Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização 6.6.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização 6.6."

Transcrição

1 Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização /12/2011 Núcleo de Tecnologia Educacional NUTE

2 SIGE 01 2/30 Objetivo... 3 Introdução... 3 Encerramento do ano letivo de 2011 no SIGE Documentos da Matrícula no SIGE ) Termo de Ciência ) Ficha de Renovação de Matrícula ) Relatórios de Renovação de Matrícula ) Relatório de Transferência Automática (TA) ) Relatório de Transferência por Interesse Próprio (TIP) Renovação de Matrícula no SIGE ) Renovação de Matrícula para alunos do Ensino Especial, da Educação Infantil ou do Programa Escola Ativa ) Renovação de Matrícula para alunos em escolas com critérios de avaliação diferenciados Transferência de Alunos TIP ou TA ) Cadastro da Transferência Automática TA ) Cadastro da Transferência por Interesse Particular TIP Alterar ou Excluir o cadastro da TIP Iniciando o ano letivo de Solicitação de Matrícula para Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral ou de Ensino Especial Escolas sem Computador Principais Alterações do Pack DÚVIDAS... 30

3 SIGE 01 3/30 Objetivo: Orientar os suportes do SIGE e Unidades Escolares sobre o encerramento do ano letivo 2011 e o início de 2012 no SIGE. Introdução: Este documento tem como característica fornecer informações para o encerramento do ano letivo corrente, bem como as primeiras atividades a serem realizadas para iniciar o ano letivo de Ressaltamos que: Todo aluno enturmado 1 no ano/semestre letivo só estará disponível no ano subsequente mediante renovação de matrícula 2. A renovação no sistema estará disponível para todos os alunos com situação final de APROVADO, REPROVADO e/ou em PROGRESSÃO PARCIAL: o Aluno com situação APROVADO e/ou em PROGRESSÃO PARCIAL realizará a renovação de matrícula para série subsequente; o Aluno com situação REPROVADO realizará a renovação para a mesma série; Alunos com situação final DESISTENTE, EVADIDO, MATRÍCULA CANCELADA que desejarem reingressar na Rede Estadual em 2012, deverão solicitar vagas através do ou pela Internet no endereço nos períodos destinados para tal finalidade (ver cronograma da Matrícula). O ingresso de novos alunos também ocorrerá pelo ou pela Internet no endereço Conceituam-se Novos Alunos aqueles provenientes das redes municipal, particular, de outros estados e/ou iniciando a vida escolar. Para alunos que perderem o período de solicitação de vagas, poderá fazê-lo na escola somente, a partir de 31/01/2012 3, quando finalizado o último período de 1 Aluno enturmado compreende todo aluno regularmente matriculado, com ficha cadastral preenchida e alocado em turma no ano letivo corrente. 2 A partir de 2011, a Renovação de Matrícula deverá ser realizada no SIGE através do Lápis Alunos, na funcionalidade Matrícula Renovação de Matrícula. A funcionalidade Promover Alunos foi extinta, a promoção acontecerá automaticamente no momento da renovação. 3 Solicitações realizadas antes desta data serão canceladas.

4 SIGE 01 4/30 confirmação e efetivação da matrícula. Os alunos deverão dirigir-se as escolas da rede para solicitar suas matrículas 4. Estas solicitações deverão ser cadastradas no SIGE. Exceção: As solicitações de matrículas para escolas conveniadas, escolas de Ensino Especial ou de Tempo Integral poderão ser realizadas a partir de 01/01/2012 e serão cadastradas no SIGE. As renovações de matrículas para alunos das turmas de Correção de Fluxo também serão realizadas no endereço ALUNO Matrículas Renovação. Anteriormente, este procedimento era realizado no lápis Programas. Alunos do Ensino Especial são avaliados através dos aspectos qualitativos de aprendizagem (avaliações de competências e habilidades) critérios ainda não contemplados pelo SIGE. O sistema permitirá a renovação de matrículas destes alunos após cadastro da situação final. Ver como fazer no tópico Renovação de Matrícula deste manual. Alunos da Educação Infantil e/ ou que participam do Programa Escola Ativa também terão suas matrículas renovadas no SIGE após o cadastro da situação final. (Ver tópico Renovação de Matrícula) As FICHAS DE RENOVAÇÃO deverão ser utilizadas para os alunos da casa que renovarão matrícula na escola. Elas estão disponíveis para impressão no endereço (SIGE) DOCUMENTOS Relatórios Matrícula Ficha de renovação. Estas fichas se encontram parcialmente preenchidas e, cabe a Unidade Escolar, finalizar o preenchimento bem coletar as assinaturas dos responsáveis. Estas informações serão atualizadas posteriormente na ficha do aluno. As FICHAS DE EFETIVAÇÃO destinam-se efetivação de matrícula para os Novos Alunos da Matrícula Informatizada e para os alunos que recebidos em Transferência por Interesse Próprio (TIP). Estão disponíveis para download no site SIGE Abordaremos este assunto com mais detalhes em breve. Caso a unidade de ensino não possua acesso à internet, solicitar as fichas em sua 4 O cadastro da solicitação de matrícula neste período estará sujeito à disponibilidade de vagas da escola.

5 SIGE 01 5/30 Regional de Ensino. Os dados coletados nestas fichas deverão ser inseridos no SIGE posteriormente. Encerramento do ano letivo de 2011 no SIGE. Antes de qualquer outra ação, a unidade escolar deverá efetuar a renovação de matrícula de todos os alunos que irão permanecer na escola. As etapas a serem seguidas são: RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA I. Imprimir o Termo de Ciência 5 disponibilizado no SIGE no Lápis DOCUMENTOS Relatórios Matricula e entregar aos pais ou responsáveis dos alunos para que sejam assinados e devolvidos à unidade escolar; Termo de Ciência II. Para os alunos que forem renovar a matrícula, a unidade escolar deverá imprimir, inclusive, a Ficha de Renovação disponibilizada no SIGE no Lápis DOCUMENTOS Relatórios Matricula Ficha de Renovação. 5 Termo de Ciência: Documento que notifica os pais/responsáveis pela obrigatoriedade de renovação de matrícula para os alunos da casa que continuarão na unidade escolar no ano subsequente. A não renovação implicará na perda da vaga na unidade de ensino.

6 SIGE 01 6/30 Ficha de Renovação III. Após o preenchimento das fichas de renovação elas deverão ser informadas no SIGE no endereço ALUNO Matrícula Renovação. Assinale aqui todos os alunos que renovaram matrícula. A NÃO RENOVAÇÃO NO SISTEMA IMPLICARÁ NA PERDA DE VAGAS PARA OS ALUNOS DA CASA E, CONSEQUENTEMENTE LIBERARÁ NOVAS PARA MATRÍCULA INFORMATIZA. O PERÍODO DE RENOVAÇÃO DEVER OCORRER OBRIGATORIAMENTE NAS DATAS DESTINADAS. (VER CRONOGRAMA DA MATRÍCULA) NÃO HÁ POSSIBILIDADES DE PRORROGAÇÃO DE PRAZOS!

7 SIGE 01 7/30 TRANSFERÊNCIAS IV. Cadastrar no SIGE as Transferências por Interesse Próprio (TIP) para TODOS os alunos da escola que solicitarem transferência. Cadastro das TIPs V. Cadastrar no SIGE as Transferências Automáticas 6 (TA) das turmas que não serão oferecidas as séries subsequentes. Cadastro das TAs 6 As Transferências Automáticas ocorrem nas escolas que não oferecem a série subsequente e serão realizadas transferências em bloco. Esta atividade é realizada através de planejamento entre as escolas sob a supervisão da Subsecretaria de Educação. Os alunos que se opuserem a participar da TA deverão solicitar uma TIP.

8 Documentos da Matrí cula no SIGE SIGE 01 8/30 1) Termo de Ciência 1. No lápis ALUNOS Relatórios Matrícula Termo de Ciência imprima as termos de ciência para todos os alunos da casa. Imprima os termos de ciência 2) Ficha de Renovação de Matrícula 2. No lápis ALUNOS RELATÓRIOS MATRÍCULA FICHA DE RENOVAÇÃO imprima as Fichas de Renovação de Matrícula somente para os alunos que renovarão matrícula. Funcionalidade para impressão das Fichas de Renovação de Matrícula Figura 1 - Item Ficha de Renovação de Matrícula

9 SIGE 01 9/30 3. A emissão destes documentos é feita selecionando a turma. Selecione os alunos que irão renovar a matrícula e clique em Gerar Relatório. Marque este item para selecionar todos os alunos da turma ou selecione apenas os alunos que renovarão matrícula. Em seguida clique em Gerar Relatório. Figura 2 - Seleção de alunos para impressão de Ficha de Renovação de Matrícula ESTA FUNCIONALIDADE TEM COMO OBJETIVO FACILITAR O TRABALHO DA ESCOLA. NO ENTANTO, NADA IMPEDE QUE SE UTILIZE FORMULÁRIO PRÓPRIO, O QUE ACREDITAMOS SER DESNECESSÁRIO, POIS O FORMULÁRIO DO SIGE É UM FORMULÁRIO PADRÃO. 3) Relatórios de Renovação de Matrícula Foram disponibilizados dois relatórios para acompanhamento das renovações de matrícula: Relatório de renovação por turma: Exibe a lista de alunos da turma com os resultados da renovação feita no SIGE. Exibe também o curso, a série e turno de destino para Relatório de renovação por turma.

10 SIGE 01 10/30 Figura 3 - Relatório de Renovação de Matrícula por Turma. Relatório de renovação quantitativo: Exibe os quantitativos de alunos renovados para Este relatório pode ser: o Agrupados por curso e série Mostra os quantitativos de alunos matriculados para 2012 por curso, série e turno; o Agrupados por turma Mostra os quantitativos de alunos por turma renovados e não renovados. Use este relatório para acompanhar o andamento das renovações da escola. Relatório de renovação - Quantitativos

11 SIGE 01 11/30 Gere o relatório agrupado por curso e serie ou por turma: Selecione o tipo desejado e clique Gerar Relatório. Quantitativo total de alunos renovados da escola para Figura 4 - Relatórios de Renovação de Matrícula Quantitativo (agrupado por curso e série) Lista de turmas da escolas Figura 5 - Relatórios de Renovação de Matrícula Quantitativo (agrupado por turma) Quantitativo de alunos renovados e não renovados da escola.

12 SIGE 01 12/30 4) Relatório de Transferência Automática (TA) Exibe a relação de alunos que fizeram a transferência automática. Relatório de Transferência Automática (TA) 5) Relatório de Transferência por Interesse Próprio (TIP) Exibe a relação de alunos que solicitaram transferência por interesse próprio. Relatório de Transferência por Interesse Próprio (TIP) Renovaça o de Matrí cula no SIGE O item PROMOVER ALUNO foi descontinuado no SIGE. Esta funcionalidade foi substituída pela RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA. O que muda? A renovação de matrícula deverá acontecer somente para os alunos que preencheram a ficha de renovação. Este é o documento de matrícula e deverá ser assinado pelos pais ou responsável pelo aluno; A renovação estará disponível para todos os alunos com situação APROVADO, REPROVADO ou PROGRESSÃO PARCIAL.

13 SIGE 01 13/30 Alunos das séries finais do Ensino Médio com situação APROVADO não terão suas matrículas renovados; Para os alunos da casa só será permitida uma única situação de matrícula: RENOVAÇÃO, TA ou TIP; Após estas considerações, passaremos aos processos de renovação no SIGE. Para realizar a próxima etapa assegure de ter em mãos as fichas de renovação devidamente preenchidas. Os resultados deverão ser informados no SIGE e as fichas arquivadas nas pastas dos alunos para as devidas conferências. No SIGE: 1. Acesse o item de menu Renovação conforme imagem a seguir: Aqui serão informados os alunos que renovaram Matrícula. 2. O sistema solicitará que você selecione a origem e o destino da turma no qual você estará fazendo a renovação; 3. Selecione os alunos que renovaram e clique em INCLUIR. Veja a imagem a seguir:

14 SIGE 01 14/30 1 Informe a turma que deseja renovar as matrículas. 3 2 Informe o curso, série e turno de destino. Marque a opção listar alunos Não renovados. 4 Assinale SOMENTE os alunos que RENOVARAM matrícula na escola. Deixe sem marcação TODOS os alunos que não renovaram. 5 Figura 6 Tela de Renovação de Matrícula ATENÇÃO: OS ALUNOS RENOVADOS TERÃO A VAGA GARANTIDA NA ESCOLA. OS ALUNOS NÃO RENOVADOS TERÃO SUAS VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA NOVOS ALUNOS DA MATRÍCULA INFORMATIZADA. VERIFIQUE SE O TERMO DE CIÊNCIA FOI DEVIDAMENTE ASSINADO PELO RESPONSÁVEL. MESMO ASSIM, REFORÇAR COM ALUNOS OU RESPONSÁVEIS AS CONSEQUÊNCIAS DA NÃO RENOVAÇÃO. 6) Renovação de Matrícula para alunos do Ensino Especial, da Educação Infantil ou do Programa Escola Ativa A renovação de matrículas para alunos que dispensam menção classificatória por notas ocorrerá normalmente no sistema após ajustes nos critérios de avaliação. Como obter a situação final de Aprovado ou Reprovado para estes alunos?

15 SIGE 01 15/30 Para isso foi criada a funcionalidade Situação Final do Aluno onde a escola deverá informar as situações finais destes alunos. A funcionalidade ficará disponível após os procedimentos a seguir: Veja: 1. Abra o critério de avaliação; Altere o critério de avaliação. 2. Informe a composição Educação Infantil ou Ensino Especial ou Ensino Fundamental (para Escola Ativa): Informe a composição Educação Infantil, Ensino Especial ou Ensino Fundamental (para Escola Ativa). Assinale SIM para em dispensa menção classificatória por notas. Assinale as séries que compõem estes cursos. Figura 7 Tela Critério de Avaliação

16 SIGE 01 16/30 3..Clique em Incluir. 4. No lápis Movimentação será habilitada a funcionalidade Situação Final do Aluno. Aqui serão cadastradas as situações finais para todos os alunos destas composições. 5. Selecione a turma que deseja cadastrar a situação final dos alunos. Assinale para cada aluno APROVADO ou REPROVADO. Veja figura abaixo. Informe os dados da turma. Assinale a situação final para cada aluno. Figura 8 Cadastro da Situação Final do Aluno 6. Clique em Salvar. 7. Realize estes procedimentos para todas as turmas da Educação Infantil (ou Ensino Especial). 8. Após estes procedimentos realize normalmente a renovação dos alunos no endereço ALUNO Matrícula Renovação. 7) Renovação de Matrícula para alunos em escolas com critérios de avaliação diferenciados Algumas unidades de ensino possuem critérios de avaliação diferenciados que ainda não foram atendidos no SIGE.

17 SIGE 01 17/30 Para renovação de matrícula realize os procedimentos abaixo: 1. Acesse os dados cadastrais da Unidade de Ensino: Acesse aqui os dados cadastrais da escola. 2. Assinale que a escola não utiliza os critérios de avaliação disponíveis no SIGE. Assinale AQUI que a escola não utiliza os critérios de avaliação disponíveis no SIGE. Figura 9 Dados Cadastrais da Unidade Escolar 3. No lápis Movimentação será habilitada a funcionalidade Situação Final do Aluno.

18 SIGE 01 18/30 Aqui serão cadastradas as situações finais dos alunos que com critérios de avaliação diferenciados. 4. Selecione a turma que deseja cadastrar a situação final dos alunos. Assinale para cada aluno APROVADO, REPROVADO ou PROGRESSÃO PARCIAL. Veja figura abaixo. Informe os dados da turma. Assinale a situação final para cada aluno. Figura 10 Cadastro da Situação Final do Aluno 5. Clique em Salvar. 6. Realize estes procedimentos para todas as turmas da escola. 7. Após estes procedimentos realize normalmente a renovação dos alunos no endereço ALUNO Matrícula Renovação. (ver item Renovação). Transfere ncia de Alunos TIP ou TA As Transferências por Interesse Próprio (TIP) ou as Transferências Automáticas (TA) são destinadas aos alunos da casa que não renovarão a matrícula e se encontram em trânsito para outras Unidades de Ensino pelas razões:

19 SIGE 01 19/30 A unidade escolar atual não oferece curso/série/turno pretendidos; Aluno em mudança de endereço; Aluno em mudança de escola por interesse próprio; Outros; As maiores dificuldades observadas no processo de Matrícula estão pautadas neste tema. A Unidade Escolar deverá informar em tempo hábil aos alunos que pretendem transferir para outras Unidades Escolares que o procedimento é realizado na escola onde se encontra através do preenchimento da TIP A Central de Atendimento ( ) recebem um número elevado de chamados de alunos da Rede que não foram informados que deveriam solicitar a sua transferência (TIP) na escola onde estudam. A Central de Atendimento é destinada a atender as solicitações apenas para Novos 7 Alunos. Os cadastros de alunos da Rede estão bloqueados para o Callcenter. As TIPs e TAs devem ser cadastradas no SIGE respeitando-se as datas e os períodos de envio dos dados para processamento. As escolas com a versão Online do SIGE estarão integradas com o Sistema de Solicitação de Matrícula do Callcenter e com o Reordenamento da Rede. Ao cadastrar uma TIP na escola as informações estarão disponíveis imediatamente para o Callcenter. 8) Cadastro da Transferência Automática TA A Transferência Automática é uma das etapas da matrícula informatizada que consiste na Transferência em bloco de alunos das unidades de ensino que não oferecem as séries subsequentes. Este planejamento é iniciado no reordenamento da matrícula nas subsecretarias e posteriormente nas escolas. Antes de iniciar o cadastro das TAs no SIGE a escola deverá ter em mãos os códigos verificadores (Relatório de Autorização da TA somente para escolas com versão Local do SIGE) que permitirão realizar o procedimento. Para escolas com a versão Online, o sistema estará liberado na data para tal finalidade. 7 Novos Alunos na Rede Alunos provenientes das Redes Municipal, Particular, Federal ou recebidos de outros estados; Ainda são Novos Alunos àqueles que desistiram de estudar no ano letivo 2010 ou em anos anteriores e, alunos iniciando à vida escolar.

20 SIGE 01 20/30 Escolas com a versão Online não precisarão cadastrar os códigos de autorização. Este procedimento é automatizado pelo Reordenamento. Abra o SIGE e verifique se o ano letivo de 2011 está ativo. ATENÇÃO O cadastro da TA deve ser feito no SIGE com o ano letivo 2011 ativo. As transferências são dos alunos de 2011 para o ano letivo de No lápis ALUNOS Matrícula, selecione a opção TA, conforme figura a seguir: Funcionalidade para cadastro da TA. A ETAPA 1, a seguir, deverá ser realizada apenas pelas escolas com a versão local do SIGE: 1. De posse do Relatório de Autorização, selecione em ALUNOS MATRÍCULA TA AUTORIZAÇÃO, para cadastrar os autorizações: Veja figura abaixo:

21 SIGE 01 21/30 Funcionalidade para cadastro das autorizações da TA. Caso não possua o Relatório de Autorização da TA, entre em contato com a Subsecretaria. Cadastre as informações conforme Relatório de Autorização da TA. Informe aqui a escola de destino. Informe a composição, série, semestre e turno de destino. Informe o quantitativo de vagas oferecidas pela escola de destino. Cadastre aqui o Código Verificador. Para validar os dados cadastrados, eles devem estar conforme o Relatório de Autorização da TA. Figura 11 Autorização de TA no SIGE 2. Pronto! Após o cadastro das autorizações devemos informar os alunos que serão transferidos. Para isso, no lápis ALUNO Matrícula selecione a opção CADASTRO. Veja a figura.

22 SIGE 01 22/30 Informe aqui os alunos que serão transferidos pela TA. Informe a turma de origem e os dados da escola de destino. Veja ilustração a seguir: Dados da escola de ORIGEM: composição, série, turno, semestre (EJA), Turma. Dados da escola de DESTINO: código da escola, composição, série destino, turno destino. Número de vagas disponíveis na escola de destino. Informe os alunos que serão transferidos através da TA, conforme a quantidade de vagas disponíveis na escola de destino. Figura 12 Cadastro de TA no SIGE Em seguida clique em INCLUIR para finalizar o procedimento. Se precisar ALTERAR ou EXCLUIR dados da Transferência Automática, basta retornar a esta funcionalidade e realizar os procedimentos desejados. É necessário estar atento às datas de envio dos bancos de dados. As alterações deverão ser realizadas dentro do período de recebimento de bancos. Alterações feitas após esta data não serão processadas.

23 SIGE 01 23/30 Imprime os relatórios das TAs disponíveis no lápis DOCUMENTOS RELATÓRIOS MATRÍCULA RELATÓRIO TA. 9) Cadastro da Transferência por Interesse Particular TIP Abra o SIGE e verifique se o ano letivo de 2010 está ativo. ATENÇÃO Antes de iniciar o cadastro da TIP no SIGE verifique se o ano letivo de 2011 está Reforçamos ativo. As transferências que: são dos alunos de 2011 para o ano letivo de O cadastro da Transferência Por Interesse Próprio no SIGE será realizado para todo aluno da Rede que se encontra com a situação CURSANDO ou APROVADO ou REPROVADO e/ou PROGRESSÃO PARCIAL em Alunos com situação DESISTENTE, EVADIDO, MATRÍCULA CANCELADA não participarão da TIP. Eles são NOVOS alunos para Matrícula 2011 e deverão solicitar vagas para 2011 através do ou pelo site (ver cronograma da matrícula). A TIP deve ser cadastrada na escola de ORIGEM para todo o Aluno da Rede Estadual que deseja transferir para outra Unidade Escolar pertencente à mesma Rede, exceto para, ESCOLAS CONVENIADAS, ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL e ESCOLAS DE ENSINO ESPECIAL. Para estas situações, o aluno deverá procurar diretamente a escola, no período pré-estabelecido no Cronograma da Matrícula, e realizar a sua matrícula. Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral e Escolas de Ensino Especial, não receberão alunos provenientes de TIP, mas deverão realizar o cadastro da TIP para seus alunos. No lápis ALUNOS, selecione a opção MATRÍCULA, conforme figura abaixo.

24 SIGE 01 24/30 Funcionalidade para cadastro da TIP. Veja a tela de cadastro da TIP: Consulte o aluno desejado ou informe o seu número de matrícula. Aqui serão exibidos os dados pessoais e escolares do aluno relativos ao ano letivo de 2011: composição, série, turno, turma e situação atual do aluno. Aqui deverão ser informados os dados para TIP 2012: composição, série, turno e as 3 (três) opções de escolas. Figura 12 Cadastro de TIP Em seguida clique no INCLUIR para salvar os dados da TIP.

25 SIGE 01 25/30 Quando a escola utiliza a versão Online do SIGE, esta mensagem conterá o número de solicitação de matrícula que deverá ser guardado pelo aluno. Com este número o aluno poderá consultar os dados da TIP no site da matrícula. O sistema solicitará se deseja imprimir a TIP, escolha OK para recolher as assinaturas neste documento. Entregue o comprovante para o aluno e guarde a via da escola para controle. CADASTRO DA TIP VIA DA ESCOLA Espaço reservado para o carimbo da UE. Espaços reservado para assinatura do aluno ou de seu responsável. Espaço reservado para assinatura do responsável pelo cadastro na Unidade Escolar. CADASTRO DA TIP COMPROVANTE DO ALUNO

26 SIGE 01 26/30 Alterar ou Excluir o cadastro da TIP Se houver necessidade de alterar ou excluir o cadastro da TIP de determinado aluno, o mesmo poderá ser feito e só terá efeito se realizados dentro dos prazos estabelecidos para cadastro das TIPS envio dos bancos de dados para processamento. (ver período no cronograma de matrícula). A alteração consiste em EXCLUIR o cadastro existente e realizar um novo. Recolha as assinaturas e entregue o novo comprovante ao aluno. Veja figura: Para ALTERAR o cadastro clique em EXCLUIR para cancelar o cadastro e em seguida preencha outro com as alterações desejadas. Figura 13 Exclusão de TIP

27 SIGE 01 27/30 A Unidade Escolar poderá também, através do SIGE, emitir um relatório das TIP cadastradas no endereço DOCUMENTOS RELATÓRIOS MATRÍCULA RELATÓRIO TIP. Neste mesmo documento estarão listadas também as solicitações que foram canceladas. Iniciando o ano letivo de 2012 O ano de 2012 será criado automaticamente no SIGE após a Renovação dos alunos de A Unidade Escolar poderá iniciar as atividades letivas no sistema normalmente a partir de Janeiro de 2011 após atualização dos arquivos de turmas autorizadas pelo Reordenamento da Matrícula. A escola deverá: Cadastrar as turmas de 2012; Atualizar os cadastros dos alunos e aloca-los em turma; Emitir documentação: Histórico Escolar, Declarações, Boletins, Fichas Individuais, Atas de Resultados Finais, outros. ATENÇÃO: A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA ATRAVÉS DO SIGE NÃO ESTARÁ AUTORIZADA NESTE PERÍODO, EXCETO PARA ESCOLAS QUE NÃO PARTICIPAM DO PROCESSO DE MATRÍCULA, TAIS COMO, ESCOLAS DE ENSINO ESPECIAL, ESCOLAS CONVENIADAS, ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. TODAS AS SOLICITAÇÕES REALIZADAS PELO SIGE NESTE PERÍODO SERÃO CANCELADAS. A data de início da SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA no SIGE iniciarse-á em 31/01/2012, após o período de Efetivação das Matrículas do 2º Período. Qualquer solicitação que anteceda esta data será cancelada. Solicitaça o de Matrí cula para Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral ou de Ensino Especial Escolas Conveniadas, de Tempo Integral e de Ensino Especial não participam do processo de solicitação de Matrícula pelos 0800.

28 SIGE 01 28/30 Os alunos deverão ser orientados a procurar estas Unidades Escolares e realizar sua Matrícula. Para estas escolas o sistema de Manutenção de Matrícula através do SIGE estará liberado para receber as solicitações de matrícula no período. Veja figura: Escolas Conveniadas, de Tempo Integral e de Ensino Especial utilizarão as funcionalidades Manutenção de Matrícula (Novo Aluno ou Aluno da Rede) para solicitar o aluno no período de Matrícula. Escolas sem Computador Escolas sem computador ou sem sistema instalado realizará o cadastro das TIP e/ou TA através de formulários manuais e enviarão para Subsecretaria para cadastro no SIGE ONLINE. A responsabilidade pelo cadastro dos formulários no sistema é da Subsecretaria Regional de Ensino. Importante ressaltar que em nosso cadastro não constam escolas sem computadores. Esta solução destina-se aos casos extremos, como roubo do equipamento durante o período de matrícula. Principais Alteraço es do Pack Todos os procedimentos tratados neste manual estarão disponíveis na versão do SIGE As escolas com Sige Online já estão com seus sistemas atualizados. As escolas com Sige Local deverão baixar a atualização no endereço

29 SIGE 01 29/30 Antes de instalar a versão Local, realize o Backup do banco de dados. A seguir listaremos as principais alterações contidas no Pack: Renovação de matrícula Funcionalidade que permite a renovação de matrícula dos alunos da casa para o ano letivo de Documentos da Matrícula: a. Termo de Ciência; b. Ficha de Renovação; c. Relatórios de Renovação; Relatório Salas; O cadastro de salas ou de outras dependências é realizado no sistema de Reordenamento. A escola visualizará o relatório de salas no endereço DOCUMENTOS Relatórios Dados Cadastrais Sala de Aula Relatório de Extensão O cadastro de extensão é realizado no sistema de Reordenamento. A escola poderá visualizar o relatório no endereço DOCUMENTOS Relatórios Dados Cadastrais Extensão. Cadastro de Turmas A principal alteração do cadastro de turmas é o vínculo com a sala de aula. Este procedimento se faz necessário para o cálculo correto das vagas a serem disponibilizadas para novos alunos. Alteração neste item só será permitida mediante autorização da Gerência da Rede. Inclusão de Novas Disciplinas Ficha do aluno - Alunos com necessidades especiais A coleta de dados dos alunos com necessidades especiais foi alterada para atender as exigências do Censo Escolar. Encontram-se disponíveis dois relatórios: o o Relatório de quantitativo de necessidades especiais; Relatório Nominal dos alunos com necessidades especiais;

30 SIGE 01 30/30 Gere aqui os relatórios de quantitativo e nominal de alunos com necessidades especiais. Alteração no Histórico Escolar Alteração consiste em permitir inclusão de cursos diversos, tais como, Contabilidade, Técnico em Magistério, Ciclos, etc. Para usar a funcionalidade, no item composição (no cadastro de novo ano no Histórico Escolar), escolha a opção OUTROS e em seguida digite o curso desejado. Situação Final de Alunos Foi incluída a funcionalidade de cadastro da situação final de alunos para as composições Ensino Especial, Educação Infantil e para escolas que utilizam critérios de avaliação diferenciados. DU VIDAS Entre em contato com o suporte do SIGE de sua regional ou com nossa Central de Atendimento pelo ou pelo sige@seduc.go.gov.br.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Sistema de Gestão Escolar Municípios

Sistema de Gestão Escolar Municípios Sistema de Gestão Escolar Municípios Procedimentos Pack de atualização 2.3 Jul/2007 GETEC 01 2/8 PACK DE ATUALIZAÇÃO SIGE 2005-2.3 O arquivo de instalação do SIGE 2005-2.3 encontra-se disponível para download

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

A quem se destina. Referência. Coordenadores de Matrícula e Suportes ao SIGE das Subsecretarias Regionais. Google Maps maps.google.com.

A quem se destina. Referência. Coordenadores de Matrícula e Suportes ao SIGE das Subsecretarias Regionais. Google Maps maps.google.com. Objetivo Este procedimento descreve todos os passos para cadastrar as coordenadas de localização das unidades escolares no sistema Mapeamento Geográfico de Escolas (GEO). A quem se destina Coordenadores

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Sistemas Corporativos da USP (Web)

Sistemas Corporativos da USP (Web) Sistemas Corporativos da USP (Web) O sistema de estágios remunerados da USP é fruto da colaboração das seguintes áreas da Reitoria da Universidade de São Paulo: Departamento de Recursos Humanos, Departamento

Leia mais

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO Este Manual tem por finalidade orientar os procedimentos de preenchimento da Web Guia do CREDENCIADO no atendimento aos beneficiários

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE Tefefone: (16)37119000 email: recam@franca.sp.gov. Sumário 1. Endereço para acessar o sistema... 3 2. Tipos de acesso ao sistema... 3 3. Termo de acesso cadastrado

Leia mais

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau

SAJPG5. Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11. Expedientes. Primeiro Grau SAJPG5 Primeiro Grau Novidades das Versões 1.3.0-0 a 1.3.1-11 Expedientes Novidades da versão 1.3.0-0 a 1.4.1-1 Este documento contém um resumo das alterações e novidades liberadas nas versões 1.3.0-0

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Acessos: TUTORIAL Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Via site do CRCMG: http://www.crcmg.org.br Link direto: http://cadastro.crcmg.org.br/curso_presencial ACESSO AO SISTEMA No primeiro

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ENCERRAMENTO DO PERÍODO LETIVO E OUTRAS ORIENTAÇÕES SOBRE O DIÁRIO WEB Palmas, 2010 1 Sumário 1. POR

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa Boletim Técnico Central de Estágio Produto : TOTVS Educacional 11.83.52 Processo : Central de Estágio Subprocesso : Não se aplica Data da publicação : 12/11/2013 A funcionalidade de Central de Estágio

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 TUTORIAL SIEX ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 1. Como acessar ao formulário de inscrição de proposta... 3 2. Quais os passos de preenchimento

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE. Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc.

AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE. Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc. AUTORIZAÇÃO de EMPREENDIMENTOS de FAUNA SILVESTRE Passo-a-passo 1.4 - Após 48 horas, como ALTERAR ATIVIDADES no CTF (incluir; encerrar; etc.) No sistema do Cadastro Técnico Federal (CTF), passados 48 horas

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO SCCard Sistema de Autorização On-Line O SCCard é a interface web do sistema de autorização da Unimed Blumenau

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor SUMÁRIO Introdução... 2 Como acessar o sistema - PROFESSOR... 3 Primeira visita a página... 4 Atualizando o cadastro... 9 Imprimindo o comprovante...

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar)

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) 1 2 Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICAÇÃO... 5 AUTENTICAR USUÁRIO... 5 USUÁRIO SEM INFORMAÇÃO DE E-MAIL... 5 SOLICITAR NOVA SENHA... 7 Acesso

Leia mais

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI)

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) O SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS ON-LINE O Sistema de Controle de Processos ON-LINE é um Sistema de Protocolo desenvolvido pela da que tem como finalidade gerenciar os processos e solicitações de serviços

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

CPqD Gestão Pública. Gestão Escolar Guia de treinamento. Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010

CPqD Gestão Pública. Gestão Escolar Guia de treinamento. Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010 CPqD Gestão Pública Gestão Escolar Guia de treinamento Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010 CPqD Gestão Pública Gestão Escolar Guia de treinamento Versão do produto: 4.0.0 Edição

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Portal de Fornecedores Não-Revenda

Portal de Fornecedores Não-Revenda Portal de Fornecedores Não-Revenda Emissão de Nota Fiscal e Criação de Espelho Consulte neste manual os procedimentos para emissão de Nota Fiscal para o Walmart e as atividades relativas à Criação do Espelho

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE. Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE. Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline O Sistema de Matrícula Online da UFU dispensa a necessidade de o ingressante ir presencialmente para realizar a sua Solicitação

Leia mais

Portal Online. Manual Operacional. Estudantes

Portal Online. Manual Operacional. Estudantes Portal Online Manual Operacional Estudantes Londrina 2015 Sumário Início... 3 Acesso... 3 Recuperação de senha... 3 Alteração de senha... 4 Tela inicial... 5 Avaliação institucional... 6 Ouvidoria... 7

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Resolução SE 80, de 6-8-2012

Resolução SE 80, de 6-8-2012 Diário Oficial - Seção I terça-feira, 7 de agosto de 2012 PÁG. 16 Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 80, de 6-8-2012 Define procedimentos e critérios do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE

PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE PASSO A PASSO SISTEMA DE REQUISIÇÃO ON-LINE ABRIL, 2008 Atualizado em: 06/04/2008 17:24 1 Índice Acessando o sistema... 3 Efetuando login no sistema... 5 Página principal... 6 Criando a requisição... 7

Leia mais

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ONLINE - UNEC CARATINGA 1 1.0 INTRODUÇÃO ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ON-LINE O objetivo deste manual é orientar o aluno na realização da rematrícula do semestre através do

Leia mais

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE

MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE MANUAIS DE PROCEDIMENTOS WAE UTILIZAÇÃO DO PROFESSOR@NET CENTRAL DE OPERAÇÕES Março / 2009 Atualizado por: Filipe G. Santana Em: 17/10/2012 INDÍCE INFORMAÇÕES INICIAIS... 1 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO PROFESSOR@NET...

Leia mais

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A Maplo traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo de pré-matrícula em nossos

Leia mais

CEFET-ES NASA - Núcleo de Atendimento do Sistema Acadêmico

CEFET-ES NASA - Núcleo de Atendimento do Sistema Acadêmico CEFET-ES NASA - Núcleo de Atendimento do Sistema Acadêmico Março 2008 Para acessar o sistema entre no site do Cefetes na barra de endereços do seu navegador na internet (http://www.cefetes.br). Feito isso,

Leia mais

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4

1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4 CADASTROS FISCAIS 1. Reordenação da aba Fiscal 1 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2 3. Parametrização de NCM 4 4. Faturamento de pedidos entregues no endereço do revendedor

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR DO WEDE ODONTOGROUP - 2010

MANUAL DO PRESTADOR DO WEDE ODONTOGROUP - 2010 Prezado (a) Prestador (a), Com o objetivo de melhorar os nossos serviços junto à rede credenciada e aos nossos beneficiários, estamos disponibilizando no portal www.odontogroup.com.br alguns serviços como:

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 4.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 2.0 3.0 4.0 Equipe suporte

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios.

Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios. Aprovação da Ficha de Tratamento Beneficiários Correios. Requisitos Para acessar o sistema de aprovação de Ficha de Tratamento Eletrônica Correios é preciso ter instalado no computador um (Navegadores

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA . CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA Quando um novo Programa de Pós-Graduação é criado no CAPG é necessário o preenchimento inicial de várias informações, criando-se assim um banco de dados com

Leia mais

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor

Guia de Consulta Rápida. Portal do Professor Guia de Consulta Rápida Portal do Professor Última atualização: 07/12/2015 ÍNDICE 1. Acessando o Portal... 3 2. Quadro de Horários... 5 3. Alterando a Senha... 6 4. Alterando a Filial... 7 5. Fale Conosco...

Leia mais

Manual Instrutivo Saque para Cartão Emitido / Complementar

Manual Instrutivo Saque para Cartão Emitido / Complementar Título da apresentação Manual Instrutivo Saque para Cartão Emitido / Complementar Solicitação de serviços Cartão emitido Solicitação de Serviços Cartão Emitido O sistema deve ser acessado pelo site do

Leia mais