F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S"

Transcrição

1 F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender os princípios da gestão de talentos! Os profissionais de RH enfrentam diversos desafios relacionados à turnover de funcionários, e a falta de desenvolvimento de carreira é vista como um dos maiores responsáveis por esta rotatividade. Desta forma, os profissionais de RH precisam empregar a gestão estratégica de talentos para reter e recompensar os melhores funcionários da empresa, desenvolver a próxima geração de líderes corporativos e criar uma cultura corporativa que atraia os melhores talentos. Este curso explica os principais passos do ciclo de gestão de desempenho e o plano de sucessão. Além disso, ele também indica erros comuns cometidos na gestão de talentos e maneiras de evitá-los.

2 ASSUNTOS ABORDADOS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE TALENTOS Gestão estratégica de talentos Objetivos de negócio Implicações de talentos Cargos críticos Avaliação de talentos ALINHAMENTO E INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS COM AS NECESSIDADES DO NEGÓCIO Talento como prioridade CICLO DE GESTÃO DO DESEMPENHO Cinco passos MELHORES MANEIRAS DE CONDUZIR O GERENCIAMENTO DE SUCESSÃO Pools de talentos Erros a evitar BENEFÍCIOS AOS PARTICIPANTES Fortalecer os talentos de sua empresa. Avaliar o alcance dos objetivos durante uma avaliação formal. Identificar e criar um plano de desenvolvimento individual. C O N T A T O J A Q U E L I N E K I N D E R jaqueline.kinder@mercer.com C L I E N T S E R V I C E S client.services.br@mercer.com Perceber o potencial dos funcionários para apoiar o pipeline de talentos futuros. Aprimorar suas práticas de gestão de talentos. Marca Registrada 2018 LLC. Todos os direitos reservados.

3 F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E C A R R E I R A Uma estrutura de gestão de carreira ajuda a esclarecer expectativas em cada fase da jornada profissional dos funcionários, mantendo sua organização competitiva! Segundo dados de pesquisas realizadas pela Mercer, carreira foi o elemento indicado como uma das mais importantes motivações para os funcionários em todos os mercados pesquisados na América Latina. Os funcionários solicitam esclarecimento sobre expectativas em cada fase da jornada profissional ao se movimentarem para cima ou lateralmente. As empresas precisam identificar as habilidades certas, criar trajetórias profissionais e desenvolver seus talentos. Como profissionais de RH, você precisa descobrir como lidar com questões a partir da perspectiva dos funcionários e da empresa. Este curso explica a Estrutura de Gestão de Carreira FORME com exemplos ilustrativos para que você possa resolver os problemas mais comuns enfrentados na gestão de carreira. Neste curso, você conhecerá os princípios da gestão de carreira e terá condição de implantar a Estrutura de Gestão de Carreira FORME em sua organização.

4 ASSUNTOS ABORDADOS O QUE É GESTÃO DE CARREIRA? Estrutura da gestão de carreira Gestão de carreira ativa Evolução da gestão de carreira Benefícios da gestão de carreira PRINCIPAIS ELEMENTOS DA GESTÃO DE CARREIRA Transparência. Velocidade. Controle CRIANDO UMA ESTRUTURA DE GESTÃO DE CARREIRA Estrutura FORME Processos fundamentais Compromisso organizacional Dados corretos e tecnologia Capacidade gerencial Relevância para os funcionários B E N E F Í C I O S A O S P A R T I C I P A N T E S Modificar ou elaborar uma estrutura de gestão de carreira em sua empresa. Orientar a excelência funcional, ajudando as pessoas conhecerem o que elas precisam para desempenhar melhor. Mapear estrategicamente o desenvolvimento de habilidades essenciais para atender às necessidades futuras do negócio. Atrair, reter e envolver os funcionários demonstrando múltiplas opções de crescimento com base em aspirações profissionais. Obter maior controle das carreiras dos funcionários utilizando ferramentas de trajetória profissional customizadas. Comunicar com maior clareza sobre expectativas em cada nível e monitorar dentro da organização. C O N T A T O J A Q U E L I N E K I N D E R jaqueline.kinder@mercer.com C L I E N T S E R V I C E S client.services.br@mercer.com Adquirir conhecimento sobre equidade interna na organização graças a uma estrutura de carreira aplicada de maneira consistente. Marca Registrada 2018 LLC. Todos os direitos reservados.

5 D E S E N V O L V I M E N T O E A V A L I A Ç Ã O D E T R E I N A M E N T O A importância de um treinamento bem elaborado e uma avaliação correta de sua eficácia está cada vez mais destacado como tendência para o negócio. A facilidade de coletar e analisar dados coloca uma ênfase crescente para mensurar o retorno do investimento em treinamento. Os profissionais de RH devem fazer mais com menos e, portanto, elaborar um programa de treinamento de sucesso e avaliar sua eficácia é uma prioridade. Este curso começa identificando problemas de desempenho que podem indicar a necessidade de um programa de treinamento. Em seguida, nós explicamos como elaborar um programa de treinamento, incluindo uma análise de necessidades e métodos de entrega. Por último, você aprenderá como avaliar um programa de treinamento aplicando seu modelo de avaliação.

6 ASSUNTOS ABORDADOS PROGRAMA DE TREINAMENTO Principais tendências Desvendar preocupações Relações entre problemas de desempenho e programa de treinamento DESIGN DE TREINAMENTO Análise de necessidades Métodos de entrega. Adesão e suporte Conhecimento e prática Ciclo de aprendizagem AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO Medição de sucesso. Modelo de avaliação BENEFÍCIOS AOS PARTICIPANTES Elaborar um programa adequado, baseado em necessidades. Fazer recomendações a partir da análise de necessidades. C O N T A T O J A Q U E L I N E K I N D E R jaqueline.kinder@mercer.com C L I E N T S E R V I C E S client.services.br@mercer.com Conhecer as principais teorias e princípios de aprendizado adulto. Avaliar a eficácia dos programas de treinamento. Marca Registrada 2018 LLC. Todos os direitos reservados.

7 D E S E N V O L V I M E N T O O R G A N I Z A C I O N A L Como um profissional de RH, você precisa conhecer como desenhar de forma efetiva a estrutura da sua organização, para oferecer o melhor suporte ao negócio. Não existe um modelo tamanho único que é apropriado para todas as organizações. Entretanto, se você entender e reconhecer o processo do desenho organizacional e aplicar o modelo adequado, você poderá perceber uma infinidade de problemas e evitar erros comuns. Este curso explica a diferença entre desenho organizacional e desenvolvimento/ mudança organizacional e as melhores práticas, assim como o modelo de congruência para ajudar a elaborar a estrutura de sua organização.

8 A S S U N T O S A B O R D A D O S O QUE É DESENHO ORGANIZACIONAL? Desenho versus desenvolvimento/ mudança MELHORES PRÁTICAS Modelos tradicionais. Desenhando estruturas. Selecionando o método. Erros básicos. Aspectos de sucesso. Princípios fundamentais MODELO DE CONGRUÊNCIA Entendendo a organização IMPLEMENTAÇÃO Alinhamento organizacional Comunicação Elaboração de plano Mapeamento de risco Transferência de conhecimento. Planejamento da força de trabalho BENEFÍCIOS AOS PARTICIPANTES Entender e reconhecer a complexidade e o processo das mudanças do design organizacional. Elaborar a estrutura de sua organização para oferecer o melhor suporte ao negócio. Utilizar o Modelo de Congruência como uma ferramenta para organizar seus pensamentos sobre qualquer a situação da organização. C O N T A T O J A Q U E L I N E K I N D E R jaqueline.kinder@mercer.com C L I E N T S E R V I C E S client.services.br@mercer.com Ter certeza que o modelo de negócio, a cultura, o modelo organizacional, e as pessoas estão bem alinhados para permitir que a empresa seja competitiva e obtenha sucesso. Marca Registrada 2018 LLC. Todos os direitos reservados.

O curso de Fundamentos de Desempenho & Recompensa apoiará profissionais de RH a construir estruturas que motivem a produtividade dos empregados.

O curso de Fundamentos de Desempenho & Recompensa apoiará profissionais de RH a construir estruturas que motivem a produtividade dos empregados. FUNDAMENTOS DE DESEMPENHO & RECOMPENSAS O curso de Fundamentos de Desempenho & Recompensa apoiará profissionais de RH a construir estruturas que motivem a produtividade dos empregados. Os Fundamentos de

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

R E C R U TA M E N T O E E V P

R E C R U TA M E N T O E E V P RECRUTAMENTO E EVP Você está se esforçando para recrutar os funcionários mais qualificados para a sua organização? Participe deste curso para conhecer estratégias de recrutamento eficazes e colocá-las

Leia mais

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos

Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Towers Watson Soluções para Estruturação de Plano de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapas de Carreira A abordagem para estruturação de plano de cargos da Towers Watson ajuda as organizações a gerenciar

Leia mais

Planejamento de Sucessão no Brasil

Planejamento de Sucessão no Brasil Planejamento de Sucessão no Brasil Resultados da pesquisa realizada em outubro de 2013 Glaucy Bocci Dezembro de 2013 2013 Towers Watson. Todos os direitos reservados. Contexto Crescimento/volatilidade

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

P A R C E R I A E F I C A Z N O N E G Ó C I O

P A R C E R I A E F I C A Z N O N E G Ó C I O P A R C E R I A E F I C A Z N O N E G Ó C I O Você sabe como crescer profissionalmente e se tornar um verdadeiro parceiro no negócio ao invés de meramente um suporte do RH? Faça o nosso curso Parceria

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa.

Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. Saiba tudo sobre sua carreira na empresa. DSM & Você Você pode acessar o vídeo DSM&Você por meio do hotsite da campanha: www.tortuga.com.br/ dsm-e-voce Esse material diz muito sobre a DSM e você. Conheça

Leia mais

Soluções de Nivelamento de Cargos

Soluções de Nivelamento de Cargos Towers Watson Soluções de Nivelamento de Cargos Global Grading System (GGS) e Mapa de Carreira A abordagem sistemática da Towers Watson para nivelamento de cargos ajuda as organizações a gerenciar as

Leia mais

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Primeiros Passos na Liderança Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira

Soluções para estruturação de plano de cargos e salários. GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de plano de cargos e salários GGS Global Grading System e Mapas de Carreira Soluções para estruturação de planos de cargos e salários As abordagens da Willis Towers Watson para

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

PRIORIDADES E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PORTUGAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO SURVEY 2ª EDIÇÃO (2016)

PRIORIDADES E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PORTUGAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO SURVEY 2ª EDIÇÃO (2016) PRIORIDADES E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PORTUGAL APRESENTAÇÃO DOS 2ª EDIÇÃO (2016) Lisboa, 23 de Novembro de 2016 1 OBJETIVOS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES 2 O B J E T I V O S 1 2 3 4 As

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS. Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS Prof. FLÁVIO TOLEDO CONCEITOS DE RH OU DE Administração Recursos Humanos (ARH) é o conjunto cisões integradas sobre as relações emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. ARH

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E

G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E H E A L T H W E A L T H C A R E E R G E S T Ã O D E I N V E S T I M E N T O S E C U S T O S D E C A P I T A L H U M A N O E M T E M P O S D E C R I S E 0 1 D E O U T U B R O D E 2015 C E O C H A L L E

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

DILEMA! processos e não gestores de pessoas. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Fomos preparados para sermos gestores de

DILEMA! processos e não gestores de pessoas. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Fomos preparados para sermos gestores de REFLEXÃO O que é GESTÃO POR COMPETÊNCIAS? Avaliação de Competências é o mesmo de Avaliação de Desempenho? Quais as diferenças? O que precisamos: Competência ou Desempenho? 1 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Conduzir

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 2 NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ AUTORES INTRODUÇÃO Este artigo

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO NUM MUNDO GLOBAL

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO NUM MUNDO GLOBAL DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO NUM MUNDO GLOBAL Num mundo onde o jogo competitivo ocorre cada vez mais globalmente é fundamental a preparação de líderes capazes de lidar com os impactos de tal

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação

Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação Fórum de Empresas Estatais Federais Plano de Cargos, Salários e Remuneração Capacitação de RH para Inovação A prática de remuneração variável e gestão por competências no setor público brasileiro Agenda

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Vamos encarar os fatos?

Vamos encarar os fatos? Minicurso 2) Avaliação de Desempenhos e Competências Conquista do engajamento das lideranças Conscientização de que a avaliação é um processo deles Conexão do Desempenho Individual ao Desempenho Organizacional

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

SoftExpert HDM Suite

SoftExpert HDM Suite HDM Suite Desenvolvendo talentos para a excelência. Desafios Solução Benefícios www.softexpert.com.br Como sua empresa transforma a gestão de desempenho individual em um processo real e eficiente? www.softexpert.com.br

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING FORTALECENDO HOJE OS LÍDERES DE RH DE AMANHÃ MERCER LEARNING O Mercer Learning é um programa de Desenvolvimento em Gestão do Capital Humano aproveitamos os mais de

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO@ENTHEUSIASMOS.COM.BR 22 DE AGOSTO DE 2017 AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2020 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro

Leia mais

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada rentável e sustentável. Visão Em

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH Melhores Casos de GC do KM Brasil 2018 2ª temporada TIME Marcos Resende Ana Paula Santos André Gonzalez 2 CONHECENDO A ATECH Uma empresa brasileira com uma característica

Leia mais

Ernst & Young University.

Ernst & Young University. Ernst & Young University. De portas abertas para o seu crescimento pessoal e profi ssional. A educação está no cerne de grande parte dos problemas que afligem o Brasil. No atual cenário de globalização

Leia mais

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade.

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade. 26. POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26.1 Introdução Nossa visão é ser uma referência em performance sustentável e em satisfação dos associados. Para nós, performance sustentável

Leia mais

A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance

A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance A Tecnologia na Gestão de Talento e Performance A gestão de talento como fator fulcral na estratégia de negócio e na obtenção de objetivos organizacionais (Francois Coentro) AGENDA Ciclo de Vida do Colaborador

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

10 DICAS PARA CONSOLIDAR O MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. José Hipólito

10 DICAS PARA CONSOLIDAR O MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. José Hipólito 10 DICAS PARA CONSOLIDAR O MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS José Hipólito Modelo Integrado de G. Pessoas Benefícios do Projeto para o Sistema UNIMED Fatores críticos de Sucesso Considerados Detalhamento

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 1 Gestão por Entendendo o Programa A Gestão por é uma forma de administrar e gerenciar pessoas alinhado ao planejamento estratégico da empresa, com foco nos conhecimentos, habilidades

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 168, de 7 5 2013, publicada no Diário Oficial de 9 5 2013 Poder

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Governança, Riscos e Compliance

Governança, Riscos e Compliance Governança, Riscos e Compliance Novembro de 2014 GRC Nossa visão Práticas da organização em relação a: (i) supervisão, (ii) estratégia, (iii) gestão do risco; e (iv) cumprimento de leis e regulamentações,

Leia mais

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores. TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS (RH) Perfil Profissional O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia

Leia mais

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos

Capítulo 1. Estratégia de Recursos Humanos Capítulo 1 Estratégia de Recursos Humanos CAPITAL HUMANO Recruitment Fulfillment Capital humano é intangível Não é possível gerenciar o capital humano da mesma forma que gerenciam trabalhos, produtos e

Leia mais

PORTFÓLIO CR CONSULTORIA

PORTFÓLIO CR CONSULTORIA PORTFÓLIO CR CONSULTORIA A MUDANÇA É A ÚNICA CERTEZA! MELHORIAS NA GESTÃO DAS EMPRESAS! ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIO! CONSULTORIA DE RESULTADOS! Desde 2004 se fortalecendo, agregando mais clientes, potencializando

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Pública MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h. 30h -

Curso de Especialização em Gestão Pública MATRIZ CURRICULAR. Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h. 30h - Curso de Especialização em Gestão Pública CÂMPUS Florianópolis MATRIZ CURRICULAR Módulo 1/Semestre 1 Carga horária total: 30h Introdução a Informática e Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA)

Leia mais

I WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS DA USP

I WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS DA USP I WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS DA USP NOVEMBRO 2010 Propostas de MISSÃO para a Gestão de Pessoas da USP Criar condições para o engajamento pessoal e profissional dos servidores

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa A importância das pessoas para o alcance dos resultados e o sucesso de uma empresa, é uma declaração indiscutível hoje em dia. Destaca-se, portanto, o valor do capital

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009

A importância do Planejamento Financeiro. 30 de outubro 2009 A importância do Planejamento Financeiro 30 de outubro 2009 Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais 4. Conclusão Agenda 1. Visão Geral 2. Tendências 3. 10 requisitos fundamentais

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72053 As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados estatutos de servidores públicos

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA?

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? INTRODUÇÃO 03 O PAPEL DO RH NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 05 ELABORANDO UM PLANO DE CARREIRA 09 POR QUE OUVIR

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas MÓDULO II

Gestão de Pessoas MÓDULO II O DIFERENCIAL É O TALENTO HUMANO: Gestão de Pessoas MÓDULO II Prof. Ms. Fábio Lúcio Gomes fabiodobu@gmail.com Administração de RH Abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

1 Workshop 24.jul.2008 SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

1 Workshop 24.jul.2008 SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS 1 Workshop 24.jul.2008 SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS Tópicos Metodologia Resgate Conceitual Saídas propiciadas Expectativas (Atividade) Estabelecimento de Eixos (Atividade) Escolha de Competências

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

EM BPM A Revolução por Processos. Único provedor de treinamento autorizado pela ABPMP BRASIL no Espírito Santo!

EM BPM A Revolução por Processos. Único provedor de treinamento autorizado pela ABPMP BRASIL no Espírito Santo! PROGRAMA CURRICULAR EM BPM - 2017 A Revolução por Processos Único provedor de treinamento autorizado pela ABPMP BRASIL no Espírito Santo! INTRODUÇÃO BPM 1 - Contextualizando BPM, ABPMP, BPM-CBOK ; Apresentar

Leia mais

VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS

VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS 1. Objetivo O Comitê de Governança Corporativa e Gestão de Pessoas é um órgão acessório ao Conselho de Administração (CAD) da VIX

Leia mais

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas

Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Perspectivas da Gestão Estratégica de Pessoas para as Organizações Públicas Aleksandra Pereira dos Santos Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações UnB Coordenadora-Geral de RH Previc

Leia mais

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais

MERCER LEARNING BRASIL 2019

MERCER LEARNING BRASIL 2019 HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING BRASIL 2019 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTOENTO EM GESTÃO DO CAPITAL HUMANO EMPODERANDO HOJE, OS LÍDERES DE AMANHÃ C R O N O G R A M A BASES PAR A A ADMINISTR AÇÃO DE CARGOS

Leia mais

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana

Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos. Dra. Adriana Caldana Planejamento e Recrutamento de Recursos Humanos Dra. Adriana Caldana Planejamento de Recursos Humanos (PRH) Processo de antecipar e fazer provisão para movimentação de pessoas em uma organização, dentro

Leia mais

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING BRASIL Programa de Desenvolvimento em Gestão do Capital Humano

HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING BRASIL Programa de Desenvolvimento em Gestão do Capital Humano HEALTH WEALTH CAREER MERCER LEARNING BRASIL 2017 Programa de Desenvolvimento em Gestão do Capital Humano APRENDA, PRATIQUE E DESENVOLVA-SE COM O MERCER LEARNING O PROGRAMA O Mercer Learning é um programa

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá consiste em formar profissionais

Leia mais

Modelo SENAI de Prospecção

Modelo SENAI de Prospecção Modelo SENAI de Prospecção Prospectiva Organizacional São Paulo, 20/3/17 UNIEPRO/DIRET Modelo SENAI de Prospecção Justificativa É longo o ciclo entre captar a demanda, transformar em desenho curricular,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1

Sumário. Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento e padrões de financiamento da inovação no Brasil: mudanças necessárias... 1 n Apresentação... 1 n Introdução... 1 n Entendendo o capitalismo: a visão de Schumpeter...

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada CA Agile Central A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada A capacidade de uma organização de prosperar e crescer na atual economia digital acelerada é medida pela rapidez com que ela

Leia mais

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Coaching Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 28/09/2018 Sumário Introdução... 3 1 Objetivo... 4 2 Referências... 4 3 Princípios... 4 4 Diretrizes... 6 4.1 Planejamento de gestão de

Leia mais