Mais-valias WinGTE v Introdução Notas de Crédito a Dinheiro Mais-valias WinGTE v Introdução...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mais-valias WinGTE v Introdução Notas de Crédito a Dinheiro Mais-valias WinGTE v Introdução..."

Transcrição

1

2 Mais-valias WinGTE v Introdução Notas de Crédito a Dinheiro... 6 Mais-valias WinGTE v Introdução Parâmetros Visualização de movimentos Caixa/Bancos Desconto de Documentos Importação por Ficheiro Ligação a WinGVT Parâmetros Faturas e Vendas a Dinheiro Mais-valias WinGTE v Mudança de Estado das Descargas Mais-valias WinGTE v Introdução Descargas para WinCTB Listagem de Fluxos de Caixa Mais-valias WinGTE v Fluxos de Caixa Parâmetros da Instituição Janela de Classificação Descarga de Documentos Listagem de Fluxos de Caixa Mais-valias WinGTE v Modelo Introdução Geração do Modelo Seleção de Encargos nas aplicações IPSS envolvidas Modelo 37 em WinGTE Parâmetros Manutenção Artigos Geração do Ficheiro Mais-valias WinGTE Upgrade 2011 [2ª Fase]... 32

3 1. Desconto a atribuir a todos os artigos incluídos na Nota de Crédito Desconto individual a atribuir a cada artigo Mais-valias WinGTE Upgrade 2011 [1ª Fase] Possibilidade de criar Vistas para a Emissão de Cheques Nova opção Movimentos por Conta Novas opções na Descarga para Contabilidade Opção para documentos com e sem equipamento na Listagem de Documentos para Descarga na WinCTB Nova opção de Faturação de Serviços Parametrização de Serviços Registo de Serviços Prestados Mapa de Serviços Prestados Importação de Serviços Prestados para Faturas Características Comuns a toda a linha WINIPSS Descarga automática para Tesouraria Parametrização da Validação de NIF e NIB Outras Funcionalidades introduzidas durante Seleção de documentos a pagar Novo campo Total de Documentos Selecionados Séries por Ano Descargas Parametrização de validação de pré-classificação... 49

4 As parametrizações de IVA foram revistas para que os registos de movimentos contabilísticos sejam mais intuitivos e automáticos. A partir da versão de é possível parametrizar na conta de Incidência qual a conta de iva associada. Ao nível da parametrização das contas de IVA foram adicionadas as parametrizações da conta de Iva Suportado e a percentagem de Dedução. A alteração introduzida afeta os movimentos contabilísticos na e os movimentos de Stock em., o módulo de Compras na As aplicações referidas devem ser todas atualizadas para as versões:, e. Nas Rubricas são apresentadas as parametrizações na estas irão influenciar a classificação contabilística do módulo de compras. da respetiva conta de IVA pois

5 Ao indicar, na classificação manual, conta de incidência com conta de Iva parametrizada na esta é preenchida automaticamente.

6 Conforme as parametrizações indicadas teremos os seguintes movimentos contabilísticos gerados: Parametrizações Conta Valência Valor Conta: 611 Conta IVA: 2432 Conta IVA Suportado: 2431 Percentagem IVA: 6% Valor Base: ; Valor IVA: 6.00 Conta: 611 Conta IVA: 2432 Conta IVA Suportado: NA Percentagem IVA: 6% Valor Base: ; Valor IVA: 6.00 Distribuição: % (CIVA) % (CIVA) % (SIVA) % (SIVA) Distribuição: % (CIVA) % (CIVA) % (SIVA) % (SIVA) Conta: 611 Conta IVA: 2432 Conta IVA Suportado: 6811 Percentagem IVA: 6% Valor Base: ; Valor IVA: 6.00 Distribuição: % (CIVA) % (CIVA) % (SIVA) % (SIVA) Nesta versão foi adicionado um novo documento, faturação., ao módulo de O funcionamento das NCD é similar ao das Notas de Crédito, residindo a principal diferença no facto de as NCD serem regularizadas (Pagas) no momento da sua emissão, sendo efetuada a respetiva devolução monetária ao cliente.

7 De referir que a conta corrente do cliente não sofre qualquer alteração. De seguida é apresentada a emissão da NCD:

8 Este documento tem como objetivo descrever um conjunto de alterações realizadas no âmbito da aplicação, nomeadamente ao nível de: Dois novos Parâmetros; Visualização de movimentos Caixa/Bancos em novos documentos; Desconto Documentos; Alterações ao nível da Importação por Ficheiro; Parametrização de Ligação à aplicação. Apresentar Nº Mov. Caixa/Banco e Vendas a Dinheiro sem Nº Pag. São dois novos parâmetros adicionados nos Parâmetros da Instituição: Quando selecionado, ao efetuar a gravação de Vendas a Dinheiro (Fornecedores e Clientes), Adiantamentos, Pagamentos (Fornecedores e Clientes), Transferências entre Caixas, Transferências entre Bancos, Depósitos Bancários e Levantamentos para Caixa é apresentada uma janela com os movimentos Caixa/Banco registados. Esta opção vem dar a possibilidade de não ser registado um pagamento aquando do registo de uma Venda a Dinheiro, fazendo com que a numeração do pagamento não seja influenciada pelo registo das Vendas a Dinheiro.

9 Em todos os seguintes documentos é possível a visualização de movimentos de Caixa/Bancos: Vendas a Dinheiro (Fornecedores e Clientes); Adiantamentos; Pagamentos (Fornecedores e Clientes); Transferências entre Caixas; Transferências entre Bancos; Depósitos Bancários; Levantamento para Caixa. Quando está em modo de Alteração e/ou Consulta estará disponível o novo botão Ver Movimentos, permitindo a visualização dos Movimentos Caixa/Banco dos respetivos documentos. Sendo apresentada a seguinte janela:

10 Esta janela permite a consulta dos movimentos de Caixa/Bancos gerados, bem como a emissão de uma listagem com estes mesmos movimentos. Possibilitando ainda a definição de vistas personalizadas. Foi redesenhado o layout das janelas dos seguintes documentos: Vendas a Dinheiro (Fornecedores e Clientes); Pagamentos (Fornecedores e Clientes); Recebimentos (Fornecedores); Faturas (Clientes); Notas de Débito/Crédito (Clientes). Esta alteração tem como objetivo permitir indicar desconto financeiro em percentagem ou em valor. No caso das Vendas a Dinheiro (Fornecedores), Pagamentos (Fornecedores e Clientes) ou Recebimentos (Fornecedores): o Ao selecionar percentagem: A aplicação preenche automaticamente incidência com valor; Ao inserir o valor da percentagem é calculado o valor do desconto; Por ser Desconto Financeiro a Incidência nunca pode ser superior ao valor do documento; Se diminuir ao valor do documento a Incidência também diminui automaticamente recalculando o valor do desconto; Aumentando o valor do documento a Incidência não é alterada. o Se não selecionar a Percentagem:

11 Após colocar o valor do Documento, automaticamente a aplicação posiciona-se no Valor de Desconto; A Incidência e Percentagem de Desconto são limpas, não podendo ser alterados; No caso das Vendas a Dinheiro (Clientes), Faturas (Clientes), Notas de Débito/Crédito (Clientes): o Ao selecionar Percentagem: A aplicação preenche automaticamente Incidência com o Total dos Artigos; Ao inserir o valor da percentagem é calculado o valor do desconto; Por ser um Desconto Financeiro a Incidência nunca pode ser inferior ao Total dos Artigos. Aumentando ao Total dos Artigos, a Incidência aumenta automaticamente, recalculando o valor do desconto. o Não selecionando Percentagem: Após colocar o valor do Documento, automaticamente a aplicação posiciona-se no Valor do Desconto; A Incidência e Percentagem do Desconto são limpos, não podendo os mesmo ser alterados. A funcionalidade de Importação por Ficheiro foi alterada de forma a tornar possível a importação de Adiantamentos e Recebimentos. Nos parâmetros da Instituição, acedendo a Utilitários > Parâmetros da Instituição -> Ligações, foi adicionada a possibilidade de estabelecer ligação entre a aplicação e, sendo o seu comportamento similar às outras parametrizações de ligações já existentes.

12 Foi adicionado um novo campo que visa permitir escolher ao que corresponde a Fatura na aplicação.

13 Esta nova funcionalidade estará disponível apenas quando a parametrização de ligação à aplicação é válida. O utilizador poderá escolher Descarregar para a aplicação os seguintes documentos: Viaturas; Abastecimentos; Despesas; Multas. O funcionamento da descarga é similar à descarga para janela de manutenção do documento selecionado na., é aberta a aplicação e a No caso de ainda não ter sido feita a descarga para a janela de manutenção do documento na é aberta em modo de adição, quando o documento já foi descarregado, é aberta a janela em modo alteração. Para efetuar as descargas para, o utilizador terá que verificar as seguintes condições: Existe em ; Ter acesso à instituição parametrizada; Ter acesso à opção Adicionar/Alterar do documento selecionado na Fatura. Quando é apagado um documento da o utilizador é avisado que é um documento que foi descarregado para e é removida a ligação entre os dois documentos. O mesmo acontece quando um documento é apagado na, o utilizador é avisado e questionado se deseja continuar com a operação, no caso de continuar será removida a ligação entre os documentos de uma e outra aplicação.

14 Foram efetuadas alterações na funcionalidade das descargas, assim, ao proceder à mudança de estado de documentos para é validado se o documento já foi descarregado na Contabilidade. Neste caso, é listado ao utilizador quais os documentos que já foram descarregados, sendo questionado se deseja continuar com a operação para estes documentos.

15 Caso o utilizador prima Sim à questão se Deseja continuar?, é removida a ligação entre o documento da aplicação de origem e o movimento da Contabilidade.

16 Nesta versão foram efetuadas alterações ao nivel das descargas para campo Movimentos Fluxo de Caixa na funcionalidade Listagem de Fluxos de Caixa. e adicionado o novo O layout da janela de descargas para foi alterado, estando as funcionalidades dispostas de uma forma diferente da versão anterior mas mantendo-se o seu comportamento. Nesta mesma janela de descargas para foi adicionado a funcionalidade Valida Documentos ( para serem descarregados. ) que permite mostrar dos documentos selecionados os que estão prontos

17 Nesta funcionalidade foi adicionado o campo Movimentos Fluxo de Caixa podendo obter uma listagem para as seguintes opções: Possibilidade de listar todos os fluxos de caixa. Lista todos os movimentos de Fluxo de Caixa que se encontram corretos.

18 Lista todos documentos lançados sem fluxos de caixa e/ou documentos em que o saldo das contas 11/12/13 é diferente dos saldos de fluxo de caixa.

19

20 Foi inserido um novo funcionamento para os fluxos de caixa. Houve alterações também na janela de Descarga, que agora mostra apenas uma linha por documento, identificando o documento, sem mostrar informação da classificação na grelha. Os documentos que podem gerar Fluxos de Caixa são: Adiantamentos Pagamentos Recebimentos Vendas a Dinheiro Mov. Caixa Mov. Banco Venda Dinheiro Clientes Pagamentos Clientes Foi adicionado também um novo mapa que permite tirar uma listagem dos Fluxos de Caixa gerados, agrupando os resultados por Fluxo de Caixa ou por Documentos. Existe um novo parâmetro, por instituição, que indica qual o comportamento a utilizar nos Fluxos de Caixa.

21 A opção Fluxos de Caixa por Contas de Meios Financeiros usa Fluxos de Caixa quando a conta selecionada começa por 1. A opção Fluxos de Caixa por Parametrização de Contas usa a parametrização de Contas da para gerar os Fluxos de Caixa. Existe uma janela de Classificação nova e que é comum para todos os documentos, exceto Notas de Crédito/Débito.

22 A janela de classificação foi alterada para ter um funcionamento semelhante com o da janela de movimentos da : 1º Uso de Fluxos de caixa por Entidade. o o o Quando é indicada uma conta 11, 12 ou 13, aparece o campo Fluxo de Caixa. Quando este campo é preenchido, ao gravar a linha é criada uma linha de fluxo de Caixa associada à linha de movimento. Na classificação automática, cria a linha de fluxo conforme o fluxo de Caixa parametrizado na entidade do documento, ou caso não exista parametrização, usa a conta fluxo indicada nos parâmetros para o tipo de entidade correspondente. 2º Uso de Parametrizações de Fluxos de Caixa. o o o Ao gravar uma linha de movimento, é verificado se existe alguma parametrização de fluxo para a Conta/Valencia indicada na linha de movimento. Se existir cria uma linha de fluxo de caixa associada. Esta Parametrização pode ser feita com contas integradoras, então caso não exista nenhuma parametrização específica para a conta de lançamento indicada na linha de movimento, é verificado se existe alguma parametrização para as suas contas integradoras. O fluxo só é registado caso exista contas 11/12/13 no movimento contabilístico. Na classificação automática, depois de ter todas as linhas de classificação, constrói as linhas de fluxo com base nas parametrizações existentes da. É possível inserir/alterar linhas de fluxo manualmente.

23 Para ambos os comportamentos: o Ao gravar registo é feita uma validação em que o saldo das linhas de movimentos das contas tem que ser igual ao saldo das linhas de fluxos de caixa ou quando o Saldo das Linhas de Fluxo de Caixa é zero. Só se trabalha com Fluxos de Caixa no ano 2012 ou superior. A visualização dos documentos na descarga alterou-se para mostrar apenas uma linha por documento, apenas identificando documento. Fazendo F6 consegue-se aceder à classificação do documento para alteração, que usa a mesma janela de classificação que a manutenção dos documentos. Novo mapa Fluxos de Caixa que tira uma listagem de Fluxos de Caixa. Esta listagem pode ser filtrada por intervalo de Datas, por Fluxo de Caixa e por tipo de Documento.

24 Podemos agrupar os dados por Fluxo de Caixa, em que por cada fluxo de Caixa são mostrados os documentos em que existe esse fluxo: Ou agrupar por documento, mostrando por cada movimento as linhas de Fluxo que o documento tem:

25 A declaração modelo n.º 37 destina-se a declarar entre outras situações as despesas de saúde dedutíveis à coleta na parte não comparticipada. Devem ainda ser declaradas neste modelo as situações em que haja lugar a quaisquer pagamentos aos beneficiários com inobservância das condições previstas no n.º 3 do art. 27.º, n.º 1 do art. 86.º e n.º 3 do art. 87.º do Código do IRS e ainda, dos artigos. 16.º, 17.º e 21.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Esta declaração deve ser entregue pelas associações mutualistas, as instituições sem fins lucrativos que tenham por objeto a prestação de cuidados de saúde e as demais entidades que possam comparticipar em despesas de saúde. Deve ter-se em atenção os seguintes pontos: O modelo 37 deverá ser entregue, todos os anos, até ao final do mês de Fevereiro; No formulário normal a instituição deverá preencher o cabeçalho (do quadro 1 ao quadro 5) com os seus dados (alguns deles já são guardados nos dados da instituição) e os restantes quadros com os dados sobre as verbas recebidas dos utentes; No preenchimento do modelo, as instituições Mutualistas e sem Fins Lucrativos, devem preencher sempre a coluna 8 do quadro 6 com o código 13 (Despesas de saúde dedutíveis à coleta, na parte da despesa não comparticipada, sendo qualquer alteração da responsabilidade do utilizador); O ficheiro a criar deverá ser lido pela aplicação das finanças destinada ao Modelo; O quadro 7 não deverá ser preenchido (Apenas se altera caso a aplicação tenha a funcionalidade de manutenção de incumprimentos por parte de utentes).

26 A janela a seguir apresentada, estará disponível no menu Utilitários nas aplicações,, e, será a partir desta janela que se retiram os dados necessários para a geração do XML. Para a geração do ficheiro é obrigatório que sejam introduzidos os seguintes dados: Ano (Ano Atual -1) NIF do Técnico Oficial de Contas Tipo de Declaração (Primeira ou Substituição) É possível gerar o ficheiro a partir de qualquer uma das aplicações (todas as aplicações estarão ligadas entre si), a aplicação passará a ter ligação com as aplicações, e, enquanto que as aplicações e passarão a ter ligação com a. Na aplicação, antes de proceder à criação do ficheiro XML do ano de 2011, deverá indicar primeiro nas linhas se é um Encargo ou não. Através do botão (apenas visível na aplicação ) abre a janela para selecionar a instituição à qual pretende alterar os dados.

27 A partir da janela a seguir apresentada, o utilizador pode decidir, para cada linha de um documento pago pelo utente, se é uma despesa de saúde ou não. Por defeito são filtradas/apresentadas as linhas de movimentos que não têm código de modelo 37 definido. O utilizador poderá através da linha de filtragem da grelha consultar a informação que achar conveniente. Através do botão poderá carregar a grelha com todas as Instituições associadas as Ligações ativas. A partir dessa grelha poderá escolher quais as Instituições que pretende recolher os dados tal como o exemplo abaixo apresentado.

28 Após escolha das Instituições estas são carregadas para grelha principal, com o somatório dos valores correspondente a cada NIF, de um determinado Ano. Carregando no botão é criado o ficheiro XML. Para isso, deverá existir na pasta da aplicação, com o nome Modelo 37, dentro desta pasta existe uma outra com o nome Schema contendo os schemas de validação do ficheiro XML. É nesta pasta que é guardado por defeito o ficheiro XML criado. Se por exemplo tivermos utentes ou sócios sem NIF, surge a seguinte mensagem de aviso ao utilizador de que alguns dados não puderam ser calculados/enviados. Assim será indicado o número/código, nome do utente ou Sócio, NIF e o documento que contém a informação errada. Depois de seguidos todos os passos anteriormente descritos poderá imprimir a grelha, mas é necessário inserir o código das finanças na janela principal.

29 Em todos os locais onde recebemos pagamentos de utentes, sócios ou outros, devemos indicar, se se justificar, se entra para o Modelo 37. Tal como acontece nas aplicações de, e com ligações entre eles, passará a existir um separador Saúde com a parametrização de ligação para a, indicando se faz ligação ou não, o nome do servidor, utilizador e password. Procedendo à validação através do botão de ligação. Para aceder a esta opção deverá entrar em parâmetros da instituição no menu utilitários.

30 É possível parametrizar se o artigo deve ser incluído no Modelo 37, para aceder a esta opção deverá entrar no menu Faturação -> Tabelas -> Artigos, tendo acesso à tabela a seguir apresentada. Para a criação do ficheiro devem ser lidos todos os valores que foram parametrizados para o modelo 37 que estão nas Faturas, Notas de Crédito e Notas de Débito pagas. No caso de pagamento parcial o valor do artigo que entra como encargo, calcula-se por exemplo: Artigo A (Encargo Modelo 37) 120 Artigo B 75 Cálculo proporcional Artigo A (120*100/195) = 61.5% Artigo B (75*100/195) = 38.5% Pagamento parcial de 150

31 Para efeitos da declaração vai Artigo A (61.5% de 150 ). É disponibilizada, nesta versão, a nova funcionalidade, em Descargas Contabilidade Converter Classificação. A nova opção tem um aspeto similar à janela de Reclassificação de Documentos, e converte as contas das linhas de classificação já existentes em vez de reclassificar, de acordo com a tabela de equivalências. Ao aceder à funcionalidade é validado que a instituição da aplicação e estão ambas em SNC-ESNL. Caso estejam é apresentado um aviso alertando que esta funcionalidade só deve ser usada pontualmente e para registos de 2012 classificados em PCIPSS. Os documentos apresentados na grelha não estão, por defeito, selecionados. Cada documento só pode ser convertido quando todas as conta das linhas de classificação desse documento: Existem no Plano PCIPSS; Tem equivalência para o Plano SNC-ESNL definida; A conta equivalente do Plano SNC-ESNL é de lançamento. Esta validação é feita para todos os documentos selecionados e somente se todos os documentos selecionados forem válidos é executada a conversão. Quando existem documentos não válidos para a conversão é apresentada uma janela que indica quais os documentos que não são válidos e por que razão não o são.

32 Esta atualização vai permitir acrescentar uma nova funcionalidade à aplicação: Efetuar descontos no pagamento de uma Nota de Crédito: permite o tratamento adequado à documentação associada a descontos de pagamento. Para a realização desta operação, há diversos aspetos que interessa relevar, como se segue:

33 Nota: O valor assinalado é aplicado a todos os artigos. Quando adiciona o artigo, se indicar valor no campo de desconto desconto da linha ao desconto do documento., ele adicionará o Figura 1 Figura 2

34 Nota: Este desconto pode ser efetuado em percentagem (Fig.1) ou em valor absoluto (Fig.2).

35 Foi contemplada nesta versão a possibilidade de criar novas vistas para a Emissão de Cheques. Deste modo, em Utilitários> Designer de Mapas poderá criar ou alterar vistas também para esta funcionalidade. Depois, na Emissão de Cheques (Bancos > Movimentos > Emissão de Cheques), poderá optar pelo tipo de Mapa/Vista pretendido, tal como é apresentado na figura em baixo.

36 A nova funcionalidade Movimentos por Conta encontra-se presente no menu Caixa (Caixa> Movimentos por Conta) e no menu Bancos (Bancos> Movimentos> Movimentos por Conta). Com esta opção torna-se possível visualizar os movimentos em cada uma das contas, quer seja de caixa, quer seja de banco. Na primeira grelha são listadas as contas de caixa ou de banco e na segunda grelha são listados os movimentos da conta selecionada na primeira grelha. Além dos filtros associados à grelha será possível filtrar movimentos de um intervalo de datas. A alteração da conta selecionada mantém os filtros aplicados à grelha de movimentos. É possível alterar, consultar e imprimir movimentos de forma idêntica à manutenção dos movimentos. Pode também parametrizar as colunas da grelha de movimentos, para apresentar a informação da forma mais conveniente.

37 Ao descarregar documentos para a contabilidade (Descargas> WinCTB Contabilidade> Descarga) pode selecionar incluir um descritivo da, que era o comportamento antigo, ou incluir o descritivo definido individualmente em cada documento. Assim, se mantiver a opção Descritivo selecionada, poderá selecionar um descritivo que será aplicado a todos os documentos transferidos. Caso desmarque a opção, será utilizado o descritivo associado ao documento em causa. Como nem todos os tipos de documento previam a possibilidade de selecionar descritivo, essa opção existe agora nos seguintes tipos de documento: Faturas (nas compras e na faturação); Vendas a dinheiro (nas compras e na faturação); Documentos diretos (nas compras); Notas de débito (notas de crédito nas vendas); Adiantamentos (nas compras); Pagamentos / Recebimentos (nas compras); Pagamentos (nas Vendas). Em todas estas janelas o campo Descrição é opcional. No caso de as instituições de tesouraria e a respetiva na contabilidade fazerem gestão de equipamentos, estará disponível a opção Apenas Doc. sem Equipamento. Se esta opção estiver selecionada, o comportamento antigo é mantido: se não for selecionado filtro de equipamento apenas serão carregados documentos sem equipamento para a grelha. Caso a opção não esteja

38 selecionada e o filtro de equipamento também não, serão carregados todos os documentos para a grelha, com e sem equipamento associado. Na grelha foi adicionada uma coluna que apresentará o código do equipamento associado ao documento e que será escondida se a instituição não tiver a gestão por equipamento ativa. Nesta versão foi introduzida, também, a opção de imprimir documentos com equipamento e sem equipamento simultaneamente, de forma análoga ao comportamento das descargas. No caso de as instituições na tesouraria e a respetiva na contabilidade fazerem gestão por equipamentos, estará disponível a opção Apenas Doc. sem Equipamento. Se esta opção estiver selecionada, o comportamento antigo é mantido: se não for selecionado filtro de equipamento apenas serão impressos documentos sem equipamento. Se a opção não estiver selecionada e o filtro de equipamento estiver vazio, serão carregados todos os documentos para a grelha, com e sem equipamento associado.

39 Foi adicionado no menu Faturação um conjunto de novas funcionalidades relacionadas com a faturação da prestação de serviços por parte da instituição. Assim, na parametrização de serviços (Faturação> Serviços> Parametrização de Serviços), deverá definir quais os artigos a serem considerados como serviços. Estes artigos são carregados a partir da tabela de artigos (Faturação> Tabelas> Artigos). O utilizador pode definir, no máximo, até seis serviços distintos.

40 Depois, acedendo às fichas dos clientes (Faturação> Clientes> Manutenção), poderá visualizar os serviços que parametrizou anteriormente. Para isso, basta selecionar na ficha do cliente a opção Mostra serviços Parametrizados. Na lista dos serviços existente na ficha do cliente poderá definir os preços unitários específicos dos serviços para o cliente em questão. Na primeira vez que acede a uma ficha, os preços unitários existentes são os preços definidos na Ficha do Artigo. Se não existirem artigos selecionados como serviço, o formulário não mostra a opção Mostra serviços Parametrizados que permite a visualização dos preços unitários. Importa ainda referir que quando remove um artigo da grelha de parametrização de serviços, o utilizador é avisado que as parametrizações de preços dos clientes vão ser removidas e questionado se deseja continuar. Na opção de registo de serviços prestados (Faturação> Serviços> Registo de Serviços Prestados) deverá efetuar o registo dos serviços. Terá de preencher os seguintes campos: Nº Verbete - automaticamente preenchido mas alterável pelo utilizador;

41 Data data de registo, automaticamente preenchida com a data do sistema; Utente nome do utente que beneficiou do serviço; Beneficiário nº de beneficiário do utente que beneficiou do serviço; Cliente identificação do cliente do serviço prestado (p.e. ARS); Serviços - de forma automática é apresentada uma linha por cada artigo parametrizado como serviço. Deverá indicar os dados dos serviços prestados (Quantidade, Preço Unitário, Desconto...). Por defeito o preço unitário é carregado da parametrização da ficha do cliente, e caso não exista na ficha do cliente, é carregado da ficha do artigo. A quantidade é carregada da ficha do artigo caso esteja parametrizada. Este mapa (Faturação> Serviços> Mapa de Serviços Prestados) permite ver uma listagem dos serviços prestados para um cliente e entre datas, ou filtrar por uma fatura específica para a qual foram importados os serviços. Tem um campo de texto para indicar um texto variável para constar no mapa. É também possível fazer vistas do mapa (Utilitários> Designer de Mapas).

42 A listagem mostra o N.º de verbete, Data, Utente, Beneficiário, as quantidades de cada Serviço e o valor total de cada registo de serviço agrupado por cliente. É agora possível, a partir das faturas (Faturação> Faturas> Manutenção), importar serviços prestados para uma fatura. Essa importação é feita a partir de uma janela de seleção, acessível através do botão, em que aparece uma lista de serviços prestados e por defeito esses registos são filtrados pelo Ano ativo/mês da data de sistema (ver figura em baixo). O utilizador pode mudar esse filtro Ano/Mês. A janela tem também um campo que permite indicar qual o artigo a ser usado para agregação dos serviços. Este campo é de preenchimento obrigatório, pois é o artigo que vai dar origem às linhas de artigos da fatura. Este artigo deve também ter descrição variável para que o utilizador possa depois, na linha do artigo, alterar a sua descrição. Se selecionar um artigo sem descrição variável o utilizador é avisado e questionado se deseja continuar com a importação para a fatura.

43 Ao importar os serviços para a fatura estes são agrupados numa só linha por cada taxa de IVA diferente em que os valores serão: quantidade igual a um (1), total da linha é a soma dos valores dos registos de serviços prestados com aquela taxa de IVA. O artigo é o artigo selecionado na janela de seleção de serviços prestados a importar. Foi implementado um complemento ao funcionamento de descargas online para a aplicação de tesouraria -. Assim, nos parâmetros associados à parametrização das descargas online, existe a possibilidade de fazer a descarga no momento da gravação sem que seja pedida qualquer confirmação ao utilizador.

44 Se a Descarga Automática de Documentos na Tesouraria estiver ativa, poderá selecionar a opção Abrir descarga sem questionar que, logo que a gravação do documento seja concluída com êxito, iniciará o processo de descarga sem qualquer aviso ou confirmação emitido ao utilizador. Este comportamento foi implementado nas seguintes aplicações: ;. Além destas, o comportamento já se encontrava disponível nas versões mais recentes das seguintes aplicações: ;. Nota: a alteração não afetou o processo de descarga, mantendo a necessidade de parametrizações do documento na tesouraria, como acontecia anteriormente. Será agora possível parametrizar, para cada utilizador, a ação a tomar quando é detetada a introdução de um NIF ou NIB inválido.

45 Os comportamentos associados a cada opção são os seguintes: Esta alteração é transversal à importação de entidades em., tendo apenas uma variação no comportamento: a Nesta opção, tendo em conta o comportamento existente, foi seguida uma abordagem diferente. Foi adicionada uma coluna NIF Válido para que o utilizador possa identificar os registos que têm NIF válido ou não. As opções de validação do utilizador apresentam o seguinte funcionamento: Corresponde ao funcionamento antigo, sendo apresentada uma mensagem alertando para o NIF incorreto e identificando a entidade, tendo o utilizador a possibilidade de optar não ser alertado para outras entidades com NIF inválido.

46 Ao detetar um NIF inválido será emitido um alerta ao utilizador identificando a entidade e que ela não será importada. Além disso será dada a possibilidade ao utilizador de não ser alertado para outras entidades com NIF inválido. Não é efetuada qualquer validação ao NIF das entidades, sendo possível importar todas. Na janela de seleção de documentos a pagar de Fornecedor utiliza-se a teclas especiais para selecionar vários documentos: Ctrl para adicionar um documento aos documentos selecionados; Shift para selecionar um intervalo de documentos; Ctrl+Shift para adicionar um intervalo de documentos aos documentos já selecionados. Este comportamento é o mesmo do Windows. Adicionado um campo totalizador no registo rápido de pagamentos que indica o valor total dos documentos selecionados para pagar.

47 Foi definida a possibilidade de guardar parametrizações de Séries por ano. Para usar esta funcionalidade, na janela de parâmetros da instituição, em Dados Gerais, foi adicionado 1 botão para aceder à janela de manutenção das séries por ano. O botão está ativo apenas se for selecionada a opção Utilizar Séries por Ano. A janela de manutenção de séries por ano tem as opções usuais de uma janela de manutenção exceto a emissão de listagem, que não está disponível.

48 No uso da aplicação, no caso dos movimentos bancários e de caixa, é sugerida a série para o ano ativo da instituição, caso exista registo de uma série para esse ano. Se não existir registo de uma série para o ano da instituição é aberta a janela de manutenção em modo inserção já com o ano preenchido e bloqueado. No caso de registos que geram movimentos bancários ou de caixa (por exemplo: vendas a dinheiro, pagamentos, levantamentos, depósitos ) usa a série do ano ativo ou caso não exista registo de uma série para o ano ativo mostra a janela em modo inserção e usa a série inserida. Ao efetuar as descargas tem o mesmo comportamento mas usando a data do registo a descarregar. No caso das descargas automáticas é sugerida e mostrada a Série para o ano da data do registo ao abrir a janela de descarga (como na inserção de um movimento na tesouraria). Caso não exista uma série para o ano do registo abre a janela para inserção como na tesouraria. Exemplos de Descarga online:

49 Nas descargas manuais, é apenas usada a série para o ano do registo a descarregar, caso exista uma série para esse ano. Se não existir série para o ano do registo abre a janela para inserir a série para esse ano. Foi acrescentada na Classificação efetuada pela Aplicação. a parametrização de validar a Classificação aquando da Pré-

50 De acordo com esta parametrização, isto é, se a opção está selecionada ou não é feita ou não a validação da Classificação criada pela Aplicação, apresentando avisos ao utilizador. Esta validação é efetuada nas seguintes opções: Fornecedores Movimento de Conta Corrente Compras Faturas Manutenção Compras Documentos Diretos Manutenção Compras Venda a Dinheiro Manutenção Compras Adiantamentos Manutenção Compras Pagamentos Manutenção Compras Pagamentos Registo Rápido de Pagamentos Caixa Manutenção Caixa Transferências Caixa Depósitos Bancários Bancos Movimentos Manutenção Bancos Levantamento para Caixa Bancos Transferências Faturação Faturas Manutenção Faturação Notas Notas de Débito Faturação Notas Notas de Crédito Faturação Vendas a Dinheiro Manutenção Faturação Pagamentos Manutenção Descargas WinCTB Contabilidade Reclassificar

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE

Produto Projecto Projecto WinGCS, WinUTE, WinGSO, WinGTE 1.1 Geração do Modelo 37... 4 Seleção de Encargos nas aplicações IPSS envolvidas... 7 1.1.1 Modelo37 em WinUTE... 7 1.1.1.1 Parâmetros... 7 1.1.1.2 Manutenção Códigos e Tipo Recibos Gerais... 8 1.1.1.3

Leia mais

Mais-valias WinSEC v Introdução Taxas de IVA Movimentos... 6

Mais-valias WinSEC v Introdução Taxas de IVA Movimentos... 6 Mais-valias WinSEC v. 11.3.12... 5 1. Introdução... 5 1.1 Taxas de IVA... 5 1.2 Movimentos... 6 1.2.1. Conta de Incidência associada à conta de IVA... 6 1.2.2. Geração dos valores de IVA... 6 Mais-valias

Leia mais

1.1. Descargas para WinCTB Listagem de Fluxos de Caixa Parametrização de Fluxo de Caixa por Utente e Tipo de Utente...

1.1. Descargas para WinCTB Listagem de Fluxos de Caixa Parametrização de Fluxo de Caixa por Utente e Tipo de Utente... Mais-valias WinUTE v. 14.2.00... 6 1. Imposições legais... 6 2. WINUTESIS - Utilitários... 8 2.1. Utilizadores... 8 3. Numeração de Documentos... 8 4. Descargas WinSEC... 9 Mais-valias WinUTE v. 14.1.34...10

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

Mais-valias WinSEC v Introdução Parametros da instituição Manutenção de Artigos Movimentos de Stock

Mais-valias WinSEC v Introdução Parametros da instituição Manutenção de Artigos Movimentos de Stock Mais-valias WinSEC v. 12.3.05... 6 1. Introdução... 6 2. Parametros da instituição... 6 3. Manutenção de Artigos... 7 4. Movimentos de Stock... 7 5. Manutenção de Documentos de Transporte... 7 6. Geração

Leia mais

Manual de Configuração do Serviço

Manual de Configuração do Serviço Manual de Configuração do Serviço Última atualização a 05.01.2016 PRIMAVERA Business Software Solutions, S.A. 1993 2016 - All rights reserved Índice Índice... 2 Introdução... 3 Parametrização do Serviço

Leia mais

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15

Manual de Integração. Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Manual de Integração Soluções Pssst! e Tlim v8.15 Versão 1.2 março 2015 Índice Índice... 2 Integração com o ERP PRIMAVERA... 3 Versões compatíveis... 5 Configuração... 6 Importação... 12 Integração...

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Solutio com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 2.6 o o o o o o Data de vencimento das faturas Listagem de controlo de vencimento de faturas Otimização conta corrente Regularização com documentos em conta corrente Importação e exportação

Leia mais

MANUAL DE REGISTO DE DECLARAÇÕES DE EXISTÊNCIAS DE SUÍNOS (D.E.S.) NO idigital

MANUAL DE REGISTO DE DECLARAÇÕES DE EXISTÊNCIAS DE SUÍNOS (D.E.S.) NO idigital MANUAL DE REGISTO DE DECLARAÇÕES DE EXISTÊNCIAS DE SUÍNOS (D.E.S.) NO idigital IFAP / DAD / UIAN NOVEMBRO 2012 ÍNDICE 1. ACESSO AO idigital NO PORTAL DO IFAP, I. P... 3 1.1. ACESSO COMO UTILIZADOR DO TIPO

Leia mais

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO

BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO BALCÃO 2020 ORIENTAÇÕES DE APOIO PARA REGISTO DE MAPAS DE QUANTIDADES E AUTOS DE MEDIÇÃO ÍNDICE Enquadramento... 4 Passo-a-Passo... 4 1. Importação do Mapa de Quantidades... 5 2. Registo do Auto de Medição...

Leia mais

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0

CLIENTE. Manual de Utilização. Integrador ERP Primavera - E-Schooling. Versão 1.0 CLIENTE Manual de Utilização Integrador ERP Primavera - E-Schooling Versão 1.0 16-03-2012 ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO... 1 INTEGRADOR ERP PRIMAVERA - E-SCHOOLING... 1 1. ÂMBITO... 3 2. OBJECTIVO... 3 3.

Leia mais

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.17

ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.17 ADENDA AO MANUAL VERSÃO 1.17 COPYRIGHT Esta adenda foi elaborada pela ItBase soluções informáticas S.A.. ( ItBase ), tendo sido redigida ao abrigo do novo acordo ortográfico. Esta adenda é entregue aos

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos:

GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: GESTÃO DE CHEQUES LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES 1. Registo de Cheques de Recebimentos 1.1. Configuração por defeito para Lançamento Contabilístico dos Cheques de Recebimentos: 1.1.1. Permite identificar

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Preferências. Parametrização Trabalhos Tipos Projeto. Parque Filtro Objetos. Parque Acesso Objetos

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Preferências. Parametrização Trabalhos Tipos Projeto. Parque Filtro Objetos. Parque Acesso Objetos Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 02-05-2017 VERSÃO 5.5.1.0 DATA FECHO 18-07-2017 Novas Funcionalidades Preferências No separador Geral, foram adicionados os idiomas Italiano e Vietnamita

Leia mais

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas?

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Índice Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Como efetuar uma operação de renovação da certificação? A operação de Renovação da

Leia mais

SClínico-CSP / ACC. Manual do utilizador

SClínico-CSP / ACC. Manual do utilizador SClínico-CSP / ACC Manual do utilizador Módulo ACC - Setembro 2016 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros fins que não aqueles

Leia mais

PROCEDIMENTOS. Alteração de taxas e escalões de IVA

PROCEDIMENTOS. Alteração de taxas e escalões de IVA PROCEDIMENTOS Alteração de taxas e escalões de IVA Os procedimentos enumerados neste documento pressupõem a existência de uma versão atualizada das aplicações referenciadas, apresentando funcionalidades

Leia mais

PCplusExpress Manual de Utilização

PCplusExpress Manual de Utilização Funcionalidades Ponto de Venda Download Contato Suporte Manual www.pcplusexpress.pt / www.pcplus.com.pt - Rua São João Bosco, 283-4100 Porto 226104033 / 925822864 1 Índice Criação de um novo cliente 3

Leia mais

Assim, a emissão de documentos de transporte, em 3 exemplares, deverá ser efetuada nos seguintes termos:

Assim, a emissão de documentos de transporte, em 3 exemplares, deverá ser efetuada nos seguintes termos: No dia 1 de julho de 2013, entrarão em vigor as alterações ao novo Regime dos Bens em Circulação (DL n.º 147/2003 de 11/07), introduzidas pelo DL n.º 198/2012 de 24 de agosto. Assim, a emissão de documentos

Leia mais

TSR Unidades Saúde ADSE. Manual do Utilizador

TSR Unidades Saúde ADSE. Manual do Utilizador TSR Unidades Saúde ADSE Manual do Utilizador Contents Acrónimos, Termos e Definições... 3 ADSE Faturação Online... 4 Menu Utilitários Parâmetros da Aplicação... 5 Menu Subsistemas / Manutenção... 5 Menu

Leia mais

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas?

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Índice Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Como efetuar uma operação de renovação da certificação? A operação de Renovação da

Leia mais

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas?

Índice. Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Índice Como efetuar uma operação de renovação da certificação? Como efetuar uma operação de confirmação de estimativas? Como efetuar uma operação de renovação da certificação? A operação de Renovação da

Leia mais

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11

1. Registo no GRT Painel de Utilizador Registrar Equipamento Lista de Equipamentos Editar Dados do Equipamento 11 ÍNDICE 1. Registo no GRT 3 1.1 Painel de Utilizador 7 2. Registrar Equipamento 9 2.1 Lista de Equipamentos 10 2.2 Editar Dados do Equipamento 11 2.3 Apagar Equipamento 12 3.Enviar Novo Pedido de Restituição

Leia mais

MONTEPIO24 EMPRESAS CONVERSÃO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS E COBRANÇAS. Manual de Apoio Utilizador Net24

MONTEPIO24 EMPRESAS CONVERSÃO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS E COBRANÇAS. Manual de Apoio Utilizador Net24 MONTEPIO24 EMPRESAS CONVERSÃO DE FICHEIROS PARA PAGAMENTOS E COBRANÇAS 1 Manual de Apoio Utilizador Net24 Índice 1.INTRODUÇÃO 3 2.ATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO 3 3.IMPORTAÇÃO DE FICHEIROS PARA CONVERSÃO 4 4.CRIAÇÃO

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ) 1. Quando acedo ao módulo do ACC é gerado um aviso e diz que não é possível emitir o atestado: Esta é uma mensagem de aviso, não é um erro. Para a emissão de um Atestado Médico, a identificação do NIF

Leia mais

Índice. F3M Information Systems, S.A.

Índice. F3M Information Systems, S.A. MAIS VALIAS. WINUTE Índice Mais-valias WinUTE v.15.2.00... 8 1. Documentos de Regularização de Créditos... 8 2. Parâmetros... 8 3. Manutenção de Devoluções... 8 4. Emissão de Regularizações de Crédito...

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ) 1. Quando acedo ao módulo do ACC é gerado um aviso e diz que não é possível emitir o atestado: Esta é uma mensagem de aviso, não é um erro. Para a emissão de um Atestado Médico, a identificação do NIF

Leia mais

Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser

Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser Este template permite implementar uma solução de cartão de pontos de cliente. Em cada compra efetuada, o cliente beneficia de pontos, que podem ser utilizados para os mais diversos fins. 1 Cartão de Pontos

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3

IRS ENTREGA DA DECLARAÇÃO MODELO 3 IRS ENTREGA DA MODELO 3 01 ACESSO 02 AUTENTICAÇÃO ÍNDICE 03 04 PREENCHER A FUNCIONALIDADES 05 ENTREGA DA 06 PROVA DE ENTREGA 2 01 ACESSO PARA ACEDER À ENTREGA DA DE IRS CLIQUE NA OPÇÃO TRIBUTÁRIOS > ACEDA

Leia mais

É uma plataforma online de gestão de condomínios que permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

É uma plataforma online de gestão de condomínios que permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO É uma plataforma online de gestão de condomínios que permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 2: PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE PEDIDO DE PAGAMENTO É importante ler e analisar atentamente este anexo, bem como o Manual do Promotor, antes de proceder

Leia mais

Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º Outeiro Seco. Tel Fax Site:

Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º Outeiro Seco. Tel Fax Site: Av. da Cooperação. Ed. Inditrans, Lote A1, n.º2. 5400-673 Outeiro Seco. Tel. 276340920 Fax. 276340929. E-mail: geral@adrat.pt Site: www.adrat.pt Programa de Desenvolvimento Rural e Pescas (2020) Termo

Leia mais

Manual de Procedimento do Organizador

Manual de Procedimento do Organizador Portal Online Manual de Procedimento do Organizador Submissão de Documentos de Evento Inscrições de Concorrentes nos Eventos Check-Ins de Eventos Versão 2.0 22.01.2019 A entidade organizadora poderá aceder

Leia mais

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização.

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. NEW VERSION Produto xpdv Versão 1.25 BD 1.22 Data 24/04/2018 A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. - Melhorias 1º Melhoria Relatório

Leia mais

Manual de utilização. WAnálise. (Análises Gestão Administrativa)

Manual de utilização. WAnálise. (Análises Gestão Administrativa) Manual de utilização WAnálise (Análises Gestão Administrativa) 16 de Maio de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador perceber como utilizar e tirar partido da aplicação

Leia mais

SAGE RETAIL, SAGE GESTÃO COMERCIAL

SAGE RETAIL, SAGE GESTÃO COMERCIAL SAGE RETAIL, SAGE GESTÃO COMERCIAL Adiantamentos Sage Maio 2016 Adiantamentos... 3 Enquadramento fiscal... 3 Configurações... 4 Documento Fatura Adiantamento... 4 Documento Nota de Crédito para desconto

Leia mais

MANUAL DE REGISTO DE NASCIMENTOS DE BOVINOS ATRAVÉS DA WEB, Mod. 255-B/DGAV. Entidade

MANUAL DE REGISTO DE NASCIMENTOS DE BOVINOS ATRAVÉS DA WEB, Mod. 255-B/DGAV. Entidade MANUAL DE REGISTO DE NASCIMENTOS DE BOVINOS ATRAVÉS DA WEB, Mod. 255-B/DGAV Entidade SOLICITAÇÃO DE ACESSOS À BASE DE DADOS DO IDIGITAL Para se poder proceder ao Registo de Nascimentos de Bovinos via Web,

Leia mais

Procedimentos Abertura/Fecho Ano

Procedimentos Abertura/Fecho Ano 2U Business Consulting. O departamento TI que faltava à sua empresa. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Este documento pretende auxiliar na Abertura do Ano nos diversos Módulos do software Primavera. As

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

ADSE DIRETA. Manual de Utilização para Beneficiários

ADSE DIRETA. Manual de Utilização para Beneficiários ADSE DIRETA Manual de Utilização para Beneficiários Índice ADSE Direta... 3 Serviços Disponíveis... 6 Dados Pessoais do Beneficiário... 7 Documentos de Regime Livre... 9 Cuidados de Saúde com Limites no

Leia mais

SAGE RETAIL, GESTÃO COMERCIAL

SAGE RETAIL, GESTÃO COMERCIAL SAGE RETAIL, GESTÃO COMERCIAL Passagem de Dados / Fecho de Ano Sage Janeiro 2017 Passagem de Dados / Fecho de Ano... 3 Eliminar descontinuados / inativos... 6 Criar novas séries dos documentos... 6 Copiar

Leia mais

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017 Sage VERSÃO 2017.02.01 Sage Janeiro 2017 Índice Responsável de Sistema... 3 Criação de empresas mono-anuais com base de dados modelo... 3 Inclusão de filtros: Sigla/Nif e Ano:... 4 Abrir empresa... 4 Compactar

Leia mais

Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15

Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15 Diferenciação Funcional Taxonomias PRIMAVERA ERP 9.15 Versão 1.0 Abril de 2017 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Módulo Contabilidade... 4 Referencial contabilístico...4 Plano alternativo...5 Máscaras

Leia mais

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC

Canídeos e Gatídeos. Manual de funcionamento. Versão Abril 2016 Globalsoft BSC Canídeos e Gatídeos Manual de funcionamento Versão 2.4.10 Abril 2016 Globalsoft BSC Índice Âmbito... 2 Menu da aplicação... 3 Configuração... 5 Categorias... 8 Raças... 9 Tipos de Pelagem... 9 Tipos de

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Guia do Utilizador. Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. Ministério da Educação

Guia do Utilizador. Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. Ministério da Educação Guia do Utilizador Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. Introdução A plataforma ComprasEdu é uma ferramenta que possibilita o levantamento de necessidades dos agrupamentos/escolas não agrupadas

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

SICGA54O. Desconto de Rappel nas Compras. 2018/08/01, Versão 2.0

SICGA54O. Desconto de Rappel nas Compras. 2018/08/01, Versão 2.0 SICGA54O Desconto de Rappel nas Compras 2018/08/01, Versão 2.0 Índice 1. Obetivo do documento... 3 2. Restrições à utilização da solução... 4 3. Parametrizações... 5 4. Compras e Devolução de Compras...

Leia mais

Mais-valias WinCTB v Modelo Mais-valias WinCTB v Introdução WinCTB Geração do Ficheiro

Mais-valias WinCTB v Modelo Mais-valias WinCTB v Introdução WinCTB Geração do Ficheiro Mais-valias WinCTB v. 12.5.2... 4 1. Modelo 22... 4 Mais-valias WinCTB v. 12.5.0... 5 1. Introdução... 5 2. WinCTB... 6 2.1. Geração do Ficheiro CEP-OCIP... 6 2.1.1. I-Dados Gerais Dados Atividade... 7

Leia mais

Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM. SONHO v2

Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM. SONHO v2 Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM SONHO v2 25/01/2017 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros

Leia mais

Importar de PDT 3. Configurações de importação 3. Importação 4. Importar de ficheiro de inventário 5. Aceder ao documento de stock pretendido 5

Importar de PDT 3. Configurações de importação 3. Importação 4. Importar de ficheiro de inventário 5. Aceder ao documento de stock pretendido 5 Importação de Dados Índice Importar de PDT 3 Configurações de importação 3 Importação 4 Importar de ficheiro de inventário 5 Aceder ao documento de stock pretendido 5 Importar o ficheiro 5 Importar dados

Leia mais

Importação de condomínios do Gecond para o Gecond 3

Importação de condomínios do Gecond para o Gecond 3 Importação de condomínios do Gecond para o Gecond 3 Este documento visa explicar o processo de importação de condomínios e documentos do Gecond (versão Windows) para a nova plataforma Gecond 3 Índice 1.

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2015.09.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Melhorias na janela de Pesquisa de Produtos Nova rotina de Previsão de Contas Nova

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS MANUAL DO UTILIZADOR Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Acesso à área reservada... 4 3. Acesso

Leia mais

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017

Sage VERSÃO Sage Janeiro 2017 Sage VERSÃO 2017 Sage Janeiro 2017 Índice Sage Contabilidade... 3 Taxonomias - Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro... 3 Mensagem na entrada da aplicação... 3 Alterações às tabelas... 3 Ficha da empresa...

Leia mais

Mais-valias WinCTB v Introdução WinCTB Extrato de Conta Mais-valias WinCTB v

Mais-valias WinCTB v Introdução WinCTB Extrato de Conta Mais-valias WinCTB v Mais-valias WinCTB v. 13.0.05... 5 1. Introdução... 5 2. WinCTB... 5 2.1 Extrato de Conta... 5 Mais-valias WinCTB v. 13.0.04... 7 1. Introdução... 7 2. WinCTB... 7 2.1 Extrato de Conta... 7 2.2 Mudança

Leia mais

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Manual do Avaliador Data Referência as_150082_v3 Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Índice Sumário...3 Revisões... 3 O Portal de

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3 Manual Certificação de Documentos Transporte Gestão Administrativa 3 20 de Abril de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador configurar o sistema para a comunicação de

Leia mais

CIBE _ Cadastro e Inventário dos Bens do Estado Versão março de 2016 MUITO IMPORTANTE

CIBE _ Cadastro e Inventário dos Bens do Estado Versão março de 2016 MUITO IMPORTANTE CIBE _ Cadastro e Inventário dos Bens do Estado Versão 3.1.4 março de 2016 MUITO IMPORTANTE - Faça uma cópia de segurança para guardar em arquivo; - Leia atentamente este documento, facultando-o a todos

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E.

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação. Descontos para a A.D.S.E. Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Descontos para a A.D.S.E. Versão 6.0-2009 ÍNDICE 1 OBJECTIVO 3 2 TRATAMENTOS PRÉVIOS 3 2.1 Situação Remuneratória

Leia mais

Termo de Aceitação Pedido de Pagamento

Termo de Aceitação Pedido de Pagamento Programas de Desenvolvimento Rural e Pescas (2020) Termo de Aceitação Pedido de Pagamento janeiro de 2016 IFAP Princípios orientadores 2014-2020 Simplificação de procedimentos Termo de aceitação Pedido

Leia mais

ADSE DIRETA. Manual de Utilização para Prestadores da Rede

ADSE DIRETA. Manual de Utilização para Prestadores da Rede ADSE DIRETA Manual de Utilização para Prestadores da Rede 15/03/2019 ÍNDICE ADSE Direta... 3 Serviços Disponíveis... 4 Atendimento Online... 5 Dados do prestador... 5 Atualizar/Propor Locais de Prestação...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO SFA2/DAV - OPERADORES

MANUAL DO UTILIZADOR DO SFA2/DAV - OPERADORES AT autoridade tributária e aduaneira Classificação: 205.25.04 Segurança: Pública Processo: 2 Direção de Serviços dos Impostos Especiais de Consumo e do Imposto sobre Veículos Divisão do Imposto sobre os

Leia mais

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO

APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO APOIO AO BENEFICIÁRIO - FEDER - MAIS CENTRO - GUIA DE SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO: - SUBMISSÃO ELECTRÓNICA DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO - SUBMISSÃO DE CHECK-LIST DE

Leia mais

SIIE v2.5. Formação Fátima

SIIE v2.5. Formação Fátima SIIE v2.5 Formação 17.11.2012 - Fátima Programa 1 Censos Preparação dos censos para entrega Modificação e alteração de dados Entrega, alteração e validação dos censos 2 Esclarecimento de dúvidas sobre

Leia mais

Ligação à Contabilidade

Ligação à Contabilidade Ligação à Contabilidade Página 1 de 5 Para poder utilizar o módulo de ligação à contabilidade, antes de mais terá que configurar a forma como o GesPOS vai interligar com a contabilidade. Essa parametrização

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR Ano de referência MANUAL DO UTILIZADOR Aplicação para Preenchimento NOTA: Sempre que possível, as alterações relativas ao documento vigente no ano anterior serão assinaladas com cor diferente. 1 2 Índice

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Com base no manual desenvolvido pelos colegas de Mondim de Bastos Índice 1 - Justificação de Faltas...3 2 - Recuperação...6 3 - Alertas...9 4 - Medidas(de

Leia mais

Inventários no Sistema Lasernet 2000

Inventários no Sistema Lasernet 2000 1 Inventários no Sistema Lasernet 2000 A opção Inventário de Fim do Ano (em Utilitários II) é usada para, no final do ano fiscal (ou em qualquer outra altura que o cliente pretenda fazer um inventário),

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 7: Fase auditor 1 Nesta Ficha descrever-se-á as tarefas relacionadas com a primeira parte do controlo de primeiro nível: a verificação da despesa.

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores... 1 Versão 1.1... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 4 1.2 Organização

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Passos para Ativação/Configuração do Módulo Reparações:

Passos para Ativação/Configuração do Módulo Reparações: O que é o módulo Reparações/Assistência Técnica? Para que serve? Este módulo do KeyInvoice será um apoio importante para empresas que prestem serviços de Reparações/ Assistência Técnica, como por exemplo,

Leia mais

Ecrã Principal. Preferências. Parametrização Empresa Organização Funcional. Parametrização Empresa Centros Custo. Parametrização Parque Tipos Objetos

Ecrã Principal. Preferências. Parametrização Empresa Organização Funcional. Parametrização Empresa Centros Custo. Parametrização Parque Tipos Objetos Ecrã Principal Quando se entra na aplicação, o utilizador fica automaticamente filtrado à última Entidade (Centro Custo/Cliente) onde esteve a trabalhar; Foram adicionados os idiomas Checo, Norueguês e

Leia mais

Operações Documentárias no Portal de Empresas Apresentação para Clientes

Operações Documentárias no Portal de Empresas  Apresentação para Clientes Operações Documentárias no Portal de Empresas www.millenniumbcp.pt Apresentação para Clientes Outubro 2015 MT2569 Versão 6 Texto escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico Índice Novo Pág. 1. Introdução/Enquadramento

Leia mais

Versão

Versão Versão 5.0.1 20.06.17 Índice 1. Registo de Novos Membros... 3 2. Membros» Fazer Login... 3 2.1. Dificuldades com o Login... 3 3. Funcionalidades Disponibilizadas... 4 3.1. Ver/Editar Dados Pessoais...

Leia mais

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 PAGA7010 - Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 O objetivo do programa é baixar os adiantamentos feitos a fornecedores PAGA7000 utilizados para pagamento despesas ou compras diversas. Para

Leia mais

PONTOS/TALÕES DE DESCONTO

PONTOS/TALÕES DE DESCONTO /TALÕES DE DESCONTO 1. Configuração de pontos... 3 Tipo de Critério... 5... 5 Cabeçalho... 5 Detalhes Artigo... 7 Lista... 7 Individual... 8 Modo de Atribuição... 8 Detalhes Família... 10 Lista... 10 Modo

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 9: Fase Certificação de Operação 1 Nesta Ficha descrever-se-ão as tarefas relacionadas com a criação, assinatura e envio das Certificações de Operação.

Leia mais

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE Data do Manual: 20/11/2014 Atualizado em: Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE - Programa Leite Escolar O Registo de Verbas e Valores da Ação Social Escolar (REVVASE) é uma plataforma de

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

Sistema de Faturação Delegações. Manual de utilização CVRVV

Sistema de Faturação Delegações. Manual de utilização CVRVV Delegações Manual de utilização CVRVV Índice 1. Requisitos do sistema... 3 2. Como iniciar a aplicação... 3 3. Vendas a Dinheiro... 5 3.1. Preâmbulo... 5 3.2. Emissão... 5 3.3. Visualizar... 9 4. Notas

Leia mais

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT

Documento da versão. Novas Funcionalidades. Ecrã Principal. Ecrã Principal Preferências. Parametrização Trabalhos Séries OT Documento da versão PRODUTO ManWinWin DATA INÍCIO 13-04-2015 VERSÃO 5.3.1.0 DATA FECHO 24-07-2015 Novas Funcionalidades Ecrã Principal No módulo Parque passou a ser possível escolher a árvore que se pretende

Leia mais

Manual do processo de inscrição dos restantes alunos. (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez)

Manual do processo de inscrição dos restantes alunos. (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez) Manual do processo de inscrição dos restantes alunos (exceto para alunos que se inscrevem pela 1ª vez) Processo de Inscrição (Renovação de Inscrição) O processo de inscrição consiste em 4 passos: 1. Autenticação

Leia mais

GUIÃO DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CONTRATOS. [Operações públicas FEDER] Versão 1.1

GUIÃO DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CONTRATOS. [Operações públicas FEDER] Versão 1.1 FORMULÁRIO DE CONTRATOS [Operações públicas FEDER] Versão 1.1 CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Alterações 1.0 05-04-2018 Versão Inicial 1.1 17-08-2018 Após alterações ao formulário de Contrato 2 ÍNDICE

Leia mais

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...

Leia mais