O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

2 Brasil é 88º lugar (de 127) em ranking de educação pela Unesco. Esse ranking mede o desempenho das nações em relação a metas de qualidade. FOLHA 2011 Entre as 200 melhores universidades do mundo, listadas pelo Academic Ranking Of World Universities, o Brasil aparece no Ranking Apenas com 1 instituição, a USP (Universidade de São Paulo), que ocupa a 196ª posição, enquanto 60 são dos EUA. Cenário da Educação no Brasil Brasil tem a menor média de anos de estudo da América do Sul (7,2 anos) - 25% menor que países de primeiro mundo. ONUD/ONU 2013 Taxa de analfabetismo do Brasil é de 8,3%. IBGE 2014

3 Alunos brasileiros perdem em média 1 dia de aula por semana por conta do desperdício de tempo em sala de aula (atrasos, tarefas burocráticas, aulas mal preparadas). BBC Brasil 2014 No Brasil, os professores ganham 3 vezes menos do que países de OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O GLOBO 2014 Brasil ocupa do 85º (de 185) no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. IDH 2013 Cenário da Educação no Brasil Brasil é o penúltimo em ranking da OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (composta por 35 países) de investimento por aluno. O GLOBO 2014

4

5 Como mudar esse cenário?

6 Investimento em Educação Aprendizado do Uso de Ferramentas da Qualidade Tempo de Aula Projetos de Empreendedorismo para Ensino Médio Tecnologia em Sala de Aula Projetos de Formação Humana do 1º ao 9º ano Formação de Professor Como mudar esse cenário?

7 INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Os investimentos em infraestrutura (prédios e equipamentos). No ano de 2015 realizamos 17,38 horas de treinamento/pessoa. Como mudar esse cenário?

8 TEMPO DE AULA E TECNOLOGIA EM SALA DE AULA Hora/aula na Rede é de 1h (o padrão médio das demais instituições é 45min). Salas de aula equipadas com lousas eletrônicas, computadores, data-shows, sistema de gestão de aula com chamadas, conteúdos e outros online e sistema de ensino com planejamento das aulas. Como mudar esse cenário?

9 EMPREENDEDORISMO E FORMAÇÃO HUMANA EM SALA DE AULA Ensino Médio (2ª e 3ª séries) trabalha os projetos Despertar e Raio X Empresarial, com o objetivo de conhecerem os processos empresariais com foco no empreendedorismo e gestão. O Ensino Fundamental (1º a 9º ano) possui em seu currículo a disciplina de Formação Humana, que aborda conteúdos de ecologia, valores e princípios. Paralelamente, trabalha o Programa O Líder em Mim, da Franklin Covey, que desenvolve os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Seja pró-ativo, Tenha um objetivo em mente, Faça primeiro o mais importante, Pense ganhaganha, Procure compreender para depois ser compreendido, Crie sinergia e Afine o instrumento). Como mudar esse cenário?

10 FERRAMENTAS DA QUALIDADE UTILIZADAS EM SALA DE AULA Definição da missão Diagramas Outras ferramentas Gráficos pessoal Lótus Plano de ação Pare/pense Círculo de Controle Tempestade de ideias da turma Venn Espinha de Peixe Quadro de priorização Plus/delta Barras Planejador de metas da família Gantt Criador de sinergia Linha Como mudar esse cenário?

11 Como mudar esse cenário? MISSÃO DA TURMA

12 PAPÉIS DE LIDERANÇA DOS ALUNOS Como mudar esse cenário?

13 Como mudar esse cenário? QUALIDADE EM SALA DE AULA

14 INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA EM SALA DE AULA Como mudar esse cenário?

15 MAS... A melhoria da educação é uma construção social, o que implica em trabalho conjunto com diversos nichos da sociedade, como iniciativas privadas, governamentais e filantrópicas, além do esforço contínuo dos educadores, que são a base dos sistema de ensino. Como mudar esse cenário?

16 Como a situação da educação do Brasil reflete na competitividade das empresas

17 FALTA DE QUALIFICAÇÃO DE Como a situação da educação do Brasil reflete na competitividade das empresas? MÃO DE OBRA

18 A distância, que vem se acentuando e está próxima da do nível dos anos 1950, reflete: Folha de São Paulo 2015 Como a situação da educação do Brasil reflete na competitividade das empresas? o baixo nível educacional no Brasil; a falta de qualificação da mão de obra; os gargalos na infraestrutura; poucos investimentos em inovação e tecnologia no país.

19 O que fazer então?

20 PARA SE GERAR A TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA COMPETITIVIDADE NECESSITA-SE DE ATITUDE EMPREENDEDORA O que fazer então?

21 E... NÃO EXISTE COMPETITIVIDADE SEM EDUCAÇÃO O que fazer então?

22 Como podemos promover o desenvolvimento de uma forma rápida, consistente e eficaz, obtendo como resultado uma melhoria do desempenho dos colaboradores?

23 Como podemos promover o desenvolvimento de uma forma rápida, consistente e eficaz, obtendo como resultado uma melhoria do desempenho dos colaboradores? TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL FLEXIBILIDADE E RAPIDEZ PARA SE ADAPTAR AO MERCADO (PE) PROPORCIONAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA INOVAR OTIMIZAR PROCESSOS (ENVOLVER OS COLABORADORES) FORMAR, CAPACITAR E TREINAR MEDIR E MELHORAR CONTINUA- MENTE

24 Como podemos promover o desenvolvimento de uma forma rápida, consistente e eficaz, obtendo como resultado uma melhoria do desempenho dos colaboradores? Meus funcionários já possuem experiência... Minha cultura organizacional não vai mudar... Os investimentos são altos... Mas eu treino para a concorrência... Muitos treinos são modismos

25 Como podemos promover o desenvolvimento de uma forma rápida, consistente e eficaz, obtendo como resultado uma melhoria do desempenho dos colaboradores? MAS... PRECISAMOS FOCAR NA TRANSFORMAÇÃO COMPORTAMENTAL ESPECIALMENTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO

26 Como podemos promover o desenvolvimento de uma forma rápida, consistente e eficaz, obtendo como resultado uma melhoria do desempenho dos colaboradores? Hoje o desenvolvimento do capital humano é vital para o sucesso da empresa. Mas a maioria das empresas não avaliam o impacto e não recuperaram o investimento feito em formação. Existem fatores, segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, que podem nos ajudar nesse processo. Só que o processo, para dar certo, exige compromisso por parte dos envolvidos.

27 Que fatores são esses?

28 Que fatores são esses? Questionar a Formação Quem quer ou precisa dessa formação e porque é importante para eles? Em que parte do programa formativo é que essa capacitação está focada? Que participantes estão envolvidos neste programa e quantos devem ser incluídos nessa formação? Que tempo e recursos estão disponíveis para a formação? Qual a melhor estratégia para que a formação funcione da melhor maneira?

29 Que fatores são esses? Criar um mapa de impactos O mapa de impactos ajuda a perceber quais devem ser os comportamentos e resultados encontrados no programa de formação que garantem o sucesso. Função Competências requeridas Comportamentos / Ações críticas Resultados chave Objetivos da organização

30 Que fatores são esses? Implementar levantamento de dados Utilizar de entrevistas para perceber se o programa formativo funciona bem ou não. Usou as ferramentas e percebeu os resultados concretos decorrentes do seu uso? Usou as ferramentas, mas sem resultados visíveis? Usou as ferramentas sem esperar resultados? Não usou as ferramentas?

31 Que fatores são esses? Documentar sucessos e insucessos Encontrar histórias de implementação de metodologias, baseadas na formação. Como, quando, onde utilizou o que aprendeu na formação? Que partes específicas da formação usou? Que resultados é que esta formação ajudou a conseguir? Que valor trouxe? Como é que você sabe que foi a formação que o ajudou a atingir estes resultados? O que o ajudou a atingir estes resultados?

32 Que fatores são esses? Comunicar os resultados, conclusões e recomendações Histórias de sucesso, com divulgação das metodologias

33 Como trabalhar?

34 Como trabalhar? PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Necessidades advindas do Planejamento Estratégico anual Levantamento Anual de Necessidades de Treinamentos, efetuada pelos Gestores Avaliação de Desempenho, anual Solicitações extras de treinamento emitidas durante o ano vigente

35 Como trabalhar? Objetivo do treinamento Competência abordada PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO em 90 dias aplicar: Avaliação de eficácia do treinamento

36 Tendências Segundo ABTD

37 Tendências Gestão do conhecimento como base da vantagem competitiva A economia brasileira deverá continuar a expansão do crescimento no seu mercado interno e ela precisará de profissionais cada vez mais capacitados, pois sua economia continuará potencializada pelo volume de exportações das cadeias de recursos naturais e expansão de investimentos externos.

38 Tendências Mais tecnologias, mídias sociais e conexões Cada vez mais utilizamos tecnologia como parte importante das soluções em treinamento e desenvolvimento. Esta integração de diferentes mídias para tornar o treinamento mais atrativo e versátil visa atender as diferentes gerações.

39 Tendências Retomada dos investimentos em T&D como ação estratégica Para dar sustentabilidade ao crescimento brasileiro, os investimento em T&D (Treinamento e Desenvolvimento) nas organizações brasileiras ganharam destaque especial nos últimos anos como uma ação altamente estratégica.

40 Tendências T&D como parte da estratégia de engajamento e retenção de talentos Na busca pelo engajamento e desenvolvimento de talentos é recomendável criar um ambiente que valorize o desenvolvimento e o aprendizado. Este é um dos mais importantes indicadores de mensuração para saber se a empresa é um bom lugar para se trabalhar.

41 Tendências Desenvolver líderes continua muito relevante Ela continua fundamental pela sua importância em relação aos resultados e valores do negócio e pela influência que exerce nas equipes de trabalho.

42 Tendências Investir e mensurar o impacto no dia a dia As organizações precisam fazer mais com menos e, por consequência, buscar mensurar os impactos do treinamento nos negócios. Após um período de retração econômica mundial parece que este assunto ganha importância: é maior o número de organizações que priorizam programas que resultem em impacto nos seus negócios.

43 TEMA DE CASA Plano de Ação Educação/Comportamento

44 OBRIGADA! Maristela Tomasi Chiappin Diretora Presidente

O que é O Líder em Mim?

O que é O Líder em Mim? O que é O Líder em Mim? Agenda Entender o que é o programa O Líder em Mim: quais seus objetivos e quais suas principais práticas Entender como este programa deve ser implantado: qual o passo a passo, qual

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CRITICIDADE DE PROCESSOS IMPACTADOS

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CRITICIDADE DE PROCESSOS IMPACTADOS DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CRITICIDADE DE PROCESSOS IMPACTADOS Área temática: Gestão Estratégica e Organizacional Eduardo Silva eduardo.silva@eletrobras.com José Rodrigues

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Estratégia para envolver todos na Organização para entregar os resultados esperados Alberto Pezeiro Sócio-Fundador & CEO pezeiro@setadg.com.br TEL.+55.19.3778.9735

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x

Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x Princípios Empresarias de Alimentos e Agricultura do Pacto Global x Relatório do Workshop de Engajamento x São Bernardo de Campo SP, 04 de março de 2015 Contato: James Allen james@olab.com.br Neste relatório,

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP Diagnóstico Interno Apoio do GESPÚBLICA AUTOAVALIAÇÃO Patrocínio e participação da Alta Direção Equipe de Autoavaliação Utilização do IAGP Elaboração do PMG AUTOAVALIAÇÃO Elaborar RG Acesso à Alta Direção

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Cristina Amboni da Silva João Bosco da Mota Alves Simone Meister Sommer Bilessimo 1. Introdução O ambiente escolar é considerado uma

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP. Francisco Nunes Luis Martins

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP. Francisco Nunes Luis Martins AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES/UTENTES DA AICEP Francisco Nunes Luis Martins Maio de 2010 1 1. Objectivos 2. Métodos Plano de trabalho 3. Resultados: a perspectiva dos clientes 4. Resultados:

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo

Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo Pós-Graduação em JORNALISMO: gestão e empreendedorismo Ingresso agosto 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Jornalismo: gestão e empreendedorismo Formar profissionais para

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS BATISTAS ANEB RECIFE /03/2017 1

ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS BATISTAS ANEB RECIFE /03/2017 1 ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS BATISTAS ANEB RECIFE 2017 23/03/2017 1 ENCONTRO DE DIRETORES DAS ESCOLAS BATISTAS - ANEB GESTÃO ESCOLAR NO SÉC XXI: Como sobreviver nos novos cenários. Valseni Braga Agenda

Leia mais

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS ////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE VI GERENCIAMENTO DIÁRIO

Apostila de Treinamento UNIDADE VI GERENCIAMENTO DIÁRIO Apostila de Treinamento UNIDADE VI SETEMBRO DE 2018 (GD) ENTENDENDO O IMPLANTANDO O GESTÃO À VISTA O EM PRÁTICA OS PERIGOS E PROBLEMAS OS BENEFÍCIOS DO 1 ENTENDENDO O O QUE É? CONCEITO Gerenciamento diário

Leia mais

Estruturação por Processo

Estruturação por Processo Como Estimular os Colaboradores se Tornarem Multiplicadores de Conhecimento, Garantindo o Engajamento e a Troca de Experiências em Ambientes Altamente Competitivos Estruturação por Processo Colaboradores

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS /

PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS / PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE EXTENSÃO - EM CAPACITAÇÃO GERENCIAL DE SEGUROS Página 1 de 6 www.funenseg.org.br 21-33801531 / 11-27391029 Prezado(a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de

Leia mais

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL BOAS VINDAS SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / 2020 Patrocinador Oficial cbvela.org.br @cbvelaoficial Parceiro Oficial /cbvela Fornecedor Oficial Rio de Janeiro (RJ), 27 de junho de

Leia mais

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores.

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo Uma proposta de mudança de comportamento da sua Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. REFERÊNCIA: APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 09 e 16 de maio / Turma 2: 03 e 10 de maio / Turma 3: 11 e 18 de maio / Turma 4: 05 e 12 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 09 e 16 de maio / Turma 2: 03 e 10 de maio / Turma 3: 11 e 18 de maio / Turma 4: 05 e 12 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 09 e 16 de maio / Turma 2: 03 e 10 de maio / Turma 3: 11 e 18 de maio / Turma 4: 05 e 12 de maio Horário: 10h00 / 20h00 Curso: Mudando os hábitos na concessionária Entender o funcionamento

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANO INSTITUCIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA AÇÕES DE FORMAÇÃO - 2018 PROGRAMA GOVERNANÇA PÚBLICA Capacitar servidores públicos para as práticas de governança pública, buscando eficácia

Leia mais

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO

Planejamento Estratégico PDI /2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO Planejamento Estratégico PDI - 2019/2023 FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES, QUADRIÊNIO 2019-2023 O QUE É O PDI? É UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CAMINHO A SER SEGUIDO PELA INSTITUIÇÃO, DE FORMA A REALIZAR SUA MISSÃO

Leia mais

Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades

Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades 7ª Economia 79º IDH 57º Competitividade 61º Inovação 35º Educação 12 indicadores Ranking de Competitividade Global Requisitos

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

E você vai descobrir aqui comigo:

E você vai descobrir aqui comigo: Seja bem-vindo! E você vai descobrir aqui comigo: Os 03 pilares essenciais para sua empresa crescer; Competências fundamentais do empreendedor; Maestria Empresarial aplicada ao seu negócio; Ferramentas

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação. Caderno de Avaliação. Categoria. Gestão da Inovação

Prêmio Nacional de Inovação. Caderno de Avaliação. Categoria. Gestão da Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria Gestão da Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como podem ser utilizados sistemas, métodos e ferramentas voltados

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Cooperativa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015

ESTUDO DE CASO. Cooperativa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015 >> Para que um(a) empresário(a) possa aprender com o exemplo de outras empresas, o importante não é saber onde a empresa de sucesso chegou, mas como ela chegou. E é essa a missão do estudo de caso: explicar

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Portugal no radar da Europa EY Portugal Attractiveness Survey Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017

Portugal no radar da Europa EY Portugal Attractiveness Survey Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017 Portugal no radar da Europa Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017 3 Investimento Direto do Estrangeiro em 2016: Portugal no radar 8 17 O otimismo voltou 17 Recomendações para um Portugal mais

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 11, 18, 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 19, 26 de abril e 03, 10 de maio / Turma 3: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio / Turma 4: 14, 28 de abril e 05, 12 de maio Horário: 10h00

Leia mais

Empresa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015

Empresa vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015 >> Para que um(a) empresário(a) possa aprender com o exemplo de outras empresas, o importante não é saber onde a empresa de sucesso chegou, mas como ela chegou. E é essa a missão do estudo de caso: explicar

Leia mais

Tema: Reconhecimento & Recompensa Desenhando a estratégia de Remuneração. Palestrante: Andre Moreira Santos

Tema: Reconhecimento & Recompensa Desenhando a estratégia de Remuneração. Palestrante: Andre Moreira Santos Tema: Reconhecimento & Recompensa Desenhando a estratégia de Remuneração Palestrante: Andre Moreira Santos CONTEXTO Qual a maior empresa de mídia no mundo? Pressão da nova CONCORRÊNCIA Evolução constante

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Competitividade Setorial P&C.

Competitividade Setorial P&C. Competitividade Setorial P&C www.celso-foelkel.com.br Abrindo a mente para o negócio Balanceando o mundo do mais com o mundo do menos Celso Foelkel Ronc Desenvolvimento e crescimento setorial Papel, celulose,

Leia mais

Mentoria de CARREIRA. Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente.

Mentoria de CARREIRA. Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente. Mentoria de CARREIRA Chegue ao próximo nível de sua carreira, de forma planejada e consciente. 02 Conheça a GENTE MAIS Atuamos desde 2009 com o princípio de que uma Gestão Estratégica de Pessoas não é

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2016-2019 Objetivos Estratégicos e Metas Revisão - Decreto 8.788 de junho/2016 Objetivos, Descrições e Conceitos Apex-Brasil Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE André Marcos

Leia mais

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure!

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! A estratégia empresarial e a gestão eficaz de pessoas têm sido muito debatidas nos últimos anos. Um estudo da Bain mostrou que a estratégia é um dos

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global

Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Elvas, 2 de março 2015 Objetivos Estratégicos do Programa Aumentar a intensidade de tecnologia

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Estratégia da LAC 2018 a 2020

Estratégia da LAC 2018 a 2020 Estratégia da LAC 2018 a 2020 Versão final Dezembro de 2017 1 Índice Histórico... 3 Missão... 3 Tabela comparativa... 4 Proposta... 6 Principais áreas de interesse... 6 1. Equilíbrio setorial e geográfico...

Leia mais

Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico. Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011

Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico. Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011 Tendências: Voluntariado Empresarial Estratégico Trabalho em Grupo Encontro de 05/10/2011 Resumo Questão 1 Pode a atividade voluntária, facilitar a gestão integrada das comunidades e dos negócios, combinando

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae. Pio Cortizo Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Nacional Milão, 15 de julho de 2013

Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae. Pio Cortizo Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Nacional Milão, 15 de julho de 2013 Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae SEBRAE 2022 Pio Cortizo Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Nacional Milão, 15 de julho de 2013 Programa de Desenvolvimento de Lideranças do

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00%

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% PIB INFLAÇÃO DESEMPREGO 0,00% -2,00% 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016-4,00% -6,00% Se olharmos as notícias... O que fica parecendo:

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO. Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006)

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO. Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006) ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006) O PROPÓSITO ESTRATÉGICO DA FUNÇÃO TECNOLÓGICA Defender, Apoiar e Expandir o Negócio Existente Impulsionar Novos Negócios Ampliar e Aprofundar

Leia mais

TREINO. Transmissão de informações

TREINO. Transmissão de informações Treino nas Organizações Recrutamento e Selecção As quatro classes de mudança do comportamento Transmissão de informações Aumentar o conhecimento das pessoas Informação sobre a organização, seus produtos

Leia mais

Transformando organizações e pessoas

Transformando organizações e pessoas Transformando organizações e pessoas Olá! Transformando organizações e pessoas Já é indiscutível o quanto as pessoas são importantes na concretização dos resultados e que quanto mais preparadas, melhor!

Leia mais

Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012

Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012 Case Capacitação e Desenvolvimento Melhores Práticas Gestão de Pessoas 2012 A UNIMED NOVA IGUAÇU Abrangência Nova Iguaçu Belford Roxo Japeri Mesquita Nilópolis São João de Meriti Queimados Paracambi Posição

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

geramos resultados. gerimos talentos

geramos resultados. gerimos talentos geramos resultados. gerimos talentos GERAMOS RESULTADOS. GERIMOS TALENTOS Sabemos o que é necessário para aumentar resultados e ter mais rentabilidade. É preciso questionar regras, estabelecer metas e

Leia mais

HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE. Workshop Regional do PGQP Panambi/RS

HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE. Workshop Regional do PGQP Panambi/RS HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE Workshop Regional do PGQP Panambi/RS As pessoas fazem a diferença Os jovens acreditam na mudança primeiro... http://www.youtube.com/watch?v=e-kirnbkeim

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC

Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC Maurício Fernandes Pereira www.mauriciofpereira.com.br www.facebook.com/mauriciofernandespereira1 mfpcris@gmail.com Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira 4

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital

Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital 9ª turma em Santa Catarina Ingresso agosto de 2018 Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 ESPM

Leia mais