Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E"

Transcrição

1 Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência Função: MATRÍCULA Usuário: COLEGIADO DE CURSO Belém, (*) Desenvolvido pela FATEC - Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência - UFSM

2 I. Apresentação O Sistema de Informações para o Ensino - SIE foi criado e desenvolvido pela Fundação de Apoio à Tecnologia e a Ciência - FATEC, órgão vinculado à Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O módulo CONTROLE ACADÊMICO tem como objetivo geral controlar as atividades relacionadas às questões acadêmicas da IES. Este Guia de Referência é destinado especificamente ao usuário do COLEGIADO DE CURSO para a realização da função de MATRÍCULA. A função MATRÍCULA tem como objetivo efetuar a matrícula dos alunos no curso, ou quando a matrícula tiver sido feita automaticamente, apenas efetuar os ajustes que forem necessários nas matrículas dos alunos. A MATRÍCULA pode ser feita utilizando uma das duas seguintes funções: ο Matrícula por Aluno: é selecionado um aluno do curso para que seja efetuada sua matrícula, ou o ajuste da mesma; ο Matrícula por Turma: é selecionada a turma para que sejam matriculados alunos na mesma;

3 II. Acessar o Sistema II.1. Clicar no ícone que está em sua área de trabalho II.2. Aparece uma janela com a Tela de Abertura do Sistema (Figura 2) para você preencher o Usuário e a Senha, (usuário e senha são fornecidos pelo administrador do sistema). Figura 2: Tela Inicial do Sistema II.3. Pressione o botão OK para ter acesso as Telas do Sistema. IMPORTANTE O sistema funciona como vários aplicativos do sistema Windows, ou seja, as regras válidas para os aplicativos do Windows, também são válidas para esse sistema. Obs: Caso queira trocar sua senha, utilize o botão Alterar Senha na Tela de Abertura (Figura 2). Após a alteração (Figura 3) da senha, basta pressionar o botão OK. Figura 3: Tela para alteração de senha do usuário O sistema possui controle de digitação de senha errada: após a terceira tentativa errada, o sistema é automaticamente encerrado. Para alterar a senha antiga, o usuário deverá digitar duas vezes a nova senha: uma no campo Nova Senha e outra no campo Confirmação. A nova senha terá no mínimo 5 caracteres. Feita a digitação da senha, uma nova Tela Principal, será aberta.

4 III. MATRÍCULA POR ALUNO PASSO A PASSO III.1. Acessar o Sistema, (conforme item II deste documento). III.2. Aparece a Tela de Aplicação de Navegação no SI, (Figura 4) Figura 4: Tela de Aplicação de Navegação no SI III.3. Seguindo a Figura 5, selecione pressionando no + : 11 Educação Controle Acadêmico Matrícula Figura 5: Tela de Acesso a Função Matrícula por Aluno Pressione o item X Matrícula por Aluno Coordenações de Curso para ter acesso a Tela conforme Figura 6.

5 Figura 6: Tela X Matrícula por Aluno Coordenações de Curso. III.4. Na Tela X Matrícula por Aluno Coordenações de Curso, (Figura 6), proceda conforme a seguir: a) Pressionar o botão Localizar; b) É apresentada a tela da Figura 7 para que seja localizado o Curso ao qual será feita a matrícula; Para localizar o curso: o Deixar marcada a opção Código do Curso, digitar o código do mesmo e pressionar o botão OK, ou o Marcar a opção Nome da Unidade, digitar o Nome da Unidade ou somente pressionar no botão Procurar, selecionar o curso desejado e pressionar o botão Selecionar. Figura 7: Tela apresentada para Localizar Curso.

6 c) Após o curso ser localizado, a Tela da Figura 6 ficará habilitada para que seja efetuada a matrícula de alunos no curso; d) No campo matrícula do aluno pressionar o ícone e localizar o aluno que para fazer a matrícula. È apresentada a tela correspondente a Figura 8 para que sejam localizados os dados dos alunos do curso. Figura 8: Tela apresentada para Localizar Dados do Aluno no curso A localização de Dados do Aluno no Curso pode ser feita por uma das seguintes formas: 1. A partir da seleção do item Matrícula do Aluno. Selecionar este item e informar a matrícula do aluno; após pressionar o botão <OK>. 2. A partir da seleção do item Aluno. Selecionar este item e informar o Nome do aluno; após pressionar o botão <Procurar>. No momento em que é selecionado o item aluno, é possível selecionar os itens: Nome Unidade (Curso), Forma de Ingresso e Forma de Evasão. Estes itens podem ser usados para facilitar a busca dos alunos, procurando apenas aqueles de um curso, forma de ingresso e/ou forma de evasão específicos. 3. A partir da seleção do item Nome Unidade. Pressionar o ícone para localizar uma Unidade. É apresentada a Tela da Figura 7. A Tela da Figura 6 é apresentada com as informações do aluno localizado, assim como as Disciplinas, Turma, Curso que ofertou a Turma e Carga horária das disciplinas que o mesmo está matriculado. Carga Horária Mínima carga horária mínima permitida para matrícula, definida na versão do curso do aluno. Carga Horária Máxima carga horária máxima permitida para matrícula, definida na versão do curso do aluno. Carga Horária Considerada carga horária considerada das disciplinas que o aluno está matriculado. Esta carga horária nem sempre a igual ao somatório das cargas horárias da lista de disciplinas matriculadas, porque algumas disciplinas são definidas no cadastro para que a carga horária não conte na matrícula.

7 O botão <Funcionalidades>, possui um menu com as seguintes opções: Consistir Pré- Requisitos e Carga Horária, Grade de Horários, Visualizar Comprovante de Matrícula, e Imprimir Comprovante de Matrícula. o A opção de consistir Pré-Requisitos e Carga Horária verifica se, entre as turmas que o alunos está matriculado, existe alguma que tenha pré-requisitos obrigatórios e não vencidos e se a Carga horária matriculada não ultrapassa a carga horária máxima permitida pela versão do curso do aluno. o A opção Grade de Horários permite visualizar o Tipo de Aula, Hora Inicial, Hora de Término, Data de Início, Data de Término e Turma das disciplinas matriculadas para o aluno localizado. o A opção para visualizar e imprimir comprovante de matrícula gera um relatório com as informações sobre a matrícula deste aluno. e) O vínculo de um aluno à uma turma pode ser realizado de duas formas: Através do botão <Turmas Ofertadas> ou do botão <Novo>. 1. Pressionar o botão <Turmas Ofertadas>. É apresentada a tela correspondente a Figura 9. Nesta tela são listadas as turmas ofertadas pelo curso e a respectiva situação do aluno nas disciplinas. Ao pressionar o botão direito do mouse sobre a lista de disciplinas existe a opção de matricular o aluno na turma selecionada. A matrícula pode ser realizada para mais de uma turma por vez: ou selecionando várias turmas com a tecla <control> pressionada ou marcando a opção Bloco e matriculando em todas as turmas de um bloco. Figura 9: Tela apresentada para vincular um aluno a uma turma

8 2. Ao pressionar o botão <Novo> os campos para preenchimento serão habilitados. Preencha-os conforme instruções a seguir: Matricular Por Bloco escolher a opção de matricular por bloco ou em uma turma apenas. Blocos - esta lista ficará habilitada se a opção de matricular por bloco for escolhida. São listados todos os blocos que possuam turmas nas quais o aluno esteja apto a se matricular. Código da disciplina é preenchido automaticamente após localizar a turma. Turma pressionar o ícone aluno esteja apto a matricular-se. para que sejam listadas todas as turmas que o Nome da Disciplina É preenchido automaticamente após a turma ser localizada. Verificar os testes de Carga horária máxima, pré-requisitos e choque de horário somente serão realizados se as opções correspondentes estiverem marcadas. Após o preenchimento dos campos pressionar o botão <Salvar> ou <Cancelar>, conforme o caso.

9 IV. MATRÍCULA POR TURMA PASSO A PASSO IV.1. Acessar o Sistema, (conforme item II deste documento). IV.2. Aparece a Tela de Aplicação de Navegação no SI, (Figura 10) Figura 10: Tela de Aplicação de Navegação no SI IV.3. Seguindo a Figura 11, selecione pressionando no + : 11 Educação Controle Acadêmico Matrícula Figura 11: Tela de Acesso a Função Matrícula por Aluno Pressione o item X Matrícula por Turma Coordenações de Curso para ter acesso a Tela conforme Figura 12.

10 Figura 12: Tela X Matrícula por Turma Coordenações de Curso. IV.4. Na Tela X Matrícula por Turma Coordenações de Curso, (Figura 6), proceda conforme a seguir: a) Pressionar o botão Localizar; b) É apresentada a tela da Figura 13 para que seja localizado o Curso ao qual será feita a matrícula; Para localizar o curso: o Deixar marcada a opção Código do Curso, digitar o código do mesmo e pressionar o botão OK, ou o Marcar a opção Nome da Unidade, digitar o Nome da Unidade ou somente pressionar no botão Procurar, selecionar o curso desejado e pressionar o botão Selecionar. Figura 13: Tela apresentada para Localizar Curso.

11 Após o curso ser localizado, a Tela da Figura 12 ficará habilitada para que seja efetuada a matrícula de alunos em uma determinada turma; c) No campo turma pressionar o ícone e localizar a turma para fazer a matrícula. É apresentada a tela correspondente a Figura 14 para que seja localizada uma turma. Figura 14: Tela para Localizar Relação das Turmas A localização de uma turma pode ser feita por uma das seguintes formas: 1. Pressionando o botão <Procurar>, escolhendo a turma e pressionando o botão <Selecionar>. 2. A partir da seleção do item Código da Disciplina. Pressionando o ícone e procurando a disciplina pelo Código, pelo Nome da Disciplina ou pela Unidade a qual pertence. A Tela da Figura 15 é apresentada com as informações da turma localizada, assim como as informações dos alunos que já estão matriculados na mesma. Figura 15: Tela para Vincular um aluno a umaturma

12 d) O vínculo de um aluno à uma turma pode ser realizado através do botão <Novo>. e) No campo matrícula do aluno pressionar o ícone e localizar o aluno que para fazer a matrícula. È apresentada a tela correspondente a Figura 16 para que sejam localizados os dados dos alunos do curso. Figura 16: Tela apresentada para Localizar Dados do Aluno no curso A localização de Dados do Aluno no Curso pode ser feita por uma das seguintes formas: 1. A partir da seleção do item Matrícula do Aluno. Selecionar este item e informar a matrícula do aluno; após pressionar o botão <OK>. 2. A partir da seleção do item Aluno. Selecionar este item e informar o Nome do aluno; após pressionar o botão <Procurar>. No momento em que é selecionado o item aluno, é possível selecionar os itens: Nome Unidade (Curso), Forma de Ingresso e Forma de Evasão. Estes itens podem ser usados para facilitar a busca dos alunos, procurando apenas aqueles de um curso, forma de ingresso e/ou forma de evasão específicos. 3. A partir da seleção do item Nome Unidade. Pressionar o ícone para localizar uma Unidade. É apresentada a Tela da Figura 17. Figura 17: Tela apresentada para Localizar Curso. Após selecionar o aluno, pressionar o botão <Salvar> na Tela da Figura 15.

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de

Leia mais

SIE Módulo de Protocolo

SIE Módulo de Protocolo SIE Módulo de Protocolo 1 1. ACESSO AO SISTEMA A tela de abertura do sistema apresenta uma solicitação de identificação e senha. Na primeira vez que esse sistema for processado, a identificação padrão

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2

ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2 ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 2 1.2. GUIA : PESSOAL - ALUNO... 3 1.2.1. Instruções para preenchimento dos Campos... 3 1.2.2. Guia : Dados Básicos Representante Legal...

Leia mais

S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Assistência Estudantil. Guia de Referência. Belém, 2008.

S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Assistência Estudantil. Guia de Referência. Belém, 2008. Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Assistência Estudantil Guia de

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: ADMINISTRADOR

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: ADMINISTRADOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: ADMINISTRADOR Manaus, 2009 Sumário Figura 1 - Tela de Login... 1 Figura 2 - Tela Principal... 1 Figura 3 - Tela de Integração Empresa... 2 Figura 4 - Tela

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor 4 de Novembro de 04 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Operador MANUAL SISTEMA ESISLA WEB Versão: 1.0 16 / 09 / 2010. GESTÃO PÚBLICA Controle de Revisão VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR REVISOR 1.0 16/09/2010 Manual Operador GESTÃO PÚBLICA Página 2 de 32 ÍNDICE

Leia mais

GVmobile Agenda (Módulo Professor)

GVmobile Agenda (Módulo Professor) \ GVmobile Agenda (Módulo Professor) Manual de Uso AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Inteligência Educacional e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS Procedimentos de Acesso ao Sistema Integrado TOTVS Versão 4.0 Outubro / 2016 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO SISTEMA INTEGRADO TOTVS 1 Sumário 1. ACESSANDO O SISTEMA... 3 2. PARAMETRIZANDO O CONTEXTO ACADÊMICO...

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES Essa aplicação possibilita cadastrar e manter os diversos tipos de produções (bibliográfica, técnica, artística, culturais, entre outras) desenvolvidas

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Códigos Funcionais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Códigos Funcionais C A R T I L H A - Recursos Humanos Códigos Funcionais Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: TREINAMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: TREINAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUMEWARE PERFIL: TREINAMENTO Manaus, 2009 Sumário Figura 1 - Tela de Login... 1 Figura 2 - Tela Principal... 1 Figura 3 - Tela Listar Sala... 2 Figura 4 - Tela Listagem

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Manual Operacional do Módulo Pleno Web

Manual Operacional do Módulo Pleno Web Manual Operacional do Módulo Pleno Web 1 Primeiro Acesso...2 1.1 Tela acesso usuário...3 1.2 Tela Inicial...3 1.3 Menus...4 2 Menu Vendas...5 2.1 Cadastro Pessoa Física...5 2.2 Cadastro Pessoa Jurídica...6

Leia mais

COMO ACESSAR O SISTEMA DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES MOBILIÁRIOS ON-LINE

COMO ACESSAR O SISTEMA DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES MOBILIÁRIOS ON-LINE COMO ACESSAR O SISTEMA DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES MOBILIÁRIOS ON-LINE 1º Passo Para utilizar o Sistema de Inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários on-line, o usuário deverá primeiramente

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

MANUAL PARA PROFESSORES POSTAR NOTAS/FALTAS NO PORTAL RM

MANUAL PARA PROFESSORES POSTAR NOTAS/FALTAS NO PORTAL RM MANUAL PARA PROFESSORES POSTAR NOTAS/FALTAS NO PORTAL RM Entre no site da FAPS e clicar no menu AREA DO PROFESSOR/PORTAL RM Preencha os campos com seu login e senha: ***Somente para professores que dão

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

MANUAL: Matrícula. Módulo: Secretaria Escolar. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Versão: 1.0

MANUAL: Matrícula. Módulo: Secretaria Escolar. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Versão: 1.0 MANUAL: Matrícula ISE Informatização da Secretaria da Educação Módulo: Secretaria Escolar Versão: 1.0 Sumário 1. Matrícula... 2 1.2 Matriculando aluno... 3 1.2 Como trocar turma?... 6 1.3 Funcionalidades

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE

SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Com a proximidade do período de Matrícula, a STI divulga este manual, para auxiliar os alunos da UFC no

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados

Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados Procedimentos para a Matrícula dos alunos dos Cursos Seriados Este é um manual para os procedimentos de matrículas de alunos dos cursos ensino médio e técnico integrado. Os passos 1, 2, 3 e 4 devem ser

Leia mais

TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE

TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE TUTORIAL REMATRICULA ON-LINE Acessando Portal para rematricula online... página 03 Selecionando Período Letivo... página 04 Iniciando Processo de Rematricula... página 04 Apresentação... página 05 Contexto...

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Passaporte Simuladão ENEM

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Passaporte Simuladão ENEM / 9 Versão.0 Pearson Sistemas do Brasil Pág./9 2/ 9. Introdução Caro Administrador: Este manual irá orientá-lo na configuração e utilização da Plataforma Passaporte e do Site do Simuladão ENEM para o cadastro

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

ÍNDICE 1. MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO ALUNO... 2

ÍNDICE 1. MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO ALUNO... 2 ÍNDICE 1. MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO ALUNO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 2 1.1.1. Instruções para preenchimento dos campos... 3 2. MANUTENÇÃO DAS DISCIPLINAS DO HISTÓRICO ESCOLAR...

Leia mais

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ Aprovador: Data aprovação: Página - 1 - Documento Oficial 1. Objetivo Instrução Operacional para ajustar as permissões do Sistema Ronda. As permissões são os grupos de relógios

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais

WEBSAI anos de Avaliação Institucional

WEBSAI anos de Avaliação Institucional WEBSAI - 2017 20 anos de Avaliação Institucional Tutorial do usuário Alunos Ingressantes Centro Paula Souza Setembro / 2017 Sumário Sumário... 1 Tabela de figuras... 2 Introdução... 3 Informações importantes....

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial Essa funcionalidade permite que o Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize matrículas para alunos especiais. Matrícula

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos Para acessar a funcionalidade deve-se clicar no item INSTITUIÇÃO e no subitem Vinculação de Polos a Cursos EAD como apresentado abaixo. 1 Na primeira tela poderão ser escolhidos os cursos EAD e polos que

Leia mais

MANUAL SGT DO LÍDER INDICE

MANUAL SGT DO LÍDER INDICE MANUAL SGT DO LÍDER INDICE ACESSANDO O SGT... 2 PERFIS DE ACESSO... 2 PÁGINA INICIAL... 3 MENU PESSOAS... 3 VISUALIZAR DADOS DA PESSOA... 3 IMPRIMIR A CARTEIRA DE TREINAMENTOS... 5 APROVAR SOLICITAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares Registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno ANTES DE COMEÇAR... O registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno consiste em que o próprio aluno faça o cadastro, pelo Q-Acadêmico

Leia mais

NOVO CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação

NOVO CAKE PDV. Manual de Configuração e Operação NOVO CAKE PDV Manual de Configuração e Operação CONFIGURAÇÕES DO APLICATIVO Ao abrir o Cake PDV pela primeira vez, é necessário realizar o login com a conta administrador do Cake ERP, logo após ísso, você

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPG Departamento de Pesquisa DPq SIE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO MANUAL PARA REGISTRO DE PROJETOS

Leia mais

PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG O processo seletivo para os cursos de PG inicia com a aprovação

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Este Manual de Rematrícula On-line FARO foi elaborado para prestar os esclarecimentos necessários a você, estudante, que deseja efetuar a sua rematrícula de forma mais prática.

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Patrimônio SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 PATRIMÔNIO O módulo de patrimônio do Sistema SIGA-EPT consiste na administração do material

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela Uneal é o SolisGE

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão:

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão: SPM Spare Parts Management Canal Indireto Guia do Usuário Assunto: Versão: Utilização do Sistema SPM - Parceiros Canal Indireto 1.1 26/05/2014 Índice 1 Acesso... 3 2 Cadastro de Usuários... 4 2.1 Cadastrar

Leia mais

1.ACESSAR O SISTEMA LOGAR NO SISTEMA DICAS DE ACESSO AO SISTEMA OPÇÕES DE CADASTRO DE NOTAS...5

1.ACESSAR O SISTEMA LOGAR NO SISTEMA DICAS DE ACESSO AO SISTEMA OPÇÕES DE CADASTRO DE NOTAS...5 Versão 2.0-09/03/2010 1.ACESSAR O SISTEMA...3 2.LOGAR NO SISTEMA...3 3.DICAS DE ACESSO AO SISTEMA...4 4.OPÇÕES DE CADASTRO DE NOTAS...5 5.CADASTRO DE NOTAS POR CANHOTO - PROFESSOR...5 6.CADASTRO DE NOTAS

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos.

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos. INICIANDO O SIPF Primeiros passos Passo a passo Para que o sistema funcione perfeitamente devemos primeiro preparar o módulo acadêmico, informando as turmas com seus alunos e docentes. Partindo do pressuposto

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

POP Procedimento Operacional Padrão

POP Procedimento Operacional Padrão Setor: Prestador Procedimento: Digitar conta médica Executante: Tecnologia da informação Responsável: Rafael Silva Quando: Esporádico Onde Registrar: Extranet Resultado Esperado: Segurança, Agilidade e

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais