Ficha técnica do curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha técnica do curso"

Transcrição

1 Certificação Profissional PMP O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo na MEDIDA CERTA para você Pessoas têm necessidades diferentes que podem estar relacionadas à maturidade, experiência e/ou formação. Sabendo disso e desejando atender à sua expectativa, oferecemos 02 opções de treinamento para que você possa escolher a melhor forma de se preparar para o exame do PMI. Opção 01. PMP Exam Prep 24h, curso original da Rita Mulcahy. Indicado para quem domina completamente o Guia PMBOK, fez um curso formal de gerenciamento de projetos, e já deveria estar com o exame PMP marcado. Opção 02. Combo PMP 64h, composto pelos cursosgerenciamento de Projetos - Teoria e Prática 40h + PMP Exam Prep 24h.Indicado para quem precisa atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos do Guia PMBOK, antes de se preparar para o exame PMP. Para passar no exame, você precisar conhecer bem os processos do Guia PMBOK. O curso Gerenciamento de Projetos 40h cumpre bem esse objetivo de maneira divertida e lúdica. Ao fazer os dois cursos, você ainda se qualifica para a participar da oficina Reforço para Preparatório PMP.

2 PMP Exam Prep 24h Passei no exame, hora de comemoração! Gostaria de agradecer ao empenho dos instrutores da Projectlab. Realmente cada momento que passamos dentro da sala de aula foi fundamental para poder desenvolver as técnicas e passar no exame. Desenvolvido pela RMC, empresa de renome internacional, tendo como fundadora a mais renomada especialista em Certificação PMP no mundo, Rita Mulcahy, que ajudou milhares de pessoas a passar no exame nos últimos 15 anos. Experiência comprovada tanto pela sua metodologia de ensino diferenciada como pelo seu material didático que é o mais vendido e utilizado no mundo inteiro. Vários capítulos regionais do PMI recomendam este curso. Público Alvo CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS Nível Avançado DURAÇÃO 24h PRESENCIAL e ONLINE Turmas Abertas e In Company PDUS Não gera PDUs Segui passo a passo as orientações, e graças a Deus conquistei esta batalha. Sem dúvida a metodologia da Rita Mulcahy ajudou e muito, e o Fastrack foi essencial! Alex Sandro Da Costa Souza Conteúdo Programático Visão Geral do Exame Gerentes de Projetos experientes que satisfazem os requisitos do PMI para fazer o exame PMP, que tenham completo domínio do Guia PMBOK vigente, e fizeram algum curso prévio formal em gerenciamento de projetos. Recomenda-se que o aluno já marque o seu exame antes de começar este curso. Metodologia de ensino É um curso de aprendizagem acelerada desenvolvido para ajudá-lo a se preparar para o exame PMP e obter ao mesmo tempo uma melhor compreensão sobre gerenciamento de projetos. Foi projetado para que você passe o mínimo de tempo necessário em sala de aula, reduzindo seu tempo de estudos extraclasse de centenas de horas para menos de 40h. O objetivo é que em sala de aula, o foco esteja nas principais dificuldades do aluno, e ajudá-lo a descobrir o que ele precisa estudar individualmente depois. Embora não tenha o objetivo de formação profissional, vai ensiná- lo a se tornar um melhor gerente de projetos. Como estudar e fazer um plano de estudos; Dicas para memorizar fórmulas; Dicas para ajudá-lo a entender como as questões são criadas; Dicas para reduzir seu tempo de estudos; Dicas para fazer o exame; Dicas para achar lacunas e falhas em seu conhecimento de gerenciamento de projetos; Razões pelas quais pessoas não passam no exame e como se assegurar de não cometer os mesmos erros; Exercícios para ajudá-lo a entender, fixar e contextualizar a informação que você precisa saber, já em sala de aula, incluindo as indesejadas fórmulas; Entendendo PMI-ismos.

3 Cobertura Detalhada Minha percepção é que para passar no exame é necessário um tripé, onde a primeira perna é a metodologia de ensino e material didático de excelente qualidade. Na segunda perna os instrutores, gostaria de citá-los e agradecer o conhecimento, dicas e experiências trocadas em sala de aula (Zelma, Paulo, e Daniel) e por último e não menos importante, a dedicação do aluno nas horas de estudos extraclasse, e que tem que acima de tudo, confiar no método e seguir o plano de estudos. Posso afirmar que dá certo! Nilo Ismael P. da Silva Júnior Processos de gerenciamento de projetos Estrutura e framework de gerenciamento de projetos Gerenciamento da integração Gerenciamento do escopo Gerenciamento do tempo Gerenciamento dos custos Gerenciamento da qualidade Gerenciamento dos recursos humanos Gerenciamento das comunicações Gerenciamento dos riscos Gerenciamento das aquisições Responsabilidade profissional Material didático da RMC - Rita Mulcahy, o mais cobiçado do mundo! Em português, EXCLUSIVIDADE Projectlab! Livro best-seller PMP Exam Prep (Português) O livro de certificação PMP mais vendido no mundo. Centenas de páginas com informações valiosas para gerentes de projetos no mundo real. Contém exercícios, centenas de questões, jogos, dicas e os erros mais comuns. Unanimidade mundial. Licença de Uso do PM FASTrack ( Português) Mais de 1500 questões criadas com o auxílio de um psicometricista para simular o exame em todos os seus detalhes. O software permite que você faça exercícios por área de conhecimento, grupo de processos, palavras-chave ou conceitos, além de proporcionar o conjunto balanceado de questões para simular vários exames, registrando seus resultados e oferecendo respostas comentadas com referência ao livro da Rita Mulcahy. Possui ainda um simulado "Super PMP " com questões mais difíceis do que o exame, para testar você acima dos limites! Atualização automática de novas questões pela Internet. A licença pode ser instalada em 02 computadores diferentes. Não se arrisque estudando com simulados de origem duvidosa. Atenção:O O Fastrack não é disponibilizado em CD. Todos os dados para download do programa e instruções de instalação são entregues via documento impresso. Incompatível com equipamentos da Apple.

4 Ficha ttécnica do curso Livreto Hot Topics PMP Exam Flashcards (Português) Uma coleção portátil de fichas com os 300 termos e conceitos mais importantes para lembrar na hora do exame. Excelente para ser usado em grupos de estudos. Você que é ocupado e não tem tempo a perder, poderá po estudar em qualquer lugar, no avião, no escritório, na hora do almoço, verificando suas lacunas e aperfeiçoando seu conhecimento. Gostaria de agradecer a Projectlab pelo brilhante trabalho que exercem, com vasto material de apoio e instrutores de primeira linha. Agradeço também ao instrutor Caixeta ministrou as aulas em minha turma. Muito competente, com domínio completo do assunto. Estou muito feliz e satisfeito com o resultado. Obrigado! Material complementar de estudos da RMC (Português) Contém informações exclusivas que não estão no livro e nem disponíveis dispo ao público, como plano de estudos, mapas mentais, fluxogramas e muito mais. Faz parte dos "segredos" fornecidos somente para quem faz o treinamento, sendo um dos diferenciais da metodologia RMC. João Paulo Borges da Silva Combo PMP 64h Composto omposto pelos cursos Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h e PMP Exam Prep 24h. Indicado para quem precisa atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos do Guia PMBOK, deseja se preparar para o exame PMP e precisa de 35h de treinamento requeridos para prestar o exame. Gerenciamento erenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Aprenda ferramentas e técnicas essenciais para um gerenciamento de projetos eficaz, de forma prática e objetiva. objetiva As nossas aulas são ministradas em um ambiente lúdico que estimula a absorção do conhecimento. Na Projectlab, você aprende se divertindo! Nosso desafio é tornar o PMBOK vivo vo em sala de aula, mostrando sua aplicabilidade na vida real. COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Nível Intermediário DURAÇÃO 40 40h PRESENCIAL Turmas Abertas e In Company PDUs: 37,5 para PMP e 7,5 para PMI PMI-RMP ACTIVITY ID do PMI GP-40H GP CEP: comercial@projectlab.com.br CEP: comercial_sp@projectlab.com.br

5 Ficha ttécnica do curso Material didático Apostila Projectlab Apostila postila com slides das apresentações, estudo de caso, modelos de artefatos de todas as fases es de gerenciamento. Como também, Mapa de Processos do Guia PMBOK e exercícios. Gostaria de informá-los que passei no exame do PMP. Gostaria de parabenizar ao curso, os profissionais e a metodologia utilizada. Eu realmente segui a proposta do curso e consegui obter a certificação! Guia PMBOK 5ª edição ( Português ) Referência profissional, material indispensável para quem deseja seguir uma carreira de Gerente de Projetos, e se certificar PMP. Amanda Barcelos Pereira Ementa Apresentação do PMI, com uma explanaçã explanação sobre o Guia PMBOK 5ª edição. Estudo dos conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Uma visão sobre as organizações e os projetos. Ética e responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos. Detalhamento do gerenciamento de integração, escopo, esco tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas, percorrendo o ciclo de vida completo do projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle Controle, e Encerramento) e todos os processos de gerenciamento ger de projetos. Estudo das técnicas e ferramentas de cada processo que ajudam assegurar que os objetivos, prazos e orçamentos dos projetos sejam cumpridos. Elaboração de planos e dos principais documentos de gerenciamento de projetos - termo de abertura bertura de projeto, declaração de escopo, estrutura analítica de projeto (EAP), diagrama de rede, cronograma, orçamento, registro de riscos, registro das partes interessadas, relatório de lições aprendidas, dentre outros. Conteúdo Programático Conhecendo o PMI - A Instituição - Os padrões profissionais - Certificações e publicações - O PMI no Brasil - A certificação PMP CEP: comercial@projectlab.com.br CEP: comercial_sp@projectlab.com.br

6 Conhecendo o Guia PMBOK 5ª Edição - O guia do conhecimento em gerenciamento de projetos - A estrutura do guia Eu fiz a prova ontem e PASSEI! Agradeço aos instrutores Cláudio Mello e Daniel Fucs, que se mostraram muito capazes como mestres, passando dicas e mantendo uma dinâmica ímpar com as turmas em sala de aula. O livro da Rita é muito bem feito! Difícil de captar tudo, pois é abrangente que só, mas fala com o leitor de uma maneira bem clara e didática. Estou muito contente! Mais uma vez, obrigado! Álvaro Amaral Arvelos Conceitos básicos do gerenciamento de projetos - O que é um projeto? - A definição de projeto - Características de um projeto - O que é um programa? - O que é um portfólio? - Subprojetos - atividades - Contexto do gerenciamento de projetos - O que é gerenciamento de projetos? - O que é um Project Management Office - PMO? - Operação versus gerenciamento de projetos - Partes interessadas (Stakeholders) Atividade: Exercícios A organização e os projetos - Valor do negócio - O ciclo do negócio - Estrutura organizacional - Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO) - Governança - Sistema de gerenciamento de projetos - O ciclo de vida do projeto - O ciclo de vida do produto - Sucesso em projetos O gerente de projetos - Ética e responsabilidade profissional Os processos de gerenciamento de projetos - O que é um processo de gerenciamento de projetos? - Gerenciamento de projetos versus processo - Grupo de processos Atividade: Dinâmica de grupo As áreas de conhecimento e processos de gerenciamento de projetos - Visão geral das áreas de conhecimentos - Os processos de gerenciamento de projetos Aplicando as boas práticas de gerenciamento de projetos - O significado de "boas práticas" - Para um projeto ser bem sucedido - Principais causas de fracasso em projetos

7 Iniciação - Origens de um projeto - Os principais fatos - Desenvolver o termo de abertura do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo - Origens de um projeto. É com grande satisfação que informo ter sido aprovado no exame PMP. Agradeço o apoio de todos desta instituição nesta conquista. Dalton José Corrêa Lima - Identificar as partes interessadas Atividades: Vídeo ilustrativo - Designação do GP e restrições. Jogo de projeto - Cenário, termo de abertura e registro das partes interessadas. Planejamento - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto - Planejar o gerenciamento do escopo - Coletar os requisitos Atividade: Jogo de projeto - Requisitos - Definir o escopo Atividade: Vídeo ilustrativo - Recursos e visão diretiva - Criar a Estrutura Analítica do Projeto - Planejar o gerenciamento do cronograma - Definir as atividades Atividade: Jogo de projeto - EAP com atividades - Sequenciar as atividades - Estimar os recursos das atividades - Estimar as durações das atividades - Desenvolver o cronograma Atividades: Vídeos ilustrativos - Estimativa de duração das atividades; Crashing. Jogo de projeto - Diagrama de rede - Planejar o gerenciamento dos custos - Estimar os custos - Determinar o orçamento - Planejar o gerenciamento da qualidade Atividade: Dinâmica de grupo - Planejar o gerenciamento dos recursos humanos - Planejar o gerenciamento das comunicações - Planejar o gerenciamento dos riscos - Identificar os riscos - Realizar a análise qualitativa dos riscos - Realizar a análise quantitativa dos riscos - Planejar as respostas aos riscos - Planejar o gerenciamento das aquisições - Planejar o gerenciamento das partes interessadas Atividade: Jogo de projeto - Finalizar o plano do projeto

8 Execução - Orientar e gerenciar a execução do projeto - Realizar a garantia da qualidade - Mobilizar a equipe do projeto - Desenvolver a equipe do projeto Atividade: Vídeos ilustrativos - Equipes de alto desempenho; Sexta e segunda. Gostaria de anunciar que realizei o exame de Certificação PMP e fui aprovado. Quero agradecer o suporte da ProjectLab, o professor José Ricardo e a ministração do curso que foi sem igual. Obrigado Projectlab. Eduardo Ariani. - Gerenciar a equipe do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo - Resolução de conflitos - Gerenciar as comunicações - Conduzir as aquisições - Gerenciar o engajamento das partes interessadas Monitoramento e Controle - Monitorar e controlar o trabalho do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo - Recorrer ao sponsor - Realizar o controle integrado de mudanças - Validar o escopo - Controlar o escopo - Controlar o cronograma - Controlar os custos - Controlar a qualidade - Controlar as comunicações - Controlar os riscos Atividade:Vídeo ilustrativo - Plano de contorno - Controlar as aquisições - Controlar o engajamento das partes interessadas Atividade: Jogo de projeto - Execução e controle Encerramento - Encerrar o projeto ou a fase Atividade: Vídeo ilustrativo - Verificação do escopo e encerramento - Encerrar as aquisições Atividade: Jogo de projeto - Reunião de encerramento; Debriefing. Cursos com Garantias de Aprovação Para quem escolhe fazer o curso PMP Exam Prep 24h oferecemos o benefício da nossa garantia. Se você não passar de primeira no exame PMP, poderá refazer GRATUITAMENTE o curso. Os alunos que optarem pelo Combo PMP 64h automaticamente aticamente já ganham esse benefício. Confira as condições no site.

Ficha técnica do curso

Ficha técnica do curso Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição)

Preparatório para o Exame de PMP Autora: Rita Mulcahy Edição: 8ª, em português (alinhado ao Guia PMBoK 2013 5ª Edição) Preparatório para Certificação PMP Objetivo Este treinamento tem como finalidade preparar o profissional que atua como gerente de projetos, para que possa realizar com segurança o exame de Certificação

Leia mais

Certificação em Métodos Ágeis

Certificação em Métodos Ágeis Certificação em Métodos Ágeis A certificação -ACP é a que mais cresce no mundo A Projectlab traz com exclusividade o treinamento -ACP Exam Prep 24h, com a metodologia e o material didático mais completo

Leia mais

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS

ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS ROSALDO DE JESUS NOCÊRA PMP, PMI-SP, PMI-RMP, MCTS Project Management Professional do PMI - Project Management Institute De acordo com a 5ª edição (2013) do PMBOK Guide GUIA DEFINITIVO 2ª edição Inclui:

Leia mais

Certificação Profissional PMP

Certificação Profissional PMP Certificação Profissional PMP O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo na MEDIDA CERTA para você O Combo PMP 64h é composto pelos cursos Gerenciamento de Projetos - Teoria e Prática 40h + PMP

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP

WWW.RJN.COM.BR/SIMULADOPMP EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI

Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Preparatório Para o Exame de Certificação PMP Gerenciamento de Projetos PM00.99 YOUR ACHIEVEMENT! OUR GUIDANCE TenStep PMP Exam Prep PRÉ-APROVADO PELO PMI Este é o curso ideal para os gerentes de projetos

Leia mais

Ficha ttécnica do curso

Ficha ttécnica do curso Fundamentos de Análise de Negócios Defina escopos com mais eficiência e encontre as melhores soluções! O conjunto de atividades e técnicas utilizadas pelo Analista de Negócios preenche um gap entre as

Leia mais

Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo

Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo agora também ONLINE AO VIVO! Indicado para quem domina completamente o Guia PMBOK, fez um curso

Leia mais

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI 2010 TenStep Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos)

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo,

Leia mais

MS Project para Gerenciamento de Projetos

MS Project para Gerenciamento de Projetos MS Project para Gerenciamento de Projetos Sumário 03. A Voitto 05. MS Project para Gerenciamento de Projetos 06. Conteúdo Programático 11. Principais Instrutores 12. Visão dos Participantes 13. Vídeo Nossa

Leia mais

SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 26) As comunicações referentes a um contrato devem ser do tipo? a) Escrita formal. b) Verbal formal. c) Escrita informal. d) Verbal informal. 27)

Leia mais

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP

Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP Palestra Gratuita sobre Certificação PMP - 5ª Edição Prof. André Ricardi, PMP 17 -agosto-2013 Agenda Apresentação Institucional Certificação PMP Mudanças na Certificação PMP Preparação para o Exame de

Leia mais

Duração 44 horas/aula

Duração 44 horas/aula MySQL Gestão - Introdução, de Projetos Administração Fundamentos e e Otimização Prática Objetivo Capacitar profissionais em técnicas e ferramentas de gestão de projetos com aplicação prática dos conceitos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Excelência em Gestão de Projetos. Curso de Capacitação em Gestão de Projetos. Programa de Certificação Garantida. São Paulo, 25 de agosto de 2008.

Excelência em Gestão de Projetos. Curso de Capacitação em Gestão de Projetos. Programa de Certificação Garantida. São Paulo, 25 de agosto de 2008. Excelência em Gestão de Projetos Curso de Capacitação em Gestão de Projetos + Preparatório rio para Certificação PMP (80 horas diurno / noturno) Programa de Certificação Garantida São Paulo, 25 de agosto

Leia mais

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente.

Questões atualizadas no PMBoK 5ª edição versão 2015. Respostas comentadas com justificativa e seção do PMBoK correspondente. Copyright 2015 PMtotal.com.br - Todos os direitos reservados PMI, Guia PMBOK, PMP, CAPM são marcas registradas do Project Management Institute, Inc Simulado de 20 questões para as provas CAPM e PMP do

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Termo de Referência Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Maio/2012 Índice 1. OBJETO... 3 2. ESCOPO... 3 3. PRAZO... 7 4. LOCAL DE TREINAMENTO... 7 5. HORÁRIO DE TREINAMENTO...

Leia mais

Excelência em Gestão de Projetos. Curso Preparatório rio para Certificação PMP. São Paulo, 25 de agosto de 2008.

Excelência em Gestão de Projetos. Curso Preparatório rio para Certificação PMP. São Paulo, 25 de agosto de 2008. Excelência em Gestão de Projetos Curso Preparatório rio para Certificação PMP (40 horas - diurno / noturno) São Paulo, 25 de agosto de 2008. Curso Preparatório rio para Certificação PMP Descritivo do Treinamento:

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos

Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos 1.1 Introdução 31 1.2 O que é um projeto? 31 1.3 Ciclo de vida do projeto 33 1.4 O que é gerenciamento de projetos? 36 1.5 Relacionamento entre grupos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Estar apto a utilizar técnicas, ferramentas e terminologias básicas do gerenciamento de projetos após a realização do curso.

Estar apto a utilizar técnicas, ferramentas e terminologias básicas do gerenciamento de projetos após a realização do curso. Curso sobre Gerenciamento de Projetos Apresentação O Gerenciamento de Projetos evoluiu nos últimos anos, ampliando sua área de atuação dentro das organizações. Nos mais variados campos da administração,

Leia mais

Curso Prático em Gestão de Projetos com MS Project

Curso Prático em Gestão de Projetos com MS Project Curso Prático em Gestão de Projetos com MS Project Guia Fundamental para Gestão de Projetos com a utilização do MS Project Objetivo Os projetos fazem parte de nossas vidas e das organizações, contudo a

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 As 10 áreas de Conhecimento 2 INTEGRAÇÃO 3 Gerência da Integração Processos necessários

Leia mais

GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS Apresentação Estratégia, Planejamento e Execução são temas centrais nas organizações que buscam alcançar resultados diferenciados fazendo frente à dinâmicas de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Certificação Profissional PMP

Certificação Profissional PMP Certificação Profissional PMP O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo na MEDIDA CERTA para você O Combo PMP 64h é composto pelos cursos Gerenciamento de Projetos - Teoria e Prática 40h + PMP

Leia mais

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos

Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Implementação utilizando as melhores práticas em Gestão de Projetos Objetivo dessa aula é mostrar a importância em utilizar uma metodologia de implantação de sistemas baseada nas melhores práticas de mercado

Leia mais

Gestão de Projetos. Marcu Loreto

Gestão de Projetos. Marcu Loreto Gestão de Projetos Marcu Loreto MSc. Marcu Loreto Mestre em Engenharia de Produção UFAM. MBA Inovação tecnológica -Unicamp. Graduado em Engenharia Elétrica -UFAM. Skills & Technologies: Gerente de Projetos

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP

A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP A Credencial de Gerenciamento de Riscos PMI-RMP PMI e PMI-RMP são marcas registradas do Project Management Institute Pág. 1 Carlos Henrique, MSc, PMI-ACP, PMI-RMP, PMP Especializações Mestre em Informática

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO PMP / PMI PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL

GESTÃO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO PMP / PMI PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL GESTÃO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO PMP / PMI PROJECT MANAGEMENT PROFESSIONAL Num cenário onde as empresas precisam se tornar mais competitivas e atentas às rápidas transformações do mercado,

Leia mais

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA

Certificações em Gerenciamento de Projetos. Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Certificações em Gerenciamento de Projetos Daniel Tadeu Martínez Castello Branco, PMP MBA Dúvida Quantos aqui atuam como Gerentes de Projeto? Quantos tem investido na carreira de Gerente de Projeto? Tempo

Leia mais

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro:

Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro: Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009 do PMBOK do PMI Acompanha o livro: l CD com mais de 70 formulários exemplos indicados pelo PMI e outros desenvolvidos

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O estudo da teoria

Leia mais

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969

Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 Palestra Certificações PMP e CAPM e Gerenciamento de Riscos Prof. Marcelo Lima da Silva, PMP marcelo.lima@rjproj.com.br www.rjproj.com.br 2224-5965 98316-4969 1 Objetivo Contextualizar algumas siglas importantes

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos Apresentação do Treinamento MSP Foundation MSP Fundamentos 1 O curso MSP Foundation tem como premissa capacitar os participantes para que possam aplicar o framework britânico de gestão de programas de

Leia mais

CAPM. Certified Associate in Project Management. Larissa Miszura projetos@miszura.com.br. 8º Seminário de Gerenciamento de Projetos de Goiás

CAPM. Certified Associate in Project Management. Larissa Miszura projetos@miszura.com.br. 8º Seminário de Gerenciamento de Projetos de Goiás CAPM Certified Associate in Project Management Larissa Miszura projetos@miszura.com.br 8º Seminário de Gerenciamento de Projetos de Goiás Apresentação Larissa Arantes Miszura Formação acadêmica Engenheira

Leia mais

Organização da Aula Gestão de Projetos

Organização da Aula Gestão de Projetos Organização da Aula Gestão de Projetos Aula 6 Profa. Me. Carla Patricia S. Souza Gestão de processos do projeto Integração, comunicações, recursos humanos, escopo, tempo, custos, aquisições, qualidade

Leia mais

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor

Minicurrículo. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer Engineering Ph.D Project Management Professional. Líder no PMO. Diretor e Professor Adilson de Oliveira Minicurrículo Mestre em Ciência da Informação Doutor em Engenharia de Computação Diretor e Professor Líder no PMO Gerente de Projetos Profissional Prof. Dr. Adilson de Oliveira Computer

Leia mais

GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS GESTÃO AVANÇADA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS Apresentação Estratégia, Planejamento e Execução são temas centrais nas organizações que buscam alcançar resultados diferenciados fazendo frente à dinâmicas de

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS Sumário Introdução Projeto e gerenciamento de projetos Contexto do gerenciamento de projetos Processos do gerenciamento de projetos Áreas de conhecimento

Leia mais

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas

Treinamentos EMENTA. Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos. 14 Horas EMENTA Fundamentos de Gererenciamento de Riscos em Projetos 14 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os participantes a planejar o gerenciamento de riscos, a identificar e avaliar os

Leia mais

Jonas de Souza H2W SYSTEMS

Jonas de Souza H2W SYSTEMS Jonas de Souza H2W SYSTEMS 1 Tecnólogo em Informática Fatec Jundiaí MBA em Gerenciamento de Projetos FGV Project Management Professional PMI Mestrando em Tecnologia UNICAMP Metodologia de apoio à aquisição

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail. PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Direção Geral de Ensino CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Gerência de Projetos CODIGO: 204661 PROFESSOR: Márcio Daniel Puntel PLANO DE

Leia mais

Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Plano de Gerenciamento do Projeto. Coletando Requisitos. Declarando

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Departamento: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Sistemas de Informação Gerência de Projetos (GEP) CH: 72 h/a Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/1 Fase: 8ª

Leia mais

Oficinas de Integração 3

Oficinas de Integração 3 Oficinas de Integração 3 Introdução à Disciplina IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/32 Oficinas de Integração 3 Introdução (Ementa e Objetivos)

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 18/09/2013. 2 Semestre de 2013 SIN-NA7

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 18/09/2013. 2 Semestre de 2013 SIN-NA7 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 18/09/2013 2 Semestre de 2013 SIN-NA7 Planejamento do Projeto: Parte 2_Declaração de Escopo Se preparando para que tudo dê certo... Iniciação Planejamento Execução

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos

Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos Gestão de Projetos Empresariais Objetivos: Conceituar projetos e a gerência de projetos. Conhecer a importância e os benefícios do gerenciamento de projetos Conhecer o PMI, o PMBOK, os grupos de processos

Leia mais

Workshop em Gerenciamento de Projetos

Workshop em Gerenciamento de Projetos Workshop em Gerenciamento de Projetos 1 Agenda MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Introdução Apresentação do Palestrante Introdução Conceituação Melhores Práticas Histórico (PMI, PMBok, PMO) Grupos de Processos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos O QUE SÃO PROCESSOS? De acordo com o Guia PMBOK, (2013) processo é um conjunto de ações e/ou atividades inter-relacionadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROJETOS Atualizado em 31/12/2015 GESTÃO DE PROJETOS PROJETO Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Apresentação do Professor. Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini 20/11/2013

Apresentação do Professor. Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini 20/11/2013 Apresentação do Professor Ferramentas de Software para Gestão de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para

Leia mais

Apresentação do Treinamento

Apresentação do Treinamento Apresentação do Treinamento COBIT 5 Foundation 1 O COBIT 5 fornece um framework completo que ajuda as organizações a alcançar seus objetivos para a Governança e Gestão da TI Empresarial. Em outras palavras,

Leia mais

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto?

Objetivos da aula. Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. O que é um plano de projeto? O que é um projeto? Planejamento, Execução e Controle de Projetos de Software. Objetivos da aula 1) Dizer o que é gerenciamento de projetos e a sua importância; 2) Identificar os grupos de processos do gerenciamento de projetos

Leia mais

Gerenciamento de Stakeholders 8h

Gerenciamento de Stakeholders 8h Gerenciamento de Stakeholders 8h www. projectlab.com.br info@projectlab.com.br 21 2212.3300 11 2505.5888 Gerenciamento de Stakeholders 8h * *Curso somente in company. ÍNDICE interativo Os itens do Índice

Leia mais

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas

PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas PMO - Project Management Office (Escritório de Projetos) 16 horas As organizações precisam mudar de um enfoque funcional para um enfoque orientado a projetos, o que demanda mudanças na estrutura organizacional

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Rafael Francisco Thibes thibes@uniarp.edu.br Período/ Fase: 5º Semestre:

Leia mais

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Gerência de Projetos O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Introdução e Conceitos Conceitos importantes para o entendimento da disciplina O que é um projeto? Um projeto

Leia mais

A PRIMMER possui casos importantes nesta área. Venha compartilhar conosco desta experiência magnífica no mundo das metodologias ágeis.

A PRIMMER possui casos importantes nesta área. Venha compartilhar conosco desta experiência magnífica no mundo das metodologias ágeis. METODOLOGIAS ÁGEIS Boas Práticas para o Gerenciamento de Projetos de TI utilizando métodos ágeis baseados em SCRUM e XP etc. DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização

Leia mais

Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes"

Simulado Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes Pá gina 1 de 12 Simulado "Simulado PMP 13-02-2012 25 questoes" Simulado do PMI por Juarez Vanderlei Guimarães Junior 13 de March de 2012 Pá gina 2 de 12 Disciplinas e temas deste simulado Introdução ao

Leia mais

Gerenciamento de Integração do Projeto Será que você está precisando de uma ajuda?

Gerenciamento de Integração do Projeto Será que você está precisando de uma ajuda? Resumo Integrar é procurar tornar partes distintas em um todo e que não percam seu objetivo. Gerenciar um projeto requer uma forte atuação integradora, visto que são muitas e complexas as funções a serem

Leia mais

Preparatório Certificação PMP

Preparatório Certificação PMP Preparatório Certificação PMP Apresentação Executiva 1 O curso Preparatório para Certificação PMP tem como premissa preparar o participante para o Exame PMP do Project Management Institute (PMI ) e oferecer

Leia mais

PMBOK 5. Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK.

PMBOK 5. Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK. PMBOK 5 Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK. Qualquer erro encontrado no material, por favor, me avise! Bons estudos a todos! Deus os abençoe!

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são: Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento Segundo o

Leia mais

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS ISSN 1984-9354 GUIA PMBOK PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Emerson Augusto Priamo Moraes (UFF) Resumo Os projetos fazem parte do cotidiano de diversas organizações, públicas e privadas, dos mais diversos

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos PLANO DO PROJETO : Treinamento em Gerenciamento de s : Carlos Magno da Silva Xavier Início: 18/11/10 Término: 16/12/10 Versão: 01 1 Introdução 1.1. Justificativa No momento atual, em que várias organizações

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

Preparatório para Certificação PMP. Duração 48 horas/aula

Preparatório para Certificação PMP. Duração 48 horas/aula Objetvo Este treinamento tem como fnalidade preparar o profssional que atua como gerente de projetos, para que possa realizar com segurança o exame de Certfcação Project Management Professional (PMP),

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos PMI, PMP e PMBOK PMI (Project Management Institute) Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial, sem fins lucrativos,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

Preparatório para o Exame de Certificação PMP -BOK-GP-03

Preparatório para o Exame de Certificação PMP -BOK-GP-03 Preparatório para o Exame de Certificação PMP - (atualizado com as mudanças implementadas pelo PMI em agosto de 2011) Este curso visa qualificar profissionais com conhecimento e experiência anteriores

Leia mais

Dicas para obter a certificação PMP

Dicas para obter a certificação PMP Dicas para obter a certificação PMP O mercado de gerenciamento de projetos tem crescido muito nos últimos anos e tem se tornado foco nas especializações de profissionais das mais variadas áreas de atuação.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais

Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Gerenciamento de Projetos Modulo I Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Riscos (Principais Conceitos)

Gerenciamento de Riscos (Principais Conceitos) Gerenciamento de Riscos (Principais Conceitos) Carlos Sérgio Mota Silva, PMP, CBPP Instrutor Certificado PMP pelo PMI e CBPP pela ABPMP MBA Executivo pela COOPEAD-UFRJ Bacharel em Ciências da Computação

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares GESTÃO DE PROJETOS Prof. Anderson Valadares Projeto Empreendimento temporário Realizado por pessoas Restrições de recursos Cria produtos, ou serviços ou resultado exclusivo Planejado, executado e controlado

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. WAGNER RABELLO JR CONCEITO DE PROJETO GERENCIAMENTO DE PROJETO

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. WAGNER RABELLO JR CONCEITO DE PROJETO GERENCIAMENTO DE PROJETO GESTÃO DE PROJETOS Prof. WAGNER RABELLO JR CONCEITO DE PROJETO GERENCIAMENTO DE PROJETO 1 POR QUE GERENCIAR PROJETOS? POR QUE ALGUNS PROJETOS FRACASSAM? PROJETOS RELACIONADOS PROGRAMAS PROJECT MANAGEMENT

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Aula 04 - Planejamento Estratégico

Aula 04 - Planejamento Estratégico Aula 04 - Planejamento Estratégico Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam permitir com que você saiba definir o escopo do projeto. Para tal, serão apresentados elementos que ajudem a elaborar

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE A DISTÂNCIA 12ª Turma

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE A DISTÂNCIA 12ª Turma CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE A DISTÂNCIA 12ª Turma Promovido pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO BRASÍLIA, em parceria com o CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO UNICEUMA

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais