Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Endocrinologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Endocrinologia"

Transcrição

1 Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear Endocrinologia

2 Este documento foi elaborado conforme orientações da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, visando aproximar ainda mais nossa especialidade à prática médica diária. Qualquer dúvida ou informação adicional, estaremos a disposição para atendê-lo ou acesse nosso site Atenciosamente, Dr. Thércio M.S.Rocha e Equipe Cintilus - Medicina Nuclear

3 CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE COM OU SEM CAPTAÇÃO COM IODO-131 Como deve ser solicitado: Cintilografia de tireóide com Iodo-131 Código AMB Código CBHPM Indicação: Este estudo é indicado para avaliação do funcionamento da glândula tireóide, tireóide ectópica, tireóide mergulhante, caracterização de nódulos tireoideanas, causas de hipertireoidismo, causas de hipotireoidismo, tireoidite subaguda, hipotireoidismo congênito, defeito de síntese dos hormônios tireoideanas e pré-radioiodoterapia. Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico O paciente recebe o radiofármaco por via oral e retorna 2 e 24 horas após para realização das imagens. Radiofármaco: Iodeto de sódio-131 Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas imagens estáticas da região cervical com duração aproximada de 15 minutos em cada retorno.

4 CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE COM OU SEM CAPTAÇÃO COM IODO-123 Como deve ser solicitado: Cintilografia de tireóide com Iodo-123 Código AMB Código CBHPM Indicação: Este estudo é indicado para avaliação do funcionamento da glândula tireóide, tireóide ectópica, tireóide mergulhante, caracterização de nódulos tireoideanas, causas de hipertireoidismo, causas de hipotireoidismo, tireoidite subaguda, hipotireoidismo congênito, defeito de síntese dos hormônios tireoideanas e pré-radioiodoterapia. Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico O paciente recebe o radiofármaco por via endovenosa e retorna 2 e 24 horas após para realização das imagens. Radiofármaco: Iodeto de sódio-123 Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas imagens estáticas da região cervical com duração aproximada de 15 minutos em cada retorno. Comentário: Preferível na utilização em pediatria pois fornece imagem com maior resolução e com menor exposição para o paciente.

5 CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE COM OU SEM CAPTAÇÃO COM TC 99m Como deve ser solicitado: Cintilografia de tireóide com Tc 99m Código AMB Código CBHPM Indicação: Este estudo é indicado para avaliação do funcionamento da glândula tireóide, tireóide ectópica, tireóide mergulhante, caracterização de nódulos tireoideanas, causas de hipertireoidismo, causas de hipotireoidismo, tireoidite subaguda, hipotireoidismo congênito, defeito de síntese dos hormônios tireoideanas e pré-radioiodoterapia. Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico O paciente realiza as imagens imediatamente após a administração por via endovenosa do radiofármaco. Radiofármaco: Tc 99m Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas imagens anterior e obliquas da região cervical com duração total do exame de aproximadamente 30 minutos. Comentário: Preferível na utilização em pediatria e em pacientes com nódulos pequenos pois fornece imagem com maior resolução. Apresenta menor exposição para o paciente e menor tempo de exame.

6 vem diminuindo.

7

8 CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE ou PCI COM TESTE DE ESTÍMULO (TSH) Como deve ser solicitado: teste de estímulo com TSH Código AMB Código CBHPM Indicação: Este estudo é indicado para aumentar a captação tireoideanas em pacientes candidatos a radioiodoterapia que apresentam bócio difuso, baixa captação e hipertireoidismo subclínico. Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico 3. Para o teste de estímulo o paciente deverá receber TSH por 2 dias antes da data agendada O procedimento é realizado nos 2 dias que antecedem a data do agendamento da cintilografia, sendo realizadas em cada um deles uma injeção intramuscular do TSH recombinante. Radiofármaco: I-131 Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas imagens anterior e obliquas da região cervical com duração total do exame de aproximadamente 30 minutos. Comentário: Teste feito em conjunto como a cintilografia de tireóide, ou mais comumente, por se tratar de um procedimento caro, com a pesquisa de corpo inteiro com I-131.

9 Cintilografia da tireóide com teste de supressão (T3 ou T4) Como deve ser solicitado: Cintilografia de tireóide com captação e teste de supressão Código AMB e Código CBHPM e Indicação: Este estudo é indicado para caracterizar a autonomia de nódulos tireoideanas Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico 3. Para o teste de supressão o paciente deverá receber T3 ou T4 durante 10 dias antes da data agendada O estudo é realizado em 2 dias com pelo menos 10 dias de intervalo entre eles, nos dois as imagens são realizadas imediatamente após a administração por via endovenosa do radiofármaco. Radiofármaco: Tc 99m Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas imagens anterior e obliquas da região cervical com duração total do exame de aproximadamente 30 minutos. Comentário: Teste feito em conjunto como a cintilografia de tireóide, pois é necessário um estudo sem estímulo para a avaliação da efetividade do teste.

10 Cintilografia de Paratireóide Como deve ser solicitado: Cintilografia de paratireóides Código AMB Código CBHPM Indicação: Pesquisar adenomas de paratireóide,hiperplasia de paratireóide em pacientes com hiper-paratireoidismo e recorrência e recidiva após cirurgia. Preparo: Não há O estudo é iniciado 10 minutos após administração por via endovenosa do radiofármaco e repetido 3 horas após. Radiofármaco: Sestamibi-Tc 99m Paciente em decúbito dorsal, são realizadas imagens estáticas na projeção anterior da cervical e do tórax e imagem tomográfica do tórax no retorno de 3 horas. Comentário: O estudo das paratireóides também pode ser realizado com Tl-201, porém esse radioisótopo fornece uma maior exposição ao paciente, sendo muito pouco utilizado para esse fim atualmente. Cintilografia de Paratireóides

11 Cintilografia de Corpo Inteiro com 131 I ou 123 I Como deve ser solicitado: Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo ou PCI- IODO Código AMB Código CBHPM Indicação: Pesquisar restos tireoideanas após tireoidectomia total e metástases de carcinoma diferenciado de tireóide. Preparo: Evitar substâncias que contenham iodo ou interfiram na função tireoideana (alimentação, medicação, cosméticos, estudos contrastados). Na data do agendamento uma dieta será passada para ser seguida rigorosamente. O estudo é iniciado 48 horas após administração por via oral do radiofármaco. Radiofármaco: iodeto- 131 I ou 123 I Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas varreduras anterior e posterior de corpo inteiro e imagens adicionais a critério médico. PCI Iodo-131

12 Cintilografia de Corpo Inteiro com Octreotide- 111 In Como deve ser solicitado: Cintilografia de Corpo Inteiro com Octreotide Código AMB ainda sem código Código CBHPM Indicação: utilizado principalmente na avaliação de processos oncológicos de linhagem neuroendócrinas. Preparo: Suspender uso de sandostatina (octreotide frio) O estudo é iniciado de 4 a 6 horas e 24 horas após administração por via venosa do radiofármaco. Radiofármaco: Octreotide-111In (octreotide marcado com Índio-111) Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas varreduras anterior e posterior de corpo inteiro e imagens adicionais a critério médico. PCI - Octreotídeo

13 Cintilografia de Corpo Inteiro com Tálio-201 Como deve ser solicitado: Cintilografia de Corpo Inteiro com Tálio-201 Código AMB ainda sem código Código CBHPM ainda sem código Indicação: O exame pode ser utilizado na avaliação de pacientes que foram submetidos à tireoidectomia total por carcinoma diferenciado da tireóide como alternativa à pesquisa de corpo inteiro com iodo-131, não sendo necessária a suspensão da reposição hormonal tireoideanas. O exame pode ser utilizado também na avaliação de outros processos oncológicos. Preparo: Não há O estudo é iniciado 10 a 20 minutos e repetido 2 após administração por via venosa do radiofármaco. Radiofármaco: Cloreto de Tálio-201 Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas varreduras anterior e posterior de corpo inteiro e imagens adicionais a critério médico.

14 Cintilografia de Corpo Inteiro com MIBI- 99m Tc Como deve ser solicitado: Cintilografia de Corpo Inteiro com MIBI- 99m Tc Código AMB ainda sem código Código CBHPM ainda sem código Indicação: O exame pode ser utilizado na avaliação de pacientes que foram submetidos à tireoidectomia total por carcinoma diferenciado da tireóide como alternativa à pesquisa de corpo inteiro com iodo-131, não sendo necessário a suspensão da reposição hormonal tireoideanas. O exame pode ser utilizado também na avaliação de outros processos oncológicos como o mieloma múltiplo, avaliação de predição de resposta ao tratamento quimioterápico em pacientes com sarcomas de partes moles. Preparo: Não há O estudo é iniciado 10 minutos após administração por via venosa do radiofármaco e repetido após 2 horas. Radiofármaco: MIBI- 99m Tc (sestamibi marcado com Tecnécio-99m) Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas varreduras anterior e posterior de corpo inteiro e imagens adicionais a critério médico. PCI MIBI 99m TC

15 Cintilografia de Corpo Inteiro com DMSA-V- 99m T c Como deve ser solicitado: Cintilografia de Corpo Inteiro ou Pesquisa de Corpo Inteiro com DMSA pentavalente Código AMB ainda sem código Código CBHPM ainda sem código Indicação: O exame é um dos utilizados para avaliação de tumoração de linhagem neuroectodérmica, como por exemplo o carcinoma medular da tireóide. Preparo: Não há O estudo é iniciado 90 minutos após administração por via venosa do radiofármaco. Radiofármaco: DMSA-V- 99m Tc (ácido dimercaptosuccínico pentavalente marcado com Tecnécio 99m) Paciente em decúbito dorsal horizontal. São realizadas varreduras anterior e posterior de corpo inteiro e imagens adicionais a critério médico.

16 Terapia em Endocrinologia Tratamento do hipertireoidismo (Doença de Basendown-Graves) Como deve ser solicitado: Tratamento de hipertireoidismo - Graves Código AMB Código CBHPM Indicação: Tratamento de hipertireoidismo - Bócio nodular tóxico- Doença de Basendown-Graves Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico O paciente recebe o radiofármaco por via oral, permanece em jejum por mais 2 horas e em dieta por mais 2 dias. Radiofármaco: Iodeto de sódio-131 Este procedimento não requer imagens. Comentário: Importante o paciente ter realizado uma cintilografia de captação de tireóide prévia para o cálculo da atividade eficaz a ser administrada na terapia.

17 Terapia em Endocrinologia Tratamento do hipertireoidismo (Doença de Plummer) Como deve ser solicitado: Tratamento de hipertireoidismo - Plummer Código AMB Código CBHPM Indicação: Tratamento de hipertireoidismo- Bócio nodular tóxico- Doença de Plummer Preparo: 1. Paciente deve se apresentar para exame em jejum de 4 horas 2. Nos 14 dias que precedem o exame, o paciente não poderá fazer uso de substâncias, alimentos ou medicamentos que contenham iodo: Cosméticos: tintura de cabelos; esmalte vermelho para unhas; base para unhas fracas (Casco de cavalo, etc.); bronzeadores vermelhos Alimentos: peixes e frutos do mar; verduras de folhas escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, brócolis); caqui e abacate; Coca-Cola, Pepsi Cola; whisky e Toddy (rótulo amarelo) Medicamentos: remédios para a tireóide (hormônios da tireóide, propiltiouracil, PTU, Tapazol) - suspender após consultar o médico da Medicina Nuclear ou seguir a orientação do médico do paciente; - Xaropes para tosse à base de iodetos (Iodepol, MM Expectorante e similares); Corticóides; Complexos de vitamina e sais minerais que contenham iodeto; contrastes iodados de exames radiológicos Pacientes em uso de Ancoron, Atlansil ou Miodaron devem avisar o Departamento de Imagem para que os médicos da Medicina Nuclear entrem em contato com seu médico O paciente recebe o radiofármaco por via oral, permanece em jejum por mais 2 horas e em dieta por mais 2 dias. Radiofármaco: Iodeto de sódio-131 Este procedimento não requer imagens. Comentário: Importante o paciente ter realizado uma cintilografia de captação de tireóide prévia para o cálculo da atividade eficaz a ser administrada na terapia.

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Oncologia

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Oncologia Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear Oncologia Este documento foi elaborado conforme orientações da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, visando aproximar ainda mais nossa

Leia mais

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Ortopedia

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Ortopedia Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear Ortopedia Este documento foi elaborado conforme orientações da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, visando aproximar ainda mais nossa

Leia mais

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Neurologia

Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear. Neurologia Orientações sobre procedimentos em Medicina Nuclear Neurologia Este documento foi elaborado conforme orientações da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, visando aproximar ainda mais nossa

Leia mais

CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO

CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Leia mais

Câncer de Tireóide. O segredo da cura é a eterna vigilância

Câncer de Tireóide. O segredo da cura é a eterna vigilância Câncer de Tireóide Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O câncer de tireóide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula

Leia mais

Agenda. Nódulo da Tireóide. Medicina Nuclear. Medicina Nuclear em Cardiologia 17/10/2011

Agenda. Nódulo da Tireóide. Medicina Nuclear. Medicina Nuclear em Cardiologia 17/10/2011 Agenda Medicina Nuclear Endocrinologia Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com O objetivo desta aula é abordar a Medicina nuclear em endocrinologia (notadamente aplicações Câncer de Tireóide).

Leia mais

Medicina Nuclear Diagnóstico

Medicina Nuclear Diagnóstico Medicina Nuclear Diagnóstico André Henrique Dias RADIOFÁRMACOS RADIONUCLÍDEOS 123 Iodo 131 Iodo 99m TcO 4- RADIONUCLÍDEOS PROPRIEDADES FÍSICAS 99m TcO 4- Semi-vida: 6 horas Energia gama: 140 kev 123 Iodo

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia computadorizada

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia computadorizada Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia computadorizada Figura 1: Radiografia de tórax em incidência póstero anterior Figura 2: Tomografia computadorizada de tórax com contraste em corte coronal e sagital

Leia mais

MEDICINA NUCLEAR TERAPÊUTICA DE HIPERTIROIDISMO. Susana Carmona

MEDICINA NUCLEAR TERAPÊUTICA DE HIPERTIROIDISMO. Susana Carmona MEDICINA NUCLEAR TERAPÊUTICA DE HIPERTIROIDISMO Susana Carmona Medicina Nuclear Terapêutica de hipertiroidismo Indicações/contra-indicações Actividade de I-131 a administrar Procedimento Experiência do

Leia mais

Discussão do atual estágio de desenvolvimento tecnológico da produção de energia nuclear no país

Discussão do atual estágio de desenvolvimento tecnológico da produção de energia nuclear no país Discussão do atual estágio de desenvolvimento tecnológico da produção de energia nuclear no país José Soares Junior Presidente da SBBMN (Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular)

Leia mais

Carcinoma de tireóide ide na infância

Carcinoma de tireóide ide na infância Carcinoma de tireóide ide na infância Dra. Rossana Corbo INCa/UFRJ 2006 Incidência: 5 casos/milhão /ano EUA (1973 1977) crianças as com idade inferior a 20 anos Apresentação clinica: predomínio em meninas

Leia mais

Protocolo para Tratamento de Carcinoma Diferenciado de Tireoide

Protocolo para Tratamento de Carcinoma Diferenciado de Tireoide Protocolo para Tratamento de Carcinoma Diferenciado de Tireoide Serviços de Endocrinologia e Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Apresentadora: Maíra Melo da

Leia mais

Medicina Nuclear. Cintilografia

Medicina Nuclear. Cintilografia Medicina Nuclear Cintilografia Conheça o serviço Corredor de Acesso Porta Entrada Sala Quente Espera Sala Injeção Injetados Espera Injetados Teste Ergométrico Conheça o Serviço Comando Sala de Exames Composição

Leia mais

Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013)

Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013) Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013) Van Lieshout J, Felix-Schollaart B, Bolsius EJM, Boer AM, Burgers JS, Bouma M., Sijbom M. traduzido do original em holandês por Luiz

Leia mais

www.imaginologia.com.br Imaginologia.com.br - Radiologia e Diagnóstico por Imagem para médicos clínicos e cirurgiões.

www.imaginologia.com.br Imaginologia.com.br - Radiologia e Diagnóstico por Imagem para médicos clínicos e cirurgiões. www.imaginologia.com.br Imaginologia.com.br - Radiologia e Diagnóstico por Imagem para médicos clínicos e cirurgiões. 1 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE EXAMES DE MEDICINA NUCLEAR R e d a t o r

Leia mais

CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR Manual de Normas, Rotinas e Procedimentos Sumário

CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR Manual de Normas, Rotinas e Procedimentos Sumário CENTRO DE MEDICINA NUCLEAR Sumário NORMAS OPERACIONAIS Fluxograma dos Pacientes Fluxo de Pacientes antes ou após Cintilografia sem Ergometria e/ou Acompanhantes Fluxo de Pacientes após Ergometria Protocolo

Leia mais

MANUAL DA IODOTERAPIA. Para cuidar de si!

MANUAL DA IODOTERAPIA. Para cuidar de si! Para cuidar de si! TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE IDENTIFICAÇÃO DO DOENTE Vinheta do Doente FICHA TÉCNICA EDIÇÃO IPO-Porto PROPRIEDADE IPO-Porto TEXTOS IPO-Porto Versão 2 / Julho 2015 SERVIÇO DE MEDICINA

Leia mais

Cintilografia Cerebral LARYSSA MARINNA RESIDENTE DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA

Cintilografia Cerebral LARYSSA MARINNA RESIDENTE DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA Cintilografia Cerebral LARYSSA MARINNA RESIDENTE DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA A cintilografia tomográfica da perfusão cerebral (SPECT) detecta alterações da perfusão sanguínea cerebral inclusive na ausência

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI)

INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI) INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI) Importante: A Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI) NÃO deve ser realizada em mulheres grávidas! Caso haja qualquer dúvida de risco de gestação,

Leia mais

TIREÓIDE. O que é tireóide?

TIREÓIDE. O que é tireóide? TIREÓIDE O que é tireóide? A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, situada no pescoço, logo abaixo do ossinho do pescoço, popularmente conhecido como gogó. A tireóide produz um hormônio capaz

Leia mais

Diretrizes ANS para realização do PET Scan / PET CT. Segundo diretrizes ANS

Diretrizes ANS para realização do PET Scan / PET CT. Segundo diretrizes ANS Diretrizes ANS para realização do PET Scan / PET CT Segundo diretrizes ANS Referencia Bibliográfica: Site ANS: http://www.ans.gov.br/images/stories/a_ans/transparencia_institucional/consulta_despachos_poder_judiciari

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DISCIPLINA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Câncer da Tireóide. Dr. Pedro Collares Maia Filho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DISCIPLINA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Câncer da Tireóide. Dr. Pedro Collares Maia Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DISCIPLINA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Câncer da Tireóide Maia Filho Revisão da Anatomia REVISÃO ANATOMIA REVISÃO ANATOMIA REVISÃO ANATOMIA REVISÃO

Leia mais

Diretriz para tratamento da dor óssea metastática com radioisótopos

Diretriz para tratamento da dor óssea metastática com radioisótopos Diretriz para tratamento da dor óssea metastática com radioisótopos Contribuição : Alexandre Barbosa Cancela Moreira Revisão : Bárbara Juarez Amorim Edição : Elba Cristina Sá de Camargo Etchebehere I.

Leia mais

Apresentador: Dr. Saul Oliveira e Costa Coordenador: Dr. Gustavo Caldas

Apresentador: Dr. Saul Oliveira e Costa Coordenador: Dr. Gustavo Caldas Apresentador: Dr. Saul Oliveira e Costa Coordenador: Dr. Gustavo Caldas Câncer Anaplásico de Tireóide INTRODUÇÃO Prognóstico => 6 meses após diagnóstico 1,7% dos cânceres da tireóide Incidência caindo:

Leia mais

TÉCNICA EM RADIOLOGIA

TÉCNICA EM RADIOLOGIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO Hospital Universitário TÉCNICA EM RADIOLOGIA Parte I: Múltipla Escolha Hospital Universitário

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS PORTARIA 13/2014

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS PORTARIA 13/2014 PORTARIA 13/2014 Dispõe sobre os parâmetros do exame PET-CT Dedicado Oncológico. O DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-IPERGS, no uso de suas atribuições conferidas

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR Princípios e Aplicações

PROCEDIMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR Princípios e Aplicações PROCEDIMENTOS DE MEDICINA NUCLEAR Princípios e Aplicações VIII Encontro de Técnicos de Radiologia da Alta Noroeste Marco Antônio de Carvalho Físico Médico e Supervisor de Radioproteção em Medicina Nuclear

Leia mais

MEDICINA NUCLEAR Lidia Vasconcellos de Sá 2011

MEDICINA NUCLEAR Lidia Vasconcellos de Sá 2011 MEDICINA NUCLEAR Lidia Vasconcellos de Sá 2011 APLICAÇÕES NA ÁREA MÉDICA RADIODIAGNÓSTICO RADIOTERAPIA MEDICINA NUCLEAR USO DE FONTES DE RADIAÇÃO NA ÁREA MÉDICA RAIOS-X DIAGNÓSTICO: equipamentos emissores

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Jatin Das TIREÓIDE

SISTEMA ENDÓCRINO. Jatin Das TIREÓIDE SISTEMA ENDÓCRINO Jatin Das Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o desenvolvimento de vários órgãos no período embrionário, rio, mas também m são responsáveis pelo crescimento, a diferenciação

Leia mais

REAÇÃO ALÉRGICA AO CONTRASTE IODADO

REAÇÃO ALÉRGICA AO CONTRASTE IODADO 1 de 7 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial RN, IA 1 Objetivo: Identificar, qualificar e principalmente evitar qualquer tipo

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Doenças da Tireóide. Prof. Fernando Ramos

Doenças da Tireóide. Prof. Fernando Ramos Doenças da Tireóide Prof. Fernando Ramos Introdução A tireóide é uma glândula localiza na porção anterior do pescoço e responde pela produção de hormônios como Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4) que

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME PROTOCOLO DE ABDOME TOTAL POSIÇÃO DORSAL: Paciente em decúbito dorsal, entrando primeiro com a cabeça, apoiada sobre o suporte reto, braços elevados acima da cabeça.

Leia mais

Propil* propiltiouracila

Propil* propiltiouracila Propil* propiltiouracila PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Propil* Nome genérico: propiltiouracila Forma farmacêutica e apresentação: Propil* 100 mg em embalagem contendo 30 comprimidos. USO ADULTO

Leia mais

Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico:

Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico: Nota referente às unidades de dose registradas no prontuário eletrônico radiológico: Frente aos potenciais riscos envolvidos na exposição à radiação ionizante e com a reocupação de manter um controle transparente

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

Revised American Thyroid Association Management Guidelines for Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer.

Revised American Thyroid Association Management Guidelines for Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer. Conduta no NT Resultado citológico diagnóstico ou suspeito de CTP cirurgia é recomendada. (A) Nódulos parcialmente císticos com aspirados repetidamente não diagnósticos observação rigorosa ou cirurgia

Leia mais

Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT)

Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Biociências Departamento de Biofísica Biofísica Biomédica III BIO10016 Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT) Franciele Giongo e Luíza Fortes

Leia mais

Orientações aos pacientes sobre radioterapia

Orientações aos pacientes sobre radioterapia Orientações aos pacientes sobre radioterapia SUMÁRIO Prezado paciente....................... 03 O que é radioterapia?..................... 04 Quais os benefícios da Radioterapia?.............. 04 Como

Leia mais

PROPILRACIL propiltiouracila

PROPILRACIL propiltiouracila PROPILRACIL propiltiouracila Comprimido 100 mg MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE MODELO DE BULA RDC 47/2009 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Nome comercial: Propilracil Nome genérico: propiltiouracila

Leia mais

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE TIREOIDE COM ÊNFASE NA MEDICINA NUCLEAR

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE TIREOIDE COM ÊNFASE NA MEDICINA NUCLEAR Curso superior de Tecnologia em Radiologia Artigo de Revisão DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE TIREOIDE COM ÊNFASE NA MEDICINA NUCLEAR DIAGNOSIS AND TREATMENT OF CANCER WITH EMPHASIS ON THYROID NUCLEAR

Leia mais

CAPÍTULO 2 CÂNCER DE MAMA: AVALIAÇÃO INICIAL E ACOMPANHAMENTO. Ana Flavia Damasceno Luiz Gonzaga Porto. Introdução

CAPÍTULO 2 CÂNCER DE MAMA: AVALIAÇÃO INICIAL E ACOMPANHAMENTO. Ana Flavia Damasceno Luiz Gonzaga Porto. Introdução CAPÍTULO 2 CÂNCER DE MAMA: AVALIAÇÃO INICIAL E ACOMPANHAMENTO Ana Flavia Damasceno Luiz Gonzaga Porto Introdução É realizada a avaliação de um grupo de pacientes com relação a sua doença. E através dele

Leia mais

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A O Câncer de próstata (Cap) É o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos,

Leia mais

Senhor Presidente PROJETO DE LEI

Senhor Presidente PROJETO DE LEI Senhor Presidente PROJETO DE LEI " INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO MUNICÍPIO DE SÃO DE CAETANO DO SUL, O 'MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE TIREOIDE' NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural

PATOLOGIAS FETAIS E TRATAMENTO CLÍNICO INTRA-UTERINO. arritmias cardíacas. hipo e hipertireoidismo. defeitos do tubo neural 13. TERAPÊUTICA FETAL MEDICAMENTOSA Entende-se por terapêutica fetal medicamentosa ou clínica, quando nos valemos da administração de certos medicamentos específicos, visando o tratamento de alguma patologia

Leia mais

Academia Nacional de Medicina. Data: 07/04/2011 Hora: 18:00h

Academia Nacional de Medicina. Data: 07/04/2011 Hora: 18:00h Academia Nacional de Medicina Data: 07/04/2011 Hora: 18:00h Aplicabilidade Clínica da Medicina Nuclear Cláudio Tinoco Mesquita Conflito de interesse (CFM nº 1.595/00 de 18/5/2000 e ANVISA nº 120/2000 de

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

TEMA: Uso de Calcitriol no hipoparatireoidismo após cirurgia de tireóide

TEMA: Uso de Calcitriol no hipoparatireoidismo após cirurgia de tireóide NT 27/2012 Solicitante: Dra. Jacqueline de Souza Toledo e Dutra Juíza de Direito do 2º JESP do Juizado Especial da Comarca de Pouso Alegre Data: 29/11/2012 Medicamento X Material Procedimento Cobertura

Leia mais

DOENÇAS DA TIREÓIDE. A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios do tipo amina:

DOENÇAS DA TIREÓIDE. A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios do tipo amina: Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DOENÇAS DA TIREÓIDE 1 - HORMÔNIOS DA TIRÓIDE: A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios

Leia mais

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015 Portal do Holanda 10 de Junho de 2015. Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/semsa-e-cmspromovem-10-semana-de-controle-social Semsa e CMS promovem

Leia mais

Seminário Metástases Pulmonares

Seminário Metástases Pulmonares Seminário Metástases Pulmonares Tatiane Cardoso Motta 09/02/2011 CASO CLÍNICO Paciente do sexo feminino, 52 anos, refere que realizou RX de tórax de rotina que evidenciou nódulos pulmonares bilaterais.

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE TIREÓIDE

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE TIREÓIDE O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE TIREÓIDE 2 Se você ou alguém que você conhece recebeu diagnóstico de câncer da tireóide há pouco tempo ou mesmo há muitos anos, provavelmente as informações atualizadas

Leia mais

Como nosso corpo está organizado

Como nosso corpo está organizado Como nosso corpo está organizado Iodo Faz parte dos hormônios da tireoide, que controlam a produção de energia e o crescimentodocorpo.aleiobrigaaadiçãodeiodoaosaldecozinha. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

Leia mais

Tireóide. Prof. Thais Almeida

Tireóide. Prof. Thais Almeida Tireóide Prof. Thais Almeida Anatomia Localização: região cervical, anterior à laringe 2 lobos + istmo Histologia Folículos tireoidianos: células foliculares; material colóide (tireoglobulina). Septos

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

AVALIAÇÕES DAS IMAGENS DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI) OBTIDAS EM PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO DE RADIOIODOTERAPIA (PRÉ E PÓS-TRATAMENTO)

AVALIAÇÕES DAS IMAGENS DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI) OBTIDAS EM PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO DE RADIOIODOTERAPIA (PRÉ E PÓS-TRATAMENTO) International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÕES DAS IMAGENS DE PESQUISA DE CORPO INTEIRO (PCI) OBTIDAS

Leia mais

Cintilografia do miocárdio repouso e estress

Cintilografia do miocárdio repouso e estress Cintilografia do miocárdio repouso e estress Código Stress: 02.08.01.002-5 e Código Repouso: 02.08.01.003-3 O PACIENTE DEVERÁ CHEGAR 30 MINUTOS ANTES DA HORA MARCADA O exame é realizado em 2 fases, realizadas

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS:

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que

Leia mais

ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR

ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR Hotel Summerville 27 a 29 de junho de 2013 27 de junho 5ª Feira HORÁRIO SALA 1 SALA 2 14h00 / 15h10 Mesa Redonda 1 E COMPLICAÇÕES CRONICAS: COMO EU TRATO Nefropatia Diabética

Leia mais

PROPIL* Comprimidos. 100mg

PROPIL* Comprimidos. 100mg PROPIL* Comprimidos 100mg Propil* propiltiouracila I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Propil* Nome genérico: propiltiouracila APRESENTAÇÕES Propil* comprimidos de 100 mg em embalagem contendo

Leia mais

DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE

DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE UNESC ENFERMAGEM SAÚDE DO ADULTO PROFª: FLÁVIA NUNES DISTÚRBIOS DA TIREÓIDE CONCEITO HORMÔNIOS A tireóide é um órgão em forma de borboleta situado na região inferior do pescoço, anteriormente à traquéia.

Leia mais

TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS CIRURGIA QUIMIOTERAPIA SISTÊMICA

TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS CIRURGIA QUIMIOTERAPIA SISTÊMICA TIPOS DE TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS Prof a Dra. Nise H. Yamaguchi Prof a Dra Enf a Lucia Marta Giunta da Silva Profª. Dra. Enf a Maria Tereza C. Laganá A abordagem moderna do tratamento oncológico busca mobilizar

Leia mais

Folheto para o paciente

Folheto para o paciente Folheto para o paciente Quimioembolização Transarterial com Eluição de Fármaco (detace) de tumores hepáticos: Uma opção minimamente invasiva para o tratamento de tumores hepáticos Diagnóstico do hepatocarcinoma

Leia mais

Está indicada no diagnóstico etiológico do hipotireoidismo congênito.

Está indicada no diagnóstico etiológico do hipotireoidismo congênito. 108 Tireoide Debora L. Seguro Danilovic, Rosalinda Y Camargo, Suemi Marui 1. ULTRASSONOGRAFIA O melhor método de imagem para avaliação da glândula tireoide é a ultrassonografia. Ela está indicada para

Leia mais

SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Alessandra Duarte Clarizia, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do

Leia mais

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio

Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio Orientações anestésicas para cirurgias pediátricas urológicas Meu filho vai ser operado. Como será a cirurgia? E a anestesia? São seguras? Ele vai acordar logo? E o jejum? Estas questões são muito comuns

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE CINTILOGRAFIA ÓSSEA

INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE CINTILOGRAFIA ÓSSEA INFORMAÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE CINTILOGRAFIA ÓSSEA Importante: A cintilografia NÃO deve ser realizada em mulheres grávidas! Caso haja qualquer dúvida de risco de gestação, é melhor realizar antes um

Leia mais

ÁCIDO HIDROXI INDOLACÉTICO

ÁCIDO HIDROXI INDOLACÉTICO ÁCIDO HIDROXI INDOLACÉTICO Urina de 24 horas - Usar HCL 50% 20 ml/l de urina (adulto); 10 ml/l de urina (criança) e refrigerar. - Informar medicamentos em uso, dose e tempo de uso. DIETA: O paciente deverá

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CARDIOVASCULAR. CAPÍTULO I Conceito

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CARDIOVASCULAR. CAPÍTULO I Conceito REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO NA ÁREA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CARDIOVASCULAR CAPÍTULO I Conceito Art. 1º - O Programa de Aprimoramento na área de Ressonância

Leia mais

TEMA: Octreotida LAR no tratamento de tumor neuroendócrino

TEMA: Octreotida LAR no tratamento de tumor neuroendócrino NTRR 31/2013 Solicitante: Juiz Juarez Raniero Número do processo:0479.13.003726-6 Reu: Secretaria de Saúde de Passos Data: 25/03/2013 Medicamento x Material Procedimento Cobertura TEMA: Octreotida LAR

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema 2011 www.astralab.com.br Astra Introdução e conceitos básicos do sistema Este documento permite entender melhor como funciona o sistema Astra e algumas funções básicas de seus softwares. Equipe de Documentação

Leia mais

Classificação dos Sítios Anatômicos (Revisão AJC-UICC 2002)

Classificação dos Sítios Anatômicos (Revisão AJC-UICC 2002) Classificação dos Sítios Anatômicos (Revisão AJC-UICC 2002) 1. Supraglote a. Epiglote suprahióidea (inclui ponta da epiglote, superfícies lingual e laríngea) b. Prega ariepiglótica, face laríngea c. Aritenóide

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS Tempo de Jejum O jejum para alguns exames não é obrigatório, para outros, é necessário que ele seja de 4, 8 ou 12 horas. Verifique com antecedência no

Leia mais

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Cosméticos Infantis O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. A utilização de produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

MEIOS DE CONTRASTE NA TC. Profº. Emerson Siraqui

MEIOS DE CONTRASTE NA TC. Profº. Emerson Siraqui MEIOS DE CONTRASTE NA TC Profº. Emerson Siraqui MEIOS DE CONTRASTE NA TC Em termos amplos, meios de contrastes radiológicos, são compostos que, uma vez dentro de estruturas orgânicas, conseguem dar as

Leia mais

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente.

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente. TERMO DE UTILIZAÇÃO Modificações deste termo A Host Empresa se reserva ao direito de adicionar, excluir ou modificar qualquer cláusula deste termo a qualquer momento. Você concorda que se comprometerá

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HIPOTIREOIDISMO

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HIPOTIREOIDISMO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HIPOTIREOIDISMO 2 Introdução Se você ou alguém que você conhece sofre de hipotireoidismo, provavelmente vai achar este folheto muito útil. Ele foi elaborado para informar

Leia mais

Índice. Conceito. Hipotireoidismo. Hipertireoidismo

Índice. Conceito. Hipotireoidismo. Hipertireoidismo Índice Conceito O que é a tireóide e onde se localiza no corpo humano?... 5 Para que serve a glândula tireóide?... 5 Quais as doenças que podem acometer a glândula tireóide?... 5 O que é bócio? Qual a

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

DOENÇAS DA TIRÓIDE. Figura nº1 Localização da Tiróide e da Hipófise

DOENÇAS DA TIRÓIDE. Figura nº1 Localização da Tiróide e da Hipófise DOENÇAS DA TIRÓIDE O que é a Tiróide? A Tiróide é uma glândula situada na base do pescoço imediatamente abaixo da maçã de Adão (fig.nº1) e é constituída por dois lobos unidos por uma parte central chamada

Leia mais

PARECER CFM nº 14/15 INTERESSADO: Sr. Newton de Souza Carneiro Realização de exame de ressonância magnética Cons. Aldemir Humberto Soares

PARECER CFM nº 14/15 INTERESSADO: Sr. Newton de Souza Carneiro Realização de exame de ressonância magnética Cons. Aldemir Humberto Soares PARECER CFM nº 14/15 INTERESSADO: Sr. Newton de Souza Carneiro ASSUNTO: Realização de exame de ressonância magnética RELATOR: Cons. Aldemir Humberto Soares EMENTA: A responsabilidade de serviços com ressonância

Leia mais

Aspectos Metrológicos na Estimativa da Atividade Administrada em Pacientes de Medicina Nuclear

Aspectos Metrológicos na Estimativa da Atividade Administrada em Pacientes de Medicina Nuclear Aspectos Metrológicos na Estimativa da Atividade Administrada em Pacientes de Medicina Nuclear A Ruzzarin 1,AM Xavier 2, A Iwahara 1, L Tauhata 1 1 Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes/Instituto

Leia mais

Manual de Autorizações Médicas/ Hospitalares na Webplan

Manual de Autorizações Médicas/ Hospitalares na Webplan Manual de Autorizações Médicas/ Hospitalares na Webplan 1 Iniciando o Webplan - Acesso pelo portal: www.faceb.com.br (menu de acesso PRESTADORES, localizado na parte superior direita da página inicial).

Leia mais

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br

Hipogonadismo. O que é Hipogonadismo? Causas 25/02/ 2015. Minhavida.com.br Hipogonadismo O que é Hipogonadismo? Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

Cólera e Escarlatina

Cólera e Escarlatina Cólera e Escarlatina Nome do Aluno Daiane, Lisandra e Sandra Número da Turma 316 Disciplina Higiene e Profilaxia Data 30 de Maio de 2005 Nome da Professora Simone Introdução O presente trabalho irá apresentar

Leia mais

Diretrizes Assistenciais

Diretrizes Assistenciais Diretrizes Assistenciais Protocolo de Tratamento Odontológico Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2009 A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA UTMO Fernanda de Paula Eduardo Letícia Mello Bezinelli Pacientes que

Leia mais

FO LHENDO RO C HO. A Parte da Ciência. Editorial. Está bom? Continue a leitura, ficará melhor! Dezembr o 2 0 0 6 Volume 2, Edição 4.

FO LHENDO RO C HO. A Parte da Ciência. Editorial. Está bom? Continue a leitura, ficará melhor! Dezembr o 2 0 0 6 Volume 2, Edição 4. FO LHENDO RO C HO FO LHENDO RO C HO Dezembr o 2 0 0 6 Volume 2, Edição 4 Informativo do Serviço de Endocrinologia do Hospital Felício Rocho carbar@uai.com.br Jornalista responsável: Laura Carneiro MG 09410JP

Leia mais

Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP

Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP Medicina Diagnóstica e Preventiva MDP Serviços disponíveis nas unidades Ibirapuera, Jardins, Alphaville, Perdizes/Higienópolis e Morumbi. Confira alguns exames e as unidades onde podem ser feitos: Exames/

Leia mais

CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço

CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço CONSULTORIA ONLINE Guia sobre o novo serviço Setembro de 2013 Índice APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É A CONSULTORIA ONLINE?... 4 QUAL A ÁREA RESPONSÁVEL?... 4 ABRANGÊNCIA... 4 COMO FUNCIONA... 5 FERRAMENTAS...

Leia mais

C.P. nº 40. Rol ANS 2012. Passo a passo para as contribuições

C.P. nº 40. Rol ANS 2012. Passo a passo para as contribuições C.P. nº 40 Rol ANS 2012 Passo a passo para as contribuições C.P. nº 40 O que é? Porque contribuir? C.P. nº 40 é uma consulta pública para inclusão, alteração, modificação do próximo Rol de Procedimentos

Leia mais