FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

2 O QUE SÃO PROCESSOS? De acordo com o Guia PMBOK, (2013) processo é um conjunto de ações e/ou atividades inter-relacionadas que são executadas para criar um produto, serviço ou resultado pré-especificado. Todo processo tem entrada, processamento e saída. Na entrada podemos ter dados brutos, informações, documentos, peças, reagentes, ingredientes, etc. No processamento podemos ter ferramentas, técnicas, de análise, instrumentos, etc. Na saída temos um produto, serviço ou resultado conforme planejado (atingimos o objetivo proposto).

3 UM EXEMPLO DE PROCESSO

4 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [01] No exemplo anterior, vimos que se o nosso objetivo é ter um bolo de chocolate, temos uma entrada (com os ingredientes), um processamento (com ferramentas, técnicas e modo de fazer) e a saída (nosso objetivo inicial). Se quisermos um bolo de chocolate recheado com brigadeiro, teremos mais um processo (o de fazer o recheio). Depois teremos outro processo (com o recheio pronto, rechear o bolo). Se quisermos um bolo de chocolate recheado e decorado, vamos ter mais um processo (a decoração do bolo).

5 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [02] No gerenciamento (ou gestão) de projetos, os processos acontecem de forma semelhante. No Guia PMBOK são descritos 47 processos, e em muitos deles, a saída de um processo corresponde à entrada de outro. Temos basicamente dois tipos de processos: os de projeto e os de produto. Os processos de projeto incluem a seleção de atividades necessárias para cumprir o objetivo, a estimativa de custos, identificação de riscos, o cumprimento de requisitos para atender demandas de escopo, cronograma, qualidade e expectativas das partes interessadas, entre outras coisas.

6 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [03] Os processos orientados a produto incluem análise de requisitos do produto, processos de produção, suporte, desenvolvimento, entre outros. Os 47 processos de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK são divididos em 5 grupos de processos: 1. Grupo de processos de iniciação. 2. Grupo de processos de planejamento. 3. Grupo de processos de execução. 4. Grupo de processos de monitoramento e controle. 5. Grupo de processos de encerramento.

7 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [04] Estes grupos de processos visam facilitar o gerenciamento de projetos. Por exemplo, se você vai iniciar um novo projeto, quais tipos de processos você deveria utilizar? Uma dica... basta ler o item 1 do slide anterior processos de iniciação. Caiu a ficha? Outro exemplo: se você tiver de planejar o projeto, que tipos de processos você vai precisar? Eu não sei, mas se eu fosse você, daria uma olhada nos processos de planejamento. Vai executar um projeto? Que processos você pretende utilizar para atingir este objetivo? Responda a esta pergunta.

8 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [05] Conforme destacamos anteriormente, os grupos de processos se sobrepõem, ou seja, a saída de um processo corresponde geralmente à entrada de um outro processo. Assim, quando estamos nos processos de iniciação, antes que estes se encerrem nós já estamos planejando, executando e monitorando os processos em andamento. Processos não seguem uma sequência fixa! O Guia PMBOK aponta um caminho para as melhores práticas e não um passo-a-passo de processos, como receitas infalíveis de bolo! Vejam as figuras no slides a seguir.

9 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [06] Fonte: Guia PMBOK 5ª edição, p. 50.

10 PROCESSOS EM GESTÃO DE PROJETOS [07] Fonte: Guia PMBOK 5ª edição, p. 51.

11 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [01] O primeiro conceito que deve ser aprendido em relação ao gerenciamento de projetos é o seguinte: um projeto nunca é iniciado por um gerente de projetos. Todo projeto deve ter um patrocinador, interno ou externo à organização. Dentro de uma organização este patrocinador é geralmente o chefe da gerência de projetos, ou alguém acima dele. Uma vez que temos um patrocinador para um projeto, este projeto é iniciado (pelo patrocinador), e ele (o patrocinador) vai delegar parte de sua autoridade para o gerente de projetos, que será o responsável, deste ponto em diante, em tocar o projeto.

12 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [02] O grupo de processos de iniciação reúne processos com as seguintes características e/ou atividades: Criam uma relação entre tudo aquilo que aconteceu antes do início do projeto e o trabalho de planejamento, ou entre tudo que aconteceu antes de uma nova fase e a fase seguinte. Representam os processos realizados para definir ou obter autorização para o início de um projeto ou de uma nova fase. Definem o escopo inicial do projeto e garantem os recursos iniciais para o início do projeto ou de uma nova fase.

13 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [03] Identificam as partes interessadas (internas e externas) que vão interagir e que podem influenciar no resultado geral do projeto isto fica registrado no termo de abertura do projeto, que tem que ser aprovado, com registro das partes interessadas. Em outras palavras, um projeto só é oficialmente autorizado após o termo de abertura ter sido autorizado e assinado. Estabelece os limites do projeto, ou seja, a negociação, assinatura de contrato (termo de abertura), avaliação, aprovação e financiamento são consideradas externas aos limites do projeto. Define quem será o gerente do projeto.

14 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [04] Fonte: Guia PMBOK 5ª edição, p. 54.

15 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [05] Geralmente um projeto tem início a partir de um caso de negócio, que funciona como uma espécie de justificativa para a existência de um projeto. Aranha (2013) destaca que esta justificativa pode ser financeira, estratégica e ainda incluir outros detalhes. Estas informações geralmente fazem parte do contrato (termo de abertura). Resumindo, são 2 os processos de iniciação: 1. Processo de integração: tem o objetivo de desenvolver o termo de abertura do projeto (ou autorizar o início de uma nova fase.

16 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [06] Geralmente um projeto tem início a partir de um caso de negócio, que funciona como uma espécie de justificativa para a existência de um projeto. Aranha (2013) destaca que esta justificativa pode ser financeira, estratégica e ainda incluir outros detalhes. Um projeto ou uma nova fase (em um projeto complexo) não se sustentam sem uma justificativa. Em outras palavras, o caso de negócio é uma justificativa que responde à seguinte pergunta: Por quê este projeto (ou fase) deve ser iniciado? Resumindo, vamos identificar os dois processos que fazem parte do grupo de processos de iniciação.

17 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [07] Geralmente um projeto tem início a partir de um caso de negócio, que funciona como uma espécie de justificativa para a existência de um projeto. Aranha (2013) destaca que esta justificativa pode ser financeira, estratégica e ainda incluir outros detalhes. Um projeto ou uma nova fase (em um projeto complexo) não se sustentam sem uma justificativa. Em outras palavras, o caso de negócio é uma justificativa que responde à seguinte pergunta: Por quê este projeto (ou fase) deve ser iniciado? Resumindo, vamos identificar os dois processos que fazem parte do grupo de processos de iniciação.

18 GRUPO DE PROCESSOS DE INICIAÇÃO [07] Os dois processos do grupo de processos de iniciação são e suas respectivas áreas do conhecimento: 1. Desenvolver o termo de abertura do projeto (área de integração). 2. Identificar as partes interessadas e mapear as influências organizacionais (área de partes interessadas). Projetos muito grandes e complexos são divididos em várias fases, e após cada uma delas, verifica-se os critérios de sucesso sob a ótica dos objetivos das partes interessadas, que decidem se o projeto deve ser continuado, adiado ou interrompido.

19 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [01] O grupo de processos de planejamento inicia-se logo após a assinatura do termo de abertura do projeto e depois também que as partes interessadas foram identificadas e tiveram as suas influências sobre o projeto mapeadas. Este grupo de processos possui as seguintes características e/ ou atividades: Tentar identificar o escopo total do projeto (qual é o esforço necessário para concluir o projeto). Define e refina objetivos, traçando cursos de ação necessários para atingir estes objetivos (metas).

20 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [02] Desenvolver o plano de gerenciamento e os documentos do projeto que serão necessários para desenvolver este plano. Uma vez que muitos projetos podem ter a sua elaboração progressiva (e não preditiva), isso significa que pode ser necessário planejar e replanejar algumas vezes durante o andamento do projeto. O Guia PMBOK afirma que mudanças significativas ao longo do ciclo de vida do projeto pode tornar necessário revisitar alguns processos do planejamento e talvez até algum processo da iniciação. Este detalhamento progressivo do plano de gerenciamento de projetos é chamado de planejamento em ondas sucessivas.

21 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [03] A necessidade de replanejamento e detalhamento sucessivo muitas vezes só aparece nos processos de monitoramento e controle. O grupo de processos de planejamento vai tentar responder algumas perguntas-chave: Como será feita a gestão do projeto? Quais são os riscos envolvidos? Como o planejamento será construído? É a partir planejamento que iremos identificar os processos necessários à execução do projeto. Além das perguntas anteriores, existem algumas atividades que são típicas dos processos de planejamento, a saber.

22 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [04] Atividades típicas de processos de planejamento: Estipular processos de planejamento do projeto; Definir como serão coletados os requisitos; Definir o escopo total do projeto; Documentar e utilizar ferramentas de planejamento; Organizar atividades; Estimar recursos (financeiros, humanos, tecnológicos) necessários à consecução do projeto; Criar um cronograma e um orçamento para o projeto; Identificar riscos e respostas para estes cenários;

23 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [05]... (continuação) Definir o que comprar e quem contratar; Aprovar formalmente o projeto; Dar início à execução do projeto após a reunião de kick-off (literalmente, chute inicial). O grupo de processos de planejamento é o maior grupo dentro do PMBOK. Ao todo, são 24 processos na 5ª edição do Guia PMBOK, que abrangem todas as 10 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Os vinte e quatro processos deste grupo são:

24 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [06] 01. Elaborar om plano de gerenciamento de projetos. 02. Planejar o gerenciamento do escopo. 03. Coletar os requisitos. 04. Definir o escopo. 05. Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto). 06. Planejar o gerenciamento do tempo. 07. Definir as atividades. 08. Sequenciar as atividades. 09. Estimar os recursos para as atividades. 10. Estimar a duração das atividades.

25 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [07] 11. Determinar o cronograma do projeto. 12. Planejar o gerenciamento dos custos. 13. Estimar os custos. 14. Determinar o orçamento do projeto. 15. Planejar o gerenciamento da qualidade. 16. Planejar o gerenciamento das comunicações. 17. Planejar o gerenciamento dos recursos humanos. 18. Planejar o gerenciamento dos riscos. 19. Identificar os riscos. 20. Fazer uma análise qualitativa dos riscos.

26 GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO [08] 21. Fazer uma análise quantitativa dos riscos. 22. Planejar respostas aos riscos. 23. Planejar o gerenciamento das aquisições. 24. Planejar o gerenciamento das partes interessadas. As 10 áreas do conhecimento envolvidas são: 1. Integração 2. Escopo 3. Tempo 4. Custos 5. Qualidade 6. Comunicações 7. Recursos Humanos 8. Riscos 9. Aquisições 10. Partes interessadas

27 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [01] De acordo com o Guia PMBOK (2013), o grupo de processos de execução consiste de processos que serão executados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto. Em outras palavras, são processos que buscam o cumprimento das especificações do projeto. Este grupo de processos envolve a coordenação de pessoas e recursos e principalmente, necessita de um gerente de projetos com habilidade de gestão de expectativas (das partes interessadas) e capacidade de integração para executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento.

28 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [02] O grupo de processos de execução compreende um trabalho que se inicia após o planejamento, e a partir do planejamento. Neste grupo de processos vamos buscar construir os deliverables (as entregas que nós propomos entregar) ao final do projeto ou de uma determinada fase. Uma pergunta fundamental durante os processos de execução é a seguinte: A partir do escopo do projeto, como ele será transformado em um produto tangível ou em um serviço? Este grupo de processos será responsável pela maior parte dos investimentos de tempo e do orçamento.

29 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [03] Uma característica importante dos processos de execução é que as mudanças não ocorrem (no sentido de serem autorizadas) dentro deste grupo de processos. As mudanças ocorrem no grupo de monitoramento e controle, ou seja, as mudanças podem até ser solicitadas dentro dos processos do grupo de execução, mas elas só vão acontecer se forem autorizadas, e isto ocorre dentro do grupo dos processos de monitoramento e controle. Dentro deste grupo, podemos solicitar mudanças e implementar mudanças, mas não fazer mudanças.

30 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [03] As principais atividades de execução são: Executar o planejamento do projeto. Trabalhar para entregar o planejado. Solicitar mudanças. Implementar mudanças aprovadas pelo controle integrado de mudanças. Mobilizar a equipe do projeto. Construir a equipe do projeto. Avaliar o desempenho do projeto e da equipe de projeto.

31 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [04] Garantir que as partes interessadas estão engajadas com o projeto. Garantir que os projetos (ou fases) que geram entregas estão dentro da qualidade planejada. Fazer reuniões para apresentar informações para os clientes e partes interessadas. Conduzir as aquisições. De acordo com Aranha (2013), estas são as atividades principais que fazem parte do grupo de processos de execução.

32 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [05] O Guia PMBOK lista oito (8) processos que fazem parte do grupo de processos de execução, a saber: 1. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto 2. Realizar a garantia da qualidade 3. Gerenciar as comunicações. 4. Mobilizar a equipe do projeto. 5. Construir a equipe do projeto. 6. Gerenciar a equipe do projeto. 7. Conduzir as aquisições. 8. Gerenciar o engajamento das partes interessadas.

33 GRUPO DE PROCESSOS DE EXECUÇÃO [06] Os oito processos do grupo de processos de execução envolvem seis áreas de conhecimento, a saber: 1. Integração 2. Qualidade 3. Comunicações 4. Recursos Humanos 5. Aquisições 6. Partes interessadas

34 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [01] Monitorar, no caso de gerenciamento de projetos, é acompanhar o andamento do projeto. Temos que ter em mente que um projeto não é um avião que se coloca em piloto automático. Um projeto que anda sozinho e sem um monitoramento é como um avião que desvia da rota se não tiver alguém experiente e com conhecimento para fazer eventuais correções da rota todo o tempo, corre-se o risco de um desastre. De modo análogo, se um projeto não está andando dentro do ritmo esperado para entregar os resultados propostos, ou se o projeto tem de mudar todo o tempo para acompanhar demandas externas a ele, torna-se necessário tomar uma atitude por meio dos processos do grupo de monitoramento e/ou controle.

35 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [02] É dentro deste grupo de processos, por exemplo, que solicitações de mudanças no projeto serão recebidas por meio de um processo chamado Realizar o controle integrado de mudanças, e dentro deste contexto elas poderão ser aprovadas ou rejeitadas. Toda mudança em um projeto afeta principalmente os esforços feitos no planejamento, que deverá ser alterado. Assim, caso uma mudança seja aprovada, deve-se replanejar antes de se voltar à execução. Se não tomarmos esse cuidado corremos o grande risco de prejudicar de forma irreversível o nosso projeto.

36 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [03] As principais atividades dentro do grupo de processos de monitoramento e/ou controle são as seguintes: Comparar o que está sendo feito com aquilo que foi planejado. Acompanhar o desempenho em relação às linhas de base. Determinar a necessidade de mudanças no projeto. Fazer análises de variação no desempenho. Solicitar ou rejeitar ou aprovar mudanças. Comunicar as partes interessadas sobre as atividades de controle.

37 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [04]... (continuação das atividades de monitoramento) Controlar a qualidade do projeto. Controlar de forma geral o trabalho no projeto. Gerar relatório de desempenho. Controlar riscos. Gerir contratos e reservas financeiras. Dentro deste grupo, temos um total de 11 processos, distribuídos por 8 áreas do conhecimento, a saber:

38 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [05] Processos do grupo de monitoramento e/ou controle: 1. Controlar a integração 2. Realizar o controle integrado de mudanças 3. Validar o escopo 4. Controlar o escopo 5. Controlar o tempo 6. Controlar os custos 7. Controlar a qualidade 8. Controlar as comunicações 9. Controlar os riscos

39 G. DE PROCESSOS DE MONITORAMENTO [06] 10. Controlar as aquisições 11. Controlar o engajamento das partes interessadas As áreas do conhecimento que envolvem estes processos são: 1. Integração 2. Escopo 3. Tempo 4. Qualidade 5. Comunicações 6. Riscos 7.Aquisições 8. Partes interessadas

40 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [01] Existe uma máxima no futebol que diz: Uma partida só acaba quando o juiz apita. No caso de projetos ou de suas fases (ou etapas), a coisa não funciona bem assim. Não existe um apito final que significa para tudo que o projeto (ou a fase) terminou. O encerramento de um projeto ou de uma fase corresponde a vários processos descritos no grupo de processos de encerramento. Normalmente um projeto ou fase começa os processos de encerramento quando o produto, serviço ou resultado proposto estão muito próximos de serem alcançados.

41 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [02] Entretanto, um projeto ou uma de suas fases pode começar os processos de encerramento quando o contratante ou uma outra parte interessada relevanete decide que não quer (desistiu ou não quer mais os resultados contratados e demandados ou faltou recursos ou ainda, aconteceu algum problema extraordinário que impede a continuidade do projeto). Assim, quando uma destas duas situações ocorrer, chega o momento de se iniciar os processos de encerramento. É importante destacar que os processos deste grupo acontecem por decisão conjunta das partes interessadas, ou seja, em última análise, o cliente ou patrocinador deve concordar com as entregas (deliverables) mesmo que não estejam completas.

42 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [03] Isto demonstra que o encerramento de um projeto (ou de um fase) não é algo tão simples, e que muitas coisas devem acontecer. Por exemplo, os contratos oriundos de aquisições devem terminar antes do encerramento do projeto. Outra faceta importante do encerramento é que as lições aprendidas durante o projeto devem ser coletadas e registradas nesse grupo de processos, uma vez que todo projeto ensina um pouco mais a respeito da organização e de nós mesmos. Em outras palavras, o conhecimento adquirido aumenta com o tempo e com a experiência. Refletir sobre o ocorrido, aprender com os erros e reutilizar as lições aprendidas aumenta a maturidade da organização e das equipes para futuros projetos. Mais do que isso, podem se transformar em um diferencial competitivo no futuro.

43 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [04] Isto demonstra que o encerramento de um projeto (ou de um fase) não é algo tão simples, e que muitas coisas devem acontecer. Por exemplo, os contratos oriundos de aquisições devem terminar antes do encerramento do projeto. Outra faceta importante do encerramento é que as lições aprendidas durante o projeto devem ser coletadas e registradas nesse grupo de processos, uma vez que todo projeto ensina um pouco mais a respeito da organização e de nós mesmos. Em outras palavras, o conhecimento adquirido aumenta com o tempo e com a experiência. Refletir sobre o ocorrido, aprender com os erros e reutilizar as lições aprendidas aumenta a maturidade da organização e das equipes para futuros projetos. Mais do que isso, podem se transformar em um diferencial competitivo no futuro.

44 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [04] As atividades do grupo de processos de encerramento são: Encerrar contratos Armazenar lições aprendidas Atualizar ativos de processos organizacionais Receber aceite formal das entregas do projeto com o cliente ou patrocinador Encerrar o projeto ou fase Liberar recursos utilizados no projeto (maquinário, equipes e etc)

45 GRUPO DE PROCESSOS DE ENCERRAMENTO [05] Dentro deste grupo temos um total de 2 processos em duas áreas do conhecimento. Os processos são: 1. Encerrar contratos 2. Encerrar projeto ou fase As duas áreas do conhecimento envolvidas são: 1. Integração 2. Aquisições

46 Bibliografia Consultada ARANHA, Frederico de Azevedo. Curso de Treinamento para certificação CAPM. Disponível no Youtube. PMI Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gestão de projetos (GUIA PMBOK). 5. ed. SãoPaulo: Saraiva, 2013.

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [01] Grandes organizações, notadamente aquelas que chamamos de multinacionais, trabalham

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos Aperfeiçoamento/GPPP1301 T132 09 de outubro de 2013 Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de s em pequenas empresas Heinrich

Leia mais

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de s O guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos, PMBOK, é organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita através

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos Planejamento de Projeto Gestão de Projetos O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus

Leia mais

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos; - Desenvolver o Plano de Gerenciamento; - Construir um sistema

Leia mais

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail. PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades

Leia mais

PMBOK 5. Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK.

PMBOK 5. Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK. PMBOK 5 Caros concurseiros! Eis um resumo que fiz sobre as principais mudanças na quinta edição do PMBOK. Qualquer erro encontrado no material, por favor, me avise! Bons estudos a todos! Deus os abençoe!

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração

Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das Partes Interessadas e da Integração Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenação Geral de Educação a Distância Gerência de Projetos - Teoria e Prática Conteúdo para impressão Módulo 4: Gerenciamento dos Riscos, das Aquisições, das

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

Curso de Gerência de Projetos Módulo VI Encerrando um

Curso de Gerência de Projetos Módulo VI Encerrando um Curso de Gerência de Projetos Módulo VI Encerrando um projeto (PMBOK) Revisão O que vimos até agora? Iniciando um projeto Desenvolver o termo de abertura Desenvolver o escopo preliminar do projeto Gerenciamento

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Exercícios de Fixação e Trabalho em Grupo - 2 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 1. O valor de depreciação de um item é seu: a) Valor residual. b) Custo inicial menos despesas

Leia mais

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Aquisições do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta é a penúltima área do conhecimento do PMBoK, sendo o capítulo 12 do guia. O PMBoK diz que esta área inclui os processos necessários para comprar

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás

Planejamento e Gerência de Projetos de Software. Prof.: Ivon Rodrigues Canedo. PUC Goiás Planejamento e Gerência de Projetos de Software Prof.: Ivon Rodrigues Canedo PUC Goiás Projeto É um trabalho que visa a criação de um produto ou de serviço específico, temporário, não repetitivo e que

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Processos de Gerenciamento de Projetos Para que um projeto seja bem-sucedido,

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Introdução ao Gerenciamento de Projetos Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Nas organizações do futuro, a maior parte das realizações será viabilizada através de projetos. Tom Peters (tradução

Leia mais

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação

Gerência de Projetos. O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Gerência de Projetos O segredo para ter sucesso na implantação de Tecnologia da informação Introdução e Conceitos Conceitos importantes para o entendimento da disciplina O que é um projeto? Um projeto

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Objetivos do Conteúdo Gerenciamento de integração de projeto Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos;

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto

Gerenciamento de Projetos. Iniciando o Projeto Gerenciamento de Projetos Iniciando o Projeto 1 Fases de um Projeto - Iniciação Nível de Atividade Execução Onde Estamos? Planejamento Iniciação Controle Encerramento 2 Origem de um Projeto Unidade de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br

Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br Modelos de Processo Pessoal e de Equipe na Melhoria da Qualidade em Produção de Software Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra prof.anapaula@saojudas.br Agenda Importância das Pessoas / Constatações Compromisso

Leia mais

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI 2010 TenStep Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos)

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve

Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve Plano de Negócios (PN): uma visão geral. O que é e para que serve 6 PLANO DE NEGÓCIOS (PN): UMA VISÃO GERAL. O QUE É E PARA QUE SERVE Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

Aula 04 - Planejamento Estratégico

Aula 04 - Planejamento Estratégico Aula 04 - Planejamento Estratégico Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam permitir com que você saiba definir o escopo do projeto. Para tal, serão apresentados elementos que ajudem a elaborar

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino:

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino: Introdução: Este módulo não é um módulo básico e depende de formação geral em Gerenciamento de Projetos, padrão PMI, sendo aplicado no aprofundamento de conhecimentos dessa área Nesse módulo o participante

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK

Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos - PMBoK Gerenciamento de Projetos PMBoK 2004 x PMBoK 2008 Principais diferenças Referência: Guia PMBOK 3ª e 4ª Edições Gerenciamento de Projetos - PMBoK Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de

Leia mais

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos PLANO DO PROJETO : Treinamento em Gerenciamento de s : Carlos Magno da Silva Xavier Início: 18/11/10 Término: 16/12/10 Versão: 01 1 Introdução 1.1. Justificativa No momento atual, em que várias organizações

Leia mais

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler O planejamento do projeto Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler 2 Introdução Processo de definição das atividades Sequenciamento de atividades Diagrama de

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Riscos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Introdução Planejar o Gerenciamento dos Riscos. Identificar os Riscos Realizar a Análise Qualitativa

Leia mais

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar?

QUANDO este projeto deve ser realizado e QUANTO este projeto deverá custar? O PROJECT MODEL CANVAS (www.pmcanvas.com.br) é uma ferramenta que permite que um projeto seja entendido no contexto dos aspectos Fundamentals da teoria de gerenciamento de projetos. A metodologia facilita

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Page 1 of 5 As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Por Rossano Tavares ( rossano.tavares@dm2tavares.com.br) Novas edições ou versões de manuais, programas, sistemas operacionais, livros,

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto

Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto 4. Gerenciamento de integração do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver

Leia mais

Palestra 03. O ICBv3 da IPMA como Instrumento para a Auto Avaliação Avaliação de Competências do

Palestra 03. O ICBv3 da IPMA como Instrumento para a Auto Avaliação Avaliação de Competências do Palestra 03 O ICBv3 da IPMA como Instrumento para a Auto Avaliação Avaliação de Competências do Gerente de Projetos O ICBV3 DA IPMA COMO INSTRUMENTO PARA A AUTO AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Executando o Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Realizar Aquisições Realizar a Garantia de Qualidade Distribuir Informações Gerenciar as

Leia mais

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) PMI O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? O PMBoK Guide 3º Edition (2004) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da área de gerenciamento de projetos, além de fornecer uma

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 5

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 5 ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS MÓDULO 5 Índice 1. Áreas de conhecimento...3 1.1 Gerenciamento da integração do projeto... 3 1.2 Gerenciamento do escopo do projeto... 4 2 1. ÁREAS DE CONHECIMENTO Como

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Plano de projeto O Plano de Projeto é uma série de documentos ou uma coletânea lógica de documentos compilados pelo Gerente de Projetos

Leia mais

Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Unidade 2 Processos PROCESSOS

Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Unidade 2 Processos PROCESSOS Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros rodolfomdebarros@gmail.com MODELO DE GERENCIAMENTO PMI PMI (Project Management Institute); O modelo PMI é divido em áreas de conhecimento da

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

fagury.com.br. PMBoK 2004

fagury.com.br. PMBoK 2004 Este material é distribuído por Thiago Fagury através de uma licença Creative Commons 2.5. É permitido o uso e atribuição para fim nãocomercial. É vedada a criação de obras derivadas sem comunicação prévia

Leia mais

PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge. Gerenciamento de Projetos

PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge. Gerenciamento de Projetos PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Gerenciamento de Projetos Organização de Projetos GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS GERENCIAMENTO DE PROGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE SUBPROJETOS

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 4 14 de Novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Informações iniciais

Leia mais

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK

WWW.RJN.COM.BR. De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK De acordo com a 5ª Edição (2013) do PMBOK EMENTA DO TREINAMENTO Apresentar metodologia de estudo dos fundamentos de gerenciamento de projetos, das áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo,

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

PMBok x PRINCE2. Flávia David de Oliveira Gomes. Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes. Víctor Hugo Rodrigues de Barros

PMBok x PRINCE2. Flávia David de Oliveira Gomes. Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes. Víctor Hugo Rodrigues de Barros PMBok x Flávia David de Oliveira Gomes Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel flavia@cp2ejr.com.br Prof. Msc. Guilherme A. Barucke Marcondes Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel guilherme@inatel.br

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP Versão 2.2.0 Julho 2014 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 3ª Edição (a publicar)

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos

Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos Capítulo 1 Introdução ao gerenciamento de projetos 1.1 Introdução 31 1.2 O que é um projeto? 31 1.3 Ciclo de vida do projeto 33 1.4 O que é gerenciamento de projetos? 36 1.5 Relacionamento entre grupos

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais