FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

2 IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [01] Grandes organizações, notadamente aquelas que chamamos de multinacionais, trabalham com as melhores práticas. Conhecer as melhores práticas não é apenas garantia de maior competitividade, mas é principalmente o mínimo necessário para qualquer funcionário que queira se aventurar em ter uma carreira em uma grande organização. Saber como gerenciar um projeto, entender siglas e termos utilizados em reuniões de planejamento, focar nas metas e cumprir prazos estabelecidos é, entre outras competências, o que as grandes organizações esperam de seus colaboradores.

3 IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [02] Uma das maneiras de chamar a atenção para o seu currículo é obter uma certificação em gestão de projetos. Esta certificação chama-se CAPM (Certified Associate in Project Management). A pessoa que obtém o CAPM no Brasil é chamada de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos. Esta certificação é feita pelo PMI (Project Management Institute) ou algum de seus representantes. Outra certificação na área é o PMP (Project Manager Professional) Profissional de Gerenciamento de Projetos, também do PMI.

4 IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [03] Existem outras certificações na área, mas as duas anteriores são as principais. Para quem quer trabalhar nesta área, as certificações CAPM e PMP são básicas. Em outras palavras, para quem quer dá uma alavancada em sua carreira, grandes organizações estão sempre à procura de bons gerentes de projetos. O primeiro passo para se tornar um bom gerente de projetos, além das competências interpessoais é obter uma certificação PMP. Depois, deve-se buscar outras certificações. A título de comparação, as principais certificações da área são (slide a seguir):

5 CERTIFICAÇÕES EM GESTÃO DE PROJETOS [01] Fonte: Disponível em <

6 CERTIFICAÇÕES EM GESTÃO DE PROJETOS [02] Fonte: Disponível em <

7 CERTIFICAÇÕES EM GESTÃO DE PROJETOS [03] Fonte: Disponível em <

8 CERTIFICAÇÕES EM GESTÃO DE PROJETOS [04] Existem ainda outras certificações, por exemplo: PfMP (Portfolio Management Professional) PBA (Professional in Business Analysis) As duas únicas certificações que possuem avaliação (prova para obtenção do certificado) em português são a CAPM e a PMP. Para todas as outras certificações, as provas acontecem apenas no idioma inglês. Fica aqui registrado, mais uma vez, a necessidade de se aprender o inglês como idioma universal da administração, negócios e informática.

9 PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [01] O PMI é uma entidade internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1969 na Filadélfia, cidade do estado da Pensilvânia, no Estados Unidos. A reunião de fundação em 1969 contava com apenas 5 voluntários. Neste mesmo ano aconteceu o primeiro seminário da organização na cidade de Atlanta (estado da Geórgia, nos EUA), com a participação de 80 pessoas. No final do ano de 1970 a organização já contava com cerca de 2000 associados. No início da década de 80 foi criado um código de ética para os profissionais da entidade. Foi também realizada a primeira avaliação para certificação do profissional em gestão de projetos (PMP).

10 PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [02] No início da década de 1990 publicou-se o primeiro Guia PMBOK. No início do ano de 2000, o PMI já contava com cerca de 40 mil membros ativos e cerca de 10 mil PMP certificados. Em 2013 o PMI já contava com mais de 500 mil associados. Por esses números, o PMI é considerado como a maior instituição de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. O PMI está presente em mais de 170 países, reunindo profissionais das mais diversas áreas (engenharia, administração, informática e telecomunicações, entre outras).

11 PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [03] O PMI estabelece padrões de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Estes padrões são o principal instrumento de comunicação do PMI para com seus associados. O PMI é responsável também por uma série de certificações e pela edição de diversos livros, sendo o mais famoso o Guia PMBOK, que atualmente está na quinta edição (lançado em 2013). No Brasil o Guia PMBOK é publicado pela Editora Saraiva.

12 O GUIA PMBOK [01] O PMBOK é, como o próprio nome diz, um guia com a base de conhecimentos em gestão de projetos. Ele reúne todo o conhecimento adquirido pelo PMI no gerenciamento de projetos. Todas as práticas de gerenciamento de projetos conhecidas e reconhecidas como bem sucedidas são descritas no guia, que relaciona também as definições e outras explicações de questões que envolvem este tema. É importante destacar que as práticas descritas no livro são validadas, ou seja, não são meras teorias baseadas no bom senso, mas práticas baseadas em cases de sucesso.

13 O GUIA PMBOK [02] O Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao processo de gerenciamento, a saber: 1. Integração; 6. Comunicações; 2. Escopo; 7. Recursos Humanos; 3. Tempo; 8. Riscos; 4. Custo; 9. Partes interessadas; 5. Qualidade; 10.Aquisições. Para cada área existem processos de gestão específicos, em um total de 47 processos. Em nosso curso vamos conhecer todos os processos, mas só vamos entrar em detalhes em alguns deles.

14 O GUIA PMBOK [03] É importante destacar que os conhecimentos e práticas descritas no Guia PMBOK não são receitas de bolo. Na área da administração não existem fórmulas prontas. Faz parte das atribuições de um gerente de projetos a autonomia de tomar decisões de utilizar ou não determinadas práticas, adaptá-las para adequar à realidade de sua organização ou utilizar apenas parte delas. É muito importante que o gerente de projetos documente todas as etapas do projeto que está trabalhando, visando construir o seu próprio padrão.

15 ALGUNS CONCEITOS SOBRE PROJETOS [01] Relembrando... Projetos são temporários tem início, meio e fim. Todo projeto tem o objetivo de entregar, ao seu final, um produto, serviço ou resultado. Todo projeto é único. Isto significa, por exemplo, que se um mesmo carro for produzido em países diferentes, o projeto para a produção terá uma configuração diferente, com desafios e especificidades relacionadas com o local da implementação do projeto, mesmo que o produto seja o mesmo.

16 ALGUNS CONCEITOS SOBRE PROJETOS [02] Indo além... Projetos de carros, por exemplo, geralmente tem vários gerentes de projetos envolvidos: gerentes de projetos de design (designers), gerentes de projetos e materiais (engenheiros de materiais), gerentes de projetos de motores (engenheiros mecânicos), gerentes de projetos elétricos (engenheiros eletricistas), gerentes de projetos de produção (engenheiros de produção), etc. O projeto acaba, mas os serviços decorrente da entrega do produto, serviço ou resultado continuam (manutenção da linha de produção, da infraestrutura, manutenção da qualidade, aperfeiçoamento de códigos e/ou estatutos, etc).

17 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS? [01] De acordo com o PMBOK (2013, p. 5), o gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. O Guia PMBOK ainda destaca que este gerenciamento é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, agrupados de maneira lógica em cinco grupos de processos, a saber: 1.Iniciação; 2.Planejamento; 3.Execução; 4.Controle e/ou Monitoramento; e 5.Encerramento.

18 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS? [02] Quando se inicia um projeto, é necessário (no mínimo): Identificar requisitos; Abordar diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto; Estabelecer e manter uma comunicação ativa, eficaz e colaborativa entre as partes interessadas; Gerenciar necessidades e conflitos com as partes interessadas visando o atendimento dos requisitos do projeto e a entrega de cada uma de suas etapas; Equilibrar as restrições conflitantes.

19 O QUE SÃO RESTRIÇÕES CONFLITANTES? [01]

20 O QUE SÃO RESTRIÇÕES CONFLITANTES? [02] Para entender o que são restrições conflitantes, vejamos o exemplo a seguir. Suponha que você quer produzir o carro mais barato do mundo para um país como a Índia (qualquer semelhança com o vídeo Mega Fábricas Tata Nano não é mera coincidência): O gerente geral do projeto determinou que o carro vai ter quatro portas esse é o escopo do projeto. Para que o carro tenha quatro portas, o custo de produção é maior. Como o foco é o preço final baixo, teremos problemas com a qualidade do produto final.

21 O QUE SÃO RESTRIÇÕES CONFLITANTES? [03] Existe o problema de tempo (cronograma) para a instalação da fábrica e o início da produção. Existem muitos riscos envolvidos, tanto em relação ao produto final (aceitação), implantação da fábrica (engajamento com a comunidade local), obtenção de recursos (por exemplo, treinar funcionários), etc. Todas estas características são conflitantes, porque quando você mexe em uma restrição, você acaba influenciando outra. Uma vez que estas restrições ao projeto estão sempre em conflito, manter este equilíbrio é quase uma arte que o gerente de projetos deve aprender a dominar.

22 O QUE SÃO PARTES INTERESSADAS? [01] Partes interessadas em um projeto podem ser: Quem paga pelo projeto; Quem trabalha no projeto; Quem é ou será afetado pelo projeto. Por exemplo, no grande projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Quem paga é o governo, ou seja, nós! Os trabalhadores e suas famílias são afetados de diversas maneiras; O meio ambiente, os índios, a economia, o sistema elétrico, são também outras partes interessadas.

23 O QUE SÃO PARTES INTERESSADAS? [02] Uma vez que as partes interessadas podem querer ou não que um projeto aconteça, é muito importante que elas sejam consultadas antes do início do projeto. Todo projeto tem custo com mudanças, mas se estas mudanças ocorrem no início do projeto, esse custo é menor. Assim, abrir a discussão com as partes interessadas no início do projeto é uma estratégia eficiente. Os conflitos certamente virão, mas com certeza, vai compensar no final porque os custos com mudanças (que quase sempre ocorrem) serão bastante minimizados. À medida que um projeto avança, os custos com mudanças aumentam logo, as discussões com as partes interessadas devem acontecer no início do projeto.

24 CICLO DE VIDA DOS PROJETOS [01] Nós já vimos que todo projeto tem um ciclo de vida, dividido em etapas. O ciclo de vida dos projetos pode ser dividido em um número diferente de etapas, que vão depender de cada tipo de projeto. Um fato importante a ser destacado em relação às etapas de um projeto é o planejamento das fases de um projeto. Por exemplo, a construção de uma casa demanda aquisição do terreno, elaboração de uma planta, estudo e preparação do solo, obtenção de recursos materiais e humanos, etc. Existe uma sequência que deve ser planejada. Não dá para pintar as paredes sem antes levantá-las, por ex.

25 CICLO DE VIDA DOS PROJETOS [02] Assim, à medida que uma fase do projeto é executada, a próxima fase do projeto já deve ser (ou estar) planejada. Em alguns projetos, temos aquilo que chamamos de sobreposição de fases, em que diversos processos acontecem em paralelo (como se fossem subprojetos). Em algum momento, estas fases que devem estar em sincronia, deverão se unir em uma fase posterior, mais próxima do final do projeto. Isto significa que os cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) podem acontecer em cada fase do projeto. Existem casos de projetos que possuem uma elaboração progressiva.

26 CICLO DE VIDA DOS PROJETOS [03] Um projeto de elaboração progressiva é aquele em que não sabemos quais são os deliverables que devem ser entregues ao final de cada fase do projeto. Assim, o projeto deve começar com aquilo que já é conhecido (ou seja, já sabemos o que e quando entregar) e deixamos em aberto as futuras entregas, que dependerão de um planejamento. Um projeto de elaboração progressiva se contrapõe a um projeto de elaboração preditiva (já sabemos quais são as fases, deliverables e outros detalhes específicos do projeto).

27 PORTFÓLIOS E PROGRAMAS - DIFERENÇAS Já sabemos (apostila anterior) que os portfólios de projetos são projetos agrupados de forma a serem melhor geridos ou fazerem parte de um quadro de projetos de uma determinada organização. Sabemos também que os portfólios podem ter projetos que não compartilham qualquer recurso, mas que fazem parte de uma estratégia maior da organização. Já os programas são projetos que compartilham objetivos e até mesmo recursos. O programa espacial da NASA, por exemplo, tem vários projetos que compartilham recursos. Um portfólio pode conter programas e projetos isolados; logo o escopo do portfólio é maior que o de um programa.

28 ESCRITÓRIO DE PROJETOS Grandes organizações geralmente possuem uma estrutura funcional chamada de Departamento ou Escritório de Projetos. Esta estrutura é chamada de Project Management Office (PMO), e é responsável em organizar recursos, criar padrões de gestão de projetos, formar equipes que irão trabalhar nos projetos, entre outras atribuições. Quando não existe um PMO, geralmente você trabalha em uma organização menor (ainda assim, com departamentos). Nesse caso, caso você seja escolhido para gerenciar um projeto, deve haver uma preocupação em documentar bem todas as fases. Esta documentação poderá fazer parte, um dia, dos documentos de um futuro PMO.

29 INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Toda organização tem sua cultura e uma forma de trabalhar, que deve servir aos propósitos do seu negócio (missão, visão e valores). Independente do tipo de organização, sua missão, visão e valores, o PMBOK apresenta algumas estruturas organizacionais que irão ajudar a melhorar a sinergia da organização. Assim, independente do tipo de organização, papel do gerente de projetos é integrar para entregar produtos, serviços e resultados (ARANHA, 2013). Saber administrar conflitos é essencial, pois o gerente de projetos deve conhecer quais são as influências organizacionais e alinhá-las com os objetivos do projeto em que está trabalhando.

30 ORGANIZAÇÕES FUNCIONAIS [01] Existem organizações que não possuem maturidade em gerenciamento de projetos. Isto significa geralmente a inexistência de um PMO, ou seja, os projetos organizacionais são tocados pelos gerentes funcionais. Chamamos este tipo de organização de Organização Funcional. Nesse tipo de organização, caso um projeto necessite que parte de uma equipe seja da TI e que parte seja do departamento de marketing, ambos os gerentes funcionais irão gerenciar o projeto, ou então irão negociar a autoridade de um ou de outro em relação aos participantes da equipe do projeto (manutenção de uma linha de comando).

31 ORGANIZAÇÕES FUNCIONAIS [02] Em uma organização funcional, será difícil ter uma equipe de projeto dedicada. Em outras palavras, neste tipo de organização não existe uma cultura madura de gerenciamento de projetos. Geralmente a existência de profissionais certificados em gestão de projetos nestas organizações é bem vinda, mas isso não significa que eles serão valorizados. Esta cultura começa a mudar nas organizações matriciais, nosso próximo assunto.

32 ORGANIZAÇÕES FUNCIONAIS Fonte: Disponível em

33 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS FRACAS De acordo com o PMBOK (2013, p. 22), as organizações matriciais podem ser classificadas como fracas, balanceadas ou fortes. A organização matricial fraca é o próximo passo em direção à maturidade organizacional em relação a projetos. Neste tipo de organização, pode surgir a função de coordenador de projetos (ou facilitador), que é um profissional de tempo parcial que realiza a gestão de alguns projetos. Geralmente este coordenador tem pouca ou nenhuma autonomia, ou seja, atua mais como mensageiro de decisões e informações de níveis de hierarquia superiores.

34 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS FRACAS Fonte: Disponível em

35 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS BALANCEADAS Enquanto que na organização matricial fraca, o coordenador de projetos é quase que um garoto de recados, em uma organização matricial balanceada surge, finalmente, o papel do gerente de projetos. Em uma organização matricial balanceada, embora já exista a figura do gerente de projetos, ele ainda não tem uma autonomia ou hierarquia distinta de um gerente funcional. Nesse caso, há um compartilhamento e negociação da autoridade entre o gerente de projetos e os gerentes funcionais. Em geral o gerente de projetos está ligado a alguma diretoria que lhe fornece o empowermet necessário ao desenvolvimento do projeto.

36 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS BALANCEADAS Fonte: Disponível em

37 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS FORTES [01] O próximo passo em direção à maturidade de gerenciamento de projetos são as organizações matriciais fortes. Nestas organizações, adivinhem, já existe um PMO, ou seja, já teremos profissionais certificados CAPM e um gerente de projetos com certificação PMP. O mais importante é que estes profissionais já receberão o seu devido valor, pois este tipo de organização reconhece a necessidade de uma gerência de projetos, e isso significa ter um gerente de projetos em tempo integral. As organizações matriciais fortes são entendidas como o melhor tipo de organização para se trabalhar com gerenciamento de projetos.

38 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS FORTES [02] Nas organizações matriciais fortes, as equipes têm a chance de construção de uma carreira em gestão de projetos. O fato de existir um PMO permite que o gerente de projetos tenha uma autoridade considerável e distinta do gerente funcional, inclusive com pessoas do setor administrativo trabalhando em tempo integral nos projetos. Também é comum que as equipes trabalhem em um local específico, fora dos departamentos funcionais durante a duração do projeto.

39 ORGANIZAÇÕES MATRICIAIS FORTES Fonte: Disponível em

40 ORGANIZAÇÕES PROJETIZADAS [01] O último tipo de organização é conhecida como organização projetizada. Este tipo de organização é totalmente orientada para projetos. Assim, cada equipe é montada para atender a cada projeto específico. É o caso, por exemplo, da maioria das construtoras. Como a cultura da empresa é 100% focada em projetos, o gerente de projetos tem que estruturar as equipes de acordo com cada projeto. Nesse tipo de organização, o gerente de projetos tem autonomia total, mas seu grande problema é montar a equipe. Os gerentes geralmente precisam de profissionais altamente qualificados, que são difíceis de encontrar em função da incapacidade de construção de uma carreira.

41 ORGANIZAÇÕES PROJETIZADAS [02] A construção de uma carreira em gestão de projetos em organizações projetizadas é difícil principalmente porque neste tipo de organização, as equipes de projeto se dissolvem assim que os projetos terminam e os profissionais saem da organização em busca de novos projetos. Não é regra geral, mas organizações projetizadas costumam sofrer com questões que envolvem sazonalidade da economia.

42 ORGANIZAÇÕES PROJETIZADAS Fonte: Disponível em

43 ORGANIZAÇÕES COMPOSTAS De acordo com o Guia PMBOK, muitas organizações envolvem algumas destas estruturas anteriores e, nesse caso, são chamadas de organizações compostas. Um exemplo dado pelo Guia PMBOK é o caso de uma organização que é funcional em sua essência, mas, que em razão de um projeto crítico, cria uma equipe de projeto especial para atender a esse caso específico. A situação descrita no exemplo anterior reúne características de um organização funcional com algumas das características da organização projetizada.

44 ORGANIZAÇÕES COMPOSTAS Fonte: Disponível em

45 Bibliografia Consultada ARANHA, Frederico de Azevedo. Curso de Treinamento para certificação CAPM. Disponível no Youtube. PMI Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gestão de projetos (GUIA PMBOK). 5. ed. SãoPaulo: Saraiva, 2013.

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos O QUE SÃO PROCESSOS? De acordo com o Guia PMBOK, (2013) processo é um conjunto de ações e/ou atividades inter-relacionadas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo PRADO-MMGP Versão 1.6.4 Setembro 2009 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 2ª Edição (a publicar) Autor: Darci

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROJETOS

INTRODUÇÃO A PROJETOS INTRODUÇÃO A PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GESTÃO DE PROJETOS Gestão Ágil de projetos Gestão de projetos com PMBOK GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS GESTÃO ÁGIL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org

Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP. http://brasil.pmi.org Devo fazer uma certificação em Gerenciamento de Projetos? CAPM PMP PgMP PMI-ACP SM PMI-RMP PMI-SP http://brasil.pmi.org Em todo o mundo há uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados. Uma

Leia mais

Ministério Público do Estado de Goiás

Ministério Público do Estado de Goiás Ministério Público do Estado de Goiás Apresentação Inicial PMO Institucional MP-GO 1 Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em muitos casos

Leia mais

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos

Planejamento de Projeto Gestão de Projetos Planejamento de Projeto Gestão de Projetos O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto. Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5

O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto. Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5 O GERENTE E A EQUIPE DE PROJETOS O Gerente de Projeto Gestão Pública - 2º Ano Desenvolvimento de Projetos Prof. Rafael Roesler Aula 5 Sumário Introdução Níveis de gerenciamento A função de gerente de projetos

Leia mais

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição

As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Page 1 of 5 As principais novidades encontradas no PMBOK quarta edição Por Rossano Tavares ( rossano.tavares@dm2tavares.com.br) Novas edições ou versões de manuais, programas, sistemas operacionais, livros,

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP Versão 2.2.0 Julho 2014 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 3ª Edição (a publicar)

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerenciamento de Projetos GP é o caminho para atingir

Leia mais

O PMI e o Gerenciamento de Projetos

O PMI e o Gerenciamento de Projetos O PMI e o Gerenciamento de Projetos André Voltolini Ex presidente PMI-RS VP de Relações Institucionais e Marketing - PMI-RS 09/2015 1 Sobre o que falaremos hoje PMI e o PMI-RS Guia PMBOK e Outras Referências

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Definição de projeto segundo o PMI Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Definição de projeto segundo o PMI Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 1 2 3 Definição de projeto segundo o PMI Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Temporário Temporário significa que todos os projetos possuem

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Profa Msc Lidiane Reis -lreis@radial.br Plano de Ensino / Aula Inaugural Onde você quer chegar??? Por quê estudar Gestão de Projetos??? O que vamos estudar? (Ementa) O aluno aprenderá

Leia mais

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA?

PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? PASSO 1 COMO VOCÊ ESTÁ ADMINISTRANDO SUA EMPRESA? São os passos que fazem os caminhos. MÁRIO QUINTANA Para chegar a um destino, é preciso dar o primeiro passo. Muitas vezes, preocupados com o dia a dia,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge)

GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) GOVERNANÇA DE TI PMBoK (Project Management Body of Knowledge) Governança de TI AULA 08 2011-1sem Governança de TI 1 Introdução ao Gerenciamento de Projetos HISTÓRIA PMI Project Management Institute: Associação

Leia mais

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015

Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Leslier Soares Corrêa Estácio de Sá / Facitec Abril/Maio 2015 Prover capacitação para: - Identificar os processos de Gerenciamento de Projetos; - Desenvolver o Plano de Gerenciamento; - Construir um sistema

Leia mais

Gerentes de projetos e gerentes

Gerentes de projetos e gerentes Biblioteca Virtual PMI 2010 Jarno Marchetto O duplo papel do Gerente de Projeto/Gerente Funcional: Funciona? Por Jarno Marchetto, MSc, PMP Resumo Em uma ampla gama de organizações, uma pessoa pode ser

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK

Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Brasília, Setembro de 2012 Metodologias PMI Project Management Institute Fundado em 1969 por cinco voluntários na Filadélfia, Pensilvânia EUA 250.000

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição

Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Novidades do Guia PMBOK 5ª edição Mauro Sotille, PMP O Guia PMBOK 5 a edição (A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fifth Edition), em Inglês, foi lançado oficialmente pelo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares GESTÃO DE PROJETOS Prof. Anderson Valadares Projeto Empreendimento temporário Realizado por pessoas Restrições de recursos Cria produtos, ou serviços ou resultado exclusivo Planejado, executado e controlado

Leia mais

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Iniciando o Projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Termo de Abertura do Projeto. Identificando as Partes Interessadas no Projeto.

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos

Planejamento e Gestão de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Visão geral da disciplina Objetivos

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology C O B I T Control Objectives for Information and related Technology Goiânia, 05 de Janeiro de 2009. Agenda Evolução da TI Desafios da TI para o negócio O que é governança Escopo da governança Modelos de

Leia mais

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011

Tutorial de Gerenciamento de Projetos. Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Tutorial de Gerenciamento de Projetos Erika Yamagishi Semana de Qualidade e Gestão Unicamp/FT 13 de maio de 2011 Apresentação Erika Yamagishi Engenheira de Computação pela UNICAMP Consultora associada

Leia mais

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial

CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos PMI, PMP e PMBOK PMI (Project Management Institute) Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial, sem fins lucrativos,

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Os objetivos descrevem o que se espera alcançar com o projeto; Devem estar alinhados com os objetivos do negócio; Deve seguir a regra SMART:

Os objetivos descrevem o que se espera alcançar com o projeto; Devem estar alinhados com os objetivos do negócio; Deve seguir a regra SMART: 1.1. Objetivos estabelecidos Este é um dos aspectos mais importantes, pois é a partir deles que detalharemos o planejamento do projeto para atingir os objetivos estabelecidos. Ele também é importante para

Leia mais

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI 2010 TenStep Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos)

Leia mais

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos

Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de s O guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos, PMBOK, é organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita através

Leia mais

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders)

17/5/2009. Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma mais efetiva as pessoas envolvidas no projeto (equipe e stakeholders) Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto FAE S. J. dos Pinhais Projeto e Desenvolvimento de Software Gerenciamento de Recursos Humanos Esta área de conhecimento tem o objetivo de utilizar de forma

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.)

Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Seja um Provedor Registrado de Educação do PMI (R.E.P.) Faça Mais Negócios Aliando-se a Maior Associação de Profissionais de Gerenciamento de Projeto do Mundo O QUE SÃO OS R.E.P.S DO PMI? Os Provedores

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação. Tema: Gestão de Projetos - Conceitos Básicos Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Gerenciamento de Projetos Conteúdo: Introdução Aula: I Prof.: Eude Lacerda E-mail: eude.lacerda@ifnmg.edu.br Apresentação Introdução ao gerenciamento de projetos de software

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 01 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 03 à 25 1 A mistura de tecnologias da Internet e preocupações empresariais

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Introdução ao Gerenciamento de Projetos Prof. Ivan Bottger www.firesafetybrasil.com Nas organizações do futuro, a maior parte das realizações será viabilizada através de projetos. Tom Peters (tradução

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA Núcleo de Real Estate, Mestrado, Mariana

Leia mais

Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais

Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos da estrutura administrativa e

Leia mais

SEGURANÇA HOSPITALAR

SEGURANÇA HOSPITALAR SEGURANÇA HOSPITALAR Brasil, abril 2014. ESTUDO CONCEITUAL. Depois da leitura de muitos artigos sobre o tema de Segurança do Paciente e perceber o viés técnico das posições, gostaríamos de mostrar um modelo

Leia mais

ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1

ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1 ONDE OS PROJETOS FALHAM? Manuel da Rocha Fiúza BRANCO, Jr 1 RESUMO Diversos profissionais relatam dificuldades em coordenar adequadamente projetos sob sua responsabilidade. Muitos fatores que influenciam

Leia mais

Gestão Estratégica de RH. José Renato S. Santiago Jr.

Gestão Estratégica de RH. José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH Módulo 1: Alinhando Gestão de Pessoas com a Estratégia da Empresa Módulo 2: Compreendendo e Dinamizando a Cultura Organizacional

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos

PLANO DO PROJETO. Início: 18/11/10 Término: 16/12/10. Projeto: Treinamento em Gerenciamento de Projetos PLANO DO PROJETO : Treinamento em Gerenciamento de s : Carlos Magno da Silva Xavier Início: 18/11/10 Término: 16/12/10 Versão: 01 1 Introdução 1.1. Justificativa No momento atual, em que várias organizações

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI

GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI GERENCIAMENTO DE PROJETOS: PMI Henrique Franco de Souza DIRETOR DE NEGÓCIOS www.efgh.com.br ENGENHEIRO DE REDES www.globaltask.com.br henrique@efgh.com.br http://www.linkedin.com/pub/henrique-franco-de-souza/30/12/697

Leia mais

RESENHA. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

RESENHA. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. FOCO: Revista de Administração da Faculdade Novo Milênio. RESENHA COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica: construindo o futuro de sua empresa - Fácil. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Valéria Santiago

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial O QI da empresa

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Tropa de Elite - ESTRATÉGIA

Tropa de Elite - ESTRATÉGIA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva.. Atlas. São Paulo, 1998. 1 Objetivos

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM

Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM , Esp., PMP, ITIL Expert www.fredericoaranha.com.br frederico@fredericoaranha.com.br Curso de Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK do PMI 5ª Edição Preparatório para Certificação CAPM, Esp., PMP,

Leia mais

O GERENTE DE PROJETOS

O GERENTE DE PROJETOS O GERENTE DE PROJETOS INTRODUÇÃO Autor: Danubio Borba, PMP Vamos discutir a importância das pessoas envolvidas em um projeto. São elas, e não os procedimentos ou técnicas, as peças fundamentais para se

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Módulo5. Módulo 5. Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício

Módulo5. Módulo 5. Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício Módulo5 Módulo 5 Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos, Responsabilidades, Atividades-chaves, Exercício Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição

Leia mais

Aula 4. Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos

Aula 4. Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos Aula 4 Introdução ao PMBOK e aos Processos da Gerência de Projetos Objetivo Visualizar a gerência de projetos como um conjunto de processos encadeados e integrados. Lidar com as interações que podem ser:

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI. Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CERTIFICAÇÕES PMI Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Sobre o Palestrante Hedson Rodrigues Lima, CTFL, PMP Atua como: Gerente de Projetos Na Empresa: Gestao TI E também como: Instrutor

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais