pensando com método, sistematicamente, buscando atingir objetivos claramente delineados, num período de tempo estimado, sendo essas ações específicas ou globais, considerando cada contexto da realidade social envolvida. O que é Planejamento? Processo contínuo e sistemático de pensar o futuro em um contexto ambiental interdependente e mutável. Planejar está associado à idéiade preparação e controle do futuro a partir do presente através da reflexão sistemática sobre a realidade a enfrentar e os objetivos a atingir (Matus, 1988)

8 Planejamento: definição Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.

9 Plano: definição Corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento.

10 Segundo DRUCKER o Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às decisões presentes; o Planejamento é um processo sistemático e constante de tomada de decisões; o Planejamento é um processo de ações interrelacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos estabelecidos; o processo de Planejamento é muito mais importante que seu produto final.

11 Afinal, o que é estratégia?

12 Estratégia é Caminho mais adequado a ser percorrido para alcançar um objetivo. Expressa como uma organização utiliza seus pontos fortes e fracos (existentes e potenciais) para atingir seus objetivos, levando em conta as oportunidades e ameaças do meio ambiente. Conjunto de ações integradas, com a finalidade de obter vantagem competitiva duradoura George Day

13 Como ocorre um planejamento? Plano Estratégico é um conceito multidimensi onal que confere unid ade, direção e propósito a uma org anização. Plano Estratégico Aonde pretendemose chegar - B - Futuro Onde Estamos A melhor maneira de evoluir de A para B - A - Presente Plano Estratégico representa o caminho que a instituição escolhe para evoluir deste uma situação presente, até uma situação desejada no futuro

14 Potencializar oportunidades PRESENTE Planejamento FUTURO Reduzir ameaças

15 Horizontes do Planejamento Planejamento Dois horizontes Planejamento de Médio e Longo Prazo (Efetividade) Planejamento de Curto Prazo (Eficácia e eficiência) Dois Componentes Gerenciamento de Pessoas Gerenciamento de Meios Mobilização das vontades (visão) Escolha das opções Gerenciamento relacional Gerenciamento instrumental

16 Tipologia de Planejamento Planejamento estratégico Planejamento tático, diretivo ou de gestão Planejamento operacional

17 Gestão estratégica e planejamento estratégico Processo de gestão estratégica Processo de planejamento estratégico missão visão Avaliação Prospecção Análise de stakeholders objetivos/ações valores macroprocessos ameaças Ação Formulação estratégica Análise ambiental oportunidades pontos fortes pontos fracos fatores críticos

18 Planejamento Estratégico Processo de desenvolver e manter uma viabilidade entre os objetivos organizacionais, os recursos e as oportunidades de mercado em constante mutação. O alvo do planejamento estratégico é configurar e reconfigurar as atividades da organização e seus produtos/serviços de forma que eles combinem resultados e perpetuação.

19 Planejamento Estratégico OBJETIVOS RECURSOS OPORTUNIDADES

20 Planejamento Estratégico Compromisso da gerência em olhar para as possibilidades futuras e escolher prioridades. Questões críticas: Que tipo de organização queremos ser daqui a 5 ou 10 anos? Quais são nossos grandes objetivos? Em que atividade vamos atuar?

21 Planejamento Estratégico O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na organização.

22 Propósito do Planejamento Desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos organizacionais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

23 Principais aspectos do Planejamento Definir as atividades essenciais para alcançar certa estratégia; determinar os atributos organizacionais que devem estar presentes para incentivar esses comportamentos; alinhar a organização com a estratégia; descobrir como a organização impede a realização da estratégia.

24 Desafios do Planejamento Quem? Visão Estratégica Compartilhada O que? Missão Como? Cenários externos e internos Vetores Estratégicos Plano de Ações

25 Desafios a implementação Visão Somente 5% do nível operacional compreende a visão de futuro Pessoas Mais de 75% das organizações brasileiras não vinculam incentivos e remuneração com a estratégia Mais de 90% das organizações falham na implementação da estratégia Gestão da Estratégia Somente 32% das organizações brasileiras possuem mecanismos eficazes de monitoramento e controle de sua evolução 78% das organizações brasileiras não vinculam o orçamento com a estratégia Recursos

26 Características da função do Planejamento O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. O planejamento não é um ato isolado. O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final.

27 Princípios Específicos do Planejamento O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos máximos da organização. O princípio da procedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras. O princípio da maior penetração e abrangência.

28 Princípios do Planejamento Planejamento participativo Planejamento coordenado Planejamento integrado Planejamento permanente

29 Principais funções do Planejamento estratégico Determinar o propósito da organização e a filosofia de gestão; Identificar forças e fraquezas internas; Monitorar mudanças do ambiente externo; Prever condições futuras e estabelecer premissas de planejamento; Determinar oportunidades e ameaças; Formular metas específicas; Identificar e avaliar estratégias e políticas alternativas; Selecionar a melhor alternativa em termos de plano estratégico; Possibilitar a elaboração de planos de ação.

30 Alinhamento da estratégia com o processo decisório PROCESSO DECISÓRIO OBJETIVOS E ESTRATÉGIA

31 Abordagem convencional do planejamento estratégico Segregação entre planejamento e execução. Dicotomia lógica planejamento-implementação: primeiro se planeja depois se executa. Endógeno: as avaliações sobre o contexto e seus atores refletem exclusivamente a visão interna. Baseado em planos. As pessoas devem seguir os planos. Focado nos clientes ou nos instituidores. O desempenho é visto como o realizado sobre o previsto. Ocasional: intervalos regulares ou motivados por crises.

32 Nova abordagem do planejamento estratégico Integração e participação entre planejamento e implementação. Gestão estratégica: monitoramento, formulação, ação e avaliação estratégica são momentos lógicos e não cronológicos. Exógeno: os processos de planejamento estratégico são voltados para o contexto. Baseado em pensamento estratégico Visão dos stakeholders O desempenho é visto como resultado de eficiência, eficácia e efetividade dos processos organizacionais. Contínuo: parte de um processo de gestão estratégica.

33 Identificação da visão de futuro Análise de cenários Diagnóstico: matriz SWOT Definição da Missão Etapas do planejamento estratégico Determinação de objetivos Formulação de estratégias Desdobramento das estratégias: plano de ação

34 Visão de futuro É uma imagem viva de uma situação futura desejável, que esteja ligada ao cliente e que seja, de alguma maneira, muito melhor do que a situação atual.

35 Visão Pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

36 A importância da Visão de futuro As operações tem o poder de anular as estratégias. A estratégia deve orientar as operações e não o pensamento operacional determinar a orientação da empresa.

37 Visão de futuro Estimula a visão controlada. Impele os administradores a se prepararem para o futuro. Dirige e alinha as atividades corporativas.

38 Visão de futuro Características positivas Deve ter significado para todos Precisa ser algo atingível Deve ter um cunho motivacional Características negativas Subjetividade Ex: Sermos a melhor do mundo.

39 Visão de futuro Abordagem projetiva Passado Presente As forças futuras serão iguais às forças passadas

40 Visão de futuro Abordagem prospectiva Futuros Possíveis Passado Futuros Prováveis Presente

41 Análise prospectiva É a busca da identificação de diversos futuros possíveis (cenários prospectivos), dentro de um horizonte temporal específico, com propósito de definir estratégias capazes de: Preparar a instituição para o enfrentamento (ou aproveitamento) dos acontecimentos fora de sua competência; e/ou Alterar, em favor da organização, as probabilidades de ocorrência dos acontecimentos abrangidos por sua esfera de competência

42 Importância da visão no planejamento Quando os sinais vitais da visão são saudáveis, a visão torna-se um guia forte, preciso e vibrante para o planejamento a longo prazo e para as operações do dia a dia. (Benjamin B. Tregoe)

43 Cenários estratégicos Seqüência hipotética de eventos construídos com o propósito de focalizar processos causais e ponto de decisão. (Herman Kahn ) Mapear cenários: Descrever as condições futuras dos setores em estudo, a partir da análise de todos os aspectos interdisciplinares envolvidos.

44 Objetivos da utilização de cenários Estimar se políticas hoje implicam acontecimentos previstos no futuro. Auxiliar na seleção de políticas e estratégias alternativas. Fornecer uma visão do sistema no futuro. Apresentar de forma clara as possibilidades para o futuro. Possibilitar a convivência com as incertezas. Indicar força e fraqueza, óbices e vulnerabilidades.

45 Construção de cenários Preparação do estudo Diagnóstico da situação atual Determinação das variáveis relevantes Verificação do consenso no que concerne as variáveis relevantes Análise das mútuas influências entre as variáveis relevantes Projeção das variáveis com base nas tendências verificadas Verificação de consenso no que concerne aos resultados projetados Montagem de cenários alternativos Verificação da consistência, plausibilidade e coesão dos cenários Seleção dos cenários mais prováveis

46 Procedimento metodológico para construção de cenários Preparação do estudo Diagnóstico da situação atual Determinação das variáveis relevantes Há consenso sobre as variáveis relevantes? Análise das mútuas influências entre as variáveis relevantes 1

47 Matriz SWOT STRENGHTS WEAKNESS OPPORTUNITIES THREATS

48 Definição de missão A missão é a razão de ser da organização, necessidades sociais a que ela atende e e seu foco fundamental de atividades. A missão é um compromisso da organização com a Sociedade.

49 Objetivos versus Estratégias OBJETIVOS RECURSOS ESTRATÉGIAS TEMPO METAS OBJ Resultados prioritários, de médio ou longo prazos, que devem ser realizados ou alcançados no horizonte de planejamento; Podem ser qualitativos ou quantitativos; Devem ter amarração temporal. ESTRATÉGIAS As estratégias são ações que definem como alcançar os objetivos da organização; Devem ser poucas e incisivas.

50 Determinação dos objetivos estratégicos Estado, situação ou resultado futuro que a organização pretende alcançar. É o alvo ou ponto que se pretende atingir.

51 Aspectos do estabelecimento de objetivos Envolve a concepção de diversos objetivos; exige consistência com os recursos internos; exige consistência com as condições ambientais; envolve a relação custo versus benefícios; envolve um sentido de qualidade de toda a organização; envolve riscos; envolve o reconhecimento do possível frente ao impossível.

52 Formulação de estratégias A finalidade das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos.

53 Formulação da estratégia INTENÇÃO ESTRATÉGICA VALORES ORGANIZACIONAIS MISSÃO DEFINIÇÃO DO TARGET COMPETÊNCIAS CARACTERÍSTICAS POSICIONAMENTO Fonte:: Desenvolvido a partir de Hooley, Cox e Adams, 1992.

54 Importância das estratégias As estratégias organizacionais determinam as necessidades da estrutura organizacional em termos de qualificações, as quais, por sua vez, estabelecem a estrutura de pessoas, sistemas, estilo administrativo e valores comuns. (Mills, 1993:116)

55 Desdobramento das estratégias As estratégias devem ser desdobradas por ocasião da elaboração do documento chamado plano de ação.

56 O que? Quem? Como? Quando? Por que? Onde? Quanto? Desdobramento das estratégias

57 Qual a diferença: OBJETIVOS & METAS

58 Meta é: uma quantificação que deve ser alcançada em um determinado prazo Determinação de Metas RESULTADOS PRETENDIDOS; ALVOS FUTUROS; DEVEM REPRESENTAR DESAFIOS ALCANÇÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO.

59 Referências Compêndio de material bibliográfico diverso

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Prof. Paulo Cesar Rodrigues E-mail: prdr30@terra.com.br 1) O que é planejamento estratégico? 2) O que é Administração estratégica? É um modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

AE02-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

AE02-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1 2 Nesta aula, conheceremos o Planejamento estratégico e sua importância enquanto um processo de elaboração da estratégia que definirá a relação entre a empresa e ambiente. 3 4 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1. Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1. Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1 Hortência NEPOMUCENO 2 Fernando FERREIRA 3 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA RESUMO O trabalho se propõe a descrever uma experiência que gerou

Leia mais

Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco

Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco Se planejar é sinônimo de conduzir conscientemente, então não existe alternativa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS. Prof. José Carlos Vaz EACH-USP 2008

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS. Prof. José Carlos Vaz EACH-USP 2008 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS Prof. José Carlos Vaz EACH-USP 2008 1 Por que planejar? Planejamento versus Improvisação A improvisação é mais confortável que o planejamento

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

Processo de Planejamento

Processo de Planejamento Processo de Planejamento Varia conforme o autor; não há unanimidade. Levantamento ou produção de Informações Análise da situação Tomada de decisão = preparação de planos Obs: Planejamento X Plano Planejamento

Leia mais

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1

Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1 Planejamento Estratégico Produtora Júnior - UFBA 1 Hortência Nepomuceno 2 Fernando Ferreira 3 Leonardo Costa 4 Universidade Federal da Bahia, Bahia, BA RESUMO O trabalho se propõe a descrever uma experiência

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante:

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante: PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP Palestrante: 2 Governança Planejamento Monitoramento Indicadores Resultados Valor público Governança

Leia mais

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 1 AULA 5 Dia 10 de abril PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 2 3 PODC - Funções Administrativas As quatro letras da sigla PODC representam as chamadas funções administrativas. PODC - Funções Administrativas

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Índice CONCEITOS E FUNDAMENTOS. Parte I. Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21

Índice CONCEITOS E FUNDAMENTOS. Parte I. Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21 Índice Introdução 15 Parte I CONCEITOS E FUNDAMENTOS Capítulo 1 A natureza do problema estratégico 21 1. Introdução 21 2. A estratégia deve assegurar a satisfação equilibrada das diversas legitimidades

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

O que é Planejamento Estratégico?

O que é Planejamento Estratégico? O que é Planejamento Estratégico? Conforme Oliveira (2003, p. 47) planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser

Leia mais

Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução

Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução Planejamento Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução Planejamento é a prática que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. Maximiano 2000 Situação Estratégica

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2015

Auditoria Interna. Planejamento Estratégico 2015 Auditoria Interna Planejamento Estratégico 2015 1 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO... 4 MISSÃO... 5 VISÃO... 5 VALORES... 5 ANÁLISE AMBIENTAL... 6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 6 MACROPROCESSO

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA! É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. 1. Suas características são: o É projetado para o médio prazo, geralmente

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Planejamento dos Riscos

Planejamento dos Riscos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Riscos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do Projeto

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O que é e para que serve? Para quem serve? Quem deve participar? Onde vem sendo utilizado? ETAPAS DO PLANEJAMENTO Avaliação da

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL I. INTRODUÇÃO: O Risco Operacional pode ser entendido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falhas, deficiência ou inadequação de processos

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

PLANEJAMENTO E GERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

PLANEJAMENTO E GERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PLANEJAMENTO E GERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR EMENTA Capacitar profissionais de saúde para acompanhamento, plamejamento, gestão de programas de proteção à saúde dos trabalhos em geral, proporcionando

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E ORÇAMENTO PLURIANUAL MANUAL DE ORGANIZAÇÃO COD. 100 ASSUNTO: DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 54, de 26/08/2015 VIGÊNCIA: 26/08/2015 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional PRPDI. 1a. Oficina de Prospecção de Cenários

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional PRPDI. 1a. Oficina de Prospecção de Cenários UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional PRPDI 1a. Oficina de Prospecção de Cenários 2 O Ministério de Educação (MEC) através da implantação do

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Tipos comuns de planos: Benefícios: Foco; Comprometimento; Flexibilidade, dinamismo; Agilidade; Eficiência, etc.

Tipos comuns de planos: Benefícios: Foco; Comprometimento; Flexibilidade, dinamismo; Agilidade; Eficiência, etc. Planejamento Processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos como deverá ir para onde deseja chegar. (Certo & Peter) Ato de determinar os objetivos da organização

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Planejamento: princípios

Planejamento: princípios Planejamento Processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos como deverá ir para onde deseja chegar. (Certo & Peter) O planejamento não é um acontecimento, mas um

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

Necessidades Gerenciais. Elementos de um Plano Estratégico. Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica

Necessidades Gerenciais. Elementos de um Plano Estratégico. Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica Razões (Necessidades) para a Gestão Estratégica Necessidades Gerenciais Uma identidade própria consensada e divulgada Um sistema de informações sobre o meio ambiente Um sistema responsável por decisões

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA -

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - - PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 19 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão 1-2 PLANEJAMENTO PRINCIPAIS ALVOS PLANEJAMENTO - CONCEITO PLANEJAR significa

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Brasília, 30 de abril de 2014 SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Peter Drucker, 1993 As atividades

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS. Palestrante: André Peres

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS. Palestrante: André Peres Palestrante: André Peres UNIDADE 3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento Estratégico do Negócio: A dministração e Planejamentos: Finalmente, convém destacar e reforçar a importância das seguintes

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Prof. Paulo Cesar Rodrigues E-mail: prdr30@terra.com.br ESTRATÉGIA Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram se na teoria militar, de onde foi adotado, significando

Leia mais

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro

Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento. Douglas Farias Cordeiro Segurança da Informação e Proteção ao Conhecimento Douglas Farias Cordeiro Riscos O que são vulnerabilidades, ameças e riscos? É fundamental que a equipe de segurança da informação realize uma boa gestão

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

ALINHAMENTO METODOLÓGICO G40

ALINHAMENTO METODOLÓGICO G40 ALINHAMENTO METODOLÓGICO G40 1 2 AGENDA Primeira Parte Conceitos Básicos Segunda Parte Metodologia PEA-FGV Tempo de exposição 60 minutos Tempo para perguntas e respostas 30 minutos 35 Frames 3 4 O QUE

Leia mais

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com Funções Organizacionais https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

Dinâmica Organizacional

Dinâmica Organizacional Dinâmica Organizacional Estratégia, Missão e Visão Estratégia - Conceito Origem da Palavra estratégia: Strategia = Arte do general Envolver a organização como um todo integrado, relacioná-la com o ambiente,

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Projetos de engenharia

Projetos de engenharia Projetos de engenharia Prof. Gisele Siqueira eng.giselesiqueira@gmail.com Aula 1 PMBOK Project Management Body of Knowledge O guia de conhecimento e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. A

Leia mais

1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento. Agenda

1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento. Agenda 1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento Agenda Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às

Leia mais

Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade. Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Diagnóstico Estratégico: Encontros com a comunidade Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivos e Produtos Previstos 1. Objetivo do dia Levantamento de propostas/demandas da

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

desafia, não te transforma Semestre

desafia, não te transforma Semestre O que não te 1 desafia, não te transforma Semestre 2015.2 1 Nossos encontros www.admvital.com 2 2 Nossos encontros www.admvital.com 3 AULÃO 3 4 Materiais da aula www.admvital.com/aulas 4 5 Critérios AV

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Sociedade moderna é complexa, exige um novo tipo de profissional: com visão estratégica, que se desenvolve de maneira dinâmica, etc. Dutra: no Brasil, as organizações que estão

Leia mais

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico

Leia mais

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização.

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Módulo 08 Perspectivas de Negócios nas Organizações Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Vamos relatar

Leia mais

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DECISÓRIO PROCESSO DECISÓRIO - CONCEITO Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça mais adequada. PROCESSO

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

_Apresentação. O ano de 2018 foi emblemático para o planejamento estratégico plurianual da Fundação Banco do Brasil.

_Apresentação. O ano de 2018 foi emblemático para o planejamento estratégico plurianual da Fundação Banco do Brasil. _Sumário APRESENTAÇÃO 4 Análise estratégica 7 FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA 10 Propósito 10 Valores e Princípios 11 Visão 12 PERSPECTIVAS ESTRATÉGICAS 14 Sociedade 14 Valor compartilhado 15 Processos 16 Pessoas

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO Orçamento empresarial Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. O orçamento geral retrata a estratégia

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais