Agrupamento de Escolas Templários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agrupamento de Escolas Templários"

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada num servidor do Agrupamento, cuja função permite aos encarregados de Educação, Professores e Funcionários do Agrupamento de Escolas Templários consultarem diversos dados da escola e do respetivo cartão. O acesso à aplicação pode ser feito em qualquer lugar, onde exista uma ligação à internet, a partir da página eletrónica do Agrupamento. netgiae Na área pessoal os docentes poderão consultar dados relativos ao seu cartão, horário e faltas, bem como dados relativos ao seu processo individual. No menu lateral esquerdo <Processo> o docente poderá atualizar os seus dados pessoais, que após gravação ficarão sujeitos à aprovação dos serviços administrativos. Neste separador poderá inclusive ser atualizada a fotografia pessoal do docente. No separador <Códigos> poderá ser feita a alteração da palavra passe de acesso ao sistema. Para alterar a palavra passe de acesso ao sistema, os docentes devem introduzir no primeiro campo a última palavra passe em vigor e nos campos seguintes a nova palavra passe. A palavra passe deverá ter pelo menos 8 caracteres.

2 netalunos - Área de Sumários A área netalunos é a área comum de trabalho onde poderão ser efectuados os diversos registos das atividades diárias dos docentes. Sumário eletrónico Na janela inicial poderão ser consultadas informações partilhadas entre docentes, alunos e enc. de educação, sendo que serão apenas apresentados dados relativos aos alunos das turmas do docente em questão. Poderão ser também apresentadas aqui propostas de alteração de aulas, permutas ou substituições, bem como pedidos de justificação de faltas efetuados pelos encarregados de educação ou docentes. Na barra de menus lateral esquerda, o docente terá acesso à página de realização do sumário eletrónico. Nesta página é apresentado o respetivo horário semanal e, através da seleção de cada uma das aulas/ atividades aí apresentadas, o docente terá acesso a uma nova página onde poderá escrever o sumário, marcar (ou desmarcar) faltas dos alunos, registar ocorrências disciplinares (ou outras) e ainda propor alterações ao seu horário. Para imprimir ou consultar sumários usando filtros de datas, docentes ou disciplinas deverá ser usado menu lateral <Consulta Atividades>. Sumário Para realizar o sumário o docente deverá pressionar o botão <Registar Sumário> e, de seguida, na respetiva janela, fazer o registo das atividades e conteúdos abordados. O registo do número da lição deve ser sequencial e será incrementada automaticamente pela aplicação, ainda que possa ser alterado pelo docente. No caso das turmas de cursos profissionais deve ser indicado o módulo correspondente. Aqui poderá consultar os sumários das lições anteriores Faltas dos alunos Dentro da janela de sumário deverá pressionar o botão <Alunos> caso queira efetuar a marcação de uma ou mais faltas bem como registar ocorrências relativas aos alunos apresentados. Após a marcação errada, por lapso, de uma falta, o docente poderá anulá-la utilizando esta mesma janela alterando a situação do aluno para Sem Falta. As faltas marcadas também estarão disponíveis ao docente no separador lateral <Faltas>, onde poderá ser gerado um relatório em PDF ou Excel.

3 Alteração de horário, Permuta ou Substituição A aplicação netalunos permite a criação de diversas formas de alteração de horários, de forma a minimizar as faltas dos docentes, no horário dos alunos: Adição de aulas; substituição voluntária; mudança de horário e permutas. Estas alterações poderão ser requeridas autonomamente pelos docentes e, ainda que careçam de autorização por parte do Diretor, podem ser realizadas de imediato. As autorizações pendentes podem ser consultadas usando o separador lateral <Autorizações>. Adição de atividades/substituição voluntária Criação de atividade extraordinária Posicionando o ponteiro do rato num espaço vazio do horário semanal e pressionando o botão respetivo, irá fazer com que a aplicação crie uma atividade extraordinária no horário do docente e dos alunos. Esta situação poderá acontecer no caso de, num curto espaço de tempo, o docente queira realizar uma aula fora do horário dos alunos ou em substituição não agendada de outro docente. Logo que seja selecionada uma das opções será aberta uma nova janela para que o docente indique a turma em questão. Após realização dos passos descritos anteriormente a atividade ficará marcada e o docente irá realizar no espaço apropriado o respetivo sumário. Substituição; Permuta e Mudança Pressionando uma determinada atividade do horário permite aceder à janela <Horário- Atividade>. Aqui o docente poderá efetuar o pedido de alterações. Assim, o docente poderá requer a substituição de outro docente que se encontre a faltar, sendo, de seguida, pedido que indique o respetivo nome. Poderá, igualmente, requerer-se a realização de uma permuta com outro docente e atividade (normalmente acordada entre docentes do mesmo Conselho de Turma ). Também poderá ser solicitada a permuta com um docente da mesma área disciplinar, sendo que será solicitado que indique o nome do respetivo docente. Finalmente, poderá ser requerida uma mudança de horário, dentro das possibilidades do horário dos alunos. Esta opção servirá também para a mudança de sala.

4 Marcação de testes A aplicação netalunos permite a marcação de testes antecipada de forma a permitir uma melhor gestão dos momentos de avaliação em função dos alunos. Para tal, basta selecionar o separador lateral <Marcação de Testes>. Na janela de marcação de testes é mostrado mais uma vez o horário do docente. Assim, através da utilização dos botões de navegação assinalados, deve ser selecionada a semana correta, bem como pressionado a atividade na qual será realizado o teste. No separador lateral <Consulta de Testes poderá consultar todos os teste marcados para a respetiva turma/disciplinas. Para tal deverá utilizar os filtros de pesquisa disponibilizados (Data(s); Turma; Disciplina; etc) e pressionar de seguida o botão <Atualizar>. Poderá, igualmente, fazer a exportação dos mesmos, em formatos PDF Aulas previstas e dadas Antes do final de cada período ou módulo, no caso dos cursos vocacionais e profissionais, os docentes devem utilizar o separador <Previstas de Dadas> para efetuar o lançamento do número de aulas previstas e dadas, por período e por módulo (no caso do ensino vocacional e profissional). No final do lançamento das horas previstas e dadas não deve ser esquecido o botão <Guardar> Após abertura da respetiva janela e após o preenchimento da turma e do período, surge uma lista com as disciplinas de cada turma. Nesta lista devem ser lançadas as aulas previstas por período. No caso do ensino profissional e vocacional, pressionando o botão azul, à direita, na coluna referente aos módulo irá fazer com que seja apresentado um separador onde deverão ser lançadas as aulas previstas e dadas por módulo.

5 netalunos - Área de Faltas Marcação de Faltas Na área de faltas poderão ser marcadas, justificadas e consultadas todas as faltas relativas aos alunos e às disciplinas de cada docente. Uma vez que os docentes, de uma forma geral, efetuam a marcação das faltas na área correspondente ao sumário, esta secção destina-se aos Diretores de Turma, que por alguma razão (por exemplo, a falta de um docente, ou a falta de uma aluno a uma visita de estudo) tenham que efetuar o registo de uma falta a um aluno da sua direção de turma. Após a seleção do menu lateral <Marcação> e após seleção da respetiva turma, o Diretor de Turma deverá navegar para a semana da falta e pressionar a atividade na qual pretende marcar as faltas. Justificação de Faltas No menu lateral <Justificação> podem ser consultadas as faltas injustificadas dos respetivos alunos. E, embora todos os docentes tenham acesso a esta área, apenas os Diretores de Turma poderão efetuar a respetiva justificação. Se um Diretor de Turma for igualmente docente de outras turmas poderá visualizar aqui também a faltas que marcou a esses alunos, ainda que não tenha poder para as justificar. Validação da justificação de faltas pelo Diretor de Turma. 11M CT Para que o Diretor de Turma visualize apenas as faltas dos alunos da sua direção de turma deve utilizar o campo de pesquisa. Poderá pesquisar pelo nome da turma, nome do aluno ou número de processo. Após a utilização do filtro de pesquisa aparecem em baixo os alunos cujas faltas podem ser justificadas. Para efetuar a respetiva justificação basta pressionar o/os quadrados da coluna <Estado> correspondentes aos alunos e pressionar o botão <Justificar Faltas Selecionadas> que aparece em baixo. Para validar a justificação, o Diretor de turma deverá efetuar uma breve descrição e utilizar a sua palavra passe no campo <Assinatura>.

6 Aceitar ou recusar uma solicitação de uma justificação Através do netgiae, os Encarregados de Educação podem efetuar pedidos de justificação de faltas, tendo inclusive a possibilidade de anexar cópias digitais de documentos. O Diretor de Turma poderá verificar se existem pedidos de justificação, no menu <Justificação>, acedendo ao separador <Pedidos>. Ao aceder ao separador <Pedidos>, no menu lateral <Justificação>, o docente irá visualizar o pedidos pendentes. Pressionando o botão do rato sobre o nome dos alunos irá abrir uma nova janela onde terá acesso ao pedido e aos anexos enviados. Assim, o Diretor de Turma poderá aceitar ou recusar os mesmos. Extratos Tanto o Diretor de Turma como os docentes, em geral, poderão imprimir extratos de faltas dos seus alunos, no menu lateral designado por <Extratos>. Para tal deverá introduzir os dados de pesquisa pretendidos para os referidos extratos: Turma, Data(s), Períodos, Disciplina, Tipo de falta e alunos. Para consultar os extratos pretendidos, será necessário, depois de preenchidos os campos de pesquisa, fazer a sua exportação para um dos formatos disponíveis - PDF, Excel ou CSV (texto separado por vírgulas). Alertas Dependendo da parametrização do programa JPM-ALUNOS, irão ser emitidos alertas sempre que um aluno ultrapasse um determinado número de faltas: 3 faltas de controlo interno (faltas de atraso ou de material); metade das faltas injustificadas legalmente permitidas; totalidade das faltas injustificadas; 8 faltas injustificadas à disciplina e mais de 90% do tempo correspondente ao módulo, no caso do ensino vocacional e profissional.

7 netalunos - Área de Avaliações Níveis Classificações O novo netalunos permite que os docentes efetuem a avaliação dos seus alunos online. Para tal, basta que seja selecionado o menu lateral <Níveis Classificações>, dentro do separador <Avaliações>. Na janela de classificações é possível lançar os níveis atribuídos às diversas disciplinas, no final de cada período, de acordo com as parametrizações efetuadas no programa JPM-ALUNOS, bem como dos módulos de cada disciplina, no que respeita ao ensino vocacional e profissional. Para efetuar o lançamento de níveis de avaliação os docentes devem primeiro preencher todos os campos de pesquisa apresentados na janela: data, turma, disciplina, módulo (apenas ens. vocacional e profissional), tipo de avaliação e tipos de classificação. Após a indicação destes dados, será apresentada uma lista de alunos onde, para além do respetivo nível pode ser introduzida uma alínea e realizada uma síntese descritiva. No final, utilizar o botão <Guardar> para gravar o trabalho efetuado. Extratos (Avaliações) À semelhança do que acontece com as falta é, igualmente, possível exportar um extrato que inclua avaliações e faltas de todos os alunos da turma, em conjunto ou individualmente. Para consultar os extratos p r e t e n d i d o s, s e r á necessário, depois de preenchidos os campos de pesquisa, fazer a sua exportação para um dos formatos disponíveis - PDF, Excel ou CSV (texto separado por vírgulas).

8 netalunos - Relatórios Exportações No menu <Exportações>, do separador <Relatórios>, podem fazer-se todo o tipo de exportações relativas aos menus anteriores. Dependendo do perfil do utilizador, as opções de exportação poderão não estar totalmente disponíveis. Para consultar os extratos pretendidos, será necessário, depois de preenchidos os campos de pesquisa, fazer a sua exportação para um dos formatos disponíveis - PDF, Excel ou CSV (texto separado por vírgulas). Tabela de Conteúdos netgiae 1 netalunos - Área de Sumários 2 Sumário eletrónico 2 Alteração de horário, Permuta ou Substituição 3 Marcação de testes 4 Aulas previstas e dadas 4 netalunos - Área de Faltas 5 Marcação de Faltas 5 Justificação de Faltas 5 Validação da justificação de faltas pelo Diretor de Turma. 5 Aceitar ou recusar uma solicitação de uma justificação 6 Extratos 6 Alertas 6 netalunos - Área de Avaliações 7 Níveis Classificações 7 Extratos (Avaliações) 7 netalunos - Relatórios 8

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca MANUAL DO UTILIZADOR (Professores) GIAE Online(Vs. 5)

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca MANUAL DO UTILIZADOR (Professores) GIAE Online(Vs. 5) MANUAL DO UTILIZADOR (Professores) GIAE Online(Vs. 5) Com base no manual desenvolvido pelos colegas de Mondim de Bastos Índice 1 O GIAE Online... 3 2 Acesso ao GIAE Online... 3 3 Alteração do código e

Leia mais

REGISTAR SUMÁRIOS ELETRÓNICOS NO netalunos

REGISTAR SUMÁRIOS ELETRÓNICOS NO netalunos REGISTAR SUMÁRIOS ELETRÓNICOS NO netalunos (versão 1 do Manual de Utilizador Setembro 2016) O registo do sumário é efetuado através do portal GIAE Online, no módulo netalunos. Através de um browser (Google

Leia mais

Principais correções efectuadas:

Principais correções efectuadas: GIAE VERSÃO 2.3.3 27 NOVEMBRO DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.3.3. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline(Vs. 5) Com base no manual desenvolvido pelos colegas de Mondim de Bastos Índice 1 - Justificação de Faltas...3 2 - Recuperação...6 3 - Alertas...9 4 - Medidas(de

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva MANUAL DO UTILIZADOR (DT - faltas) GIAEOnline (Versão 5) Com base no manual desenvolvido pelos colegas do AE de Mondim de Bastos e de AE de Ponte

Leia mais

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR

GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR Página1 GIAE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR MANUAL DE UTILIZADOR 1. O que é o GIAE Online? O GIAE Online é uma aplicação instalada num servidor do Agrupamento. Serve para os Alunos, Encarregados

Leia mais

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIAE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Sumários - Testes 5 3. Sumários - Autorizações 5 4. Configuração da nova opção na área de administração 8 2 Índice de Figuras Figura

Leia mais

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário Avaliações de final de período 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário 1. Avaliação com a utilização de propostas 1.1. Fazer propostas Área Docente> Avaliações > Propostas Ao fazer esta sequência

Leia mais

GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE

GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE Pais e Encarregados de Educação / Alunos 1 GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE Pais e Encarregados de Educação / Alunos Este manual tem como finalidade mostrar as funcionalidades

Leia mais

Microabreu - Sistemas Informáticos, Lda.

Microabreu - Sistemas Informáticos, Lda. Reuniões Microabreu - Sistemas Informáticos, Lda. ajuda.microabreu.pt/topicos-ajuda/reunioes/ Opção de registo de reuniões para validação de avaliações e posterior publicação. Disponível no menu lateral

Leia mais

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT)

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) AVALIAÇÕES Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) Utilizam Propostas? SIM Inicia aqui PROPOSTAS Cada Docente fará o lançamento das suas propostas,

Leia mais

Principais correções efectuadas:

Principais correções efectuadas: GIAE VERSÃO 2.3.5 28 MARÇO DE 2013 Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.3.5. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos Índice 1. Introdução... 2 2. Menu de preferências... 3 2.1 Cópias de Segurança... 3 2.2 Reposição de Cópia de Segurança... 3 2.3 Importação de Alunos... 3 2.4 Preferências... 5 2.4.1 Dados - informação

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

GIAE VERSÃO OUTUBRO DE Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão

GIAE VERSÃO OUTUBRO DE Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão GIAE VERSÃO 2.3.2 2 OUTUBRO DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.3.2. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

GUIA DO DOCENTE. v 1.1

GUIA DO DOCENTE. v 1.1 GUIA DO DOCENTE v 1.1 1 Índice Sumários... 3 Acesso... 4 Registo Atividades... 5 Faltas e Ocorrências... 8 Relatórios... 10 A. Atividades Desenvolvidas... 10 B. Ocorrências... 12 C. Atividades Sumariadas...

Leia mais

netgiae - Registo do Utente (opção Meu Menu Carregamento)

netgiae - Registo do Utente (opção Meu Menu Carregamento) netgiae - Registo do Utente (opção Meu Menu Carregamento) A opção de carregamentos está disponível apenas aos Encarregados de Educação, devendo efetuar o login no netgiae com o respetivo utilizador eenúmeroprocessoaluno

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

Manual de Utilização. Balcão Digital

Manual de Utilização. Balcão Digital Manual de Utilização Balcão Digital Índice Manual de Utilização... 1 Balcão Digital... 1 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 3 2. Procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA

UNIVERSIDADE DE LISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA Manual de Utilizador mygiaf Índice Introdução... 3 1. Autenticação no Software... 4 2. Lista de Notificações... 4 3. Consulta de Dados... 6 4. Alteração de Dados (Pessoais, Familiares,

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

Informação aos Encarregados de Educação

Informação aos Encarregados de Educação Informação aos Encarregados de Educação Na perspetiva de podermos disponibilizar mais informação e de facilitar o acompanhamento da vida escolar dos vossos educandos, está neste momento ativo um novo serviço

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Inovar +AZ Sistemas de Informação, Lda. A reprodução, duplicação e alteração dos conteúdos existentes neste manual são proibidos, salvo

Leia mais

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino Manual do Portal MyEscola 1. Introdução 2. Acesso ao Portal 3. Formulário de Login 4. Recuperação de Password 5. Portal 1. Mensagens 2. Documentos 3. Escola 4. Alunos 5. Professores 6. Horário 7. Calendário

Leia mais

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO MANUAL DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Índice 1. Apresentação... 3 2. Ecrã de entrada... 4 3. Principais áreas... 5 3.1. Matrículas eletrónicas... 5 3.1.1. Renovação... 5 3.1.2. Manuais escolares... 7 3.2.

Leia mais

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Registo e inscrição de novas Entidades Proponentes Atualização de dados para entidades já existentes Manual de Utilizador Abril de 2016 Criar registo

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA

INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA INDICAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLATAFORMA Esta plataforma foi construída para que as escolas possam registar/solicitar a aplicação de condições especiais na realização de provas ou exames de alunos ao

Leia mais

GIAE Online MANUAL DE UTILIZADOR

GIAE Online MANUAL DE UTILIZADOR GIAE Online MANUAL DE UTILIZADOR Este manual contém as principais informações relativas à utilização, por parte dos Alunos e Encarregados de Educação, do sistema de Cartões Multiusos. Esta informação não

Leia mais

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo

Novidades no EPC GM. Navegação gráfica. Navegação comum para cada veículo Novidades no EPC GM O GM Next Gen EPC possui inúmeras funcionalidades novas concebidas para tornar a localização da peça certa mais rápida e fácil. Para obter instruções mais detalhadas sobre cada funcionalidade,

Leia mais

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS HOW TO ARES POS Este documento é propriedade intelectual do GrupoPIE Portugal S.A., e não pode ser alterado ou usado para outro fim, que não o acordado, sem prévia autorização escrita do GrupoPIE. Conceito

Leia mais

Principais correções efectuadas:

Principais correções efectuadas: GIAE VERSÃO 2.3.4 3 JANEIRO DE 2013 Com o objetivo de unificar a versão, todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.3.4. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Área de informação para encarregados de educação e alunos Escola Secundária de Camarate Equipa PTE Conteúdo Introdução... 2 Como aceder... 2 Informações disponíveis... 3

Leia mais

1. PROCESSO DE REGISTO DE DADOS POR ALUNO

1. PROCESSO DE REGISTO DE DADOS POR ALUNO Indicações para a introdução de dados na plataforma online do Júri Nacional de Exames para solicitação de autorização para realizar provas e exames do ensino secundário na 2.ª fase, por alunos que faltaram

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO Departamento da Qualidade na Saúde Manual do Gestor Local 2/22 Índice Introdução... 5 Acesso à Área Reservada... 6 Notificações Submetidas... 8 Notificações Validadas...

Leia mais

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014 Manual de utilização da Extranet TI Diretores e Gestores de Projeto 17 de outubro de 2013 1 Leia com muita atenção este manual. A sua leitura é imprescindível

Leia mais

PORTAL ACADÉMICO SIGARRA

PORTAL ACADÉMICO SIGARRA MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA DOCENTES PORTAL ACADÉMICO SIGARRA Helena Mascarenhas [CTEC ESE] INDICE INSTRUÇÕES BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO... 3 PREENCHIMENTO DA FICHA DE DISCIPLINA... 4 VISUALIZAR OS HORÁRIOS...

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Manual de utilização da plataforma de requisições do Laboratório de Biocinética

Manual de utilização da plataforma de requisições do Laboratório de Biocinética Manual de utilização da plataforma de requisições do Laboratório de Biocinética Manual de utilização A plataforma de requisições do Laboratório de Biocinética permite a alunos e docentes a requisição de

Leia mais

Manual de Utilizador. Instruções gerais de utilização SIGRHE

Manual de Utilizador. Instruções gerais de utilização SIGRHE Manual de Utilizador Instruções gerais de utilização do SIGRHE janeiro de 2019 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Acesso ao sistema... 5 1.3 Definições, Abreviaturas, Acrónimos e Legenda...

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35

TimeNET. REPORTU Digital-Time. Manual de Utilizador do Software. Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 1 de 35 Página 1 de 35 Manual de Utilizador do Software TimeNET Gestão de Assiduidade e Controlo de Acessos Página 2 de 35 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: - O Software TimeNET foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO CLIENTES Conteúdo Registo... 2 Aceder à Plataforma... 5 Acesso às Instalações Portuárias... 6 Solicitar Acesso... 6 Listar Pedidos de Acesso... 9 Cartões de Acesso

Leia mais

EOLPP. Manual do utilizador

EOLPP. Manual do utilizador EOLPP Manual do utilizador Introdução... 3 Objetivos... 3 Convenções de Linguagem... 3 Acesso à EOLPP... 4 Funcionalidades Comuns a Todas as Páginas... 6 Página Principal... 7 Consultas... 8 Download da

Leia mais

Principais correcções efectuadas

Principais correcções efectuadas GIAE Versão 2.1.0 15 Março de 2011 Com o objectivo de unificar a versão em todos os módulos do GIAE, incluindo o GestorGIAE, todos os módulos são actualizados para a versão 2.1.0. Muito Importante: Antes

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Ponto eletrônico Módulo servidor

Ponto eletrônico Módulo servidor Ponto eletrônico Módulo servidor Este manual destina-se a orientar no procedimento de operacionalização do sistema de ponto eletrônico SPE por servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso

Leia mais

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato Atividades de Enriquecimento Curricular Candidato Agosto de 2012 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes de Acesso e Utilização

Leia mais

WebUntis. Livro de Ponto Digital IMPORTAR ALUNOS E FOTOS

WebUntis. Livro de Ponto Digital IMPORTAR ALUNOS E FOTOS WebUntis Livro de Ponto Digital IMPORTAR ALUNOS E FOTOS Login na plataforma WebUntis Podemos aceder ao WebUntis no endereço: http://www.euterpe.webuntis.com/webuntis/index.do/ Escreva o nome da escola:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós. Formação básica sobre Livro de Ponto Eletrónico WebUntis

Escola Secundária Eça de Queirós. Formação básica sobre Livro de Ponto Eletrónico WebUntis Escola Secundária Eça de Queirós Formação básica sobre Livro de Ponto Eletrónico WebUntis 1 Login na plataforma WebUntis Podemos aceder ao WebUntis no endereço: http://www.euterpe.webuntis.com/webuntis/login.do/

Leia mais

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA FICHA 18: Relatório de Indicadores

GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA FICHA 18: Relatório de Indicadores GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO COOPERA 2020 FICHA 18: Relatório de Indicadores 1 Nesta Ficha descrevem-se as tarefas relacionadas com o preenchimento dos dados no Relatório de Indicadores de Realização.

Leia mais

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL

Manual do Avaliador. Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Manual do Avaliador Data Referência as_150082_v3 Proteja o ambiente, evite imprimir este documento. Utilize sempre que possível papel reciclado. CONFIDENCIAL Índice Sumário...3 Revisões... 3 O Portal de

Leia mais

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas

Manual. Validação de Requisições de Substâncias Controladas Manual Validação de Requisições de Substâncias Controladas Validação de Requisições de Substâncias Controladas De acordo com o divulgado na Circular n.º 21/18, o processo de validação das Requisições de

Leia mais

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação

Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Manual SIGA e SIGA2E Área do Encarregado de Educação Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem Junta de Freguesia de Benfica Data: 12/01/2017 Versão: 01 Índice 1 Introdução... 1 2 Área de Encarregado

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Índice 1. Visualização de uma ficha de unidade curricular 2 2. Sumários 3 2.1 Visualização da página dos sumários 4 2.2 Inicializar sumários 5 2.3 Reiniciar sumários 5 2.4 Inserir

Leia mais

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS Quando impresso, este documento constitui cópia não controlada SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS GESTÃO DE MANDATOS Ativar a Gestão de Mandatos Criar um Mandato Alterar Mandatos

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Necessidade Temporárias

Necessidade Temporárias MANUAL DE INSTRUÇÕES Necessidade Temporárias Permutas Setembro de 2012 V01 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Instrução do Pedido... 5 1.3 Contactos Úteis... 5 1.4 Prazo... 6 2 INSTRUÇÕES

Leia mais

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez

Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Manual para inscrição online dos alunos que se inscrevem pela 1ª vez Processo de Matricula - Alunos 1º Ano 1ª Vez O processo de matrícula consiste em 3 passos: 1. Apresentação de documentos, entrega de

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores Versão 1.1 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Indicadores... 1 Versão 1.1... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 4 1.2 Organização

Leia mais

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte

ZSPos Mobile / ZSBMS. Guias de Transporte. Guias de Transporte 1 ZSPos Mobile / ZSBMS 2 Table of Contents Introdução... 3 Configuração Web... 4 no ZSPos Mobile... 5 Gravar... 5 Consultar... 8 Faturas com referência às... 10 no Portal ZSBMS... 13 Gravar... 13 Anular...

Leia mais

No campo Posto consular, deve selecionar o posto consular pretendido.

No campo Posto consular, deve selecionar o posto consular pretendido. Como agendar um ato Para efetuar um agendamento de atos consulares o utente deve selecionar a opção Efetuar Agendamento e introduzir o número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido e a sua

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 ( )

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 ( ) Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 (31-12-2014) Índice 1 Registo... 3 2 Recuperar senha de acesso... 5 3 Alterar senha

Leia mais

online > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 1. Aderir ao serviço

online > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 1. Aderir ao serviço online 1. Aderir ao serviço > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 2. Navegar no BAV > Autenticação no BAV > Navegação nos menus > Localização de informação e formulários

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

Manual de Utilização MU /2013. Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças

Manual de Utilização MU /2013. Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças Manual de Utilização MU003-2.0/2013 Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças Introdução I Acesso ao PAD I Inserção de sumários I Inserção

Leia mais

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA INTRODUÇÃO Pretende-se com esta plataforma gerir embalagens de produtos fitofarmacêuticos, desde a sua receção à recolha, bem como material suplementar. Para o efeito, esta plataforma está dividida em

Leia mais

Novo utilizador: Faz o registo, valida o e acede à aplicação para preencher os dados.

Novo utilizador: Faz o registo, valida o  e acede à aplicação para preencher os dados. 1 Introdução Com este manual pretende-se descrever de forma simplificada o funcionamento do SGP 1, recorrendo a imagens da aplicação, de modo a facilitar a sua utilização. Em 15 de Julho de 2013, no âmbito

Leia mais

AVALIAÇÃO PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho

AVALIAÇÃO PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO SERVIÇOS DE INFORMÁTICA. 0 ON-IPVC PESSOAL DOCENTE Guia de referência para docentes em processo de avaliação do desempenho Revisão 09.Julho.0 INTRODUÇÃO Este manual

Leia mais

Manual. Getting Started

Manual. Getting Started Manual Getting Started Índice Página inicial... 4 Área de pesquisa... 7 Menu de navegação... 8 Área de rascunhos... 9 Tipos de ecrãs... 9 Botões e comandos de ação... 13 Conceito de Extensão... 14 Conceito

Leia mais

BANCO Termo de Compromisso Para Intermediação Bancária de Importação de Bens

BANCO Termo de Compromisso Para Intermediação Bancária de Importação de Bens Page No. 1 of 39 BANCO Termo de Compromisso Para Intermediação Bancária de de Bens Page No. 2 of 39 ÍNDICE 1. Intermediação Bancária... 3 1.1 Pesquisar & Aprovar Termo de Compromisso... 4 Registar Pagamentos...

Leia mais

Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office

Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office Manual Utilizador - Digitalização SGATDP - Front-Office V1.4 Página 1 Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 1.1.1 Dados Documentos... 4 1.1.2 Anexação de Documentos... 4 1.1.3 Outros Documentos... 7 1.1.4

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

avaliação da biblioteca escolar

avaliação da biblioteca escolar manual da aplicação informática 2017 Sumário Modelo de avaliação... 1 Instrumentos de recolha de avaliação 1.1 Envio de questionários... 2 1.2 Visualização dos questionários... 3 1.3 Registo de dados agrupados...

Leia mais

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011. Versão 5 ( )

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011. Versão 5 ( ) Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 Versão 5 (31-12-2016) Índice 1 Equipamentos elegíveis para comunicação e responsável pelo

Leia mais

Tempo Real 2000 Infonet v4.1.01

Tempo Real 2000 Infonet v4.1.01 Tempo Real 2000 Infonet v4.1.01 Aplicação de Gestão de Assiduidades Relógio de Ponto - Controlo de Acessos Proximidade - Impressão Digital Íris www.tr2k.com www.temporeal2000.com Consultas - Calendário

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS MANUAL DO UTILIZADOR Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Acesso à área reservada... 4 3. Acesso

Leia mais

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE Data do Manual: 20/11/2014 Atualizado em: Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE - Programa Leite Escolar O Registo de Verbas e Valores da Ação Social Escolar (REVVASE) é uma plataforma de

Leia mais

MyEGAR. Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos

MyEGAR. Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos Índice 1 Introdução... 2 2 Emitir GAR... 3 2.1 Dados associados ao produtor/detentor... 3 2.2 Dados associados aos transportadores... 4 2.3 Dados

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra

Centro de Competência Entre Mar e Serra 1. Primeiros passos 1.1. Criar uma conta de utilizador Para entrar no Moodle e poder gerir ou participar numa disciplina terá primeiro de ter uma conta de utilizador. Essa conta de utilizador é composta

Leia mais

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO E CONTRATO EMPREGO-INSERÇÃO+ Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais