SISGRAD para docentes

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISGRAD para docentes"

Transcrição

1 SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: Se for seu primeiro acesso ao sistema, clique no link Recuperar senha localizado na esquerda da página. Em seguida, informe seu e mail institucional ), digite o código de segurança e clique no botão Enviar. Caso o e mail digitado não exista no SISGRAD, aparecerá a mensagem exibida na figura abaixo, portanto entre em contato com a equipe de suporte do sistema na unidade.

2 Se o e mail digitado existir no SISGRAD, aparecerá uma mensagem informando que o sistema enviou uma mensagem para sua conta de e mail. Acesse sua conta de e mail e verifique se chegou há uma mensagem na caixa de entrada ou no lixo eletrônico com o título [SISTEMAS] Recuperar Senha. A mensagem é semelhante a esta:

3 Seguindo as instruções da mensagem, copie o link, cole na barra de endereços do navegador e tecle ENTER para acessar o endereço, conforme ilustra a figura abaixo: Em seguida, o sistema informará uma nova senha para que você possa acessá lo. Copie a senha e clique no botão OK.

4 Automaticamente você será redirecionado para a página de entrada do sistema e poderá acessá lo informando seu e mail e a nova senha. Após você acessar o sistema, serão exibidos os módulos aos quais você tem permissão de acesso.

5 2) Alterar senha Se este for seu primeiro acesso, sugerimos que você altere sua senha clicando na opção Alterar senha na esquerda página. Em seguida, informe a senha atual e a nova senha (2 vezes), e clique em Alterar.

6 3) Acesso ao Módulo Docente Para acessar o módulo docente ou qualquer outro módulo do sistema ao qual você tenha acesso, clique na opção Módulos na esquerda da página. Clique no link do Módulo Docente.

7 Em seguida, aparecerá a página inicial do módulo com as opções no menu à esquerda. 3.1 Menu Consultas No menu Consultas do Módulo Docente do SISGRAD, existem as seguintes opções: Horário de aulas: exibe o horário de aulas do docente

8 Horário acumulado: exibe, por turma, a distribuição dos alunos no horário, a fim de permitir a troca de alguma aula, se for necessário. Lista de presença: permite imprimir uma lista de presença avulsa com espaço para os alunos assinarem Dados das turmas: exibe as turmas em que o docente está lecionando no período letivo e permite imprimir o diário de classe. Calendário escolar: exibe as principais datas do calendário escolar referentes à atividade docente, tais como: início e fim do prazo de entrega de notas do semestre Opção Horário de Aulas Ao acessar a opção Horário de Aulas no menu, o docente pode visualizar os horários das turmas em que está lecionando no período letivo atual. Além disso, acessando a lista destacada na figura abaixo, o docente pode visualizar os horários das turmas em que lecionou em períodos letivos anteriores.

9 3.1.2 Opção Horário Acumulado Nesta opção do sistema, o docente pode visualizar a distribuição dos alunos de uma determinada turma no horário escolar. O relatório exibido mostra quantos alunos da turma estão cursando outra disciplina em cada horário, a fim de auxiliar o docente na decisão de trocar uma aula, se for necessário. Após acessar a opção Horário acumulado, o docente deve selecionar uma turma e clicar no botão Avançar. Após isso, o relatório da turma selecionada será exibido.

10 A figura acima destaca que 14 alunos da turma estão cursando outra disciplina na quinta feira com aulas iniciando às 13:30 e às 14:20. Caso o docente queira saber quem são esses alunos e quais disciplinas estão cursando, é possível clicar no número de alunos, para que o sistema exiba uma lista conforme a figura abaixo. Para fechar a lista de alunos e disciplinas, o docente deve clicar no link Fechar (destacado na figura) Lista de Presença Ao acessar a opção Lista de Presença, o docente deve selecionar a turma da qual deseja emitir a lista, e clicar no botão Avançar.

11 Após isso, o sistema apresentará a lista dos alunos matriculados na turma selecionada. O docente pode imprimir a lista através do botão Imprimir, destacado na figura abaixo Dados das turmas Ao acessar a opção Dados das turmas, o sistema lista todas as turmas do período letivo atual em que o docente está lecionando. Caso o docente queira visualizar turmas de outro período letivo, é possível selecioná lo através da lista destacada na figura abaixo.

12 Para imprimir a lista de alunos do diário de classe de uma turma, o docente deve clicar em um dos ícones destacados na figura abaixo, sendo que dois formatos são possíveis: PDF e XLS (planilha do Excel). Para imprimir a folha do diário de classe na qual deve ser preenchido o conteúdo desenvolvimento em cada aula ministrada, o docente deve clicar no link Download do Verso do Diário de Classe, destacado na figura seguinte.

13 3.1.5 Calendário Escolar Esta opção exibe as principais datas do período letivo atual relacionadas à atividade docente. 3.2 Menu Nota/Frequência No menu Nota/Frequência do Módulo Docente do SISGRAD, existem as seguintes opções: Faltas: permite registrar as faltas dos alunos por dia ou por período de dias. Avaliações: permite registrar as notas das avaliações e informar os alunos sobre os resultados.

14 Consolidar semestre: opção que deve ser usada pelo docente para finalizar as notas e faltas das turmas no período letivo, definindo automaticamente a aprovação ou a reprovação Faltas No SISGRAD, o docente pode lançar as faltas por dia ou por um período de dias. Essas opções foram inseridas no sistema a fim de permitir que os docentes possam lançar as faltas no sistema ao mesmo tempo da chamada em sala de aula. Obviamente, isso não é uma exigência, mas sim uma opção para os docentes. Ao acessar a opção Faltas, serão exibidas todas as turmas em que o docente leciona no período letivo atual. Os lançamentos de faltas aparecem embaixo de cada turma e, para lançar as faltas de um novo dia ou período, o docente deve clicar no ícone. Para excluir um lançamento, o docente deve clicar no ícone. Para alterar o lançamento de faltas de um período, o docente deve clicar no link do período logo abaixo do nome da disciplina. Após clicar no ícone faltas dos alunos. de uma turma, será exibido o diário de classe da turma, permitindo registrar o conteúdo das aulas e as

15 Para lançar as faltas e o conteúdo das aulas, o docente pode clicar no botão Próximo ou no botão Novo. Quando o botão Próximo é clicado, o sistema automaticamente define o próximo dia de aula, conforme o horário da turma (ver figura abaixo). Para lançar as faltas de um mês diferente, o docente pode usar a lista localizada na parte superior da página e, quando for selecionado outro mês, aparecerá uma mensagem perguntando se o docente deseja salvar as informações atuais digitadas na página ou apenas mudar de mês (ver figura abaixo). Se o docente clicar no botão Apenas trocar mês, os dados digitados atualmente na página serão perdidos.

16 Para lançar o conteúdo da aula, o docente deve clicar na data da aula, conforme destaca a figura abaixo. Em seguida, aparecerá uma janela para que o docente informe o conteúdo da aula (OPCIONAL) e a carga horária teórica e prática que foi ministrada. Para inserir a carga horária ministrada, o docente deve selecionar o tipo de aula, digitar o número de horas/aula e clicar no botão Inserir. ATENÇÃO: a carga horária ministrada deve equivaler à quantidade de aulas do período.

17 Em seguida, será exibida a carga horária ministrada que foi inserida pelo docente. É necessário destacar que podem ser inseridas aulas práticas e teóricas no mesmo dia, por exemplo. Para isso, o docente deve repetir o passo anterior. Para salvar o conteúdo da aula e a carga horária inserida, o docente deve clicar no botão Salvar. Caso o docente não queira lançar as faltas diariamente, ele deve clicar no botão Novo, conforme destaca a figura abaixo.

18 Após isso, será exibida uma janela para que o docente informe o período de aulas que pretende lançar e a quantidade de horas/aula (ver figura abaixo). Para salvar, o docente deve clicar no botão Criar. Em seguida, será exibida uma mensagem de confirmação, como mostra a figura abaixo.

19 Após o docente clicar no botão OK, o sistema criará uma nova coluna no diário de classe, a fim de que o docente digite as faltas de cada aluno e salve as informações da mesma forma que o procedimento para um dia de aula. Toda vez que o docente clicar no botão Salvar, o sistema perguntará se ele deseja enviar uma notificação por e mail aos alunos. Se o docente clicar em Sim, será enviado um e mail aos alunos informando que foram publicadas faltas no SISGRAD, a fim de que os alunos acessem o ambiente posteriormente. Independentemente de clicar em Sim ou Não, os dados serão salvos.

20 3.2.2 Avaliações Ao acessar a opção Avaliações, serão exibidas todas as turmas em que o docente está lecionando no período letivo atual. Abaixo dos nomes das disciplinas, aparecem também as avaliações já publicadas em cada turma. Para incluir uma avaliação, o docente deve clicar no ícone. Após o docente clicar no ícone para incluir uma avaliação, será exibida uma nova página com os nomes de todos os alunos matriculados na turma e um formulário para preencher as informações sobre a avaliação (ver figura abaixo). Nesta página, o docente deve informar a data em que ocorreu a avaliação, a descrição da avaliação e um código de referência (sigla). O docente ainda pode optar por enviar automaticamente um e mail aos alunos após salvar as notas publicadas. Para isso, deve

21 ser marcada a opção Sim no campo Enviar notificação aos alunos?. Para os alunos ausentes na avaliação, não deve ser informada uma nota, mas deve ser marcada a caixa não compareceu. As notas podem ser preenchidas com vírgula ou ponto decimal. Após a digitação das notas, o docente deve clicar no botão Salvar. Logo após, aparecerá a seguinte mensagem de confirmação. Se o docente clicar em OK, os dados serão enviados e salvos, senão o envio dos dados será cancelado para que o docente possa alterá los Consolidar semestre

22 ATENÇÃO: esta opção só deve ser utilizada no final do semestre (para disciplinas semestrais) ou no final do ano (para disciplinas anuais), pois realiza o fechamento das notas atribuindo os conceitos APROVADO ou REPROVADO aos alunos. Observação: este recurso estará disponível conforme data do calendário acadêmico. Ao acessar a opção Consolidar semestre, serão exibidas todas as turmas em que o docente está lecionando no período letivo atual (ver figura abaixo). Na coluna Consolidar, irá aparecer uma das seguintes opções: Relatório não consolidado: significa que a carga horária lançada no diário de classe (opção Faltas do menu Nota/Frequência ) é inferior à carga horária da disciplina. Consolidar: significa que os dados estão corretos e é possível fechar (consolidar) a turma no período letivo. Após o docente clicar no link Consolidar, será exibida uma nova página para que o docente possa informar uma fórmula para o cálculo da média final. Após digitar a fórmula, o docente deve clicar no botão Calcular. Automaticamente, o sistema calculará as médias finais. Na fórmula, o docente pode usar os operadores aritméticos (+, *,, /) e as funções usadas no Excel, como a função MÉDIA, por exemplo.

23 Após calcular as médias finais, o docente pode optar por apenas notificar os alunos ou fechar o período letivo e notificá los. É importante destacar que não é possível alterar as notas após a consolidação do período letivo. Para alterar as notas após a consolidação do período letivo, o docente deverá entrar em contato com a Seção Técnica de Graduação. 3.3 Menu Afastamentos No menu Afastamentos do Módulo Docente do SISGRAD, existem as seguintes opções: Solicitação: permite que o docente solicite afastamento de até 5 dias (no país) ao chefe de departamento. Histórico: exibe as solicitações de afastamento já realizadas pelo docente.

24 3.3.1 Solicitação Ao acessar a opção Solicitação do menu Afastamentos, o docente deve preencher o formulário de solicitação, apresentado na figura abaixo, e clicar no botão Enviar solicitação. Após isso, são exibidas as informações digitadas pelo docente, a fim de que este possa conferi las. Caso haja uma declaração referente à solicitação, o docente pode anexá la usando a opção Anexar arquivo. Se o docente quiser corrigir alguma informação digitada, pode clicar no botão Corrigir dados da solicitação. Para confirmar a solicitação, deve clicar no botão Gravar solicitação & Enviar ao responsável. A solicitação será analisada e deferida ou indeferida pelo chefe de departamento no qual o docente está alocado.

25 3.3.2 Histórico Esta opção lista todos os afastamentos solicitados pelo docente, sendo que é possível cancelar as solicitações em aberto através do link Cancelar. 3.4 Menu Serviços No menu Serviços do Módulo Docente do SISGRAD, existem as seguintes opções: Enviar mensagem: permite ao docente enviar uma mensagem aos alunos de uma ou mais turmas via SISGRAD ou via e mail, incluindo arquivos anexados. Planos de ensino: permite ao docente o cadastro dos planos de ensino das disciplinas, conforme período definido no calendário escolar. Grade de horário: permite ao docente informar seu horário de permanência na unidade, a fim de orientar a secretária e o chefe do departamento no atendimento aos alunos Enviar mensagem Neste recurso do sistema, o docente pode enviar uma mensagem aos alunos de uma ou mais turmas. Ao acessar a opção Enviar mensagem no menu, serão exibidas todas as turmas nas quais o docente está lecionando no período letivo atual. Caso o docente queira visualizar as turmas de períodos letivos anteriores, basta usar a lista localizada no topo da página. O docente pode selecionar uma ou mais turmas. Para selecionar mais de uma turma, deve se manter pressionada a tecla CTRL enquanto se clica nas turmas.

26 Em seguida, o sistema exibirá todos os alunos matriculados nas turmas selecionadas. O docente pode manter todos os alunos selecionados ou utilizar as caixas de seleção para marcar ou desmarcar determinados alunos. Para desmarcar todos os alunos, deve se usar o botão Desmarcar todos. Para enviar a mensagem, o docente deve preencher as informações Assunto e Mensagem e, em seguida, clicar no botão Enviar. Existem duas opções de mensagem: E mail: nesta opção, a mensagem será enviada na íntegra para os e mails dos alunos. Mensagem institucional: nesta opção, os alunos receberão no e mail uma mensagem informando que há uma nova mensagem dentro do sistema. Esta opção é uma forma segura de garantir que o aluno receberá a mensagem, porque esta será exibida todas as vezes que ele acessar o sistema. É possível também enviar uma cópia da mensagem para pessoas que não estejam na lista de aluno e é permitido ainda anexar um arquivo à mensagem.

27 3.4.2 Planos de ensino Observação: Este recurso será apresentado posteriormente Grade de horário Neste recurso, o docente pode informar os horários de permanência na unidade e de atendimento aos alunos. Ao acessar a opção Grade de horário, serão exibidos os horários para que o docente informe as situações Permanência ou Atendimento aos alunos. Na página que será exibida, o docente deve informar essas situações nos horários e clicar no botão Salvar Grade de horário. Esses horários ficarão disponíveis para a secretária e para o chefe do departamento do docente. 3.5 Menu Salas

28 No menu Salas do Módulo Docente do SISGRAD, existem as seguintes opções: Pesquisar disponibilidade: permite ao docente verificar as salas disponíveis, em um determinado período, que possuam uma determinada capacidade. Solicitação de reserva: permite ao docente solicitar uma sala, conforme a disponibilidade. Solicitação de troca: permite ao docente solicitar à SAEPE a troca de uma sala, conforme a disponibilidade. Histórico de solicitações: exibe as solicitações de troca e de reserva feitas pelo docente. Observação: Este recurso será apresentado posteriormente.

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente

SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente Abaixo seguem orientações para lançamentos de Notas, Frequência e Consolidação de Semestre. Para acessar o Sistema utilize link: https://sistemas.foa.unesp.br/sentinela/login.open.action,

Leia mais

Manual do professor WEBDIARIO

Manual do professor WEBDIARIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Manual do professor WEBDIARIO Versão 1.6 COORDENADORIA DE INFORMÁTICA E PLANEJAMENTO 2015 Sumário 1. Acesso ao WD 1.1 Configuração

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PORTAL CONTRACT

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PORTAL CONTRACT MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO PORTAL CONTRACT 1 BERNHOEFT AUDITORES GESTÃO DE RISCOS COM TERCEIROS MANUAL DO PORTAL: CONTRACT SÃO PAULO 2015 2 SUMÁRIO I. PORTAL: CONTRACT... 4 II. PÁGINA INICIAL... 5 CARREGAMENTO

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal Manual Básico do Professor para Utilização do Portal O site está disponível no endereço: portal.unec.edu.br 01. Primeiramente, o professor deverá informar a Matrícula e sua Senha. Quando se tratar do primeiro

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR Diário Eletrônico do Sistema Nambei Versão 1.1 23/07/2014 ÍNDICE Acessar o Sistema... 3 Alterar senha... 3 Digitar diários de disciplina...5 Fechar o diário

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS -

DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - DIRETORIA DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO ACADÊMICA TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SIGAA - FECHAMENTO DAS CADERNETAS - Itabuna-BA 2015 1. Abra um navegador e acesse http://sig.ufsb.edu.br. Clique na opção Cadastre-se",

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Elaborado Por: Aline Onhas Pigatti 15/03/2012 Índice 1 Quadro de Horário...06 2 Minhas Turmas...07 3 Plano de Aula...09 4 Upload Materiais...11 5 Avaliações...13

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 5 Quadro de Horário... 9 Diário de Classe... 10 Lançamento das Faltas...12 Emissão dos Diários de

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico 2009 Para acessar o sistema entre no site do IFES na barra de endereços do seu navegador

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

MANUAL faturamento PRESTADOR

MANUAL faturamento PRESTADOR MANUAL faturamento PRESTADOR Endereço www.idxnet.com.br Recomendamos a utilização dos navegadores (browser) Chrome ou Internet Explorer 10 (ou superior). Entrar com login e senha LOGIN MENU Menu para o

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Lançamento de Faltas - Diário de Classe

Lançamento de Faltas - Diário de Classe Lançamento de 1. Descrição A nova versão do lançamento de faltas foi criada para se parecer com o modelo de diário de classe utilizado em papel pelos docentes em sala de aula. Este documento irá mostrar

Leia mais

Manual de Uso Novo Portal do Professor

Manual de Uso Novo Portal do Professor Manual de Uso Novo Portal do Professor Junho de 2009 Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido no IUNI para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES

COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES Diário Eletrônico do Sistema Nambei Versão 1.0-26/11/2014 SUMÁRIO 1 ACESSAR O SISTEMA... 4 2 ALTERAR SENHA... 4 3 Visão Geral...

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR 1 Sumário 1. Apresentação...3 2. Tela inicial...3 3.1 Informar disciplinas de um plano de curso...4 3.2 Compartilhar planos de curso...5 3.3 Copiar

Leia mais

Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação. Manual do Web Diário: Módulo do professor

Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação. Manual do Web Diário: Módulo do professor Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação Manual do Web Diário: Módulo do professor Março de 2009 Sumário Nota de confidencialidade...3 Histórico de revisões...3

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE No portal da FEC, selecione o evento que deseja fazer a inscrição. Procure no corpo da página, o link " Faça aqui a sua inscrição" ou o botão específico de inscrição.

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br). 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02.

Leia mais

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DE SUPERVISÃO PERIÓDICA: VISITA DE SUPERVISÃO IN LOCO Brasília/DF, 17 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL Pedidos On-Line

MANUAL Pedidos On-Line MANUAL Pedidos On-Line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 O QUE É PEDIDOS ON-LINE... 3 QUEM PODE UTILIZAR... 3 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO... 4 ACESSANDO O PEDIDOS ON-LINE... 5 COMO REGISTRAR UM PEDIDO... 7

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT

Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT 1 Sumário 1. COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 2. COMO IDENTIFICAR O TIPO DA GLOSA... 4 3. IMPLANTANDO RECURSOS DE GLOSAS NO SAÚDE CONNECT... 5 3.1. Guia de Recursos de Glosas... 6 3.2. Recurso de Glosa por

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor Pag. Nº 1/23 SUMÁRIO 1 Comentários Gerais 2 Login 3 Segurança do Sistema 4 Área Principal 5 Ferramentas de comunicação 6 Solicitação de serviço: identificação da auditoria 7 Solicitação de serviço: documentos

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS... 4 SOLICITAÇÃO DE TURMA... 4 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS... 4 1.1 MODALIDADE EAD... 4 1.2 APOIO AO PRESENCIAL... 4

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Docente

Siscad UFMS. Manual do Docente Siscad UFMS Manual do Docente Sumário 1 Apresentação 3 2 Acesso 4 3 Docente 6 4 SISCAD 7 4.1 Página Inicial.................................. 7 5 Diário de Classe 8 5.1 Controle das Aulas...............................

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Manual de Utilização New Contract

Manual de Utilização New Contract Manual de Utilização New Contract 1 BERNHOEFT AUDITORES GESTÃO DE RISCOS COM TERCEIROS MANUAL DO PORTAL: CONTRACT Recife 2016 2 SUMÁRIO I. PORTAL: CONTRACT... 4 II. PÁGINA INICIAL... 5 Primeiro Acesso:...

Leia mais

Manual do Portal de adesão a Campanha

Manual do Portal de adesão a Campanha Manual do Portal de adesão a Campanha 0 1 - OBJETIVO... 1 2 - ACESSO AO PORTAL DE ADESÃO... 3 2.1 - CADASTRO... 3 2.2 - LOCALIDADE...6 2.3 - TRABALHADOR...8 2.4 - CONCLUINDO A ADESÃO... 11 3 - LOGIN...

Leia mais

Caderneta Eletrônica. Manual do Docente

Caderneta Eletrônica. Manual do Docente Manual do Docente Histórico do Documento Data/Hora Autor Unidade/Orgão Observação 2016/Jan/07 12:00 Aurenéia Santana CNS/NTI Versão Inicial 2016/Jan/08 11:21 Marlos Ribeiro CNS/NTI Diagramação em ODT 2016-Jan-11

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Manual do Usuário - Médico Versão 0.0 Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 23/0/202 0.00 Criação do manual Silvio Zequinão 25/02/204 0.0 Revisão

Leia mais

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO Departamento de Tecnologia da Informação tecnologia@unimeditabira.com.br 31 3839-771 3839-7712 3839-7713 Revisão 07 Itabira Novembro 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico Siscad UFMS Manual do Acadêmico Sumário 1 Apresentação 4 2 Acesso 6 2.1 Recuperar a senha........................ 7 3 Menu Rápido 8 4 Acadêmico 9 5 SISCAD 10 5.1 Página Inicial...........................

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

Manual do Making GW. Digitação

Manual do Making GW. Digitação 1 Manual do Making GW Importante: O sistema GW é um sistema via navegador de internet, que irá substituir o sistema UNIFAT (OFFLINE), o sistema não é mais instalado no computador, não dependendo mais da

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL ALUNO. Diário Eletrônico do Sistema Nambei

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL ALUNO. Diário Eletrônico do Sistema Nambei MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL ALUNO Diário Eletrônico do Sistema Nambei Versão 1.0 13/08/2014 1. Acessar o sistema Acesse o WebDiário pelo endereço ti.srt.ifsp.edu.br/acadêmico. Ao acessá-lo, será

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais