SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING"

Transcrição

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING Tânia Mara Villas Bôas Borba Graduação em Administração Professora Universitária RESUMO: Este estudo objetivou compreender os principais aspectos estratégicos integrantes do processo de gestão de sistemas de informação gerencial e o marketing aplicado ao planejamento em seus níveis e estratégias. Para tanto, recorreu-se à bibliografia referente às transformações observadas em sistemas de informação gerencial, marketing e planejamento em função da extensão de seu conceito e atuação. Examinou-se também as razões pelas quais as empresas sofrem com o paradigma organizacional, barreiras para implantação e adaptação de novos processos automatizados que podem refletir de forma não positiva num mercado cada vez mais competitivo. A implantação de um software definido como solução de gestão empresarial trabalha viabilizando todo planejamento em curto, médio e em longo prazos e as interfaces dialogadas entre a empresa e o colaborador. Abordagem feita ao longo do trabalho no dilema enfrentado pela empresa pôde mostrar a importância de existir uma estratégia coerente em todo o marketing interno a ser desenvolvido na organização. PALAVRAS-CHAVE: Gestão; Informação, Tecnologia.

2 INTRODUÇÃO O Marketing ligado ao avanço tecnológico passa por transformações que definem o perfil das organizações modernas. Há sistemas que integram às informações tornando-as mais velozes no contexto da comunicação dos negócios tradicionais e eletrônicos. As empresas planejam e buscam estratégias que possam combater com eficácia a concorrência. O Sistema de Informação Gerencial ligado ao marketing, e aos níveis do planejamento entra como ferramenta indispensável nesta luta para tornar a empresa cada vez mais competitiva diante dos desafios do mercado. Na área de Sistemas de Informação Gerencial, e a sua atuação como ferramenta indispensável para o desenvolvimento das estratégias do marketing analisou-se as questões paradigmáticas do clima organizacional numa visão de gestão de tecnologia e informação. Um software definido como solução de gestão empresarial integra setores de empresas, trabalha viabilizando com eficiência o planejamento das estratégias aplicadas para o objetivo fim da empresa. Considerando o aspecto da busca de resultados, ou seja, a eficácia, a pesquisa se justifica por entender que um estudo sistematizado, sobretudo nessas áreas investigadas pode contribuir com novas idéias, principalmente no campo interdisciplinar. Fazer ciência - desenvolver o conhecimento, mostrando a necessidade de compreender as interfaces do mercado com as áreas afins da administração, esse fato é primordial para o crescimento da gestão executiva das organizações. Fez-se uma análise processual e gradual do estudo do planejamento estratégico e os níveis que destacam aplicabilidade operacional, gerencial e estratégica, sendo que para o levantamento do problema a pesquisa delineou questões técnicas da área de sistemas de informação gerencial, mercadologia, cliente, planejamento e o clima organizacional, no contexto do tema abordado. O problema levantado implica em buscar mecanismos para quebrar barreiras na empresa, visando facilitar e viabilizar o processo de implantação de ferramentas de solução de gestão empresarial aplicada ao marketing e suas estratégias.

3 Nas obras consultadas pôde-se verificar as questões ligadas ao planejamento, mercado, informação, estratégias de marketing, sistema de gerenciamento para tomada de decisão, e as questões do paradigma organizacional. O estudo levanta hipóteses que julgam a causa de barreiras impregnadas no seio das organizações. A capacitação e o treinamento de pessoal entram como fatores de solução para a implantação de novas estratégias para o ambiente interno da empresa. A metodologia aplicada no processo de desenvovimento essa pesquisa se deu através da coleta de informações em obras da área da administração - método qualitativo. Para que a eficiência e eficácia nos processos de toda a cadeia produtiva da empresa sejam efetivas o desenvolvimento de ações voltadas para o planejamento da análise, adaptação, ativação e avaliação cliente interno para o externo 4 A s do marketing devem ser implementadas. Com a pesquisa foi possível compreender que o conhecimento se dá a partir de premissas que norteiam o crescimento do SER pesquisador. Na gestão estratégica de processos mercadológicos e informação, os pilares que fundamentam toda a construção de bases firmadas em solo fertil e seguro estão ligadas ao planejamento de estratégias especificas. Embora as percepções da autora desta pesquisa possam trazer polêmica quanto a miscigenação dos assuntos abordados, sabe-se, entretanto, que quanto mais se investe em pesquisa e estudo o crescimento se faz - a diferença faz a diferença.

4 1. INTERFACES DO PROCESSO INTERDISCIPLINAR SISTEMAS, INFORMAÇÃO, MARKETING E PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL O marketing de valor diz que a organização que está atenta ao avanço tecnológico deve concentrar-se nas atividades do marketing estratégico com o objetivo fim de fornecem valor para o cliente, e neste contexto que pode se dizer: a essência das relações de troca - entre o cliente interno e o cliente externo - está na essência do marketing certo. Para Kotler (2000, p.75), a informação necessária para os profissionais de marketing pode ser obtida por intermédio de registros internos da empresa, serviço de inteligência de marketing. É necessário que um sistema de informação gerencial seja eficiente para um processo organizado de decisões. Na visão do mercado globalizado a análise do cliente quanto aos benefícios, e quanto aos custos da compra tendem a ser mais eficientes a partir de estratégias idealizadas no planejamento. Um sistema de informação deve ser gerido e adequado de acordo com as necessidades da empresa, pois o seu objetivo é atingir o alvo o cliente. diz: Como definição sobre a palavra globalização Lacombe (2004, p. 162) A globalização tende a exigir maior preparo cultural e profissional de todos que participam do mercado de trabalho. A globalização abrange a padronização dos produtos e das demandas, processo em que a vida social das sociedades sofre influências cada vez maiores de todos os países, incluindo os aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais, artísticos, religiosos, bem como tudo o que se refere a moda, meios de comunicação, etc. Esta última definição parece mais apropriada, pois a primeira diz respeito apenas a alguns aspectos da globalização. Pensando nisto é que as empresas buscam no marketing ações de longo prazo, todos os esforços devem fazer parte do planejamento geral, principalmente quando se leva em conta que a inteligência competitiva atua de forma sitematizada para o processo de idealização, aplicação e cumprimento da missão e visão da organização, a saber.

5 Uma empresa deve definir seu mercado-alvo, mas deve tomar cuidado, pois pode falhar em conhecer efetivamente as necessidades do cliente. Quando todos os departamentos da empresa trabalham em conjunto para atender os interesses do cliente, o resultado é o marketing integrado. Infelizmente, nem todos os colaboradores são motivados a trabalhar para o cliente externo, e muito menos treinados para conhecer um novo programa de gestão a ser adotado. O propósito final do sistema de gestão de informação do marketing está em auxiliar as organizações a atingirem suas metas. Este fato quer dizer, obviamente que a empresa que melhor satisfaz as necessidades dos consumidores ganha mais dinheiro do que o seu concorrente. As pessoas diretamente ligadas ao processo devem ser trabalhadas de modo que haja a minimização de barreiras. Elas são as responsáveis por disseminar de forma correta ou incorreta a informação técnica e aplicada nos novos moldes. A comunicação se faz através da gestão de qualidade para PESSOAS baseada em princípios éticos implantados na empresa. Os princípios são aqueles pontos e tópicos que a organização não está disposta a mudar, aconteça o que acontecer. (COSTA, 2002, p. 39). É um fato: o gerente moderno precisa de informações a fim de obter sucesso em suas atividades. Outro fato: os computadores são instrumentos perfeitos para fornecer informações, uma vez que armazenadas grande parte dos dados para gerar informações executivas. (POLLONI, 2000, p. 4) Os sistemas de gestão integram todas as informações que navegam pela empresa por intermédio de uma base de dados única. Conforme Kotler (2000, p. 74), as informações podem ser também coletadas infiltrando gente nas operações de negócios com clientes. É um processo estratégico. Considerando a teoria dos sistemas, desenvolvida por Ludwing Von Bertalanffi, sabe-se que esta teoria se aplica a sitemas que envolvem pessoas, orgãos, pensamentos, computadores. Notadamente, percebe-se que ao longo do desenvolvimento de sistemas, que as empresas vêm buscando adptar o seu processo administrativo ao avanço da informação e tecnologia, visando tornarem-se cada vez mais competitivas.

6 que: Baseada na obra de Venture & Lenzi (2003, p. 22) pode-se dizer A influência da teoria dos sistemas na administração produziu várias abordagens distintas. Na verdade, pode-se dizer que desde o seu começo, assim como a sociologia, as teorias organizacionais carregaram traços sistêmicos em suas abordagens, sobretudo quando se reconheceu que a organização caracterizava-se como um sitema social. O gerenciamento da informação de sistemas integrados dispõe da ciência acelerada da tecnologia, da capacitação e treinamento de pessoal. A integração da informação através dos processos promove um encontro de componentes inter-relacionados, que trabalham juntos para coletar os dados, recuperá-los, para depois processar a informação, armazenar e distribuí-la. A finalidade é a de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise, e o processo decisório do marketing das empresas adaptadas a este avanço. No modelo do sistema de informação gerencial e seu desenvolvimento: o sucesso do SIG depende do modelo da estrutura de decisão. Se a administração for encarada como um processo de transformação da decisão em ação, esse argumento fica mais claro. (POLLONI, 2000, p. 28). Nesta afirmação do autor percebe-se a importância de combater o paradígma organizacional. As barreiras tornam as ações lentas, e o processamento da informação pode ser deturpado caso não haja capacitação, treinamento e conscientização do novo modelo de gestão proposto pela empresa. O SIG do marketing oferece apoio às atividades gerenciais nas áreas de desenvolvimento do produto, distribuição, decisões de preços, eficácia promocional e previsões de venda. O sistema de integração da informação gerenciada aceita entradas de fontes como a concorrência, pesquisa de mercado e o plano estratégico. Logo, os subsistemas incluem o desenvolvimento e o relatório do produto, análise do local, promoção e publicidade, fixação de preço do produto e pesquisa de marketing.

7 Afinal o que faz a sua empresa? Peter Drucker sempre foi um arguto observador da natureza humana. Suas deduções quase sempre partem do óbvio, mas encantam pela singularidade, (CHIAVENATO & MATOS, p.37). No contexto da obra Visão e Ação Estratégica, não ficam lacunas quanto ao entendimento do marketing e a aplicação das estratégias de mercado para o crescimento da empresa. O Sistema de Informação Gerencial utilizado como ferramenta indispesável para o desenvolvimento das estratégias atua baseado nos níveis do planejamento, sendo eles: operacional, gerencial ou tático, e estratégico. O gerenciamento estratégico baseado no nível operacional está ligado às atividades do dia-a-dia do colaborador dentro dos departamentos da empresa, onde a comunicação se efetiva e se define buscando a sintonia entre as atividades meio da organização. Já o planejamento em nível gerencial visa atuar com ações táticas de curto e médio prazos nos processos contigenciais. O planejamento estratégico é de longo prazo, sendo este trabalhado e ajustado ao nascimento de cada nova necessidade de mudança estratégica para o mercado consumidor. A estrutura de uma organização reflete as alterações na sua estratégia (FISCHMANN & ALMEIDA, p. 54). O clima organizacional deve apresentar uma estrutura equilibrada, baseada em políticas que possam gerar parcerias internas e externas, análise das fraquezas e pontos fortes. Para que o impacto do seu exército possa ser semelhante a uma pedra de moinho chocando-se com um ovo, utilize a ciência dos pontos fracos e fortes. (SUN TZU apud CLAVELL,1983, p. 39). Veja na tabela abaixo o Sistema de Informação Gerencial de Marketing para tomada de decisão do marketing estratégico :

8 Tabela I: SIGM Sistema de Informação Gerencial de Marketing Operacional Pesquisa Clima Organizacional Integração Cliente Interno Tático/Gerencial Análise Processamento Interface Cadeia Contingencial da Informação Produtiva Estratégico Decisão Mercado de Consumo Necessidades Identificadas Rentabilidade Resultado Satisfatório Esperado Ampliado Lucro Na guerra contra a concorrência e avanço da competitividade, a gestão eficaz deve estar atenta ao planejamento em todos os niveis da batalha, pois o desenvolvimento das ações idealizadas requerem um executivo moderno para atuar com precisão e sabedoria. Quando nos empenhamos para vencer a guerra, se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados tornam-se pesadas e o entusiasmo deles enfraquece. (SUN TZU apud CLAVELL,1983, p. 21). Assim, a empresa que trabalha desatenta ao avanço tecnológico, à informação, e ao planejamento de marketing embrenha suas ações no clima organizacional de forma ineficiente podendo perder a batalha! O resultado da pesquisa pôde mostrar que as barreiras existentes no processo de implantação de melhoria na empresa devem ser trabalhadas com base na capacitação e treinamento de pessoal. Cavei um poço, nada fiz, cavei um poço e encontrei água, eficiente fui, cavei um poço e encontrei água potável - fui eficaz. A eficiência demanda cumprimento das terefas, a eficácia é um fato gerador de lucratividade.

9 As organizações têm que ser eficazes. Sejam elas pequenas ou grandes. Agora, é inegável que a eficácia leva ao crescimento (TACHIZAWA & RESENDE, 2002, p.2). Os objetivos definem o posicionamento futuro da empresa, dos seus produtos ou unidade estratégica de negócios. Para Tachizava & Rezende (2002, p. 95), o desenvolvimento tecnológico tem levado, paradoxamente, a uma ampliação da integração vertical em alguns segmentos. O desevolvimento verticalizado permite à organização uma visão ampliada dos seus processos.

10 2. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este Artigo foi desenvolvido baseado em estudos voltados para as áreas de Administração Mercadológica, Sistemas de Informação Gerencial, Planejamento Estratégico e as barreiras existentes no clima organizacional. O estudo permeou obras e autores consagrados que puderam contribuir esmeradamente com a pesquisadora para o enriquecimento do tema levantado. A intenção deste primeiro levantamento se centrou na pesquisa bibliográfica, e embora o resultado da pesquisa apresente apenas as teorias e embasadas acerca do assunto estudado, o artigo desenvolvido ressalta a importãncia de que o mercado está ligado ao avanço da tecnologia que fomenta as ações estratégicas do marketing nas organizações para a tomada de decisão. Notadamnete a demanda acerca de estudos na área de administração leva a gestão executiva a inserir nos processos de recrutamento e seleção a busca constante por administradores com perfis compostos - mix de serviço agregado, generalidade de conhecimento e de multiplas funções. O capital intelectual aplicado a criatividade em busca de novas oportunidades. Percebe-se, por fim, que o estudo da Ciência da Administração permitiu na contextualização dos fatos pesquisados: dividir, coadunar, ensinar e aprender, enfim.

11 3. BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto, MATOS, Francisco Gomes de. Visão e ação estratégica. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, p. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, p. FISCHMANN, Adalberto A., ALMEIDA, Martinho Isnard R. de. Planejamento estratégico na prática. 2 ed. São Paulo: Atlas, p. LACOMBE, Francisco. Dicionário de administação. São Paulo: Saraiva, p. SUN TZU apud CLAVEL, James. A arte da guerra título original THE ART OF WAR by Sun Tzu. 4 ed. Copyright Rio de Janeiro: Record, p. POLLONI, Enrico G. F. Administrando sistemas de informação estudo de viabilidade. São Paulo: Futura, p. TACHIZAVA, Takeshi, REZENDE, Wilson. Estratégia empresarial: tendências e desafio um enfoque na realidade brasileira. São Paulo: Makron Books p. VENTURE, James luiz, LENZI, Fernando César. Desenvolvimento gerencial da teoria acadêmica para a prática empresarial. Rio do Sul: Nova Era, p.

12 AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR UM PRÊMIO OU UM ACERTO DE CONTAS!!! Mauro Kosis Graduado em Ciências Contábeis Professor Universitário Rosa Almeida Freitas Albuquerque Graduada em Administração Professora Universitária Resumo A avaliação é um momento especial do processo de ensino e aprendizagem. É através da avaliação que o professor constata que desempenhou adequadamente a sua função que é a de ensinar e a do aluno aprender. Destarte, esse estudo tem como objetivo investigar a avaliação praticada pelos docentes dos cursos das Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Cuiabano de Educação-ICE, no que se refere a prática de avaliação no ensino e aprendizado do aluno. O instrumento de pesquisa, questionário com perguntas abertas e fechadas, foi aplicado em um grupo de 17 docentes dos cursos de administração, ciências contábeis, seqüências, pedagogia e letras. Palavras-chave: Avaliação, ensino-aprendizagem, competência do professor. Introdução O assunto avaliação sempre foi e será um tema de inquietação para o professor e o aluno. Assim, é função do professor, através de objetivos claros sobre a importância desse instrumento, esclarecer previamente aos alunos de que a avaliação é um momento privilegiado, do aluno e do professor auferir se houve ou não o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula. Fundamentação Teórica É interessante nesse momento que se discute a valorização da avaliação, fazer um breve relato da historicidade da universidade no Brasil, segundo Pimenta e Anastasiou (2002, p. 144), que assinala a possibilidade de

13 identificar a influência de alguns modelos que se fazem presentes ainda hoje na universidade. O modelo jesuítico é a primeira instituição escolar implantada no Brasil. A base deste modelo estava na unidade e hierarquia da organização dos estudos, na divisão e na graduação das classes e programas em extensão e dificuldade, não se permitindo passar a uma etapa mais avançada sem que a anterior estivesse totalmente dominada. O conhecimento, tomado como algo posto, indiscutível, pronto e acabado, devia ser assim repassado, e a memorização era concebida como operação essencial e recurso básico de ensino e aprendizagem. A ação docente era a de transmitir esse conteúdo indiscutível a ser memorizado, num modelo de exposição (aula expositiva quase uma palestra) que era acompanhado de exercícios a serem resolvidos pelos alunos e tinha o recurso da avaliação como controle rígido e preestabelecido. Como resultado, o aluno passivo e obediente, que memoriza o conteúdo para avaliação, numa estrutura rígida de funcionamento do processo de ensino-aprendizagem. Conforme as mesmas autoras, na evolução do ensino passa-se a considerar os modelos universitários francês e alemão. O modelo francês iniciou no Brasil no tempo das faculdades isoladas (1808). Em sala de aula, esse modelo não altera as características próprias do modelo jesuítico. A forma pela qual se efetiva a relação entre professor versus aluno e, assim, o conhecimento se mantém. O professor é transmissor do conhecimento e, no estudo das obras clássicas, ocorre a aceitação passiva das atividades propostas. A importância da memorização do conteúdo pelo aluno como sua obrigação primordial, a força da avaliação como elemento essencial classificatório são características do ensino na universidade. Já no modelo alemão, a universidade surge num processo de edificação nacional. Essa universidade, voltada para a resolução dos problemas nacionais mediante a ciência, busca unir os professores entre si e aos alunos pela pesquisa, em dois espaços de atuação: os institutos, visando à formação profissional, e os centros de pesquisa, que seriam regidos por situações essencialmente opostas ao modelo francês. Numa proposta em que o professor não existe para o aluno, mas ambos para a ciência estabelecem-se uma forma de relação em parceria na direção

14 da construção do conhecimento em que não prevalece tanto a figura do professor transmissor como uma metodologia tradicional autoritária, centrada no saber do docente a ser transmitido. Um novo papel é solicitado ao aluno na direção da construção do conhecimento, que se entende estar em movimento e transformação. Esses elementos do modelo alemão, que dão destaque à produção do conhecimento e ao processo de pesquisa são assimilados ao sistema de ensino superior norte-americano e chegam ao Brasil, em âmbito nacional, no texto da Lei 5.540/68, conduzindo às reformas educacionais do período da ditadura militar. Separa-se aí a pesquisa do ensino, deixando à graduação a responsabilidade de formação dos quadros profissionais o que reforça o caráter profissionalizante do modelo napoleônico e destinado à pósgraduação a responsabilidade da pesquisa. Reforce-se, ainda, que no período da ditadura militar há uma estagnação do citado processo crítico no que concerne à formação na graduação, tendo os professores universitários oportunidades de aperfeiçoar-se na pesquisa de suas áreas específicas, mas sem oportunidades sistemáticas de reflexão sobre sua atuação como docentes. Trata-se de todo um ambiente adequado a uma pedagogia calcada na transmissão de saberes, num papel docente centralizador, numa relação de reprodução do conhecimento tido como verdadeiro e na não-problematização e crítica da realizada social, cultural, econômica e científica. As diretrizes contidas na Lei 5.540/68, referentes ao ensino superior, em vigor durante todo o período da ditadura militar, vigoram até 1996, quando foi votada, em 20 de dezembro, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de número 9.394/96. Nela, a docência no ensino superior será preparada (e não formada) preferencialmente nos programas de pósgraduação stricto sensu. Pimenta e Anastasiou (2002), ainda enfatizam que desconsiderando as pesquisas sobre a importância da formação inicial e continuada para a docência na educação superior, tanto em nível nacional quanto internacional, a formação docente para o ensino superior ainda fica a cargo de iniciativas individuais e institucionais esparsas, que não se referem a um projeto nacional ou da categoria docente. E que talvez em decorrência desses e outros fatores, ainda predomina na organização universitária currículos organizados por

15 justaposição de disciplinas e a figura do professor transmissor de conteúdos curriculares, que, a despeito de serem tomados como verdadeiros e inquestionáveis, muitas vezes são fragmentados, desarticulados, não significativos para o aluno, para o momento histórico, para os problemas que a realidade apresenta. Destarte depois dessas reflexões o importante é entender que o ensino na universidade, constitui-se num processo de busca, de construção cientifica e de critica ao conhecimento produzido, ou seja, ao seu papel na construção da sociedade que segundo Pimenta e Anastasiou (2002, p. 164) são: Propiciar o domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas, que assegurem o domínio científico e profissional do campo específico e devem ser ensinados criticamente (isto é, em seus nexos com a produção social e histórica da sociedade). Para isso, desenvolvimento das habilidades de pesquisa é fundamental; Conduzir a uma progressiva autonomia do aluno na busca de conhecimento. e considerar o processo de ensinar/aprender como atividade integrada à investigação e desenvolver a capacidade de reflexão. Substituir a simples transmissão de conteúdos por um processo de investigação e conhecimento e valorizar a avaliação diagnóstica e compreensiva da atividade mais do que a avaliação como controle; Conhecer o universo cultural e de conhecimento dos alunos e desenvolver, com base nele, processos de ensino e aprendizagem interativos e participantes. Essas atribuições de ensinar exigem que o professor atue como um profissional reflexivo, crítico e competente no âmbito de sua disciplina, alem é claro, de estar capacitado a exercer a docência e realizar atividades de investigação. Moretto (2003, pág. 29) contribui com o tema quando apresenta as características de um professor competente. Para o autor o professor competente é aquele que: Conhece o conteúdo especifico de sua disciplina: identifica os seus assuntos relevantes, tendo em vista o contexto do aluno e também

16 estabelece relações significativas entre sua disciplina e outras da mesma área do saber. Tem habilidade no ensinar: escolher estratégias adequadas para os alunos. Identifica valores culturais ligados ao ensinar. Utiliza a linguagem pertinente. Administra as emoções: ser capaz de administrar o mundo de emoções, sem precisar apelar para a punição, a disciplina férrea ou para o autoritarismo é um dos recursos que o professor precisa ter disponíveis para enfrentar essa situação complexa de ensinar. Ainda segundo Moretto (2003, p, 31), uma outra situação complexa na vida do professor é avaliar a aprendizagem. Um professor é competente quando dispõe dos recursos necessários para abordá-la. É importante neste momento apresentar os vários pontos de vista dos autores sobre a avaliação de aprendizagem. Segundo Luckesi (2002, p. 33), a avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou para transformá-lo. A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisão. A atual pratica da avaliação escolar estipulou como função ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico como deveria ser constitutivamente. Ou seja, o julgamento de valor, que teria a função de possibilitar uma nova tomada de decisão sobre o objeto avaliado, passa a ter a função estática de classificar um objeto ou um ser humano histórico num padrão definitivamente determinado. Já Moretto (2003, p. 93) apresenta a avaliação da aprendizagem numa outra perspectiva, como angustiante para muitos professores por não saber como transformá-la num processo que não seja mera cobrança de conteúdos aprendidos de cor, de forma mecânica e sem muito significado para o aluno. Angustiante por ter que usar um instrumento tão valioso no processo educativo, como recurso de repressão, como meio de garantir que uma aula seja levada com certo grau de interesse. Sentenças como anotem, pois vai cair na prova, prestem atenção nesse assunto porque na semana que vem tem prova, e

17 outras que se equivalem, são indicadores da maneira repressiva que tem sido utilizado a avaliação da aprendizagem. O autor ainda enfatiza que se para o professor esse processo gera ansiedade, pode-se imaginar o que representa para os alunos. hora do acerto de contas, a hora da verdade, A hora de dizer ao professor o que ele quer que eu saiba, a hora da tortura, são algumas dentre as muitas representações em voga entre os alunos. Diante desse quadro, é importante salientar que a avaliação é parte integrante do ensino e da aprendizagem. E que o ensinar um dia já foi concebido como transmitir conhecimentos prontos e acabados, conjuntos de verdades a serem recebidas pelo aluno, gravados e devolvidos na hora da prova. Para transpor essa prerrogativa, Moretto (2003, p, 95) propõe a perspectiva construtivista sócio-interacionista. Nesta proposta nasce uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Parte do principio que o aluno não é um simples acumulador de informações, ou seja, um mero receptor-repetidor. Ele é o construtor do próprio conhecimento. Essa construção se dá a partir da mediação do professor, numa ação do aluno que estabelece a relação entre suas concepções prévias e o objeto de conhecimento proposto pela escola. Assim, fica claro que a construção do conhecimento é um processo interior do sujeito da aprendizagem, estimulado por condições exteriores criadas pelo professor. Por isso dizemos que cabe a este o papel de catalisador do processo da aprendizagem. Catalisador/mediar/facilitar são palavras que indicam o novo papel do docente no processo de interação com o aluno. Assim, o professor competente no avaliar a aprendizagem: sabe que a prova é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas: o conhecimento dos diferentes instrumentos para avaliação e da melhor forma de utilizá-los é um dos recursos de que o professor competente deve dispor; elabora bem as questões das provas: elaborar bem é saber contextualizar de acordo com os objetivos estabelecidos, perguntar de forma clara e precisa, questionar apenas conteúdos relevantes e não colocar pegas para derrubar o aluno;

18 administra valores culturais ligados à avaliação: ao longo dos anos, diversos mitos foram sendo construídos em torno do conceito de avaliação. Quem não cola não sai da escola, por exemplo, levou muitos alunos a julgarem natural o colar nas provas. Cabe ao professor gerenciar mais essa situação complexa, isto é, elaborar um prova; utiliza uma linguagem clara e precisa para o comando das questões: cria um ambiente favorável ao controle das emoções: todo o professor sabe que o momento de avaliação é aquele em que as emoções do aluno entram em ebulição. Nele se misturam sentimentos de ansiedade, medo, angustia alegria, tensão, estresse. Cabe ao professor criar condições para que o aluno se sinta tranqüilo e sem estresse no momento da avaliação (não importa se escrita ou oral). Outro aspecto não menos importante é a definição dos objetivos de ensino. Temos em nós, que ainda muitos docentes entram em sala de aula sem o mínimo de planejamento. Não esclarecem para o aluno o que pretendem com os conteúdos e nem indicam qualquer direção. Para tanto, a definição com clareza dos objetivos de ensino é um dos fatores para o sucesso de ensinar. Entrar em aula com alguns (poucos) objetivos perfeitamente determinados é uma das condições para o sucesso de ensinar. Não só o professor precisa saber dos objetivos, mas seus alunos também. É angustiante participar (ou apenas ouvir) de uma aula e no final dizer a si mesmo: Ouvi tudo, anotei o que o professor falou, mas o que será mesmo que ele queria com a aula de hoje? Assim, aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção. Nessa sentença, Moretto (2003, p. 58) enfoca que podemos perceber os papéis dos dois atores principais no processo da construção do conhecimento em contexto escolar. Ao aluno cabe a atividade de apropriar-se dos conhecimentos socialmente construídos e dar-lhes significados dentro do contexto em que ele, sujeito, está inserido e também de sua estrutura conceitual. Ao professor não cabe o papel de transmitir algo já pronto, mas elaborar atividades que facilitem ao aprendiz estabelecer relações significativas no universo simbólico proposto. Não duvidamos de que o aluno possa aprender certos conhecimentos sem lhe dar um significado (e nossa experiência mostra que na escola ele os

19 aprende). A pergunta que muitos alunos fazem aos professores com certa freqüência é testemunha disso: professor, o que eu vou fazer com isso? Para que eu estou aprendendo isso?. Realmente é uma quebra de paradigma a questão da avaliação enquanto produtora do conhecimento. Segundo Tosi (2003, p. 189), hoje, tanto em virtude das inúmeras avaliações nacionais para todos os níveis de ensino, quanto pelas novas exigências/internacionais os caminhos criados pelo professor têm que ser mais bem elaborado para atingir objetivos mais dinâmicos do que aqueles apresentados pela Escola Tradicional. Metodologia Para o alcance dos objetivos do presente estudo - investigar a avaliação praticada pelos docentes dos cursos das Faculdades ICE, foram realizadas pesquisa bibliográfica em livros que tratam sobre o assunto e a pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo utilizou-se o questionário com oito questões abertas e treze fechadas, que foram enviadas por aos 56 docentes da instituição. Desses 56, 17 retornaram, perfazendo um total de 30%. Participaram da pesquisas os docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Seqüenciais, Pedagogia e Letras. Análise dos dados A pesquisa está embasada em dados a partir do questionário formulado com perguntas abertas e fechadas aplicado em 56 docentes. Desse total, retornou 17 questionários, o que perfaz um total de 30% de participantes da pesquisa. Inicialmente procurou-se identificar os participantes da pesquisa, onde foi constatado que 7 professores são do sexo masculino e 10 do sexo feminino. A faixa etária dos participantes apresenta-se distribuída da seguinte forma: 9 entrevistados, entre 31 a 40 anos; 5, de 41 a 50 anos e 3 na faixa etária acima de 50 anos. Com relação ao tempo de docência no ensino superior, 2 entrevistados declararam ter até 2 anos de magistério, 4 de 2 a 5 anos; 5 de 5

20 a 10 anos e 6 acima de 10 anos de atuação. No que se refere ao tempo de docência na instituição, constatou-se que, dos respondentes, os que dizem possui até 2 anos são 6; de 2 a 5 anos 6 participantes; de 5 a 10 anos 1 participante e acima de 10 anos 4 participantes trabalham na mesma instituição. Para uma melhor compreensão da pesquisa, apresentaremos os resultados das perguntas fechadas e logo após abordaremos as questões abertas. Dos dados coletados, 88% dos participantes responderam que tiveram oportunidade de estudar a questão da avaliação no processo de ensino e aprendizagem e 12% não tiveram esta oportunidade; 75% afirmaram que utilizaram ou utilizam da orientação pedagógica para elaborar suas avaliações através de leituras, ASIN, Enade, palestras, seminários, as diretrizes curriculares nacionais e principalmente quando da execução do planejamento pedagógico da instituição e também por possuírem formação em metodologia e didática do ensino superior; 25% não fazem uso dessa orientação. Noventa e nove por cento dos participantes não tem dificuldade para elaborar as questões de prova e 1% dos docentes declaram que tem alguma dificuldade na elaboração. E essas dificuldades surgem diante da proposta interdisciplinar em que se faz necessário que as avaliações sejam na sua grande maioria discursiva; o elevado número de discente nos obriga a elaborar vários tipos de avaliações e o tempo para correção é escasso. Cinqüenta e três por cento dos participantes afirmaram consultarem os colegas do semestre para elaborar suas questões/prova e 47% afirmaram que não fazem uso dessa prática; 65% dos participantes utilizam algum instrumento diagnostical precedente ao processo avaliativo em sua disciplina como, por exemplo, realizam em sala um diagnóstico preliminar, verificando o grau de conhecimento e o grau de entendimento da turma, bem como, a necessidade de fazer com que o aluno aprenda interpretar e tomar decisões, reunindo a teoria com a prática, por meio de estudos de caso, simulados com questões de formação geral e conhecimentos específicos da disciplina, exercícios em dupla ao final de cada capítulo da matéria, atividades em grupos e provas individualizadas para mensurar o comprometimento e o aprendizado dos alunos e 35% não o fazem.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING Tânia Mara Villas Bôas Borba Graduação em Administração Professora Universitária INTRODUÇÃO

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Questões sobre o tópico Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Olá Pessoal, hoje veremos outro

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais