PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde"

Transcrição

1 PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis. Em saúde resultado está diretamente relacionado a quatro elementos: 1. Segurança do paciente 2. Qualidade do atendimento 3. Eficiência dos processos 4. Resultados financeiros Quanto maior a capacidade de alcançar, de forma contínua e sustentável, os resultados, maior o nível de maturidade da Gestão. O que é o PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde? É um programa de gestão onde grupos de 5 hospitais trabalharão juntos para construir de forma evolutiva e gradativa um modelo de gestão baseado em três elementos: Estratégia, Modelo de Gestão e Governança Corporativa, através da implementação de ferramentas gerencias, tecnológicas e estratégicas e da troca de experiências entre os participantes. O Programa desenvolve o conceito de maturidade de gestão através de cinco pilares: Governança Corporativa, Estratégia Empresarial, Tecnologias, Processos e Pessoas. A GesSaúde acredita que todo o hospital tem sempre muito a ensinar e muito a aprender, o PROAMA reúne as instituições em grupos para, através da troca de experiências e aplicação de metodologias testadas e aprovadas, desenvolver sua maturidade de gestão.

2 Quem precisa do PROAMA? Hospitais que tenham investido em tecnologias de Gestão, passado pelo processo de informatização, não tenham resolvido seus problemas de Gestão, não possuam uma estratégia clara que é acompanhada de forma sistemática, não possuam uma governança corporativa que possibilite acompanhar a Gestão e os projetos de forma eficiente, não possuam processos eficientes, formalizados e bem estruturados e entenda que pode alcançar melhores resultados com uma melhor capacitação de suas pessoas. Ou simplesmente hospitais que não estejam satisfeitos com seus resultados e acreditem que evoluir seu processo de gestão é um caminho para melhorar estes resultados.

3 Quais os principais resultados esperados na participação do PROAMA? A participação no PROAMA terá como principal resultado o aumento da Maturidade de Gestão da instituição que deverá gerar como efeito práticos: Todos estes resultados devem resultar em: 1. Aumento da segurança do paciente 2. Melhoria da qualidade do atendimento 3. Aumento da eficiência dos processos 4. Melhoria dos resultados financeiros Como funciona o PROAMA? O PROAMA é um programa de 12 meses estruturado para funcionar com grupos de 05 hospitais que, através da aplicação de metodologias testadas e aprovadas, vão desenvolver juntos e de forma acelerada sua maturidade de gestão. O PROAMA usa como metodologia central o gerenciamento de resultados a partir do Projeto Estratégico (Plano Empresarial). É um modelo de construção conjunta para possibilitar que a instituição desenvolva as habilidades de gestão necessárias a promover seu desenvolvimento corporativo.

4 Metodologias auxiliares são implementadas em cada uma das instituições nos campos de Estratégia, Finanças, Gestão de Faturamento (SUS e Convênio), Gestão de Processos de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Suprimentos, de forma a garantir o alcance dos resultados desejados de maneira integrada e global. Com mais de 600 horas anuais de atividades, as metodologias de gestão oferecidas pelo PROAMA são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a competitividade e otimizar os resultados globais das instituições. Todos os hospitais terão a mesma evolução na Maturidade de Gestão? Não, a evolução da maturidade vai variar para cada instituição, pois cada uma tem uma cultura, um tempo e uma velocidade diferentes para assimilar as técnicas apresentadas. Umas evoluirão mais em algumas áreas que outras, mas ao final de cada ciclo todas evoluirão e aumentarão seu nível de Maturidade de Gestão. O PROAMA se encerra em 12 meses? Não, o PROAMA é um programa de 12 meses que pode ser renovado anualmente para que a instituição possa continuar evoluindo seu nível de Maturidade de Gestão e melhorando seus resultados ano a ano. Como é a operacionalização do PROAMA? O PROAMA é um programa com atividades definidas mês a mês onde são aplicadas as metodologias para que a instituição possa assimilar e desenvolver as habilidades necessárias a aumentar o seu nível de maturidade de Gestão.

5 Quais as atividades do PROAMA? O PROAMA possui 7 grupos de atividades: 1. Workshops 2. Revisão do Plano Empresarial/Planejamento estratégico 3. Revisão de processos 4. Definição de Indicadores 5. Capacitação dos gestores 6. Reunião de acompanhamento de resultados 7. Mentoring de especialistas 8. Encontro de gestores Cada grupo de atividades possui uma dinâmica específica, uma metodologia de aplicação específica e um público específico que no seu conjunto poderá envolver entre 100 e 150 profissionais por ano para desenvolver suas habilidades de gestão em dimensões específicas de técnicas e aplicações de Gestão.

6 Como são realizadas as atividades? No PROAMA existem dois tipos de atividades: as coletivas e as individuais. As coletivas são atividades em que todos os hospitais participam juntos e existe uma grande troca de experiências para que, além dos conhecimentos e técnicas aprendidos pelo uso dos métodos do programa, todos possam compartilhar e aprender com os outros. Atividades coletivas: 1. Workshops 2. Revisão de processos 3. Definição de Indicadores 4. Capacitação dos gestores 5. Encontro de gestores As atividades individuais são as atividades onde são tratadas questões especificas de cada instituição, onde cada uma é única e são discutidos, acompanhados e debatidas soluções individuais para cada instituição. Atividades individuais: 1. Revisão do Plano Empresarial/Planejamento estratégico 2. Reunião de acompanhamento de acompanhamento de resultados (REMAR) 3. Mentoring de especialistas Como as atividades se encadeiam para proporcionar a aceleração da Maturidade de Gestão? Todas as atividades foram planejadas para desenvolver na instituição habilidades práticas que devem ser aplicadas no dia a dia e gerar resultados imediatos. O processo se inicia com um workshop de estratégia onde são apresentados os conceitos de estratégia, planejamento estratégico, orçamento empresarial e acompanhamento de indicadores de desempenho. Após o workshop acontece a revisão/definição do plano empresarial que é o momento de revisão/elaboração do planejamento estratégico, definição dos objetivos e metas estratégicas, definição dos indicadores de gestão e início da elaboração do orçamento empresarial. Após a conclusão da revisão/elaboração do plano empresarial inicia-se a fase de acompanhamento dos resultados, através do monitoramento dos indicadores definidos nas Reuniões Mensal de Acompanhamento de Resultados (Remar).

7 A REMAR é uma reunião onde os líderes deverão mensalmente apresentar e prestar contas dos resultados de suas áreas. Mais que uma simples reunião a REMAR é um processo que implantará a cultura de monitoramento e acompanhamento de resultados em todos os níveis gerenciais e áreas da instituição. Em paralelo acontece a etapa de revisão de processos. A GesSaúde possui uma metodologia própria que possibilita em curto espaço de tempo revisar e aprimorar todos os principais processos da instituição. Após a revisão de processos de cada área acontece a definição de indicadores de Gestão da área onde serão definidos os indicadores para monitorar o processo e o resultado da área. Em paralelo ocorre também o programa de capacitação, onde até 05 gestores por instituição, passarão por um programa de treinamento que aprofundará e desenvolverá seus conhecimentos sobre diversas áreas do hospital e áreas de conhecimento indispensáveis para evoluir o processo de Gestão. Ao longo do programa existe uma agenda de visitas dos especialistas da GesSaúde para proporcionar orientações sobre melhores práticas in loco nas instituições e discutir alternativas de melhorias dos processos e dos resultados. Semestralmente acontece o Encontro de Gestores onde os principais gestores das instituições que compões os diversos grupos do PROAMA se encontrarão em um evento de relacionamento, troca de experiências e conhecimento de novos métodos de Gestão. Qual o objetivo dos workshops? Os Workshops tem o objetivo de apresentar e familiarizar os principais gestores com as ferramentas de gestão estratégica (Matriz BGC, Matriz SWOT, As cinco forças de Porter, Posicionamento Estratégico, Balance Score Card, Definição de Metas e Indicadores, Acompanhamento de Projetos, Planos de Negócios, Orçamento Empresarial, etc.) e preparar os profissionais das instituições para a etapa de revisão de processos.

8 Como acontece a etapa de revisão/definição do Plano empresarial? Atividade que será realizada de forma individual com cada instituição para revisão/definição do Plano Empresarial. Nesta atividade será revisto o posicionamento estratégico: Missão, Visão e Valores da instituição. Será realizada uma avaliação de cenários utilizando diversas ferramentas (Matriz BGG, Matriz SWOT, as cinco forças de Porter, etc.) para definição da estratégia. Definida a estratégia serão desdobradas as metas, projetos e inicia-se a elaboração do Orçamento Empresarial. Como acontece a Revisão de processos? A metodologia tem o objetivo de realizar uma revisão dos principais processos das instituições, identificar oportunidades de melhoria na operação, avaliar se o modelo de operação atual atende aos requisitos desejados e projetar novos processos adequados aos objetivos de eficácia, eficiência e qualidade definidos pela Instituição. Nesta etapa é utilizada Metodologia GesSaúde de Revisão de Processos: Etapas: Workshops de revisão dos processos Utilização da Metodologia GesSaúde de Revisão de Processos Apresentação dos processos definidos Mapeamento de usabilidade dos sistemas Workshops de revisão dos processos É apresentado o Modelo como Referência para repensar os processos atuais; A partir do modelo de referência serão realizadas discussões buscando definir o modelo ótimo para a instituição respeitando sua estrutura, cultura, pessoas, características e resultados esperados; O processo é totalmente orientado a buscar os resultados desejados;

9 Durante as discussões o novo processo é desenhado e repassado até que aconteçam os consensos; Busca-se identificar e mapear todas as não conformidades nos processos que podem vir a causar problemas e/ou dificuldades operacionais. Reunião com a participação de todos os envolvidos para apresentação do modelo aprovado. Mapeamento da usabilidade do sistema Nesta etapa serão avaliadas as configurações atuais do sistema de gestão e verificada a necessidade de ajustes para implementação do modelo de processos definido. O final desta etapa é um documento que descreve todas as configurações do sistema de gestão necessárias para implementação dos processos definidos. *** Esta atividade deverá ser realizada por cada instituição com a orientação da equipe de consultoria. Implantação dos processos definidos Nesta etapa serão realizados treinamentos no processo e no sistema de gestão para qualificação dos profissionais para implementação dos processos definidos. *** Esta atividade deverá ser realizada por cada instituição com a orientação da equipe de consultoria.

10 Como acontece a definição de indicadores? A metodologia tem o objetivo de apoiar na definição dos indicadores de desempenho que serão utilizados para monitorar o nível de eficiência das áreas e a execução do plano estratégico definido. Serão definidos indicadores: Estratégicos, Assistencial, Suprimentos, Faturamento SUS, Faturamento Convênios, Controladoria Financeira, Áreas de Apoio Qual a dinâmica das Reuniões Mensais de Avaliação de Resultados (REMAR REMAR)? As REMAR são o momento em que ocorre a avaliação dos resultados, controle de metas, e acompanhamento dos projetos para alcance dos objetivos definidos no Plano Empresarial. Reunião estratégica realizada com o corpo diretivo da instituição, tem um plano definido onde os gestores apresentam o resultado através dos indicadores de gestão de suas áreas e os projetos sob sua responsabilidade, para acompanhamento da evolução do programa, dos resultados da instituição e do Plano Empresarial. A REMAR é ápice de um processo de avaliação que começa com a avaliação dos indicadores nas áreas operacionais, passa pela gerencia e finaliza com a reunião da diretoria ou alta gestão da instituição.

11 Como funciona o programa de capacitação? Anualmente, cinco gestores por instituição participam de um programa de capacitação de 160 horas, composto por dez módulos, com ênfase: Governança Corporativa Finanças Gestão de Faturamento SUS Gestão de Faturamento Convênio Gestão de Processos de Negócios Gestão de Pessoas Gestão de Projetos Gestão de TI Gestão de Suprimentos Acreditação Hospitalar Como funciona o mentoring de especialistas? As atividades de mentoring são a aplicação prática dos conhecimentos de gestão realizadas pelos especialistas nas áreas de Suprimentos, Assistencial, Faturamento SUS, Faturamentos de Convênios, Financeira, TI e Gestão de Processos para acompanhamento e orientação quanto as melhores práticas de gestão e operação e alinhamento com o Plano Empresarial. O que são os Encontro de Gestores? Encontro semestral dos gestores das instituições participantes do programa para discussão de temas de interesse comum. O evento tem um caráter de integrar e promover o relacionamento e troca de experiências entre os participantes do programa.

12 Qual o cronograma típico de atividades do PROAMA? Ao fazer parte do PROAMA qual a garantia que o hospital tem que os resultados vão melhorar? O PROAMA é um programa de aceleração da Maturidade de Gestão e como todo processo de evolução de maturidade cada instituição alcançará um resultado diferente em seu processo de desenvolvimento. O PROAMA não gera resultados se a instituição não se empenhar na aplicação dos métodos e se não estiver disposta a evoluir sua cultura e métodos de Gestão para um modelo focado no acompanhamento de resultados com aplicação do método PDCA planejar/executar/medir/agir. Como o próprio nome do programa diz é um programa de aceleração da maturidade de Gestão, não existe fórmula mágica ou atalho, existem sim métodos e práticas que se implantadas com empenho produzirão os resultados desejados e esperados.

13

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

Gestão Hospitalar: O que não serve mais.

Gestão Hospitalar: O que não serve mais. Gestão Hospitalar: O que não serve mais. Palestrante: Roberto Gordilho www.gessaude.com.br Quem é Roberto Gordilho? Fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

Programa de Consultores Associados (PCA)

Programa de Consultores Associados (PCA) Programa de Consultores Associados (PCA) www.gessaude.com.br A GesSaúde Nascida com a missão de Aumentar os resultados e a maturidade de gestão das instituições de Saúde do Brasil, a GesSaúde é o resultado

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL A GeCompany oferece consultoria empresarial e cursos de qualidade. Nossa

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial MBA Executivo em Gestão Empresarial Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA Executivo em Gestão Empresarial Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a Aula 18 1 2 Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a garantir o uso de padrões de qualidade e definições

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional O Workshop de S&OP Em mercados competitivos o profissional que dominar o processo de S&OP possuirá grande diferencial estratégico e vantagem competitiva no ambiente de negócios. Neste cenário onde os clientes

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software Bruno Souza de Oliveira O que é EBSERH? Vamos implantar? Porque não pensamos nisto? Metodologias Implantação de Sistema de Informação Hospitalar Cenários;

Leia mais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais

MBA Marketing Digital e Mídias Sociais MBA Marketing Digital e Mídias Sociais Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais. Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA Portaria nº 4117 de 27 de setembro de 2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando:

Leia mais

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência

Acreditação. hospitalar? Qual o papel da enfermagem na. emevidência emevidência R e v i s t a Enfermagem Ano 1 Número 01 2014 Qual o papel da enfermagem na Acreditação hospitalar? Qualidade de vida Especialistas falam sobre o estresse no dia a dia profissional e dão dicas

Leia mais

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Coaching Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Eduardo Lapa Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Storyboard O que é Inteligência empresarial Porque inteligência empresarial Como as empresas se beneficiam com isso

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

ADEQUAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA POSICIONAMENTO NO MERCADO INTERNACIONAL

ADEQUAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA POSICIONAMENTO NO MERCADO INTERNACIONAL www.texbrasil.com.br ADEQUAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA POSICIONAMENTO NO MERCADO INTERNACIONAL A Capacitação visa assessorar individualmente empresas do Programa Texbrasil no diagnóstico e adequação

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais 18/10/2017 VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2017 Agenda A CAIXA Grandes Números

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO

20/11/2013. Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO PROF. ÉRICO VALVERDE Regimento Interno CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPITULO II - INSTANCIAS DE GOVERNANÇA CAPITULO III DO CORPO DIRETIVO 1 Regimento Interno CAPITULO IV DO CONTRATO DE ADESÃO COM

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - Esta prova é SEM CONSULTA. - Inicie a prova colocando o seu nome em todas as páginas. - Todas as respostas às questões devem ser preenchidas a caneta. - Todas as informações necessárias estão

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO 4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO A planilha de atendimento às metas do projeto é apresentada na sequência. Metas Proporcionar os elementos necessários para que seja definido o processo

Leia mais

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017-2018 MARÇO/2017 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO METODOLOGIA MISSÃO VISÃO VALORES ANÁLISE DE CONTEXTO ESTRATÉGIAS APRESENTAÇÃO Este é o primeiro Planejamento

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual INTRODUÇÃO Melhores Práticas da Auditoria Interna com foco em Riscos. Teoria Fomentar a discussão sobre o atual papel das atividades de Auditoria Interna; Prática

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. IFNMG - Câmpus Pirapora 1 1- O QUE É O NPG O Núcleo de Práticas Gerenciais - NPG é um laboratório de práticas administrativas, com layout devidamente planejado

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC

DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS, O MODELO COOPERATIVISTA PDGC Cooperativismo É um sistema fundamentado na união voluntária de pessoas em torno de necessidades comuns. Busca prosperidade conjunta e se baseia no

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS 1 PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS Missão Visão Valores Políticas Competências Estratégicas Gestores Contribuidores Individuais Competências Técnicas/funcionais Estratégia (Princípios

Leia mais

Compliance aplicado às cooperativas

Compliance aplicado às cooperativas Compliance aplicado às cooperativas A implantação do Programa na Unimed-BH Outubro de 2016 Unimed BH 45 anos Nossa Unimed bem cuidada para cuidar bem de você Unimed-BH 1ª operadora de plano de saúde de

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PARA A PETROBRAS: Um excelente desempenho (Valor = SMS + Confiabilidade + Clientes + Rentabilidade) é

Leia mais

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Missão Indonésia Liane Angoti CGDF Rodrigo Dutra SEF/DIAG/SC AGENDA Histórico; Estágio Atual DF e SC; Visita à Indonésia; Conclusões. HISTÓRICO Nível 5

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA CURSO INÉDITO Curso imprescindível para as organizações que pretendem aprimorar sua atuação e maximizar seus resultados 25 e 26 de setembro

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS PLANO DE TRABALHO OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS 1 ÁREA DE CREDENCIAMENTO/SUBÁREA Área Planejamento Empresarial; Subáreas Planejamento Estratégico. 2 PROJETO/AÇÃO Linha

Leia mais

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia Negócio Promover o segmento privado de saúde do Estado da Bahia. Missão Promover a melhoria contínua do ambiente de negócios e da qualidade

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

Rede de Saúde Santa Marcelina

Rede de Saúde Santa Marcelina Casa de Saúde 2017 VIDEO INSTITUCIONAL Rede de Saúde Santa Marcelina UNIDADES DE SAÚDE Total de Leitos 1.474 Casa de Saúde Santa Marcelina Início em 05 de Agosto de 1961 742 Leitos Hospitalares OSS HOSPITAL

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DO GRUPO MRV SUMÁRIO 1 Objetivo... 2 2 Abrangência... 2 3 Conceitos... 2 4 Tipologias de Risco... 3 5 Responsabilidades... 4 5.1 Conselho de Administração... 4 5.2 Comitê de

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA CURSO IMPRESCINDÍVEL PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE PRETENDEM APRIMORAR SUA ATUAÇÃO E MAXIMIZAR SEUS RESULTADOS 19 e 20 de março Brasília, 19 e 20

Leia mais

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012.

Prospecção Tecnológica. 30 de agosto de 2012. Prospecção Tecnológica 30 de agosto de 2012. A ação será executada por: A Equipe O Projeto Prospecção Tecnológica Objetivo Possibilitar a implantação de novas tecnologias que permitam redução de custos,

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9.

Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9. Gestão por Resultado de Processos da cadeia Order to Cash, aplicando a metodologia BPM, apoiada pela Suite Aris Toolset versão 9.7 e Solman da SAP Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES

Programa Gestão Estratégica de Pessoas. Projeto Corporativo BNDES Programa Gestão Estratégica de Pessoas Projeto Corporativo BNDES CONTEXTO Desafios novos e crescentes Produtividade 1950 1960 Infraestrutura Econômica - Siderurgia Indústrias de Base - Bens de Consumo

Leia mais

PMO. Roda Viva com o PMO

PMO. Roda Viva com o PMO Roda Viva com o PMO Saiba como foi a estruturação do PMO e sua "revitalização" ao longo dos tempos e gestões Alessandra Rodrigues, PMP e Paula Borgo, PMP Gerente PMO Corporativo / Especialista em Portfolio

Leia mais

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Capacitação ForRisco Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Apresentação: Fábio Henrique dos Anjos Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB Brasília, DF, 2018. Sumário

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

JUNHO Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018.

JUNHO Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018. JUNHO 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/06/2018 A 30/06/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. TIPOLOGIAS DE RISCO... 2 5. RESPONSABILIDADES... 3 5.1 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO... 3 5.2 COMITÊ DE RISCOS

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO V CERTAME DA CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS GESTÃO DE PROJETOS

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO V CERTAME DA CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 1. Conceitos e Fundamentos 1.1. Planejamento estratégico e desdobramento em programas, projetos e atividades 1.2. Programas, Projetos e Atividades 1.3. Elementos básicos de Programas,

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios COMUNICADO O SEBRAE NACIONAL Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio da Universidade Corporativa SEBRAE, comunica que, na prova, serão avaliados conhecimentos conforme as áreas descritas

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Primeira reunião com os Grupos Temáticos 24 de maio de 2006 Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Depto. Política Científica e Tecnológica da

Leia mais