CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO"

Transcrição

1 1 CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO Aspecto Geral da Empresa: Missão/Visão e Valores Modelo de Gestão Processo de Gestão Processo de Tomada de Decisão

2 2 Aspecto Geral da Empresa: Missão, Visão e Valores Para desenvolvermos uma perspectiva geral da empresa, é necessário que estejam claros os seguintes pontos: Declaração da Missão: visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio.

3 3 Missão Exemplos de Missão em empresas: COCA-COLA: Refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade, criar valor e marcar a diferença. 3M: Nós resolvemos problemas insolúveis com inovações. Grupo Disney: Fazer pessoas felizes. Novartis: Por que estamos aqui? Nós melhoramos vidas. Nós prolongamos vidas. Nós salvamos vidas. Mc Donalds: Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

4 4 Missão Apple: Acreditamos que estamos na face da terra para fazer grandes produtos. Estamos constantemente com foco na inovação. Acreditamos no simples não no complexo. Acreditamos que temos de possuir e controlar as principais tecnologias atrás os produtos que fazemos, e participar apenas em mercados onde podemos fazer uma contribuição significativa. Dizemos não a milhares de projetos, para que possamos realmente focar os poucos que são verdadeiramente importantes e significativos para nós. Acreditamos em profunda colaboração e polinização cruzada de nossos grupos, o que nos permite inovar de uma maneira que outros não podem. Não nos contentamos com nada menos do que a excelência em todos os produtos produzidos. Temos a honestidade conosco mesmo para admitir quando estamos errados e a coragem para mudar.

5 5 Aspecto Geral da Empresa: Missão, Visão e Valores Para desenvolvermos uma perspectiva geral da empresa, é necessário que estejam claros os seguintes pontos: Declaração da Missão: visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Declaração da Visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo futuro que se deseja para ela.

6 6 Visão Exemplos de Visão em empresas: VCP (Votorantim celulose e papel): Superação dos níveis de desempenho, por meio do aprendizado contínuo e pelas melhores práticas, gerando valor e diferenciais competitivos, capazes de influenciar o mercado mundial de celulose e regional de papéis revestidos, e atuar globalmente no mercado de papéis reprográficos. EMBRAER: Se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente. APPLE COMPUTADORES: Mudar o mundo por meio da tecnologia.

7 7 Aspecto Geral da Empresa: Missão, Visão e Valores Para desenvolvermos uma perspectiva geral da empresa, é necessário que estejam claros os seguintes pontos: Declaração da Missão: visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Declaração da Visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo futuro que se deseja para ela. Declaração de Valores: é um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente de seu porte. Estas declarações:. Orientam todo o processo de Gestão.. São a identidade da empresa.. Definem o ponto de partida para todo o planejamento.

8 8 Valores Exemplos de Valores de Empresas: Nestlé: As práticas de negócio da Nestlé, desde sua fundação, sempre foram pautadas por integridade, honestidade, negociação justa e total cumprimento de todas as leis aplicáveis. Os colaboradores da Nestlé em todo o mundo têm vivido e sustentado esse compromisso em suas responsabilidades diárias desde então, tornando a reputação da empresa um importante ativo. Johnson & Johnson Nossa primeira responsabilidade é para com os médicos, as enfermeiras e os pacientes, as mães e as demais pessoas que usam nossos produtos e serviços. Estes devem ser de alta qualidade, com preços razoáveis e feitos ao menor custo. Nossos clientes devem ser atendidos rapidamente e ter condições de lucros justos. Somos responsáveis pelas comunidades nas quais vivemos e trabalhamos e pela comunidade mundial. Nossa responsabilidade final é para com os acionistas, porque as empresas devem gerar lucros sólidos.

9 9 Aspecto Geral da Empresa: Missão, Visão e Valores Para desenvolvermos uma perspectiva geral da empresa, é necessário que estejam claros os seguintes pontos: Declaração da Missão: visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Declaração da Visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo futuro que se deseja para ela. Declaração de Valores: é um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente de seu porte. Estas declarações:. Orientam todo o processo de Gestão.. São a identidade da empresa.. Definem o ponto de partida para todo o planejamento.

10 10 Modelo de Gestão As crenças e os valores são conceitos que formam a cultura organizacional e que interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa: MODELO DE GESTÃO. Os modelos de Gestão são definidos pela forma como seus dirigentes conduzem seus negócios, visando tornar a empresa ágil, competitiva, participativa e lucrativa.

11 11 Aspecto tridimensional da gestão empresarial A Gestão empresarial é dimensionada em tres aspectos: Operacional: refere-se às quantidades, qualidade e cumprimento dos prazos. Econômico: considera-se os produtos e serviços consumidos, associados ao lucro ou prejuízo. Financeiro: considera os prazos de pagamentos e recebimentos da entidade. De acordo com a missão, a empresa deverá satisfazer as necessidades de seus consumidores, objetivando suprir recursos financeiros e resultados aos seus acionistas, de tal forma que se mantenha ao longo do tempo. O modelo de gestão permitirá à empresa a obtenção desses objetivos, através das melhores alternativas.

12 12 Processo de Gestão visão resumida Fases do Processo Finalidade Produto Planejamento Estratégico Garantir a missão e a continuidade da empresa Objetivos, Estratégias Planejamento Operacional Otimização do resultado a médio prazo Plano Operacional Programação Otimização do resultado a curto prazo Programa Operacional Execução Otimização do resultado de cada transação Transação Controle Corrigir e ajustar para garantir a otimização Ações Corretivas

13 Processo de Gestão visão analítica Crenças e Variáveis Valores Ambientais Externas Planejamento Estratégico Cenários Modelo Objetivos Missão de Estratégias Oportunidades Ameaças Gestão Avaliação Características Variáveis do Negócio Ambientais Pontos Fortes Pontos Fracos Internas 13 Planejto. Operacional Diretrizes Políticas Estratégias Objetivos Definição dos Meios e Recursos Alternativas de Ação Plano Aprovado Execução Simulações Controle Aprovação Planos e Metas

14 14 Tomada de Decisão e o Processo de Gestão O processo de tomada de decisão permeia todo o processo de gestão. A todo momento são apresentadas situações que deverão ser projetadas, e das diversas alternativas de ação, deverá ser escolhida aquela que melhor resolverá o problema, preservando os objetivos de lucro e perenidade da empresa.

15 15 Tomada de Decisão e o Processo de Gestão O processo de tomada de decisão permeia todo o processo de gestão. A todo momento são apresentadas situações que deverão ser projetadas, e das diversas alternativas de ação, deverá ser escolhida aquela que melhor resolverá o problema, preservando os objetivos de lucro e perenidade da empresa. O modelo de decisão deve ser significativo para o tomador de decisão e atender ao seu processo lógico e específico para cada natureza do evento ou problema a ser resolvido, incorporando a informação e a mensuração para a melhor decisão:. Informação: resultante do processo decisório deixa claro o caminho escolhido para a solução do problema.. Mensuração: fundamenta o processo de decisão da escolha das diversas alternativas levantadas.

16 16 Tomada de Decisão e o Processo de Gestão O processo de tomada de decisão permeia todo o processo de gestão. A todo momento são apresentadas situações que deverão ser projetadas, e das diversas alternativas de ação, deverá ser escolhida aquela que melhor resolverá o problema, preservando os objetivos de lucro e perenidade da empresa. O modelo de decisão deve ser significativo para o tomador de decisão e atender ao seu processo lógico e específico para cada natureza do evento ou problema a ser resolvido, incorporando a informação e a mensuração para a melhor decisão:. Informação: resultante do processo decisório deixa claro o caminho escolhido para a solução do problema.. Mensuração: fundamenta o processo de decisão da escolha das diversas alternativas levantadas. No âmbito da Controladoria, o modelo de mensuração prima por ser um modelo de avaliação econômica, tendo como referência os resultados dos eventos e o valor da empresa.

17 17 Processo de tomada de decisão - modelo Estabelecer metas Identificação e Estabelecer Determinar as Desenvolver e objetivos definição do prioridades causas dos alternativas de específicos problema problemas solução Avaliar as Selecionar uma Implementar Monitorar alternativas solução a decisão os resultados

18 18 Caso Prático: Abaixo, temos várias situações que um executivo de uma empresa pode encontrar para tomar uma decisão. Descreva resumidamente cada uma delas, utilizando o modelo apresentado no slide anterior, concluindo com a solução a ser adotada: a) Implantação de um sistema de informação contábil. b) Aquisição de uma empresa concorrente. c) Aquisição de um equipamento para a fábrica.

19 19 Questionário: 1 Antes da definição do modelo de gestão para uma empresa, há a necessidade de compreensão de tres pontos fundamentais: a missão, a visão, bem como os valores da empresa. Explique o que significa cada um deles. 2 - Os modelos de Gestão tornam a empresa ágil, competitiva, participativa e lucrativa. Sob quais aspectos podemos dimensionar a Gestão? Explique. 3 O processo de tomada de decisão permeia todo o processo de gestão. Como a Controladoria pode auxiliar nesse processo?

20 20 Questionário: Questões Modelo Enade Questão 1: Para desenvolvimento da visão geral da empresa, e também para a organização do planejamento estratégico e operacional, devemos observar três declarações que representarão o modo e o que se espera da empresa: a Missão, a Visão e os Valores. Grande parte das empresas procura anualmente em reuniões com os funcionários, reforçar o conteúdo desses documentos com o intuito de criar um ambiente transparente e de fácil identidade dos desejos dos acionistas no dia-a-dia dos funcionários. De acordo com o parágrafo acima, avalie as seguintes asserções a seguir: I Missão: é uma declaração da empresa definindo o seu propósito, isto é, o que ela faz e o que ela não faz. II Visão: é um conjunto preciso e bem elaborado de palavras que anunciam para onde a empresa está caminhando, ou traça um quadro do que ela deseja ser ou aonde quer chegar. III Valores: É um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente de seu porte. A razão para todos esses documentos é que as empresas começam pequenas e crescem perdendo a sua identidade, desviando-se da orientação e dos objetivos definidos pelos seus acionistas majoritários. A) Asserções e razão estão corretas, mas a razão não justifica as asserções. B) Asserções estão corretas e a razão está errada. C) Asserções estão erradas e a razão está correta. D) Asserções e razão estão erradas E) Asserções e razão estão corretas e a razão justifica as asserções

Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS. Profª Ma. Divane A.Silva

Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS. Profª Ma. Divane A.Silva Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS Profª Ma. Divane A.Silva Controladoria e Orçamentos A disciplina está dividida em duas Unidades: Unidade I 1. Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do 2. O

Leia mais

Estrutura do Planejamento Estratégico

Estrutura do Planejamento Estratégico Estrutura do Planejamento Estratégico 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Fracos 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PET CEM Cristiano Vasconcellos Ferreira, Dr. Eng. Estruturar o PET CEM Planejamento Estratégico Analisar o Ambiente Externo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão Valores Visão de

Leia mais

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Processo de Gestão PLANEJAMENTO EXECUÇÃO OTIMIZAÇÃO DO LUCRO E CRIAÇÃO DE VALOR CONTROLE Foco no Planejamento Envolvimento no processo de planejamento das

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

Empresas e Sistemas. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Empresas e Sistemas. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Empresas e Sistemas Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Empresas e Sistemas A empresa é um sistema (um conjunto de partes que interagem entre si para alcançar objetivos

Leia mais

Aspectos Gerais do Planejamento

Aspectos Gerais do Planejamento PLANEJAMENTO Prof. Thiago Gomes Aspectos Gerais do Planejamento Conceito Planejamento é o processo sistemático de planejar o futuro, definindo objetivos e resultados que se quer atingir e o que vai se

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA)

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) Sócio Ambiental (PRSA) ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL... 5 2.1. SUSTENTABILIDADE... 5 2.2. DIRETRIZES...

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL. Palestrante Márcia Siqueira COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA GESTÃO SECRETARIAL Palestrante Márcia Siqueira Proposta 1. Refletir sobre as competências profissionais que contribuirão para solidificação da identidade, fortalecimento e continuidade

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI 1 TEMA 2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 AS VÁRIAS FERRAMENTAS: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OS PROJETOS FILOSOFIA EMPRESARIAL VISÃO MISSÃO

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara.

A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. COACHING A palavra Coaching significa treinamento e Coach tutor particular, aquele que carrega, conduz e prepara. O termo Coaching é, também, aplicado para definir um processo pautado em variadas técnicas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Fonte: Maximiano (2009) Autor Palavras Chave Mintzberg Ansoff Futuro. Decisão. Resultados. Programação. Negócio Atual. Tendências. Decisão. Concorrência. Produtos e serviços. MAXIMIANO

Leia mais

Caio Magri Gerente executivo de Políticas Publicas.

Caio Magri Gerente executivo de Políticas Publicas. Caio Magri Gerente executivo de Políticas Publicas. Instituto Ethos Fundado em 1998 por um grupo de 11 empresas; 1324 empresas associadas (micro,pequenas,médias e grandes); Missão Mobilizar, sensibilizar

Leia mais

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica O Papel da sob o Enfoque da Gestão Econômica Prof. Carlos Alberto Pereira : necessidade ou modismo??? Foco: para se alcançar os objetivos é preciso clarificá-los Sinergia: a otimização isolada das partes

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO

POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO POLÍTICA EMPRESARIAL ANTI CORRUPÇÃO. MISSÃO Atender com excelência às demandas de nossos clientes, fornecendo serviços adequados as suas necessidades e expectativas. VALORES Queremos relacionamentos de

Leia mais

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 A importância da liderança como diferencial competitivo Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 Ellebe Treinamento em Gestão Organizacional A Ellebe atua em empresas públicas e privadas nas áreas

Leia mais

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

São José dos Campos, 13/09/2011

São José dos Campos, 13/09/2011 Clóvis Luís Padoveze São José dos Campos, 13/09/2011 1 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 2 Controladoria como Ciência Consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos

Leia mais

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC BALANCED SCORECARD ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC Contexto Histórico Origem do BSC Definição Como funciona? Perspectivas Por quê aplicar? Benefícios/ Contribuições Conclusão Referências BALANCED SCORECARD

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É? PLANO DE NEGÓCIO P l a n o d e N e g ó c i o é u m documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista e s t r u t u r a l, a d m i n i s t r a t i v o, estratégico,

Leia mais

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance Dezembro de 2015 Versão 1.1 Código de Compliance 1. Finalidade 2 2. Amplitude 2 3. Compliance 2 3.1. Definição de Compliance 2 3.2. Risco de Compliance 3 3.3. Atribuições da estrutura de compliance 3 3.4.

Leia mais

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP SSC570 Empreendedores em Informática Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver

Leia mais

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar!

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar! PlanejamentoEstratégico Saiba como começar! Introdução Operíododefimdeanoémuitoimportanteparaasempresasenãoéapenas por causa das festas, que movimentam o comércio. Trata-se da época de planejar e replanejar

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional

Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional Profa. Cristina Espinheira Relembrando a aula anterior... Muitas organizações criam estratégias e estruturam o planejamento

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Construindo pontes para o futuro RESUMO O desenvolvimento da prática do Planejamento Estratégico em organizações públicas representa o comportamento estratégico que cria valor público, é o processo de responsabilidade coletiva de dispor

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS

PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS 1 PLANO DE CARGOS FOCO NA ESTRATÉGIA E NOS PROCESSOS Missão Visão Valores Políticas Competências Estratégicas Gestores Contribuidores Individuais Competências Técnicas/funcionais Estratégia (Princípios

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PRÁTICAS GERENCIAIS Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 20:40 às 22:30 Quarta-feira: 20:40 às 22:30 Professor(a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma: 7º ADN Carga Horária

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

Papel Estratégico e Objetivos da produção

Papel Estratégico e Objetivos da produção Papel Estratégico e Objetivos da produção Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados

Leia mais

POLÍTICA SEGURANÇA DO TRABALHO

POLÍTICA SEGURANÇA DO TRABALHO POLÍTICA SEGURANÇA DO TRABALHO. MISSÃO Atender com excelência às demandas de nossos clientes, fornecendo serviços adequados as suas necessidades e expectativas. VALORES Queremos relacionamentos de longo

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Identificação de público-alvo e ferramentas de análise Profª Daniela Cartoni Comunicação Organizacional Trata-se da gestão da comunicação estratégica da organização, ou seja,

Leia mais

Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO 16/08/2016

Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO 16/08/2016 Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO O orçamento compreende um conjunto de ações sistematizadas que têm como objetivo projetar e controlar os resultados financeiros da empresa em um determinado

Leia mais

3 Revisão da Literatura

3 Revisão da Literatura 16 3 Revisão da Literatura Este trabalho se propõe a avaliar o futuro de um setor após um momento de ruptura causado por inovações. Este não é o primeiro caso de uma indústria que sofre mudanças drásticas

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

Trabalhos de uma forma diferente, eficiente e eficaz para ajudar pessoas e empresas

Trabalhos de uma forma diferente, eficiente e eficaz para ajudar pessoas e empresas Mensagem A Think Ahead iniciou suas atividades em 2006 para prover suporte às pequenas empresas na implantação de softwares. Naquela época éramos uma empresa de informática com DNA de uma empresa de consultoria,

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 28/09/2018 Sumário Introdução... 3 1 Objetivo... 4 2 Referências... 4 3 Princípios... 4 4 Diretrizes... 6 4.1 Planejamento de gestão de

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANDRE GUSTAVO M. DOS SANTOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SILIMED LTDA. ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SILICONE NO ESTADO DO

Leia mais

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL.

A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. A IDEAS Projetos e Soluções Corporativas, é a empresa júnior dos alunos da Faculdade UCL. Criada para atuar nas quatro áreas de ensino da UCL Administração, Engenharias, Sistemas e Design, a IDEAS, após

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

AE04- OBJETIVOS E METAS

AE04- OBJETIVOS E METAS 1 2 Após determinar a missão, a visão e os valores da organização, está na hora de estabelecer objetivos. Os objetivos vão servir de mapa que orientará a empresa no caminho a ser seguido para o alcance

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

12/08/2011. Administração da Produção I. Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues Doutorando em Engenharia Mecânica

12/08/2011. Administração da Produção I. Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues Doutorando em Engenharia Mecânica Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@ifsp.e..du.br Doutorando em Engenharia Mecânica Administração da Produção I Administração Produção Definição da administração da produção; Origem e evolução;

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE OBJETIVO GERAL Capacitar profissionais de nível superior, vinculados à área da saúde, para gerenciar unidades hospitalares, serviços e sistemas de saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA Portaria nº 4117 de 27 de setembro de 2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando:

Leia mais

Objetivos do curso. Objetivo Geral

Objetivos do curso. Objetivo Geral Objetivos do curso O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)...

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)... .: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO ::.. Prof. Leonardo Guimarães Garcia AULA 2 1 Sobre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) 2 O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 3 Os 8 Fundamentos da Gestão

Leia mais

Prof. Dr. Armando Catelli

Prof. Dr. Armando Catelli Universidade de São Paulo Mestrado em Controladoria e Contabilidade Modelo Conceitual de Funcionamento do Subsistema de Gestão e dos Processos de PE, PO, PR, EXE e CO do Sistema Empresa - Uma abordagem

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Controladoria nas Organizações. Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto

Controladoria nas Organizações. Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto Controladoria nas Organizações Prof. Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo (FEA-USP) Agosto - 2017 O Caso do Banco do Brasil Novembro de 2015, Evento Festivo 20 anos da implantação da Controladoria

Leia mais

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure!

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! A estratégia empresarial e a gestão eficaz de pessoas têm sido muito debatidas nos últimos anos. Um estudo da Bain mostrou que a estratégia é um dos

Leia mais

Construção de Indicadores

Construção de Indicadores Construção de Indicadores XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) 03/09/2015 Cláudio José Müller (cmuller@producao.ufrgs.br) Níveis

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Planejamento Estratégico e Pessoas. Dr. Matheus Alberto Cônsoli

Planejamento Estratégico e Pessoas. Dr. Matheus Alberto Cônsoli Planejamento Estratégico e Pessoas Dr. Matheus Alberto Cônsoli Planejamento Estratégico e Pessoas Questões Fundamentais: O que é Planejamento ou Gestão Estratégica? O que é Gestão Estratégica de Pessoas?

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NOSSA ORIGEM Fundada em 2006 por consultores independentes, a Esteves & Esteves opera suportada por quatro pilares: foco no cliente; busca permanente de excelência em serviços;

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE DO POLÍTICA SUSTENTABILIDADE Versão: 2 Aprovado em: 26 / 11 / 2018 Documento de Aprovação: RC Nº 005 / 422 3 SUMÁRIO ASSUNTO PÁGINA 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVO... 4 3. PRINCÍPIOS... 4 4. RESPONSABILIDADES

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3

Leia mais

Empreendedorismo Prof. Werther Serralheiro. Princípios Organizacionais

Empreendedorismo Prof. Werther Serralheiro. Princípios Organizacionais Princípios Organizacionais Elementos do Propósito Visão Negócio Missão Fatores Críticos de Sucesso Princípios e Valores Visão Organizacional É um modelo mental claro e luminoso de um estado ou situação

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2016

CÓDIGO DE CONDUTA 2016 CÓDIGO DE CONDUTA 2016 2 Conteúdo Mensagem... 3 O que é este Código de Conduta... 4 Objetivos do Código de Conduta Empresarial... 4 A quem este Código se aplica... 4 Termos e expressões empregados... 4

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada rentável e sustentável. Visão Em

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon

Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial. Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Aula 2 Planejamento Estratégico Empresarial Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Implantação do planejamento Estratégico Declaração de Valores cria um diferencial competitivo

Leia mais

Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade

Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade 22/08/2012 Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade Profº Spim 1 O Malcolm Baldrige National Quality Award ( Malcolm Baldrige) foi criado nos Estados Unidos em agosto de 1987 pelo presidente Ronald

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais