2 Revisão Bibliográfica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 Revisão Bibliográfica"

Transcrição

1 2 Revisã Bibligráfica 2.1. Tips de Defrmaçã N cncret sb carregament há três tips de defrmações: defrmações elásticas, defrmações plásticas e defrmações viscsas. Pde também existir uma cmbinaçã entre elas cm: defrmações elast-plásticas u visc-elásticas. Essas cmbinações cmplicam entendiment dessas defrmações. A defrmaçã elástica é instantânea, linear e cmpletamente reversível. Assim, nde é a defrmaçã específica ttal. σ = Eε (Eq. 2.1) A elasticidade retardada pde ser cnsiderada cm uma frma de fluência, caracterizada pr um arranj mlecular desrdenad, e é cmpletamente reversível já que a energia prduzida nã é dissipada e sim armazenada n material [1]. Num crp-de-prva sólid submetid a tensã, a defrmaçã instantânea é cmandada pel módul de elasticidade d sistema cmbinad, lg após esta fase, há uma perclaçã ds líquids, e devid a aument da pressã interna na parte sólida, tend assim um acréscim de defrmaçã. A defrmaçã plástica esta ligada diretamente à irreversibilidade de psiçã de partes que cmpõem um crp, u para distrções sem uma mudança vlumétrica: ε = F( σ, t) (Eq. 2.2) A plasticidade esta ligada geralmente a arranj mlecular ds cristais, e pde ser assciada a ajuste atômic das mléculas vizinhas. Um material puramente plástic nã apresenta fluência prpriamente dita, cm a aplicaçã de uma tensã que prduziria uma defrmaçã crrespndente à inércia mecânica da peça nã permitiria que huvesse mudanças futuras nas defrmações. Hansen [5] classificu as defrmações d cncret submetid à carga cntínua de acrd cm s itens descrits na Tabela 2.1.

2 Revisã Bibligráfica 20 Tabela 1.1 Classificaçã das defrmações cm temp. Defrmações Instantâneas Dependentes d temp Reversíveis Elástica Elástica Retardada Irreversíveis Plástica Viscsa Ambas as defrmações dependentes d temp representam a fluência: a defrmaçã elástica retardada cm fluência primaria u básica, prtant, reversível, e a defrmaçã viscsa cm fluência secundária. Segund Hansen [5] a fluência ttal é a sma das duas Fluência Cm mstrad n item anterir, cncret esta sujeit a váris tips de defrmações, dependentes d tip de carregament a qual é slicitad, e d temp de duraçã dessas slicitações. A fluência é um fenômen que cnsiste num acréscim de defrmações quand cncret é submetid a carregament cnstante de lnga duraçã, cm mstra a Figura 2.1. Pde se apresentar cm havend uma cntensã tal que um cncret sb tensã esteja submetid a uma defrmaçã cnstante, a fluência se manifesta cm uma reduçã prgressiva da tensã cm temp, Figura 2.2. Cm esse acréscim de defrmaçã pde ser muit mair d que a defrmaçã devida smente a efeit d carregament, a fluência tem cnsiderável imprtância na análise das estruturas. É difícil distinguir exatamente que é defrmaçã elástica e que é fluência, pis cm temp módul de elasticidade cresce fazend cm que a defrmaçã elástica diminua prgressivamente cm mstra a Figura 2.1. A rigr que exceder essas defrmações elásticas sã as defrmações plásticas, cm a retraçã e a fluência, embra uma parte dessas defrmações seja reversível. Cnvém frisar que a fluência é dividida em duas partes: a primeira é chamada de fluência verdadeira u básica, e a segunda de fluência pr secagem (Figura 2.1).

3 Revisã Bibligráfica 21 Eslástica Figura 2.1 Defrmaçã dependente d temp em cncret sb carga cnstante [8].

4 Revisã Bibligráfica 22 Figura 2.2 Relaxaçã de tensã sb defrmaçã cnstante [8]. Se a carga fr remvida crre um decréscim imediat da defrmaçã igual a defrmaçã elástica. Essa recuperaçã instantânea é seguida de um decréscim prgressiv da defrmaçã, denminad recuperaçã pr fluência. A recuperaçã pr fluência nã é cmpleta, pis a fluência nã é um fenômen simplesmente reversível, de md que qualquer carga aplicada, mesm que seja pr um cert períd, resulta numa defrmaçã residual (Figura 2.3). Figura 2.3 Recuperaçã da fluência numa amstra de argamassa submetida a uma tensã de 14,8 MPa, numa umidade relativa d ar de 95%, e em seguida descarregada; adaptada de [1]. Para cálcul da fluência admite-se princípi da superpsiçã ds efeits, que cnsiste em: a defrmaçã ttal é medida n crp-de-prva submetid à carga cntínua, e utr crp-de-prva igual é submetid às mesmas cndições

5 Revisã Bibligráfica 23 durante mesm períd, prém, sem carga, faz-se uma medida da retraçã. Para se determinar a defrmaçã referente à fluência, basta subtrair a defrmaçã ttal da retraçã, send iss uma simplificaçã cômda, que nã induz a errs séris, send muitas vezes cnveniente de ser utilizada, excet em analises mais rigrsas. O principi da superpsiçã é um métd segur para cncret n que diz respeit a defrmações, prém, este princípi só é válid para materiais elástics u visc-elástic. Nenhuma superpsiçã pde ser aplicada para um material plástic [5]. Essa simplificaçã é cômda, mas, s fenômens da retraçã e da fluência sã interdependentes, lg nã pde ser aplicad principi da superpsiçã ds efeits. A retraçã aumenta a fluência [6] Princípi da Superpsiçã Uma teria de reversibilidade de fluência fi prpsta pr McHenry [7] em 1943, a qual é denminada de principi da superpsiçã. A fluência é cnsiderada cm um fenômen elástic atrasad, n qual a recuperaçã ttal é impedida smente pr hidrataçã adicinal de ciment. Assim, a remçã da carga é tratada cm uma carga negativa que induz uma fluência negativa, e psta à que seria causada pr uma carga psitiva. A defrmaçã prduzida n cncret em um temp t para um increment de tensã aplicada em um temp t 0, sã independentes ds efeits de qualquer tensã aplicada antes u depis d temp t 0. O increment de tensã pde ser psitiva u negativa, próxima da resistência última. Na Figura 2.4 bserva-se que a recuperaçã da fluência é, em qualquer temp, a diferença entre a defrmaçã atual e a defrmaçã que existiria a mesm temp se cncret estivesse send sujeit à tensã riginal. O princípi é válid para cálcul simplificad.

6 Revisã Bibligráfica 24 Figura 2.4 Principi da superpsiçã de defrmações pr fluência; adaptada de [1]. O resultad experimental em cncret-massa btid na U.S. Bureau f Reclamatin [8] admite este cnceit d principi da superpsiçã. Testes em cncrets curads sb carga mstram que a recuperaçã da fluência prpsta pel principi da superpsiçã pde ser mair d que a recuperaçã real. Lg, só uma pequena parte da fluência pr secagem pde ser reversível. De acrd cm princípi de superpsiçã valr de (R-Q)/P sempre deveria ser unitári. Davies [9] cnsideru a defrmaçã ttal, mas talvez seja mais razável verificar princípi de superpsiçã cm referência à defrmaçã pr fluência smente. A Tabela 2.2 frnece s dads prvenientes ds testes de Davies [9] para cncrets de idades diferentes a uma umidade relativa de 56% a 79%. Observa-se que a recuperaçã teórica sempre é mair que recuperaçã real.

7 Revisã Bibligráfica 25 Tabela 2.2 Dads ds testes de Davies [11]. Resistência Nminal Agregads Defrmaçã (10-6 pr psi) Relaçã d Cncret (kg/cm 2 ) R Q P (R-Q)/P 210 0,184 0,022 0,160 1, Agregads 0,138 0,025 0,102 1, Leves 0,101 0,002 0,070 1, ,098 0,002 0,078 1, ,178 0,006 0,062 2, Areia e 0,116 0,005 0,058 1, Pedregulh 0,063 0,002 0,052 1, ,066 0,002 0,046 1,39 A diferença n cas d agregad leve é menr d que cm areia e agregads nrmais. Esta diferença pde estar ligada a baix módul de elasticidade ds agregads leves. Observa-se que em cncrets cm agregads leves a defrmaçã elástica em descarga é, ns testes de Davies [9], sempre mair que a defrmaçã elástica em aplicaçã de carga, enquant cntrári crre cm cncrets cm agregads nrmais. Kimishima [10] encntru um valr para a recuperaçã de fluência menr que valr prpst pel princípi da superpsiçã. Na realidade a recuperaçã pr fluência a qualquer temp depis d descarregament, é menr que a fluência d cncret virgem de carregament à mesma idade, na qual element de recuperaçã é descarregad. Segund Bäckström [11] ist também se aplica à flexã: cm exceçã de descarga a idades abaix de 28 dias, a recuperaçã de fluência de vigas que curaram durante sete dias em água, e fram armazenadas a ar livre cm umidade relativa de 60%, sã menres d que determinad pel princípi da superpsiçã (Figura 2.5).

8 Revisã Bibligráfica 26 Fluência Observa da Fluênc ia Recuperaç ã Calculada da Fluência Recuperaç ã Observada da Fluênc ia Idade em dias Figura 2.5 Princípi da superpsiçã de defrmações pr fluência; adaptada de [14]. Testes de Kimishima e Kitahara [12] apresentaram cnceits que sb iguais cndições, princípi da superpsiçã superestima a recuperaçã de fluência. Os resultads das defrmações sã subestimads quand a carga decresce, e superestimads quand a carga aumenta Fatres que Afetam a Fluência Váris fatres afetam a fluência, prém, é muit difícil analisar smente um desses fatres, já que muitas prpriedades d cncret têm ligaçã direta cm a fluência, pis na dsagem d cncret nã é pssível alterar um fatr sem que pel mens utr seja mdificad. A fluência d cncret depende d tip de agregad, d tip de ciment, da umidade d ar, da resistência d cncret, da intensidade da tensã aplicada, da espessura fictícia da peça e d temp Influência ds Agregads Observa-se que é a pasta de ciment hidratad que apresenta fluência, send papel d agregad basicamente a cntençã. Os agregads nrmais nã apresentam fluência quand cncret é submetid a tensões usuais. Prtant, a

9 Revisã Bibligráfica 27 fluência é uma funçã d ter em vlume da pasta de ciment n cncret, prém, essa dependência nã é linear. Neville [13] prpôs que a fluência d cncret c, ter em vlume de agregad g, e ter em vlume de ciment nã hidratad u, estã relacinads pela expressã seguinte: c p 1 lg = α lg (Eq.2.3) c 1 g u nde c p é a fluência da pasta de ciment usada n cncret, e 3 1 α = 1+ µ ( µ ) ( 2µ ) a E E a (Eq.2.4) nde µ a é ceficiente de Pissn d agregad, µ é módul de Pissn d material envlvente (cncret), Ea é módul de elasticidade d agregad, e E é mdul de elasticidade d material envlvente. Essa expressã se aplica para agregads leves u nrmais (Figura 2.6). Figura 2.6 Relaçã entre a fluência e vlume de agregads [8]. Fi prpst pr Neville [13] que tamanh e a frma ds agregads seriam fatres que afetam a fluência, n entant, a principal influência, direta u

10 Revisã Bibligráfica 28 indireta, é ter de agregad, desde que se btenha um adensament plen d cncret. O módul de elasticidade d agregad é um ds fatres mais imprtantes. Quant mair módul de elasticidade, mair efeit de cntençã ferecid pel agregad à fluência ptencial da pasta de ciment hidratad. A prsidade também é levada em cnsideraçã devid a fat de desempenhar uma funçã direta de trca de umidade n interir d cncret. Essas trcas pdem ser assciadas cm a fluência, criand cndições para fluência pr secagem. Devid a grande variaçã de agregads d mesm tip mineralógic e petrlógic, nã é pssível fazer uma afirmativa generalizada de seu efeit sbre a fluência. Rüsch et al. [14] encntraram, após 18 meses de carga a uma umidade relativa de 18%, valres de fluência crescente de acrd cm agregad da mistura cm a seguinte rdem: basalt, quartz, seix, mármre, granit e arenit. Cm uma diferença de cinc vezes d mair para menr valr encntrad. Os agregads leves apresentam fluência mair devid a módul de elasticidade desses agregads, e a velcidade da fluência cm temp diminui mens lentamente d que n cas de agregads nrmais, iss para cas de cncrets cm mesm ter de agregad. Prém, ns cass de agregads leves há uma defrmaçã elástica mair Tips de Ciment O tip de ciment tem efeit diret na fluência devid à resistência d cncret n mment de aplicaçã da carga, send melhr utilizar ciments d mesm tip na mesma estrutura. Sb esse aspect, tant s ciments Prtland ds diverss tips quant s ciments aluminss, resultam sensivelmente em valres iguais de fluência. A velcidade de aument de resistência têm efeit sbre a fluência. A variaçã de resistência d cncret sb carga é imprtante na avaliaçã da afirmativa precedente, sbre qual tip de ciment afetará mais a fluência. Para uma mesma relaçã tensã / resistência, n mment de aplicaçã da carga, a fluência é tant menr quant mair aument relativ da resistência além desse

11 Revisã Bibligráfica 29 mment. Assim, a fluência aumenta nesta rdem para ciments: de baix calr de hidrataçã, cmuns e de alta resistência inicial. N entant, nã existe dúvidas de que para uma tensã cnstante a uma mesma idade, a fluência aumenta para s ciments na seguinte rdem: alta resistência inicial, cmum e de baix calr de hidrataçã. Essas afirmativas levam a necessidade de estuds mais clars sbre s fatres da fluência [5]. O mdel de evluçã da fluência nã é alterada pela presença de cinza vlante classe C u F, escórias de alt-frn e sílica ativa, u até mesm pela cmbinaçã desses materiais. Já a fluência pr secagem é afetada pela permeabilidade e pela difusividade da pasta de ciment hidratada. O efeit da hidrataçã na fluência fi relatad pr Buil e Acker [15] que descbriram que a sílica ativa nã afeta a fluência, mas reduz bastante a fluência pr secagem. A explicaçã mais prvável é de que a hidrataçã da sílica ativa diminui a quantidade de água dispnível que pssa ser retirada d gel, e garantind um aument da resistência a lng praz. Os ciments cm cinza vlante e escórias de alt frn também apresentam uma fluência pequena a lng praz. Os cncrets feits cm ciments expansivs apresentam mair fluência d que s cncrets feits cm ciments d tip Prtland [5]. Nã fi definid ainda um mdel cnfiável para prever efeit ds aditivs redutres de água. Sabe-se apenas que s aditivs a base de lignssulfnat levam à uma fluência mair d que aqueles a base de ácids carbxílics Influência da Umidade A umidade relativa d ar que envlve cncret é parâmetr mais imprtante que afeta a fluência. De md geral pde-se dizer que quant menr a umidade mair será a fluência. Na Figura 2.7 bservam-se peças curadas cm umidade de 100% e depis carregadas e expstas a diversas umidades. As velcidades da fluência nesse períd variam de md crrespndente, mas a idades psterires as velcidades sã diferentes. A umidade relativa tem um efeit menr, u quase nenhum, para s cass em que a peça atinge equilíbri

12 Revisã Bibligráfica 30 higrscópic cm mei antes da aplicaçã da carga. Na prática nã é a umidade relativa que tem efeit sbre a fluência, mas prcess de secagem. Figura 2.7 Fluência d cncret curad durante 28 dias e depis carregad; adaptada de [22]. Bazant e Xi [16] sugerem que em lugar da fluência pr secagem existe uma retraçã elevada, induzida pr tensã causada pr mvimentaçã de água entre s prs capilares e prs d gel. Neste estági verifica-se que a fluência e a retraçã se apresentam em níveis elevads, mas iss nã significa que ambs tenham a mesma causa, mas pdem estar ligads a mesm aspect estrutural da pasta de ciment hidratada. A Figura 2.8 indica utra relaçã entre retraçã e fluência. Figura 2.8 Relaçã entre tensã mantida e a expansã em água e defrmaçã residual d cncret; adaptada de [8].

13 Revisã Bibligráfica 31 A Figura 2.9 mstra a verificaçã da defrmaçã cm temp de um element carregad, cnservad alternadamente em água e ar cm umidade de 50%. As rdenadas representam a variaçã da defrmaçã a partir da defrmaçã existente depis de 600 dias sb carga, cnservad a ar. Na água element carregad apresenta uma fluência relativa à expansã d element nã carregad, mas n ar é igual a variaçã da defrmaçã de tds s elements. Figura 2.9 Defrmaçã cm temp de cncrets submetids a diferentes tensões, cnservads alternadamente em água e ar cm umidade relativa de 50%; adaptada de [8]. Observa-se que a fluência diminui cm aument das dimensões d element, que pde ser devid as efeits da retraçã, e a fat de que a fluência na superfície crre sb cndições de secagem e, prtant, é mair que n interir d element, nde as cndições se aprximam da cura de grandes massas. Cm temp a secagem n interir d cncret, nde este já estará bastante hidratad, e tend atingid uma resistência mais alta, resultará numa fluência menr. Em cncrets selads nã pde haver efeits da dimensã. O efeit das dimensões pde ser melhr representad cm uma funçã da relaçã vlume / área-superficial d element de cncret. Essa relaçã é mstrada na Figura 2.9, nde se bserva que a frma d element tem menr imprtância d que n cas da retraçã, mas nã sã iguais às velcidades de aument da fluência e da retraçã, indicand que ambs s fenômens têm a mesma funçã da relaçã

14 Revisã Bibligráfica 32 vlume / área-superficial. Esses dads sã válids para retraçã e fluência cm umidade relativa d ar de 50% Influência da Resistência Existe uma prprcinalidade direta entre a fluência e tensã aplicada, exceçã feita para elements carregads a idades muit pequenas. Nã existe um limite inferir da prprcinalidade, ist prque cncret é passível de fluência mesm sb tensões muit pequenas. O limite superir de prprcinalidade é alcançad quand surgem n cncret micrfissuras. Ist crre a uma tensã expressa cm fraçã da resistência, menr para materiais mais hmgênes. Essa fraçã situa-se, usualmente entre 0,4 e 0,6, mas casinalmente pde atingir valres tã baixs cm 0,3, u alts até 0,75. Esse últim valr se aplica a cncrets de alta resistência. Em argamassas s valres situam-se n interval entre 0,8 a 0,85. Ngab et al. [17] encntraram uma relaçã de 65% para testes em cncret cm resistência de 39 MPa. Smadi et al. [18] encntraram para cncrets cm resistência entre 35 MPa a 40 MPa uma relaçã limite de aprximadamente 75%, e para cncrets cm resistência entre 60 MPa e 70 MPa encntraram uma relaçã entre 75 e 80%. Iravani e MacGregr [19] encntraram para cncrets cm resistência entre 65 MPa a 75 MPa, 95 MPa a 105 MPa e 120 MPa as relações de 70 a 75%, 75 a 80% e 85 a 90%, respectivamente. Cnclui-se que n interval das tensões nas estruturas em serviç é válida a prprcinalidade entre fluência e a tensã, e para esses cass as expressões da fluência partem dessa hipótese. A recuperaçã da fluência também é prprcinal à tensã aplicada previamente. Acima d limite de prprcinalidade, a fluência aumenta cm aument da tensã a uma razã crescente, e existe uma relaçã tensã / resistência acima da qual a fluência prduz a ruptura pr fluência. Essa relaçã tensã / resistência situa-se n interval de 0,80 a 0,90 da resistência estática a curt praz. A fluência aumenta a defrmaçã ttal, até que seja atingid um valr limite que crrespnde à defrmaçã máxima admitida para cncret. Essa afirmativa implica num cnceit de ruptura basead na defrmaçã limite, pel mens na pasta de ciment hidratada endurecida.

15 Revisã Bibligráfica 33 A resistência d cncret afeta cnsideravelmente a fluência: dentr de um grande interval a fluência é inversamente prprcinal à resistência d cncret n mment da aplicaçã da carga. Essa prprcinalidade fi amplamente cnfirmada. Pde nã ser uma relaçã fundamental, mas é muit cnveniente, pis na prática a resistência d cncret é especificada, e a tensã sb carga mantida é calculada pel prjetista. Pr essa razã, a abrdagem a partir da relaçã tensã / resistência é cnsiderada mais prática d que a cnsideraçã d tip de ciment, da relaçã água / ciment, e da idade. De md análg, nã se cnsidera a idade prpriamente dita, send sua influência cnsiderada pr mei da resistência d cncret. É prtun lembrar que mesm cncrets bem antigs apresentam fluência, cm fi bservad em ensais feits cm cncrets cm 50 ans de idade Relaçã entre Fluência e Temp A fluência é nrmalmente determinada pela mediçã da variaçã cm temp da defrmaçã de um crp-de-prva submetid a uma tensã cnstante, e cnservad em cndições aprpriadas. O métd ASTM C (reaprvad em 1994) descreve uma armaçã dtada de uma mla que mantém num crp-deprva cilíndric de cncret, uma carga cnstante independente de variações d cmpriment. N entant, para ensais cmparativs de cncrets cm agregads nã cnhecids, pde-se usar um dispsitiv mais simples tal cm ilustrad na Figura Neste dispsitiv a carga deve ser ajustada de temps em temps, send seu valr indicad pr um dinamômetr em série cm crp-de-prva.

16 Revisã Bibligráfica 34 Figura 2.10 Pórtic simples para determinaçã da fluência d cncret sb tensã aprximadamente cnstante; adaptada de [8]. A fluência prssegue durante muit temp, praticamente indefinid. As determinações de que se dispõe indicam que ainda crrem pequens auments de defrmações após 30 ans, cm mstra gráfic da Figura 2.11, e fram interrmpidas devid a interferências pela carbnataçã. N entant, a velcidade da fluência diminui cntinuamente, e geralmente se admite que a fluência tenda para um valr limite após um temp infinit, fat que ainda nã fi cmprvad. A Figura 2.11 mstra as medidas a lng praz de Trxell et al. [20]. Tmand-se cm unidade de fluência após um an sb carga, s valres da fluência média em idades mais avançadas sã mstrads na Tabela 2.3. Tabela 2.3 Valres de fluência após 30 ans medids pr Trxell et al. [22]. Idade (ans) Defrmaçã Específica (%) 2 1,14 5 1, , , ,36

17 Revisã Bibligráfica 35 Esses valres mstram que a fluência final pde ser mair d que 1,36 vezes a fluência após 1 an, cntud, para efeits de cálcul muitas vezes se tma valr referente a 30 ans cm valr final. Figura 2.11 Interval das curvas fluência-temp para cncrets cnservads em ambientes cm diferentes umidades relativas; adaptada de [22] Natureza da Fluência Na Figura 2.3 bserva-se que a fluência e a recuperaçã sã fenômens relacinads, mas a natureza desse relacinament nã está ttalmente estabelecida. O fat de que a fluência é parcialmente reversível, sugere que ela pde cnsistir de uma defrmaçã visc-elástica parcialmente reversível (cnsistind de uma fase puramente viscsa e utra puramente elástica) e, pssivelmente, de uma defrmaçã plástica nã reversível. Uma defrmaçã elástica é sempre recuperável cm descarregament. Uma defrmaçã plástica nunca é recuperável, e é dependente d temp e nã existe prprcinalidade entre a defrmaçã plástica e a tensã aplicada, u entre a tensã e a velcidade de defrmaçã. Uma defrmaçã viscsa nunca é recuperável n descarregament, sempre depende d temp, e sempre existirá prprcinalidade entre a velcidade da defrmaçã viscsa e a tensã aplicada, e, prtant, entre a tensã e a defrmaçã num mment dad. Esses diferentes tips de defrmações estã resumids na Tabela 2.1.

18 Revisã Bibligráfica 36 Fi desenvlvid pr McHenry [7] um tratament pssível da recuperaçã parcial da fluência a partir da superpsiçã de defrmações. Esse tratament estabelece que as defrmações prduzidas n cncret a qualquer temp t, pr um increment de tensã aplicad em um mment qualquer t, sã independentes ds efeits de qualquer tensã aplicada antes u depis de t. Entende-se que increment de tensã tant pde ser de cmpressã u de traçã, ist é, também pde ser um alívi da carga. Se uma tensã de cmpressã u de traçã é remvida à idade t 1, a recuperaçã resultante da fluência será igual à fluência de um element semelhante submetid a uma tensã igual de cmpressã à idade t 1. A recuperaçã é representada pela diferença entre a tensã real em qualquer mment e a tensã que existiria n mesm mment, se element cntinuasse submetid à tensã de cmpressã inicial. Uma cmparaçã das defrmações reais calculadas (send s valres calculads a diferença entre duas curvas experimentais) para cncrets selads, ist é, sujeits unicamente à fluência básica. Evidencia-se que em tds s cass a defrmaçã real depis da remçã da carga fi mair d que a defrmaçã residual prevista pel princípi da superpsiçã. Observa-se que a fluência real é menr d que a esperada. Um err semelhante é encntrad quand se aplica esse princípi a elements cm tensã variável. Aparentemente princípi da superpsiçã nã satisfaz plenamente s fenômens da fluência e da sua recuperaçã da fluência. O fatr mais prepnderante na fluência é a pasta de ciment hidratad. A fluência esta relacinada cm a mvimentaçã interna de água absrvida u intercristalina, ist é, à perclaçã interna. Ensais de Glucklich [21] mstram que um cncret d qual fi remvida tda a água evaprável nã apresentu praticamente nenhuma fluência. As mudanças n cmprtament da fluência d cncret a altas temperaturas, sugere que nesse estági cessa papel da água, e gel se trna sujeit a defrmações pr fluência. Cm a fluência pde crrer em cncret-massa, segue-se que a perclaçã da água para exterir d cncret nã é essencial para a fluência básica, prém, esse prcess pde crrer na fluência pr secagem. É pssível a perclaçã interna da água das camadas hidratadas para s vazis cm s prs capilares. Uma evidência direta d papel desses vazis é a relaçã entre a fluência e a

19 Revisã Bibligráfica 37 resistência da pasta de ciment hidratad. Aparentemente a fluência é uma funçã d espaç nã preenchid, e pde se cnsiderar que sã s vazis d gel que determinam a resistência e a fluência. Neste ultim cas s vazis pdem ser relacinads cm a perclaçã. O vlume de vazis é uma funçã da relaçã água / ciment, e é influenciad pel grau de hidrataçã. Os prs capilares nã permanecem preenchids, nem sb a pressã hidrstática, quand imerss em água. A perclaçã interna é pssível em qualquer cndiçã de cnservaçã. O fat de que a fluência de um element que nã se retrai é independente da umidade relativa, indica que é a mesma a causa fundamental da fluência n ar e na água. A curva de fluência-temp mstra um decréscim nítid na sua inclinaçã, e indica que trata-se de uma mudança, pssivelmente gradativa, n mecanism da fluência. É cncebível que a inclinaçã diminua cm mesm mecanism persistind sempre, mas é plausível cnceber que depis de muits ans sb carga a espessura das camadas da água absrvida pssa ser reduzida, a tal pnt que mais nenhuma reduçã seja pssível sb a mesma tensã. Prtant, é prvável que a parte lenta da fluência seja devida a utras causas além da perclaçã, mas smente pde haver defrmaçã na presença de alguma água evaprável. Iss pde sugerir escament u escrregament viscs entre as partículas de gel. Esses mecanisms sã incmpatíveis cm a influência da temperatura sbre a fluência, e pde explicar também caráter nitidamente irreversível da fluência a lng praz. Observações de fluência sb carregament cíclic, e especialmente da elevaçã de temperatura n interir d cncret sb essas slicitações, levaram a nvas hipóteses sbre a fluência. A fluência sb tensões cíclicas é mair d que sb tensã estática igual a valr médi dessas tensões. Essa fluência aumentada é em grande parte irrecuperável, e cnsiste de uma fluência acelerada devida a um escrregament viscs das partículas de gel da fluência aumentada, devida a uma quantidade limitada de micrfissuras lg ns primeirs estágis d prcess. Dads experimentais sbre a fluência à traçã e à cmpressã, sugerem que cmprtament é melhr explicad pr uma cmbinaçã da perclaçã cm as terias de cisalhament da fluência.

20 Revisã Bibligráfica 38 Geralmente é pequen papel da micrfissuraçã, e excet na fluência cíclica, é prvavelmente limitad as cncrets carregads quand ainda bem nvs, cm relações tensã / resistência maires d que 0,6. Verifica-se que mecanism da fluência ainda necessita de estuds mais cnclusivs Efeits da Fluência A fluência tem efeits sbre as defrmações e flechas, e muitas vezes também sbre a distribuiçã de tensões, mas esses efeits variam cm tip de estrutura. A fluência d cncret simples nã tem influencia direta sbre a resistência, cntud, sb tensões muit altas, acelera a aprximaçã da defrmaçã limite sb a qual a ruptura d element estrutural pde crrer. Iss é válid smente quand a carga mantida é cerca de 85% u 90% da carga estática de ruptura instantânea. Ns pilares de cncret armad a fluência resulta numa transferência gradativa de carga d cncret para armadura. Quand aç esca qualquer acréscim de carga passa para cncret, de tal md que as resistências plenas, tant d aç cm d cncret, se desenvlvem antes que haja ruptura. Em clunas carregadas excentricamente, a fluência aumenta a flecha, e pde levar a ruptura pr flambagem. Em estruturas estaticamente indeterminadas, a fluência pde aliviar cncentrações de tensões induzidas pela retraçã, pr variações térmicas u pela mvimentaçã das fundações. N cálcul ds efeits da fluência nas estruturas, é imprtante lembrar que a defrmaçã real cm temp nã é a fluência livre d cncret, mas um valr mdificad pela quantidade e psiçã da armadura. A fluência também pde levar a flechas excessivas de elements estruturais e causar utrs prblemas de utilizaçã, principalmente em edifícis de grande altura e pntes muit lngas. Os efeits da fluência pdem ser prejudiciais, mas cm um td, a fluência, a cntrári da retraçã, é benéfica, aliviand cncentrações de tensões, e

21 Revisã Bibligráfica 39 cntribui bastante para sucess d cncret cm material estrutural. Fram desenvlvids métds racinais de prjet que cnsideram a fluência em váris tips de estruturas. N cas específic d element estrutural estudad nesse trabalh, a fluência aumenta a flecha (excentricidade de 2ª rdem), aumentand as tensões, e pdend levar a ruptura da estrutura Outras Influências O efeit da temperatura sbre a fluência apresenta interesse em aplicações de cncret prtendid em usinas nucleares, bem cm de utrs tips de estruturas cm, pr exempl, pntes. A velcidade da fluência aumenta cm a temperatura até cerca de 70 C. Para um cncret de traç 1:7, cm relaçã água / ciment 0,6, ela se trna cerca de 3,5 vezes mair d que a 21 C. Essas diferenças na velcidade persistem durante pel mens 15 meses sb carga. A Figura 2.12 ilustra a evluçã da fluência cm a temperatura. Esse cmprtament talvez seja devid a desabsrçã de água da superfície d gel, de md que gradativamente smente gel se trne a única fase sujeita a difusã mlecular, escament tangencial diminui a velcidade da fluência. É pssível que parte d aument da fluência d cncret carregad a altas temperaturas seja devid à menr resistência d cncret a essas temperaturas. Figura 2.12 Relaçã entre fluência e temp sb carga para cncrets cnservads em diferentes temperaturas; adaptada de [8].

22 Revisã Bibligráfica 40 Quant a efeit de baixas temperaturas cngelament prduz uma velcidade inicial mair da fluência, que diminui rapidamente tendend para zer. Para as temperaturas entre -10 C e -30 C, a fluência é cerca da metade da fluência a 20 C. Grande parte ds resultads de ensais fi btida sb manutençã de carga cnstante. Observu-se que para uma carga alternada, cm um cert valr médi de relaçã tensã / resistência, resulta uma defrmaçã em funçã d temp mair d que a carga estática crrespndente a mesm valr dessa relaçã. Iss é ilustrad na Figura 2.13, para cas em que a carga alternada varia entre as relações tensã resistência 0,35 e 0,05, enquant a carga estática representa 0,35 da resistência. A Figura 2.13 mstra a defrmaçã sb a açã de uma relaçã tensã / resistência 0,35 e para carregaments cíclics (variand entre 0,45 e 0,25). A defrmaçã sb carregament cíclic é prvavelmente funçã d mesm mecanism que a fluência sb carga estática, de md que pde ser justificad us da palavra fluência ns dis cass. Aparentemente um carregament cíclic resulta numa velcidade de fluência mair às primeiras idades, e leva a maires valres a lng praz. Figura 2.13 Fluência devida a carregament estátic e sb carregament cíclic; adaptada de [8]. Essa análise se refere à cmpressã uniaxial, mas a fluência também crre em utrs tips de carregament, send especialmente útil as infrmações

23 Revisã Bibligráfica 41 nessas cndições para estabelecer a natureza da fluência. Os dads experimentais sã limitads, e em muits cass nã é pssível uma avaliaçã quantitativa e uma cmparaçã cm cmprtament à cmpressã. Pr esse mtiv as análises sã, em geral, qualitativas e genéricas. A fluência d cncret-massa sb traçã uniaxial é de 20 a 30% mair que sb tensã de cmpressã de valr igual. A diferença depende da idade d carregament, e pde ser de até 100% para cnservaçã a uma umidade e 50% para cncret carregad às primeiras idades. N entant, existem algumas evidências cntraditórias, de md que afirmativas sbre fluência à traçã sã duvidsas. As curvas fluência-defrmaçã à traçã têm, de md geral, a mesma frma das curvas à cmpressã, mas decréscim da velcidade de fluência cm temp é muit mens prnunciad que na cmpressã, pis aument de resistência cm a idade é menr. A secagem acentua a fluência à traçã cm n cas da cmpressã. Quand sb traçã direta crre ruptura de md semelhante a da cmpressã uniaxial, mas a relaçã critica tensã / resistência é prvavelmente apenas 0,7, Shkukani [22]. A fluência crre sb trçã e é influenciada pela tensã, pela relaçã água / ciment, e pela umidade d ambiente qualitativamente, d mesm md que a fluência à cmpressã. A curva fluência-temp tem a mesma frma. A relaçã da fluência para a defrmaçã elástica na trçã fi btida cm send igual à da cmpressã, Lambtte [23]. Sb cmpressã uniaxial crre fluência nã smente na direçã axial, mas também nas direções nrmais. Iss é denminad cm fluência transversal. Para um estad de tensã triaxial há evidencias de que nã é valida a superpsiçã das defrmações de fluência devidas a cada tensã separadamente, de md que a fluência sb estad múltipl de tensões nã pde ser btida a partir de determinações das fluências uniaxiais. A fluência sb cmpressã multiaxial é menr d que sb cmpressã uniaxial cm mesm valr na direçã cnsiderada. Mesm sb cmpressã hidrstática existe uma fluência cnsiderável.

24 Revisã Bibligráfica Métds de Cálcul Métd d Módul Efetiv [24] Prpst pr O. Faber em 1927, métd d mdul efetiv para análise da fluência em elements de cncret, cnsiste em analisar a fluência pr mei da reduçã d mdul de elasticidade d cncret, intrduzind-se um módul de elasticidade fictíci E e da seguinte maneira: nde E e E( t ) = (Eq. 2.5) [1 + φ( t, t )] φ ( t, t ) = ceficiente de fluência n instante t para cncret carregad na idade t ; E ( t ) = módul de elasticidade na idade t. Este módul fictíci é utilizad em analises elásticas. Prtant, a defrmaçã pr fluência na idade t depende smente d valr da tensã naquele instante, nã se levand em cnta cmprtament da variaçã de tensã. Deduzse que módul efetiv dá bns resultads, smente quand a tensã n cncret nã varia significativamente durante períd de bservaçã e quand a influência da idade d cncret nã é expressiva, cas ds cncrets cm idades avançadas. Em situaçã de tensões decrescentes, as defrmações sã subestimadas e, em situaçã inversa, as defrmações sã superestimadas. Havend remçã da tensã aplicada, tems uma cmpleta recuperaçã nas defrmações Métd Melhrad de Dischinger [24] L. F. Nielsen prpôs adicinar a parcela elástica lenta reversível à parcela elástica instantânea, e tratar a parcela da defrmaçã lenta irreversível de maneira separada. Entã terems nessas cndições para uma carga inicial aplicada na idade t, a funçã de fluência será expressa da seguinte frma:

25 Revisã Bibligráfica 43 nde 1 φ f ( t) φ f ( t ) Φ ( t, t ) = + (Eq. 2.6) E E( t ) d 1 E d 1 φd = + (Eq. 2.7) E( t ) E( t ) E d = módul de elasticidade fictíci. Para cargas subseqüentes aplicadas em idades t ' > t nde 1 φ f ( t) φ f ( t) Φ ( t, t' ) = + (Eq. 2.8) E E( t ) d 1 E d 1 φd = + (Eq. 2.9) E( t' ) E( t ) Nielsen recmendu φ = 1/ 3 e psterirmente, Rush prpôs valr de d φ = 0,4 para ( t' t ) > 90dias, valr este adtad pela NRB 6118/2003. d 2.9. Flambagem pr Fluência de Pilares Esbelts Em muits cass a fluência nã afeta substancialmente a resistência ds elements, mas em pilares esbelts e arcs rass, a fluência pde prduzir defrmações levand a uma instabilidade, e cm iss resultand numa reduçã da capacidade de carga ds elements. O métd d módul efetiv pde ser aplicad para análise de pilares esbelts, mas há uma dificuldade cnsiderável na determinaçã de valres cntínus d módul, devid a uma mudança na linha neutra fazend cm que crra um históric de tensã diferente das fibras d element. Frmulações matemáticas d prblema de flambagem pr fluência, cnduzem a sluções cmplicadas, e sua exatidã nã esta garantida devid à natureza das aprximações cnsideradas. Cnsiderand-se um pilar de cncret armad cm seçã retangular LxD, submetid a um carregament cnstante P cm uma excentricidade e, a flecha elástica d pilar na aplicaçã da carga em um temp K é uma funçã d tip δ ( K ).

26 Mment Deflexã Revisã Bibligráfica 44 O valr de δ K ) aumenta cm temp, trnand pilar instável. Na ( Figura 2.14 a curva representa a relaçã entre mment resistente da seçã M r e a flecha. Para se bter esta curva é necessári cnhecer a relaçã interna de frças e defrmações, a gemetria d element, as cndições de cntrn, e a magnitude da carga aplicada. Mment Resistente Mment Crític Mment Aplicad Deflexã Figura 2.14 Relaçã mment-curvatura para um pilar esbelt; adaptada de [1]. Na Figura 2.14 a linha cheia representa mment aplicad M a =P(e+), tem-se duas interseções B e C, nde B representam uma cndiçã de equilíbri estável e C representa a cndiçã de equilíbri instável. N utr cas tem-se M r = M = P[ e + δ ( T)]. a A carga máxima que pde ser aplicad a um pilar cm uma excentricidade e, é representada pela linha reta A tangencial à curva mment-curvatura. O pnt de interseçã D é definid cm a flecha crítica, e mment crític que leva a instabilidade. Prém, n prblema de flambagem pr fluência surgem cnsiderações cmplicadas, devid a fat de que a curva mment-curvatura é uma funçã da fluência, que é funçã d temp. A Figura 2.15 mstra a curva mment-curvatura variand cm temp. Quand a linha tracejada, relativa a mment aplicad, se trna tangencial à curva, crre instabilidade para temp T f.

27 Deflexã Revisã Bibligráfica 45 Mment Crític Mment Aplicad Deflexã Figura 2.15 Variaçã da relaçã mment-curvatura para um pilar esbelt cm temp; adaptada de [1]. Para determinar a relaçã mment-curvatura-temp é necessári cnhecer as defrmações n cncret. Basead ns testes de Rasch [25] e Rüsch et al. [26] a variaçã da defrmaçã específica ultima ε u nas fibras da zna de cmpressã, cm temp submetid a carga, assume que é mstrad na Figura 2.16 para ϕ variand entre 0,5 e 3,5. Nesta figura a defrmaçã específica ultima pde chegar a 0,0035, valr adtad pel C.E.B para resistência ultima de prjet. Valres de Defrmaçã última Figura 2.16 Relaçã entre defrmaçã ultima nas fibras cmprimidas e temp sb carga para váris valres de ϕ ; adaptada de [1].

28 Revisã Bibligráfica 46 A capacidade de carga da zna cmprimida é dada pr: F u = α f ' bkd (Eq. 2.10) u c nde α ' = resistência média na zna cmprimida, b = largura d element, e u f c kd = altura da zna cmprimida. A linha de açã de cmpressã F u situa-se a uma distância β ukd da fibra mais cmprimida. O valr de α u e β u sã representads n gráfic da Figura 2.17 para váris valres de f c. Para uma defrmaçã ε < ε u, nde ε u é a defrmaçã específica ultima, valr da carga F, cmparad cm F u, é multiplicada pr um fatr 2.18). Entã: nde k α, (Figura F = kαα u f c ' bkd (Eq. 2.11) k α f α u c ' = media de tensã na zna cmprimida. Essa aprximaçã assume uma distribuiçã linear de defrmaçã. E cnsiderand-se que cncret nã resiste a tensã de traçã, e que a aderência entre cncret e aç, permite que s dis materiais tenham a mesma defrmaçã. Os dads da Figura 2.16, 2.17 e da 2.18 frnecem infrmações adequadas d cmprtament da zna de cmpressã num temp T, e satisfatórias para cálculs analítics. Cnseqüentemente, a relaçã mment-curvatura pde ser determinada utilizand-se um prcediment interativ. Dada a curvatura, a flecha pde ser calculada, desde que md de flambagem d pilar seja cnhecid. Geralmente é adtada uma frma senidal, mas se crrer em grandes defrmações smente na seçã média d pilar, a supsiçã de prprcinalidade entre curvatura e mment leva a uma superestimativa da curvatura próxim as extremidades d pilar, que tem uma rigidez mais elevada. Este err pde ser cmpensad ignrand-se a cntribuiçã curvatura na flecha das extremidades da peça. Entã para um pilar rtulad, a curvatura máxima é flecha máxima é δ 2 2 max φmax L /π φ = / kd e a max ε max =, nde L é cmpriment d pilar. Um valr mais real da flecha pde ser btid pela determinaçã da curvatura na seçã crítica a lng d cmpriment d pilar, e usand-se um prcediment numéric cm métd das diferenças finitas.

29 Revisã Bibligráfica 47 A flecha calculada é frnecida pela expressã para mment aplicad M a = P.( e + δ max ), que é entã cmparada cm mment resistente M r. Se a cndiçã M > M fr alcançada na vida útil d pilar, entã element se trna a r instável. O temp em que iss crre pde ser calculad cm mstra exempl a seguir. Uma pequena mdificaçã nesse prcediment é necessária n cas de pilares quadrads, pis eles flambam na direçã diagnal, transfrmand a zna cmprimida numa frma triangular. Cm cnseqüência, s valres de ε u e sã afetads, inicialmente aumentand cerca de 15% [25] e psterirmente reduzind aprximadamente 10% [26]. A linha de cmpressã é mvida para extremidade a uma prfundidade de 1,5k u kd, cmparad cm k u kd, quand a zna cmprimida tem a frma retangular. α u 2 Resistência d Cncret f c - Kg/cm Valres de α u Valres de β u Figura 2.17 Variaçã de Resistência d Cncret f c - psi α u e β u cm a resistência d cncret; adaptada de [1]. Valres de f c (psi) Valres de k β Valres de k α Figura 2.18 Variaçã de k α e k β cm a resistência d cncret; adaptada de [1].

30 Revisã Bibligráfica Efeits de Segunda Ordem - NBR 6118:2003 [27] Nas estruturas de cncret armad, estad limite últim de instabilidade é atingid sempre que, a crescer a intensidade d carregament e, prtant, das defrmações, há elements submetids a flex-cmpressã em que aument da capacidade resistente passa a ser inferir a aument da slicitaçã. Três tips de instabilidade sã classificads nesta nrma: a) Nas estruturas sem imperfeições iniciais, pde haver (para cass especiais de carregament) perda de estabilidade pr bifurcaçã d equilíbri (flambagem). b) Em situações particulares (estruturas abatidas), pde haver perda de estabilidade sem bifurcaçã d equilíbri pr passagem brusca de uma cnfiguraçã para utra reversa da anterir (pnt limite cm cnversã). c) Em estruturas de material de cmprtament nã-linear, cm imperfeiçã gemétrica inicial, nã há perda de estabilidade pr bifurcaçã d equilíbri, pdend, n entant, haver perda de estabilidade quand, a crescer a intensidade d carregament, aument da capacidade resistente da estrutura passa a ser menr d que aument da slicitaçã (pnt limite sem reversã). Efeits de 2ª rdem sã aqueles que se smam as btids numa análise de primeira rdem (em que equilíbri da estrutura é estudad na cnfiguraçã gemétrica inicial), quand a análise d equilíbri passa a ser efetuada cnsiderand a cnfiguraçã defrmada. Pdend ser desprezad sempre que nã representem acréscim superir a 10% nas reações e nas slicitações relevantes da estrutura. Para elements islads s efeits de 2ª rdem pdem ser desprezads também quand índice de esbeltez fr menr d que valr limite de esbeltez 1, que dependem de diverss fatres, mas s prepnderantes sã: - a excentricidade relativa de 1ª rdem e 1 / h ; - a vinculaçã ds extrems da cluna islada; - a frma d diagrama de mment de 1ª rdem;

31 Revisã Bibligráfica 49 e pde ser calculad pr, nde e ,5 λ h 1 = α b (Eq. 2.12) 35 λ 1 90 (Eq. 2.13) α b Onde valr de α b deve ser btid cnfrme estabelecid a seguir: a) para pilares bi-apiads sem cargas transversais: send: 1,0 α 0,40 nde: b M B α b = 0,60 + 0,40 0,40 (Eq. 2.14) M A M A e M B sã mments de 1ª rdem ns extrems d pilar. Deve ser adtad pa M A mair valr abslut a lng d pilar bi-apiad e para M B sinal psitiv, se tracinar a mesma face que M A, e negativ cas cntrári. b) para bi-apiads cm cargas transversais significativas a lng da altura: α b = 1,0 c) para pilares em balanç: M C α b = 0,80 + 0,20 0,85 M send: A 1,0 α 0,85 nde: b M A é mment de 1ª rdem n engaste e M C é mment de 1ª rdem n mei d pilar em balanç. d) para pilares bi-apiads u em balanç cm mments menres que α b mment mínim dad pr M = Nd (0,015 0,03/ ) = 1,0 1 d, mim + h A cnsideraçã da fluência em pilares deve ser brigatória quand índice de esbeltez fr mair u igual a 90 ( λ = l e / i ) e pde ser efetuada de maneira aprximada, cnsiderand excentricidade adicinal e cc dada pr:

32 Revisã Bibligráfica 50 Onde: e cc M = N Sg Sg + e a 2,718 ci 2 e é a carga de flambagem de Euler; N Sg ϕ N e N Sg 1 (Eq. 2.15) 10E Ic N e = (Eq. 2.16) l e a é a excentricidade devida a imperfeições lcais; M Sg e N Sg sã s esfrçs slicitantes devid à cmbinaçã quase permanente; ϕ é ceficiente de fluência; E ci é módul de elasticidade d cncret as 28 dias; I c é mment de inércia da seçã de cncret; l e é cmpriment equivalente Cálcul d Ceficiente de Fluência - Pela NBR-6118/2003 [27] ϕ =. β (Eq. 2.17) Onde: ( t, t ) ϕ a + ϕf.[ β f ( t) β f ( t )] + ϕd t = é a idade fictícia d cncret n instante cnsiderad, em dias; t = idade fictícia d cncret quand carregad, em dias; ϕ a = ceficiente de fluência rápida, determinad pela expressã. Cm: d nde: f ( t ) f c c ( t ) f = c ( t) ϕ a 0,8 1 f ( t ) (Eq. 2.18) c = é a funçã d cresciment da resistência d cncret cm idade; f c 2c ϕ = ϕ.ϕ 1 é valr final d ceficiente de defrmaçã lenta irreversível.

33 Revisã Bibligráfica 51 Figura 2.19 Variaçã da resistência d cncret cm a idade; adaptada de [40]. ϕ 1c é ceficiente dependente da umidade relativa d ambiente U, em prcentagem, e da cnsistência d cncret dada pela Tabela 2.4. Tabela 2.4 Valres numérics usuais para a determinaçã da fluência e da retraçã. Ambiente Umidade U % 1) Fluência ϕ 1c Retraçã 4 2) ε 1 10 s Abatiment de acrd cm a NRB NM Na água - 0,6 0,8 1,0 +1,0 +1,0 +1,0 30,0 Em ambientes muit úmids imediatamente 90 1,0 1,3 1,6-1,0-1,3-1,6 5,0 acima da água A ar livre, em geral 70 1,5 2,0 2,5-2,5-3,2-4,0 1,5 Em ambiente sec 40 2,3 3,0 3,8-4,0-5,2-6,5 1,0 4) γ 1) ϕ 1c = 4,45 0, 035U para abatiment n interval de 5 a 9 cm e U 90% ) 10 ε = 6,16 ( U / 48) ( U /1590) para abatiments de 5 a 9 cm e U90%. 1s + 3) Os valres de ϕ 1c e ε 1s para U 90%, e abatiment entre 0 e 4 cm sã 25% menres, e para abatiments entre 10 e 15 cm sã 25% maires.

34 Revisã Bibligráfica 52 4) γ = 1+ exp( 7,8 + 0,1. U ) para U 90%. Para efeit de cálcul as mesmas expressões, e s mesms valres numérics pdem ser empregads n cas de traçã. Para cálcul ds valres de fluência e retraçã, a cnsistência d cncret é aquela crrespndente à btida cm mesm traç sem adiçã de superplastificante u superfluidificante. ϕ 2c é ceficiente da espessura fictícia h fic da peça, e é dad pr: send: 42 + h fic ϕ 2c = (Eq. 2.19) 20 + hfic h fic 2Ac = γ (Eq. 2.20) U e γ ceficiente dependente da umidades relativa d ar: ar γ = 1+ exp( 7,8 + 0,1U ) (Eq. 2.21) Send Ac a área da seçã transversal da peça, e U ar a parte d perímetr extern da seçã transversal da peça em cntat cm ar. β (t) u β t ) sã s ceficientes relativs à defrmaçã lenta f f ( 0 irreversível, que sã dependentes da idade d cncret (Figura 2.20). β d (t) é ceficiente relativ a defrmaçã lenta irreversível, funçã d temp (t-t 0 ). Figura 2.20 Variaçã de k α e k β cm a resistência d cncret; adaptada de [37]. Esses ceficientes sã btids p mei das seguintes expressões:

35 Revisã Bibligráfica 53 2 t + At + B β f ( t) = t 2 (Eq. 2.22) + Ct + D t t β d ( t) = t t (Eq. 2.23) + 70 nde: 3 2 A = 42h 350h + 588h B = 768h 3060h h C = 200h + 13h h D = 7579h 31916h h h é a espessura fictícia em metrs; - A idade fictícia d cncret é dada pr: T i t = α Σ tef, i (Eq. 2.24) nde t é a idade fictícia, α é ceficiente dependente da velcidade de endureciment d cncret. Na falta de dads experimentais pdem se usads s dads da Tabela 2.5. Tabela 2.5 Valres da fluência e da retraçã em funçã da velcidade de endureciment d ciment. Ciment Prtland (CP) α De endureciment lent (CPIII e CPIV, tdas as classes de resistência) 1 De endureciment lent (CPII e CPII, tdas as classes de resistência) 2 1 De endureciment rápid (CP V-ARI) 3 Onde: CP I e CP I-S Ciment Prtland Cmum CP II-E, CP II-F e CP II-Z Ciment Prtland Cmpst CP III Ciment Prtland de Alt Frn CP IV Ciment Prtland Pzlânic CP V-ARI Ciment Prtland de Alta Resistência Inicial Rs Ciment Prtland Resistente a Sulfats (prpriedade especifica de alguns ciments citads)

36 Revisã Bibligráfica 54 - Pel CEB-FIP Mdel Cde 1990 (MC90) [28] nde: sb carga; e mistura: φ t, t ) = φ β ( t t ) (Eq. 2.25) ( c φ = ntinal creep cefficient; β c = ceficiente dependente d desenvlviment da fluência cm temp t = é a idade d cncret n mment cnsiderad; t = é a idade na qual cncret fi carregad, ajustad pelas equações t = t. T + 1 0, 5dias 2 + ( t. T / t1. T ) α (Eq. 2.26) Essa crreçã na idade d cncret depende d tip de ciment utilizad na = -1 para ciments de endureciment lent; = 0 para ciments de endureciment nrmal u endureciment rápid; = +1 para ciments de endureciment rápid e de alta resistência. nde: nde: t.t = é a idade na qual cncret é carregad, ajustad pela equaçã 2.31; t 1.T = 1 dia. t T equações; = n t 4000 exp 13,65 (Eq. 2.27) T i i= T ( ti ) / t T = é a idade d cncret ajustada pela temperatura que substitui t nas t i = é númer de dias a qual a temperatura se manteve igual a T; T(t i ) = é a temperatura durante períd t i ; T = 1º C. φ φ = φ β f ) β ( t ) (Eq. 2.28) RH RH ( cm 1 RH / RH = 1+ 0,46( h / h ) 1/ 3 (Eq. 2.29)

37 Revisã Bibligráfica 55 nde: β ( f cm ) = ( f β ( t cm 5,3 / f cm ) 1 ) = 0,1 + ( t / t1) Ac h = 2 U RH = é a umidade relativa d ar, em %; RH = 100%; 0,5 0,2 Ac = área da seçã transversal da peça; U = perímetr da seçã transversal da peça em cntat cm ar; f cm = é a resistência a cmpressã d cncret as 28 dias, em MPa; f cm = 10 MPa. β H β ( t t ) / t 1 c ( t t ) = β H + ( t t ) / t1 = ,2 RH RH 18 h h 0, (Eq. 2.30) (Eq. 2.31) (Eq. 2.32) (Eq. 2.33) (Eq. 2.34)

Estruturas de Concreto

Estruturas de Concreto Estruturas de Cncret ISSN 1519-4086 Númer 4 MODELOS DE PREVISÃO DA FLUÊNCIA E DA RETRAÇÃO DO CONCRETO JOSÉ MILTON DE ARAÚJO Editra DUNAS Estruturas de Cncret é uma publicaçã seriada cm bjetiv de abrdar

Leia mais

3 Fundamentos do Comportamento dos Hidrocarbonetos Fluidos

3 Fundamentos do Comportamento dos Hidrocarbonetos Fluidos 3 Fundaments d Cmprtament ds Hidrcarbnets Fluids 3.1. Reservatóris de Petróle O petróle é uma mistura de hidrcarbnets, que pde ser encntrada ns estads: sólid, líquid, u ass, dependend das cndições de pressã

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)...

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)... Questã 46 A partir de um bjet real de altura H, dispst verticalmente diante de um instrument óptic, um artista plástic necessita bter uma imagemcnjugadadealturaigualah.nesse cas, dependend das cndições

Leia mais

A nova metodologia de apuração do DI propõe que o cálculo seja baseado em grupos de taxas e volumes, não mais em operações.

A nova metodologia de apuração do DI propõe que o cálculo seja baseado em grupos de taxas e volumes, não mais em operações. Taxa DI Cetip Critéri de apuraçã a partir de 07/10/2013 As estatísticas d ativ Taxa DI-Cetip Over (Extra-Grup) sã calculadas e divulgadas pela Cetip, apuradas cm base nas perações de emissã de Depósits

Leia mais

Transformadores. Transformadores 1.1- INTRODUÇÃO 1.2- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Transformadores. Transformadores 1.1- INTRODUÇÃO 1.2- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Transfrmadres 1.1- INTRODUÇÃO N estud da crrente alternada bservams algumas vantagens da CA em relaçã a CC. A mair vantagem da CA está relacinada cm a facilidade de se elevar u abaixar a tensã em um circuit,

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa B. alternativa E. alternativa B

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa B. alternativa E. alternativa B Questã 1 Uma pesquisa de mercad sbre determinad eletrdméstic mstru que 7% ds entrevistads preferem a marca X, 40% preferem a marca Y, 0% preferem a marca Z, 5% preferem X e Y, 8% preferem Y e Z, % preferem

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Questão 4. Resposta. Resposta. Resposta. ATENÇÃO: Escreva a resolução COM- PLETA de cada questão no espaço reservado

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Questão 4. Resposta. Resposta. Resposta. ATENÇÃO: Escreva a resolução COM- PLETA de cada questão no espaço reservado ATENÇÃO: Escreva a resluçã COM- PLETA de cada questã n espaç reservad para a mesma. Nã basta escrever apenas resultad final: é necessári mstrar s cálculs racicíni utilizad. Questã Caminhand sempre cm a

Leia mais

Utilizando o Calculador Etelj Velocidade do Som no Ar

Utilizando o Calculador Etelj Velocidade do Som no Ar Utilizand Calculadr telj Velcidade d Sm n Ar Hmer Sette 8 0 0 ste utilitári permite cálcul da velcidade de prpagaçã d sm n ar C, em funçã da temperatura d ar, da umidade relativa d ar e da pressã atmsférica

Leia mais

Lista de exercícios de resistência ao cisalhamento dos solos

Lista de exercícios de resistência ao cisalhamento dos solos UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Departament de Engenharia Civil Setr de Getecnia Paul Sérgi de Almeida Barbsa Lista de exercícis de resistência a cisalhament ds sls 1.ª ) Uma amstra de uma argila nrmalmente

Leia mais

Informática II INFORMÁTICA II

Informática II INFORMÁTICA II Jrge Alexandre jureir@di.estv.ipv.pt - gab. 30 Artur Susa ajas@di.estv.ipv.pt - gab. 27 1 INFORMÁTICA II Plan Parte I - Cmplementar cnheciment d Excel cm ferramenta de análise bases de dads tabelas dinâmicas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia Pntifícia Universidade Católica d S Faculdade de Engenharia LABOATÓO DE ELETÔNCA DE POTÊNCA EXPEÊNCA 4: ETFCADO TFÁSCO COM PONTO MÉDO ( PULSOS) OBJETO erificar qualitativa e quantitativamente cmprtament

Leia mais

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01.

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01. Agenda Intrduçã Diariamente cada um ds trabalhadres de uma empresa executam diversas atividades, muitas vezes estas atividades tem praz para serem executadas e devem ser planejadas juntamente cm utras

Leia mais

SEM QUEBRAR AS TAÇAS!!

SEM QUEBRAR AS TAÇAS!! SEM QUEBRAR AS TAÇAS!! CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE ENSINO DE FÍSICA, 1(): 15-156, 1995. CADERNO BRASIEIRO DE ENSINO DE ENSINO DE FÍSICA, 1 Ed. Especial: 64-68, 004. Fernand ang da Silveira Institut

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍI UNIERSIDDE TÓLI DE GOIÁS DEPRTMENTO DE MTEMÁTI E FÍSI Prfessres: Edsn az e Renat Medeirs EXERÍIOS NOT DE UL II Giânia - 014 E X E R Í I OS: NOTS DE UL 1. Na figura abaix, quand um elétrn se deslca

Leia mais

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta S 600. Um veículo se desloca em trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo é apresentada

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta S 600. Um veículo se desloca em trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo é apresentada Questã Um veícul se deslca em trajetória retilínea e sua velcidade em funçã d temp é apresentada na fiura. a) Identifique tip de mviment d veícul ns intervals de temp de 0 a 0 s,de 0 a 30 s e de 30 a 0

Leia mais

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social Anex 03 Recmendaçã nº 3: estatut padrã, estatut fundamental e cntrat scial 1. Resum 01 Atualmente, Estatut da Crpraçã da Internet para a atribuiçã de nmes e númers (ICANN) tem um mecanism únic para alterações.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GESTÃO 1 Sumári I. O Estági em Gestã...3 II. O Estági curricular...4 III. Acmpanhament e avaliaçã...5 IV. Mdels de Plan de Atividades e de Relatóri...5

Leia mais

Escla Superir Agrária de Cimbra Prcessament Geral de Aliments LEAL 2009/2010 Aqueciment Óhmic Brenda Mel, nº 20803030 Inês Ricard, nº 20090157 Nádia Faria, nº 20803060 O que é? Prcess nde a crrente eléctrica

Leia mais

Circuitos de Corrente Alternada I

Circuitos de Corrente Alternada I Institut de Física de Sã Carls Labratóri de Eletricidade e Magnetism: Circuits de Crrente Alternada I Circuits de Crrente Alternada I Nesta prática, estudarems circuits de crrente alternada e intrduzirems

Leia mais

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

ELETRICIDADE E MAGNETISMO PONIFÍCIA UNIVERSIDADE CAÓLICA DE GOIÁS DEPARAMENO DE MAEMÁICA E FÍSICA Prfessres: Edsn Vaz e Renat Medeirs ELERICIDADE E MAGNEISMO NOA DE AULA II Giânia 2014 1 ENERGIA POENCIAL ELÉRICA E POENCIAL ELÉRICO

Leia mais

Lista de Exercícios Funções

Lista de Exercícios Funções PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Matemática Departament de Matemática Cálcul Dierencial e Integral I Lista de Eercícis Funções ) O gráic abai epressa a temperatura em

Leia mais

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas Unidade 7: Sínteses de evidências para plíticas Objetiv da Unidade Desenvlver um entendiment cmum d que é uma síntese de evidências para plíticas, que inclui e cm pde ser usada 3 O que é uma síntese de

Leia mais

DISCIPLINA: Matemática. MACEDO, Luiz Roberto de, CASTANHEIRA, Nelson Pereira, ROCHA, Alex. Tópicos de matemática aplicada. Curitiba: Ibpex, 2006.

DISCIPLINA: Matemática. MACEDO, Luiz Roberto de, CASTANHEIRA, Nelson Pereira, ROCHA, Alex. Tópicos de matemática aplicada. Curitiba: Ibpex, 2006. DISCIPLINA: Matemática 1- BIBLIOGRAFIA INDICADA Bibliteca Virtual Pearsn MACEDO, Luiz Rbert de, CASTANHEIRA, Nelsn Pereira, ROCHA, Alex. Tópics de matemática aplicada. Curitiba: Ibpex, 2006. PARKIN, Michael.

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS GRAFICOS DE x E R.

ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS GRAFICOS DE x E R. ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS GAFICOS DE E. Vims cm cnstruir e utilizar s gráfics de cntrle. Agra vams estudar sua capacidade de detectar perturbações n prcess. GÁFICO de Em um julgament, veredict final será

Leia mais

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização Bletim Técnic CAGED Prtaria 1129/2014 MTE Prdut : TOTVS 11 Flha de Pagament (MFP) Chamad : TPRQRW Data da criaçã : 26/08/2014 Data da revisã : 12/11/2014 País : Brasil Bancs de Dads : Prgress, Oracle e

Leia mais

COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK

COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK Use as instruções de acrd cm a versã d seu Outlk (2010, 2007 u 2003) Para saber a versã de seu Outlk, clique n menu Ajuda > Sbre Micrsft Office

Leia mais

Física E Extensivo V. 1

Física E Extensivo V. 1 Física E Extensiv V. 1 Exercícis 01) Verdadeira. Verdadeira. Temperatura mede a agitaçã ds átms. Verdadeira. Temperatura e energia cinética sã diretamente prprcinais. Verdadeira. Falsa. Crp nã tem calr.

Leia mais

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores;

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores; Prcediments de Avaliaçã das ITED ANACOM, 1ª ediçã Julh 2004 OBJECTIVO De acrd cm dispst n nº 1, d artº 22º, d Decret Lei nº 59/2000, de 19 de Abril (adiante designad cm DL59), a cnfrmidade da instalaçã

Leia mais

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês

Prova Escrita e Prova Oral de Inglês AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prva Escrita e Prva Oral de Inglês 11.º An de esclaridade DECRETO-LEI n.º 139/2012, de 5 de julh Prva (n.º367) 1.ªe 2.ª Fase 6

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

FKcorreiosg2_cp1 - Complemento Transportadoras

FKcorreiosg2_cp1 - Complemento Transportadoras FKcrreisg2_cp1 - Cmplement Transprtadras Instalaçã d módul Faça dwnlad d arquiv FKcrreisg2_cp1.zip, salvand- em uma pasta em seu cmputadr. Entre na área administrativa de sua lja: Entre n menu Móduls/Móduls.

Leia mais

Propriedades Mecânicas. Prof. Hamilton M. Viana

Propriedades Mecânicas. Prof. Hamilton M. Viana Propriedades Mecânicas Prof. Hamilton M. Viana Propriedades Mecânicas Propriedades Mecânicas Definem a resposta do material à aplicação de forças (solicitação mecânica). Força (tensão) Deformação Principais

Leia mais

ANA, Aeroportos de Portugal, S.A. Plano de Acções de Gestão e Redução de Ruído para o Aeroporto de Lisboa Resumo Não-Técnico

ANA, Aeroportos de Portugal, S.A. Plano de Acções de Gestão e Redução de Ruído para o Aeroporto de Lisboa Resumo Não-Técnico ANA, Aerprts de Prtugal, S.A. Plan de Acções de Gestã e Reduçã de Ruíd para Aerprt de Lisba Resum Nã-Técnic Janeir 2014 Aerprt de lisba Plan de Ações de Gestã e Reduçã de Ruíd 2013-2018 Cnteúd CONTEÚDO...

Leia mais

QUARTA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ONDAS TRANSFORMADORES DE QUARTO DE ONDA EWALDO ÉDER CARVALHO SANTANA JÚNIOR EE06115-67 TURMA2

QUARTA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ONDAS TRANSFORMADORES DE QUARTO DE ONDA EWALDO ÉDER CARVALHO SANTANA JÚNIOR EE06115-67 TURMA2 UNIVERSIDADE FEDERA DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOOGIA DEPARTAMENTE DE ENGENHARIA DA EETRICIDADE ABORATÓRIO DE ONDAS EETROMAGNÉTICAS QUARTA EXPERIÊNCIA DO ABORATÓRIO DE ONDAS TRANSFORMADORES

Leia mais

Volume II Isolamento Térmico

Volume II Isolamento Térmico INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ ÁREA TÉCNICA DE REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO DE AR TRANSFERÊNCIA DE CALOR (TCL) Vlume II Islament Térmic Curs Técnic Módul 2 Prf. Carls Babaid Net,

Leia mais

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 54 5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O nss bjetiv é avaliar desempenh ds dispsitivs pteletrônics LED e ftdetectres cm sensres de mediçã da variaçã da cncentraçã de pluentes particulads atmsférics. Cm este prpósit

Leia mais

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 Flrianóplis, 25 de janeir de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 1) Cnsiderações Gerais: A Federaçã Nacinal ds Estudantes de Engenharia Civil

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS10 Acess a Infrmaçã e engajament de stakehlders 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS10 (1/2) Delinear uma abrdagem sistemática para engajament

Leia mais

Questão 13. Questão 14. Resposta

Questão 13. Questão 14. Resposta Questã Uma empresa imprime cerca de.000 páginas de relatóris pr mês, usand uma impressra jat de tinta clrida. Excluind a amrtizaçã d valr da impressra, cust de impressã depende d preç d papel e ds cartuchs

Leia mais

Capacitância e Capacitores

Capacitância e Capacitores Nessa prática, farems um estud sbre capacitres. erá intrduzid cnceit de capacitância e estudarems as leis de carga e descarga de capacitres, bem cm as regras de assciaçã desses elements de circuit. empre

Leia mais

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000 ISO 9001:2008 alterações à versã de 2000 Já passaram quase it ans desde que a versã da ISO 9001 d an 2000 fi publicada, que cnduziu à necessidade de uma grande mudança para muitas rganizações, incluind

Leia mais

MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO

MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO CAPÍTULO 1 Volume 1 MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO 1 1.1- Introdução Concreto: agregados + cimento + água + aditivos. Sua resistência depende: do consumo de cimento, fator água-cimento, grau de adensamento,

Leia mais

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira R. Marquês Sá da Bandeira, 74, 2º 1069-076 Lisba, Prtugal Tel. +351 217-611-510 Fax. +351 217-611-529 E-mail. celpa@celpa.pt http://www.celpa.pt Psiçã CELPA Assciaçã da Indústria Papeleira Para: De: Estatut:

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta ATENÇÃO: Escreva a resluçã COMPLETA de cada questã n espaç a ela reservad. Nã basta escrever resultad final: é necessári mstrar s cálculs u racicíni utilizad. Questã Uma pessa pssui a quantia de R$7.560,00

Leia mais

3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos

3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos 3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos 3.1 INTRODUÇÃO Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada

Leia mais

Capítulo V. Técnicas de Análise de Circuitos

Capítulo V. Técnicas de Análise de Circuitos Capítul V Técnicas de Análise de Circuits 5.1 Intrduçã Analisar um circuit é bter um cnjunt de equações u valres que demnstram as características de funcinament d circuit. A análise é fundamental para

Leia mais

3 Aplicações dos Modelos de Análise de Crédito

3 Aplicações dos Modelos de Análise de Crédito 3 Aplicações ds Mdels de Análise de Crédit Pdem ser citads cm principais estuds realizads para previsã de inslvência de pessas jurídicas: Estud de Tamari O estud fi realizad n final da década de 50 e fi

Leia mais

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças)

PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) 20 05 3 PLD (Preç de Liquidaçã das Diferenças) PLD - 4ª Semana de Mai de 203 (8.05.203 a 24.05.203) PLD médi PLD médi 2 R$/MWh Sudeste Sul Nrdeste Nrte Sudeste 34,58 344,32 Pesada 360,7 360,7 360,7 360,7

Leia mais

METAS DE COMPREENSÃO:

METAS DE COMPREENSÃO: 1. TÓPICO GERADOR: Vivend n sécul XXI e pensand n futur. 2. METAS DE COMPREENSÃO: Essa atividade deverá ter cm meta que s aluns cmpreendam: cm se cnstrói saber científic; cm as áreas d saber estã inter-relacinadas

Leia mais

Direção do deslocamento

Direção do deslocamento Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítul 6: TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA Resum: Prfas. Bárbara e Márcia. INTRODUÇÃO A imprtância d cnceit de energia se baseia n princípi da cnservaçã da energia:

Leia mais

Em geometria, são usados símbolos e termos que devemos nos familiarizar:

Em geometria, são usados símbolos e termos que devemos nos familiarizar: IFS - ampus Sã Jsé Área de Refrigeraçã e ndicinament de r Prf. Gilsn ELEENTS E GEETRI Gemetria significa (em greg) medida de terra; ge = terra e metria = medida. nss redr estams cercads de frmas gemétricas,

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questã 1 Um cliente tenta negciar n banc a taa de jurs de um empréstim pel praz de um an O gerente diz que é pssível baiar a taa de jurs de 40% para 5% a an, mas, nesse cas, um valr

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Sã Paul 2013 1 1 INTRODUÇÃO Este Manual tem a finalidade de servir à nrmalizaçã da elabraçã de Trabalhs de Cnclusã de Curs TCC pr mei de artigs científics,

Leia mais

Segmentação de Imagem

Segmentação de Imagem em pr bjectiv dividir a imagem em regiões u bjects segund um critéri Frequentemente resultad nã é uma imagem mas um cnjunt de regiões/bjects A precisã da fase de segmentaçã determina sucess u falha ds

Leia mais

1 - Introdução. 2 - Desenvolvimento

1 - Introdução. 2 - Desenvolvimento Desenvlviment e Otimizaçã de Hidrciclnes Frente a Mdificações de Variáveis Gemétricas e de Prcess Hérmane Mntini da Silva 1 Gilssaha Franklin Maciel 2 Orientadra: Ph.D. Andréia Bicalh Henriques RESUMO

Leia mais

Transdutor de Potência (analógico)

Transdutor de Potência (analógico) Transdutr de Ptência (analógic) Revisã 3.2 21/08/2013 [1] Intrduçã Os transdutres analógics de ptência têm pr finalidade cnverter a ptência ativa e/u reativa de um sistema em um sinal cntínu (de tensã

Leia mais

Processos de desumidificação visam manter a Umidade Relativa do Ar em níveis abaixo de 50%.

Processos de desumidificação visam manter a Umidade Relativa do Ar em níveis abaixo de 50%. 1. TEORIA Para prcesss específics de utilizaçã, é necessári manter cndições de temperatura e umidade relativa d ar em cndições específicas para prduçã e u trabalh. Prcesss de desumidificaçã visam manter

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS Questã n 1 Cnheciments Específics O text dissertativ deve cmtemplar e desenvlver s aspects apresentads abaix. O papel d PPA é de instrument de planejament de médi/lng praz que visa à cntinuidade ds bjetivs

Leia mais

Aula 03 Circuitos CA

Aula 03 Circuitos CA Campus I Jã Pessa Disciplina: Análise de Circuits Curs Técnic Integrad em Eletrônica Prfª: Rafaelle Felician 1. Elements de Circuits n dmíni de Fasres Intrduçã Para cmpreender a respsta de dispsitivs básics

Leia mais

ABERTURAS EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO

ABERTURAS EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO Pntifícia Universidade Católica d Ri Grande d Sul Faculdade de Engenharia Curs de Engenharia Civil CONCRETO ARMADO III ABERTURAS EM ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO COMENTÁRIOS GERAIS 1/9 ABERTURAS EM

Leia mais

Teoria das dobras. 1. Não há estabilidade de pé, portanto resistência nula. Sem dobra.

Teoria das dobras. 1. Não há estabilidade de pé, portanto resistência nula. Sem dobra. Teoria das dobras Eng Josemairon Prado Pereira I. INTRODUÇÃO A teoria das dobras é baseada no princípio de enrijecimento das chapas lisas através de dobras. No caso do aço é a proteção da chapa lisa através

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estads-Membrs devem garantir que tdas as cndições u restrições relativas

Leia mais

JOSÉ MILTON DE ARAÚJO Departamento de Materiais e Construção FURG, Rio Grande, RS e-mail: ed.dunas@mikrus.com.br

JOSÉ MILTON DE ARAÚJO Departamento de Materiais e Construção FURG, Rio Grande, RS e-mail: ed.dunas@mikrus.com.br Teria e Prática na Engenharia Civil, n5, p1-10, Agst, 2004 Prcesss simplificads para cálcul de flechas de vigas de cncret armad Simplified prcedures t predictin f deflectins f reinfrced cncrete beams RESUMO

Leia mais

Questão 13. Questão 14. alternativa C

Questão 13. Questão 14. alternativa C Questã 13 O suc de laranja cncentrad da marca M cntém 20 mg de vitamina C pr 50 ml de suc cncentrad. Para ser cnsumid, deve ser diluíd cm água até que seu vlume seja 4 vezes mair que inicial. Pr utr lad,

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS1 Avaliaçã e Gerenciament de Riscs e Impacts Sciais e Ambientais 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS1 Identificar, avaliar e gerir s

Leia mais

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários.

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários. OBJETIVO Este dcument tem cm bjetiv definir as plíticas referentes à relaçã entre a Siux e seus funcináris. A Siux se reserva direit de alterar suas plíticas em funçã ds nvs cenáris da empresa sem avis

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ELETRODEPOSIÇÃO INTRODUÇÃO

FUNDAMENTOS DA ELETRODEPOSIÇÃO INTRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA FUNDAMENTOS DA ELETRODEPOSIÇÃO INTRODUÇÃO DISCIPLINA : ELETROQUÍMICA APLICADA

Leia mais

o que se entende por lente.

o que se entende por lente. 1062.0041 As lentes esféricas e suas principais características. 1. Habilidades e cmpetências. 3. Mntagem. B ::; A términ desta atividade alun deverá ter Cas necessári cnsulte a instruçã ]992.021. cmpetência

Leia mais

GESTÃO DE LABORATÓRIOS

GESTÃO DE LABORATÓRIOS Seminári Luanda, 26,27,28,29 e 30 de Mai de 2014 - Htel **** Guia Prática GESTÃO DE LABORATÓRIOS Finanças Assegure uma gestã eficaz de tdas as áreas 40 hras de Frmaçã Especializada Cnceits ecnómic-financeirs

Leia mais

0,2. Propriedades do pilar. Contribuição do aço δ obtêm-se através da expressão: N pl,rd. é a resistência plástica à compressão da secção.

0,2. Propriedades do pilar. Contribuição do aço δ obtêm-se através da expressão: N pl,rd. é a resistência plástica à compressão da secção. Propriedades do pilar Contribuição do aço δ obtêm-se através da expressão: δ A a f yd pl,rd 0,2 δ 0,9 pl,rd é a resistência plástica à compressão da secção. Esbelteza relativa λ obtêm-se através da expressão:

Leia mais

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA AQUISIÇÃO DE IMAGENS RADIOLÓGICAS PARA CRIAÇÃO DE RÉPLICAS FETAIS ATRAVÉS DE IMPRESSÃO 3D

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA AQUISIÇÃO DE IMAGENS RADIOLÓGICAS PARA CRIAÇÃO DE RÉPLICAS FETAIS ATRAVÉS DE IMPRESSÃO 3D RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA AQUISIÇÃO DE IMAGENS RADIOLÓGICAS PARA CRIAÇÃO DE RÉPLICAS FETAIS ATRAVÉS DE IMPRESSÃO 3D ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FETAL ANEXO 1 TUTORIAL PARA EXPORTAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO 10 TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO DE EIXOS

CAPÍTULO 10 TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO DE EIXOS CAPÍTULO 0 TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO DE EIXOS TRANSLAÇÃO DE EIXOS NO R Sejam O e O s eis primitivs, d Sistema Cartesian de Eis Crdenads cm rigem O(0,0). Sejam O e O s nvs eis crdenads cm rigem O (h,k), depis

Leia mais

Lugar Geométrico das Raízes. Lugar Geométrico das Raízes. Lugar Geométrico das Raízes

Lugar Geométrico das Raízes. Lugar Geométrico das Raízes. Lugar Geométrico das Raízes Cnstruíd dretamente a partr ds póls e zers da funçã de transferênca de malha aberta H(. Os póls de malha fechada sã sluçã da equaçã + H( = 0, u: arg( H( ) = ± 80 (k+), k = 0,,,... H( = Para cada pnt s

Leia mais

Vantagens do Sistema Trifásico

Vantagens do Sistema Trifásico Vantagens d Sistema Trifásic Original: 6-06-03 Hmer Sette Revisã: 30-06-03 Agra que sistema trifásic chegu as amplificadres, cm advent d TRI 6000 S da Etelj, interesse pel assunt na cmunidade de áudi aumentu

Leia mais

Supply Chain Game. EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autor: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves

Supply Chain Game. EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autor: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Supply Chain Game EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autr: Prf. Dr. Daniel Bertli Gnçalves Exercíci Prátic 1 Simuland uma Cadeia e planejand seus estques Lcal: em sala de aula Material

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS ATRIBUÍDOS AOS ANTIGOS COMBATENTES?

DÚVIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS ATRIBUÍDOS AOS ANTIGOS COMBATENTES? DÚVIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS ATRIBUÍDOS AOS ANTIGOS COMBATENTES? ÂMBITO PESSOAL O regime jurídic d serviç militar prestad em cndições especiais de dificuldade u perig, aprvad pela Lei n.º 9/2002, de 11

Leia mais

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito* 20 Api O Setr Elétric / Julh de 2009 Desenvlviment da Iluminaçã Pública n Brasil Capítul VII Prjets de eficiência energética em iluminaçã pública Pr Lucian Haas Rsit* Neste capítul abrdarems s prjets de

Leia mais

COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA

COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA COMPARAÇÃO DE CURVAS DE SOBREVIVÊNCIA O prblema de cmparaçã de distribuições de sbrevivências surge cm freqüência em estuds de sbrevivência. Pr exempl, pde ser de interesse cmparar dis trataments para

Leia mais

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010

CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo Brasil 31 de agosto a 2 de setembro 2010 CONSTRUMETAL 2010 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA Sã Paul Brasil 31 de agst a 2 de setembr 2010 PRESCRIÇÕES DE SOLDAS APLICADAS EM LIGAÇÕES COM BASE NA NORMA BRASILEIRA DE PROJETO DE

Leia mais

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1 OBMEP Nível 3 ª Fase Sluções QUESTÃO. Quincas Brba uniu quatr blcs retangulares de madeira, cada um cm 4 cm de cmpriment, cm de largura e cm de altura, frmand bjet mstrad na figura. A) Qual é vlume deste

Leia mais

AULA CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA

AULA CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA APOSTILA ELÉTRIA PARA AULA 11 MÓDULO - 1 ORRENTE ONTÍNUA E ALTERNADA Induçã Eletrmagnética Geraçã de crrente cntínua e alternada Frmas de nda - icl - Períd - Frequência lts de pic e pic-a-pic Tensã eficaz

Leia mais

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal d Ceará Campus de Sbral Curs de Engenharia da Cmputaçã Regulament para realizaçã d Trabalh de Cnclusã de Curs Intrduçã Este dcument estabelece as regras básicas para funcinament das

Leia mais

ISCTE. SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA E PLANEAMENTO Ano Lectivo 2003/2004 (2º Semestre) ESTATÍSTICA II. (Interpretação de Outputs de SPSS)

ISCTE. SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA E PLANEAMENTO Ano Lectivo 2003/2004 (2º Semestre) ESTATÍSTICA II. (Interpretação de Outputs de SPSS) ISCTE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA E PLANEAMENTO An Lectiv 2003/2004 (2º Semestre) ESTATÍSTICA II (Interpretaçã de Outputs de SPSS) Interval de Cnfiança para a Média Ppulacinal Ensai de Hipóteses para a Média

Leia mais

APRESENTAÇÃO. João Pessoa, 22 de outubro de 2007. RICARDO VIEIRA COUTINHO Prefeito

APRESENTAÇÃO. João Pessoa, 22 de outubro de 2007. RICARDO VIEIRA COUTINHO Prefeito APRESENTAÇÃO Este manual tem bjetiv de servir cm base de infrmaçã e rientaçã as órgãs setriais de pessal da Administraçã Direta, assim cm as servidres, nde irã encntrar n Manual d Servidr(a) Apsentável

Leia mais

CAPÍTULO 2 RETIFICADORES A DIODO 2.1 - RETIFICADOR MONOFÁSICO DE MEIA ONDA A DIODO. a) Carga Resistiva Pura

CAPÍTULO 2 RETIFICADORES A DIODO 2.1 - RETIFICADOR MONOFÁSICO DE MEIA ONDA A DIODO. a) Carga Resistiva Pura CAPÍTULO ETFCADOES A DODO.1 ETFCADO MONOFÁSCO DE MEA ONDA A DODO a) Carga esistiva Pura A estrutura d retificadr mnfásic de meia nda alimentand uma carga resistiva está representada na figura.1. v D D

Leia mais

TÉCNICAS NÃO-PARAMÉTRICAS

TÉCNICAS NÃO-PARAMÉTRICAS TÉCNICAS NÃO-PARAMÉTRICAS O pass inicial de qualquer análise estatística cnsiste em uma descriçã ds dads através de análise descritiva (tabelas, medidas e gráfics). Cm a presença de censura invalida esse

Leia mais

(1) de Newton F=ma, se x(t) é a

(1) de Newton F=ma, se x(t) é a EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E APLICAÇÕES Ana Maria S. Luz (anamluz@ul.cm.br - blsista PIBIC/CNPQ) e Prf. Dr. Francisc Júli Sbreira de Araúj Crrêa (fjuli@ufpa.br - rientadr), Departament de Matemática,

Leia mais

T12 Resolução de problemas operacionais numa Companhia Aérea

T12 Resolução de problemas operacionais numa Companhia Aérea T12 Resluçã de prblemas peracinais numa Cmpanhia Aérea Objectiv Criar um Sistema Multi-Agente (SMA) que permita mnitrizar e reslver s prblemas relacinads cm s aviões, tripulações e passageirs de uma cmpanhia

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Análise de Circuitos RL e RC

CAPÍTULO VIII. Análise de Circuitos RL e RC CAPÍTUO VIII Análise de Circuits e 8.1 Intrduçã Neste capítul serã estudads alguns circuits simples que utilizam elements armazenadres. Primeiramente, serã analisads s circuits (que pssuem apenas um resistr

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro.

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro. Universidade Luterana d Brasil Faculdade de Infrmática Disciplina de Engenharia de Sftware Prfessr Luís Fernand Garcia www.garcia.pr.br EVOLUÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 10 Sistemas Legads O investiment

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

Design Patterns ABSTRACT FACTORY EMERSON BARROS DE MENESES

Design Patterns ABSTRACT FACTORY EMERSON BARROS DE MENESES Design Patterns ABSTRACT FACTORY EMERSON BARROS DE MENESES 1 Breve Históric Sbre Design Patterns A rigem ds Design Patterns (Padrões de Desenh u ainda Padrões de Prjet) vem d trabalh de um arquitet chamad

Leia mais

Dissídio Retroativo. Cálculos INSS, FGTS e geração da SEFIP

Dissídio Retroativo. Cálculos INSS, FGTS e geração da SEFIP Dissídi Retrativ Cálculs INSS, FGTS e geraçã da SEFIP A rtina de Cálcul de Dissídi Retrativ fi reestruturada para atender a legislaçã da Previdência Scial. A rtina de Aument Salarial (GPER200) deve ser

Leia mais

As propriedades do gás estelar

As propriedades do gás estelar As prpriedades d gás estelar Estrelas sã massas gassas mantidas gravitacinalmente cm uma frma quase esférica e que apresentam prduçã própria de energia. A definiçã acima, além de nã ser a mais precisa

Leia mais

Questão 48. Questão 46. Questão 47. Questão 49. alternativa A. alternativa B. alternativa C

Questão 48. Questão 46. Questão 47. Questão 49. alternativa A. alternativa B. alternativa C Questã 46 O ceficiente de atrit e índice de refraçã sã grandezas adimensinais, u seja, sã valres numérics sem unidade. Iss acntece prque a) sã definids pela razã entre grandezas de mesma dimensã. b) nã

Leia mais

Lista de Exercício COMPLEMENTAR de Termoquímica e Termodinâmica

Lista de Exercício COMPLEMENTAR de Termoquímica e Termodinâmica Lista de Exercíci COMPLEMENTAR de Termquímica e Termdinâmica 1) A água expande-se quand cngela. Quant trabalh realiza uma amstra de 100g de água quand cngela a 0 C e estura um can de água quand a pressã

Leia mais

Questão 2. Questão 1. Resposta. Resposta

Questão 2. Questão 1. Resposta. Resposta Instruções: Indique claramente as respstas ds itens de cada questã, frnecend as unidades, cas existam Apresente de frma clara e rdenada s passs utilizads na resluçã das questões Expressões incmpreensíveis,

Leia mais

SOGILUB.NET MANUAL DO UTILIZADOR

SOGILUB.NET MANUAL DO UTILIZADOR SOGILUB.NET MANUAL DO UTILIZADOR Índice Intrduçã... 3 Aspect Gráfic... 4 Regist na aplicaçã... 5 Recuperaçã de Códigs de Acess... 6 Área Reservada... 8 Entrar na Área Reservada... 8 Editar Perfil... 9

Leia mais

Aula 11 Bibliotecas de função

Aula 11 Bibliotecas de função Universidade Federal d Espírit Sant Centr Tecnlógic Departament de Infrmática Prgramaçã Básica de Cmputadres Prf. Vítr E. Silva Suza Aula 11 Biblitecas de funçã 1. Intrduçã À medida que um prgrama cresce

Leia mais