GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO Hospital Nossa Senhora da Conceição Gerência de Saúde Comunitária Secretaria Administrativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO Hospital Nossa Senhora da Conceição Gerência de Saúde Comunitária Secretaria Administrativa"

Transcrição

1 GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO Hospital Nossa Senhora da Conceição Gerência de Saúde Comunitária Secretaria Administrativa Administração de Recursos Humanos Manual de Rotinas e Documentos SAD 27 de Maio de 2014.

2 Ficha de Identificação A Ficha de Identificação deverá ser preenchida no primeiro dia de trabalho na Gerência de Saúde Comunitária por funcionários e Estagiários do CIEE. Nenhum dos dados informados será divulgado para terceiros. Este documento possui a finalidade de mantermos o quadro de pessoal de todos os Setores da GSC atualizados. Não precisa de assinatura da chefia.

3 Informar o cartão ponto Informar o vinculo Preencher todos os dados pessoais solicitados

4 Deve ser preenchido por funcionários transferidos de outros setores do GHC Preencher todos os dados funcionais solicitados. Para uso da Secretaria Obs.: o Código SAME será solicitado através do Ficha Cadastral Estab. de Saúde Cadastro Profissional

5 Ficha Cadastral Estab. de Saúde Cadastro Profissional O formulário de Solicitação para Ficha Cadastral Estabelecimento Saúde Cadastro Profissional deverá ser preenchido pelo funcionário no primeiro dia de trabalho na Gerência de Saúde Comunitária, com exceção dos Aux. Administrativos e Aux. de Farmácia. Este cadastro é utilizado para gerar o código SAME, para o profissional poder lançar sua produção no Sistema. Profissionais de Nível através de boletins Téc./Aux. de Enfermagem através do D.A mensal. O código SAME também viabiliza aos Enfermeiros a solicitarem exames laboratoriais. O funcionário deverá preencher todas as informações solicitadas e entregar na GSC, assim que o Faturamento gerar o Código, o mesmo será informado via para o funcionário. Não precisa de assinatura da chefia.

6 Formulário de Solicitação de Senhas O Formulário do CPD deverá ser preenchido no primeiro dia de trabalho na Gerência de Saúde Comunitária ou se o funcionário não tiver acesso a: Acesso ao prontuário no GHC- Sistemas Institucional Workflow Senha Conselho Este formulário tem por finalidade a Solicitação de Cadastrado de Usuários e Senhas para os funcionários possuírem acesso aos Sistemas de Informação do GHC. Deve ser carimbado e assinado pela Chefia imediata, devendo ser entregue na GSC para assinatura da Gerência. Não há prazo estipulado para entrega.

7 Preencher todos os dados solicitados Assinalar qual a função Assinalar a opção desejada Para os cargos acima, será solicitado estes dois acessos,. Esta observação deve ser preenchida apenas para Aux. Administrativos.

8 Preencher todos os dados solicitados Assinalar a opção desejada Para os demais cargos será solicitado apenas este acesso.

9 Não preencher Se for nova senha assinalar todas as opções Carimbo e assinatura do Assist. De Coord.

10 Como cadastrar a Senha Conselho Acessar GHC Sistemas

11 Clicar em Prontuário do Paciente

12 Informar usuário e senha da Unidade Clicar em OK

13 Clicar em Senha Conselho

14 Como solicitar a Senha do Workflow através da Minha Página Acessar Clicar em Serviços Online Minha Página

15 Informar todos os dados

16 Clicar em Criar Senha Workflow

17 Preencher todos os dados, após clicar em Enviar

18 Workflow O Workflow deverá ser utilizado em casos em que o funcionário solicitar liberação para congressos, seminário, curso, entre outros. Nos casos de Representação Institucional o funcionário deverá enviar a Carta Convite para o Gerente assinar e informar que o funcionário está autorizado para tal representação. Após autorização da Gerência o funcionário deverá anexar a Carta Convite no seu fluxo do workflow.

19 Termo de Ciência e Opção O Termo de Ciência e Opção deve ser preenchido no primeiro dia de trabalho na GSC ou quando o funcionário desejar fazer alguma alteração. Deve ser enviado para a GSC até o dia 20 de cada mês, a alteração solicitada entrará em vigor a partir do dia 01 (um) do mês seguinte. Deverá ser preenchido mesmo que o funcionário não queira receber as refeições, assinalando a opção Opto por não refeições nas filiais da Gerência de Saúde Comunitária. Deve conter apenas a assinatura do funcionário. Termos com preenchimento incompletos não serão considerados.

20 Informar uma das opções Preencher o vínculo

21 Preencher os dados Assinalar a opção desejada Substituir a carne por Dias que quero receber as refeições Informar as restrições de carne Assinatura do funcionário

22 Boletim de Freqüência O Boletim de Freqüência deverá ser preenchido sempre que houver a necessidade de corrigir o relatório ponto, nas seguintes situações: Abono de Ponto Banco de Horas Positivo Banco de Horas Negativo Deve conter a assinatura do funcionário e do Assist. de Coordenação. O prazo para entrega é até o dia 05 do mês seguinte, ressalto que devido a necessidade da autorização desta Gerência o Boletim de Abono deve ser encaminhado o mais breve possível.

23 Abono de Registro Ponto utilizar quando não houver o registro eletrônico do ponto, nas seguintes situações: Atividade externa - deve conter em anexo a Declaração de Comparecimento; Se não constar no Relatório ponto anexar documento comprobatório das atividades realizadas, devendo ter a assinatura da chefia imediata. Todos os Abonos enviados a GSC devem conter em anexo um documento comprobatório da produção do profissional do dia em questão. Banco de Horas POSITIVO Quando aparecer no relatório ponto a seguinte situação Horas não autorizadas, Horas não autorizadas. O teto para Banco de Horas Positivo possui variação de acordo com o cargo. Banco de Horas NEGATIVO Quando aparecer no relatório ponto as seguintes situações Faltas com perda de repouso, Horas Faltas Noturnas, Saída Antecipada, 103 Atraso. Nenhum funcionário deverá acumular Horas Negativas.

24 Todos os dados deverão ser preenchidos Informar Nome do funcionário e Setor Número do Cartão Ponto Marque um X e informe os dias Hora inicial Hora Final Informar o código do setor Marque um X e informe os dias Hora inicial Hora Final

25 Informar apenas o horário que não foi registrado Marque um X e informe os dias Justificativa Assinatura do funcionário Carimbo e assinatura do Assist. Coord. Carimbo e assinatura da Gerência Boletins sem a assinatura do funcionário ou do Assist. de Coordenação serão devolvidos.

26 Declaração de Comparecimento A Declaração de Comparecimento deve ser anexada junto ao Abono de Ponto. Reuniões fora das dependências do GHC são consideradas Serviço Externo Este documento deve conter os dados e assinatura de um responsável pela atividade ou do órgão responsável. Encaminhar para a Secretaria da GSC com carimbo e assinatura da chefia imediata. Obs.: Cursos, seminários, congressos, representação institucional e outras atividades, o abono do ponto deve ser solicitado através do Workflow, não precisa enviar Boletim de Abono se o funcionário tiver feito esta solicitação.

27 Preencher todos os dados solicitados.

28 Deve ser preenchido e assinado pelo organizador do evento/reunião. Carimbo e assinatura do Assist. de Coordenação Para uso da Secretaria Carimbo e assinatura do Gerente

29 Boletim de Abono Coletivo O Boletim de Abono Coletivo deve ser utilizado quando as atividades do setor forem interrompidas devido a: Falta de luz e/ou água; Alagamentos ; Relógio ponto com problema; Desinsetização Deve ser carimbado e assinado pela chefia imediata. O prazo para entrega é até o dia 05 do mês seguinte, mas devido a necessidade da autorização desta Gerência o Boletim deve ser encaminhado o mais breve possível.

30 Preencher os dados Justificativa.

31 Para uso da Secretaria Carimbo e assinatura do Assist. de Coordenação Carimbo e assinatura do Gerente

32 Grade de Correção de Horário Este formulário é utilizado apenas nas unidades que possuem o Relógio Ponto com Disquete, quando há alteração no horário, ou seja, quando entramos ou saímos do Horário de Verão. Deve ser encaminhado para a Secretaria com carimbo e assinatura da Chefia da unidade. O prazo para entrega é até o dia 05 do mês seguinte, mas devido a necessidade da autorização desta Gerência deve ser encaminhado o mais breve possível.

33 Informar a unidade Horário errado/antigo Horário correto

34 Carimbo e assinatura da Chefia Carimbo e assinatura da Gerência

35 Grade de Horas Duplas Campanhas de Vacinação Este documento deve ser preenchido pelos funcionários que participaram da Campanha de Vacinação. O prazo para entrega é até o dia 05 do mês seguinte, ressalto que devido a necessidade da autorização desta Gerência deve ser encaminhado o mais breve possível

36 Preencher os dados solicitados

37 Carimbo e assinatura da Chefia Carimbo e assinatura da Gerência

38 Boletim de Férias O Boletim Férias deve ser preenchido sempre o funcionário quiser Incluir, Alterar ou Excluir um período de férias. A data limite para a entrega do Boletim de Férias é até o dia 05 (cinco) do mês anterior ao período de gozo das férias. Portanto não será recebido após esta data. Memorandos fora do padrão oficial ou em outro formato não serão aceitos. Deve conter a assinatura do funcionário, carimbo e assinatura da chefia. É importante que os trabalhadores confiram o contracheque de férias tão logo esteja disponível no sistema. Obs.: se já foi solicitado a inclusão das férias através da Programação Semestral, não será necessário preencher este boletim.

39 Todos os dados deverão ser preenchidos Cartão Ponto e nome do funcionário Código e nome do setor Se for preenchido no computador os dados são inclusos automaticamente devido as fórmulas existentes no arquivo.

40 Período já programado Preencher estes campos Novo período Assinatura do funcionário Carimbo e assinatura da chefia Carimbo e assinatura da Gerência

41 Formulário de Solicitação de HE A solicitação inicial deve ser enviada para análise da GSC pelo ssc@ghc.com.br através deste formulário. As solicitações iniciais devem ser enviadas até o dia 20 do mês anterior ao mês da realização das HE, salvo casos excepcionais. Após a análise da GSC, será enviada reposta por para a Unidade de Saúde, constando inclusive o total de HE liberadas;

42 Todos os dados deverão ser preenchidos Justificativa Preencher com o quadro de pessoal da US que esta solicitando HE.

43 A quantidade de hora será preenchida automaticamente

44 Boletim para Hora Extra De posse da resposta, a Unidade deverá imediatamente preencher apenas o formulário abaixo em 02 vias, sem rasuras, o qual deverá ser enviado via malote ou entregue diretamente na Secretaria Caso haja necessidade de alterar o colega que realizará as HE ou os dias de HE, deverá ser repetida a mesma rotina, enviando a nova solicitação com a informação de alteração para o ssc@ghc.com.br

45 Preencher um formulário para cada mês e para cada funcionário que realizará a HE. Nome do setor Código do setor Mês/Ano Setor de origem do funcionário Assinatura do funcionário

46 Assinalar uma das opções de cada item Carimbo e assinatura da Chefia Carimbo e assinatura da Gerência

47 Boletim Funcional O Boletim Funcional deverá ser utilizado para requisição de funcionário, alteração de horário ou setor e desligamento. As requisições devem ser preenchidas nos seguintes casos: Licença Saúde - quando o afastamento for superior a 6 meses, o boletim deve ser encaminhado quando estiver próximo a completar os 6 meses de afastamento; Licença Maternidade - será solicitado um substituto imediatamente, o boletim deve ser enviado quando houver a data prevista para o parto; Desligamento por parte do empregador - o boletim deve ser encaminhado juntamente com o boletim de desligamento e o Formulário Demissão Motivada - PRMCT ; Desligamento por parte do funcionário - o boletim deve ser encaminhado assim que o funcionário solicitar demissão junto a Gerência de Recursos Humanos.

48 Preencher apenas estes dados Em caso de Licença Maternidade informar a data prevista do parto. Cartão ponto e nome Data de admissão e cargo Horário realizado e carga horária Código e setor atual Justificativa da alteração Assinalar a opção correspondente Cartão Ponto Código do horário e horário novo Código do setor e nome do setor novo Assinatura do funcionário

49 Preencher todos os dados Carimbo e assinatura do Assist. de Coord. Carimbo e assinatura da Coord. Geral Carimbo e assinatura da Gerência Se for preenchido no computador os dados são inclusos automaticamente devido as fórmulas existentes no arquivo.

50 Acesso a tabela com códigos de cargos, horários e setores.

51 Tabela com códigos de cargos, horários e setores para preenchimento do Boletim Funcional.

52 Formulário Demissão Motivada - PRMCT O Formulário deve ser encaminhado para a Gerência de Recursos Humanos juntamente com: Boletim Funcional de desligamento Boletim Funcional da requisição da vaga Sanções disciplinares A Demissão Motivada foi regulamentada através da Portaria nº 60/14 no dia 18 de Fevereiro de A portaria encontra-se em: H:\PUBLICO\Setores\Gerência RH\Demissão Motivada

53 Preencher com os dados do funcionário Justificativa para o desligamento do funcionário Após preenchimento dos dados, encaminhar para a Gerência de Recursos Humanos.

54 Manifestação do empregado Manifestações do empregador

55 Atestados Atestado de 01 (um) dia ou mais: o funcionário tem 48hs, após o retorno, para agendar consulta na Saúde do Trabalhador, ramal Caso o funcionário perca este prazo, o mesmo deverá se dirigir a GRH com memorando assinado pela sua Gerência e solicitar ao Gerente de RH a autorização para o lançamento do mesmo. No dia da consulta o funcionário deverá registrar o ponto normalmente. Atestado médico parcial: deve ser enviado em até 24hs após o retorno para a Secretaria com número do cartão ponto do funcionário e assinatura da chefia. Atestado de Filho até 16 anos incompletos: é aceito apenas um atestado por mês devendo conter o nome do filho, e deve ser entregue na Secretaria em até 24hs após o retorno com o número do cartão ponto e assinatura da chefia imediata. Atestado Judicial: deve ser enviado para a Secretaria com número do cartão ponto do funcionário e assinatura da chefia. É aceito quando o funcionário comparece em audiências, perícias judiciais, entre outros. Obs.: declarações de comparecimento não serão aceitas.

56 Atestado doação de sangue: o funcionário que doar sangue deve ficar em repouso no dia da doação, é aceito 01 atestado a cada 12 meses. O atestado deve ser enviado para a Secretaria com número do cartão ponto do funcionário e assinatura da chefia. Atestado prova escolar: os empregados terão abono de 1 (um) dia de falta por ano para realizações de prova final, (dispensado no dia da prova), com exceção para o noturno quando a prova for realiza na parte da manhã e estiver de plantão na noite anterior. Ex: plantão no dia 19 noite, prestará prova dia 20 pela manhã, então fica liberado do plantão do dia 19. O atestado deve ser emitido pela Unidade de Ensino, encaminhar para a Secretaria com número do cartão ponto do funcionário e assinatura da chefia. Também são aceitos comprovantes de realização do Enem, Enade e 1 vestibular por semestre. Atestado eleitoral: É dispensado no dia da convocação, o funcionário folga o dobro de dias trabalhados nas eleições (noite o dobro de plantões), encaminhar a carta convocatória e o comprovante de trabalho nas eleições informando os dias da folga. Atestado de mãe/pai: se for dependente no Imposto de Renda, mediante cópia da página do IR onde costa dependência.

57 Licenças Licença Nojo: Em caso de falecimento dos seguintes familiares: Pai/mãe, Irmão/irmã Avô/avó Cônjuge O funcionário terá a liberação de 03 (três) dia quando for em Porto Alegre e região, e 04 (quatro) dias quando for no Interior, mediante a apresentação da cópia da certidão de óbito, no caso de avô/avó o funcionário também deverá encaminhar a cópia da sua carteira de identidade. Licença Gala: liberação de 03 (três) dias para os funcionários que casarem em Cartório Civil, encaminhar cópia da certidão de casamento; Licença Amamentação: liberação de 01 (uma) hora por dia durante o primeiro ano de vida do bebê. A funcionária deve enviar mensalmente atestado médico informando que o bebê continua em amamentação. Licença paternidade: 05 dias a contar da data do nascimento, mediante cópia da certidão de nascimento, entregar na Secretaria em até 24hs após o retorno.

58 Ficha de Análise de Acidentes Este formulário deverá ser preenchido nos casos de Acidentes de Trabalho Típico ou Doença Ocupacional. Nos casos de Doença Ocupacional, a ficha somente deverá ser preenchida pela Chefia após a avaliação médica do empregado na Saúde do Trabalhador/SESMT. Preenchimento dos campos do formulário: Campo CHEFIA/RESPONSÁVEL: deverá ser preenchido e assinado pela Chefia, que comunicará a ocorrência, informando os dados solicitados. Campo MEDICINA DO TRABALHO: será preenchido pelo Médico do Trabalho/SESMT. Campo CIPA: será preenchido posteriormente pela CIPA, após a investigação do acidente. Campo SEGURANÇA DO TRABALHO: será preenchido por profissional da Segurança do Trabalho/SESMT, após o atendimento médico, se possível com a presença do acidentado.

59 Ficha de Acidente de Trajeto Este formulário deverá ser preenchido nos casos de Acidentes de Trajeto. Preenchimento dos campos do formulário: Campo EMPREGADO: deverá ser preenchido e assinado pelo próprio acidentado, que após repassará à Chefia imediata. Campo CHEFIA: deverá ser preenchido e assinado pela Chefia para confirmação da efetiva atividade laboral do empregado no dia do acidente. Qualquer informação complementar que a Chefia julgar importante, deverá ser escrita no espaço para observações. Campos SESMT: o primeiro campo será preenchido por profissional habilitado do SESMT. O campo referente à avaliação da lesão será preenchido pelo Médico do Trabalho/SESMT. Campo OBSERVAÇÕES: este campo será preenchido pela Coordenação da Saúde do Trabalhador/SESMT, somente quando necessário.

60 Acesso ao Ronda Ponto Folha Ponto Clique em Ronda Ponto

61 1 - Informar usuário e senha 2 - Clicar em OK

62 Acessar Cálculos Apuração Listar Apuração

63 1 - Clicar em Apuração Colaborador GHC Clicar em Executar

64 Informar Data Inicial e Data Final Clicar em OK Informar Cartão Ponto

65 Imprimir relatório

66 Acesso ao Ronda Ponto Banco de Horas Acessar Cálculos Banco de Horas Listar

67 1 - Clicar em Banco de Horas GHC Clicar em Executar

68 Informar mês Clicar em OK Informar Cartão Ponto

69 Imprimir relatório

70 Código dos Setores - GSC Gestores do Cuidado CAPS AD III Álcool e Drogas CAPS II Adulto CAPS Infantil Consultório na Rua Gerência de Saúde Comunitária Postos Diversos Conceição Barão de Bagé Coinma Costa e Silva Divina Providência Jardim Itu Jardim Leopoldina Nossa Senhora Aparecida Parque dos Maias Santíssima Trindade Vila Floresta SESC

71 Contatos em caso de dúvidas Secretaria GSC 2616 Maria 2615 Elisiane Unidade de Pessoal 2585 Loures: correções do ponto da GSC 2338 Erli e Desiree : correção do ponto e atestados do médicos 2399 Nilza: atestados dos funcionários GSC 2718 Cláudia Terra: Coordenação da Unidade de Pessoal Administração de Pessoal 2621 César: declaração de vínculo empregatício 2621 Mônica: dúvidas sobre férias, férias prêmio, 13º salário 2387 Sani: coordenação das creches 2105 Telefone geral da Administração de Pessoal Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho 2196 Marcação de consultas e orientações diversas 2208 Marcação de Exame Periódico 2193 Segurança do Trabalho Técnicos e Engenheiros 2195 Dra Mônica: Coordenação da Saúde do Trabalhador Gestão do Trabalho 2810 Vanisa e Elisandro: referências para GSC 2807 Telefone geral da Gestão do Trabalho 2809 Edenilson: Coordenação da Gestão do Trabalho

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL

NORMA CORPORATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para rotinas de Departamento Pessoal. 2. DEFINIÇÕES TRCT: Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. DP: Departamento Pessoal; DP Central: Departamento Pessoal de

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE FREQUÊNCIA 22/0/203. INTRODUÇÃO A Política de Apuração de Frequência tem por objetivo estabelecer as regras para falta e atraso, além de estabelecer controles relativos à apuração de informações de frequência de

Leia mais

Centro de Pesquisas Oncológicas - CEPON Serviço de Gestão de Pessoas - SGP ORIENTAÇÕES DO SERVIÇO DE GESTÃO DE PESSOAS AO NOVO COLABORADOR DO CEPON

Centro de Pesquisas Oncológicas - CEPON Serviço de Gestão de Pessoas - SGP ORIENTAÇÕES DO SERVIÇO DE GESTÃO DE PESSOAS AO NOVO COLABORADOR DO CEPON Centro de Pesquisas Oncológicas - CEPON Serviço de Gestão de Pessoas - SGP ORIENTAÇÕES DO SERVIÇO DE GESTÃO DE PESSOAS AO NOVO COLABORADOR DO CEPON ausência por motivo particular, durante o expediente;

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010 MANUAL DE MONITORIA Agosto de 2010 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado

Leia mais

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTOS ON-LINE

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTOS ON-LINE SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA DEPARTAMENTO DE RECURSOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTOS ON-LINE Mogi das Cruzes, 2010. Sumário 1. Requerimentos Disponíveis...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

PRECISO ENCAMINHAR ALGUM REGISTRO DE FREQUÊNCIA PARA A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DO MPGO?

PRECISO ENCAMINHAR ALGUM REGISTRO DE FREQUÊNCIA PARA A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DO MPGO? Orientações sobre o Para operacionalizar o Ato PGJ n. 59/2014, que dispõe sobre a jornada de trabalho, o MP-GO adquiriu um sistema informatizado chamado Forponto. A utilização do sistema eletrônico evitará

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Orientações sobre Benefícios do INSS

Orientações sobre Benefícios do INSS Orientações sobre Benefícios do INSS A PREFEITURA DE GUARULHOS MANTÉM UM CONVÊNIO COM O INSS AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GUARULHOS PARA REQUERIMENTO DOS SEGUINTES BENEFÍCIOS: AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO,

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

Guia prático de bolso PSC e Portal RH

Guia prático de bolso PSC e Portal RH Guia prático de bolso PSC e Portal RH O QUE É PSC? O PSC (Positivo Serviços Compartilhados) é um sistema de gestão que centraliza todos os processos administrativos do Positivo. Tem como principal objetivo

Leia mais

COMUNICADO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

COMUNICADO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS COMUNICADO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Senhor Responsável, Tupã, 06 de outubro de 2014. Encaminhamos em anexo, instruções para o preenchimento da Escala de Férias para o Exercício de 2015, dos servidores

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 4.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 2.0 3.0 4.0 Equipe suporte

Leia mais

DC 349 Rev 03. Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico

DC 349 Rev 03. Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico DC 349 Rev 03 Manual de Atendimento de Saúde Ocupacional no Consultório Médico SUMÁRIO 1.1 Atendendo o funcionário...3 1.2 Preenchendo o RE227 ASO Atestado de Saúde Ocupacional ou RE884 - ASO - Atestado

Leia mais

O setor comercial emite um comunicado de adesão de um novo contrato GDO para o setor.

O setor comercial emite um comunicado de adesão de um novo contrato GDO para o setor. 1/6 1. OBJETIVO Além de tornar uma atividade comum a todos do setor, proporcionar a promoção da saúde ocupacional dos empregados, resguardar a empresa de riscos empresariais perante órgãos fiscalizadores,

Leia mais

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência*

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Versão: V0_0_11 Data: 11 de abril de 2014 (*) Procedimento para eliminação dos seguintes

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015

PRAZOS PARA PROTOCOLO DE SOLICITAÇÕES E OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE PESSOAL Válidos a partir de 05/10/2015 Abono de permanência se aplica A partir do dia seguinte ao do cumprimento de TODOS os requisitos necessários para aposentadoria Acidente de Trabalho 24 horas 5 dias corridos Atestado Médico Adicional de

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

Gestão de Pessoas - 4w

Gestão de Pessoas - 4w P á g i n a 1 Gestão de Pessoas - 4w Modulo Administração de Pessoal (Rubi) Processo: Férias P á g i n a 2 Sumário 1 Conceito... 3 1.1 Parametrizações no Sistema... 3 1.1.1 - Sindicato... 3 1.1.2 - Situações...

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 06/05/2015 Assessoria Plataforma Brasil 17/09/2015 Criação do Documento

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DO PONTO DOS PROFESSORES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DO PONTO DOS PROFESSORES REGISTRO AUTOMATIZADO DAS OCORRÊNCIAS DO PONTO DOS PROFESSORES DA GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DO PONTO DOS PROFESSORES a- Descrição: O Núcleo Acadêmico e a área

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 2 Índice 1- Exames Médicos Ocupacionais. 2- Controle de Atestados Médicos. 3 - Afastamentos: INSS/Licença Maternidade. 4 - Avaliação Médica.

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Data de Vigência: Página 1 de 6 1- Objetivo: Estabelecer e padronizar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de acidentes de trabalho com empregados da Sede Inspetorial, Departamentos e Filiais

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ORIENTAÇÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL Apresentação A Prefeitura Municipal de Goiânia realizará a atualização cadastral dos Servidores

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 91, inciso III, da Constituição Estadual e, DECRETO N.º 2297 R, DE 15 DE JULHO DE 2009. (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial de 16/07/2009) Dispõe sobre procedimentos para concessão de licenças médicas para os servidores públicos

Leia mais

Formulários Eletrônicos e Processos para o esocial

Formulários Eletrônicos e Processos para o esocial Formulários Eletrônicos e Processos para o esocial 1. Objetivos 2. Definições dos Formulários Eletrônicos 3. Validações Automáticas de Dados 4. Relatórios de Inconsistências 5. Definição e Regras Gerais

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002

Desenvolvimento Sustentável para o Cerrado Brasileiro N. VALEC NGL-03-01-002 Rev./ VALEC INDICAR NESTE QUADRO EM QUE REVISÃO ESTÁ CADA FOLHA Rev. / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1-1 1 1 1 0 0 0 16 2 17 3 18 4 19 5 20 6 21 7 22 8 23 9 24 10 25 11 26 12 27 13 28 14 29

Leia mais

Prezados alunos e docentes:

Prezados alunos e docentes: 1 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL II DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO, PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL - 1º SEMESTRE

Leia mais

Manual para utilização do ponto pelo servidor/funcionário/estagiário da SMA

Manual para utilização do ponto pelo servidor/funcionário/estagiário da SMA Manual para utilização do ponto pelo servidor/funcionário/estagiário da SMA Acessar o ponto através de: http://ponto CETESBNET Menu Serviços RH Freqüência Controle de Entrada e Saída O login e senha são

Leia mais

CARTILHA BÁSICA DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA SFR GESTOR DO PONTO ELETRÔNICO

CARTILHA BÁSICA DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA SFR GESTOR DO PONTO ELETRÔNICO CARTILHA BÁSICA DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA SFR GESTOR DO PONTO ELETRÔNICO A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento SEGPLAN adotou o Sistema de Registro de Ponto Eletrônico como forma de controle de

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

Manual usuario sipon. Índice. Introdução. Características do Sistema. De Wiki Intranet. 1 Introdução 1.1 Características do Sistema

Manual usuario sipon. Índice. Introdução. Características do Sistema. De Wiki Intranet. 1 Introdução 1.1 Características do Sistema Manual usuario sipon De Wiki Intranet Índice 1 Introdução 1.1 Características do Sistema 1.2 Regras Gerais (Tipos de Jornada, Prazos, Tolerância, Justificativas, Limites do Banco de Horas etc) 1.2.1 Tipos

Leia mais

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho

Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Orientações aos estagiários sobre a jornada de trabalho Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Diretoria-Geral edifício-sede do Ministério Público sala 225 62 3243-8312 diretoria@mpgo.mp.br

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA MANUAL DE MONITORIA Maceió Alagoas 1 INTRODUÇÃO A Facima oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. Apenas será considerado monitor o aluno que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INFORMATIVO SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE FÉRIAS NA UFPB O presente informativo tem como objetivo disseminar e divulgar

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08

AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08 AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL PUBLICADA NO BOLETIM ADMINISTRATIVO Nº 03, DE 02/02/2015, PÁGINAS 03 A 08 PORTARIA Nº. 17, DE 23 DE JANEIRO DE 2015. Aprova

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema.

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. PENHORA ONLINE Acesso ao sistema Diretores de Cartórios Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. Os diretores serão os administradores do sistema e

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011

PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 Publicada no DOE de 02/04/2011 PORTARIA NORMATIVA Nº 199 / 2011 A PRESIDENTE da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA-SP, no uso de sua competência, e Considerando

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados 03/09/2014 Sindicamp SUPORTE SINDICAMP http://www.sindicamp.org.br 1 SUMÁRIO 1-) SENHA MASTER... 3 2-)CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS... 4 3-) INFORMAÇÕES PARA

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO ESCALA DE FÉRIAS - EXERCÍCIO 2007 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO Para o preenchimento da Escala de Férias, o servidor deverá acessar o Portal do Servidor por meio do endereço http://10.9.16.23/csp/tcdf/portal/index.csp

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Nº 01 - Operacionalização

Nº 01 - Operacionalização Nº 01 - Operacionalização SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS MANUAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA A Secretaria

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304

NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, CONCESSÃO E PAGAMENTO DE FÉRIAS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 023, de 04/02/2013 VIGÊNCIA: 04/02/2013 NORMA DE FÉRIAS - NOR 304 1/12

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Funcionários. Adicionar Funcionários. Abaixo na tela clicar no botão. *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão

Funcionários. Adicionar Funcionários. Abaixo na tela clicar no botão. *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão Funcionários Adicionar Funcionários Abaixo na tela clicar no botão *Dados obrigatórios: Matrícula, Nome, PIS e data de admissão Funcionários Aplicar escala a um funcionário Selecione o(s) funcionário(s)

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE OCORRÊNCIAS NO SISTEMA GRIFO

ORIENTAÇÕES SOBRE OCORRÊNCIAS NO SISTEMA GRIFO ORIENTAÇÕES SOBRE OCORRÊNCIAS NO SISTEMA GRIFO AS OCORRÊNCIAS PODEM SER INCLUÍDAS PELO MENU FREQUÊNCIA (NO ATALHO DISPONÍVEL NO FINAL NA LINHA DO DIA) OU APENAS PELO MENU OCORRÊNCIA TIPOS DE OCORRÊNCIAS

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 2/14 SUMÁRIO 1. RESUMO DO PROCESSO... 3 2. FLUXOGRAMA... 4 3. OBJETIVO... 5 4. APLICAÇÃO...

Leia mais

EDITAL N.º 45/2014 CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO

EDITAL N.º 45/2014 CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO EDITAL N.º 45/2014 CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando o que dispõe a alínea

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

Procedimento Quanto a Solicitação e Emissão de Cheque Avulso

Procedimento Quanto a Solicitação e Emissão de Cheque Avulso I - FINALIDADE: Informatizar o processo de solicitação e emissão de cheques avulsos, além de proporcionar maior segurança e sigilo das informações. II - ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica

Leia mais

IAMSPE DÚVIDAS FREQUENTES

IAMSPE DÚVIDAS FREQUENTES IAMSPE DÚVIDAS FREQUENTES P: É possível anexar documentos nos pedidos solicitados no sistema Medlink? R: Ao incluir um pedido em sistema é possível anexar documentos. Após registro do pedido em sistema

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO - INVESTCREDE 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS REGULAMENTO 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE. Solicitação de CAT N-LINE CREA-SP PASSO-A-PASSO

SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE. Solicitação de CAT N-LINE CREA-SP PASSO-A-PASSO SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE CAT Solicitação de CREA-SP N-LINE PASSO-A-PASSO 1 2 CREA-SP SOLICITAÇÃO DE CAT ON-LINE: A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR! O QUE É ACERVO TÉCNICO? É o conjunto das atividades

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV Universidade Estadual de Feira de Santana Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86 de 19/12/86 INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO RS ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 pg. 1/9 ORDEM DE SERVIÇO 02/2011 Dispõe sobre as regras de auditoria para homologação eletrônica da atualização de cadastro de médicos credenciados no IPERGS. O DIRETOR DE SAÚDE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM 50.05.002 1/12 1 FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a prestação de serviços voluntários na UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO Todos os órgãos da

Leia mais

Coordenação de Cadastro/DP

Coordenação de Cadastro/DP CONHECENDO A UFRRJ: um olhar mais próximo da estrutura física, organizacional, funcional e cultural da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenação de Cadastro/DP SEÇÃO DE CADASTRO Controle

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO.

Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO. PO-CL-AT- 1/6 1. OBJETIVO Padronizar o processo de cobrança de exames, conforme PCMSO ou guia de atendimento para liberação de ASO. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

EDITAL Nº 104/2015 CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO

EDITAL Nº 104/2015 CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO CADASTRO DE RESERVA PARA REMOÇÃO A PEDIDO O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com os termos do Processo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0

MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0 MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 7.0 Funcionamento da Planilha de Horas Resumo das Etapas Preenchimentos Obrigatórios Abono Cliente Falta Férias Horas Extras Observações Importantes Envio da Planilha

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS Processo O processo de renovação de matrícula constitui-se de três etapas válidas para todos os alunos veteranos dos cursos de graduação:

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 ADMINISTRAÇÃO ENFERMAGEM ENGENHARIA CIVIL A inscrição para adquirir o FIES 2015/1 para os cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil será feita exclusivamente pelo

Leia mais

O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho?

O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho? O que faz o Departamento Técnico de Medicina e Segurança do Trabalho? O DTMST é responsável pela realização dos exames médicos admissional, demissional e periódico, emissão dos abonos de atestados médicos

Leia mais

Roteiro do novo SIREF. 1 Acessar o SIREF. 2- Na página de entrada, haverá informações rápidas para o serv. Site - sigesp.saude.gov.

Roteiro do novo SIREF. 1 Acessar o SIREF. 2- Na página de entrada, haverá informações rápidas para o serv. Site - sigesp.saude.gov. Roteiro do novo SIREF 1 Acessar o SIREF Site - sigesp.saude.gov.br (sem www) Caso o servidor não tenha acesso, ele pode realizar o auto cadastro na página inicial do site. 2- Na página de entrada, haverá

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE CONTROLE DE FÉRIAS MANUAL DO USUÁRIO Sistema de Controle de Férias Lei N 8112 de 11 de dezembro de 1990 Capítulo

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Data 1 BIM Boletim de Inspeção Médica Nome JOÃO DA SILVA Matrícula 10/012.345-6 Diretoria SMSDC Faltando ao serviço? SIM Cargo Agente de Administração Divisão S/SUBPAV,

Leia mais

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE.

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Gerência de Autorização de Funcionamento GEAFE Brasília, junho de 2014 1º passo: acesse o sítio da ANVISA através do endereço eletrônico

Leia mais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Acessos: TUTORIAL Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Via site do CRCMG: http://www.crcmg.org.br Link direto: http://cadastro.crcmg.org.br/curso_presencial ACESSO AO SISTEMA No primeiro

Leia mais

FLUXO DE SOLICITAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA DOS MEDICAMENTOS INALATÓRIOS DA ASMA OBJETIVOS

FLUXO DE SOLICITAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E ENTREGA DOS MEDICAMENTOS INALATÓRIOS DA ASMA OBJETIVOS PÁGINA 1 DE 6 OBJETIVOS Estabelecer o fluxo de solicitação, distribuição e entrega dos medicamentos inalatórios, pertencentes à REMUME, utilizados no Programa da Asma no SSC/GHC. DEFINIÇÃO Os medicamentos

Leia mais

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 2014 Sistema Futura Ponto Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 Índice Cadastro 1. Departamentos 2. Função 3. Empresa 4. Eventos 5. Feriados 6. Grade Horária 7. Justificativas 8. Funcionários 9.

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET CENTRAL DE OPERAÇÕES Março / 2009 Atualizado por: Filipe G. Santana Em: 17/10/2012 INDÍCE INFORMAÇÕES INICIAIS... 1 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO PROFESSOR@NET...

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

ESTÁGIO PROBATÓRIO. Quadro do Magistério QM GDAE

ESTÁGIO PROBATÓRIO. Quadro do Magistério QM GDAE ESTÁGIO PROBATÓRIO Quadro do Magistério QM GDAE Decreto nº 52.344 de 09/11/2007 - Dispõe sobre o Estágio Probatório dos integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação. Lembramos que: 1.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 Sistemas Recursos Humanos da USP na Internet SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 CARTÃO USP GERENCIAMENTO PELA ÁREA DE PESSOAL... 23 Como listar solicitações

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais