A importância da Embalagem no processo de construção e internacionalização da marca. MYBRAND. Filipa Santos Silva, 15 e 16 de Abril, 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância da Embalagem no processo de construção e internacionalização da marca. MYBRAND. Filipa Santos Silva, 15 e 16 de Abril, 2014"

Transcrição

1 MYBRAND AICEP Abril, 2014 A importância da Embalagem no processo de construção e internacionalização da marca. O QUE É UMA MARCA? UMA MARCA CONSTRÓI-SE IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM INTERNACIONALIZAR A MARCA EMBALAGEM MYBRAND Filipa Santos Silva, 15 e 16 de Abril, 2014

2 UMA MARCA É Um nome, sinal ou símbolo usado para identificar bens ou serviços de um vendedor e para os diferenciar dos bens dos concorrentes. Dictionary of Business and Management

3

4

5

6

7 Uma Marca é muito mais do que um nome, logo ou símbolo; Muito mais do que os elementos tangíveis que a suportam UMA MARCA É A promessa de uma experiência. O conjunto de ideias, imagens, sensações, emoções, sentimentos, que existem na mente e no coração dos seus públicos. A teia de relações que constrói.

8 UMA MARCA Identifica Diferencia Protege da cópia Representa um compromisso da empresa Promete Garante Seduz Cria atitudes e comportamentos favoráveis, elos emocionais Reduz o risco, facilitando as extensões de marca Cria um sentido de pertença Torna-se única e insubstituível...

9 UMA MARCA TEM UM ADN Tem uma identidade própria. Um nome, um logo, um símbolo. Uma missão e uma visão de futuro. Valores próprios. Uma personalidade, um estilo. Uma reputação.

10 MISSÃO A sua razão de existir. VISÃO O que pretende ser ou conquistar no futuro. VALORES Conjunto de valores partilhados internamente e que representam a cultura da marca - valores que norteiam os comportamentos e relações da marca e dos seus colaboradores com os stakeholders e que são a base da construção da imagem e reputação da marca. MARCA PERSONALIDADE Forma como a marca deseja projectar a sua personalidade e estilo ao relacionar-se com os públicos alvo. POSICIONAMENTO Proposta de valor da marca - experiência prometida. Deve ser única, relevante (forte), credível e sustentável. Deve ser um motor de geração de valor para a empresa e para os seus stakeholders e um motor de diferenciação da marca no seu palco competitivo.

11 UMA MARCA CONSTRÓI-SE Uma Marca nasce, cresce, reinventa-se, através dos seus pontos de contacto, através das experiências e vivências que oferece. PRODUTOS E SERVIÇOS Materializam a oferta da marca para os seus públicos. COMUNICAÇÃO Estilo de comunicação, mensagem, tom de voz, linguagem, atitude, estilo fotográfico, formas comunicação... AMBIENTES Contexto físico onde se desenvolve a actividade da marca e onde são expostos os seus produtos/serviços. COMPORTAMENTOS Formas como os colaboradores/ embaixadores da marca se relacionam interna e externamente com os seus públicos. Representam a cultura da empresa e da marca.

12 Every touchpoint is a brand statement PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO TOUCHPOINTS DEVEM: Expressar o ADN da marca; Gerar associações, atitudes e comportamentos favoráveis; Favorecer a criação de relações fortes. AMBIENTES COMPORTAMENTOS Uma marca é uma promessa. É através das experiências com a marca que a promessa se torna real, que ela é revelada e que ela é cumprida - que se constrói a marca. Uma marca é mais do que se diz, é o que se faz. Necessidade de coerência e consistência.

13 Embalagem é parte integrante da experiência com a marca. PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS Embalagem deve ser pensada em termos estratégicos. O desenho e desenvolvimento da embalagem tem de estar ligado e ser enquadrado com a estratégia da marca e restantes touchpoints. Embalagem é um Investimento, não um custo.

14 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS EMBALAGEM COMO PARTE INTEGRANTE DA EXPERIÊNCIA COM A MARCA. Extensão do produto. Muitas vezes o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, considerando os dois como constituintes da mesma identidade indivisível. Produto é julgado pela embalagem. Conter/armazenar, proteger e preservar. Conveniência: Logística distribuição e transporte, manuseio, empilhamento. Abertura, re-fechamento, uso, reutilização, reciclagem, facilidade de eliminação.

15 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS OFEREÇA UMA EXPERIÊNCIA. Ofereça uma experiência, não produtos e serviços.

16 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS YOUTILITY Ofereça novos benefícios e novas experiências e diferencie-se da concorrência. Torne mais fácil e melhor a qualidade de vida das pessoas. Resolva problemas, crie soluções para as suas necessidades.

17 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS PERSONALIZE Utilize a embalagem como forma de personalização da marca.

18 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS INFORME Categoria produto, ingredientes, quantidade, modo de utilização, condições de segurança, modo de armazenamento e conservação, garantia, preço......mas......comunique Comunique posicionamento, benefícios, personalidade e valores da marca. Revele e cumpra a promessa da marca. Diferencie-se da concorrência, dizendo porque deve ser escolhido.

19 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS ACCIONE DE FORMA IMEDIATA MEMÓRIAS DE MARCA. Traga associações, ideias, emoções, sentimentos, à mente do consumidor ou potencial consumidor. Enquadre a comunicação da embalagem na estratégia de comunicação da marca.

20 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS COMUNIQUE OS BENEFÍCIOS DA MARCA QUE SEJAM RELEVANTES, CREDÍVEIS E DIFERENCIADORES. Transparência, autenticidade, simplicidade, magnetismo, actualidade Agir como vendedor e facilitar a decisão de compra através da forma como comunica a marca e os benefícios da marca.

21 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS STORYTELLING CONSTRUA UMA HISTÓRIA CONTE UMA HISTÓRIA Uma história que seja percebida, ganhe significado, seja lembrada. Envolva o consumidor e desperte a sua parte emocional. Motive as pessoas a participar e compartilhar.

22 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS EMBALAGEM ALINHADA COM A AUTO IMAGEM REAL OU ASPIRACIONAL DO CONSUMIDOR/UTILIZADOR. Uma embalagem com que o consumidor/cliente se possa identificar. Permita a auto expressão. Ajude a construir e expressar uma identidade pessoal. Comunique uma atitude proactiva com a sustentabilidade social e ambiental.

23 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS ATRAIR, SEDUZIR, VENDER. DESTACAR-SE NA PRATELEIRA, NA LOJA OU NO SITE. Atraia novos clientes e garanta que os consumidores habituais a encontram facilmente. Na loja, a embalagem é tudo o que as pessoas vêm, tocam, sentem, cheiram... ela pode constituir um experiência sensorial rica. Ganha relevo em self-service marketing.

24 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS CRIE AMBIENTES QUE POTENCIEM AS MALHORES EXPERIÊNCIAS. Embalagem a criar o ambiente onde se desenrola a experiencia de consumo, utilização do produto...

25 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS CRIE ENVOLVIMENTO E RITUAL. Melhore a experiência global da marca criando rituais nas formas de interacção com a embalagem. Benefícios emocionais, sensoriais, entretenimento, exclusividade, personalização, etc. Construir uma relação afectiva individual com a marca.

26 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS FAVOREÇA A COLABORAÇÃO E CO-CRIAÇÃO. Marketing with people Inspirar conversas e a partilha de experiências.

27 PRODUTOS E SERVIÇOS COMUNICAÇÃO EMBALAGEM AMBIENTES COMPORTAMENTOS OS CONSUMIDORES ESTÃO MAIS CONSCIENTES DO IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL DOS SEUS CONSUMOS. Considere os "três Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar no processo de criação de uma embalagem.

28 A PAR DA DECISÃO DE INTERNACIONALIZAR Que necessidades específicas. Que condicionantes sociais e culturais. Qual o palco competitivo. Que canais de distribuição. PESQUISAR, INVESTIGAR, ANALISAR E COMPREENDER O CONSUMIDOR, OUTROS STAKEHOLDERS E O MERCADO. Que comportamento de compra onde, como, quando, com quem, que tipo de informação necessita. Que comportamento de consumo - onde, como, quando, com quem... DETETAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES

29 Assegurar a consistência e coerência da marca. THINK GLOBAL Objectivos estratégicos da marca; Estratégia da marca.

30 Garantir flexibilidade e agilidade capacidade de adaptação e mudança para ir de encontro às necessidades e especificidades sociais e culturais dos novos mercados. ACT LOCAL Revelar e cumprir a promessa da marca; Gerar assoçiações, atitudes e comportamentos favoráveis; Criar elos emocionais; Favorecer a criação de relações fortes. Cluster de esforços em direcção a objectivos comuns.

31 Assegurar a consistência e coerência da marca. Garantir flexibilidade e agilidade capacidade de adaptação e mudança para ir de encontro às necessidades e especificidades sociais e culturais dos novos mercados. THINK GLOBAL Objectivos estratégicos da marca; Estratégia da marca. ACT LOCAL Revelar e cumprir a promessa da marca; Gerar assoçiações, atitudes e comportamentos favoráveis; Criar elos emocionais; Favorecer a criação de relações fortes. Cluster de esforços em direcção a objectivos comuns.

32 CUIDADOS ESPECIAIS COM A EMBALAGEM NA INTERNACIONALIZAÇÃO. LÍNGUA Traduções à letra fazem com que a mensagem perca/ modifique o seu significado. É necessário fazer adaptações e recriar mensagens. USOS, COSTUMES E TABUS Devem ser compreendidos e respeitados. CORES Cores têm uma simbologia e um significado diferente em diferentes culturas. NECESSIDADES DIFERENTES Aspectos demográficos, sociais e económicos diferentes criam necessidades diferentes. SÍMBOLOS Toda a simbologia está intimamente ligada à cultura e costumes de um povo. Note-se que existem muitos tipos de símbolos, para rótulo da embalagem, que são nacional e internacionalmente padronizados. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO A forma e local como um produto é distribuído e vendido, difere de país para país. ESTÉTICA Os conceitos de beleza e bom gosto diferem de cultura para cultura. A beleza está nos olhos de quem a vê. PALCO COMPETITIVO Mesmo com a crescente globalização o palco competitivo de uma marca é ainda significativamente diferente de país para país.

33 Globalização e fragmentação dos mercados. Procura de significado e de autenticidade. Procura de caminhos para um crescimento sustentável, nas suas vertentes económica, social e ambiental. ALGUMAS TENDÊNCIAS DO Sec. XXI Consumidor value conscious, informado, multicultural, sempre conectado. Imersão da tecnologia na vida diária. Consumidores tornam-se inventores, produtores, editores, publicitários, críticos... Media social a ganhar peso. Mercados são conversas. The small movement.

34 AICEP MYBRAND Abril, 2014 Vá além das mensagens comerciais. Resolva problemas. Envolva as pessoas. Capacite as pessoas. Permita que as pessoas participem. Crie verdadeiros fãs da marca. Entregue valor. Torne a vida melhor. OBRIGADO

Marketing no Desporto

Marketing no Desporto Marketing Desportivo Funchal, 23 de Abril 2007 Rui Pedro Caramez pcaramez@sapo.pt Marketing no Desporto O conceito emergente de mercado O novo papel do cliente de desporto Isolado Relacionado O Clube Desportivo

Leia mais

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 Horeca Portugal Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 vantagem competitiva Mudança no papel do consumidor de isolado para conectado de desconhecedor para informado de passivo para activo Acesso à informação

Leia mais

ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS

ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS ENDOMARKETING DE EXPERIÊNCIAS Juliani Monçores sobre a autora Publicitária por formação, criativa por vocação e comunicadora por paixão. Publicitária e Especialista em Comunicação e Marketing, com MBA

Leia mais

O significado da Marca. MSc. Aline Corso

O significado da Marca. MSc. Aline Corso O significado da Marca MSc. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br Vamos começar derrubando alguns mitos. Uma marca não é um logo. Uma marca não é um slogan. Uma marca não é uma identidade visual. Uma marca

Leia mais

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA ELEVANDO SEUS CONCEITOS EGT-030 Administração de Marketing Prof.: Carlos Carrasco Turma : 3º Período Semestre / Ano: 1º Semestre / 2014 Equipe: Breno Souza, Francisco

Leia mais

Óbvio Camisas criativas¹

Óbvio Camisas criativas¹ Óbvio Camisas criativas¹ Alexsandro Junio ALMEIDA² Jéssica Natali de Oliveira COSTA³ Lamounier Lucas Pereira JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO Quando se fala em embalagem,

Leia mais

A Marca: evolução ( )

A Marca: evolução ( ) A Marca: evolução (1978-2009) 1 A Marca: evolução (1978-2009) Evolução da Marca 1978 Associado ao negócio da eletricidade. No símbolo é destacado o E de eletricidade. 1993 Mudança e dinamismo. O símbolo

Leia mais

F o r m a s d e p o t e n c i a r a s v e n d a s

F o r m a s d e p o t e n c i a r a s v e n d a s Acção de Sensibilização de Empreendedorismo "Como Impulsionar as Vendas - Estratégias de Vendas Lourinhã, 2 de Julho de 2014 Intervenção de José Rafael Nascimento jn.correio@gmail.com Ganhe Atitude Um

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA?

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? 14 CONCLUSÃO 17 SOBRE A FEIJÃO COM ARROZ 19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon

Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon 2018 Sua MARCA é o que seus clientes dizem que ela é, quando você não está na sala. Jeff Bezos CEO Amazon O cliente só vê o topo do iceberg. Por mais que sua marca seja diferente, se por fora ela parece

Leia mais

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Sérgio Santos Setembro de 2012 1 Objetivos APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO ESUAIMPORTÂNCIA APRESENTAR CONCEITOS DE

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

O que é possível fazer para surpreender os seus clientes?! Prof. Ms. Alexandre Correia dos Santos

O que é possível fazer para surpreender os seus clientes?! Prof. Ms. Alexandre Correia dos Santos O que é possível fazer para surpreender os seus clientes?! Prof. Ms. Alexandre Correia dos Santos Experience Engagement! Happiness ? O que é Comunicação?! Comunicação Comunicação é a forma como as pessoas

Leia mais

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos 29 de Março de 2006 Joana Neves INSTITUTO DUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO DE PORTALEGRE Agenda Os Novos Motores do Turismo

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo 23.09.2015 A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo Que mundo é esse? É um mundo impresivel e complexo, com novas variáveis. E nesse contexto, quem cuida de uma marca? TODOS. Quais forças regem esse

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 01/06/2018 SUMÁRIO 1 CONCEITOS... 3 2 OBJETIVO... 4 3 ABRANGÊNCIA... 4 4 REFERÊNCIAS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 RESPONSABILIDADES... 6 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 7 1 CONCEITOS A B3 reconhece a comunicação

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

CATÁLOGO DE CASOS DE UTILIZAÇÃO. Utilize o Yammer como espaço de trabalho social e deixe a colaboração, a inovação e a participação começarem.

CATÁLOGO DE CASOS DE UTILIZAÇÃO. Utilize o Yammer como espaço de trabalho social e deixe a colaboração, a inovação e a participação começarem. CATÁLOGO DE CASOS DE UTILIZAÇÃO Utilize o Yammer como espaço de trabalho social e deixe a colaboração, a inovação e a participação começarem. Catálogo de casos de utilização do Yammer O Yammer é o seu

Leia mais

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA?

TESTE DE MARCA PESSOAL COMO VOCÊ SE DESTACA? TESTE DE MARCA PESSOAL NUM DIA BOM Vamos encarar os fatos: ser um empreendedor e tocar o seu próprio negócio nem sempre é divertido e glamouroso como deveria ser. Poder ser desafiador, estressante e extremamente

Leia mais

GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP

GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP GESTÃO DOS RISCOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO MÓDULO TEMÁTICO 25 DE JUNHO E 26 DE JUNHO AICEP DO S AND DONT S DA INTERNACIONALIZAÇÃO PEDRO MAGALHÃES Licenciado em Gestão pela Universidade de Staffordshire,

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

05/04/2015 MKI 1. Tópicos

05/04/2015 MKI 1. Tópicos Tópicos pg 1. Identidade Corporativa 2 2. Imagem Corporativa 3 3. Relação Com o Público 4 4. Publicidade Institucional 5 5. Marca 6 6. Definição 7 7. Atribuição da Responsabilidade 8 8. Proteção 9 9. Vanguarda

Leia mais

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Mostrar e explicar o que é People Marketing e como aplicar em suas estratégias

Mostrar e explicar o que é People Marketing e como aplicar em suas estratégias Realização: Conheça as Miners Objetivos do Webinar Como vender em campanhas pontuais Mostrar e explicar o que é People Marketing e como aplicar em suas estratégias Dicas de como medir resultados Dicas

Leia mais

Agenda. Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento

Agenda. Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento Agenda Relembrando as Diretrizes Plataforma da Marca Workshop Arquitetura de Marcas e Posicionamento Branding para a Eletrobrás por onde passamos: Reunião de kickoff Entrevistas com executivos da Eletrobrás

Leia mais

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento GESTÃO 5. - Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento Os mercados e o marketing foram encarados com visões distintas ao longo do tempo Marketing de massas

Leia mais

MODELO DA CADEIA DE VALOR. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura

MODELO DA CADEIA DE VALOR. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura MODELO DA CADEIA DE VALOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura Estratégia Competitiva É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável contra as

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 5: Certificação de produtos agro-alimentares - Conceito, importância, custos e benefícios - Tipos de certificação - Certificação de qualidade em agricultura Certificações

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 PRIMEIROS PASSOS: PERGUNTAS FREQUENTES ????? 1 O porquê de Internacionalizar a minha empresa? Motivações? 2 O meu serviço/produto

Leia mais

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR Influenciando o redesign do design Beatriz Luz, Karen Cesar e Rodrigo Bautista 4 Setembro de 2016 Por que Economia Circular? Creating a business model that makes

Leia mais

DICAS... Sobre como usar o marketing de conteúdo para VENDER MAIS

DICAS... Sobre como usar o marketing de conteúdo para VENDER MAIS DICAS... Sobre como usar o marketing de conteúdo para VENDER MAIS O conteúdo não é REI... ele é o reino inteiro... José de Almeida Marketing de conteúdo é criar e partilhar conteúdo relevante para captar,

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Castelo Branco 19 de Fevereiro de 2015 DO S AND DONT S DA INTERNACIONALIZAÇÃO DONT S Aventureiro Internacionalização para salvar a minha empresa Follow up 1 mês depois Mercados

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 5 Certificação de produtos agroalimentares - Conceito, importância, custos e benefícios - Tipos de certificação - Certificação de qualidade em agricultura Certificações

Leia mais

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly.

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly. Gestão da inovação Conceitos e tipos de inovação 1 Referência Aula montada com base no capítulo 1 da referência abaixo. CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão

Leia mais

Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente. Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP

Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente. Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP Eficiência no atendimento para gerar valor para o cliente Eduardo Audrá Diretor de Operações Grupo DPSP Eduardo Audrá Diretor de Operações DPSP Estudou Propaganda e Marketing na ESPM, tem experiência de

Leia mais

Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. TÉCNICAS DE VENDAS PERFIL GLOBAL: CENÁRIO GLOBAL:

Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. TÉCNICAS DE VENDAS PERFIL GLOBAL: CENÁRIO GLOBAL: TÉCNICAS DE VENDAS Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CENÁRIO GLOBAL: PERFIL GLOBAL:

Leia mais

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014 Gestão da Produção Aula 3 Estratégia de Produção: Origens e Novas Orientações Uma estratégia de produção é formada a partir de um conjunto de metas, políticas e restrições auto impostas, que descrevem

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

Porque há histórias que não podemos esquecer

Porque há histórias que não podemos esquecer Porque há histórias que não podemos esquecer A MAGIA DA MEMÓRIA É preciso começar a perder a memória para perceber que é esta que faz toda a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida ( ). A nossa

Leia mais

MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL]

MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL] MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS MARKETING ESTRATÉGICO [INTERNACIONAL] MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS Em uma primeira e fundamental análise do mercado global, é preciso

Leia mais

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática 1 OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente

Leia mais

Aumentando suas vendas valorizando sua marca. O papel do marketing na geração de lucros

Aumentando suas vendas valorizando sua marca. O papel do marketing na geração de lucros REUNIÃO REUNIÃO ASSEMBLEIA ORDINÁRIA ORDINÁRIA GERAL EM 11/12/2014 ORDINÁRIA EM 11/12/2014 DE 11/12/2015 Aumentando suas vendas valorizando sua marca O papel do marketing na geração de lucros O Que é Marketing?

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Neuromarketing - Pinte o seu futuro inovando com a

Neuromarketing - Pinte o seu futuro inovando com a Neuromarketing - Pinte o seu futuro inovando com a AGENDA Mercado mudou! Os desafios da comunicação Neuromarketing: marketing e o impacto no comportamento do consumidor Comunicar para Inovar O papel das

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA.

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. Somos múltiplos, formados por diferentes núcleos de atuação, unimos pessoas inteligentes com a ambição por realizar projetos memoráveis. A Propale é a soma de suas estratégias,

Leia mais

Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito. Porto, 27 de Setembro 2017

Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito. Porto, 27 de Setembro 2017 Inspirar colaboradores: empresas com missão e propósito Porto, 27 de Setembro 2017 Propósito Propósito e missão valores Missão Visão Missão e propósito Para criar a missão é necessário compreender quais

Leia mais

MODELO DE NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL

MODELO DE NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL MODELO DE NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL O QUE É? Não existe nenhuma definição universal para modelo de negócio; Este conceito deve considerar a Missão, Visão e Competências-Chave de uma organização;

Leia mais

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira Dando sequência à série de publicações Trends 2020, iniciada em 2010, cujo objetivo é apresentar tendências e inovações

Leia mais

COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING

COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING COMO ENTENDER A MENTE DO CONSUMIDOR? NEUROMARKETING Marketing 1.0 Era industrial - Foco no produto Marketing 2.0 Advento da Internet Era da Informação foco no cliente Marketing 3.0 Era da participação,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160.

ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE. Resumo da matéria. Segmentação e posicionamento do mercado Nome: Alexandra Paulo Nº21160. ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE Resumo da matéria Segmentação e posicionamento do mercado 15-10-2012 Nome: Alexandra Paulo Nº21160 Turma 11ºI Ìndice: Introdução... 2 Segmentação... 3 Posicionamento...

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO Promoção do espírito empresarial A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO A análise da situação A definição dos objetivos A identificação do público-alvo A elaboração da comunicação A escolha das variáveis de comunicação

Leia mais

Reunião 6. O Plano de Negócios

Reunião 6. O Plano de Negócios Reunião 6 O Plano de Negócios Pauta O que é um plano de negócios? Por que planejar o seu negócio? Qual a estrutura de um plano de negócio? Como construir um plano de negócio? O Plano de Negócios É um conjunto

Leia mais

Comendador Rui Nabeiro

Comendador Rui Nabeiro A Delta tem assumido como preocupação permanente construir um modelo de negócio sustentado na justiça social, ambiental e económica da cadeia de valor, assente na gestão de rosto humano. Comendador Rui

Leia mais

MANUAL DE MARCA.

MANUAL DE MARCA. MANUAL DE MARCA 2. ARQUILED - MANUAL DE MARCA ARQUILED - MANUAL DE MARCA. 3 A NOSSA MARCA A Nossa Visão e Missão Os Nossos Valores A NOSSA IDENTIDADE O Logotipo Versões Universo Cromático Aplicação sobre

Leia mais

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA ESTRATÉGIA MARKETING COMUNICAÇÃO GESTÃO COMERCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA www.janunescarneiro.pt ESTRATÉGIA E MARKETING EVENTOS INTERNACIONALIZAÇÃO PROCESSOS

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior ABRACOMEX Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior 0800.7183810 Apresentação do Professor Alyssa Hopp www.linkedin.com/in/alyssahopp Jornalista (UFG/2009.2), Mestre em Comunicação Internacional

Leia mais

As melhores estratégias para vender mais no Marketplace

As melhores estratégias para vender mais no Marketplace As melhores estratégias para vender mais no Marketplace 1. Cuidado com A DESCRIÇÃO DO SEU PRODUTO! Na internet, quando se copia conteúdo de outros sites você acaba perdendo posicionamento nos resultados,

Leia mais

Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens. Prof. Doutora Maria Sousa Galito Jornada de Diplomacia Económica, ISEG,

Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens. Prof. Doutora Maria Sousa Galito Jornada de Diplomacia Económica, ISEG, Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens Prof. Doutora Maria Sousa Galito Jornada de Diplomacia Económica, ISEG, 05-12-2012 Diplomacia Microeconómica: diplomacia comercial (para as negociações Estado/Empresas).

Leia mais

Branding para a Eletrobras

Branding para a Eletrobras Branding para a Eletrobras por onde passamos: Reunião de kickoff Entrevistas com executivos da Eletrobras e formadores de opinião 1º Comitê - Diagnóstico de Branding º Comitê - Plataforma da Marca 3º Comitê

Leia mais

Estrutura de Marca. Brand Key MJC. Posicionamento Tenda

Estrutura de Marca. Brand Key MJC. Posicionamento Tenda Posicionamento Tenda Demográfico: Homens e Mulheres A / B (Renda familiar entre R$ 6.000 e R$ 11.000) 25/35 anos Casais com ou sem filhos Atitudinal: Em busca do primeiro imóvel Preocupadas com o bem estar

Leia mais

marketing de c a s a m e n t o

marketing de c a s a m e n t o marketing de c a s a m e n t o Promessa 3º P do Marketing de Casamento Você quer ter sua agenda cheia e ter os melhores clientes do mundo? Entenda os 4 elementos da Oportunidade De negócios Tem benefício

Leia mais

A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário

A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário Todo o imobiliário, uma única solução ebook A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário Potencie a sua Marca Pessoal nas Redes Sociais egorealestate.pt Índice 03 O que são Redes Sociais? 13 Partilhe

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos www.econewfarmers.eu

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

Manual de Ecodesign InEDIC

Manual de Ecodesign InEDIC Manual de Ecodesign InEDIC Ferramenta 4: A ferramenta da análise do mercado fornece uma abordagem prática aos conceitos teóricos explicados no capítulo 5. Com o objetivo de determinar o potencial do mercado

Leia mais

Incorporação no mundo das empresas

Incorporação no mundo das empresas Gestão de Des & Empresa Compreensão e contribuição Compatibilidade d do Des e as outras áreas Incorporação no mundo das empresas Possibilida do Des como ferramenta de Gestão Empresarial e como fator de

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

Modelo de Briefing de Criativo Completo

Modelo de Briefing de Criativo Completo Modelo de Briefing de Criativo Completo O Briefing Criativo deve ser o mais referencial possível, portanto o mais direto, objetivo e preciso em relação às informações para os criativos. Não existe um modelo

Leia mais

Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL

Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL Negócios internacionais AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES NO MERCADO GLOBAL AVALIAÇÃO DE MERCADOS GLOBAIS (I): OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS Qual o preparo organizacional para a internacionalização? Os produtos

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA OBJETIVOS AO POSICIONAR A MARCA Os profissionais de marketing utilizam a comunicação para informar, persuadir e seduzir os consumidores

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO

Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO Projetar o Futuro. Se pensarmos bem, ao Futuro das cidades e das comunidades não temos como escapar. Ele acontecerá (acontece permanentemente) e trará consigo

Leia mais

Mario D Andrea Presidente da ABAP

Mario D Andrea Presidente da ABAP O NEGÓCIO É A MARCA É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade faz chegar às suas mãos a publicação O negócio é a marca. Aqui você vai encontrar, expostos de maneira

Leia mais

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio

Edrey Momo. Gastronomia. como negócio Edrey Momo Gastronomia como negócio Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação e demonstrativo de resultados Dia 1 Plano de negócio Dia 2 Administrando Dia 3 Custos, legislação

Leia mais

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação

2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação 2ª Parte Competindo com a Tecnologia de Informação Objectivos de Aprendizagem Identificar várias estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar Tecnologias da Informação para confrontar

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 1: Estratégia empresarial 1 SEÇÃO 1.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA. 2 O que é uma empresa... EMPRESA 3 Uma empresa Organização formal Disponibilizar / vender bens

Leia mais

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas, LANÇAMENTO DA ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA O ATLÂNTICO LISBOA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 INTERVENÇÃO DA SENHORA MAMAOT Senhor Primeiro Ministro, Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Como Comunicar Projectos de Prevenção

Como Comunicar Projectos de Prevenção A Prevenção [redução] na Produção de Resíduos Como Comunicar Projectos de Prevenção Porto, 28 de Novembro de 2008 A Sair da Casca Quem somos Criada em 1994, a Sair da Casca é a primeira empresa de consultoria

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico para aprovação em Assembleia Geral GS1 Portugal 3 de abril 2019 Objetivos 1 Dar continuidade Das atividades core da GS1 Portugal, mantendo as orientações estratégicas definidas no Plano

Leia mais

Tendências do voluntariado empresarial estratégico

Tendências do voluntariado empresarial estratégico Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial Tendências do voluntariado empresarial estratégico Reinaldo Bulgarelli Txai Consultoria e Educação CVSP, 05 de outubro de 2011 NOSSA AGENDA DE TRABALHO: 8h30

Leia mais

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia

HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. Autonomia HUMANO DRAGÃO ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AFECTIVO Relacionamento e Sensibilidade Valorizar e demonstrar sensibilidade nas suas relações afectivas, de modo consequente com a opção de vida assumida. Respeitar

Leia mais

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA-

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- IBRAIN REBRAIN 3 CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- 4 O DESAFIO DE VENDER SERVIÇOS: PORQUE É MAIS DIFÍCIL VENDER SERVIÇO DO QUE UM PRODUTO? 5 SERVIÇO É qualquer ato ou desempenho,

Leia mais

ESTRATÉGIA 2030 RLVT. Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo. Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE março 2018

ESTRATÉGIA 2030 RLVT. Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo. Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE março 2018 ESTRATÉGIA 2030 RLVT Inovação, Tecnologias 4.0 e Turismo Jaime Serrão Andrez Presidente da CD do COMPETE 2020 21 março 2018 1 Paradigma económico 2030 Mutação permanente dos quadros de referência Modelos

Leia mais

Agência Digital. A nossa maior vitória é o seu sucesso.

Agência Digital. A nossa maior vitória é o seu sucesso. Agência Digital A nossa maior vitória é o seu sucesso. A Buzina é uma agência web constituída por uma equipa profissional de múltiplas competências. Servimo-nos da nossa experiência para ajudar empresas

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS Projetos Educativos ÍNDICE ENQUADRAMENTO 3 CONTEXTO 3 IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS 4 DESCRIÇÃO 4 ESTRUTURA DO PROJETO 6 RESULTADOS ATINGIDOS 7 CONCLUSÕES 7

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário

A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário Todo o imobiliário, uma única solução ebook A Marca Pessoal e as Redes Sociais no Imobiliário Potencie a sua Marca Pessoal nas Redes Sociais egorealestate.pt Índice 03 O que são Redes Sociais? 14 Facilite

Leia mais