Planejamento: princípios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento: princípios"

Transcrição

1 Planejamento Processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos como deverá ir para onde deseja chegar. (Certo & Peter) O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos. (Almeida) Processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los. (Schermerhorn) Planejar é ao mesmo tempo um processo, uma habilidade e uma atitude. Assim como o contrário de eficiência é o desperdício, o contrário de planejamento é improvisação. (Maximiano)

2 Planejamento: princípios Inerência Universalidade Unidade Previsão Flexibilidade Específicos (Ackoff) Gerais (Oliveira) Planejamento participativo Planejamento coordenado (horizontal) Planejamento integrado (vertical) Planejamento permanente Contribuição aos objetivos Precedência do planejamento Maior penetração e abrangência Maior eficiência, eficácia e efetividade 2 2

3 Planejamento: filosofias Planejar é também uma questão de atitude. (Maximiano) Duas atitudes básicas: proativa e reativa. Filosofias (Djalma Oliveira):

4 Tipos de Planos 1) Temporários x Permanentes Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental, avaliação das forças e fraquezas organizacionais, decisões amplas e de longo prazo. 2) Níveis Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo): tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos de médio prazo no nível departamental. Operacional: desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais (organizacionais) de curto prazo para cada tarefa.

5 Níveis de Planejamento - desdobramento Planos táticos Planos Operacionais Planejamento Estratégico Planejamento de RH Planejamento da Produção Planejamento Financeiro Planejamento Logístico Contratação Benefícios Capacitação Fornecedores Transporte Armazenagem Distribuição Alcance dos Objetivos

6 Três Níveis Organizacionais Níveis de Planejamento

7 FCC 2018 SABESP Técnico em Gestão No que concerne às funções do administrador, a de planejar contempla a I. identificação ou o estabelecimento dos objetivos da organização no longo prazo, de forma sistêmica, levando em conta também o ambiente externo, correspondente ao denominado planejamento estratégico. II. determinação da forma de atingir os objetivos e as metas da organização, com o estabelecimento de programas e projetos, concentrado no ambiente interno e com horizonte de curto prazo, correspondente ao denominado planejamento organizacional. III. avaliação do cumprimento das metas e dos indicadores estabelecidos, corrigindo o desempenho dos subordinados e eventuais desvios dos planos traçados, correspondente ao denominado planejamento tático. Está correto o que se afirma APENAS em a) III. b) II e III. c) I e III. d) II. e) I e II.

8 FCC TRT-24 Técnico Judiciário O planejamento I. eficaz depende da qualidade e quantidade de dados disponíveis e confiáveis. II. operacional decide o que fazer e como fazer. III. é um acontecimento. IV. é o sinônimo da improvisação. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) II e III. e) III e IV.

9 FCC TRT-24 Analista O planejamento é o oposto a) da improvisação. b) da previsão. c) da racionalidade. d) da redução de riscos. e) do equilíbrio.

10 FCC 2016 TRT-23 Analista Sobre planejamento, considere: I. O planejamento não elimina a incerteza. Ele sugere, sim, formas para uma organização se preparar para responder a possibilidades. II. Recusar-se a preparar ou adiar a preparação de planos não adia o futuro ou minimiza o seu impacto. Tal comportamento tampouco prejudica a habilidade de responder efetivamente. III. O planejamento deve ser visto somente como planejamento contingencial para as piores situações possíveis. IV. O planejamento proativo dá à organização uma medida de controle sobre o futuro. Está correto o que consta APENAS em a) I, III e IV. b) I, II e III. c) I e IV. d) III. e) III e IV.

11 FCC TRF-2 Analista Judiciário Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas: a) marketing, tecnologia, produção e mercado. b) missão, valores e visão. c) financeira, do cliente, interna e de aprendizado e crescimento das pessoas. d) estratégicas, táticas e operacionais. e) da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

12 FCC TRT-24 Técnico Judiciário Sobre o Planejamento Estratégico, analise: I. É o mesmo que planejamento, mas com ênfase no aspecto de longo prazo dos objetivos. II. É o mesmo que planejamento, porém com ênfase no aspecto de curto prazo dos objetivos. III. É o mesmo que planejamento, mas com ênfase na análise global do cenário. Está correto o que consta APENAS em a) III. b) II. c) I e III. d) I e II. e) II e III.

13 FCC MPE-AP Auxiliar administrativo O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um semnúmero de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento a) Operacional. b) Tático. c) Estratégico. d) Financeiro. e) Econômico.

14 FCC MPE-AM Administrador Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. O resultado do processo de planejamento é a preparação de planos, que são guias para a ação futura. Um plano deve conter a) objetivo, curso de ação, previsão dos recursos necessários e meios de controle. b) apenas o resultado futuro desejado. c) a definição exclusivamente dos objetivos de longo prazo da organização. d) o estudo do ramo de negócios baseado em informações. e) todos os indicadores de funcionamento da economia.

15 Processo de Planejamento (Maximiano) Processo de estruturar e esclarecer caminhos e objetivos. Análise da situação estratégica. Onde estamos? Análise do ambiente externo/ interno. SWOT Definição de objetivos e estratégias. Onde e como chegar Execução e avaliação Análise da situação estratégica presente da organização (onde estamos?): missão, visão, valores, desempenho atual, resultados alcançados; Análise SWOT: análise do ambiente (quais são as ameaças e oportunidades do ambiente?) e interna (quais são os pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização?); Elaboração do plano estratégico da organização (objetivos = para onde devemos ir? + estratégias = o que devemos fazer para chegar até la?); Implementação e avaliação. 1 1

16 Processo de Planejamento Estratégico: Chiavenato (Schermerhorn)

17 Conceitos Fundamentais Missão: razão de ser (quem somos?) Visão de futuro: Aspirações (onde queremos chegar?) Razão de ser da organização, sua natureza, o serviço que desempenha perante a sociedade: o que a organização é, qual seu propósito, sua identidade; como pretende atuar no seu dia a dia; é duradoura (atemporal), porém dinâmica. Representa o quadro futuro que se quer atingir no longo prazo (vigência do plano estratégico). Busca criar uma imagem que desafie e mobilize as pessoas. Valores: crenças básicas Representam as crenças dominantes, os atributos, qualidades. Descrevem como a organização pretende atuar no cotidiano, enquanto busca realizar sua visão.

18 Exemplo TCE-RS Missão: Exercer o controle externo sobre a gestão do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Sul, em conformidade com as regras e os princípios constitucionais, contribuindo para o aperfeiçoamento da Administração Pública, em benefício da sociedade. Visão: Ampliar o reconhecimento da sociedade a partir da atuação do TCE-RS no controle e no aperfeiçoamento da Administração Pública. Atributos de Valor: Efetividade, Profissionalismo, Independência, Transparência, Valorização das Pessoas. 4 4

19 Conceitos Fundamentais Objetivos Estratégicos São desafios que, se alcançados, são suficientes para a implementação da estratégia, o êxito no cumprimento da missão e a concretização da visão de futuro da organização. Direcionam para onde serão empregados os recursos. Devem ser focados em resultados, consistentes com a estratégia, específicos, mensuráveis, alcançáveis e periódicos (com prazo). Exemplos: combate à corrupção e à improbidade administrativa. melhoria da gestão de pessoas. instituição da governança judiciária. Aperfeiçoamento da gestão de custos. 5 5

20 Conceitos Fundamentais Metas: são etapas específicas a serem realizadas para o alcance do objetivo ou da visão. Definição correta de metas: S.M.A.R.T S Specific M Measurable A Attainable ou Agreed Upon R Realistic T Timely ou Tangible Exemplo Poder Judiciário Metas 2018 CNJ: Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. Identificar e julgar, até 31/12/2018, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2016 na Justiça do Trabalho. 6 6

21 Análise SWOT É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise Interna (Controlável) Análise Externa (Não Controlável) Áreas funcionais (Marketing, Pesquisa, RH, etc.), funcionários, desempenho, processos, produtos, serviços, finanças, competências, sistemas, tecnologia, inovação, etc. Ambiente geral + ambiente de tarefa = econômico, político, legal, cultural = sociedade, governo, mercado, concorrentes, clientes, fornecedores, tecnologia, etc. S W strengths (forças - potencialidades) weaknesses (fraquezas - fragilidades) O opportunities (oportunidades) T threats (ameaças, desafios)

22 Análise SWOT

23 Matriz SWOT Quatro estratégias

24 FCC 2015 CNMP Analista Correlacione Etapa às suas respectivas Funções: Está correta a correlação em: a) A-III; B-II; C-I; D-IV. b) A-II; B-I; C-IV; D-III. c) A-II; B-IV; C-III; D-I. d) A-III; B-IV; C-II; D-I. e) A-II; B-III; C-IV; D-I.

25 2017 FCC DPE-RS Analista Suponha que determinada organização tenha contratado uma consultoria especializada para o desenho do seu planejamento estratégico. Na primeira reunião com os consultores contratados, os representantes da organização foram instados a refletir sobre a razão de ser da referida organização, porque ela existe e o que faz, como forma de expressar sua própria essência. Essa abordagem diz respeito à identificação, no âmbito do planejamento estratégico, de um importante aspecto da organização, correspondente a) a seus símbolos institucionais. b) à sua visão de futuro. c) a seus valores. d) aos cenários para sua atuação. e) à sua missão.

26 2017 FCC ARTESP Agente de Fiscalização Considere os determinantes de sucesso do processo abaixo: I. O planejamento estratégico depende de uma liderança centralizada, levando as pessoas a se envolverem na estratégia da organização e não no processo. II. O ambiente externo deve ser considerado como um dos fatores importantes no jogo estratégico. Por outro lado, a organização não precisa responder às forças do ambiente de tarefa. III. O planejamento estratégico é um processo emergente e incremental de aprendizado. As organizações precisam se transformar em sistemas de aprendizagem organizacional. IV. Deve haver uma liderança do principal gestor da organização no processo de elaboração das estratégias. Está correto o que consta APENAS em a) II e IV. b) I e III. c) III e IV. d) I e II. e) II e III.

27 2018 FCC ALESE Analista Legislativo O processo pelo qual um sistema mantém sua competitividade em seu meio ambiente organizacional, pela determinação de onde a organização está, para onde ela quer ir e como ela deseja chegar lá, é conhecido como a) planejamento estratégico. b) marketing organizacional. c) administração estratégica. d) cultura organizacional. e) benchmarking.

28 FCC 2017 TRT-21 Técnico Os conceitos de missão e visão de uma organização, comumente utilizados na etapa de diagnóstico institucional em diferentes metodologias de planejamento estratégico e de gestão, correspondem, respectivamente, a) ao cenário externo, consistente em ameaças e oportunidades; ao cenário interno, consistente nas forças e fraquezas da organização. b) à percepção interna, dos integrantes da organização, sobre seus principais atributos; à percepção externa, dos clientes e da sociedade, sobre as características da organização. c) às metas de curto prazo estabelecidas para a organização; às metas e objetivos de longo prazo, ligados à perenidade da organização. d) aos objetivos estratégicos da organização, representados por indicadores; às metas representativas dos resultados pretendidos pela organização. e) à razão de existir da organização, contemplando sua essência e seus propósitos; ao futuro almejado pela organização, contemplando a forma como pretende ser reconhecida.

29 FCC 2017 TRT-11 Analista A visão de uma organização estabelece a) o propósito orientador para as atividades da empresa e para aglutinar os esforços de seus membros, clarificando e comunicando sua estratégia comercial. b) uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante para a organização como as pessoas e os clientes, e aquilo que seus dirigentes acreditam. c) os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. d) uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar. e) a filosofia da organização, que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores por meio de sua comunicação, comportamentos e ações que balizam suas respostas às necessidades do ambiente interno.

30 2018 FCC DPE-AM Analista Planejamento estratégico consiste em uma das atividades de maior relevância no âmbito das organizações contemporâneas e, conforme apontado pela literatura, a) considera não só os aspectos internos da organização, mas também o ambiente externo no qual está inserida, exigindo uma visão global e sistêmica. b) corresponde à determinação de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos estritamente financeiros, baseadas em estimativa de mercado. c) diz respeito a decisões a serem tomadas no futuro, sendo, portanto, uma atividade reativa e prospectiva. d) equivale ao planejamento operacional das metas de médio prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las. e) estabelece apenas indicadores para um horizonte mais próximo e de caráter mensurável no curto prazo.

31 2018 FCC ALESE Analista Legislativo - Administração Uma das etapas do planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas ou privadas consiste na identificação de cenários, o que significa a) realizar projeções de ambientes futuros, que podem ser otimistas, pessimistas ou intermediárias, para que a organização possa direcionar seus planos. b) identificar o futuro almejado pela organização, com estabelecimento de indicadores e metas. c) estabelecer diferentes prioridades para a organização, ajustadas no curso da execução do planejamento estratégico. d) relegar para o longo prazo as ações estruturais, que dependem de fatores exógenos, e para o médio prazo as de natureza operacional. e) fixar indicadores e metas variáveis, com um gradiente de atingimento em função das variações do ambiente interno e externo.

32 2017 FCC ARTESP Especialista em Regulação Considere que determinada entidade, no curso do diagnóstico organizacional levado a efeito para fins de implementação de seu planejamento estratégico, situe-se na etapa de identificação da sua missão. De acordo com os conceitos aplicáveis, tal identificação corresponde a) às metas de longo prazo a serem atingidas e que devem estar refletidas nos indicadores. b) ao consenso dos membros da organização sobre os valores a serem perseguidos. c) à razão de ser da entidade, seu propósito fundamental e único. d) ao papel social da entidade, que se sobrepõe aos aspectos corporativos. e) ao futuro almejado e que deve direcionar o planejamento estratégico.

33 2018 FCC TRT-6 Analista Considere que determinada sociedade de economia mista esteja na fase inicial de implementação de seu planejamento estratégico, mais precisamente na definição da missão da entidade, o que significa, de acordo com a conceituação apresentada pela literatura, a) os futuros potenciais da entidade, com análise de variáveis internas e externas que impactam sua atuação. b) o projeto de futuro da entidade, ou seja, quais os objetivos estratégicos a serem perseguidos. c) a expressão da essência da entidade, de seus propósitos, ou, mais precisamente, da sua própria razão de existir. d) os princípios, crenças e padrões que orientam a atuação da entidade e o comportamento de seus colaboradores. e) as forças e fraquezas da organização, bem como os desafios e oportunidades identificados.

34 2018 FCC TRT-2 Analista Judiciário As metodologias consagradas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas contemplam, como etapa relevante, o denominado diagnóstico institucional, muitas vezes utilizando como ferramenta a Matriz Swot, que procura identificar a) os projetos estratégicos da organização e as competências existentes para realizá-los, encadeados em uma representação gráfica na forma de fluxograma. b) os processos de trabalho necessários para a consecução dos resultados almejados em função dos valores institucionais identificados no mapeamento correspondente. c) a visão de futuro da organização, correspondente à sua essência e razão de ser, e que faz parte do quadro de indicadores estabelecido nesta etapa. d) as ações de longo prazo, correspondentes à missão da organização, e as de curto prazo, representativas dos cenários identificados. e) internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere.

35 2017 FCC TST Analista Judiciário Suponha que determinada organização esteja no curso de um processo de planejamento estratégico, utilizando, como metodologia, o Balanced Scorecard BSC e se situe na etapa de diagnóstico institucional, realizando, assim, análise interna e também do ambiente externo, significando que, em tal momento a) está sendo definida a missão da organização, que corresponde, de um lado, à sua razão de ser e, de outro, aos seus objetivos futuros. b) estão sendo identificados, de um lado, os valores da organização e, de outro, os cenários com os quais deve se defrontar. c) são identificados os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades. d) está sendo estruturado o mapa estratégico da organização, que engloba sua visão de futuro e as variáveis estratégicas. e) são definidas as melhores práticas de gestão com base em experiências de sucesso de outras organizações tidas como benchmarking.

36 2018 FCC ALESE Analista Legislativo - Administração Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em a) mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o crescimento da organização. b) mapear as principais competências disponíveis no mercado. c) definir a missão da organização, que corresponde ao futuro almejado. d) clarificar a visão da organização, ou seja, a sua essência ou razão de existência. e) identificar as forças e as fraquezas da organização.

37 2018 FCC DPE-AM Assistente Técnico O Balance Scorecard BSC é uma das metodologias mais difundidas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas e, na etapa correspondente à análise interna, busca identificar a) os desafios e oportunidades existentes. b) as forças e fraquezas da organização. c) a missão, correspondente aos valores da organização d) a visão da organização, que se contrapõe ao cenário externo. e) as metas estratégicas, fixando os indicadores correspondentes.

38 2017 FCC ARTESP Especialista em Regulação O diagnóstico institucional corresponde a uma etapa relevante para a implementação do planejamento estratégico de uma organização. Nessa etapa, é efetuada a análise dos ambientes interno e externo, que contempla, entre outros aspectos, a) a lacuna entre as competências existentes na organização e aquelas requeridas para o desempenho de suas atividades. b) os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades com as quais vai se defrontar. c) a definição dos objetivos estratégicos da organização, com o estabelecimento de indicadores e metas. d) a avaliação dos empregados e a definição de planos de ação para atingir as melhorias necessárias. e) o mapeamento dos principais processos existentes na organização e a identificação dos projetos prioritários.

39 FCC 2014 TRT-16 Analista Considere que o TRT da 16ª Região está elaborando o seu Planejamento Estratégico. A etapa de análise do microambiente organizacional ou Ambiente de Tarefa, contempla: a) Fornecedores e clientes do TRT. b) Departamento de compras, concorrentes, entidades de classe. c) Departamento de recursos humanos, fornecedores e sindicatos d) Economia, Sindicatos e Tribunal Regional do Trabalho de outra região e) Demografia, governo, fornecedores.

40 FCC 2015 CNMP Analista Após análises do ambiente externo e interno, determinada instituição obteve como diagnóstico a predominância de ameaças e pontos fortes. Neste tipo de ambiente, a recomendação é a adoção da Estratégia de a) Desenvolvimento. b) Crescimento Intensivo. c) Crescimento. d) Manutenção. e) Sobrevivência.

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de estruturar e esclarecer caminhos e objetivos. Análise da situação estratégica. Onde estamos? Análise do ambiente externo/ interno. SWOT Definição

Leia mais

Processo de Planejamento

Processo de Planejamento Processo de Planejamento Varia conforme o autor; não há unanimidade. Levantamento ou produção de Informações Análise da situação Tomada de decisão = preparação de planos Obs: Planejamento X Plano Planejamento

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Tipos comuns de planos: Benefícios: Foco; Comprometimento; Flexibilidade, dinamismo; Agilidade; Eficiência, etc.

Tipos comuns de planos: Benefícios: Foco; Comprometimento; Flexibilidade, dinamismo; Agilidade; Eficiência, etc. Planejamento Processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos como deverá ir para onde deseja chegar. (Certo & Peter) Ato de determinar os objetivos da organização

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Noções de Administração. Meu Primeiro Concurso. Rafael Ravazolo

Noções de Administração. Meu Primeiro Concurso. Rafael Ravazolo Noções de Administração Meu Primeiro Concurso Rafael Ravazolo Matérias: Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Planejamento: níveis de planejamento, planejamento estratégico,

Leia mais

Visão Estratégica. O que é Estratégia?

Visão Estratégica. O que é Estratégia? Visão Estratégica O que é Estratégia? A arte do general. O caminho a ser seguido pela instituição no longo prazo. Dess, Lumpkin e Eisner: conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores

Leia mais

AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível,

AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível, AFT 2013 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível, aberto e empreendedor, com tendência à inovação da administração

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O que é Estratégia? A arte do general. O caminho a ser seguido pela instituição no longo prazo. Dess, Lumpkin e Eisner: Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

Administração. Planejamento Estratégico. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Planejamento Estratégico. Professor Rafael Ravazolo. Administração Planejamento Estratégico Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PLANEJAMENTO Constitui a função inicial da administração, pois estabelece o alicerce

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo

Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo Planejamento Estratégico Professor Bruno Eduardo PROMOÇÃO! 30% desconto nos cursos online do TRE-SP até segunda-feira. CUPOM: MINHAVAGATRE30 CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução

Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução Planejamento Administração e Planejamento Estratégico: Uma introdução Planejamento é a prática que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. Maximiano 2000 Situação Estratégica

Leia mais

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Níveis de Planejamento. Professor Rafael Ravazolo. Administração Níveis de Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX TIPOS OU NÍVEIS DE PLANEJAMENTO A divisão mais comum do planejamento é a hierárquica, separando-o

Leia mais

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores CESPE 2008 SERPRO Analista Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. 2014 - CESPE - ICMBIO - Analista

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências É uma alternativa aos modelos tradicionais: Modelo tradicional de GP: foco no controle, na qualificação do Cargo. Modelo moderno: Competência Foco no mercado, no negócio, no cliente

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos e para que modifiquem

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES

ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES ORÇAMENTO ELEMENTOS CONCEITUAIS PRELIMINARES Como será o amanhã? Desafio Atual Como melhorar o funcionamento das Organizações? improvisação X planejamento POR QUE PLANEJAR? A organização necessita coordenar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Aspectos Gerais do Planejamento

Aspectos Gerais do Planejamento PLANEJAMENTO Prof. Thiago Gomes Aspectos Gerais do Planejamento Conceito Planejamento é o processo sistemático de planejar o futuro, definindo objetivos e resultados que se quer atingir e o que vai se

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo.

Leia mais

Noções de Gestão Estratégica, Projetos e Processos

Noções de Gestão Estratégica, Projetos e Processos AULA Demonstrativa Noções de Gestão Estratégica, Projetos e Processos Planejamento Estratégico Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Prof. Paulo Cesar Rodrigues E-mail: prdr30@terra.com.br 1) O que é planejamento estratégico? 2) O que é Administração estratégica? É um modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA! É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. 1. Suas características são: o É projetado para o médio prazo, geralmente

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise SWOT É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise Interna (Controlável) Análise Externa (Não Controlável) Áreas funcionais (Marketing, Pesquisa, RH, etc.), funcionários, desempenho, processos,

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

- Gestão Estratégica - Discussão

- Gestão Estratégica - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças; Kaplan e Norton: BSC = Painel/Placar Balanceado de Desempenho Proposta de avaliação do desempenho organizacional

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Gestão de Competências Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa 1.Uma determinada entidade integrante da Administração

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial

Gestão da Produção. Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Empresas Classe Mundial Gestão da Produção Análise SWOT Balanced Scorecard Mapa Estratégico Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Empresas Classe Mundial ESTRATÉGIA PRODUTIVIDADE QUALIDADE Balanced ScoreCard Lean

Leia mais

AVAL DESEMP - INMETRO

AVAL DESEMP - INMETRO AVAL DESEMP - INMETRO 1 Contextualização Societal da Avaliação Globalização Competitividade global Eficiência Qualidade Inovação Redução défices orçamentais Economia Eficiência Complexidade governação

Leia mais

Governança Pública e o Papel do TCU

Governança Pública e o Papel do TCU Governança Pública e o Papel do TCU Marcelo Eira Secretário de Fiscalização de TI Belém/PA, 26 de setembro de 2013 Melhorar a governança, com efeito, significa ouvir a sociedade, planejar melhor, coordenar

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL

Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL Escola de Artes, Ciências e Humanidades Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho Disciplina: Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos Curso: Bacharelado em Gestão de

Leia mais

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional

PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional PRÁTICAS PARA UM GOVERNO EFICIENTE Ações para amplificar os resultados de governo, a partir de uma gestão profissional A profissionalização da gestão pública permite amplificar os resultados de governo

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

PES 34- Estratégias. Profª Enfª Bruna Carla Voltolini

PES 34- Estratégias. Profª Enfª Bruna Carla Voltolini PES 34- Estratégias Profª Enfª Bruna Carla Voltolini Framework do Planejamento Estratégico CONCEITOS BÁSICOS Conceitos básicos sobre sistema, funções dos gestores e planejamento OBJETIVOS Conceituação

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo. Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste

Leia mais

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE...

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE... GEPLANES 3 Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. SUMÁRIO 1. CONCEITOS CHAVE...2 MISSÃO...2 VISÃO...2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...2 BSC...3

Leia mais

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA -

- PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - - PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA - Edital Câmara 2014 (Polícia) item 19 - Professor: Marcos Girão - marcospascho@gmail.com Marcos Girão 1-2 PLANEJAMENTO PRINCIPAIS ALVOS PLANEJAMENTO - CONCEITO PLANEJAR significa

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires

Fórum de Custos. Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional. Jader Pires Fórum de Custos Planejamento Estratégico: Diretrizes Essenciais pa Sucesso Organizacional Jader Pires Diretor Superintendente Santa Casa de Araraquara Santa Casa de Araraquara 776 funcionários 197 médicos

Leia mais

Aula 00. Conhecimentos Específicos Itens 1 a 7 Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho

Aula 00. Conhecimentos Específicos Itens 1 a 7 Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho Aula 00 Conhecimentos Específicos Planejamento Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de CONHECIMENTOS

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

Administração para Analistas de Tribunais Parte 2 Administração Geral

Administração para Analistas de Tribunais Parte 2 Administração Geral Administração para Analistas de Tribunais Parte 2 Administração Geral Prof. Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sumário 1. FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...5 QUESTÕES... 7 2. PLANEJAMENTO...12 2.1.

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini ana.figueira@anhanguera.com DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em

Leia mais

O que é Planejamento Estratégico?

O que é Planejamento Estratégico? O que é Planejamento Estratégico? Conforme Oliveira (2003, p. 47) planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANÁLISE SWOT S - STRENGTHS - FORÇAS - INTERNO W - WEAKNESSES - FRAQUEZAS - INTERNO O - OPPORTUNITIES - OPORTUNIDADES - EXTERNO T - THREATS - AMEAÇAS - EXTERNO PORQUE FAZER SWOT?

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais